terça-feira, 27 de agosto de 2013

Mais uma aventura americana!

Onde iremos parar com esta escalada?  Será que podemos acreditar em quem tem agido de forma tão perigosamente manipuladora e desleal?

Não há dúvidas do mal que se abate sobre a Síria, mas há dúvidas sobre as intenções e resultados das intervenções desastrosas de americanos e ingleses sobre nações fragilizadas, agora também com mais uma adesão ao clube dos aventureiros interesseiros, a dos franceses loucos para desviar a atenção de seus problemas, enquanto arranjam o jeito de referenciar sua máquina belicosa na tentativa de também expandir exportações bélicas.

Mesmo sem conclusão de investigações os americanos e ingleses, desde algum tempo seguido por franceses em aventuras belicosas. Lembremos da ânsia de intervir na Líbia que amarga um desastre social e econômico, num ambiente de instabilidade e violência. Isto após a ação dos belicosos que destruíram o país a pretexto de libertá-lo!

Repete-se como no Iraque e no Afeganistão, não que sejamos a favor de Assad, mas não acreditamos que promover matanças vá solucionar os desmandos de outro igual. A final o EUA e a Inglaterra tem um histórico de falsas acusações, intervenções violentas e ilegais, mortes patrocinadas (vejamos o caso Lady Diana), e operações clandestinas da CIA, NSA, MI5 e MI6 e outros mais.

Recordemos que pesa sobre os EUA a denúncia de ter ajudado o Iraque a desenvolver armas químicas e lança-las sobre o Irã, e depois a falsa desculpa de que o Iraque teria armas nucleares foi um pretexto para a intervenção desastrosa dos EUA.

Resta saber, quem acredita que a Síria e o Oriente Médio será um lugar melhor após os americanos e ingleses promoverem sua própria parcela de destruição e mortes!


Sugerimos ver um outro ponto de vista nas matérias logo abaixo:

O que é verdade "tóxica" - Voz da Rússia 26.08

A invasão da Síria abalará a estabilidade geopolítica - Voz da Rússia 26.08

----------------------------------------------------------------------

Mudando um pouquinho só o assunto, não consigo perceber a dificuldade que há para nossa "imprensa  livre" não denunciar mais uma das arbitrariedades dos americanos e da NSA, por que silenciaram sobre as ações clandestinas dos EUA ao espionarem a ONU.  Será que foi por acreditar que há terroristas enclausurados na ONU, e que o organismo ameaça a segurança americana?

ONU planeja contatar EUA sobre informação de espionagem - Reuters 26.08

----------------------------------------------------------------------

Por falar em terrorismo, as declarações recentes do presidente do Conselho Federal de Medicina podem ser muito bem enquadradas no rol de declarações de cunho terrorista.

O ilustre presidente se travestiu de paladino e defensor dos esquecidos pelos médicos brasileiros, declarando que há uma ameaça a população pois não se sabe se os recém chegados médicos estrangeiros são de fato médicos.

Curioso não vejo nenhuma ação digna de menção do presidente e do conselho, quanto aos médicos brasileiros que recebem do Estado e não vão trabalhar, que negligenciam e faltam as suas atribuições provocando mortes, que muitas vezes não são investigadas e punidas, e não parecessem ser do interesse do conselho puni-los.

Certamente que poderá ocorrer algum desvio ou erro por parte de algum dos médicos recém chegados ao Brasil.  Contudo o maior erro é permitir que milhares de brasileiros adoeçam e morram anualmente por falta de cuidados médicos básicos e essenciais, para que uma parcela pequena da população, formada por médicos que não tem respeito pela população, e algumas vezes estão tão mal preparados ou não estão ligando a mínima para o que acontece com os que precisam de assistência, e se importam apenas com seus enormes ganhos.

Me poupe senhor dos seus falsos escrúpulos, não o vimos antes defendendo a população desassistida nem preocupado com a conduta dos milhares de maus médicos brasileiros, que condenam muitos a graves enfermidades ou a morte, manchando também a reputação de bons médicos que ainda existem em meio a estes mercenários de jaleco.

PARABÉNS PRESIDENTA DILMA!  POR TER PATROCINADO A VINDA DOS MÉDICOS ESTRANGEIROS, E POR TER CORAGEM E VETAR UMA GRANDE INJUSTIÇA CONTRA OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE, VETANDO O ATO MÉDICO, QUE DESCONSIDERAVA PSICÓLOGOS, ENFERMEIROS, NUTRICIONISTAS, FISIOTERAPEUTAS, ETC.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

O terror nas mãos dos americanos e inglêses!

