Após escolha e anúncio do Vaticano, tem início a Era de Leão XIV, que se instala em meio à guerras e mais um perigoso conflito, recentemente protagonizado por inimigos históricos na Ásia, Índia e Paquistão, que eclodiu mais fortemente esta semana, com bombardeios mútuos na Caxemira.
Dezenas de mortos nos piores confrontos entre Índia e Paquistão - Folha de Pernambuco 07.05.2025
'Guerra da água': entenda o conflito entre Índia e Paquistão pela Caxemira… - UOL 07.05.2025
Desafios que se somam a necessidade de continuidade de parte do legado de Francisco, e as demandas internas da Igreja, por mudanças, mas com unidade, algo pesado, diante da missão que lhes foi delegada pelo Conclave.
![]() |
Robert Francis Prevost - foto obtida no G1 |
É assim que será conhecido o novo Papa, Leão XIV, Robert Francis Prevost, que é de Chicago nos EUA, e tem 69 anos de idade, e cujo papado se dará em meio a dificuldades crescentes e cenário complicado no mundo.
Não foi surpresa dado o seu perfil, e reforça o que já se discutia antes da eleição, a necessidade de um Papa de continuidade e atenção com as divisões que se ampliaram nos últimos anos do saudoso Papa Francisco.
Tarefas, e um horizonte difícil aguardam pelo Papa Leão XIV, e sob a presença ainda intensa do carismático, mas firme antecessor.
![]() |
Papa Leão XIV - Vatican News |
A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost - Vatican News 08.05.2025
Vestes e lema de Papa Leão XIV realçam escolhas divergentes das de Francisco - Vela/Abril 08.05.2025
Agora é esperar o tempo, as ações, e o novo com a missão de Robert Francis à frente da Igreja Católica, que torcemos que venha em um momento breve, e traga a paz e a unidade para além da instituição, como sinalizou em suas primeiras palavras dirigidas aos fiéis na Praça de São Pedro.
Leão XIV já mostra algumas diferenças em relação à Francisco, mesmo que tenha sinalizado a manutenção ou continuidade de ações que herdou:
- as divergências, não são só no anel, ou no colar de ouro que usará, as nas vestes pomposas, símbolo de posição e poder, e na expressão mais sisuda e uma humildade diferente;
- as preocupações com a "unidade", o formalismo, e a necessidade de agradar muitos interesses, com objetivos, mas com uma forma de expressar a fé própria e contida, em meio a muitas ponderações, a percepção do serviço moldada com o clero.
Além disso vale destacar o seu agradecimento e o reconhecimento do papel de quem foi um líder, Francisco, e a convicção compartilhada, de que o mal não prevalecerá.
Também a ênfase pelo Papa eleito, em pontos destacados em sua fala inicial, como unidade, pontes, paz, medo, farol, reforçam parte do que é, ou será sua identidade.
Diante deste acontecimento, muitos líderes e governos enviaram ao Vaticano e ao Papa, manifestações e votos de apoio, e felicitações pela escolha de Leão XIV, desejando ou expressando intenções de seguimento na obra de Francisco, especialmente pela paz, pelos pobres e migrantes, por transformações esperadas pelos católicos e por uma boa condução e liderança à frente da Igreja, pontos ou trechos citados por alguns, como o Presidente Lula, que enfatizou o trabalho realizado por Francisco em prol dos mais necessitados e pelo respeito a dignidade das pessoas.