quarta-feira, 23 de junho de 2021

Caiu! Caiu mais um!

O presidente Jair Bolsonaro. Foto: AFP
O presidente Jair Bolsonaro. Foto: AFP...  Reproduzido da CartaCapital

 

AINDA NÃO FOI ELE!  Não por agora, mas um de seus grandes aliados no seu desgoverno, veja mais adiante e o motivo da celebração por parte de um enorme segmento social brasileiro.

 

Não foram os casos de morte por Covid19 que caíram o suficiente para  nós celebrarmos e alardearmos. 

 

Dono da Precisa e fabricante de cloroquina recorrem contra quebra de sigilo... - UOL 23.06 

CPI concede segurança a deputado Luis Miranda, irmão e familiares - CNN 23.06 

Com mais 2.358 casos da Covid-19 e 64 óbitos, Pernambuco totaliza 542.173 infectados e 17.407 mortes - G1 23.06

CPI pode convocar atual governador do RJ para apurar denúncias de Witzel Fonte: Agência Senado - 21.06 

PF faz buscas na casa do governador do Amazonas e prende secretário de Saúde - G1 02.06 

 

Infelizmente não foram, pois os casos de infecções e mortes pelo Coronavírus estão nas alturas no Brasil, políticos e governantes em sua maioria parecem não se importar, fazem o possível para se darem bem enquanto outros atuam o tempo todo para manter o vírus circulando e a população em situação muito difícil, como hoje vivem os brasileiros, em parte pelos descontroles e loucuras de membros do Governo Federal, em especial do presidente fake Bolsonaro, mais os seus colaboradores na tropa de choque da CPI da Covid19, ou no grupo de parlamentares do Centrão (partidos que dão sustentação ao desgoverno), que é corresponsável pelo caos atual. Mas ao contrário do que alguns pensam e defendem, não é só o Bolsonaro o responsável pelos desastres na saúde e na vida das pessoas simples e desassistidas, no Amazonas o Wilson Miranda Lima (PSC) que também é investigado por supostos desvios durante a pandemia (enquanto muitos morriam), no Rio de Janeiro temos outro mal exemplo com Cláudio Castro (governador do PL que assumiu após impeachment de Wilson Witzel, afastado por irregularidades na saúde durante a Covid19), mesmo casos como o do Governo de Pernambuco, mostram que os políticos não se importam com o povo, inclusive quando o Brasil apresenta alta na média de casos da doença, entorno de 31% em relação a última semana (segundos dados do Consórcio de Imprensa, e G1), tanto Paulo Câmara (do PSB) como seus secretários, colaboram em certa dose para ainda mais adoentados (entre os poucos vacinados até o dia de hoje), liberando a população de regras mais rígidas de restrições a circulação e controle sanitário, facilitando viagens para o interior (onde a doença apresenta grandes focos de infecções amplamente divulgados), e durante os festejos juninos há risco redobrado,  até de maior concentração de pessoas mesmo em eventos que após "autorizados" dificilmente serão fiscalizados.  A população em várias partes do Brasil e em Pernambuco, é submetida a uma gangorra, em dado momento autoridades liberam atividades potencialmente arriscadas (fluxos em bares e restaurantes, eventos, viagens, aglomerações em parques e praias, etc) na pandemia, e logo em seguida volta a restringir, quando se constata grande aumento de casos de infecções e que por esta razão não deveriam ter sido liberadas as ditas atividades, até por haver em curso uma outra onda de infecções que não recua significativamente, e também pelas muitas variantes circulando por toda parte.

 

Dados sobre casos de Covid19 no Brasil e em Pernambuco


Ao contrário de outros poderes, Bolsonaro ignora 500 mil mortes pela COVID - Estado de Minas 20.06

Há poucos dias atingimos 500 mil mortos,  o Brasil se mantém no topo do ranking de desempenho negativo no combate a pandemia, com o presidente Bolsonaro repetindo o papel  deplorável na defesa de tratamentos e ações já rejeitados pela comunidade científica, com sua postura belicista e irresponsável ou mesmo criminosa, como já reafirmam membros da CPI, não só a seu respeito como também de ministros de seu governo.

Covaxin: as mensagens que podem complicar Bolsonaro de vez ...  - Carta Capital 23.06

Ainda há muito o que ser apurado, talvez até com provas robustas de irregularidades do governo, como no caso da omissão e falta de oxigênio em Manaus, a demora na aquisição de doses de vacinas necessárias a saúde da população, ou com os recentes indícios de compra direcionada e à custos elevados, caso da vacina Covaxin, ainda com restrições de uso pela ANVISA, vamos ver onde isso vai parar.

