domingo, 10 de fevereiro de 2019

Ele merece o Nobel da Paz

Condenação pode dar a Lula Nobel e liberdade - Blog da Cidadania - 07.02.2019

 Jornal francês promove campanha para Lula no Prêmio Nobel da Paz - Portal T5 29.01.2019


Capa do "L'Humanité" desta terça-feira (29)
Capa do "L'Humanité" desta terça-feira (29) Imagem: Reprodução


Uma campanha intensa está em curso no Brasil, e em várias partes do mundo, pela concessão do prêmio Nobel da Paz ao ex-presidente Luiz Inácio, o Lula, cuja imagem recebe muitos ataques, e mesmo ele é alvo de grandes injustiças, como consequência do simbolismo que tem para os pobres brasileiros e inúmeras partes do mundo, onde suas ações como líder mundial, representaram alívio e motivação para boas mudanças, e um novo olhar sobre as capacidades e necessidades dos humildes, que implicam em contestações e enfrentamento de interesses de capitalistas e grupos de exploração das parcelas mais frágeis das sociedades submetidas a injustiças e exclusões.
Lula hoje está preso, após um processo e condenação cheias de irregularidades e exceções, alvo de questionamentos de muitos, inclusive renomados juristas brasileiros, políticos e lideranças do mundo, numa vergonhosa manobra política e judiciária, que evidencia um golpe contra a democracia e o povo brasileiro, e afim de viabilizar um projeto de dominação política e econômica sobre toda a América Latina, em favor da retomada da hegemonia americana, sobre parte do continente e como parte de um conflito mundial.

Gilmar Mendes suspende julgamento do STF sobre conduta de Sergio Moro no caso Lula - El País 04.12.2018 
Muitas são as razões para crer que Lula é vítima de um processo Kaficaniano, as acusações no processo do triplex não contarem com provas reais, não haver nexos entre as acusações e alegações na denúncia com os fatos julgados por Sérgio Moro (que foi além da denúncia e da ausência de provas, baseando sua sentença em depoimentos duvidosos de delações e em convicções pessoais), as ações estranhas do juiz, com episódios de vazamentos de informações de forma ilegal e repreendidas até no STF, e mais  atos como coerção coercitiva desnecessária, suposta parcialidade em casos envolvendo outros envolvidos em investigações ainda mais graves, como os de políticos tucanos, ou em sua complacência com a esposa de Cunha, liberada ainda que com provas contundentes de pesados ilícitos.

E só para exemplificar, sem entrar no mérito das acusações feitas por Tacla Duran, contra Moro e a Lava Jato, e pessoas ligadas, onde segundo este, há uma indústria de delações no Paraná e na Lava Jato.

Mas Lula, como um líder e grande símbolo enfrenta com muita força e grandeza, vistas em muitos momentos, seja quando perdeu sua esposa Mariza, em face dos problemas de saúde agravado pelo processo de perseguição ao qual Lula, ela e outros membros de sua família foram submetidos. Literalmente foi aos braços do povo, para depois se entregar aos algozes, e em paz e para proteger o povo.
Na sequência da prisão arbitrária e a margem da Constituição, com polêmicas decisões da justiça e do STF, e situações de manipulação de leis e ritos, com pressão de militares, e desastrosas maquinações, tocadas em prazos relâmpagos, que deixam evidente a justiça pequena em ação, que fez de Lula refém e privado da participação nas eleições de 2018, por ser amado e o candidato preferido das massas, ainda que a Lei lhe permitisse participar.  Desta forma abriram caminho para loucos subservientes chegarem ao poder, e assim acelerar a entrega de riquezas e recursos do país a potências internacionais e elites sem escrúpulos.
Contudo pela sua força e influência, Lula ainda é uma ameaça a esse projeto que destrói a autodeterminação do nosso povo, e nos faz miseráveis e menores, por isso em plena campanha pelo Nobel, e depois do fim de um processo eleitoral que não lhe garantiu os direitos que estavam sendo usurpado, como sinalizou o Comitê da ONU que analisa a denúncia de perseguição contra ele. A justiça desta feita pela sentença da juíza Gabriela Hardt, substituta da 13ª Vara Federal de Curitiba, igualmente polêmica e acusada por muitos do meio jurídico e midiático, como alguém que não leu o processo, proferiu sentença condenatória referente ao Sítio de Atibaia, contra Lula, repletas de falhas, tais como a suposta delação de dois delatores, Léo Pinheiro e José Aldemário Pinheiro Filho (que são a mesma pessoa), e não duas como enfatiza a juíza, que ignorou provas da defesa e laudo técnico, e testemunhos contundentes favoráveis a Lula, além do fato deste não ser proprietário do imóvel, e como diz a própria juíza não ter evidências de quaisquer contrapartida de Lula para Leo Pinheiro ou a OAS, e nem relação com recursos desviados da Petrobras.
Não é coincidência, nem sem razão que ocorre nova rodada de injustiças contra Lula, uma condenação que assombra até ministros do STF, seja pelo tamanho da pena, 12 anos e 11 meses (lembrando que o Léo Pinheiro, um dos principais envolvidos, tem pena inferior a 2 anos e está em liberdade), ou pelo processo condenatório, com argumentação acusatória frágeis, no mínimo, e tem tudo haver com a possibilidade de Lula ser escolhido para o Prêmio Nobel da Paz, o que seria uma enorme desmoralização para o judiciário e para os "poderosos" de ocasião, e hora no comando das instituições nacionais com sinais de desgoverno.  A isso somem o episódio que privou Lula de ir ao enterro de seu irmão, um direito que lhe foi negado, e mais um exemplo de como ele é perseguido e refém do judiciário.

A sentença recente é para atingir a imagem de Lula, ofuscar seu papel de liderança e seus discursos, mesmo preso, e arrefecer a mobilização e o empenho de seus apoiadores, minimizando toda forma de oposição aos interesses das elites, das instituições a serviço dos projetos de potências como os EUA, que vão dispor de mais argumentos e recursos para barrar adversários, mesmo a campanha pelo Nobel em favor de Lula.

--------------------------------------------

Lula merece o Nobel da Paz?

Nobel da Paz para Lula tem 500 mil assinaturas a dois dias do encerramento - Brasil de Fato 29.01.2019

Por que querem indicar Lula ao Prêmio Nobel da Paz? - Lula.com 11.01.2019

Muito se pode falar, mas sim, Lula merece o Prêmio Nobel da Paz, por muitas razões.

Seja por ter sido o principal responsável por políticas e ações, que resultaram na retirada de milhões de brasileiros de situações de pobreza e miséria profunda, com o resgate de populações da condição de exclusão social, propiciando vida e alimento, dignidade por meio de instrumentos antes inacessíveis, como assistência efetiva, saúde, educação e trabalho. Algo que Lula conseguiu personificar como mobilizador e indutor de transformações, numa comunicação simples e direta de valores e propostas de resgate social, de forma compreensível aos pobres, e que foi capaz de influenciar boas iniciativas de resgate social no mundo.