Quem nos protegerá do terrorismo de estado praticado pelo Estado americano e pelos ingleses?

Ao longo da novela Snowden, espião que revelou ao mundo os absurdos cometidos pelos EUA e alguns aliados, dentre os quais a Inglaterra, estamos assistindo todo o tipo de abusos e crimes cometidos por aqueles que deveriam zelar pelo direito dos cidadães e pelo bem estar social, e que estão na cúpula dos governos destes países, ou nas instituições subordinadas a estes.

Recentemente mais um triste capítulo, os ingleses usando das mesmas farsas e falsas preocupações com a segurança nacional, usadas pelos EUA a bem pouco, violam novamente os direitos individuais das pessoas e as leis internacionais, sobretudo de salvaguarda a dignidade pessoal que cada pessoa tem assegurada em convenções internacionais, ratificadas pela Inglaterra. Isto ocorreu no caso do companheiro do jornalista e correspondente do jornal The Guardian, o brasileiro Miranda, que foi inescrupulosamente detido de forma arbitrária pela polícia inglesa em quanto fazia conexão no aeroporto de Londres.

DAVID CAMERON - Reuters
Temos assistidos aos abusos cometidos pelos americanos através da NSA, que ilegalmente e de forma criminosa violou dados e informações pessoais, mensagens e ligações de pessoas do mundo inteiro, com a conivência de empresas ligadas as comunicações e as redes sociais.  São criminosas as atitudes por prevalecendo-se de pretextos e de leis anti-terror, de forma indiscriminada e terrorista, pois geram insegurança e terror, monitoram e controlam informações que não lhes pertencem, inclusive em países que não consentiram e não conheciam tais fatos, nem suas sociedades aprovavam as práticas de bisbilhotice estatal,  e sob circunstâncias absurdas e totalmente clandestinas.

A pretexto de garantir a segurança nacional, espionaram reuniões de chefes de estados e seus representantes, em especial quando os assuntos estavam ligadas a organismos legítimos e tinham um fundo e interesse comercial, como o que fizeram os ingleses ao espionar os representantes do G-20 em uma cúpula na Inglaterra.

Usar as leis de um país com o fim de assegurar a segurança nacional, mas apenas com a finalidade de provocar insegurança entre aqueles que combatem e denunciam abusos de autoridades e do Estado, é na verdade um crime de terrorismo.  Qual o risco oferecido pelo Miranda, conduzir informações secretas das ações clandestinas da Inglaterra e dos EUA, que não respeitaram leis internacionais, povos e suas próprias sociedades?   O risco era de ameaça a segurança nacional, ou aos que fazem das instituições públicas, objeto de seus interesses pessoais e da manutenção de poderes em mãos de alguns grupos?

Quem comete crimes como os que estão sendo praticados nas gestões Obama e Cameron, é quem ameaça de fato a segurança nacional de seus países, ao por as outras nações em uma posição defensiva e contrária a tais abusos e ameaças, ao fazer com que todos desconfiem dos interesses e das ações envolvidas.

Sobre a desculpa de proteção dos interesses nacionais eles através de seus governos, americanos e ingleses, tem violado direitos internos da população, externo dos povos do mundo, provado ações ilegais de espionagem, terror, torturas e até mortes.  Lembremos de Guatámo, e do brasileiro assassinado pela polícia inglesa no metrô de Londres.

Perguntamos quem lhes deu este poder?  Como podem questionar pessoas que opõem a suas ações se elas são absurdamente criminosas?  O TERROR AGORA É DO ESTADO INGLÊS!

É HORA DOS PAÍSES QUE FORAM PREJUDICADOS E AINDA TEM SIDO, TOMAREM MEDIDAS A ALTURA E REPRESÁLIAS, QUE FORCEM OS EUA E A INGLATERRA A TEREM RESPEITO PELAS LEIS INTERNACIONAIS, OS DIREITOS COLETIVOS E INDIVIDUAIS, E PELA SOBERANIA DAS NAÇÕES!

