Como num ciclo infindável o governo Bolsonaro, e o próprio "chefe" comete os mesmos erros desde o início da pandemia de C ovid19, principalmente no que tange a omissões, impropriedades, mentiras, achismos e posturas condenáveis, especialmente nos discursos e atos de ódio explícitos e até violentos, como os recentemente vistos.
Bolsonaro aumenta retórica anti-China; Centrão endurece o tom - Brazil Journal 06.05
Bolsonaro insultou o mundo. Agora, o Brasil precisa de ajuda - Terra 03.05
Brasil é o 73º país em ranking de vacinação contra a Covid-19 - Correio do Povo 20.03
Chegamos ao fundo do poço? Foco BRASIL 07.03
É muito grave! Não temos vacinas disponíveis, faltam insumos (o IFA), e mal contamos com a vacina chinesa CoronaVac, a mais usada no Brasil, que desde o início de sua oferta foi rejeitada por Bolsonaro e sua clarque, atacada e ridicularizada, ou objeto de insinuações e afirmações maldosas, mentirosas e carregadas de ódio, com levianas acusações contra a China e seu governo, como a de fomentar guerra biológica, sem qualquer fundamento concreto, ou algo mais que manifestações fantasiosas e irresponsáveis, por quem deveria preservar o equilíbrio e a atenção e cuidado com a população (evitando atos criminosos e irresponsáveis, que privem a população do acesso a vacinas), assim como a boa relação internacional e o respeito para com o país que nos propícia insumos, vacinas, kit's de entubação, medicamentos, itens de saúde indispensáveis, ainda mais agora na Covid19.
CPI da Covid: 'Imunidade de rebanho' pode virar arma contra Jair Bolsonaro - IG Saúde 06.05
“Se troca de ministro da Saúde como se troca de camiseta”, diz Omar Aziz - Último Segundo IG 06.05
O fato do presidente repetir declarações desastrosas, que refletem despreparo, insensibilidade, desrespeito, e comportamento falho de quem deveria agir para viabilizar acesso a vacinas neste momento, como no início da crise, agrava em muito o quadro de desalento e mortes que já superam 412 mil mortes por Covid19 no Brasil.
Governadores reagem à fala de Bolsonaro e prometem fazer apelo à China - CNN Brasil 06.05
Dizer que a Covid19, é decorrente de ação de um Estado ou povo como uma possível arma biológica, e de forma idiota, ele dá indício ou a entender de que trata-se de uma ação chinesa, para promover domínio econômico do mundo (ainda que não mencione a China diretamente), induzindo-nos a crer que seja este país, a partir de associação com o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto, que mede a produção e crescimento da riqueza e receitas de um país) durante a pandemia, uma vez que a China é um dos pouquíssimos exemplos de crescimento do PIB neste período, ou ainda associando a origem do vírus a hábitos alimentares típicos da região de Wuhan na China, onde foi identificado inicialmente um surto de Covid19, é algo muito grave e pode atingir uma de das "intenções" do presidente, a de não oferecer vacinas aos brasileiros, algo levantado por todos que verificam as ações do presidente e seu governo, com omissões e ausências de planos de vacinação, e negativas ou dificuldades impostas a aquisição de vacinas oferecidas desde meados de 2020 (aproximadamente). Hoje a vacinação é lenta, com poucas opções, irregular, e em meio a críticas e disputas entres os estados e governadores e o governo Bolsonaro, reincidente em erros e despreparo, como citamos.
