Canal para abordagem de questões relacionadas com o cotidiano e comportamento social, política, administração pública e povo.
Destinado a divulgar e apoiar ações de prestação de serviço de utilidade pública, integrando informação com atitudes, e jornalismo de forma isenta e consciente.
Como já noticiamos antes, a agonia do Brasil ainda será longa, as forças que movem e sustentam os golpistas estão resolutas em seus propósitos de fazer uma profunda e negativa transformação no país, e a quadrilha (como afirma Joesley da JBS) instalada nas principais esferas do poder e das instituições brasileiras, é um instrumento para a implantação de um projeto de desmonte e destruição social, econômica, e política do país.
Explica-se a inércia do judiciário, do STF, o fiasco das instituições como o legislativo, na Câmara e no Senado, onde toca-se com rapidez e atropelando o desejo popular, projetos de reformas que retiram direitos dos brasileiros, e criam um futuro sem esperanças e de maior desigualdade social, a pretexto de uma falsa modernidade que remete o país em condições já vividas num passado sombrio, de violências, desigualdades, incertezas e muita dor e sofrimentos. Somente pela profunda contaminação das estruturas e do Estado, pelo crime e pela corrupção, guiada por bandidos no poder como afirmam as denúncias, por interesses externos nocivos, onde a destruição da autodeterminação do Brasil é urgente, e por grupos econômicos e sociais elitistas que querem submeter o povo a condições desumanas, para assim concentrarem poder e riquezas injustamente e criminosamente. A omissão dos poderes é cumplicidade e envolvimento com criminosos!
O Brasil precisa reagir e levantar-se contra esse projeto criminoso e mentiroso, com tantos atores e responsaveis, sejam nas mídias, nas instituições públicas, no sistema financeiro e bancário, em grupos empresariais, representantes do agronegócio, associações de classes e segmentos das elites, que levam a corrupção, ao desmonte das garantias legais, dos serviços públicos e dos benefícios sociais aos mais carentes, com ataques ao sistema de saúde, educação, moradia e empregos, a propriedade e ao direito a terra, e a previdência pública.
Não podemos permitir que continuem a destruição conduzida por uma quadrilha, de muitos chefes e homens insuspeitos, que provocam mortes e dor, violências e destruição nas cidades e no campo. O Brasil é maior e melhor que tudo isso!
O povo precisa e deve ir as ruas, defender seus direitos e o futuro de todos e do Brasil, livre de bandidos no poder, de governos corruptos e subservientes a interesses contrários a um desejo de um Brasil grande, como nação independente e ocupando um lugar de destaque no conjunto das nações. O Brasil não pode continuar nas mãos de criminosos!
As notícias e apresentadas são sinais da agonia que vivemos:
Imagem dos políticos denunciados nos diversos
processos em curso - obtidas no blog Foco Brasil
Vergonha! O mínimo que podemos sentir por quem pratica tantos absurdos, faz acordos criminosos e transformam o Brasil em palco de abusos e crimes como os divulgados.
O Brasil mergulhado em crises, políticas, éticas e morais, de governo, econômica e financeira, trabalhista e social, de segurança, saúde, educação, etc. São muitas faces de uma crise, ou muitas crises que o povo brasileiro enfrenta e que fere e trás perdas a parcela mais sofrida da sociedade.
Um Estado atingido e dominado por fatos adversos, relacionados a corrupção e desvios do poder, em suas muitas manifestações e instituições, com maior gravidade para o Legislativo e o Executivo, ma pessoa do senhor presidente Michel Temer e assessores próximos, como denuncia o PGR Janot.