O Fome Zero, o Bolsa Família, são apenas exemplos que se expandiram para o mundo, tiveram Lula como símbolo e indutor, com reconhecimento por órgãos da ONU, e válidos para muitos países, com outros tantos de milhões de pessoas pobres, beneficiadas com políticas e ações dos modelos adotados e defendidos por Lula, copiados e multiplicados por várias partes. Lula se tornou um símbolo e voz dos pobres, e assim passou a ser visto em países e nos diversos fóruns mundiais.

A valorização de atividades, como as domésticas e catadores de lixo, e o apoio de Lula a estes trabalhadores, mostram o que é uma verdadeira preocupação com os pobres e sua dignidade.

Seja por sua penetração no cenário mundial, com nova forma de fazer política, de defender economias inclusivas como nos blocos, BRICS e MERCOSUL, priorizando os menores, a autodeterminação dos povos, a cultura e potencial de cada país. Não esquecendo o compromisso com o desenvolvimento social, como fez na adoção de políticas solidárias na África, especialmente quanto a aspectos de apoio e assistências como as relacionadas a crise provocada pelo HIV que atingiu segmentos de populações sem acesso a medicamentos, que encontraram em Lula um apoiador.  A relação com a Bolívia e outros países da América do Sul, mostraram o compromisso com o bem estar dos povos e o respeito nas relações.

Para Lula, acordo nuclear com o Irã foi momento marcante da política externa do seu governo - O Globo 27.12.2010


Seja pela sua disposição de defender a paz, e os territórios, com atuação e ações importantes para realização de acordos internacionais, que preservavam direitos e afastavam os riscos de guerras, como no caso do Irã, e as negociações de acordo com EUA, Europa, e outros, referentes ao programa nuclear.

Lula recebe apoio de mais um vencedor do Prêmio Nobel da Paz - Blog do Esmael Morais 31.01.2019

Lula sim, merece o Nobel da Paz, e muitos como o ganhador do Nobel da Paz,  Adolfo Perez Esquivel, reconhecem e cada vez mais engrossam as fileiras dos que apoiam a indicação de Lula.

--------------------------------------------
Brumadinho e CT do Flamengo, o que há de comum?


Diferentemente de outros veículos, decidimos abordar as duas tragédias de forma prática, pois a dimensão da dor e do sofrimento das famílias e atingidos, não é possível expressar com palavras, e cabe uma análise sobre a ótica racional.

De comum, para além dos fatos de serem tragédias e trazerem dores, sofrimentos e mortes, além de incertezas futuras, e muitas outras formas de desgastes e injustiças, há também aspectos a serem considerados por nós, pelo Estado, representantes legais e sociedade, tais como:

- o fato de serem previsíveis e mesmo alertadas, pois ocorreram denúncias e tentativas de evitá-las, ou corrigi-las, mesmo envolvendo ações de entidades, parcela da sociedade, ou autoridades nos dois casos, mas não necessariamente com atores similares, algo que ocorreu em Minas no caso de Brumadinho (como por exemplo no processo de debate e concessão de licenças em reunião do conselho estadual), e no Rio de Janeiro no caso do Flamengo (com as diversas multas aplicadas pelo município, com relação aos alojamentos e estruturas inadequadas);

- também uma série de aspectos relacionados as ações dos dirigentes e empresas, atores e autoridades, que foram no mínimo negligentes com as ações de combate a riscos e minimização de vítimas, para não dizer criminosas, e que precisam ser tratadas desta forma, além das ações de reparação de danos e indenização a familiares e vítimas das tragédias, que não são apenas acidentes inesperados;

- para ambos os casos, em graus diferentes, não há estruturas de apoio oficiais bem preparadas e atuantes, e quando da tragédia por determinado espaço de tempo prevalece a desinformação e angústia de ausência de contatos necessários, e ao  longo do curso dos processos posteriores, ausência de mecanismo que assegurem soluções extrajudiciais que minimizem os desgastes e sofrimentos adicionais de longas e onerosas ações judiciais, que não contemplam as urgências e necessidades causadas pelas tragédias;

- ainda é preciso aprender com os fatos e traçar novas políticas, e talvez novos marcos legais para ambos os casos, que se encarreguem de formas adequadas de prevenção de novos fatos igualmente ruins, e maior fiscalização e controle das atividades de ambas empresas, e outras semelhantes, seja no caso da Vale e mineradoras quanto a construções e técnicas de barragens ou exploração mais seguras, e controladas, ou no caso do Centro de Treinamento do Flamengo, e outros de diversos times, com controle da segurança e infraestrutura das instalações, e mesmo de disciplinamento das atividades envolvendo jovens e menores, com alto grau de desregulação e exploração não recomendada por normas trabalhistas, por exemplo;

- ambos os casos são exemplos de tragédias, que poderiam ser tratadas adequadamente antes, ou mesmo agora se o sistema de proteção ao trabalho funcionasse, ao invés de ser desmontado como ocorrem com a CLT após a Reforma Trabalhista, com o fechamento do Ministério do Trabalho, e futuramente da Justiça do Trabalho;

- ressalvadas as proporções e as peculiaridades de cada atividade e das tragédias em si, há algo mais em comum a ser destacado, uma certa abstração das autoridades quanto ao fato, e uma tentativa de "proteger" a imagem e as instituições, "abrandando" aspectos das tragédias, focando na valorização excessiva das instituições/empresas, e do suposto interesse ou importância destas para sociedade, "ignorando" vítimas;

- há o foco e prevalência dos interesses financeiros, do dinheiro, antes e depois das tragédias, nas atitudes dos representantes das empresas e instituições responsáveis pelas tragédias, algo que precisa ter uma resposta urgente e muito significativa, se queremos evitar novas tragédias. 

São apenas alguns aspectos, que centenas de mortes e destruição ou a morte de jovens adolescentes, esperançosos e absorvidos por interesses econômicos de exploradores insensíveis, e loucos por lucros. Tragédias que ainda parecem insuficientes para que legisladores, governos e empresários, se esforcem por evitar por meio de ações e normas, que de fato previnam e impeçam suas tristes repetições.

domingo, 13 de janeiro de 2019

A culpa é do governo!