Bolsonaro distorce dados sobre voto eletrônico, cloroquina e desemprego... - Notícias UOL 06.05
Assessor especial de Bolsonaro ataca STF e diz que vai ‘para guerra’ - ISTO É 06.05
PDT apresenta notícia-crime no STF contra Bolsonaro por defesa da cloroquina - Poder360 06.05
Brasil pode atingir 1 milhão de mortes por covid-19 até outubro de 2021 - Brasil de Fato 19.04
Covid-19: Brasil passa EUA em mortes por milhão de habitantes - Exame 14.04
Não bastasse atos tão irresponsáveis e tantas mortes em curso, que nos aproximam de números inacreditáveis e indesejáveis, com a possibilidade de chegarmos a 1 milhão de mortes, Bolsonaro, volta atacar gestores e governadores que tentam conter mortes com adequadas medidas de distanciamento e controle sanitário, também ao STF por referendar atuação destes, inclusive ameaçando a democracia e as instituições, a partir de percepções pessoais inviesadas e leituras distorcidas da Constituição, desprezando o direito a vida e a saúde, menosprezando as pessoas e as famílias vítimas da Covid19, tirando-lhes a possibilidade de não sucumbir a doença, para eleger suas próprias prioridades menores, como a reeleição em 2022, com discursos hipócritas e ações em prol de seus grupos de "apoiadores" e seus interesses, e indicando outra vez medidas e tratamentos ineficazes e perigosos, como o uso da Cloroquina.
No país de Paulo Guedes, China inventa covid e filho de porteiro não pode estudar - RBA 01.05
Ataques a governadores escondem falhas do governo no socorro a empresas - Extra Classe 19.03
É muito grave tudo que ocorreu antes e agora, as declarações e ameaças de Bolsonaro, a fala desrespeitosa e lunática de Paulo Guedes, Ministro da Economia, que desdenhou da China, um dos maiores parceiros do Brasil. É muito grave! Um ministro sem personalidade e subserviente como o atual Ministro da Saúde, o Queiroga, que permanece sob o comando de um presidente que faz pouco caso das medidas de combate a Covid19, baseadas em fatos científicos, e age na contramão aos esforços de aquisição de vacinas, um crime, como outros que agora são investigados pela CPI da Covid19, que impõem riscos a um mandatário temeroso, que já deveria ter sido freado, afastado do cargo por total incapacidade e falta de respeito ao povo brasileiro.
----------------------------------------------------
ANVISA X Sputnik V
Sputnik V - A primeira vacina registrada contra o Covid-19
Maranhão ingressa com nova ação no STF sobre vacina Sputnik V - G1 07.05
Frascos com a vacina russa Sputnik V contra a Covid-19 Foto: ZOLTAN BALOGH / AFP |
Governadores do Nordeste anunciam compra de 37 milhões de doses da Sputnik V - O Globo 17.03
A Sputnik V, vacina russa contra a Covid19, esperança para muitos e para o Consórcio do Nordeste, grupos de governadores formado para ajudar a obter soluções conjuntas contra a pandemia na região, é o centro de uma disputa política com o governo Bolsonaro, e que talvez envolva o órgão de regulação de medicamentos brasileiro a ANVISA, que recentemente protagonizou a negativa para importação e uso emergencial da vacina russa, aprovada em 64 países, e em uso em mais de 20 milhões de pessoas (no mínimo).
Anvisa nega pedido de importação da vacina Sputnik V; entenda as razões - BBC 26.04
A ANVISA, após ser "forçada pelo STF", deliberou sobre pedidos de importação da Sputnik V para uso pelos governadores dos estados do Nordeste, envolvendo cerca de 37 milhões de doses da vacina, um grande aporte de imunizantes em um momento decisivo, quando nem o governo federal conseguiu obter um volume de vacinas deste porte (no caso da Sputnik V), o governo negociou cerca de 10 milhões de doses, e aqui para nós este governo não é o melhor exemplo de atuação contra a pandemia, e na aquisição de vacinas.
Os interesses de Bolsonaro e seu governo, com todo histórico de ataques a governadores e medidas de isolamento, não vê com simpatia a aquisição de vacinas pelos estados e municípios (de forma independente) para uso contra a Covid19. Resta saber quanto o governo influenciou na decisão da ANVISA, que alega agir com critérios técnicos e para proteção da população, que hoje não tem acesso as vacinas de diversos fabricantes. A União Química, e os representantes do Consórcio do Nordeste, do Fundo Soberano Russo e do Instituto Gamaleya, são enfáticos em afirmar que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), cometeu erros de avaliação e interpretação de dados apresentados, e motivo da negação da importação, com o agravante de não haver a ANVISA testado e confirmado suas afirmações na negativa (ainda que a responsabilidade de fornecer daedos iniciais fosse dos solicitantes e da empresa fabricante da vacina).