Atos contra Bolsonaro têm maior adesão - Valor 21.06 

750 mil foram às ruas em 427 atos, estimam organizadores dos protestos contra Bolsonaro... - Carta Capital 20.06 

 

Manifestações pela vacina e contra Bolsonaro - Recife 19.06 (Foto José Dilson)
Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas, pessoas em pé e ao ar livre
                              Atos pelo impeachment de Bolsonaro, população protesta com cuidado e                                 distanciamento ( Av. Conde da Boa Vista Recife PE, 19.06.2021, foto José Dilson)


O povo nas ruas cobra posições firmes e urgentes contra Bolsonaro, seu governo, e por ofertas de vacinas, auxílio emergencial mais digno, alimento e emprego, como nas manifestações do dia 19 de junho, inclusive em Recife que no último dia 29 de maio, foi palco de violência e repressão policial muito condenada.

 

Artigo | Para Bolsonaro, a vida do planeta e os mortos da pandemia têm a  mesma importância: nenhuma - Época
Ricardo Salles, ministro próximo a Bolsonaro - Google Imagens

 

Cai o ministro Ricardo Salles, do Meio Ambiente - G1 23.06

Meio ambiente e saúde, o Brasil mina seu futuro. - Foco BRASIL 30.05


Nossa celebração contudo, é válida e oportuna, reforça a percepção popular da urgente e necessária saída do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que renunciou ao cargo, e está em meio a investigações e processos por desvios e favorecimentos a infratores e grupos que provocam danos sérios aos nossos biomas. 
 
Ele caiu!  Uma pressão forte e indícios de consistentes de seus maus atos, podem ter colaborado para tanto. Apesar dos motivos de celebração, ainda é preciso mudar a política de governo para o setor, e já!

domingo, 30 de maio de 2021

Meio ambiente e saúde, o Brasil mina seu futuro.

Ministro Celso de Melo do STF, libera o show de absurdos de Bolsonaro e seus ministros - FocoBRASIL 23.05.2020 

 


 

"Passar a boiada", assim se referia o ministro Salles, em reunião ministerial com a presença de Bolsonaro, ainda nos primeiros meses da Covid19 no Brasil, há pouco mais de 01 (hum) ano em  22.04.2020.

Escritório de Ricardo Salles: R$ 14 milhões e poucos serviços prestados - RBA 28.05

Salles, sob o cerco da PF, amplia mal-estar com Mourão e falta a encontro oficial para debater Amazônia - El País 26.05.2021 

O ministro demonstrando pouca preocupação com nossas florestas, rios, e outros importantes elementos do nosso meio ambiente, clamava ao presidente e seus pares a desmantelar regras, leis, e ao que parece as estruturas de fiscalização e proteção ambientais, num momento que todos estavam atordoados com a pandemia. Um absurdo sem tamanho, mas que diante dos fatos e investigações de supostas irregularidades e patrocínio das causas de interesses de violadores de normas ambientais,  por Salles, servidores do seu ministério e de instituições como o IBAMA, é de se supor, que estavam ou estão pondo em prática a proposta defendida na reunião ministerial, e que estamos assistindo uma rápida ampliação dos crimes ambientais, ao que parece como estratégia de governo. 

Servidor detalha à PF militarização no Ministério do Meio Ambiente - VEJA Abril 27.05 

Alexandre ordena buscas contra Salles e no Ministério do Meio Ambiente - Conjur 19.05 

STF afasta 3 ex-PMs levados por Salles para ministério - Poder 360 19.05 

Ex-superintendente da PF no Amazonas diz que ministro Ricardo Salles 'defende infratores ambientais' - G1 15.04

Neste sentido é muito bem vinda as decisões do STF, através do ministro Alexandre de Moraes, que afastou servidores dos órgãos que teriam facilitado a venda ilegal de madeira aos EUA, e que tem relação próxima as atitudes de Salles, inclusive com possíveis estratégia e ações dele para dificultar atuação da PF e manter funcionando uma estrutura "corrupta" no ministério, algo que tem gerado avanço nos processos de destruição ambiental, ataques as comunidades indígenas no norte do país (principalmente), dentre outros problemas.

