quinta-feira, 15 de maio de 2014

Recife em foco

As imagens que circulam na mídia em todo o país, mostram o Recife e Região Metropolitana mergulhado no caos e exposta a barbarie.


Saqueadores em Abreu e Lima - Foto reprodução obtida no Google
Loja saqueada - Rádio Jornal NE10 UOL

Foto: @nailsondiniz/ Twitter



Algo inusitado e difícil de se prever, claro que não!  A muito assistimos acirramento da ação de grupos improvisados ou que agem ao sabor do momento, em parte pela incapacidade do Governo do Estado de agir preventivamente e antecipar-se aos eventos, em outra medida pela disposição de alguns a se aliarem a meliantes e criminosos em ações lastimáveis e condenáveis.



  Disponível no You Tube

A maior parcela da mídia, inclusive local tem dado uma cobertura bem longe do que corresponde a realidade, e que isenta a responsabilidade e incompetência das autoridades locais, reflexo e resultado da administração Eduardo Campos, que ao longo dos anos fez muito marketing e publicidade sobre a segurança de forma enganosa, assim como de outras áreas, mascarando os fatos com a omissão de dados e estatísticas reais, e com apoio de jornais locais que fazem vistas grossa para proteger o ex-governador que interessa a alguns dos grupos econômicos de Pernambuco.  Em uma completa parcialidade na exposição dos quadros em que se encontram Pernambuco!

Há anos o Governo do Estado reprime e não acena com atendimento de reivindicações de servidores de Pernambuco, inclusive policiais civis, militares e bombeiros, assim como o pessoal da saúde e da educação.

Mantém a segurança pública envolta em uma estrutura de manipulação de informações, desestruturação e abandono, através de ações pirotécnicas esconde o abandono da sociedade.  Temos índices gritantes que apresentam Pernambuco como um dos estados onde mais se mata jovens, mulheres e onde ocorrem inúmeras transgressões da Lei pelos representantes do estado. Aqui mesmo apresentamos estatísticas que apontam a infeliz posição de muitos dos principais municípios e fazem de Pernambuco um destaque ruim.


Não fazem alguns meses a situação tem se agravado com redução de viaturas em delegacias e cidades, e com falta de ação efetiva e eficaz das autoridades policiais, como podemos constatar em algumas reportagens recentes.

Ex-governador Eduardo Campos
Agora estoura uma greve e Pernambuco ver-se mergulhado em crimes e a mercê de uma banda podre da sociedade (em estágio avançado de falência), e as autoridades que ao não obterem a resolução do problema por meio negociado, deveriam já ter nas ruas e muito antecipadamente um esquema alternativo de segurança (inclusive com auxílio do Governo Federal), esperam o caos ser instalado para fazer o por força da Lei seriam obrigados a fazer bem antes dos conflitos e saques vistos em TV e jornais.

Que Governo é este que diante de um impasse nas negociações não tinha um plano alternativo de segurança, para conter elementos nocivos e aproveitadores, e ao mesmo tempo dar segurança a população?


Foto - reprodução do Tribuna Hoje


Não bastasse os contratos de locações de veículos para atender a polícia, sobre os quais a muitas falações e desconfianças, e a total ausência de prioridades públicas.


Os crimes não são surpresa nem algo imprevisível, a ausência do estado fica evidente juntamente com a incompetência das autoridades do Governo de Pernambuco, as mesmas da administração Eduardo Campos.

Um atestado da ineficiência do Governo do Estado, de sua falta de preparo para emergências e situações de contingência, algo previsível e possível de evitar seja pela negociação seria com os grevistas, seja por acionamento de um plano de emergência quando da decretação da greve, algo que não vimos.
É também um sintoma da falência e deterioração do tecido social, pois uma sociedade onde as coisas só "funcionam" se existir um aparelho repressor ativo e ostensivo, já diz a que veio, e mostra sua face nefasta e de total ruptura com os valores essenciais.






Vemos agora os representantes do governo recorrer ao Governo Federal, algo que sem sombra de dúvidas é necessário mas que deveria ser feito bem antes do caos ser instalados, se houvesse preocupação com o povo!

Foto Alana Lima - Rádio Jornal



Nenhum comentário:

Postar um comentário