segunda-feira, 10 de abril de 2023

100 dias do Governo Lula, o que foi feito?

Representando uma verdadeira retomada ao desenvolvimento e ações sociais urgentes, o Brasil sobre o comando do presidente Lula, em seu terceiro mandato, tem muito o que comemorar e se rejubilar, mesmo em meio a severas dificuldades políticas e econômicas (principalmente), e de segurança ou divisões sociais, que representam obstáculos adicionais a melhores condições de vidas e evolução social do povo brasileiro, num cenário internacional desafiador e conflituoso, e com o Brasil prejudicado em sua imagem interna e externa.

Pouco mais de 3 (três) meses após graves ameaças à  nossa democracia e as nossas instituições, quando grupos bolsonaristas ainda sob as diretrizes e violência estimulada por Bolsonaro desde início de seu desgoverno, investiram como loucos contra o STF, o Congresso, e o Palácio do Planalto, destruindo tudo ao seu alcance, inspirados pelas obras do Jair, enquanto mandatário da nação, que durante seu governo pouco fez de edificante.

 

100 dias de governo Lula: principais medidas, polêmicas e viagens - G1 Política 10.04 

100 dias de Lula: as diferenças e semelhanças com o início de Bolsonaro - BBC 10.04 

 

Ainda assim o Brasil mostra a sua capacidade de superação e reinvenção, se permitindo governa por pessoas mais sérias e comprometidas com os destinos do povo, retomando uma caminhada mais equilibrada e desenvolvimentista, sem deixar de lado a urgente necessidade de cuidar das pessoas mais pobres e abandonadas pela gestão Bolsonaro, e pelos políticos e grupos que o apoiaram em suas ações loucas e desmedidas.

 

100 dias do governo: Lula e ministros fazem pronunciamentos - G1 Política 10.04 

Em 100 dias, 250 realizações que já mudaram os rumos do Brasil - Gov.br Planalto 10.04 

Yanomami: aeronave é destruída e 2 são presos após fechamento de espaço aéreo - Metrópoles 08.04 

 

Neste sentido há muito que celebrar nos 100 dias do Governo Lula, em muitas frentes, como com as ações de combate ao desmatamento, ocupação de terras indígenas, defesa do meio ambiente com reestruturação dos órgãos de proteção ambiental e controle de atividades relacionadas, e também no resgate e proteção de comunidades e povos indígenas, algumas em situações trágicas como as vividas pelos Yanomamis, submetidos a situações desumanas e a ações criminosas, que se desenrolaram e estabeleceram na gestão Bolsonaro, e são alvos de apurações e processos pelos órgãos de justiça, dentre outros.

Merecem destaques ações de apoio aos pobres conduzidas por Lula e seus auxiliares, cumprindo promessa de campanha,  com a retomada do Bolsa Família, em valores e condições melhores, com auxílio mínimo de R$ 600,00, e ampliado de acordo com o número de crianças menores, que recebem valores adicionais no novo programa (R$ 150 por filho menor de 6 anos), algo muito positivo e urgente diante das condições graves da nossa economia, ainda castigada por uma política de juros altos do Banco Central, que contribuem para dificuldades de crédito, para o desemprego, paralisação de setores produtivos, e agravamento da miséria, heranças do período bolsonarista, que dada a pouca preocupação social e a inação diante de políticas monetárias desastrosas e pouca expressão internacional, além da submissão aos interesses de especuladores, transformou-se em uma mal enorme aos brasileiros, em particular aos mais pobres. Cabe dizer que durante a reformulação e visando coibir distorções do Auxílio Brasil, foram cortados pessoas que compõem famílias unipessoais, algumas que indevidamente recebiam o auxílio, outras precisam ser revistas, há pessoas em condição de rua e dependentes da ajuda além de idosos que não são amparados por benefícios de aposentadoria, dependentes químicos em recuperação e sem assistência das famílias que vivem sós ou buscam comunidades terapêuticas com recursos do auxílio, etc.

 

Governo Lula quer atrelar investimentos em educação e saúde a gasto mínimo por habitante - DCM 09.04 

 

Lula em reunião sobre novo arcabouço fiscal
Lula (PT) em reunião sobre novo arcabouço fiscal. (Foto: Ricardo Stuckert) - DCM

 

A retomada de programas de apoio a saúde, como o Farmácia Popular, a ampliação dos esforços e campanhas de vacinação, a retomada de cirurgias eletivas suspensas e com filas enormes em diversas especialidades, juntamente com o lançamento do Mais Médico para assistências a comunidades carentes e rincões brasileiros, são mais algumas das promessas de Lula, que foram implementadas nestes 100 dias.

 

Governo Federal anuncia R$ 430 milhões para ações emergenciais no Rio Grande do Sul - Gov.br 22.02 

 

A conclusão de casas e conjuntos habitacionais, algumas paradas desde 2016, e com muito pouco à fazer, e que são igualmente indispensáveis, é algo importantíssimo, e mais uma marca do novo governo. Também o apoio e assistências as calamidades, com milhões distribuídos para o socorro de famílias atingidas, por inundações, desmoronamentos, chuvas intensas, e calamidades, para as quais o governo Bolsonaro havia reservado no orçamento, a irrisória quantia de R$ 25 mil, podem sem destaques positivo a celebrarmos.

A retirada de empresas essenciais para a autodeterminação do Brasil e para prestação de serviços a sociedade, da lista de privatizações, com fortalecimento de bancos públicos e empresas estratégicas, é outro aspecto positivo nestes primeiros meses. 

Graças a aprovação da autorização para furar o teto de gastos, que recompôs o orçamento de 2023, desidratado por Bolsonaro e seus aliados, o Governo Lula pode reorganizar ministérios e ações em prol da sociedade, combatendo a fome e a miséria, permitindo aumento das verbas para merenda escolar, recompor orçamentos para universidades e hospitais, possibilitar ações de segurança e policiamento, e ainda propor reajuste para os servidores públicos, possibilitando a retomada de uma política de reajustes reais para o salário mínimo, como nos governos anteriores do PT.

 

Em mensagem enviada ao Congresso, Lula promete diálogo e trabalho harmônico com Legislativo Fonte: Agência Câmara de Notícias 02.02 

Lula cria Conselho de Participação Social e reabre diálogo com movimentos sociais - Gov.br 31.01 

 

O Governo  Lula ainda está projetando o país internacionalmente e retomando contatos e contratos com vários países, ampliando exportações e comércio exterior, favorecendo a nossa balança comercial, e também tem atuado institucionalmente internamente, com a ampliação do respeito e o diálogo com instituições, políticas brasileiras, com o Congresso, com o STF e o judiciário, governos e prefeitos, favorecendo o ambiente de paz e harmonia entre os poderes, ajudando a quebrar arestas e trazer outras instituições, inclusive militares ao rumo correto e esperado, dentro de uma perspectiva de instituições autônomas e democráticas.