Não bastasse os inúmeros políticos e ministros acusados e processados, tudo que aconteceu recentemente ao país, mais uma vez estamos as voltas com graves acusações contra o presidente, não são as primeiras mas certamente as mais contundentes, e em meio a denúncias sérias o governo e o presidente fazem pouco caso da situação e revolta da população, com declarações de defesas repletas de obscuridades, onde não há respostas para questões apontadas, além de "enganos" em alegações de razões para uma conversa tão comprometedora com empresário que tem acesso privilegiado a estrutura do atual governo, representantes e mandatários, na qual o próprio interlocutor narra e confessa atos criminosos, com citação a juízes e promotores, réus, políticos corruptos, e mesmo funcionários da Fazenda em situações muito pouco confortável ou republicana.
A grande questão não é se a gravação é ou não prova válida em sua totalidade, mas se os fatos em trechos que estariam íntegros e em que são claras as intervenções do presidente como se apoiasse atos do confesso infrator, são verdadeiras e procedentes, se confrontadas com os acontecimentos recentes de nossa história e com as outras circunstâncias e provas apresentadas, ou com a atitude do presidente, no mínimo de omissão e falta de zelo com suas atribuições, por não prender ou denunciar o seu interlocutor "íntimo". Perícia não vai apagar as palavras de Temer e eliminar malas de reais.
Nesse contexto a própria postura dos políticos no Congresso e na Câmara, inspiram uma enorme preocupação, onde fica evidente uma cumplicidade devastadora do presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, ao sistematicamente rejeita as ações interposta contra Temer, os pedidos de impeachment, baseados em fatos em curso e em apuração. Juntamente com outros envolvidos que detém mandato legislativo, sinalizam para um horizonte de impunidade e mútua proteção, que deve redundar numa espécie de acordo, em que a agonia do povo com tais abusos e crimes em curso, se prolongará, apenas para assegurar que o atual presidente não só possa protelar a permanência no cargo, mas também construir alternativas de garantir um salvo-conduto ou mesmo uma forma de permanecer influindo posteriormente, em um governo a gosto das elites e dos esquemas de corrupção,hoje denunciados, como afirma parte da imprensa ao lembrar o caso do deputado Eduardo Cunha. Teríamos assim novos personagens em cena, mas uma continuidade do que se chamou golpe.
Uma nova edição do golpe parlamentar está sendo gestada, com ajuda de segmentos sociais e da mídia, mas há um pano de fundo perigoso, tanto quanto a permanência de corruptos no círculo de poder, na forma de uma espécie de canibalismo nas esferas judiciárias, com segmentos da justiça disputando pelo vácuo do poder ou pela afirmação. Um exemplo são disputas envolvendo PGR e MPF, versos tribunais superiores, notadamente STF e alguns ministros, hoje meio "engessados". Isso certamente vai descambar para situações de graves perdas institucionais e democráticas, a exemplo dos ritos de excessões atribuídos a Lava Jato.
Fatos como os citados e conjugados com o descrédito da justiça, do governo e dos legisladores, podem e vão gerar problemas de segurança e sociais relativamente graves, algo que não é apenas suposição, pors assistimos em áreas de São Paulo, muito mais no Rio e em outros momento em outras capitais no Espírito Santo, Rio Grande do Norte ou Ceará, onde ocorre descrédito dos governos.,
Uma agonia prolongada faz mais e mais mal a sociedade, pois econômica e socialmente estamos muito vulnerável e a quem do otimismo que é divulgado por alguns, e um presidente eleito em uma assembléia de criminosos leva a situação ainda mais difíceis com a continuidade da parcialidade e ações indesejadas contra direitos do povo. Certamente alguém substituto viria total e amplamente afinado com interesses de elites enfurecidas e dispostas a destruir garantias e direitos sociais do povo. Numa intensa e contundente retomada dos ataques contra o sistema legal pró população desassistida.
