sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Um grande equívoco!

O que o Brasil tem vivido e experimentado há algum tempo, e em especial nos últimos 24 meses, é no mínimo um grande equívoco construído por muitos atores, de todas as partes.

A recente combinação e nítida orquestração ocorrida no julgamento do recurso de Lula no TRF4, veio confirmar e somar-se ao que muito se diz e tornou-se de domínio público, onde há uma percepção de desvios na implementação da justiça, no uso das leis e ritos, processos e instrumentos, de forma parcial e deliberada, para atingir o ex-presidente e assim de maneira clara, afasta-lo da corrida presidencial e das eleições 2018, muito mais que punir qualquer possível crime, algo que mesmo nos votos dos juízes e nos fatos apresentados, e supostas provas, não ficam comprovados e cabalmente vinculados aos delitos e irregularidades atribuídas a Lula.

Lliana Cirne o juiz está nu - Mídia Ninja 25.01

Santayana destrói decisão do TRF4 - O Cafezinho 25.01

A disputa pelo poder e perseguição aos desafetos políticos e ideológicos, estão mais claras e já ao alcance dos mais simples, que enxergam em Lula, especialmente, representante das lutas contra as injustiças as quais estão submetidos, e porta voz e guardião de sonhos e desejos de dias melhores.

Condenação não abala prestígio eleitoral de Lula, evidência Datafolha. Pois é, mas os tontos continuarão a trocar politica por polícia  - RedeTV - 31.01

Carmem Lucia e o STF como guardião do golpe. - Brasil247 02.02

O ativismo político protagonizado por seguimentos do judiciário e outras instituições, que demonstram compromissos com classes, grupos e interesses contrários ao enorme contigente social de excluídos e marginalizados, tem ampliado a divisão social e beneficiado as elites econômicas, financeiras, empresariais e políticas, à custa de mais desemprego, perda de direitos, sofrimento e morte de parcelas da população brasileira.
Este processo de divisão, de exclusão e perda de dignidade a qual está submetido o povo, especialmente as "minorias" e os pobres, associado a ações parciais e de manipulação de leis estruturas do Estado, para preservar o corporativismo e elitismo, ou grupos políticos, inclusive rompendo as bases do "Estado de Direito", gera o maior apoio a uma figura como Lula, mas também evidencia algo que já se percebia nas minorias, que leis e estruturas se aplicam a proteção das elites e no "controle" e opressão dos marginalizados, fazendo-se uso destes instrumentos e outros de repressão conforme a conveniência de um sistema em mãos de alguns "poderosos", sem muita coerência ou respeito a Constituição e a vida.
Um plano e uma estratégia equivocada, do capital, de segmentos elitistas, onde cabem toda sorte de conluios, com mídias, políticos, ruralistas, "religiosos", empresários, especuladores, "judiciário", levaram a um golpe e ascensão ao poder e ao governo uma quadrilha que implanta o caos social gradativamente. E fortalece a imagem e necessidade de um "salvador do povo", a Lava Jato e ações do juiz Moro, denunciadas até em CPI, mas avalizadas em outras esferas como o TRF4 e STF, com decisões e omissões com cheiro de "acordos injustos" ampliam como no caso Lula a certeza de um judiciário a muito apequenado, ainda mais se comparado a decisões em prol de outros, tidos publicamente por "malfeitores", como Aécio Neves, José Serra, Michel Temer e outros beneficiados em ações e decisões questionáveis, mesmo nas mais altas esferas do judiciário. Um risco advém dessas ações fraudulentas, que visam manipular resultados das eleições de 2018, o de ainda que eleito outro candidato, as divisões da sociedade inviabilizarem seu governo, tendo a questão e sombra de Lula pairando como ameaça à todo desenrolar dos fatos.

A peperseguição contra Lula, ainda mais próximo do povo- foto JB
Ainda que persistam no intento de calar o povo, ignorar sua insatisfação e para isso dá um fim a Lula, com sua prisão e perseguição de seus apoiadores no PT e em outras siglas, ou movimentos sociais ou segmentos progressistas, há um grande risco de se erguer um grupo mais radical, ou surgir um processo de reação que ampliem os problemas sociais, ou levem a estágios e formas de organização e reações caóticas, "desorganizadas" e sem líder que culminem em situações e violências como as vistas no RJ, seja na estrutura do estado ou na sociedade, tão violenta e violentada, tão injusta e desgovernada.

Não é só Moro, juízes do TRF4 que condenaram Lula tem auxílio moradia sem precisar - RBA 02.02
Outro aspecto, a percepção de injustiças e faltas das instituições abalam a confiança nestas por muito tempo, e podem também fazer surgir a "devoção" por um mito, maior que a figura real do Lula, e desencadear ações indesejadas e ruins, por muito tempo, ainda que não seja capaz de reverter o quadro atual, mas para servir de símbolo e aumentar pressão popular e contestação do sistema, não legitimando processos, e que pode ter reflexos sabe-se lá por quanto tempo e como vai nos atingir. Preocupação plausível e que de alguma forma é compartilhada até por figuras como a do jornalista parcial, o Reinaldo.

Ameaças já pairam sobre uma unidade de esquerda, e vem como um jogo e tomadas de posições conformistas, como em editoriais "pacifistas" que se propõem a chamar o campo das esquerdas a se organizar entorno de "novos", uma falácia que representa sucumbência ou atestado de culpa ante as aberrações injustas que são praticadas ilegalmente para atingir mais que Lula e o PT. Não que achemos mérito ou que há resolução melhor em "violencias", isso não, mas ignorar o tensionamento e a pressão decorrentes dos atos de injustiças, é uma situação igualmente indesejada e perigosa neste processo em curso.