Há no entanto muitos problemas para serem corrigidos, para além da ampliação de cotas raciais, e o retorno da atenção às minorias, onde destacamos a falta de uma melhor atuação na comunicação institucional, a indefinição de limites adequados aos abusos nas redes sociais, e uma maior abrangência de isenções tributárias com reajustes dos valores das faixas de isenções na Tabela de Isenção do IRPF, é algo importante, tanto quanto uma política tributária mais justa que não penalize trabalhadores e taxem os mais ricos.

Mas são apenas 100 dias, vamos esperar que o governo faça os ajustes e ações ainda esperadas ou prometidas, e corrija  as distorções e erros ainda existentes, contudo, já são de fato muitos feitos deste novo mandato de Lula, que promete ainda muito mais benefícios e vitórias para nosso povo.


 


 

 

 

 

 

 

 

  

sábado, 14 de janeiro de 2023

A hora do Estado de Direito!

Por mais de quatro anos o governo Bolsonaro foi palco de enormes ataques a democracia, as instituições brasileiras, o próprio então presidente fez ameaças e gestos criminosos contra ministros do STF, contra o conjunto de leis do nosso país, fomentou violência política e transformou pessoas simples em loucos apoiadores dispostos a criar o caos, isso é o que apontam muitos processos em investigações e os  fatos recentes, inclusive segundo políticos e autoridades, com provas cada vez mais consistentes a medida que os acontecimentos ocorrem e o povo brasileiro fica exposto a vergonha, humilhações, injustiças e muitas perdas.

 

PDT pede que PGR responsabilize Bolsonaro por atos em Brasília - CNN Brasil 09.01.2023 

PF diz ao STF que Bolsonaro praticou incitação ao crime ao associar vacina contra Covid à Aids - Jornal Nacional G1 17.08.2022 

Para 40%, Bolsonaro incentiva crimes na Amazônia - DW 26.06.2022 

5 vezes em que Bolsonaro fez apologia à violência usando crianças: “ECA tem que ser rasgado" - Brasil de Fato 12.10.2021 

 

Mais do que fake news ou campanhas de ódio que funcionaram como motivadores e bandeira para criminosos bolsonaristas, Bolsonaro e seus aliados, principalmente os mais próximos como o ex-ministro Anderson Torres, recentemente preso pela PF após decisão do STF, proferida pelo ministro Alexandre de Moraes, foram responsáveis pela contaminação das instituições, como parcelas significativas das Forças Armadas, dentre outras como as polícias militares, ou a PRF - Polícia Rodoviária Federal, que deram demonstrações de graves omissões e/ou conivências que hoje são apuradas, e que permitiram cenas tão deploráveis das invasões e destruições ocorridas em Brasília no DF, no último dia 08 de janeiro, e condenadas por todos verdadeiros cidadãos brasileiros e pelo mundo, algo que não deve e não pode ficar sem resposta adequada e punições na forma da Lei. O Brasil é maior que o bolsonarismo, e que os gestos extremos que tem encontrado guarida onde não deveria!

 

Anderson Torres é preso pela Polícia Federal após chegar a Brasília - G1 14.01.2023 

Minuta de decreto é 1ª prova de que governo Bolsonaro cogitou golpe e complica ex-presidente, avalia equipe de Lula e PF - G1 13.01.2023 

As reações à minuta achada na casa de Torres que decretaria estado de defesa no Brasil - BBC 13.01.2022 

 


Quem é Anderson Torres, ex-ministro de Bolsonaro preso pela Polícia Federal  - BBC News Brasil
Anderson Torres e Jair Bolsonaro - Foto do Sítio da BBC


Veja quem são os 46 deputados federais que defenderam ou minimizaram o terrorismo em Brasília - The Intercept Brasil 12.01

Militares do Exército teriam dificultado ação da PM em ato terrorista - Correio Braziliense 12.01 

 

Como um gesto de auto proteção e demonstração de covardia, o Jair Messias hoje acostado em refúgio nos EUA, na Flórida, ainda insiste em mais versões mentirosas dos  acontecimentos recentes, como nas muitas mentiras que alimentaram ódios e divisões e serviram para suas más intenções, enquanto ele mesmo usava de dissimulações para se proteger, como as atuais e nada convincentes, e até desconectadas com a realidade. Vem outra vez atacar as instituições, as urnas que outrora o elegeu e aos seus aliados, disfarça suas responsabilidades como mentor e incitador dos atos inconstitucionais e violentos, e pretende com isso, insinuar ou dizer que os atos do dia 08, ou anteriores de plena violência e ilegalidade, são cometidos por "infiltrados de esquerda em manifestações legítimas de seus correligionários", mentiras absurdas. 

 

Exército e PM do DF travam ‘guerra de narrativas’ sobre prisão de invasores no Planalto; veja vídeos - JBr 14.01 

Em depoimento, golpistas presos justificam atos terroristas com alegações já utilizadas por Bolsonaro; compare - G1 13.01.2023 

Coronel do Exército tenta impedir PM de prender terroristas no Planalto - Yahoo 09.01 

 


 

Imobilizar o Governo Lula é a palavra de ordem - Foco BRASIL 22.11.2022 

 

Não há e nunca houve legalidade e paz nos movimentos bolsonaristas, que se colocavam e colocam contra as leis e questionavam resultados de processos democráticos, algo ilegal e tipificado na Constituição, e que sob seu comando e durante sua gestão, contavam com apoio e proteção das instituições e pessoas sobre suas ordens. Também não há "infiltrados", as imagens e os dados revelados sobre os criminosos presos, e que ainda estão sob investigações, mostram serem de autoria de pessoas ligadas a sua horda de apoiadores, não sendo espontâneos mas estimulados, pessoas que o acompanham desde 2016, ou 2018, muitos deles aparecem com perfis e ações de incitação a violência e a contestação da democracia em redes sociais, e que a partir dos resultados do segundo turno em 31.10 último, ficaram mais intensos e com cara de golpe.