Abandonados pelo governo, índios sofrem invasão em suas terras em Rondônia - Esmael Morais 13.01.2019

Terra Indígena Arara continua sendo alvo de invasões, diz Cimi - Brasil 247 10.01.2019
 
Bebê morto em Sena Madureira vira símbolo contra assassinato de índios no Brasil - AC 24 Horas 08.01.2019

Invasão de terras e violência contra índios preocupam CNBB - Radio Coração

Com 74 terras sem demarcação, MS é o terceiro em assassinatos de índios - Pontaporã Informa 28.09.2018


Durante um tempo, funcionou quase como um mantra, repetido em muitos segmentos sociais e locais pelo Brasil à fora, isso há décadas passadas, como nos anos 80. Agora promete voltar com força, pois é a síntese dos erros, desgastes, falhas violências, miséria e desequilíbrios, novamente fomentado nas altas estruturas do poder como um modelo político, uma estratégia e política de desgoverno, que atinge as camadas mais baixas da sociedade e grupos desprotegidos, e que em parte segue o abandono pelo governo Temer, de forma agravada como destacam muitos.
Ao perceber a mudança nas ações e políticas de governo, alguns grupos reacionários, e mesmo criminosos, estabelecem novos pontos de conflitos sociais, e avançam com agressividade na direção de seus interesses, e mesmo com violência, para estabelecer novos limites e retirar de indefesos e excluídos, o pouco que tenham, numa espécie de corrida contra o relógio.  Tais grupos encontram pouca resistência em seus atos no mínimo  abusivos, e sabem que no atual governo central, Federal, haverá grande (já há) tolerância até mesmo com violações e crimes que estão cometendo, no intuito de consumar a favor de si mesmos, que de alguma forma se identificam com os poderosos de agora, uma nova vantagem ou "direitos", destruindo e usurpando direitos de outros antes consolidados, ignorando leis e fazendo valer a da força, é o que tem sido dito com ênfase por organizações e segmentos sociais.
Alguns dirão, 10 (dez) dias de governos não são suficientes para culpar o atual governo, por mortes e violências que se acumulam no campo (por exemplo), ou por invasões, ameaças ou assassinatos de indígenas, como os que estão ocorrendo com mais intensidade agora.  Não seriam, se não fossem considerados os sinais emitidos na transição de governo, dando evidências de que povos indígenas, quilombolas e agricultores e camponeses, não teriam seus direitos respeitados, e nem aplicariam uma política que cuidasse adequadamente de suas reivindicações e necessidades, e pelo contrário como foi deixado claro no período pré e durante campanha, seja pelo então candidato Bolsonaro, ou uns de seus seguidores próximos, seriam esses preteridos pelo atual governo quando de sua eleição e posse. Um fato claro já agora e que tem sido usado por pretexto por muitos extremistas Desta forma a CULPA É DO GOVERNO!

Plano de Bolsonaro para demarcações indígenas pode parar na Justiça - BBC 03.01.2019

Bolsonaro e índios: os erros do presidente eleito ao falar sobre Funai e reservas - Folha UOL 20.12.2018

Sim, já podemos atribuir a conta do governo Bolsonaro, algumas mortes, invasões de terras indígenas e outras ações conflituosas e  violentas que se intensificaram nos últimos dias, e período pré posse, seja pelo estímulo dado por meio de declarações favoráveis a retiradas de direitos antes e agora, ou pela no mínimo "aparente" omissão quanto a resposta a estes processos conflituosos, ou de extermínios de povos indígenas, é isso que diz parte da mídia e segmentos nacionais. Assim não é surpresa, perguntas como: onde está a PF nas invasões em Rondônia? Onde estão os ministro da justiça, da segurança e os militares, para garantir as reservas e terras demarcadas e as vidas de pessoas, de brasileiros, de índios (cuja tutela é do governo)? Proteger contra assassinos, madeireiros, garimpeiros, grileiros e proprietários de terras que agora se sentem à vontade para estender seus poderes e propriedades, cometerem abusos e crimes, diante de governos, judiciário, do governo Bolsonaro, e outros que se omitem em cumprir seu papel, ou levam alguma vantagem.


A culpa é do governo!
A questão que hoje afeta os cearenses, e eventualmente outras partes do Brasil, no Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, só para citar alguns, e que envolvem populações carcerárias e políticas sociais e judiciárias, para além do aspecto do crime organizado, dentre outros fatores, mas que são relegados a menor importância, e o atual governo sinaliza como solução o endurecimento num viés perigoso, e de ampliação do conflito sem busca de soluções para além das prisões e violências. Organismos nacionais e internacionais apontam erros e problemas sérios em nossa estrutura prisional e penitenciária!

Aos desavisados e aos fanáticos do governo, não se trata de proteger "bandidos", mas garantir políticas e condições adequadas de encarceramento, progressão de pena, e recuperação de indivíduos, e não são concessões, mas definição de regras dentro da Lei, construção de estruturas que recuperem a dignidade das pessoas (mesmo as encarceradas).  A falta de condições dignas, fazem  florescer organizações criminosas que envolvem mesmo "autoridades" e outros, que exploram as fragilidades, impõem suas "leis" e códigos,  dominam as prisões, as ruas e periferias, mas também se ramificam nas instituições, e por meio de coerção, violência, subornos e concessões, controlam presos, submetem os que não querem se alinhar, enfrentam os opositores ou rivais e mesmo o Estado, com boicotes e agressões, muitas violências,  e os presos que poderiam ser recuperados, sucumbem, e são absorvidos por um sistema mais perverso e criminoso.


Crise econômica reforça poder de facções em presídios brasileiros - Correio Brazilinse 12.08.2018

O que fazem no Ceará, da forma que está e com a proposta de Bolsonaro, podem transformar para pior o Brasil, com conflitos eclodindo por diversas partes e como alternativa e ou reação de grupos sociais minoritários e esquecidos, que podem recorrer a boicotes, paralisações, ou mesmo atos de defesa, e não apenas dos criminosos, para enfrentar diferenças e problemas sociais que se agravam, numa espiral de violência que não desejamos, e não se resolve com tipificação criminal, pondo pessoas comparadas a terroristas, indiscriminadamente e de acordo com interesses dos poderosos. Algo que serve apenas para ocultar as falhas e culpas do governo, e trazer mais violência, adotando uma política de suplantação de minorias e ocultação de diferenças, ou falsear soluções agravando os problemas, que já se intensificam com o pensamento bélico e violento do novo governo, que estimula soluções violentas.

Governador Camilo Santana sanciona leis de combate a facções criminosas no Ceará - G1 13.01.2019

Entendemos ser mais eficiente e organizada a proposta de resposta dada pelo governo do Ceará, no mínimo, é séria, equilibrada e organizada, e não tem o potencial de uso indevido e capaz de ferir ou trazer ainda mais prejuízos a sociedade, com distorções e interesses indesejáveis.



A culpa é do governo!


Reproduzida do Sítio BRASIL247



Bolsonaro dá mais um passo: compara MST e MTST ao PCC e Comando Vermelho - Brasil247 12.01.2019

Onyx diz que decreto que libera armas sai na próxima semana - Brasil247 12.01.2019

Governo Bolsonaro paralisa reforma agrária e demarcação de territórios quilombolas - Folha UOL 08.01.2019

João Paulo Rodrigues, do MST: mortes no campo aumentaram após o golpe - Brasil247 11.12


Em Goiânia, Bolsonaro afirma que irá tratar Sem Terra como terrorista - Jornal Opção 19.07.2018


A violência e as razões por trás de conflitos no campo se intensificam, e os sinais emitidos pelo presidente, são tortos, problemáticos, tais como a possibilidade de armar pessoas e proprietários de terras, que como dissemos antes, já se sentem à vontade para cometer crimes e emplacar matanças ou conflitos violentos.