Um PT agressivo e em guerra é o sonho dos extremistas de direita - El País 02.02

Há muitos pólos, atores, interesses e riscos, mas paralisar por medo, não é alternativa. E recordo que, o maior exemplo de defesa e vida em paz, enxergamos em Cristo, mas ele nos ensinou a não compactuar com farsas, hipocrisias, mentiras e oportunistas, e foi firme e duro nos enfrentamentos necessários, sem agir como os que combateu (ou o que simbolizavam).

A atitude "legalista" e de espera, seja do PT, ou outros partidos de esquerda e segmentos sociais, sem uma ação popular e de mobilizações mais fortes, para além da militância, é sinal de fraqueza e desorganização, que podem ser responsável por parte do que acontece agora, e estimular as ações marginais das elites, as farsas no judiciário, Congresso e governo, mas também fazer surgir um maior radicalismo em suas fileiras.
E ainda há um "oportunismo" irresponsável no campo da esquerda, assumindo uma postura desagregadora e infrutífera, ao se voltarem para um "espólio de votos" de Lula, como um degrau de ascensão, em algo pouco realista e que legitimam a má conduta dos golpistas, dos algozes de Lula e privilegiados de um sistema corrupto e corporativista. Para o qual teríamos que está unidos e enfrentando, por razões além do Lula.

É um equívoco pensar que sem Lula disputando, as coisas ficam melhor, ou que é apenas escolher entre candidatos medíocres ou enganadores dentre os nomes que se apresentaram, como Color, Ciro, Marina, Bolsonaro, ou seja lá quem se apresente com seus "projetos". As forças progressistas deveriam fugir desta armadilha, que seria avalizar injustiças que o povo já vê com grande clareza e rejeita, como mostram as pesquisas de opinião.

Em meio a tantos equívocos e injustiças, difícil será nos erguermos. O Brasil perde muito!
Infelizmente o que vislumbramos para todos serão momentos ruins e indesejados, ainda mais diante de realidades sociais duras, e roubando do povo suas esperanças.

Desemprego médio em 2017 é o maior da história diz IBGE - Veja 31.01

sábado, 20 de janeiro de 2018

Contradições e mentiras.

Nas mídias, no cotidiano, e nos muitos cenários e espaços atuais no Brasil, duas coisas são evidentes e marcantes, as contradições de discursos, escolhas e posturas, e muitas mentiras de parte de pessoas, grupos e instituições, na raiz de todo acontecimento e do mal em curso ou gestação, e que atinge muito nosso povo.

Contradições políticas e sociais, na justiça e na informação, que prejudicam muitos e favorecem poucos, e de forma cada vez mais escancarada e despudorada. Vejamos:

- Lava Jato criada para combater corrupção e desvios, continua a não ser efetiva nem atuante para politicos do PSDB, como Aécio Neves e outros, nem para maior parte dos aliados do governo Temer, como para o próprio e para o PMDB ou DEM. Assim também caminham outras operações e denúncias, Zelotes por exemplo, que também não funciona para grandes grupos econômicos e de mídias;

Zelotes: entenda a outra operação que está mexendo com as grandes empresas - BBC 01.06.2016

Era assim que se fazia a divulgação, e hoje está muito longe do que foi alardeado.

Fachin comprova que vazamento da Lava Jato é seletivo parcial e partidário - Brasil247 17.04.2017
- Juiz Moro tantas vezes "severo" e "astuto", é implacável com petistas, mas ainda que com tantas evidências absolveu Claudia Cruz, esposa de Cunha, "desconhecendo provas", e tem segundo alguns, "beneficiado" delatores, apesar de ter sido acusado de condenar outros sem provas, como no caso Lula, e em outras decisões reformadas por instâncias superiores. Além disso se defende com contradições, defendendo-se e a sua esposa e alguns amigos, todos acusados por Tacla Duran de cobrar para "facilitar" atenuação de penas e outros procedimentos em favor de réus da Lava Jato, com fragilidade, a resposta de Moro é não dá credibilidade a delator, o contrário do que tem feito no caso do Triplex;

Acusações de Tacla Duran precisam ser investigadas - Blog do Kennedy 01.12.2017

- O governo Dilma foi acuado por políticos sem escrúpulos, mídias, especuladores, segmentos do judiciário recheados de privilégios, parte do capital financeiro e indústria de olho em recursos públicos e em perdão de dívidas, ruralistas, e algumas elites econômicas e sociais, até provocarem sua queda numa encenação orquestrada, que resultou num golpe para o qual já há inúmeras evidências denunciadas e apuradas, que envolveu compra de políticos por corruptos e empresários, parte do primeiro escalão do governo Temer, e até este segundo denúncias, manipulando a maioria fisiológica do Congresso com apoio ou omissão de membros do STF, como chegou a ser levantado no caso JBS, e o pretexto seria "pedaladas" não comprovadas, mas que acontecem absurdamente no governo Temer, provocando estouro de bilhões de reais no orçamento, a ponto de se pensar em mudar as regras de endividamento e controle de gastos públicos, e combate a pedaladas fiscais, em parte para "pagar ou agradar" deputados e senadores que salvaram Temer e outros de acusações de crimes e corrupção, ou ajudaram aprovar medidas e projetos ditos prejudiciais a maior parte da população e ao Brasil;

Após comprar deputados para se safar, Temer gera maior rombo da história. - Brasil247 26.10.2017