Cameron ordenou cerco britânico a revelações de Snowden, dizem fontes - Reuters 21.08

NSA pode ter coletado dezenas de milhares de e-mails de norte-americanos - Reuters 21.08

Rússia critica pressão da Grã-Bretanha sobre Guardian por Snowden - Reuters 21.08

Uso de lei antiterror britânica contra brasileiro é uma "desgraça" - Reuters 19.08

-----------------------------------------------------------------

Por falar de autoridades que não respeitam a Lei, e fazem valer seus interesses é bom ler o artigo do Paulo Moreira Leite sobre os "destemperos" do Ministro Joaquim Barbosa, de fato ele tocou em questões delicadas e importantes!

Reprodução do Viomundo
Como temos visto nas redes sociais, opiniões sobre o tema mostram que nem todos são tão acessíveis aos excessos cometidos no STF nos últimos anos, onde há uma impressão coletiva de forte manipulação política da côrte para fins de terceiros, com a permissão de alguns dos que deveriam zelar pelas nossas leis. Direto do facebook uma opinião sobre o tema:


A verdade é que os interesses de togados como os do Ministro Joaquim estão acima da Lei e da Justiça, e já não interessa se os réus são ou não culpados, interessa o controle que se detém de um aparato capaz de comprometer o direito do cidadão de escolher representantes, fazer-se representar e ser governado de acordo com suas expectativas. Pois as expectativas superiores, são as dos joaquim's, das mídias e dos que as financiam.

O texto de Paulo Leite: 

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

TSE e Serasa, como pode?

Em meio a fatos absurdos que remetem a violação de privacidade em larga escala, para suprir interesses dissimulados dos EUA, Reino Unido, e outros, com a colaboração de empresas de comunicação e outras ligadas as redes sociais, que gerou indignação entre pessoas e governos em várias partes do mundo.

Assistimos agora um capítulo descabido e sem precedentes no Brasil, um instituição pública, o TSE,  responsável pela guarda e manutenção dos dados de cadastro eleitoral de milhões de brasileiros, sem consulta ou autorização, cede informações pessoais dos brasileiros a SERASA, que pode usar suas informações aprimoradas inclusive para fornecimento a outras empresas.  A justiça brasileira perdeu a noção de equilíbrio e responsabilidade!     

Fica difícil acreditar nas instituições, quando por interesses que não trazem benefício a coletividade fazem acordos que podem ser nocivos a muitos! Não deve ser apenas suspensos mas cancelado definitivamente o convênio entre Serasa e TSE, e reparado os erros que podem trazer danos a pessoas, ceder dados pessoais sem autorização é ilegal! 

O que aconteceu é grave, mostra o quanto se despreza os direitos da população e o quanto há de presunção no judiciário, em especial nos últimos anos, com super ministros e decisões acima das leis e do direito!


Presidente do TSE, ministra Cármem Lúcia (reprodução)

Esperamos que a ministra Cármem Lúcia tome medidas que levem a uma posição sensata, e que vá além da suspensão de uma ilegalidade.



Aproveitamos para pontuar que foi aprovada a criação do cadastro positivo, e SERASA, SPC e o banco Boa Vista integram o grupo de empresas que vão gerir e manter o cadastro. Chamamos a atenção que para seu nome está neste cadastro é preciso uma autorização sua, e apesar do pretexto de criação no sentido de possibilitar facilidades na concessão de crédito, este pode se tornar um "cavalo de Tróia" e lhe causar problemas sérios no futuro, em especial com danos provocados por informações inconsistentes ou com a falta de controle do uso de informações do cliente e do compartilhamento destas.

Pode ocorrer distorções que ao invés de beneficiar o interessado em melhores condições, se tornem mais negativas, já que as informações usadas por instituições financeiras entram em processos e sistemas de análises pouco transparentes e baseado em critérios múltiplos de pontuação, desconhecidos pelo indivíduo, e conhecido como "balanced score", onde apesar da maior base de informações presentes o quanto cada uma impacta é um segredo de estado.  O que pode resultar é num maior compartilhamento de dados através de acordos comerciais entre instituição, e novas formas de restrições que burlem a legislação que regula o extremo oposto (a negativação, critérios e prazos), passando a adotar informações de positividade (com mácula) para suprir a ausência de negativação (retirada por força de lei), a exemplo do que ocorre com os cadastros clandestinos dos tomadores de empréstimos que questionaram juros abusivos na justiça (baseado na lei que limita o juros e para qual não lei complementar), que existe a revelia da justiça e da lei e do conhecimento geral, e são compartilhados por algumas instituições de forma obscura.

CUIDADO ao autorizar o compartilhamento de informações para o cadastro positivo!