 

Dino sobre atos: 'Todos os alertas às autoridades competentes foram feitos' - EM 14.01 

‘Tira esses vagabundos do Congresso e prenda o máximo possível’: veja as mensagens de Ibaneis no dia do ataque terrorista - Extra 14.01 

Situação de Anderson Torres se agrava após depoimento de Ibaneis Rocha - CNN 13.01 

 


 

Bolsonaristas mantêm acampamento ilegal em frente ao quartel de Cascavel mesmo após ordem de desmobilização do STF - G1 09.01 

 

Os fatos e resultados das investigações sobre os crimes em Brasília e suas conexões em vários estados, dão conta que os inúmeros discursos de golpe e esperada intervenção militar pelo Exército e demais forças, não eram de todos vazios (só faltaram apoios cruciais), e que os radicais se sentiam seguros e protegidos pelas estruturas de governos ligadas a Bolsonaro e sob comando de seus auxiliares (alguns diretos como Anderson Torres, ou general Augusto Heleno), e mesmo depois do fim do seu mandato tramavam perturbar a ordem pública, gerar o caos e permitir uma intervenção militar, que chegou a ser discutida ao que parece, e em razão da minuta de decretação inconstitucional de Estado de Defesa, para imobilizar demais poderes e intervir nos resultados das eleições, destituindo o TSE e seu presidente Alexandre de Moraes, de suas competências legais. Uma minuta de um golpe certamente, que Bolsonaro, Anderson Torres, Valdemar da Costa Neto presidente do PL, precisam explicar e responder judicialmente pelas destrutivas e ilegais intenções, e não há espaço para desculpas de que não são de suas responsabilidades estes atos criminosos, discutiram e tinha conhecimento de medidas e intenções ilegais a serem perpetradas ao tempo da diplomação e posse do presidente Lula.

 

Moraes aceita pedido da PGR e inclui Bolsonaro em investigação sobre atos de terrorismo...  - Carta Capital 13.01 

Procuradores fazem nova pressão a Aras e cobram inquérito contra Bolsonaro ... - UOL 12.01.2023 

Alexandre de Moraes mira em Bolsonaro ao ordenar prisão de Anderson Torres... - UOL Coluna Josias de Souza 10.01 

 

O Estado de Direito deve prevalecer e a unidade do povo e dos representantes deve existir entorno da defesa das instituições democráticas brasileiras, para tanto, os crimes cometidos por Bolsonaro e todos os que os cercam, e que premeditam ou estimulam ataques as bases da democracia, incluindo auxiliares e militares envolvidos (ainda que por omissões deliberadas e descumprimento do dever), devem ser severamente punidas junto com os inúmeros presos em seus atos de destruição no Planalto, e em outros eventos anteriores e após estes. É o momento de limpar as instituições dos que destroem o propósito de suas existências e integração ao Estado, mas pelas leis e devidos processos, nos livrando das pedras que atrapalham a caminhada dos brasileiros.

 

Lista de presos por ataques terroristas em Brasília tem mais de 1,3 mil nomes; veja - G1 DF 13.01.2022

PF já identificou 2 mil terroristas e planeja prender todos - Metrópoles 13.01

Terroristas começam a ser punidos por órgãos governamentais e até perdem empregos - CUT Org 11.01.2023 


Manifestantes bolsonaristas invadem e destroem o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF). Os terroristas andam pela parte de dentro do prédio, jogando móveis no chão e quebrando vidraças. Muitos escombros aparecem destroçados - Metrópoles
Destruição dos palácios no DF - Foto Luís Nova/Especial Metrópoles  

 

PRISÕES REALIZADAS NOS DIAS 08 A 11/01/23 - Polícia Penal DF


Alguns dos que foram presos, por questões humanitárias foram liberados, ainda assim nem todos parecem ter aprendido com os fatos que ocorreram, e claro que ainda há organizadores e financiadores atuando e de alguma forma esperando se beneficiarem, também no aguardo de novas instruções para cumprirem ordens doentias e cegamente, com novos ataques as instituições brasileiras. E ao olharmos os  dados e informações de alguns dos que estão presos na Papuda, cai por terra as mentiras de Bolsonaro, sobre a autoria e o comando a quem estavam submetidos, e também nisto reside a razão de militares estarem se furtando a agirem, com seus parentes ou colegas da ativa e ex-colegas da reserva, hoje lutando ilegalmente nas fileiras do bolsonarismo doentio. Vejam só:

Bolsonaristas presos


Agenor Pisetta



Agenor - post Facebook


Outro preso na Papuda, Agenor Pisetta, está na lista dos bolsonaristas responsáveis pelos atos criminosos e inadmissíveis em Brasília. 


Pisetta casado e com 59 anos, bolsonarista raiz, com perfil no Facebook, defendeu tratamentos não recomendados a Covid19, publicou posts negando a existência da Ditadura de 64, e participou nos atos do 7 de setembro também.


Como temos mostrado, os envolvidos nos atentados do dia 08, estão vinculados ao Bolsonaro desde 2018 no mínimo, são negacionistas e nada se assemelham aos tais infiltrados inventados por Jair Bolsonaro, numa ação midiática e de fake news, para se furtar a violências incentivadas por ele e praticadas por seus loucos apoiadores.

--------------------------------------------------------

Ademar Bento Mariano (soldado Bento)




Segundo informações das autoridades no DF, o bolsonarista Ademar Bento Mariano, se encontra preso na Papuda por envolvimento nos atos terroristas do dia 8.


Com base nas informações, apuramos que o mesmo reside no Paraná, e foi pleiteante candidato a vereador em 2016, o soldado Bento concorreu com o número 22.222 a uma vaga à Câmara de Vereadores de Querência do Norte, consta como casado e nascido em Maringá - PR. O "patriota" agora ocupa uma cela numa prisão do DF, após os atos criminosos com investigações em curso.

--------------------------------------------------------

Ademir Domingos Pinto da Silva




Este seria um dos identificados e presos nos atos terroristas do dia 08.01, segundo informações repassadas e lista de detidos, ele se chama Ademir Domingos Pinto da Silva, sua conta no Twitter é AdemirDomingos9, segundo apuramos, e nela se mostra crítico ferrenho ao PT, reside no Rio Grande do Sul em Gravataí.


O mesmo ainda segundo informações, foi micro empresário, proprietário de uma empresa de vendas de acessórios para celular em SP.  A AMG Acessórios de Celulares.


Sua participação nos atos criminosos está sob investigação pela PF, seu nome consta entre os recolhidos à Papuda.


É apontado também pelo sítio do G1 no RS, no link

 Presos pela invasão em Brasília - G1.


  

domingo, 8 de janeiro de 2023

Terrosrismo o novo nome do bolsonarismo!

Na nossa postagem anterior a posse do Presidente Lula, nós anunciamos o fim do governo Bolsonaro, e nos aliviamos com isso, mas como já havíamos dito antes ainda seriam necessários os enfrentamentos do terrorismo que se manifestou pelos atos bolsonaristas de contestação das nossas bases democráticas.