Amigo de Bolsonaro não atende critérios para alta gerência na Petrobras - Carta Capital 11.01.2019

“Despetização” de Onyx tem só 1% de petistas - Revista Piauí - Folha de São Paulo 11.01.2019

Onyx não pode mais demitir porque demitiu quem preparava as demissões - DCM 10.01.2019


Sem-terra é assassinado e jagunço diz que Bolsonaro autorizou matar “bandidos” - Blog da Cidadania 06.01.2019



Enquanto isso, o governo Bolsonaro, numa retórica bélica ou em outros momentos fantasiosas, elegendo inimigos inexistentes (na forma e grau em que propõem), estimula o conflito e não a pacificação da sociedade, e fatos como perseguições políticas, e demissões de servidores com falsos pretextos, apenas para como estamos vendo, alojar seus amigos e grupos de interesses, viabilizar "conchavos" e negociatas políticas como ocorre agora, na disputa e eleição para Câmara, é algo muito triste e ruim, e mostra o quanto corrompida estão as ações atuais.  O discurso nas mídias e redes sociais, elevam a temperatura, mostram um desgoverno, e seu afastamento de parcela da sociedade, nordestinos, pobres, negros, índios, e outros, além de compromissos plenos com elites e grupos corporativistas, detentores do poder, não se sabe por quanto tempo, já que segue a transferência de poder e dinheiro aos interesses estrangeiros, vide transferências de controle da Embraer para americanos, ou exploração do pré-Sal, ou mesmo com a subtração de garantias trabalhistas decorrentes do esfacelamento do Ministério do Trabalho, e se agravam as condições econômicas e sociais, criando ambientes extremamente perigosos por culpa do governo atual.

sábado, 22 de dezembro de 2018

Um país de fraudes


A constatação de que o Brasil se tornou um país de fraudes, não é difícil de se chegar, e não apenas pelos índices de estelionato e fraudes  comumente investigados (alguns dos quais listamos logo a seguir), pois muitas das fraudes a que nos referimos, nunca serão apuradas, e tem no centro dos esquemas fraudulentos, pessoas, empresas e instituições acima de suspeitas, e quem sabe acima da Lei.





 



Eis as verdadeiras razões para nossa afirmação e preocupação, e cuja as apurações, quando existem, ainda não dão suficientes e bons sinais, por enquanto, dado o tamanho e grau de enraizamento na sociedade.



Fraudes nas eleições



Até o presidente eleito se diz vítima de fraudes nas eleições presidenciais, algo difícil de crer, mas talvez pensando no que seus aliados fizeram (segundo denúncias em apuração), e que vão desde uso ilegal das redes sociais para disparar mensagens com informações falsas sobre seu adversário Haddad, até quanto a uso de caixa 2, e financiamento ilegal de campanha. Talvez o novo presidente esteja se antecipando a adversidades semelhantes em um novo processo eleitoral, como de alguma forma já sugeriu.






A exemplo da mensagem destacada pelo TSE, sobre suposta afirmação atribuída ao Exército, fica evidente mais uma fakenews, mas ao mesmo tempo um reconhecimento que tais mensagens foram marca das eleições de 2018, e que muito prejuízo trouxe ao processo e atesta também a incapacidade da instituição em controlar tais manobras e ações criminosas.



Fraudes nas mídias



Não são poucas as atitudes questionáveis da mídia brasileira, ditas por "fraudes", ao menos da grande mídia, associada ao grande capital, a interesses corporativos, a elites que usufruem de privilégios e vantagens negadas a maioria da população e do povo humilde, e que estão a serviço de grupos e interesses econômicos, financeiros, políticos e sociais, além dos próprios (das poucas famílias que controlam os principais meios de comunicação), onde são assegurados mais verbas e recursos para seus impérios.





Reproduzido no sítio do Repórter Brasil












Algo evidente  nas muitas provações recentes (segundo muitos jornalistas independentes e meios alternativos de informações), em que o Brasil se deparou com a fomentação de inverdades, de notícias com viés e parcialidades, durante o impeachment da presidenta Dilma, na ocultação ou sonegação de informações que denegriam a imagem de políticos de direita, na potencialização e nos exageros contra o ex-presidente Lula, nos episódios das denúncias e no caso do triplex, ou no processo de desmonte das leis trabalhistas e da CLT, na tentativa de aprovação de uma trágica reforma da previdência, e em todo processo eleitoral de 2018 e na tentativa de isolamento do candidato do PT. 









Por causa de austeridade, Pochmann vê Macri ou Macron no futuro de Bolsonaro
Reprodução do sítio Viomundo






Recentemente e a título de mais verbas publicitárias (segundo alguns meios), os tais impérios midiáticos estão engajados na campanha de "proteção" do novo governo que irá assumir, destacando pontos "positivos" e esquecendo pontos desfavoráveis e desastrosos, blindando pessoas e governo, como ao ignorar ou não dá ênfase adequada as consequências das declarações sobre relações internacionais (no caso dos países árabes, da China e do Mercosul), ou sobre a terrível extinção do Ministério do Trabalho, onde as possíveis perdas parecem ser ignoradas, tratadas friamente, ou nos recentes fatos que denunciam movimentações milionárias nas contas de assessores do filho de Bolsonaro, e que estão também ligados a pessoas da sua família.



Fraudes na Política



Sejam as situações e acordos nem sempre republicanos, as posturas políticas fraudulentas são muitas, e não apenas praticadas por partidos políticos, algumas instituições que deveriam estar de alguma forma resguardadas de ações políticas diretas, já estão comprometidas e chegam a se confundir com fraudes no sistema político.  Tem sido esta uma das denúncias contra excessos do ativismo do judiciário, com a criminalização da política, ou sobre a parcialidade da grande mídia, que apoia este viés. 

Fatos como a prisão controversa de Lula, e algumas das decisões das cortes brasileiras, tidas como parciais, são para muitos colaborações "fraudulentas", e que alteram o ambiente e equilíbrio de forças em prol de movimentos e interesses de cunho conservadores, de direita e ultradireita.







Também os processos de construção de alianças e apoios, nos diversos governos, inclusive o novo, faz crer que ao final o eleitor é o grande enganado, e claro prejudicado nos processos. A discussão com caciques do MDB e suposto apoio a Rodrigo Maia, são capítulos deste distanciamento de promessas eleitorais.



Fraudes dos empresários



É comum pensar que sejam os ruralistas, ou do agronegócio, industriais, financistas, do comércio ou serviço, logo se pensa em uma das fraudes associadas a adulteração de produtos, pesos e características, a vícios e descumprimento de leis afins. Mas as fraudes significativas e que afetam ainda mais ao povo simples, são as relacionadas a sonegação fiscal, fraudes trabalhistas e supressão de direitos básicos, as fraudes  no pagamento das obrigações previdenciárias, regada a muita corrupção, favorecimentos políticos, e processos de incentivos e isenções tributárias muitos dos quais extremamente negativas aos cofres públicos.