Na iminência de crise hídrica, Brasil vê crescer degradação do meio ambiente - Correio Braziliense 30.05 

Assessor especial de Ricardo Salles pressionou Ibama a retirar autuação contra madeireiros - Brasil247 28.05 

MPF pede reforço na segurança em aldeias ameaçadas por garimpeiros, após ataques em Jacareacanga (PA) - G1 27.05 

Testemunhas dizem à PF que 3.000 cargas de madeira saíram do Pará para o exterior sem autorização do Ibama - Folha de S Paulo UOL 24.05

 Garimpeiros atiram contra Polícia Federal em região de conflito da Terra Yanomami - G1 11.05 

 

Ministro do Meio Ambiente no Brasil ataca a PF e defende grileiros para  liberar madeira ilegal - MS Notícias
Ricardo Salles - Ministro do Meio Ambiente (Foto no Google Imagens)

Não é à toa que aumentaram os conflitos por terra, com camponeses e índios abandonados pelos governos, vítimas de jagunços, policiais violentos ou inescrupulosos, proprietários de terras (muitas das quais griladas, e adquiridas irregularmente ou pertencentes a União), assim como crimes e ataques por madeireiros e garimpeiros a serviço de grupos poderosos infiltrados no Estado, atuando contra tribos em reservas que deveriam ser protegidas, ou contra populações de ribeirinhos e camponeses pobres, resultando em destruição e mortes e grandes perdas ao meio ambiente. Urge parar esses crimes que são potencializados com a omissão de governantes, ou patrocínio de suas causas devastadoras por meio de gestos e ações nocivas ao país, como as atribuídas ao ministro Salles, ou de alguma forma ao presidente Bolsonaro em outros momentos recentes.

A situação inspira muitos cuidados e uma reação das instituições contra as omissões e crimes do governo Bolsonaro, que abrem precedentes para a ampliação de ciclos de destruição e perdas de recursos naturais. A condição em que se encontra o país e o mundo, com grave crise sanitária em curso, exige providências urgentes das autoridades judiciárias, com atitudes que busquem frear os processos de degradação em curso, e a sociedade precisa estar atenta e pronta para enfrentar os que destroem nosso meio ambiente.

--------------------------------------------------------------

A saúde e o futuro dos brasileiros

 

Brasil registra 950 vítimas por Covid nas últimas 24 horas e total passa de 462 mil - G1 30.05

Quais as evidências de que há um ministério paralelo na Saúde - Nexo Jornal 30.05 

Renan Calheiros diz que CPI tem provas sobre reuniões diárias de Bolsonaro com 'gabinete paralelo' - G1 30.05 

Irmã de Paulo Gustavo manda recado a Bolsonaro: 'Nunca mais ponha na sua boca o nome do meu irmão' - G1 30.05 

Bolsonaro, a “pessoa que não tem valor” - Amazônia Real 27.05

Apoio de Pazuello a Bolsonaro 'põe em xeque disciplina do Exército', diz ministra do Superior Tribunal Militar - BBC 25.05 

Pazuello será reconvocado à CPI da covid-19, afirma Omar Aziz - SBTNews 22.05  

 

Pazuello ao lado de Bolsonaro em ato no Rio
Gen Pazuello e Bolsonaro - sem respeito a medidas sanitárias (Foto obtida no sítio da BBC) 

 

É muito grave! Foco BRASIL 07.05
 

Diante da grave crise provocada pelo vírus da Covid19, das omissões e ações irresponsáveis do governo Bolsonaro, bem caracterizada nos depoimentos da CPI da Covid19 (ainda em curso), e das diversas situações desastrosas protagonizadas por Bolsonaro e seus ministros como o hoje afastado Gen. Eduardo Pazuello (as voltas com inquéritos que cobram sua responsabilidade, como na crise de oxigênio em Manaus e suas diversas mortes decorrentes, ou em polêmicas e irregularidades, inclusive ferindo regulamento do Exército, pelo qual também pode responder), e que já ceifou a vida de mais de 462 mil brasileiros, e caminha para um  possível 1 milhão de mortes, com uma nova onda e ação de cepas mais perigosas como a indiana, sem avançarmos significativamente e rapidamente nas vacinações. O Brasil vê horizontes ainda mais sombrios para sua população, não apenas nas questões de saúde e sanitária, mais também na economia, na política (com ameaças a democracia) e nas relações e estruturas sociais, comprometidas pela falta de renda, desemprego elevado, miséria em alta e pela  inação do Estado, com o presidente agindo muito mal a todo instante.

Queiroga atribui culpa pelo agravamento da pandemia a problemas no SUS... - UOL 26.05 

Num cenário tão difícil e assustador, agravado por deficiências no sistema de saúde pública (o SUS), afetado pelos seguidos cortes de recursos, mas ainda assim atuando decisivamente para que os números de vitimados e mortos não fossem ainda maiores (muito maiores), em meio também a novos surtos de Dengue, Zica e assemelhados, torna-se incompreensível atitudes negacionista de Bolsonaro e seus simpatizantes  ou assessores, desrespeitando todos os esforços contra a pandemia e por salvar vidas, e igualmente danosa são algumas ações de seus ministros, como Ricardo Salles do Meio Ambiente (que põem em risco aldeias indígenas) ou as de Queiroga (Ministro da Saúde) que se submete e ignora as sabotagens de Bolsonaro, e ainda levanta críticas injustas e não merecidas ao SUS e seus profissionais.