Relembrando fatos. Foco Brasil 06.01.2018

- Os sucessivos escândalos no governo Temer, empossado em meio a um alegado golpe, e que se transformou em manchetes sucessivas, denúncias não apuradas e episódios vergonhosos, sem falar da cada vez mais evidente, denúncia de pouca responsabilidade com os recursos públicos, manutenção de privilégios e descaso com a maioria da sociedade, especialmente os mais pobres;

Suspeita de corrupção derruba 4 vice-presidentes da Caixa Econômica Federal - Blog do Esmael 17.01.2018

Temer, Cunha e Geddel e a trama na CEF Imagem Blog do Esmael

Longa agonia. Foco Brasil 18.06.2017

- Economia dita como em recuperação, alardeada por mídias pagas pelo governo e políticos alinhados, boa parte acusados de crimes e respondendo a processos, mas com indicadores e realidades opostas ao dito pelo governo, onde empresas estão fechadas, e há placas de vende-se ou aluga-se por todas as partes, cresce a miséria, sobram problemas sociais, abandono, violências, crimes, informalidade, desemprego, etc. E faltam recursos para saúde, educação, moradia, segurança, enquanto ocorre desmonte dos serviços públicos, entrega das riquezas, recursos naturais, e empresas públicas, por nada;

"O Brasil está experimentando uma das maiores desindustrialização da história da economia" - El País 15.01 2018

Pesquisa do IBGE mostra que desemprego é o maior da série histórica. - Brasil247 30.12.2017

Rumamos para incertezas e para dependência.

- Sociedade e organização política do país, em vias de confronto em diversas partes e lugares, com estados e municípios falidos ou em estágio de inércia, dando margem ao caos e toda sorte de ocorrências ruins, e sem respostas adequadas, vistas claramente;
- Reformas defendidas por elites e governo, com falso discurso de "necessarias" e boas, jogam o Brasil em incertezas, provocam retrocessos, enquanto tiram direitos do povo e dos mais simples, sem perspectivas de amparo ou segurança jurídica, jogando trabalhadores e aposentados em situações indignas, ampliando mazelas sociais. A Reforma Trabalhista, aprovada a pretexto de modernização das relações, empurra ao desemprego e a informalidade, anula a proteção jurídica ao trabalhador e cria mais distorções e exclusão;

Trabalho intermitente ameaça pessoas com deficiência. - Folha Uol 14.01.2018

Insegurança jurídica e caos social. - Foco Brasil 10.11.2017

- Judiciário, é cada vez menos confiável e se destaca em situações de manutenção ou ampliação de privilégios, especialmente para benefícios de grupos mantedores ou ligados aos pequenos círculos do poder. As leis e regras são burladas, ignoradas e desrespeitadas por pessoas, representantes ou membros ligados a Justiça e suas esferas de forma absurda, e sem sinais de preocupação com as bases de sustentação do conjunto de leis vigentes e o ordenamento jurídico. Dia 24 o TRF4 está fadado a contribuir para esta babel judiciária e para o descrédito da justiça, se persistir no intento de ratificar a condenação do ex-presidente Lula, baseada em suposições do juiz Sérgio Moro, em delações sem provas e reportagens de desafetos políticos de Lula. Especialmente por contradições em decisões do juiz Moro em julgamentos, nos quais fundamenta absolvição de outros em situações parecidas a de Lula, com argumentos que se aplicariam a este e assim não lhe permitiria ser condenado a mais de 9 anos. Sem falar que o processo contra Lula no caso do Triplex, deveria ser anulado devido as fartas evidências de que o imóvel sempre foi da OAS e não de Lula, algo recentemente confirmado em decisão na Justiça Federal em Brasília - DF.

Em livro filósofo aponta falacias de Moro em sentença contra Lula - Carta Capital 06.01.2018

Defesa de Lula entrega decisão sobre penhora do triplex da OAS ao TRF4 - JornalGGN 16.01.2018

Advogados de Lula pretendem usar despacho de Moro para fazer defesa. - EM 17.01.2018

Sob pressão TRF4 reage com criminalização de movimentos sociais - Extraclasse 18.01.2018

STF teme que Lula desmoralize justiça brasileira - Blogdacidadania 19.01.2018

O conjunto de fatos e acontecimentos apresentados são apenas um indicativo de como vai mal nosso país, de como estamos sem rumos e expostos a interesses, de pessoas, instituições, e grupos sem escrúpulos, e o quanto isso pode piorar, se não mudarmos logo.

Para finalizar, mas um indício de contradições e problemas do Brasil:

- Recentemente como noticia a imprensa local, a Prefeitura do Recife, cujo o prefeito é Geraldo Júlio do PSB de Pernambuco, abriu processo licitatório em que resultou a cessão da folha, ou pagamento de salários dos servidores por intermédio do banco Bradesco, segundo informações por uma bagatela de 129 milhões, a ser paga pelo banco. Muitos municípios estão fazendo isso, mas acontece que no processo o Banco do Brasil não participou, apesar de deter a folha da PCR por quase 20 anos, e ter um contrato com o município. Estranho não, para um banco que tinha grande participação no segmento?

Bradesco vence licitação da folha de pagamento da Prefeitura do Recife - JC-NE10 Uol 04.12.2017

Bradesco paga R$ 700-mi e leva folha de pagamento do estado de Pernambuco - Contrafcut 12.11.2010

O BB já foi protagonista no segmento, folhas de pagamentos, e nesses tempos numa estratégia "diferente" chega a não participar de licitações, abrindo espaço ao Bradesco e outros bancos privados, com "perda" de clientes e em meio a reestruturações que impactam muito funcionários e clientes.