Operação Zelotes deu “cavalo de pau”. A Justiça é para todos? - JusBrasil Pofessor LFG 

As provas: Globo (RBS) deu R$ 12 milhões na Zelotes - ConversaAfiada 24.10.2015

Presidente do Bradesco vira réu na Operação Zelotes - Congresso em Foco 28.07.2016

Santander ganha perdão de R$ 338 milhões e Itau, R$ 25 bilhões, junto à Receita - Brasil247 03.07.2017

Carf anula cinco julgamentos investigados na Zelotes - Valor 02.10.2018

Nos links, ou referências, destacamos aspectos bem recentes desta grande farra, onde a lei que vale para enormes segmentos dos mercados e setores da economia, é a de Gerson, a dos "espertos", "onde bom, é levar vantagem em tudo".  E nesta salada há de tudo como dissemos, com ramificações nas instituições, na política e muitos processos questionáveis, que causam prejuízos a sociedade brasileira.



Bancos e bebidas têm os maiores descontos no Refis - Folha UOL 18.03..2018

Com voto de qualidade, Carf mantém cobrança em fusão de Itaú e Unibanco - Jota 06.06.2018

Com manobra relâmpago, ruralistas retomam benefício de R$ 17 bilhões... - UOL 10.08.2018

E para não fugir ao contexto político, seja no processo eleitoral onde as fraudes, crimes aparecem e estão em apuração, seja no apoio a criação de um ambiente favorável ao novo governo, e claro com uma contra partida muito onerosa ao trabalhador, que é a perda de direitos trabalhistas com aprofundamento da Reforma Trabalhista (que enganosamente era anunciada como necessária para gerar empregos, e só causou prejuízos), com o desmonte do Ministério do Trabalho, e uma terrível Reforma Previdenciária que tentam há anos impor  ao malfadados trabalhadores brasileiros, e agora também ainda mais exigida pelo empresariado. Em troca oferecem distrações e mentiras, para supostamente fazer o que não fizeram com a reforma, empregar mais hum, nada mais que marketing pró Bolsonaro, pensam muitos, sabem bem que grandes empresários não largam as ameaças de colapsos e falência dos sistemas trabalhistas e previdenciário, nada mais que fraudes de ricos e poderosos que desejam lucrar com nossa miséria.

A dívida de empresas devedoras ao INSS excede três vezes o déficit anual do governo - FIV 05.06

Não sai reforma da Previdência em 2018, avaliam Temer e Bolsonaro - Blog do Kennedy 08.11

MPT quer multar Havan em R$ 100 milhões por coagir funcionários a votar em Bolsonaro - Congresso em Foco 22.11


Empresários criam grupo “empregue mais um” - Money Times 11.12



Fraudes na Lava Jato




Lava Jato do início ao fim: uma operação viciada e politicamente interessada - Pragmatismo Político 11.02.2018

Moro tem processos pendentes no CNJ por supostos desvios como juiz - Brasil247 19,12


É de conhecimento de todos, muitas acusações que pairam sobre membros do judiciário e outros órgãos, mesmo em processos no CNJ - Conselho Nacional de Justiça, desde suposta práticas não amparadas na Lei, a também denunciadas proteção ou favorecimentos, sem apuração de crimes praticados, que deveriam ser apurados por algumas destas autoridades.

Moro reafirma que nenhum valor da Petrobrás foi dirigido a Lula - Brasil247 18.09

Sim, no caso Lula, estão elencadas anormalidades, tais como: o juiz julgar algo que não está comprovado na denúncia, ou vez por outra assumir às vezes de promotor, sem falar de muitas "antecipações de julgamento", fora dos autos do processo.

Além disso, a operação pois em  cheque as instituições e o próprio judiciário, PF ou PGR, em situações nunca antes vistas, e muito conflituosas, pautadas por interesses e reportagens ou movimentos coordenados fora dos meios legais adequados, a exemplo da suposta ações do juiz Sérgio Moro, acusado de interferência e colocação de obstáculos a cumprimento de ordem proveniente de instância superior, no caso da decisão de soltura do ex-presidente Lula, emitida pelo juiz Rogério Favreto.

Acusada de corrupção, Lava Jato ataca Gilmar e falta com a verdade sobre papel de irmão de procurador na delação do casal Santana - DCM 12.04

Há muito o que dizer, de grampos ilegais, a uso de prisão preventivas de forma no mínimo exagerada, e fora de contexto.  Mas não faltam denúncias de parcialidade, e direcionamento tendencioso das instituições e mesmo com fins, supostamente destinados a beneficiar interesses específicos e contrários a justiça e ao Brasil e sua sociedade.

Eduardo Guimarães: Moro calou Lula para ajudar Bolsonaro - Brasil247 09.11

Defesa de Lula tem razão ao questionar no STF ações de Moro - Blog do Kennedy 04.12

Lula detalha seis pontos que desmontam a farsa do processo do sítio - Brasil247 14.12

Neste aspecto chama atenção ao prolongado "protagonismo" e confronto "pessoal" do juiz Moro, em relação a Lula e a cúpula do PT, com episódios questionáveis, como os vazamentos de informações, inclusive denunciados  por entidades e pessoas que não são simpáticas ao partido, e nem mantém laços com este.  Algo sério que veio a ser abordado em supostas ações políticas atribuídas ao juiz, durante o processo eleitoral e na recente nomeação de Sérgio Moro, como super ministro do governo Bolsonaro, supostamente beneficiado nas ações.

“A imprensa comprava tudo”, diz ex-assessora de Sérgio Moro na Lava Jato - Congresso em Foco 30.10

Folha: Moro causa dano irreversível à Lava Jato - Brasil247 01.11

Os motivos que podem fazer o STF anular todo o processo contra Lula e tirá-lo da prisão - Brasil247 12.12

Acrescentemos ao caldo de "contestações de atuação", o fato de o governo absorver parte das equipes do Paraná, que junto a Sérgio Moro, atuaram em situações que também foram alvos de denúncias, e mais, fato visto como uma blindagem a pessoas ligadas a base de apoio ao novo presidente, e instrumento para ampliar "perseguições" a seus adversários, especialmente com medidas e alterações como as relacioanadas a  alterações em órgãos como o COAF, que passa a ser subordinado ao Ministério da Justiça e a Moro.