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Visita do Papa ao Rio de Janeiro

Muitos foram os momentos em que o Papa Francisco manifestou uma extrema simplicidade, respeito e atenção com as pessoas durante sua visita ao Rio de Janeiro, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude.

Além das demonstrações de grande preocupação com a população, em especial com os jovens e cristãos, o Papa propiciou momentos de grande serenidade e seriedade, com mensagens claras ao povo e aos governantes.

Eis algumas imagens do encontro com o povo brasileiro.


Rio JMJ 2013 - 28.07.2013



























Nestes dias de intensa ação pastoral, o Brasil, em especial o Rio, foi invadido por uma multidão de jovens e fiéis, num clima de paz e muita oração, baseado no respeito, na ordem e no desejo de servir e louvar a Jesus e ao Pai.

Vimos pessoas de várias partes do mundo dando uma lição de fraternidade e devoção, sem qualquer prejuízo significativo a região e a população, exclui-se claro os transtornos do excesso de pessoas em vários locais, mas plenamente compensado pela alegria, afeto e cordialidade de todos os participantes.

Como saldo além das orações, dos exemplos de fé e respeito ao próximo dado pelos mais de 3 milhões de visitantes e peregrinos, da sabedoria e orientação espiritual de um pastor abençoado pelo Espírito Santo, Francisco, ficaram realizações concretas na Igreja católica do Brasil, junto ao povo e muitas lições aos governantes brasileiros em especial. Também há uma certeza de que os jovens e país não serão mais os mesmos e há uma grande transformação em curso, a partir dos momentos vivenciados por todos no Brasil.

Mas não só isso do ponto de vista econômico e social, o Rio recebeu nestes dias um incremento de 1,8 bilhões  de Reais obtidos a partir da realização da JMJ e da circulação de dinheiro dos peregrinos. Algo dezessete vezes maior do que os recursos obtidos com a realização da Copa das Confederações, nos eventos ocorridos no Rio, e com custos nem demandas na mesma ordem dos necessários ao evento esportivo onde o Estado arcou com muitas exigências e custos diretos.

Voltando aos pontos abordados por Francisco, há alguns significativos:

- O reconhecimento da importância do jovem e idosos para o desenvolvimento da sociedade, não só com palavras mas com atos relacionados até mesmo ao tamanho da JMJ e sua realização, onde os jovens são os protagonistas;

- A certeza de que é preciso incluir a participação ativa dos jovens nas estruturas sociais, e na cadeia produtiva, até mesmo para obtermos níveis de indicadores sociais melhores (segurança, saúde, emprego, etc).  Lembrando que não se deve tentar manipular os anseios dos jovens, em si uma violência contra a esperança e vitalidade dos jovens;

- A clareza de que mesmo com a laicidade do Estado, a nação, o povo tem o direito do exercício da fé e da religião, sendo respeitado em sua afirmação religiosa, e podendo esta encaminhar soluções para problemas de ordem social que a estrutura do Estado não consegue atender sozinho.  Um exemplo está na saúde, com redução de despesas com assistência a saúde pública, a partir das melhorias da condição de vida dos que adotam posturas mais saudáveis e equilibradas, a partir da fé e religião, reduzindo tempo de tratamento médico e de assistência em algumas situações, ou evitando gastos públicos a partir de hábitos menos nocivos (em relação ao que se assiste quanto ao uso de drogas e álcool, comportamentos pouco comum entre os cristãos praticantes);

-  A uma mensagem clara na qual a Igreja mostra que pode ser uma aliada do Estado, no combate aos males que atingem muitos segmentos sociais, e que esta tem a respostas para situações que são urgentes, Papa Francisco citou o indispensável, zelo e respeito com a coisa pública e com as populações, diálogo e disposição para com simplicidade e sobriedade enfrentar os problemas, pautados na justiça social e em valores sólidos, claros e que são presentes na maior parte da sociedade;

- Dentre as mensagens do Papa, há o sinal de austeridade, humildade e não compactuação com todas as formas de corrupção, seja material (pondo o dinheiro acima até mesmo de vidas), seja moral (trocando os valores que erguem o indivíduo e a sociedade por modismos), seja espiritual ao deixar que o materialismo sufoque aspirações universais.

POR TUDO ISTO E MUITO MAIS, FRANCISCO FOI  EXITOSO EM SUA EVANGELIZAÇÃO!