 

Shows da posse de Lula: Festival do Futuro; ASSISTA - G1 DF 02.01.2023 

Lula recebe faixa de criança, indígena, negro, mulher, operário e pessoa com deficiência em nome do 'povo brasileiro' - Folha UOL 01.01 

 

Lula e representantes do país no alto da rampa
Lula recebe faixa presidencial de representantes do povo - Foto do Sítio da Folha

  

Quem são as pessoas que subiram a rampa e entregaram a faixa presidencial a Lula? - BBC 01.01.2023

Milhares de pessoas acompanharam a posse de Lula em Brasília - Rádio Senado 01.01.2023 

 

Lula tomou a posse em 01 de janeiro, numa festa linda e voltada para a justiça social, o combate aos problemas críticos que afetam o povo brasileiro, pela liberdade e manutenção dos poderes e bases democráticas do Brasil. 

 

Em fim, o fim! - FocoBRASIL 31.01.2022 

 

Na subida da rampa e no desfile em carro aberto, com o povo representado e multidões em paz, festejando a democracia e louvando o amor pelo Brasil, por nosso povo e nossos valores, foram demonstrações claras e fortes de que assumia um governo popular, legítimo, comprometido com o que espera a maior parte dos brasileiros, mesmo diante de ameaças e riscos amplamente divulgados nas redes pelos radicais bolsonaristas, ou pela inadequada e criminosa permanência de violentos acampados em frente aos quartéis do Exército,  e no QG, para pedir intervenções golpistas à margem da Constituição e das Leis do Brasil.

 

 


 

Silvio Almeida assume Direitos Humanos: “Atos ilegais baseados no ódio serão revistos” - Metrópoles 03.01.2023 

Lula toma posse e anuncia primeiras medidas: revogação de decretos sobre armas e redução da fila no INSS Fonte: Agência Câmara de Notícias - Câmara 01.01

 

Após a posse e nos dias que se seguiram, parcela significativa da população ainda celebrava, e grande maioria dos eleitores brasileiros assistiam esperançosos as posses dos ministros do novo Governo Lula, mas também compreendendo as dificuldades que teriam que enfrentar, e os primeiros atos que mostravam e mostram, a disposição de fazer o correto para atender as necessidades da população, manifestadas pelos eleitores, tomando medidas e editando decretos no sentido de cumprir as promessas de campanha, e priorizar os mais necessitados.  

 

Leia as principais medidas de Lula na 1ª semana de governo... - Poder360 07.01.2023 

'Revogaço' de Lula atinge decretos que já eram alvos do Senado Fonte: Agência Senado 04.01 

 

Lula editou decretos, revogando e anulando medidas absurdas e danosas do antigo Governo Bolsonaro, com relação a armas e destruição das nossas reservas e do meio ambiente, especialmente na Amazônia Legal, ou outros para análise dos indevidos sigilos decretados por Bolsonaro, provavelmente para esconder supostos crimes, além de proteger aliados e políticos co m atitudes prejudiciais aos brasileiros.  Além disso e de forma urgente, Lula decretou o aumento do benefício pago a famílias carentes, para no mínimo R$ 600 ,00, com possibilidade de ser ainda maior e também atender mais famílias carentes.

 

Primeiras decisões do Itamaraty sob Lula indicam nova direção da política externa - Brasil de Fato 06.01.2023 

Jornais internacionais destacam festa durante posse de Lula e fuga de Bolsonaro para os EUA - Brasil de Fato 02.01.2023 

 

Uma semana de realizações e demonstrações de trabalho, com repercussões positivas em várias partes do mundo, com muito sinais de boa vontade e de reaproximação do Brasil, que muito tempo passou à margem como pária devido ao governo de destruição e sombras de Bolsonaro, que fugiu para os EUA deixando os cofres quebrados, pautas e medidas bombásticas, e uma horda criminosa que maculou instituições e se infiltrou com intentos golpistas, continuamente alimentados e mantidos com gestos de Bolsonaro e seus aliados.

E uma semana depois o caos se instala no Brasil, ao menos temporariamente em Belo Horizonte primeiro, ontem em São Paulo (em pouquíssima proporção) e numa escala sem precedentes hoje em Brasília, numa grande escala e efetiva demonstração de golpismo seguida de muita destruição e ataques as  instituições, com uma enorme invasão ao Congresso, STF e Palácio do Planalto, em meio a uma cidade convenientemente desguarnecida e mesmo após avisos e riscos diagnosticados, até pela cúpula do novo governo, mas sem aparente atenção do governador Ibanêis, e claras omissões criminosas do ex-ministro da Justiça Anderson Torres, que fez a PM e as forças de segurança de Brasília, "colaborarem" para uma crise sem precedentes.

 

PM do DF escolta terroristas bolsonaristas até Praça dos Três Poderes... - UOL 08.01.2023 

 


 

Os  manifestantes "pacíficos", que algumas diziam ser participantes de atos legítimos, mostraram todo seu ódio e repúdio doentio as instituições democráticas, ao povo e suas escolhas, e como bando de criminosos que são os bolsonaristas galgaram um degrau e patamar que os elevaram a verdadeiros terroristas, cuidados e mimados por alguns servidores do Estado, militares inclusive, e financiados por outros igualmente criminosos, sejam políticos ou empresários, ruralistas ou armamentistas, mas que não se preocupam com os danos e prejuízos causados ao Brasil, ao povo, aos quais expuseram a violências, por meios de ladrões e até assassinos procurados que integram as hordas terroristas que foram guiadas, estruturadas e conduzidas a Brasília hoje.

 

Terroristas bolsonaristas invadem e depredam Congresso, Planalto e STF... - UOL 08.01.2023 

Terroristas bolsonaristas destroem Salão Nobre do STF, reviram móveis e documentos, roubam comida, e um deles tira as calças; veja imagens - G1 08.01.2023 

EUA, UE, ONU e América Latina blindam Lula e condenam atos "fascistas"... UOL 08.01.2023 

Em defesa da democracia, governo Lula convida governadores para reunião em Brasília nesta segunda - G1 08.01.2023 

 

O movimento contudo fracassou e uma grande reviravolta com os poderes constituídos reagindo fortemente a tentativa de golpe perpetrada pelos terroristas bolsonaristas, após apoio interno de muitas instituições e manifestações internacionais que não coadunam com as palavras dissimuladas de Bolsonaro em nota nos EUA, ou pelas insuficientes desculpas bizarras do governador de Brasília - DF.

 


 

Lula não estava em Brasília onde omissões ocorreram e permitiram e Barrosostes atos loucos. O clamor que é ouvido em todas as partes, é para que os criminosos que destruíram com terrorismo, tenham que responder por todos atos, criminal e civilmente. Lula que ainda em visita há áreas atingidas por chuvas em SP, determinou imediata intervenção na Segurança Pública de Brasília, e por meio de decreto mostrou reações mais organizadas do Estado aos crimes em curso.