Quatro momentos em que Moro foi acusado de agir com 'timing' político - El País 02.11

Ré condenada tenta provar colaboração informal na Lava Jato - Folha de São Paulo 12.11

Xadrez da geopolítica, do caso Huawei e da Lava Jato, por Luis Nassif - GGN 11.12

Coaf, o órgão de 37 servidores que gerou mil relatórios para Lava Jato e pôs ex-assessor de Flávio Bolsonaro sob suspeita - BBC 13.12

Deltan Dallagnol não quer que Lava Jato investigue escândalo dos Bolsonaro - Brasil247 13.12

Deltan e Bolsonaro - Reproduzido Brasil247




Fraudes ilustres



Macartismo à brasileira, caça ao Lula e consórcio Imprensa-PF-MP - GGN 29.10.2015

MPF denuncia o banqueiro Joseph Safra por corrupção - Opinião e Notícia 01.014.2016

Por fraude na carne, diretor da BRF é preso ao desembarcar no Brasil. - Jornal NH 18.03.2017

Alvo da Zelotes, Giannetti deixa coordenação de campanha de Doria em SP... - UOL 20.07.2018

As raízes da era FHC no caso do alckmista alvo da Zelotes - Carta Capital 03.08.2018

PF indicia Abílio Diniz e mais 42 investigados por fraude sobre carne - Avicultura Industrial 16.10.2018

Ilustres, talvez nem seja a palavra, pois a linha está mais para escandalosos, vergonhosos, sejam os fatos ou as pessoas, grupos, empresas e instituições que estão ligadas entre si e a episódios deploráveis, alguns nem vão figurar aqui, ou já foram abordados em outros momentos, para não ser mais do mesmo.

Nomes como os de André Gerdau, Jorge Paulo Lemann, Joseph Safra, e muitos outros aparecem em listas de possíveis irregularidade fiscais, e cada vez mais engrossam listas de denunciados pela PF e pela justiça. Estes citados ainda estão em processo de investigação sigilosa, outros já estão em meio a escândalos públicos, e também de forma mais evidentes expostos ou caracterizadas suas responsabilidades.  

Jair Bolsonaro, o mito de pés de barro - Congresso em Foco 2018

Patrimônio de Jair Bolsonaro e filhos tem indícios de lavagem, aponta jornal Fonte: Último Segundo - iG 07.01.2018

Bolsonaro ensaia aliança com políticos suspeitos de corrupção Fonte: Último Segundo - iG 23.05.2018

Breve perfil de brasileiros ilustres: Paulo Salim Maluf, por Sebastião Nunes - GGN 16.07.2018

Sete assessores de Flávio Bolsonaro fizeram depósitos para ex-motorista acusado pela Coaf - DCM 07.12

Ilustres pelos cargos que ocupam, posição social, poder ou recursos, mas ilustres mesmos pelas inúmeras denúncias e desvios, de toda sorte, verdadeiras fraudes contra a sociedade e seus mais justos interesses.

STJ manda soltar o dono da JBS, Joesley Batista, e o ex-executivo Ricardo Saud - G1 12.11

'Nada a temer': presidente do Brasil garante não ter medo de ser preso após perder foro - SputnikNews 06.12

Kassab continuou recebendo mesada da JBS no ministério Temer - Brasil247 19.12


Impopular e alvo de denúncias, Temer foi refém do Congresso - Folha UOL - 21.12


E não são apenas fraudes fiscais, sonegação ou desvios de dinheiro, o que lhes fazem ilustres, mas como "fraudam" o sistema legal, as eleições ou estruturas do poder, e permanecem a influenciar os nossos rumos.




Fraudes nas instituições



Fraudes em bancos, como no caso do Panamericano, existem desde família real... - UOL 20.04.2017

Fraude em análises laboratoriais de carne brasileira causaram quebra de confiança na UE - Público PT 10.03.2018

Justiça torna réus 33 envolvidos em fraudes nas obras do Rodoanel - Exame Abril - 26.09.2018

Governo decreta sigilo de gastos com transição de Temer a Bolsonaro... - UOL 20.12.2018


Neste campo social, das instituições, o peso das ilicitudes altera a vocação e o papel dos muitos órgãos e setores, sejam público ou privados, e tornam-se  um enorme problema para sociedade, pelos danos que causam à todos indistintamente, mas pela intensidade do mal aos menos favorecidos.

Instituições dizem que novo Código Comercial facilitaria fraudes - Desacato 06.06

Pesquisa revela as principais áreas que mais geram fraudes, perdas e desperdícios nas instituições de saúde - Itvisor 05.11.2018

Etchegoyen descarta fraudes nas eleições e defende instituições fortes - Agência Brasil 23.10 

Justiça revoga prisão de Cunha na operação Patmos, mas mantém por fraudes na Caixa... - UOL 13.11


Nem sempre é simples perceber uma fraude institucional, não se resume a um aspecto, e nem basta posições oficiais, o contexto onde os fatos acontecem e possíveis manipulações ao longo de uma linha de tempo, que envolvem interesses, parcialidades, pessoas e mesmo o conjunto das instituições, pode ser uma grande fraude com consequências enormes, e muito nocivas. Seria por meio de tais "recursos" que muitas de nossas instituições, são apontadas como integrantes de um grande golpe, que refletiu nas últimas eleições.

Justiça de São Paulo condena 11 por organização criminosa que fraudava INSS - Conjur 31.10

Moro é Ministro. A Justiça é uma fraude! - Conversa Afiada 01.11

Justiça condena funcionários por fraude na tragédia de Nova Friburgo - EBC 11.12

Desde muito, nosso povo e sociedade são alvos das estruturas que se formam para auferir vantagens com todo tipo de ilicitudes, estas cresceram e ganham força ramificando-se por todos segmentos, causando enormes danos.  Sejam em processos de licitações, nas alterações de bens e serviços, nas violações de segurança, ou infiltrando-se em estruturas das instituições, de saúde, educação, finanças, transporte, segurança, judiciárias, etc. ou em empresas privadas, estão presentes sinais e efeitos dos fraudadores, que ainda são capazes de fugir e se proteger em meio as estruturas do poder e governos.

MPF oferece 27 denúncias à Justiça por fraudes na lei Rouanet - EBC 14.12

Justiça bloqueia bens de tenente-coronel envolvido em fraude de licitação - Correio Braziliense 17.12

MP leva 19 à Justiça por fraude em licitações na Saúde do DF; dois ex-secretários são acusados - G1 20.12

Justiça bloqueia ações de dona da Taurus por suspeita de ocultar bens - Folha UOL 21.12



Fraudes no judiciário



Desembargador acusado por advogado de receber propina é condenado a aposentadoria compulsória pelo TJ-SC - DCM 22.06

Jogo de decisões sobre Lula termina como começou, mas expõe TRF4 - Carta Capital 09.07

Não importa a que juízo ou instância nós nos referimos, ou em que parte do país, as instituições que estão direta ou indiretamente ligados ao Poder Judiciário, e àqueles que deveriam se encarregar de cuidar e aplicar as leis, são alvos da desconfiança de enorme parcela da sociedade, por muitas razões, que constituem fraudes contra o sistema legal e as expectativas da sociedade, toda vez que se confirmam desvios cada vez mais frequentes e comuns, visíveis e indesejados, pelos danos e injustiças que representam a muitos.