Sugerimos que assistam os vídeos abaixo:






Fantástico exibe entrevista exclusiva com Papa Francisco - Tv Globo 28.07



quinta-feira, 18 de julho de 2013

Corporativismo médico!

Associações de médicas e grupos que lutam pela reserva de mercado pressionam para que o Congresso reafirme o Ato Médico, e derrube as propostas do governo que tenta minimizar a falta de médicos, há inclusive uma sabotagem ao programa em curso!

As associações não explicam por exemplo, porque os médicos estrangeiros que já atuam no Brasil após validarem diplomas, não tem direito a voto na entidades médicas nem podem se fazerem representar efetivamente já que atenderam a todas as exigências!

O presidente da associação dos que imigraram ao Brasil, afirma que há um corporativismo e discriminação com médicos estrangeiros, além de ratificar que toda a questão levantada é apenas pelos interesses de mercado dos médicos brasileiros em detrimento do atendimento a população!

NÓS VOLTAMOS A DEFENDER A DERRUBADA DO ATO MÉDICO, ESTES NÃO PODEM PRIVAR ENFERMEIROS, E OUTROS PROFISSIONAIS DA SAÚDE DE EXERCEREM ATIVIDADES EM EQUIPES MULTIDISCIPLINARES E OUTROS SERVIÇOS DE SAÚDE!

Mantenham os vetos ao ATO MÉDICO!


----------------------------------------------------------------------------

Felizmente nem todos os médicos são insensíveis nem corporativistas!

Contratação de médicos estrangeiros divide a brasileiros e entra em protestos - R7 29.06

Moradores de Itirapina passam a madrugada na fila para agendar consulta no posto de saúde (Foto: Wilson Aiello/EPTV)
Moradores de Itirapina passam a madrugada na fila para agendar consulta (Foto: Wilson Aiello/EPTV)


Esta semana ouvi absurdos de um ex-ministro da saúde, o cúmulo do corporativismo.

Coisas do tipo, médicos cubanos dão sustentação ao regime cubano, etc.

No entanto Cuba tem 1 médico a cada 600 habitantes, um dos melhores sistemas de saúde do mundo segundo a OMS, e até melhor que o dos EUA, mesmo sofrendo um embargo de cerca de 50 anos, que os privam de recursos e tecnologias.

O ex-ministro Jatene, culpa a falta de estrutura no Brasil e junto com um colega diretor de escola de medicina em São Paulo, criticava as medidas do Governo.

Não faltam médicos, leiam o texto do Dr. Drauzio: Drauzio Varella: sobre médicos estrangeiros no Brasil - 11.07

Parece que ignoram o que acontece em hospitais do interior e mesmo nas capitais (filas enormes e desde a madrugada para conseguir ser atendido, pessoas viajando de longas distâncias em ônibus e vãs).

Quer conhecer, quer confirmar o que afirmamos, vá a uma UPA em especial no fim de semana ou feriado, veja se há médicos para atender, procure um ortopedista ou outro especialista. Você encontra assistente social, recepcionistas, maqueiros, técnicos e enfermeiros e talvez 01 clínico num plantão que devia ter 04. Os outros recebem salário mas não comparecem.  Há ambulância salas e equipamentos mas falta médicos!

Quando não ocorrem exemplos como os de Curitiba, onde a responsável pela UTI do Hospital Evangélico, matava os pacientes para liberar leitos do SUS ganhando um por fora de pacientes que podiam pagar pela vaga "liberada".

Ou mesmo que seja um absurdo extremo!

Quantos médicos concursados faltam os plantões e pagam a outros para trabalhar, ou não vão, em alguns casos os outros são estudantes não habilitados como já aconteceu em Pernambuco, gerando até prisões.

Os médicos querem dispor das vantagens de um cargo público, dentre as quais a aposentadoria integral, não abrem mão da vaga para garantir estas e outras vantagens do cargo. Mas atender é outra questão e dizer que é a falta de estrutura!  Claro que há falta de estrutura, mas em muitas localidades e serviços elas existem, e FALTA MÉDICOS, em especial profissionais sérios!

A REVALIDAÇÃO DE DIPLOMAS É UM INTERESSE MUITO MAIS CARTORIAL DO QUE SOCIAL!

O problema inerente a saúde no Brasil, passa também por dinheiro e falta de ética, de respeito a população!

Esperamos que situações comuns como a que vimos na foto acima, onde pacientes passam a madrugada em filas de atendimento, possam estar com os dias contados em breve!