Russos insistem que vacina Sputnik V não contém replicantes virais - SUPER Abril 29.04
O fato é que a ANVISA pode ter se deixado influenciar por interesses eleitorais do presidente Bolsonaro, isso é grave, pois a avaliações que em outras matérias importantes, como na liberação de agrotóxicos com pouco cuidado e critérios de proteção da população, o que não parece ser técnico com a ampliação de risos e redução de controles sobre agentes nocivos. Ainda que não coubesse a ANVISA testar a vacina, também não é razoável atribuir a esta, efeitos meramente decorrentes de conjecturas e com bastante veemência. Então resta uma pergunta, e o resultado da vacinação em outros países, como Argentina, México, Hungria além da Russia, já que a vacinação com a Sputnik V avança nestes locais por meses? Como estão avaliando? Quantos foram afetados por efeitos colaterais indesejados, ou apresentaram as supostas replicação de adenovírus (que deveriam ser inativos)? A ANVISA parece ter ignorado este aspecto em sua avaliação.
Parece estranho o que vivemos, surreal, diretores da ANVISA falam de riscos potenciais da vacina, se não tem relatórios em seus padrões dado o fato dos russos terem parâmetros diferentes em alguns aspectos, e dada a presença forte do Estado e não necessitarem de agências reguladoras, todos os aspectos da saúde é exclusividade do governo (Ministério da Saúde), há no entanto, dezenas de milhares de doses aplicadas em várias partes do mundo sem efeitos e riscos graves temidos pelos diretores. O receio de técnicos da ANVISA é potencial e não há comprovações de problemas com a vacina, mas as milhares de mortes no nosso país é bem real e sem precedentes, por falta das vacinas que a vigilância sanitária nega por riscos hipotéticos.
É muito grave! Milhares e milhares de mortes se multiplicam todos os dias no Brasil!
Fonte Painel Covid19 |
----------------------------------------------------
Pernambuco um caso vergonhoso!
Pernambuco registra 49 novos óbitos, 38 são de pessoas maiores de 60 anos - DP 07.05
Na última semana em diversos boletins do consórcio de veículos de imprensa, apontam os casos de mortes por Covid19 em alta, em alguns dias de até 24% (considerando a média de casos num intervalo de tempo de semanas imediatamente anteriores). É algo muito grave! É mais que números e estatísticas, são pessoas que perderam a vida, e o estado e seus responsáveis, mantendo medidas de relaxamento do isolamento e funcionamento do comércio, serviços, transportes, escolas e outras atividades, a despeito da alta nas mortes e de novas infecções numa pandemia que se agrava exponencialmente.
Pernambuco é o único estado em vermelho: como chegamos a isso e para onde vamos? MarcoZERO.org 04.05
Escolas com funcionamento presencial, bares e restaurantes funcionando, transportes lotados, bancos e shopping cheios e com pessoas desrespeitando as regras de distanciamentos e cuidados básicos, que por vezes as autoridades cobram da população, mas deixam de fazer o seu papel institucional (vide lotação dos ônibus) e cometem falhas inúmeras, cedem a interesses empresariais e a pressão de grupos, relaxam nas fiscalizações e aplicações de regras, postergam decisões mais contundentes, contribuindo para o caos atual.
É muito, muito grave!