 

Lula condena ataques terroristas e decreta intervenção federal no DF - Correio Brasiliense 08.01.2023 

 

 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)


Lula vai ao STF e se encontra com ministros após destruição ... - UOL 08.01.2023

 

Agora os que depredaram e ameaçaram a democracia devem arcar com todas as suas responsabilidades! A AGU e o Governo Lula estão à frente dos esforços para combater e punir os terroristas bolsonaristas, com o apoio e a ativação de protocolos em defesa das instituições, conduzidos também pelos presidentes do Congresso e da Câmara, e principalmente pelo STF através da Ministra Rosa Weber, e de outros ministros como Alexandre de Moraes, Barroso e Gilmar Mendes, também apoiados pelos presidentes e membros do STJ - Superior Tribunal de Justiça, TCU - Tribunal de Contas da União, TSE - Tribunal Superior Eleitoral, TST - Tribunal Superior do Trabalho, e até mesmo pelo STM - Superior  Tribunal Militar.

Como resultado além da intervenção constitucional por meio do decreto de Lula, centenas de prisões de terroristas pelas forças policiais, o Ministro Alexandre de Moraes atendendo a AGU, decretou afastamento do governador de Brasília por 90 dias, prisão de ônibus que transportaram criminosos ao DF, liberação de todos os pontos ocupados por bolsonaristas no Brasil em 24 horas, identificação e prisão em flagrante de todos os terroristas, assim como os presidentes do Congresso e da Câmara determinaram reunião de urgência. Também muitos governadores de estados se manifestaram, alguns disponibilizando efetivos de segurança estaduais para as providências e apoios necessários as autoridades federais em Brasília, numa forte reação ao golpismo.


Governadores anunciam envio de PMs para ajudar retorno da ordem no DF... - UOL 08.01.2023

Alexandre de Moraes determina o afastamento de Ibaneis, governador do DF - O Tempo 08.01.2023 

Políticos americanos defendem extradição de Bolsonaro dos EUA após invasões em Brasília - G1 08.01.2023

Sobe para 300 o número de terroristas presos em Brasília, diz Polícia Civil - G1 08.01.2023


Os que elegeram Lula, precisam estar vigilantes e prontos para defender a sua legítima escolha e a Constituição do nosso país, no que o Estado não conseguir e não se fazer presente para impor as medidas que possibilitem paz ao Brasil.

 

   

   

  

 

 

     

sábado, 31 de dezembro de 2022

Em fim, o fim!

Com toda intensidade de um ano de transformações, de derrota e vitórias, chega ao fim 2022!


Bolsonaristas choram, rezam e abandonam QG do Exército após discurso... - UOL 30.12

'Jogou a toalha': como grupos bolsonaristas assistiram à live do presidente... - UOL 30.12

Em live de despedida, Bolsonaro diz que “nada justifica tentativa de ato terrorista” em Brasília - CNN 30.12


Na política e para os brasileiros ainda com muita tensão, provocada pela insensatez e pela ascensão da violência que ocupou espaços de poder e trouxe muito sofrimento e dores ao nosso povo, graças ao governo desastroso de Bolsonaro, e seus seguidores "bolsonaristas", que até bombas tentaram explodir e causar mais possíveis mortes, para além de todas as outras que ocorreram por conta de excessos e agressões a opositores, e as decorrentes dos mal feitos e desmandos do presidente, seus ministros, parte dos militares, seus aliados políticos no Congresso e fora, e apoiadores em vários segmentos sociais, cúmplices de crimes e desgovernos, como os que são de alguma forma responsáveis pelos milhares de mortos durante a pandemia de Covid19.

 

Fotografia colorida de homem
Bolsonarista acusado de terrorismo no DF - Foto Sítio Metrópoles 

 

MP investiga grupo de viajantes que traria bombas para a posse em Brasília - Metrópoles 30.12 

“Fui abandonado”, diz empresário bolsonarista que armou atentado no DF - Metrópoles 27.12 

 

Crimes e violências que afetaram os brasileiros, inclusive ainda são causa de incertezas e dores até hoje. Algo que independente da "fuga do Bolsonaro", em sua viagem dissimulada para os EUA, em meio a movimentos ainda presentes nas portas de quartéis, nas ruas e nas mídias, por parte de uma minoria extremista e que age como "loucos violentos", doentes e transtornados, "capazes de matar e fazer guerra", mas nutridos e incentivados por pessoas que desejam o caos por interesses políticos e econômicos, por status e poder, no chamado mercado (com especuladores, lucrando com a destruição social), ruralistas, madeireiros e garimpeiros ilegais, armamentistas, segmentos evangélicos, e pelo próprio Bolsonaro, de forma dissimulada ou explícita e criminosa.  

 

Sem ‘exclusividade’ da PGR, processos contra Bolsonaro devem voltar a caminhar; entenda... - Carta Capital 31.12 

 

Os atos contra democracia, as prevaricações, os desvios, e responsabilidades inclusive por mortes e miséria, e uso irregular de recursos e cargos públicos, devem e precisam ser alvo de investigações, por isso Bolsonaro sabe que precisa fugir, no mínimo para esperar como vão ficar os processos e acusações contra ele e seus mais próximos aliados, e outros que chegaram a cometer atentados como nos dias 12 e 24 de dezembro em Brasília, independente de posições e colorações partidárias.

 

“A guerra não acabou”, afirmam bolsonaristas no QG às vésperas da posse - Metrópoles 31.12 

Operação prende 3 bolsonaristas que fecharam BR e impediram até passagem de criança doente em RO - G1 31.12 

Bolsonaristas são presos em investigação sobre vandalismo e tentativa de golpe em Brasília...  - Carta Capital 29.12 

 

11 governadores são esperados na posse de Lula; veja mapa — Foto: Carla Carniel/Reuters
11 governadores são esperados na posse de Lula; veja mapa — Foto: Carla Carniel/Reuter - Sítio G1


11 governadores são esperados na posse de Lula; veja mapa - G1 31.12

 Quem são os líderes que confirmaram presença na posse de Lula; veja lista - VEJA Abril 30.12

Por 6 votos a 5, Supremo derruba o orçamento secreto - G1 2 semanas atrás 

 