Mais um triste cenário é que diante disso, as reformas já efetivadas como o Teto dos Gastos Público, um retrocesso monumental nas políticas sociais, A Terceirização mesmo em áreas fins, com perdas de isonomia e oportunidades justas para o trabalhador, mais as Reformas Trabalhistas, decretando intervenção do Estado no Direito Trabalhista, o fim da Justiça do Trabalho e todas as garantias dela decorrentes, mais a Reforma Previdenciária, que condena a morte por exaustão e sem dignidade o trabalhador e as gerações futuras. Geram um grande conjunto de fatores de desestabilização e conflitos por muito tempo, e que independente das entidades organizadas e estruturas atuais, vão se manifestar duramente e também perigosamente, ainda que num processo lento e gradativo, dada a incapacidade de setores organizados reagirem agora na intensidade necessária para barra processos, mas que mostra-se como cenário indesejado, duro e muito difícil para o país, hoje a reboque de agendas e interesses maldosos que não vão se manter e prevalecer, sem reações fortes, no futuro.
Os últimos acontecimentos e o vazamento das informações da delação da JBS, mais as investigações controladas encaminhadas pela PF e MPF, com autorização da justiça, mostram que as alegações e afirmações que muitos veículos e pessoas fazem à respeito do governo Temer, dele mesmo e da "corja" que se formou entorno do poder e permeia muitas de nossas instituições brasileiras, apontam para algo absolutamente verdadeiro e estarrecedor.
HÁ UM CONLUIO NO PODER NO BRASIL! Criminosos tomaram de assalto as instituições e órgãos públicos com pretextos falso, manobras e atos criminosos que culminaram no impeachment da Presidenta Dilma, e assumiram o controle da política, do poder, da justiça e das instituições para continuarem seus planos nefastos e que só tornam ainda mais ricos e poderosos os sem escrúpulos.
Temer, Aécio, Zezé, Eduardo Cunha e outros do PMDB e PSDB são flagrados em esquemas e negociatas criminosas, para se protegerem e manterem seus nomes longes de investigações, que envolvem um lamaçal de corrupção, empresários e ricos sem o menor pudor, que lucraram e ainda lucram com a desgraça do povo e uso dos recursos públicos em prol dos esquemas criminosos. Algo sem precedentes e com fartas provas elencadas e obtidas pelas autoridades, com gravações e filmagens e mais, rastreio e identificação de milhões em propinas, sob as vistas e concordância de um presidente questionado e envolvido em muitas denúncias, que não teve o menor cuidado em se expor, mesmo num ambiente e cenário tão conturbado, e a menos de dois meses mantinha relações duvidosas com outros políticos e empresários metidos em golpes e denúncias não tão recentes.
Como não se indignar, com tantas manobras e acusações em provas contra Lula, por exemplo, com perseguições públicas e ataques furiosos, enquanto os verdadeiros criminosos, para os quais há farta e claras provas de envolvimentos, persistem no poder provocando perdas e ataques contra direitos do povo e do trabalhador, levando o país a um retrocesso perigoso e que pode descambar a caos social, para ampliar seus próprios ganhos e de elites e apoiadores que concentram riquezas e poder.
FORA TEMER! Ganha força e justificativas. DIRETAS JÁ! Pois não há outro caminho para resolver este impasse que se constrói e divide a sociedade cansada de ser violentada e marginalizada, por criminosos banais que aproveitam-se da fraqueza de um Estado corrompido e elitista, e da exploração e opressão desse mesmo Estado por meio de impostos, leis e retiradas de direitos da população para beneficiar as elites, amparados em um sistema de justiça, policial repressor e aparelhado, e de sistemas de comunicação e mídia comprometidos com poderosos e que manipulam, mentem e usam as instituições contra os interesses nacionais e o povo humilde, penalizado e submetido a dores e incertezas, onde o futuro é negro e de violências.
As instituições precisam dar uma resposta adequada, chega de cinismo e esquemas, compra de políticos, mídias, apoios e outros meios que comprometem a soberania e o futuro do Brasil e seu povo. STF, justiça, Câmara e Congresso devem explicações e ações saneadoras e recuperadoras, já!