BB domina mercado de folhas de pagamento - Estadão

2018 é ano eleitoral, como foi 2010, a PCR comandada por Geraldo e pelo PSB, pode está copiando fórmula do partido do governador Paulo Câmara e do falecido Eduardo Campos, então governador, que ainda antes de ser candidato a presidente também "vendeu" a folha do estado ao Bradesco. Resta saber se o Bradesco será generoso em doações de campanhas e se o MP deveria atuar e acompanhar o processo, ainda que para esclarecer?

Juntos Itau e Bradesco doaram R$ 10,2 milhões para partidos nas eleições.- Uol 05.11.2014 

sábado, 6 de janeiro de 2018

Relembrando fatos.

Ao contrário de outros, em suas retrospetivas, que chamam a atenção para principais fatos que ocorreram ao longo de 2017, nós preferimos e noutra linha, até por já estarmos em 2018 e muitos fatos importantes já se aproximam, e precisamos atuar para esclarecer tudo o que antecede e pode influir nas vidas de muitos brasileiros, de forma substancial.

O cenário político, econômico, social e jurídico atual, tão conturbado, cheio de incertezas e medos, tanto quanto de mentiras, retrocessos, mudanças ruins, injustiças, perseguições e destruição dos serviços públicos, com desemprego, insegurança, violências, concentração de renda e poder em mãos de poucos privilegiados, na justiça, no governo e na economia, entre políticos, juízes, militares, empresários, ruralistas, especuladores, banqueiros, poderosos da mídia, parcela da "elite" da sociedade, que lucram com o caos criado no país, com ajuda de águias e predadores internacionais, ávidos por uma sociedade submetida.

Logo cabe lembrar, em 2013 e 2014, um plano nefasto foi implementado com mais força, e resultou nos golpes sucessivos que vemos e ainda veremos, onde os prejudicados são o povo e o país, mas também os fundamentos de uma nação forte, justa, democrata e voltada para o bem de seu povo, e sua afirmação entre os povos com altivez. Para isso os que estão no poder, ajudados por traidores e predadores nacionais e estrangeiros, agem.

A imagem fala mais, sobre os "poderosos" atuais -
 imagem obtida no sítio Diário do Centro do Mundo - DCM

Sugerimos ler o que publicamos aqui mesmo em 2014. A queda da presidente Dilma, teve um papel importante na ascensão do projeto rejeitado pelo povo nas urnas, e hoje é conduzido para prejuízo de todos, e pressiona para transformar mais ainda, e para pior, as já precárias condições de vida dos brasileiros, algo que implica em retiradas de direitos, reformas catastróficas, justiça parcial, opressão, imposição da miséria, pilhagens dos recursos e riquezas, desmonte dos serviços e estruturas públicas, e para tirar a possibilidade de reversão de um projeto tão destrutivo, perseguir, julgar sem justiça, política e publicamente com base em farsas, àqueles que podem encarnar e representar as esperanças dos brasileiros, como o Lula, fraudando processos, mesmo eleições para isso.

Esta postagem foi emblemática!


Mas também é bom ver o que foi dito e mais recentes, que acabam ratificando o que falamos em abril de 2014, ou em outros meios e publicações, algumas restritas a um grupo pequeno de pessoas, onde alertamos que as incertezas políticas e partidárias, e de projetos e ideias, seria sensível e maior em 2018, com riscos maiores para todos e para o Brasil, algo dito ainda no final de 2013 e início de 2014, além de outras partes de nossas ações em um proposito universal e pautado em valores maiores.

Vejam também as publicações do fim de 2017!






Na esteira dos fatos para 2018, urge tratar três grandes aspectos interligados, importantes, para não fundamentais,  e necessitam de mobilização e empenho do povo, e desde já, pois deles vão ocorrer muitos outros que podem agravar ou trazer solução para os problemas do Brasil, até pelos personagens centrais.

O primeiro, e desde já deve haver maior pressão popular em prol de um julgamento justo e de um processo mais transparente e sustentado em provas, não em denuncismo sem provas ou achismo de juízes, ou mesmo manobras de alguns até corruptos, que tentam atingir um líder como Lula. O TRF4 como alguns dizem: não pode ser instrumento de políticos e seus interesses para 2018 ou sobre a ampliação de nossas misérias.


O segundo aspecto a tratar desde já é assegurar mais justiça, é fazer valer a Lei, e investigar graves denúncias que podem expor manipulações e crimes, parcialidades e comportamento que podem ter causado graves prejuízos ao povo e ao país, tanto nos episódios que envolvem pessoas ligados ao juiz Sérgio Moro, e o mesmo, como no caso do senador Aécio Neves, acusado de vários crimes e blindado no STF e no Congresso, como também no caso de suposto envolvimento de Temer e desvios no Porto de Santos. Algo que envolve outros políticos e personagens duvidosos.

Ante o silêncio do CNJ e do STF uma CPI vai investigar Moro. - Brasil247 01.09.2017

E na CPI surgiu acusações a serem apuradas! Ao menos deveriam.

Carta Capital:Temer pode se afogar no Porto de Santos. - Brasil247 06.01.2018

Porto de Santos, Temer vai se afogar? - Imagem Brasil247

Temer quer mudar a Constituição para se blindar contra denúncia por crime fiscal - El País 06.01.2018

E por último é mais que urgente barrar manobras de Temer e seus associados no intuito de impor um reforma previdenciária desastrosa para o povo, e para tanto eles não medem ações nocivas, com supostas compras de votos de políticos e aliados, estouro de orçamento, imposição de cortes e políticas recessivas, que agora exige mais recursos públicos para um dreno/ladrão, que prejudica o país e trás margem para tentativas de mudar regras de endividamento do Estado, para usar dinheiro e agradar políticos pro-reformas, mostrando ainda mais o golpe dado em Dilma e no povo, a pretexto de pedaladas e responsabilidade fiscal.