Protestos contra Bolsonaro: 5 possíveis consequências da mobilização, segundo analistas - BBC 30.05

Impeachment é recado das ruas para combater a pandemia - Folha de S Paulo 30.05 

Embaixador chinês divulga carta da Fiocruz agradecendo por envio de insumos - Poder 360 28.05 

Protestos do dia 29.05 em São Paulo (Folha de S. Paulo)

As reações a este quadro dantesco, são compreensíveis e necessárias, com um presidente fora de controle e sem atuar verdadeiramente para proteger a população e conter os efeitos das crises que se sucedem, quando ocorrem situações que apontam para maiores riscos de perdas e mortes ainda mais (como pela falta do IFA, insumo para produção local de vacinas, devido a mal estar com a China, decorrentes de erros do governo Bolsonaro), são ainda mais previsíveis e intensas, e já não podem se limitar a denúncias nas mídias e redes sociais, pedidos de impeachment travados no Congresso, a CPI da Covid19 ou outra que vier, nem as manifestações do STF ou de membros de outras instituições, condenando desvairios do presidente (sem efeitos concretos que mudem o rumo atual).

 

Pode ser uma imagem de rua e estrada
Manifestação ordeira em Recife, antes da ação da PMPE (rede sociais/Facebook)

 

 Adesão a protestos antibolsonaro surpreende e pressiona por impeachment ... - UOL Universa Maria Carolina 30.05

Todos os estados e o Distrito Federal registram manifestações contra governo Bolsonaro - G1 29.05

Neste contexto a sociedade é empurrada a ir as ruas, protestar contra Bolsonaro, gritar o Fora Bolsonaro, pedir por auxílio emergencial de R$ 600, mais emprego, vacinas no braço e comida no prato. O povo corretamente luta pelo seu direito a vida e a sua dignidade, ameaçados não só pelo vírus e as crises que provoca, mas principalmente por governantes mal intencionados, irresponsáveis ou omissos. É lutar pelo direito a não ficar em casa esperando morrer vítima do vírus, devido ao governo ter lavado as mãos e quase forçar uma situação limite, onde o cidadão tenha que sofrer ou morrer por lutar para não ficar entregue a própria sorte e expostos as muitas e muitas variantes da Covid19, suas infecções e trágicas consequências, que afetam milhões de brasileiros, que não tem a felicidade de ter um líder que cumpra o seu papel e cuide de seu povo.

29M: No Recife, ato contra Bolsonaro sofre forte repressão policial - Brasil de Fato 29.05

 

Ato no Recife foi reprimido pela Polícia Militar de Pernambuco - AgênciaJCMazella (Brasil de Fato)


Assim e em meio a pandemia, alguns de forma organizada e buscando manter distanciamento e dificultar infecções com outras medidas sanitárias, foram as ruas neste dia 29.05, num grito nacional por vida e dignidade, e contra Bolsonaro e seu governo desastroso, que colabora para a tragédia da Covid19, como já nos era claro por meio das mídias e agora em declarações no Senado Federal nas audiências da CPI. Em muitas cidades Brasil à fora, multidões se manifestaram, na tentativa de pressionar instituições a evitar um futuro ainda mais trágico em breve.


--------------------------------------------------------------

Recife, um caso à parte


Governo de PE afirma que feridos na manifestação contra Bolsonaro vão ser indenizados - G1 Fantástico 30.05

 


 

Manifestantes fazem ato contra Bolsonaro, e PM atira balas de borracha e gás lacrimogêneo nos participantes; veja vídeo - G1 29.05 

Em meio a onda de protestos do dia 29.05, a capital pernambucana assistiu cenas antagônicas, algumas de beleza e respeito, e outras de tristeza associada a fatos violentos e vergonhosos. As primeiras cenas foram protagonizadas por pessoas ordeiras e preocupadas com a vida e o bem estar de todos, caminhando em filas indianas e com máscaras, distribuindo álcool gel e gritando por dignidade, na forma de um auxílio justo, por comida para todos e vacinas para salvar vidas, mas reclamando corretamente dos abusos de Bolsonaro. 