E como frisamos, cenas como estas são mais comuns do que se pensa!.  Não é apenas uma questão de estrutura, é também de falta de compromisso de governos e profissionais médicos que se concentram nos filões onde o dinheiro corre solto!


E ainda acham absurdo cursa uma universidade pública, bancada com impostos e pela população e ter que atuar além do período de residência médica, por dois anos no serviço público com salários que a maior parte de profissionais graduados como professores não sonham em ter.

terça-feira, 9 de julho de 2013

Na seqüência!

Como já sinalizava, a presidente Dilma anunciou ontem uma série de medidas relacionadas a saúde no Brasil:

Dentre as quais, determina a publicação de editais para preenchimento de vagas de médicos em regiões do país onde a nítida falta de profissionais, e nas quais os médicos brasileiros não procuram atuar.  Para tanto criou incentivos e remunerações diferenciadas.

Autorizou também a contratação de médicos estrangeiros, para as vagas que não forem preenchidas por médicos brasileiros, medida urgente e necessária, que recebe forte reação das corporações de médicos em prol de uma reserva de mercado e manutenção de privilégios em detrimento da saúde da população.

Mais Médicos - Uol Notícias

Além disso o Ministério da Educação de forma pertinente estabeleceu que médicos que estão concluindo o curso, devem atuar por dois anos nos serviços públicos, algo essencial e adequado principalmente para os oriundos de universidades federais, assegurando remuneração diferenciada para os que vão prestar este serviço.

Médicos estrangeiros começam a trabalhar no Brasil em setembro - Em.com 08.07

Dilma anuncia Programa mais Médicos visando atrair estrangeiros - Correio Braziliense 08.07

Costumeiramente alguns veículos criticam as ações do governo e o SUS, mas ressalvando as evoluções e melhorias necessárias, o Sistema Único de Saúde atende gratuitamente a maioria da população brasileira, algo que não é assegurado em muitos países como EUA, e alguns europeus, e em especial com especialidades e técnicas sofisticadas, que nem alguns hospitais privados oferecem, e que no exterior são serviços pagos.  No SUS ainda há uma série de distorções e falhas a corrigir, e alguns serviços deveriam ser pagos (tais como cirurgias e tratamentos para mudança de sexo, menos essenciais considerando-se outras áreas da saúde e medicina custeadas pelo sistema), para poder assistir mais adequadamente a necessidade de oferecer serviços prioritários e de urgência como maior quantidade de leitos de UTI e mais assistências e serviços de internação e tratamento de câncer e outros males despendiosos, ou alguns modalidades de cirurgias e técnicas avançadas ainda não contempladas pelo SUS.  

Padilha diz que governo está seguro sobre a legalidade do Programa Mais Médico - Agência Brasil 09.07

Diferente de outros momentos da política e de outros governos, a presidente Dilma tem dado respostas ao anseio da sociedade e até aos recentes protestos, enfrentando questões e problemas cruciais, onde há muito corporativismos e interesses envolvidos e que dificultam as soluções como no caso da saúde e que envolvem as associações de médicos.  Claro que há muitos outros problemas relacionados também as más administrações, ao jogo político e aos interesses de grupos privados que se beneficiam de esquemas de vantagens e corrupções.  Mais a democracia pressupõem a ação do povo para cobrar, mas também para reforçar as iniciativas de governo que tenham mérito, e esta é uma delas.

----------------------------------------------------

No bojo das ações e mudanças o Congresso pode atropelar os interesses nacionais e da população!

Ainda relacionado aos eventos recentes, há uma outra questão muito importante a ser levantada, trata-se da aprovação pelo Congresso Nacional de projeto que objeto de pressão pelas associações de médicos e que estabelece o ATO Médico, que dá maior poder aos médicos no sentido de ampliar sua área de exercício, algo que precisa ser considerado com cautela e que pode limitar a atuação de outros profissionais qualificados como outros profissionais de nível técnico e superior envolvidos com as áreas da saúde, a exemplo de enfermeiros, que também podem em determinadas condições realizar atendimentos como triagem e prescrições, acompanhar e realizar visitas em equipes de saúde da família, realizar vacinação e outras atividades para as quais são qualificados até de forma mais adequada de que médicos.

Com o projeto proposto muitas das atividades relacionadas a profissionais de saúde que não exercem a medicina, podem ser exclusivas dos médicos como forma de reservar o mercado profissional para estes, e assim impedir a ampliação do atendimento de saúde e funcionamento das equipes multidisciplinares em ambientes hospitalares, o que poderia criar situações ainda mais caóticas para pascientes e equipes de saúde.