Por tudo isso lute contra mais esse golpe, vá as ruas!


quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Insegurança jurídica e o caos social - Parte II

Continuando a exposição sobre as grandes contradições do judiciário.

Grandes distorções e verdadeira afronta a Constituição, vemos em decisões como no caso em que o STF livra o senador Aécio Neves, com uma manobra que transformar um grupo de corruptos no Congresso em intocáveis, quando transfere a decisão sobre prisão e processos para seus pares, igualmente indiciados ou suspeitos. É compactuação!
Justiça brasileira nivela-se aos tãos comprometidos políticos, repudiados pelo povo.
Parelamente privilégios e impunidades estão mais claras, juízes agindo à margem de leis, acusados de abusos e crimes, como o juiz Moro, acusado de irregularidades por advogados e o espanhol Tacla Duran em depoimentos e anúncios públicos, sem que nada seja feito para apurar as supostas denúncias. Também no caso das denúncias sem provas e condenação baseadas em suposições como atribuídas ao julgamento de Lula da Silva.  
Fatos cada vez mais nítidos e que demonstram supostas parcialidades no judiciário. Onde políticos tucanos e aliados de Temer recebem tratamento diferenciado e se livram de ações, algumas das quais muito bem fundamentadas em provas. A celeridade do TRF4 no caso Lula e as inúmeras manifestações de desembargadores, algumas estranhas, são um sinal que há algo errado, dizem juristas, com possibilidade de injustiças e perseguição.

Os casos geram muitos questionamentos legítimos!
A omissão em necessária investigação de uso de recursos públicos de forma irregular, para proteger o mandato de Temer, denunciada até por militares graduados, como general Mourão, políticos e segmentos sociais, é algo grave. Ainda mais com suspeitas que surgem em relação a conduta da PGR Raquel Dodge e do diretor da PF, após recentes declarações, ou mesmo posições como as do ministério Gilmar Mendes, preocupantes.

Após decisão do STF, Senado deve decidir futuro de Aécio. - Correio Braziliense 12.10

Alerj decide revogar prisão de deputados - Uol 17.11

Para além de tudo isso, a decisão do STF que permitiu um conluio político que protegeu Aécio, fez escola, e no Rio de Janeiro, exemplo de caos e violência, representou uma salvaguarda a criminosos da política condenados no TRF, e expôs o custo de decisões para agradar e proteger políticos corruptos. A coisa escancarou, e mostra a justiça distorcida em curso.

Se a coisa continua assim, justiça desacreditada e violências atingindo o povo, é uma triste e perigosa combinação para o país.

Com novas regras Justiça do Trabalho condena ex-bancária a pagar R$ 67 mil ao Itaú - Brasil247 13.12

Justiça libera propaganda do governo sobre reforma da previdencia - EBC 04.12 

E o que se sucede no âmbito da Justiça do Trabalho, com decisões polêmicas e ruins para muitos. Sinais como os que levam a perceber que a Reforma da Previdência, vai preservar injustiças e privilégios que Temer com a ajuda do judiciário omite do povo enganado.

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Insegurança jurídica e o caos social - Parte I

Não é exagero, há muitas razões para tal afirmação, e não se trata das muitas decisões controversas em tribunais superiores, como STF, TSE, e TRF's e tribunais de primeiras instâncias, onde processos e sentenças se afastam das leis e da Constituição Federal, e causa medo ou revolta, insegurança e injustiças, a exemplo da citada parcialidade da Lava Jato que restringe-se a uma alegada perseguição, como no caso Lula, e no STF com posições e condutas estranhas no mínimo, seja em decisões como a suposta irregularidade na nomeação de Lula a ministro travada no tribunal, e liberada em caso ainda mais grave na discutida gestão Temer, e na blindagem do acudado e atual ministro Moreira Franco, alvo de denúncias consistentes e muito sérias.


Situações tão evidentes e deploráveis, que geram episódios como os recentes embates entre ministros Gilmar Mendes, e ministro Barroso, nas ações tidas por parciais no CNJ, ou em acusações não apuradas que expõem alegadas irregularidades do juiz Moro e pessoas próximos a ele. No conjunto da obra, o que fica é a sensação de que a justiça está a serviço de alguns, e tem pouco respeito pela sociedade e pelos direitos dos mais simples. E se incluirmos os numerosos casos questionáveis, processos que envolvem irregularidades em tribunais de contas e seus membros, ou desvios do sistema jurídico que em muito contribuem para violências e impunidades, que colaboram também para situações caóticas para sociedade, como no Rio de Janeiro, algo impensável e inaceitável.
Mas não é nessa direção que vamos expor a insegurança jurídica que se instala, e tem o poder de a longo prazo trazer ou criar uma situação de desequilíbrio social. Nós nos referimos ao clima de ampliação de conflitos e precarização de sistemas de proteção aos trabalhadores, com violenta e ilegitima retirada de direitos por meio da Reforma Trabalhista proposta por um governo imerso em acusações de corrupção, e aprovada na forma da Lei 13.467/2017, que entra em vigor em 11.11.2017, alterando forte e negativamente muito do que há na CLT - Consolidação das Leis do Trabalho, e nas relações de trabalho, intervindo nos processos e poderes de tribunais do trabalho de forma inconstitucional, como apontam juízes, MPT - Ministério Público do Trabalho, e especialistas/juristas, e que seria fruto de negociatas entre governo, políticos e elites, para impor retrocessos e perdas irreparáveis aos trabalhadores, com apoio e conivência de grupos empresariais nacionais e internacionais, e parte da mídia brasileira, sustentada com verbas públicas, para influenciar a população, exaltando "ganhos sociais" que são duvidosos ou mentirosos, onde o lema é: piorar para em poucos os lucros concentrar.
Os fatos são cada vez mais estarrecedores, com falsos pretextos de regulação do que não tinha previsão legal, de gerar empregos, ainda que sem garantias dignas aos trabalhadores, e de uma pseudo modernização, das relações de trabalho e da justiça, criaram um monstro para agradar patrões e financiadores de corruptos, praticantes de abusos e contumases descumpridores das leis, que costumam ignorar a Constituição, Código Civil, leis fiscais, Código do Consumidor, normas trabalhistas, OIT e a CLT. Com isso se estende o golpe político ao âmbito do direito e da justiça, destruindo de forma ilegal, já que a nova lei fere muitos princípios do direito e cria aberrações que atentam contra doutrinas, práticas e fundamentos conquistados e consolidados a duras penas, de tal forma que vai gerar instabilidades jurídicas e sociais de difícil reparação e superação.