A festa da virada de ano, junto com a posse de Lula, não podem ser frustradas e atacadas por quem se agarra a ilusões de poder e de país, destoantes da nossa realidade, dos tempos e fatos políticos que ocorreram e se consumaram com a eleição de Lula.  Não há espaço para omissões ou desejos de golpes, não há razão para sermos submetidos as loucuras e desvarios de quem de alguma forma se fartou em meio à tantos desmandos, quem insistir em visões golpistas e criminosas devem arcar com responsabilidades criminais, e o povo deve e precisa celebrar a vitória sobre o desgoverno tenebroso de Bolsonaro e os dias de trevas que trouxe ao Brasil, que ofuscou o país no cenário internacional e causou miséria e problemas graves ao povo, com desmontes de políticas e estruturas que serviam a sociedade e ao país, e precisam e devem ser resgatadas pelo futuro governo, mesmo com dificuldades e até "chantagens políticas" como as que assistimos no episódio da aprovação da PEC do Bolsa Família, com o Congresso atuando para lucrar e manter distorções como as vistas no Orçamento Secreto (foco de irregularidades no uso de recursos por parlamentares) condenadas pelo STF, ainda que com o dito episódio torna-se clara a falta de compromisso de muitos políticos, mas que felizmente ainda pode ser contornado por Lula e seus aliados, possibilitando recursos iniciais importantes para seu governo, para os pobres e principalmente para o Brasil antes abandonado. 

 

Lula diz que não haverá ‘barulho’ na posse e que PEC foi feita para ‘cobrir a irresponsabilidade’ de Bolsonaro - RBA 29.12 

Lula: PEC da Transição é para cobrir irresponsabilidade da gestão Bolsonaro... - UOL Economia 22.12 

Lula recebe Lira em busca de consenso para aprovação da PEC do Estouro - CNN 18.12 

 

Lula em suas ações  antes mesmo do início de seu governo, em 01.01.2023,  e na escolha e composição da equipe de transição e do futuro governo, mostrou força e compromisso, e de alguma forma já preencheu vácuos de poder e governo, causados pela paralisia de Bolsonaro desde o fim das eleições. O fim em fim chegou para Bolsonaro e seu desgoverno, e que Lula seja empossado na presença de milhares e de delegações de várias partes do mundo, mostrando à todos que o Brasil tem de novo um verdadeiro líder! 

 

Manual da Posse de Lula - lula.com.br


--------------------------------------------

Morreu Pelé!

 

Irmã de Pelé conta como foi a despedida e o que conversaram no último encontro - G1 30.12 

 

Irmã de Pelé, Maria Lúcia (à dir.) mora com a mãe Celeste (à esq.) em Santos (SP) — Foto: Reprodução/Twitter e Patrícia Cruz/Arquivo AT
Irmã de Pelé, Maria Lúcia (à dir.) mora com a mãe Celeste (à esq.) em Santos (SP) — Foto: Reprodução/Twitter e Patrícia Cruz - Sítio do G1

 

 

Após semanas de internação e muita expectativas, morreu Edson Arantes do Nascimento, Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos.  O rei Pelé que estava com 82 anos e bem debilitado, tratava um câncer, não resistiu a complicações de seu quadro de saúde e faleceu em 28.12, seu velório ocorrerá em São Paulo na sede do Santos Futebol Clube a partir do dia 02.01.2023.

O mundo se despede e demonstra o profundo respeito pela partida deste ilustre brasileiro, que por meio do futebol tornou-se um ícone e exemplo de pessoa e esportista. Adeus Pelé!  

   

Morte de Pelé ressalta que existem poucas celebridades de verdade no mundo - Terra 31.12 

 

--------------------------------------------

Morreu Bento XVI!

 

Papa Francisco presidirá funeral de Bento 16 em 5 de janeiro, diz Vaticano - Folha UOL 31.12 

 

O Papa emérito Bento XVI morreu hoje e a Igreja está de luto. Francisco que havia pedido orações pelo seu antecessor quando do agravamento de sua saúde aos 95 anos, deverá realizar parte das cerimônias de despedidas (missa póstuma) durante o funeral de Bento XVI previstos para dia 05.01.2023 no Vaticano. O Papa que teve coragem e bastante compromisso com a Igreja Católica, ao renunciar anos atrás, permitindo a eleição de seu sucessor, o atual Papa Francisco (o precursor de importantes e recentes transformações na Igreja), tem em fim sua paz.

Bento XVI  ficará marcado na história e na vida dos católicos, por seus gestos e pela produção literária, filosófica e teológica, ampla e rica. 

Deus o tenha consigo! Cumpriu sua missão e atendeu aos desígnios do Espírito abrindo caminho para Francisco e muitos cristãos, em suas missões por Jesus.

Joseph Ratzinger não foi ‘apenas’ o Papa Bento XVI, mas também escritor best-seller - G1 31.12  

 

O Papa Bento XVI (Joseph Ratzinger) em visita à cidade de Aparecida em maio de 2007  — Foto: José Patrício/Estadão Conteúdo/Arquivo
O Papa Bento XVI (Joseph Ratzinger) em visita à cidade de Aparecida em maio de 2007 — Foto: José Patrício/Estadão


terça-feira, 22 de novembro de 2022

Imobilizar o Governo Lula é a palavra de ordem

Foto: Sergio Lima/AFP
Foto: Sergio Lima/AFP - reproduzido da Carta Capital

 

Nem assumiu ainda, Lula já se depara com movimentos e jogadas orquestradas por alguns grupos, os objetivos são claros e nada louváveis, assumirem o controle do Estado e das instituições para paralisar Lula e seu governo, mantendo privilégios e poderes por meio da negação de espaços, e ao anular o protagonismo social que poderiam resultar em mudanças concretas, em inclusão social, e melhorias dos indicadores sociais, por meio de recursos e ferramentas institucionais e públicas, como almeja e prometeu Lula fazer em seu projeto de governo.

 

Ataques de bolsonaristas - reprodução sítio da Fórum

 

VÍDEOS - Ataque terrorista de bolsonaristas golpistas: tiros e incêndio em rodovia no MT - Fórum 20.11

VÍDEO: Caminhoneiro é capturado, agredido e amarrado após furar bloqueio golpista em RO - DCM 20.11 

 

Com este intuito estão em cursos várias ações conflituosas, programadas e pensadas a partir de interesses de cada grupo, segmento ou estabelecimento, dentro dos conjuntos de atores e forças econômicas, sociais e políticas, envolvidas no processo de resistência a mudanças no poder.  Grupos que não estão  necessariamente articulados e mutuamente colaborativos, mas organizados e com projetos próprios, alguns  até bem conhecidos por parcela significativa da sociedade e suas estruturas, às vezes também ocultos ou dissimulados como no caso dos militares e suas corporações (clube de oficiais,  etc), diferentemente de partidos e grupos políticos como os conhecidos como Centrão, ou os ideológicos, políticos, sociais, como os bolsonaristas (nos referimos aos grupos militantes de direita, para além de instituições que os apoiam ou financiam, e que encabeçam ações ilegais). Além destes há os representativos de dois setores econômicos que lucram muito a partir das mazelas, subsídios e desvios de recursos públicos que deveriam ser destinados ao amparo social e atendimento de direitos básicos da população brasileira menos assistidas, mas que são revertidos a importantes jogadores destes ditos segmentos, com grandes volumes de recursos usados para fins de apoio ou benefício direto a estes e seus interesses, que são conhecido como "mercado" e "agronegócio", sejam por subsídios e isenções, ou por elevadas taxas de juros como remuneração a investimentos, muitos dos quais especulativos.