Basta de criminosos que seguem impunes no poder, sejam ministros, sejam governadores, sejam deputados e senadores, juízes e promotores, militares, policiais e servidores públicos, diretores de empresas públicas e empresários, jornalistas e representantes de classes e entidades, mergulhados e comprometidos com projetos e processos, que ameaçam o equilíbrio e estabilidade do Brasil, hoje e no futuro, e que fazem uso de reformas que se caracterizam pela destruição do tecido social, dos direitos de pobres, minorias, trabalhadores e aposentados, homens e mulheres da cidade e do campo.
Basta, NÃO A REFORMAS! Feitas com compra de votos e propostas, com bilhões desviados de propósito e sendo colocado a disposição de malfeitores, para financiar sistemas em ruínas e repletos de irregularidades, como no perdão da dívida das teles, e doação de mais de 100 bilhões em imóveis públicos a desonestos. Ou como no perdão de dívidas tributárias de grandes grupos como no caso do Itaú, e previdenciárias que estão na mãos de sonegadores e caloteiros, em empresas de porte, em empreendimentos rurais (alguns com trabalho escravo, e contratando capangas para matar camponeses), ou em refinanciamento e perdões de dívidas bilionárias de municípios que descumprem leis e onde há desvios de recursos públicos, apenas para prejudicar o povo que pagará a conta da gastança e do desmonte da previdência e do sistema de amparo legal dos trabalhadores do Brasil.
Infelizmente esta agonia ainda se estenderá, e o país verá momentos difíceis e indesejados, com o povo encurralado por criminosos, nas ruas, e nos centros de poder, atacando e ameaçando sua paz.
Num momento como esse, parte dos que apoiam os criminosos, mesmo nas mídias já ensaiam um canto de sereia, para enganar o povo e manter algum controle no caos que ajudaram a construir, tentando afastar alternativas verdadeiras e boas para o Brasil, como ao perseguirem Lula e desmontarem muito das empresas e estruturas econômicas que nos levariam a uma independência.
FELIZ ANIVERSÁRIO DE GOVERNO, SR TEMER! FORA TEMER!
O Brasil reage! O povo resiste as reformas e pacotes de maldades do governo e elites, que amparados na força, no aparelho público, nas mídias e suas mentiras e distorções sobre números, rombos, e apoios, manipulam informações e ajudam corruptos a levar o povo e trabalhadores a miséria.
Esta fórmula de aplicação de arrochos e mentiras é antiga, seja ela analisada sobre o aspectos das "negociações", onde políticos (muitos acusados de corrupções) se vendem ao desejo dos governantes, e em especial as manobras de assessores e do Temer, seja com emendas, vantagens ou coações, seja pela intervenção de grupos econômicos beneficiados e que atuam para aprovar reformas que podem trazer muito mais mal do que bem a nossa sociedade, e interessam especialmente aos ricos e poderosos, daqui e do exterior, que apostam tudo na escravização e exploração de classes já tão desvalidas e expostas.
É uma satisfação perceber a reação popular, provocada pelas oposições e sindicalistas, ou organizações, ou pelas igrejas (como na posição da CNBB e põem católicos em prol do povo e contra as reformas de Temer), seja no que agora assistimos com o povo colaborando intensamente com as paralisações em todo o país, em manifestações ou mesmo não indo as ruas e ao trabalho.
Foto estampada na BBC sobre Greve Geral - Rio de Janeiro
Duas décadas desde a última Greve Geral, e não há algo assim nem mesmo antes!
As imagens mostram, que o povo está contra as reformas, tanto que o governo usando de seus recursos contra interesses nacionais, fez um esforço para aprovar a famigerada Reforma Trabalhista, que tira direitos e anula leis ou mesmo a CLT, com suas muitas distorções como a possibilidade de aumentar as demissões entre àqueles que tem melhor qualificação e renda superior ao salário mínimo, para por meio de substituições com trabalhadores terceirizados e de salários menores, em alguns casos inferiores em mais de 40% da renda, promoverem enxugamentos das folhas com essas e outras precarizações, que só levam a mais pobrezas e com o tempo a mais violências.