Reforma Trabalhista é inconstitucional segundoa Associação Juizes para a Democracia - RedeBrasilAtual - 11.07

Reforma Trabalhista é inconstitucional e vai gerar guerra jurídica - CUT 12.07

Há uma desastrosa transformação em curso, também no judiciário, onde alguns setores e figuras representativas, abandonam os fundamentos morais e éticos construídos ou vigentes, em favor de um utilitarismo funcional a serviço de segmentos privilegiados do poder político e econômico que comanda as mudanças que degradam as condições sociais ainda mais, e geram desconfiança e descrédito ao judiciário, que se agarra cada vez mais ao poder de coerção que detém, para manter um respeito já distante do direito e da verdade, e todos os valores que constituem a Justiça, não mais visto em alguns juízes.

Imagem - Agência Brasil 

Oposição pede saída do presidente do TST - Brasil247 09.11

Infelizmente vozes ainda que minoritárias na Justiça do Trabalho se prestam a ideologias políticas e partidárias, e a interesses de uns poucos. Nada novo, juízes iníquos, justiça parcial a serviço de poderosos, julgamentos injustos, estão presentes nas sociedades desde os primórdios, e indicam degradação moral de povos e nações, como também relata a Bíblia (enquanto conjunto de textos edificadores da ética e da moral), a exemplo de Lucas 18:1-8  ou dos Salmos 81 e 93 .
É o que fica evidente em documentos muito oportunos como o que foi divulgado pela ANAMATRA - Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho, órgão que representa os juízes do trabalho, e que aponta inúmeras ilegalidades e violações constitucionais, que são parte da nova legislação, e que não deve ser ignorada e poderá ajudar nas decisões a serem proferidas por magistrados a partir do dia 11, por meio de interpretações legais e mais próximas de fundamentos e princípios legais consolidados, e não segundo um texto repleto de vícios e desequilíbrios, como na lei aprovada e "vendida" por "poderosos". Vejam o que diz o documento e outros pareceres ou manifestações.

Reforma Trabalhista é injusta e inconstitucional afirma ANAMATRA

Fica clara a necessidade de enfrentar as ilegalidades da reforma, e ainda que se alegue que o não cumprimento da nova lei por muitos magistrados e membros do judiciário, na verdade se constitui em ato protetivo previsto na legislação e na Constituição Federal, que precisa ser apoiado pela população e entidades e sindicatos, dentre outros expoentes e representantes dos trabalhadores e da sociedade brasileira.

Referendar ações como as da ANAMATRA, OAB, MPT e outros, denunciando a ilegalidade e inconstitucionalidade, e divulgar argumentos e bases que sustentam tais interpretações, estimular e apoiar a criação de um ambiente propício aos julgadores que se dispõem a não se deixar levar por um texto legal viciado como o da 13.467/2017.

E para além disso organizar e por em prática uma luta dos trabalhadores por seus direitos! Incluindo protestos, conscientização da sociedade, articulação de entidades e ações, e uma forte e continuada denúncia dos políticos que votaram pela aprovação da lei.

Como os partidos votaram nas principais reformas do governo - NEXO 05.05

Reforma Trabalhista saiba como votaram os senadores no plenário - Carta Capital 12.07

Que os juízes do trabalho valorizem o conjunto de leis e a autonomia construída antes da Reforma Trabalhista, dando esperança e dignidade aos trabalhadores. 

domingo, 22 de outubro de 2017

Vergonha e mais vergonha!

Diante de tudo que temos visto, o que nos resta como brasileiros, minimamente coerentes e honestos: é repudiar o desgoverno que vive o Brasil controlado por corruptos e bandidos de toda sorte, amontoados nas muitas esferas do poder, no Congresso, no Planalto, no STF, no MPF, nas instituições em toda parte e de muitas tristes formas, organizados entorno de seus interesses e lucros nocivos ao povo.

Associados a outros igualmente maus, figuram políticos, administradores, empresários, juízes, promotores, advogados, banqueiros, jornalistas, ruralistas, policiais, militares  e outros criminosos, que dilapidam e se apropriam de nossos recursos, juntamente com outros nacionais, como os barões das mídias, alguns falsos religiosos e elites sujas, assim como especuladores e estrangeiros. Todos atuando deliberadamente contra o povo e o Brasil, revivendo um passado de submissão, subdesenvolvimento, escravidão e medo.

Vergonha e mais vergonha nos causam os rumos que pretendem para o Brasil!