 

Augusto Nardes se licencia do TCU após vazamento de áudio - Correio Brasiliense 21.11 

Flertando com o golpismo! Foco BRASIL 14.11

 

 

 

A questão dos militares, é urgente e há instrumentos legais que permitem coibir suas pretensões golpistas, mas exigem atuação conjunta de outras instituições  TSE e outros entes do Judiciário, uma  posição firme das lideranças do Congresso (a despeito de parcela deste ser pró golpistas, o que é um problema), e manifestações de total apoio a Constituição para preservar o direito de posse e governabilidade do presidente eleito, Lula, aliadas a posicionamentos firmes da comunidade internacional, dos movimentos sociais e de classes no Brasil, preparando segmentos da população para também se manifestarem em breve em prol do respeito aos resultados das eleições e da democracia brasileira.


Quem vai blefar nas ‘casernas’ de Nardes quando Lula for o chefe supremo das Forças Armadas? - Brasil247 21.11

Mourão sobre Lula: 'Nunca meteu os pés pelas mãos com as Forças Armadas' - Correio Brasilense 17.11


Vale mencionarmos alguns segmentos da imprensa usadas por estes grupos, que são os principais focos de resistência ao projeto recém eleito e encabeçado por Lula, e são principalmente representados pelos bolsomínios ensandecidos e estimulados, pelos políticos partidários de extrema direita e fisiologistas como os do Centrão, ou os militares e suas estruturas de influência e poder (especialmente na cúpula dos comandos), e parcela significativa do que se conhece como agronegócio, cada qual destes com suas motivações e interesses pouco legítimos. Não que estejamos desconsiderando outras resistências e outros segmentos, mas é nítida a inconformidade e tentativas de mudar por meios até violentos os resultados das urnas, de forma antidemocrática, até criminosa e intensa, as ações dos grupos citados, uns de forma mais sofisticadas e dissimuladas como as do mercado, ao tentar impedir e por limites ao Governo Lula, antes mesmo de sua posse, e por meio do controle financeiro muito restrito e intensamente regulado ou limitado, desprezando os efeito sociais perversos de tais práticas.


--------------------------------------------


A guerra dos mercados contra os  brasileiros


Economistas lançam carta a Lula e dizem que defesa do teto para garantir disciplina fiscal é uma ‘falácia’... - Carta Capital 21.11

A quem interessa a austeridade fiscal?...  - Carta Capital 19.11

 

O mercado como se conhece, tem em suas definições uma das faces mais perversas do capital, a dos especuladores, associados e até parecidos com seus primos próximos, os rentistas, e os agiotas do sistema financeiro e do mercado de capitais e dos grandes clubes e fundos de investimentos, focados em enormes lucros de curto prazos, interessados diretos no uso dos recursos públicos em favor de si mesmos, ainda que ao preço e as custas de muita destruição, de milhões de desempregados, milhões de miseráveis com fome e sem assistência social, sem saúde, educação, moradia e saneamento, ou sem segurança pública. Para o mercado e seus perversos agentes, a prioridade são seus lucros bilionários, gigantescos e imediatos, independente de quantos morram de fome e na miséria, como ocorreu com os lucros dos bancos e acionistas de empresas públicas durante a pandemia de Covid19, e nem pensam que resgatar milhões de tais condições, é garantir sustentabilidade e desenvolvimento para um futuro não tão distante, o que seria bom também para o tal mercado, mas principalmente para o Brasil, o que lhes guiam é o poder e os lucros já, sob seu controle absoluto.

Lula está certo, não podemos assistir morte e a miséria de brasileiros, por conta de interesses imediatos e do egoísmo de alguns barões do mercado, que agem aliados a políticos e governantes corruptos. O Estado deve realizar investimentos que se revertam em crescimento e inclusão social já. Confrontar estes que tentam destruir a democracia e se apropriar do poder, é um desafio urgente, o enfrentamento deve se dar desde já e seguir especialmente como prioridades de Lula, mesmo que buscando a pacificação do Brasil (em termos de sociedade), tais exemplos de golpismos precisam receber um tratamento duro e segundo a Lei, para que sejam realmente neutralizados e a pacificação social possa ocorrer sem suas interferências negativas e destrutivas.

 

--------------------------------------------

 

O que querem manter estes grupos, e como?


São muitas os objetos de interesses dos mencionados grupos, assim como os meios e formas que usam para manterem, ou tentar manterem a qualquer custo, o controle do Estado, o poder e a possibilidade de como direcionar os recursos públicos, e a despeito de interesses maiores da sociedade, do povo brasileiro, e se preciso com a total imobilização do futuro Governo Lula, por meios diversos, desde a pressão e os protestos com desordem nas ruas, a chantagens institucionais por forças ou poderes de Estado usados indevidamente ou de forma adversa e criminosa, sejam estes as Forças Armadas, ou outras instituições (TCU, PRF só para exemplificar), assim como por uso de instrumentos legais associados a decisões influenciadas negativamente no Congresso pelos grupos citados e representantes destes interesses.

 

Poderíamos citar inúmeros exemplos de interesses  dos grupos que resistem as mudanças propostas por Lula, também poderíamos citar muitos de seus expedientes, mas vamos nos ater aos que pensamos ser destaques, ou mais importantes para caracterizar suas ações, especialmente as mais recentes e intensas.

 

Os "patriotas bolsomínios" querem manter o status do governo que finda "sob o comando de Bolsonaro", com todas as distorções de prioridades, que favorecem segmentos sociais "elitizados" em detrimento dos mais pobres, promovem destruição ambiental e crimes por lucros e explorações irregulares de recursos naturais, favorecem o segmento armamentistas, e deixam ricos mais ricos que que já são, com a miséria atingindo a maior parcela da população de uma forma direta ou indireta, e que se daria com a permanência do projeto bolsonarista, mesmo que nos custe a estabilidade democrática e a mutilação das instituições e da nossa Constituição. Claro não é só isso e de forma tão sintética, mas dá uma boa ideia das razões para as violências praticadas pelos tais bolsomínios.