Manifestantes protestam na área de embarque do aeroporto Santos Dumont.ANTONIO LACERDAEFE
Enfraquecem as garantias de trabalhadores, afetados com crises sem precedentes e montadas por interesses até externos, para lhes turvar o futuro e apoderarem-se do poder e riquezas do Brasil. Nisso vai-se a CLT e a Justiça do Trabalho, que tentavam controlar a ganancia exagerada de patrões, sempre prontos a injustiças e crimes, verdadeira razão para milhares e milhares de ações na justiça.
Imagens de São Paulo e a repressão da PM - Mídia Ninja
Hoje a reação nas ruas, por mais que atacada e desqualificada por parte da imprensa interessada apenas em dinheiro, poder e status, mostra que o povo não suporta mais e dará respostas aos traidores, não só nas eleições, mas como for necessário para barrar as maldades dos poderosos, que se valem do dinheiro e da mentira para tentar atingir seus interesses inescrupulosos.
STF, justiça, políticos, partidos como PMDB, PSDB, DEM, PPS, PP, PRB e outros demonstram compromisso com Temer e seus apoiadores contra o povo e interesses do Brasil, e não usam da democracia, mas de artifícios e recursos públicos, e muitas vezes da repressão do Estado. Não podem juntamente com seus aparelhos de comunicação (entenda-se jornais, revistas, rádios, tv's e internet, de veículos como Globo, Veja, Band, Folha, Record, SBT, Estadão e muito mais), menosprezar a força que começa surgir em meio ao povo e do povo, e que se opõem ao que não é bom ao país.
Dizer que são agitadores que fazem a Greve Geral, minorias irresponsáveis, ou coisa assim, é tentar mascarar que a força e poder, de polícias e da justiça que estão a seu serviço e contra o povo, e que assim fosse (uma greve ou movimento de poucos), teria sido facilmente usada e eficiente, com a greve encerrada e debelada pelos que servem Temer.
Vemos um sinal do que acontecerá ao país, e como já vemos de forma mais grave em locais de São Paulo, Rio de Janeiro (mais intensamente), Pará, Ceará ou Espírito Santo, apenas para exemplificar, e onde o crime domina regiões inteiras e impõem violências e mortes, enquanto a população e os trabalhadores são oprimidos pelos estados e governos, com corrupção e impostos, falta de direitos e serviços mínimos, e com ações truculentas e violentas das polícias. O homem comum começa a reagir a tudo isso e a esse modelo, que o empareda pela violência dos criminosos e das estruturas de estados, tirando liberdades e direitos, e levando a miséria e a mortes, em meio a desesperança.
GREVE GERAL! Legítima e popular, é a resposta contra a maldade de Temer e seus cúmplices!
Centro do Recife e Boa Viagem Greve Geral, nem pessoas caminham.
Boa Viagem - Recife PE
Av Conde da Boa Vista
E mesmo em locais simples e cidades médias as ruas ficaram assim:
Alguns aspectos desta são ignorados e não divulgados propositalmente para permitir distorções que vão ser impostas, caso o Senado não faça seu papel, e derrube os abusos colocados no projeto aprovado na Câmara. O principal deles tem haver com a perda de garantias históricas, toda a CLT pode ser desmontada e ignorada, pois patrões podem "comprar" representantes de trabalhadores ou forçar situações, mesmo com ameaça de demissões, para assim acordarem condições negativas e absurdas contra trabalhadores, como jornadas de 12 horas e intervalo de almoço de 30 minutos.
Categorias e trabalhadores sem forças de representação ficaram sem recursos para barrar patrões, e acordos desfavoráveis aos trabalhadores podem vir a ser celebrados e valer acima das leis. Além disso mecanismo que combatem distorções como a não incorporação da gratificação ou comissão, após 10 anos de atividade e percepção continuada das vantagens, serão extintos, e o trabalhador que recebem mais sofreram pressões, pois se perderem o cargo que representava sua carreira, pode e virá a receber valores iguais aos que iniciou seja a dez, quinze, vinte ou trinta anos passados.