Algo nítido e que já denunciamos aqui, ou em outros meios e oportunidades, e que como já dissemos será mais grave e doloroso. Mas que fica mais claro nos atos de auto proteção dos membros da "QUADRILHA QUE TOMOU CONTA DO PAÍS", como disse o financiador dono da Friboi e outros. Tudo com a ajuda e colaboração de muitos, como se apontam em decisões do judiciário, na Lava Jato ou outras ações segundo parte da mídia ou em posturas e decisões no STF, como recentemente vimos.

Gilmar e Aécio Neves - imagem da Carta Capital 
Relatório da PF diz que Aécio e Gilmar Mendes fizeram 38 ligações por whastapp em dois meses - UOL 21.10

PF: Gilmar falou com Aécio no dia em que deu decisão favorável a ele - Carta Capital - 19.10

Saiba quem são os senadores que salvaram Aécio Neves da perda do mandato - Revista Fórum 17.10

Enquanto no Senado os pares protegiam o mineirinho, após ajudinha de Gilmar e do STF com direito a manobras de Temer, o Brasil se enche de indignação e vergonha.  Alguém já disse que há uma quadrilha no poder, e tudo leva a crer que estava certo, e o que vamos esperar da votação do afastamento de Temer? Pelo que se vê não são apenas os amigos de Aécio na Câmara que protegem o denunciado Temer.

Suposição de que Dodge veio para salvar Temer ganha nova estatura. - Folha de São Paulo 22.10

Renan sugere que Temer e não Geddel é o chefe da quadrilha. Brasil 247 20.10

RENAN, Geddel, e Dodge, "Temer seria o chefe" - foto Brasil 247

Barganhas do diabo - Carta Caputal 20.10

Temer quer garantir seu mandato em troca de trabalho escravo - Carta Capital 19.10

A verdade bem longe do nosso judiciário. Triste para os brasileiros mergulhados em incertezas e violências crescentes, com direitos sendo ignorados ou usurpados, e juízes como partidários, a serviço de interesses escusos e de quadrilhas poderosas e no poder.

Cada vez mais ameaças ao povo e ao país, a justiça no entanto se mostra cega, surda e muda aos anseios dos justos, e repete o que diz e fazem os poderosos acusados de crimes, de forma até conivente com estes. Uma bomba relógio foi ativada para nosso futuro, e ninguém no poder quer mudar esse destino.

Jurista diz que STF se omite diante de novas violações de Temer. - Brasil 247 22.10

Tijolaço: Moro "exige" de hospital registro de visita que não houve. - Brasil 247 21.10

Zanin: Lava Jato inventou nova versão após terceira negativa do hospital. - Brasil247 20.10

DCM: juiz da Operação Mãos Limpas dá lição a Moro. Brasil 247 16.10

Lava jato ataca STF por decisão sobre afastamento de parlamentar - Veja 12.10

NO BRASIL A JUSTIÇA TEM SIDO UMA FARSA PARA SUSTENTAR INJUSTICAS! Ao se ler tais notícias apresentadas,  é o que se conclui!

Deus nos ajude a superar tão tristes momentos!

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

O que está em jogo?

Esta pergunta nos leva a muitas situações e respostas, mas em se tratando de sociedade brasileira e suas relações com o poder, estruturas e principais consequências sociais, nós podemos nos arriscar e resumir em poucas palavras e descrições.


Essencialmente, nas relações e estruturas do poder no Brasil, pouco mudou em séculos de domínio onde se alternam segmentos das elites nacionais, sejam da remota "nobreza" e as famílias tradicionais, aos grupos políticos em dado momento ligados a "elites" em geral empodrecidas de: ruralistas e proprietários de terras, e sua imensa sanha por se apropriar de grandes extensões de terras públicas, sem grande ônus, e a submeter multidões de pobres a um julgo severo em condições de escravidão ou semi-escravidão (ainda que em contratos assalariados e mal pagos, onde sobram misérias e injustiças, como é comum em muitos rincões do país), com enormes dividas sociais e financeiras, em geral não cobradas pelo Estado; ou por grupos representes de uma burguesia corrupta onde se alternam representantes de segmentos empresariais, comerciais e financeiros, onde em comum está a preocupação de usufruir de benefícios públicos, financiamentos e destinação recursos a fundo perdido, impostos diferenciados,  monopólio de setores e capitais, inversão de investimentos favorecendo castas de ricos, e uma parcela média e subserviente de tecnocratas, políticos, militares, juízes e servidores cada vez mais restritos, e comprometidos apenas com seus interesses e a manutenção de sistema político, de governo, poder e representação, totalmente voltado e permeado pelos seus representantes de pouco escrúpulos e consciência social.

Ao longo da história do Brasil essa tem sido a marca dos que estão no poder, representar interesses próprios e de grupos próximos, elites mesquinhas, concentrando riquezas, ampliando desigualdades e injustiças, impondo força e leis parciais, mantendo estruturas corruptas e corrompidas para se perpetuarem no poder, controlar e resistir a possíveis investidas no sentido de uma ampliação dos benefícios aos demais setores da sociedade, e grupos populacionais que concentram desigualdades sociais e populações injustiçadas ou excluídas das riquezas e estruturas de decisões, governo e poder, como vemos hoje.