As ilegais conduções coercitivas e o comportamento omissivo do Supremo Tribunal Federal. O ativismo judicial por omissão - Por Afrânio Silva Jardim - Empório do Direito 12.12.2017

A múltipla ilegalidade da condução coercitiva - Jota 20.06.2018

Agentes do Estado invadem universidades em todo o país às vésperas do 2º turno - Brasil de Fato 25.10.2018
 
Única força legitimada a invadir universidades é a das ideias, diz Cármen Lúcia... - UOL 31.10

Muitos abusos, excessos, decisões questionáveis, e denúncias públicas, inclusive com necessidade de contenção de ações ilegais do judiciário e suas forças de apoio, como as invasões a universidades no período eleitoral, ou abusos em cumprimento de mandatos em muitas situações no mínimo inadequadas, mas que se agravam quando parecem usadas com propósitos alheios a justiça.

Gilmar denuncia corrupção na Lava Jato; veja a íntegra - Viomundo 14.04.2018

Marco Aurélio vê manipulação de pauta no STF: ‘tempos estranhos’ - Brasil247 27.06.2018

Moro violou regras internacionais em decisões sobre Tacla Duran, diz Interpo - Conjur 06.08

Exclusivo: Tacla Durán vai à OEA denunciar Moro por perseguição judicial. Por Joaquim de Carvalho - DCM 07.08

Vice de comitê da ONU diz ser "lamentável" descumprimento de decisão sobre Lula Fonte: Último Segundo - iG 04.09.2018


Acusações como as do advogado Tacla Duran, ou pronunciamentos dos ministros do STF, como Gilmar Mendes ou Marco Aurélio, sobre excessos como os da Lava Jato, ou as mirabolantes e discutíveis decisões "inesperadas" ou sem base constitucional, oriundas do STF, que deveria ser o guardião da Constituição.

O caso, e descaminhos da justiça envolvendo a prisão do ex-presidente Lula, é um bom exemplo dos enormes problemas de nosso aparelho judicial, e da suspeita de uso de seus meios, de forma política.

Presidente do STF pode derrubar decisão do ministro Marco Aurélio? - UOL 19.12

Sepúlveda diz que prisão de Lula é arbitrária e espera que STF confirme liminar de Marco Aurélio - Brasil247 19.12

Quantos absurdos o STF vai protagonizar só para manter Lula preso? - Carta Capital 20.12

Marco Aurélio acusa STF de manipulação da pauta e diz que foi obrigado a agir - Terra 20.12
Além de tudo, o caso de pagamentos de auxílio moradia a juízes detentores de imóveis nas cidades onde atuam, ou simplesmente em desacordo com as normas, com juiz proprietário de dezenas de imóveis recebendo o auxílio,  há situações que deveria ser algo de investigação como fraude aos cofres públicos, e não motivo de reclamações de juízes com salários e mordomias sem iguais.

Greve de juízes por auxílio moradia pode ter efeito contrário no STF - El País 12.03

Auxílio-moradia deveria ser para as 7 milhões de famílias que não têm casa - Brasil247 18.12

Com gastos acima do teto, Judiciário recria auxílio-moradia para juízes - BBC 18.12




Fraudes das ideias



Por que a ‘ameaça comunista’ ainda é usada na eleição - Nexo Jornal 26.10

Maduro desafia Mourão: “Venha. Te espero com a Força Nacional” - Forum 20.12

E não bastasse todas as fraudes, ainda tentam perturbar as ideias e levar mais confusão, revivendo conceitos e medos sem fundamentos e especialmente trabalhados para criar inimigos invisíveis, sejam nacionais ou internacionais, acirrar conflitos e instalar desconfiança, medo e desunião.  Ferramentas mentirosas de perseguição e justificativa a violências e mesmo ilegalidades, ou fraudes nas instituições e no nosso sistemas legais, tudo que não precisamos é de uma guerra que não é nossa. Para isso servem os discursos e mentiras que inflamam a sociedade e põem pessoas em situações constrangedoras, taxadas de "subversivos", comunistas, e outras manifestações "ideológicas" de caráter desrespeitoso, e mesmo violento, ou para alimentar xenofobia, ditar rumos inadequados e justificar ataques a outros povos.

Villas Bôas diz que Exército esteve ‘no limite’ e que Lula solto poderia tirar militares do controle. No Uruguai, estaria preso - DCM 11.11

Em decisão, Marco Aurélio faz desabafo sobre STF e fala em "tempos estranhos" - O Povo 19.12

Coletiva da força-tarefa da "lava jato" é uma afronta ao STF, afirma advogado - Conjur 19.12

'É assustador imaginar que o STF está sob intervenção militar', diz Erika Kokay - Brasil247 20.12


Não para por ai, a falsa impressão de "normalidade" institucional e democrática, é mais uma ideia fraudada, num país onde o judiciário desrespeita princípios constitucionais, enquanto há sinais, indícios e acusações fundamentadas contra intervenções deliberadas por parte de importantes segmentos, que teriam obrigação de cumprir preceitos constitucionais de preservação de leis, instituições e mesmo a Constituição do Brasil.

Janio de Freitas critica "prepotência gritante" de seis juízes do STF - Vermelho 20.12

PT denuncia que militares estão tutelando o STF e Brasil vive “motim judicial” - Viomundo 20.12

STF continua refém de bolsonaristas e militares - Brasil247 20.12

O Brasil sofre ataques ideológicos e de interesses externos, e se curva a eles de forma absurda, e assim atacam e destroem o que há de autodeterminação do povo brasileiro, suas ideias de liberdades, seu protagonismo no mundo, seus planos e ideais de povo latino livre e pacífico, e no lugar querem por ideias atrasadas, segregacionistas, injustas e violentas, e principalmente discriminatórias e subservientes.

Alinhamento automático de Bolsonaro a Trump traz risco para Brasil - Blog do Kennedy 05.11

'Se o STF ainda for o STF, decisão será obedecida', diz Marco Aurélio - O Tempo 19.12

Em curso está um retrocesso moral, intelectual, religioso, político e econômico, e principalmente cultural, com fins de tornar o Brasil menor, e suplantar àqueles que pensam em algo grandioso para o país, por meio de fraudes e ideias mentirosas, vencidas, destrutivas, e indesejáveis ou desconectadas da realidade, como as que movem o Escola sem Partido, uma farsa que tenta empobrecer o conhecimento e a cultura do brasileiro, controlar ideias humanistas, de justiça, igualdade e respeito, interligadas ao conhecimento e a cultura dos povos e suas evoluções, algo presente em toda sociedade que busca desenvolvimento e civilização.

Escola sem Partido: entenda a polêmica - Politize 29.11

"Escola Sem Partido" é arquivado com encerramento da comissão - GGN 11.12


Na Câmara Municipal de SP, oposição derruba votação do ‘Escola sem Partido’ - Blog da Cidadania 20.12

O que está por trás do 'Escola Sem Partido'? - Carta Maior 21.12


Um país que se divide por causa de mentiras não pode esperar um futuro bom, fraudes para sustentar falsas lutas, servem apenas ao "poder" de alguns que pouco se importam com a sociedade e seu bem estar.