São apenas alguns aspectos, pois a possibilidade de desemprego e criação de subempregos, é enorme!
O aclamado rombo é contestado pelos especialistas que apontam a retirada de recursos da Previdência, ou que contribui para estabilidade do fundo, e são originários de impostos e jogos de loterias, como falha ou ato grave do governo em omitir nos cálculos para justificar o discurso reformista e gerar a sensação de insustentabilidade do sistema, com um rombo astronômico.
Mas enquanto mídias e governo mentem, e não mostram os dados, e com maus atos de gestão que estão sendo ignorados, como no caso dos recursos não cobrados que seriam obtidos caso se cobrasse a dívida de grandes empresas e bancos, verdadeiros rombos e desvios milionários, seja com o INSS ou a Receita Federal. Pior que isso, são as despesas que continuam aumentar pela gastança de Temer, com perdões de dívidas e doações de patrimônio (como das teles), ou financiamento de "projetos" políticos e econômicos sem benefícios ao povo, mas de interesses de elites.
Não se justifica forçar uma pessoa que comece a trabalhar aos 16 anos, contribuir para previdência por 49 anos até atingir a idade de 65 anos, quando em muitas regiões do Brasil a expectativa de vida é menor ou muito próxima aos 65 anos. É morrer e não se aposentar, para sustentar injustiças!
Continuam as perseguições ao ex-presidente Lula, sem provas e feitas com informações de pessoas que estão "vendendo" depoimentos como o caso de Léo Pinheiro, cuja a OAS aparece como dona do triplex na ação de falência em análise na justiça, mas ainda assim sobre alegação de que teria reservado o imóvel para Lula, que este pertenceria ao politico petista, Loucura! Ou então como pode a OAS oferecer um imóvel em garantia numa proposta de recuperação judicial em análise, e dizer que este é de Lula?
Trump bombardei Síria e provoca russos, com armas de poder destruição tenta intimidar opositores, com o estranho modo "ocidental" e americano de levar paz e democracia aos povos, mas faz com que esses tenham ainda mais ressalvas e aumentem sua disposição de enfrentar os EUA.
Aliados se escondem por trás dos EUA, mas bancam e patrocinam uma aventura que pode por o mundo em uma situação de colapso iminente, ou que pode se estender num conflito indesejado.
Com a bomba detonada no Afeganistão os EUA mandam um recado a Coréia do Norte, que não se mostra disposta a ceder as pressões, mas criam na China uma atenção e uma mobilização perigosa, também entre a Rússia, Irã e Síria. Trump arrasta todos para uma aventura, mas nós no mundo vamos sofrer muito com isso, e suas potenciais consequências, cada vez mais reais e perigosas.
Loucura se espalha pelo mundo, medo e miséria, dores e mortes surgem mais forte depois.
Na Venezuela, segundo o governo há uma campanha de desestabilização para por fim a um governo legítimo e voltado para as minorias, aos moldes do que ocorreu em outros países, e o que percebemos é uma situação cada vez mais distante da paz e unidade em nosso vizinho. Tal situação afeta muito o país e o povo, mas pode favorecer interesses externos que pensam em mais um mercado ou fonte de riquezas baratas, algo que nem sempre nossas mídias destacam, mas é verdade,
Resta apenas orar, e num breve momento parabenizar gestos como do Papa Francisco e sua Igreja,, agora prestes a iniciar uma visita ao Egito, para levar conforto aos cristãos e conclamar a tolerância entre povos na Ásia, também no Brasil por meio da postura da CNBB especialmente nos episódios recentes.
Respeitamos a posição do Sr. ex-presidente Luiz Inácio, em não permitir que a perda de sua esposa, Sra. Maria Letícia, seja de alguma forma explorada de forma política, demonstra sabedoria e sensibilidade ao procurar preservar sua memória, cuja a reputação em vida foi deveras ofendida.