Tais estruturas que persistem se apoiam e alimentam mutuamente, para preservar o poder em suas mãos e distante do povo (manobrado e enganado muitas vezes), e tem compromissos recíprocos entre os representantes das elites, os meios e estruturas (como mídias, Congresso, judiciário e militares, por exemplo) com os fins planejados e acordados numa espécie de pacto, sob uma falsa democracia, mantida e voltada também para atender interesses externos de grandes potências, sempre presentes e intervindo aqui. 
Assim funcionam por séculos e manipulam instituições e leis a seu favor, e raros são os momentos em que de alguma forma houve uma flexibilidade, ou certa orientação em prol da sociedade, seja com Getúlio Vargas, para atender interesses do sistema imposto na ocasião, ou no efêmero governo João Goulart, altamente combatido pelos ricos, ou agora na recente era petista, com Lula e Dilma, e a maior distribuição de renda e inclusão social vista num governo de raízes populares, e que pretendia uma suposta conciliação de classes no Brasil, afastando os riscos da crescente degradação social e econômica que assistimos novamente, e pode culminar em deterioração plena e numa indesejada convulsão social iminente.

As malas de Geddel com 51 milhões escondidos em apto em Salvador BA - BBC 

Dinheiro de Geddel ser lícito é "hipotese remota" diz juiz - Veja 08.09

STF libera audios que podem anular delação de Joesley - Exame 06.09

É assim que está dividido o poder e o governo do país, no legislativo grandes proprietários de terras tem ou fazem seus grupos de deputados e senadores, votam e pressionam como lhes interessa, também possuem suas bancadas os banqueiros e sindicatos de industriais, ironicamente, são alguns dos supostos representantes do povo, grandes empresários afortunados, como os senadores Eunicio Oliveira e Tarso Jereissati, ou ruralistas como Ronaldo Caiado,  só para citar alguns, essa mesma representação é vista em outras estruturas, temos por exemplo o banqueiro e empresário Henrique Meireles no comando da Fazenda. Para piorar há ainda muitas questões regionais que transformam o Nordeste e o Norte do Brasil em locais esquecidos, e para onde grandes investimentos só seguem se for para alimentar esquemas de políticos e desvios. 
Some-se a tudo a parcialidade da justiça e das demais instituições públicas, e vemos como estamos fadados ao atraso social e a injustiças, que beneficiam ladrões no poder, é só examinar as apurações e denúncias da Lava Jato, ou as que envolvem Temer, Padilha, Jucá, Geddel e seus 51 milhões, Aécio Neves, Serra, Aluísio Nunes, e outros tantos, os ministros do STF, como Gilmar Mendes, e toda farsa que derrubou Dilma Rousseff, e mantém os demais no poder.

Previsão de rombo do governo sobe de 139 bilhões para 159 bilhões este ano - Uol 15.08

Vemos essa estrutura danosa em ação, nas decisões e políticas do governo Temer e seus associados, beneficiando interesses internacionais e entregando recursos e património a estrangeiros, distribuindo verbas públicas com políticos sem vergonhas que usam para beneficiar patrocinadores em segmentos rurais destrutivos e explorador da miséria no  campo, empresários corruptos e seus esquemas de desvios e enriquecimento, banqueiros e especuladores financeiros que drenam nossas reservas financeiras e impõem juros e taxas que imobilizam o trabalhador e geram extrema pobreza. Também no perdão das dividas bilionarias destes parasitas do país, sonegadores de impostos, e da previdência, os bancos, grandes grupos empresariais, empresas de comunicação e tv's, grandes proprietários de terras e donos de grandes fortunas, constituidas sobre a enorme desigualdade até hoje imposta a maioria dos brasileiros.
Não nos esqueçamos do velho hábito de partilhar a dívida e o ônus da farra que fazem com nosso dinheiro, com os pobres e trabalhadores, através de impostos absurdos, da retirada de recursos destinados a assistência aos pobres, a saúde pública, a educação, a moradias populares, a segurança e ao transporte de massa, privatizando serviços e punindo ainda mais os necessitados. Como fazem agora no Brasil, também com a imposição de reformas como as da legislação trabalhista e da previdência, onde impõem pesados fardos a maioria dos trabalhadores e aposentados, mas poupam e fortalecem os benefícios de políticos, magistrados e membros do judiciário, militares e outras poucas castas, com salários, aposentadorias e benefícios generosos.
A questão em jogo e presente no cenário atual, é portanto a manutenção do poder nas mãos de corruptos e estruturas que dele se beneficiam, e extremamente enraizadas nas instituições e governos, como no atual governo Temer, é manter instrumentos e privilégios para poucos usufruírem, sob a proteção das leis e sistemas parciais. É por isso que Temer ainda está no poder, segundo afirmam Funaro, Joesley ou Cunha, seus ex-ministros gozam de imunidades como Moreira Franco, e tem apoio de políticos como Aécio, ou Fernando Bezerra Coelho e Agripino Maia. Também por isso os TRF's, STJ e STF, TSE e TCU, silenciam ou são vistos e acusados de parciais como o MPF e outras instituições, vez outra mencionados em gravações  como no suposto esquema que envolveria o juiz Moro.
Não se trata de combate a corrupção, de limpeza das instituições e desmantelamento de esquemas nocivos em partidos, governos, instituições públicas e privadas, pessoas, entidades, e suas respectivas punições e cobranças, isso está evidente. Usa-se de mentiras e acusações sem provas contra alguns, premeiam outros por mentir ou esconder as verdades, como está claro nas declarações de Delcídio Amaral, desmascarado, direcionam acusações e julgamentos parciais e ilegais, fazem campanhas midiáticas, suprimem direitos, omitem acusações contra grupos criminosos, ou votam contrariando o povo como tem feito o Congresso, com denúncia contra Temer e nas reformas, e assim protegem interesses de alguns que lucram com o país sem rumo, e com abrupta troca de comando que culminou em rombos nas contas públicas e muitos acusados de desvios, esquemas de corrupção no topo do poder, com o golpe.