Fraudes no novo governo



A começar por algumas das declarações do novo presidente, que segundo muitos e inclusive o El País tratam-se de mentiras (como no caso do kit-gay). Neste caso a fraude está na reafirmação de motes de campanha que não correspondem a verdade, mantendo uma retórica de confrontação e ataques a oposição. Também nas falácias e promessas do tipo, não distribuir cargos em troca de apoios de partidos, quando todos vemos o oposto.



Mas há questões mais graves a tratar, como a insistência em levar a sociedade a divisão e conflito, se não for conduzida segundo a visão cinza e deturpada, dos que ocupam altos cargos, e detém o poder, ainda que seja algo temporário ou finito em curto espaço de tempo, relativamente a história dos povos.

Aldeia indígena em PE tem escola e posto de saúde incendiados; índios temem novos ataques ... - UOL 29.10

Um governo ficha-suja: mais da metade dos ministros estão enrolados - Brasil247 21.11

Ministro do Meio Ambiente de Bolsonaro é condenado por improbidade - Correio Braziliense 20.12

Fraudar sua imagem, apontar o dedo sobre outros enquanto mergulham em corrupção e condutas criminosas, ou incentivar ataques a grupos, e retiradas de direitos, violências e agressões a povos e culturas, como as que ocorrem aos povos indígenas, aos quilombolas, e a outros que nem minorias (ainda que sejam), não tem sido tratados como a Constituição, a qual todo governo deve se submeter.

Um detalhe apenas neste processo que frauda a consciência do povo, o governo oficialmente começa apenas em 2019, mas já começa mal, como alertam opositores e parcela da população.


Um lembrete

Não dá para dizer que é uma boa retrospectiva do ano, até por recorrermos a fatos muito anteriores para ilustrar  nossa abordagem, pois não é o mote principal uma retrospectiva, mas nos permite perceber quanta bandalheira nos esperam com a continuidade de tantos desvios, fraudes ou golpes que se instalaram nas instituições e poderes que deveriam ter papel republicano, mas são manipuladas para transformar a sociedade e a vida do povo, cada vez mais desigual e conduzida a caminho do caos, talvez..

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

G20, cenário internacional, e um Brasil menor

Estamos assistindo mais um encontro do G20, desta feita na Argentina, e com cada vez mais adversidades, com conflitos de interesses, políticos, econômicos e estratégicos, e muitos sinais de que as coisas caminham mal, governantes, representantes e mandatários com discursos belicosos e ameaças de toda sorte e intensidade.



Vimos discursos, notas e reportagens, onde líderes como o presidente dos EUA, Trump, se recusando a manter contatos de alto nível, conversas como as previstas com o líder russo Putin, num cenário de aumento de tensões, oriundas de divergências que se acumulam, sanções, e mesmo conflitos como o da Síria, e pontos sensíveis como na Venezuela, e principalmente com a Ucrânia.



Com a China não é menos complicado, o líder Xi Jinping, cuja a nação está à frente da economia internacional, como motor dos investimentos e desenvolvimento, com projeção política e comercial em todas as partes do mundo, sem falar da evidente influência e hegemonia, na geopolítica especialmente da Ásia, e no mar do Sul da China, ponto de disputa direta com EUA e seus aliados.

Pontos de atrito estão também prejudicando relações internas na UE, desta com alguns países com significativa importância, por influência e ou envolvendo ou não americanos e Trump, mais principalmente com fatores estratégicos da OTAN, e das principais nações do bloco, sua própria existência está em conflito, o caso inglês é emblemático, com o Brexit.  Acrescente tensões com a Rússia, Síria, Turquia, e Irã, mais as questões comerciais de comércio e expansões como o caso do Mercosul, e as projeções relativas ao Acordo de Paris, e as pendências sobre avanços de pautas sobre o clima, e o caldo tende a desandar.

O Brasil assinou o apoio ao Acordo de Paris na reunião do Brics no G20. A posição de Temer é diferente da de Bolsonaro sobre o tema - O Sul 30.11

Sob Bolsonaro, Brasil assume liderança dos Brics em 2019... - UOL 30.11


Macron vê Bolsonaro como obstáculo a acordo entre União Europeia e Mercosul - Folha de São Paulo 29.11

Amadorismo e delírios conspiratórios marcam primeiros passos da política externa de Bolsonaro - Racism oAmbienta 11.1l

"Vai tornar o país um pária. Sair do Acordo de Paris é desembarcar do mundo" - Valor 25.10


Líderes dos BRICS na Argentina no G20 - O SUL / NBR


Os sinais contraditórios emitidos pelos representantes do futuro governo Bolsonaro, são mais que preocupantes e geram antes mesmo da sua posse, sérios problemas e dificuldades de relacionamentos, com vizinhos do Mercosul, secundarizados em discursos e declarações de futuros ministros como Paulo Guedes da economia, e com outros importantes países, China, Noruega, Egito e muitas nações do mundo árabe, em face de um novo posicionamento no G20, com  o indesejado alinhamento automático com políticas e interesses americanos, e de outros aspectos comerciais e geopolíticos não antes tomados, desde a criação dos BRICS.

“Acoplamento Cego”: Nos EUA, Haddad critica submissão de Bolsonaro a Trump 30 de novembro de 2018 0 Por Redação Urbs Magna

Submissão do Brasil a Trump abre crise com Mourão e com agronegócio - Pátria Latina 28.11

Sob Bolsonaro e Macri, Mercosul quer comércio ao estilo Trump... - UOL 28.10


Declarações como as do presidente francês, Macron, sobre posições antecipadas por Bolsonaro, sobre o Acordo de Paris, e possível retirada do Brasil deste importante instrumento internacional de combate aos efeitos climáticos e regramento do uso de recursos naturais e seus efeitos, podem e já estão isolando o nosso país, nos centros de decisões e no cenário internacional, com sérios riscos aos nossos acordos e tratados no comércio mundial.  Setores exportadores nacionais já manifestam muita preocupação com perdas nas exportações, seja por não integração ao acordo do Mercosul com a UE, seja por retaliações da China ou dos árabes por verem seus interesses prejudicados pelo Brasil.

Há uma crescente percepção de riscos e perdas nas relações internacionais construídas pelo Brasil por muitas décadas, e de exposição e atração  de eventos não desejáveis, e para os quais o país não está preparado, apenas para servir a manobras americanas sem grandes ou boas perspectivas ao Brasil. Com o agravamento do protecionismo internacional, ou da crise instalada com a guerra comercial entre China e EUA, tomar efetivo partido e se aliar aos americanos, pode não ser saudável,  seja pelos riscos ou pela falta de compensação de perdas com ampliação e estreitamento do alinhamento político com os americanos, cuja a economia e poderio já não são os mesmos, e pouco podem nos oferecer, e muito menos com o agravamento do quadro social interno, seja político ou econômico, ou de segurança alimentar e de caráter público, com ampliação de mazelas, violências e serviços precários, que o Brasil já enfrenta.

2019 aponta para um Brasil menor. em todos os aspectos (antes positivos e desejáveis)!