O conjunto de ações e processos que atingiram a família Lula da Silva, absurdamente, demonstra como pode ser injusta uma sociedade e as representações do poder hora constituídas. Com o claro interesse de prejudicar o ex-presidente politicamente e perpetrarem-se no poder, os que hoje governam, associados a uma falsa justiça, omissa em suas instância maiores, como o STF para dizer minimamente, e perseguidora e injustas em atos e conduções como as do Paraná, que serviram e ainda servem de suporte politcos aos golpes e teatros, moostram uma triste faceta do nosso país.
Uma democrácia hipócrita, manipulável, e cujos poderes são promiscos a ponto de se envenredarem por caminhos contrários a Lei e aos interesses do povo, para preservarem seus próprios interesses e uma minoria elitista, cada vez mais raivoza como ficou evidente em muitos momentos inclusive da agonia da ex-primeira-dama. Infelizmente também é indício de uma guerra que fará mais vítimas, e de alguma forma disfarçada e silenciosa, segue e terá episódeos dramáricos em breve. Que Deus cure os males que transformam este país numa terra de distorções e injustiças.
Enquanto uns pavões fazem questão de se exporem para favorecer-se, e outros se escondem ou põem a verdade oculta sobre sigilos, supostos ladrões tomam de assalto nossas riquezas e com poder se apoderam do nossso país, sacramentando um futuro de indefinições para os brasileiros, em meio a dores, sofrimentos e incertezas prénunciadas.
Zavascki em sessão do STF em março de 2016. ANDRESSA ANHOLETE AFP
Nossos sinceros pesames a família do ministro Teori Zavaski, que morreu em uma queda de avião quando o aparelho vinha de SP para RJ.
O momento é difícil para os familiares que respeitamos, mas também para o Brasil, em meio a uma guerra silenciosa e em esferas do poder e isntituições, politicas e sociais, nas ruas e também de interesses, inclusive externos, que tem interferido nos acontecimentos no país.
Dadas as circunstâncias e o momento, esta morte abrupta merece uma severa e séria investigação. Teori não era candidato e nem estava submetido a agendas ou rotinas estressantes de um, usando o mesmo avião inúmeras vezes, mas tinha papel político relevante na atual conjuntura do Brasil.
No comando da Lava Jato no STF, não raras vezes foi obstáculo aos excessos do Juiz Moro e de outras instâncias, condenou de forma apropriada vazamentos de informações e uso políticos de informações privilegiadas por membros do judiciário. Dava a palavra como relator, evitando exibições e ações políticas, por isso chegou a ser alvo de ataques dos chamados coxinhas.
Ainda de férias mas em fina sintonia com a sua equipe, esteve a exemplo do noticiado nos últimos dias, no STF para antecipar suas atividades à frente da Lava Jato, especialmente quanto a condução da análise e homologação de delações que atingem em cheio líderes do PMDB e PSDB, dentre outros e figuras como o presidente Temer, Renan Calheiros e outros do governo e PMDB, ou mesmo Serra, Alkimim e Aécio do PSDB. São 77 delações onde figuram muita gente graúda que poderiam ser enquadradas por Teori, por isso tinham muito a perder junto com empresários e poderosos, que se beneficiam do atual governo e da situação atual.
Tais delações estavam previstas para homologação nos próximos dias, ainda em fevereiro, isso trazia insegurança e necessidade de alguma forma, dos possíveis denunciados ganharem tempo ou construir formas de escapar das acusações feitas por delatores. Fatos como os de ontem ratificavam isso.
No mínimo pessoas podem imaginar, que o presidente Temer, poderá nomear alguém mais próximo de seu círculo e interesses, que deverá assumir a vaga de Teori ou até a Lava Jato, mas se assim não for, a simples vacância por tempo indeterminado já pode ser favorável aos interesses dos investigados, com atrasos que podem assegurar mais estabilidade a quem está para cair.