Muitas outras associações profissionais ligadas a saúde pedem o VETO do projeto pela presidente Dilma, e mesmo alguns médicos e associações tem ressalvas quanto ao projeto aprovado, o que nós acreditamos ser o suficiente  para que a sociedade se manifeste em defesa do VETO presidencial e pela preservação das atribuições de outros profissionais de saúde como os ENFERMEIROS!

Conselho Nacional de Saúde pede que Dilma vete o Ato Médico - Agência Brasil 08.07

Em cerimônia, plateia pede que Dilma vete Ato Médico - Estadão 08.07

----------------------------------------------------

Por último vamos retomar algumas considerações feitas sobre a falta de respeito aos direitos dos homens, como o que assegurado ao acesso a informação e a comunicação sem restrições, policiamento e ou monitoramento com fins clandestinos e ilegais, assegurado nas instâncias do direito internacional e em princípios defendidos pela ONU.

Tratamos da violação clara de soberania e direitos de cidadãos promovidas pelos EUA, e alguns outros e recentemente divulgadas pelo ex-agente da CIA, Snowden.

Tratamos aqui mesmo das ações clandestinas patrocinadas por Obama, NSA, CIA e financiadores.

Devemos nos manifestar contra tais ações inclusive com a colaboração de empresas ligadas as redes sociais, e alguns governos, são atos criminosos que atentam contras as liberdades!.

 Brasil pede esclarecimentos aos EUA após denuncia de espionagem--Patriota - Reuters 07.07

Itamaraty vê com preocupação denúncia de espionagem - Yahoo 07.07

Câmara aprova moção de repúdio aos EUA - Yahoo 09.07

Foto Snowden - Maximumpc.com


quarta-feira, 26 de junho de 2013

Jogo de Gigantes!

Avaliar o que ocorre no Brasil nas últimas semanas e observar de que forma isto repercute no cenário mundial, ou mesmo quem poderia ganhar com uma possível mudança da imagem do país no exterior, e até com um provável agravamento do ambiente interno e a destruição da imagem de país estável e em franco desenvolvimento, é um bom exercício de cidadania e patriotismo, e deve ser utilizado com maior frequência.

Até alguns meses passados o Brasil era atraente ao investimentos internacionais, e havia um bom fluxo de capital para investimento, em especial em títulos da dívida pública bem cotados e procurados, o que garantia   ao Brasil recursos para financiamento de projetos e do crescimento, a juros razoáveis e prazos longos.

Em decorrência dos longos meses de crise econômica e com declínio de grandes economias, alguns países da Europa e os EUA, promoveram alterações das suas taxas de juros tentando se tornarem mais atrativos para investidores e ao capital internacional, deslocando os investidores de países como o Brasil. Para tanto tentam oferecer condições mais estáveis e menores riscos além das melhores remunerações (taxa de juros).

Nada de anormal até então, ocorre que alguns países apelam para instrumentos não muito saudáveis, a exemplo da manutenção da moeda nacional desvalorizada, como fazem China e EUA, desencadeando uma guerra cambial. Para o Brasil isto é ruim pois nossos produtos de exportação tornam-se mais caros, e fica mais fácil comprarmos o que eles oferecem a venda, provocando desequilíbrio entre os valores de nossas compras em relação a nossas vendas, afetando a balança comercial (saldo negativo para o Brasil que compra mais do que vende).

Soros e Obama
Mas o que ocorre não está apenas relacionado a disputas comerciais e ao protecionismo adotado por alguns países, aos blocos e aos incentivos entre seus integrantes, tais como subsídios e tarifas menores!

HÁ MUITO JOGO SUJO! Vejamos o que podem fazer, a exemplo do que fez a Inglaterra ao tentar obter informações privilegiadas espionado representantes de  países que compõem o G-20, para então usá-las em seu favor.

Líderes globais foram espionados no G20, revela Snowden - Exame.com 17.06

Não raro há movimentos e crises que recebem estímulo e intervenção direta de pessoas, instituições e organizações, algumas de fachada ou destinadas a criar uma cortina de fumaça, onde escondem seus propósitos reais e atuam para levar ao colapso sociedades e economias, tornando-as dependentes de grandes nações e interesses de grupos que as financiam ou mantém para fins de criar instabilidade e permitir intervenções extremamente lucrativas para tais atores.