Atingidos por balas de borracha, dois homens perdem visão após ação da PM em ato contra Bolsonaro no Recife - Folha UOL 30.05 

Protesto contra Bolsonaro é dispersado com ação violenta da PM; Governo de Pernambuco nega ordem - FolhaPE 29.05 

Já as cenas tristes foram de responsabilidade dos comandantes da Polícia Militar de Pernambuco e parte de seus subordinados, que ao final do ato pacífico (quase lá), investiram contra inocentes com pesado armamento, balas de borracha e gás, spray de pimenta e muita violência contra as pessoas que faziam um protesto organizado e pacífico, resultando em feridos, alguns, pessoas que apenas passavam pelo local e que atingidos nos olhos, perderam a visão. A barbárie pelos policiais organizados e prontos para assim agirem, foi tanta, que mesmo a vereadora Liana Cirne, também advogada, chamada ao local para tentar evitar a ação violenta da PMPE, acabou sendo também vítima em ato de violência gratuita de policiais, cuja as imagens se espalharam para além do Brasil.

Governador de PE ainda manda na PM, ou esta segue fascistoides de Brasília? UOL Reinaldo Azevedo 30.05 

O Governador Paulo Câmara, responsável também pela PMPE e seus atos, diz que não ordenou tal ação violenta, e abriu investigação afastando os comandantes e policiais envolvidos na agressão a vereadora do PT. Fica com tudo a impressão que a polícia pernambucana tornou-se um braço do bolsonarismo, que insubordinou-se contra o governador e atuou contra o povo para reprimir justas manifestações, por estar alinhada as bandeiras tidas por fascistas e à cargo do presidente, impressão reforçada pela forma como a PMPE atuou em outros momentos em que admiradores de Bolsonaro chegaram a manifestar atos contra a democracia, e ilegais, pedindo fechamento do STF (por exemplo) e gozando da "simpatia" dos policiais presentes em suas manifestações. O fato configura mais que o desvio de um ou outro policial, mas numa forma organizada e estratégica de intimidar adversários de Bolsonaro, e um flagrante atentado ao Estado de Direito, ao comprometer a democracia, e o direito a livre expressão em um movimento ordeiro e pacífico. 

PM de Pernambuco age como milícia política de Bolsonaro... - UOL Kennedy Alencar

Governador afasta comandante e policiais militares envolvidos em agressão a vereadora do Recife em protesto contra Bolsonaro - G1 PE 29.05 


Com este episódio lamentável, acendem-se os sinais de ameaças a nossa Constituição e a nossa democracia!    

Esperamos que o ocorrido sirva de motivação as instituições, que venham a coibir novas violências sejam por desvios de agentes do Estado, ou por grupos e instituições deliberadamente voltadas a atuarem à margem das leis, sem respeito aos cidadão e aos seus direitos, bem como necessidades justas de fazer valer os mesmos.

Declarações de Liana Cirne pelo Facebook  (Gravada dias antes do ato, publicadas em 27.05)

 

Vereadora do Recife é agredida com spray de pimenta pela PM durante  protesto contra Bolsonaro; veja vídeo | Pernambuco | G1
Momento da agressão a Vereadora Liana Cirne - Google Imagens


Vereadora do Recife é agredida com spray de pimenta pela PM durante protesto contra Bolsonaro; veja vídeo - G1 PE 29.05

O episódio envolvendo a agressão contra Liana Cirne, advogada e professora de direito da UFPE, Vereadora do Recife pelo PT, é estarrecedor, uma mulher que ciente de suas responsabilidades, inclusive como legisladora no município, atende ao pedido de grupos dos movimentos sociais e vai ao local para tentar parar as agressões policiais, e recebe de forma covarde um ataque de um destes enquanto se aproxima da viatura, é repugnante e uma enorme demonstração de covardia e falta de profissionalismo de membros da PMPE, que são pagos com dinheiro público para proteger a população e o cidadão, e não serem os carrascos destes.

Igualmente lamentável, é ver jornalistas ou blogueiros pagos, se comportando como grande bajuladores, e buscando denegrir Liana e seu gesto, minimizando a violência policial, a pretexto de afirmações que a vereadora tentou dar uma carteirada nos policiais. Se carteirada é o ato de uma vereadora e advogada, usar de seu compromisso e cargo público, para proteger vítimas inocentes de abusos e violências policiais, durante uma manifestação pacífica e onde não havia ameaças, ela agiu como deveria se esperar de um ocupante de um cargo público, e antes existissem mais autoridades e políticos, dispostos a agir e fazer valer as leis em prol do bem do povo e de sociedades mais justas, ainda mais quando é um representante do Estado a ameaça a vencer.  A solidariedade e a repercussão entre muitos comprometidos com o bem coletivo, mostram a importância e correção de atos como os de Liana Cirne, diante da vergonhosa atuação da Polícia Militar.