Ainda que os processos sejam redestribuídos a um outro ministro, diante de polarizações e posturas politizadas de alguns, pode vir a ser um benefício a acusados e a condição do governo Temer, uma vez que os processos poderiam cair em mãos mais simpáticas, e a morte do ministro Teori poderia também noutro limiar favorecer os que cometeram excessos nas acusações e episódios envolvendo a ex-presidenta Dilma e a Lula, uma vez que a postura de Teori era nitidamente avessa a politização e shows midiáticos, com vazamentos seletivos e usos políticos sendo condenados.
Uma perda enorme e num momento difícil para o Brasil, não pode deixa dúvidas, nem brechas que apontem que há interesses e pessoas que podem se beneficiar de gestos transloucados ou conspirações que contibuísse para o trágico "acidente", sejam os possíveis envolvidos brasileiros ou não, políticos ou poderosos, se é que houve algum tipo de ato conspiratório, e a morte possa ser um assassinato encomendado.
O mais grave, são as afirmações confortáveis de alguns antes da divulgação do acidente, como pessoas da bancada de apoio a Temer no Senado afirmam isso, o que quis dizer, e sobre quem?
A situação se deteriora a cada semana no Brasil, em várias regiões e grandes capitais a violência se amplia drasticamente, não apenas pelos fatores históricos, mas pela falta de crença no Estado, que cada vez mais por meio de suas estruturas reprime e oprime a população, enquanto em diversos níveis e poderes, há uma verdadeira cruzada contra garantias e direitos sociais, e uma inversão na política de distribuição de renda que resgatava parte significativa da sociedade, agora sofre para favorecer setores das elites e segmentos de sustentação do desgoverno Temer e seus associados no golpe denunciado pelas mídias, e segmentos de representações da sociedade brasileira preocupadas com a amplicação da desigualdade.
Em poucos meses o resumo da ópera é:
Um governo cercado de corrupção e que age contra interesses da maioria da população;
Trata-se agora de uma questão de tempo, e o surgimento de um estopim, em meio a avassaladora e acelerada ação ofensiva de um governo tido por golpista, supostamente a serviço de interesses internacionais e que aposta num "controle" social e da pacividade, cada vez menos existente na sociedade, para perpetrar pesadas e duradouras transformações que não beneficiam o conjunto da sociedade e a idéia e projeto de uma pátria livre e soberana, que seja capaz de usar sabiamente seus recursos e riquezas para gerar bem-estar social e justiça, que sustentem um desenvolvimento e um patamar adequando de garantias e direitos, hoje seriamente ameaçados numa ação destrutiva e rápida, comandada e executada por algumas centenas de poíticos e gvernantes, tido como corruptos.
Fatos recentes como as mortes nas prisões em números absurdos, episódios de crimes com padrões raciais, discriminatórios ou ideologizados, são uma boa representação do que destacamos, e que tende a se ampliar com uma sociedade contraposta em segmentos, e pela degradção social maior com pano de fundo da parcialidade e inoperância das instituições e dos segmentos da justiça; Assistimos horrorizados cenas e momentos protagonizados por personagens do governo ou não, que por interesses próprios e ou obrigações com terceiros, nem deveriam ocupar cargos num governo como denunciam muitos nas mídias, mas que encontram espaço num governo que não tem legitimidade e apoio popular, a exemplo do que se divulga e argumentam sobre personagens como o MJ Alexandre, ou o ministro Padilha, e claro o próprio presidente, algo que é evidenciado nos link's disponíveis.
O país vive momentos delicados, e em muitas esferas e estágios trava-se uma guerra em parte silenciosa, e que envolve interesses e personagens conhecidos e obscuros, nacionais e internacionais.
Não nos surpreenderá se os ataques a sociedade desencadearem reações inesperadas pelos poderosos!