Sobre este aspecto há muitos que denunciam as ações clandestinas da CIA e outros "órgãos de segurança", de governos e organizações como a AVAAZ do mega-especulador Soros. Segundo alguns estes patrocinam a queda de economias e governos em várias partes do globo, leiam a postagem anterior e o texto no link (de 2012) a seguir:

Internacional: Avaaz.org, Caiu a máscara!

Fica clara a presença de algumas ações e interesses internacionais nos movimentos que atingiram, Egito, Síria, Somália e etc. quando eclodiram as manifestações e ocorreram uma total desestabilização econômica e social, e mesmo que houvesse uma demanda social por mudanças estas tem sido canalizadas pelos interesses escusos de alguns e se tratam de uma intervenção clara e reprovável em países e sociedades.

Para um país que é o quarto destino de investimentos internacionais produtivos, é ruim afastar estes recursos que ajudam a alavancar a economia.

Brasil fica em 4º lugar em ingresso de investimento estrangeiro em 2012 - G1

O que é bom considerar neste momento são as possíveis repercussões no caso do Brasil, no que se refere a investimentos e fuga de investidores não só pela mudança de cenário internacional, tais como pela adoção de taxas mais atrativas pelos EUA. As quedas no valor dos títulos públicos no Brasil diante das possibilidades de riscos maiores já são perceptíveis, eventualmente isto pode gerar grandes perdas a quem decidir vender posições neste momento (se desfazer dos títulos que possui), o que faria com que caísse ainda mais os recursos disponíveis para investimento, e travaria nossa economia.

Vendas de títulos públicos pelo Tesouro Direto caem 17% em maio - Folha UOL 26,06

Banco Central muda compulsório para diminuir pressão de alta do dólar - G1 26.06

Ações de Eike disparam e fazem Bolsa subir; dólar cai com medida do BC - UOL

É bom perceber o que ocorre com o dólar e com a bolsa no Brasil, e de que forma isto prejudica nossa economia que resistia bravamente aos efeitos da crise, e devemos ter em mente que se o Brasil perde alguém ganha!  O câmbio ideal deve assegurar competitividade aos produtos de exportação sem criar grandes oscilações, ou permanecer elevado ao ponto de endividar empresas, governos e instituições.

O dólar dispara dos R$ 1,80 aproximadamente (valor de alguns meses atrás) para valores acima de R$ 2,00 e nestes dias bate a casa dos R$ 2.20 (acima do que é considerado ideal pelo governo).  As empresas brasileiras que tomaram recursos em dólar (financiamentos, etc), correm sério risco de perdas e até fatos mais graves.

Quem especula com taxa de câmbio a exemplo de Soros e adquiriu dólar na baixa pode vender com muito lucro acima de 20% e ainda comprar títulos públicos na baixa (com preços menores e menor procura atual, apesar de mais seguros) e esperar passar o momento de turbulência, efetivando ganhos com a valorização.

Havendo alguma previsibilidade nos acontecimentos recentes e até ingerência, pode-se até aproveitar a queda de ações nobres e de segunda na bolsa de valores, para ter lucros enormes com a repercussão dos acontecimentos recentes, e até comprar empresas com valor muito abaixo do preço de mercado (que ao cessarem reduz a pressão e os riscos adicionais), com a recuperação dos papeis efetiva-se lucro. Isto pode representar interesses mais que suficientes para se intervir em interesses nacionais.

.É bom estarmos atentos aos movimentos especulatórios, o dinheiro que sai do Brasil trás perdas e tira empregos e projeta uma imagem negativa que pode perdurar! O Brasil não precisa de exposição a especulação, mas já estamos sofrendo ameaças!  Países, governos e capitalistas podem lucrar muito!

Mercados do Brasil sofrem mais que os de outros países emergentes - Wall Street Journal

Mídia internacional destaca novamente ondas de protesto no Brasil - Jornal Opção 21.06

Um dos mais conservadores jornais americanos, Wall Street Journal, e uma das principais ferramentas de investidores internacionais, divulgou recentemente informações distorcidas das manifestações e com um tom que aumenta a percepção dos riscos no Brasil, de forma irreal!  Num dado momento um colunista chega a transferir a impressão de que os protestos no Brasil são orquestrados pelo PSTU, que seria responsável por manipular e ampliar as insatisfações da sociedade, chamando a atenção para o risco aos investidores,