Fonte G1 |
Tudo como antes, ou bem pior (11-12-2020) - Foco BRASIL Pernambuco e Nordeste 11.12.2020
Painel COVID-19 - Congresso em Foco 07.05
É absurdo ver que Pernambuco apresente uma percentual de mortes sobre sua população maior que a Bahia, que tem uma população quase 50% maior que a de nosso estado (não que torcemos para que um outro estado dispare em mortes por Covid19). Tal fato é grave se considerarmos que Pernambuco detinha o segundo pólo médico do país, dispondo de infraestrutura e pessoal médico em condições melhores que outros estados, o que torna evidente diferenças de gestão da crise e impactos na população (a Bahia mantém regras de distanciamento intensas). Maranhão também apresenta número de mortes e infecções muito inferiores aos de nosso estado, também lá as medidas de controle e circulação de pessoas foram bem severas, como lockdown em momentos cruciais e com efetiva atuação do governo local
Covid-19: Bahia prorroga toque de recolher até 26 de abril - FolhaPE 17.04
Panorama da Covid19 no Brasil em 07.05.2021 | |||||||||
Incidência sobre a população de cada estado | |||||||||
Estado | Casos confirmados | Mortes | População IBGE 2020 | % casos | % mortes | ||||
AC | 79.100 | 1.575 |
894.470 | 8,8432 | 0,1761 | ||||
AL | 178.288 | 4.347 |
3.351.543 | 5,3196 | 0,1297 | ||||
AM | 374.577 | 12.716 |
4.207.714 |
8,9021 | 0,3022 | ||||
AP | 107.377 | 1.578 |
861.773 | 12,4600 | 0,1831 | ||||
BA | 925.001 | 19.071 |
14.930.634 | 6,1953 | 0,1277 | ||||
CE | 706.540 | 18.429 |
9.187.103 | 7,6906 | 0,2006 | ||||
DF | 384.851 | 8.056 |
3.055.149 | 12,5968 | 0,2637 | ||||
ES | 446.608 | 9.835 |
4.064.052 | 10,9892 | 0,2420 | ||||
GO | 566.342 | 15.544 |
7.113.140 | 7,9619 | 0,2185 | ||||
MA | 272.523 | 7.503 |
7.114.598 | 3,8305 | 0,1055 | ||||
MG | 1.404.219 | 35.424 |
21.292.666 | 6,5948 | 0,1664 | ||||
MT | 371.781 | 10.076 |
3.526.220 | 10,5433 | 0,2857 | ||||
PA | 483.623 | 13.511 |
8.690.745 | 5,5648 | 0,1555 | ||||
PB | 299.903 | 6.996 |
4.039.277 | 7,4247 | 0,1732 | ||||
PE | 420.766 | 14.434 |
9.616.621 | 4,3754 | 0,1501 | ||||
PI | 249.340 | 5.324 |
3.281.480 | 7,5984 | 0,1622 | ||||
PR | 977.019 | 23.623 |
11.516.840 | 8,4834 | 0,2051 | ||||
RJ | 778.662 | 46.171 |
17.366.189 | 4,4838 | 0,2659 | ||||
RO | 217.153 | 5.311 |
1.796.460 | 12,0878 | 0,2956 | ||||
RS | 1.003.065 | 25.807 |
11.422.973 | 8,7811 | 0,2259 | ||||
SC | 906.697 | 13.992 |
7.252.502 | 12,5019 | 0,1929 | ||||
SE | 209.432 | 4.469 |
2.318.822 | 9,0318 | 0,1927 | ||||
SP | 2.984.182 | 99.989 |
46.289.333 | 6,4468 | 0,2160 | ||||
MS | 254.715 | 5.961 |
2.809.394 | 9,0665 | 0,2122 | ||||
RN | 231.336 | 5.666 |
3.534.165 | 6,5457 | 0,1603 | ||||
RR | 97.913 | 1.534 |
631.181 | 15,5127 | 0,2430 | ||||
TO | 163.841 | 2.642 |
1.590.248 | 10,3029 | 0,1661 | ||||
Sobre a população do país | |||||||||
BRASIL | 15.094.854 | 419.584 |
211.755.292 | 7,1284 | 0,1981 | ||||
Fontes: Painel Covid19, IBGE 2020, | Foco BRASIL |
||||||||
Nenhum comentário:
Postar um comentário