 

É de interesse dos militares tornar o Governo Lula, intimidado e de alguma forma refém das forças, como se desta forma pudessem instituir sua própria agenda, que sob o Governo Bolsonaro lhes foram extremamente favoráveis, com milhares de cargo no governo, e militares interferindo em políticas com oficiais em cargos importantes na estrutura do Executivo, mesmo com prejuízos e ameaças ao sistema democrático e a instituições como nos ataques ao STF, com uso da imagem das FFAA, ou do Exército, para este fim e com estímulo do próprio Presidente Bolsonaro, que por meio dos militares também fez uma enorme bagunça na gestão da crise da Covid19, e seus quase 700 mil mortos, sem falar nas compras "ilícitas" (Cloroquina, Viagra, picanha, cervejas, bonecos Rambo, etc), envolvendo militares e nas áreas internas aos quartéis, mostrando desvios e privilégios entre militares, que precisam ser combatidos e controlados sem multiplicação de indiciplinas e desvios.

 

Militares da ativa atacam Lula, Alckmin e STF nas redes - Brasil247 22.11

Governo Lula não precisa temer militares, diz general Santos Cruz - BBC 22.11 

 

www.brasil247.com -
Foto reprodução do sítio Brasiil247 - Militares brasileiros

 

Segmentos do agronegócio, pouco sustentável (pela forma de uso da terra e pela destruição ambiental  que alguns promovem) e voltado em muitos casos a exportação, tentam bloquear qualquer medida de regulação de estoques para consumo interno, querem inibir possíveis taxações sobre as exportações e bloquear mediadas de proteção ambiental ou de regulação e distribuição de terras a comunidades quilombolas, indígenas e a populações campesinas, como se não existissem compromissos sociais e ambientais a serem implementados para o bem do Brasil. São destrutivos e egoístas e lutam para manter o Brasil como pária mundial, sem responsabilidades com o planeta e a vida, apenas por lucros enormes para si mesmos e retenção de grandes áreas de terras pouco produtivas, eventualmente usadas de forma especulativa.  Estes chegam a patrocinar grupos armados e conflitos, ameaças a religiosos, ou a lideranças e  camponeses, assim como financiam bloqueios que hoje ainda são vistos em  várias localidades do Brasil.

 

Moraes manda bloquear contas de suspeitos de financiar atos...  - Poder360 17.11 

 

O que se sucedeu diante das falas de um suposto apoiadores de golpes, ministro do TCU Augusto Nardes, não é desprezível e merece ações institucionais urgentes, pois ele não tem condição de permanecer no cargo, após o áudio público incentivando levantes ("confronto decisivo", mediante conflito social violento) e com apoio dos ruralistas e militares, e políticos bolsonaristas, é grave e mostram que nossa análise sobre quem participa e patrocina o golpismo, que tem sido realizada e divulgada já faz tempo e inclusive nas redes sociais, é muito oportuna e pertinente, reforça que deve-se evitar provocações e exigir punições pelas instituições, para coibir golpistas e a violência que praticam e se tornam mais graves e arriscadas para o Brasil.

  


 
 
 
Parlamentares pedem afastamento de Nardes do TCU após aúdio - 96FM 22.11

Tribunais de Contas repudiam áudio de ministro do TCU... - Poder360 21.11

PT apresenta notícia-crime contra ministro do TCU Augusto Nardes... - UOL 22.11 


Com interesses em manter o poder e controle sobre o uso do orçamento federal, políticos de direita e do Centrão impõem sua capacidade de formar maiorias, ou impedir a aprovação de projetos contrários as suas agendas, que passa pelo comando da Câmara e ou do Senado, e a manutenção das vergonhosas políticas de trocas e vendas de apoios, a exemplo do tal Orçamento Secreto, com milhões destinados sabe-se lá a quem e ao que, retirando recursos essenciais das áreas sociais, apesar de ser provavelmente inconstitucional e muito injustificável.  Estabelecer limites ao Governo Lula é a estratégia para forçar a barganha indecente com o Legislativo, as recentes manifestações do Presidente da Câmara Arthur Lira e de Ricardo Barros deputado do PL, são exemplos deste jogo difícil e ruim para o país. O povo é quem fica em segundo plano neste jogo!

 

Lira dá recado a Lula e ao STF e diz que emenda de relator é prerrogativa do Congresso - Folha de São Paulo 21.11 

Ricardo Barros: “O centro não vai entregar tudo o que Lula quer”  - Gazeta do Povo 13.11 

 

Barros-bolsonaro-nogueira-lira
Deputado Ricardo Barros, Presidente Jair Bolsonaro, Ministro Ciro Nogueira, e Deputado Arthur Lira (foto reprodução das redes sociais)


 

E o mercado,  não é menos indecente e perverso. Na crise de desconfiança criada artificialmente e no mau humor de "investidores", especuladores, reside o desejo de determinar fontes de ampliação dos lucros com operações financeiras e mercados de capitais, sendo beneficiados e remunerados com altas taxas de juros, ou em operações que drenam recursos públicos para a ciranda financeira e especulação, a prejuízo da sociedade e sem responsabilidade social, e o fazem com pressões sobre o Congresso e a população, engessando o governo e obstruindo medidas, e por agendas e legislações restritivas, fundamentadas em polêmicas e falsas alegações, a partir do conceito de responsabilidade fiscal. Lula nem assumiu e já querem impor suas agendas!

 

Petrobras corta investimento e vende patrimônio para fazer pagamento recorde a acionista - Brasil de Fato 04.08 

Mesmo com Pix, bancos lucram R$ 132 bilhões em 2021, 49% a mais que em 2020  ... Economia UOL 

 

Nas suas agendas vem o conceito de que qualquer ação social de socorro ou assistência as populações mais vulneráveis, estão condicionadas ao teto de gastos, a tão falada responsabilidade fiscal, que nada mais é que a garantia de pagamento de juros a investidores, o deslocamento de recursos de áreas essenciais para rolagem da dívida pública sempre com altas taxas de juros, para permitir o refinanciamento por especuladores, e sem espaço para uso de recursos como investimentos, ainda que urgentes e indispensáveis para romper este ciclo de limitações, como dissemos ignorando que tais investimentos na sociedade e no bem estar da população, volta para nossa economia através de impostos, do desenvolvimento e aumento do PIB. Felizmente há quem defenda formas de permitir os investimentos que pretende fazer o Lula, mesmo a contra gosto do mercado. O presidente deve acima de tudo honrar seus compromissos, e garantir o bem estar social aos brasileiros.


Instituto Capitalismo Consciente Brasil endereça carta ao governo Lula - Época Negócios 22.11

Economistas fazem "Carta ao presidente Lula" em réplica a Arminio, Malan e Bacha - Folha de Pernambuco 21.11