domingo, 23 de março de 2014

Triste memória

A memória de muitos é curta, e outros como os jovens de hoje desconhecem os abusos cometidos pelos militares, que adentravam nas casas de cidadãos sequestravam e matavam, torturavam e estupravam inocentes, bastando para isto apenas uma falsa informação ou denúncia ou mesmo o desejo de "um araque de polícia", ou algum outro "puxa saco" dos militares apontarem alguém, que em muitos casos não tinham qualquer relação com a política.


Nós sabemos do que estamos falando, conhecemos de perto tal realidade. Algumas das fotos abaixo são públicas e de desaparecidos "políticos", mas quantos outras não podemos expor, de camponeses e pessoas simples mortas por jagunços, pistoleiros, capatazes e outros assassinos a mando de proprietários de terras e de membros das elites, que se beneficiavam do poder e da proximidade com os militares, da corrupção e do terror pelo estado.



É duro ver elementos promotores de um passado triste serem louvados, o erro no qual capitulou as instituições militares brasileiras nas décadas de 60, 70, e 80, fazem parte de um pedaço da nossa história que não enaltece nem agrega valor a estas instituições, nem trouxeram bem a nossa sociedade.


Não há razões para clamar pela reedição de tais circunstâncias, nem para analfabetos políticos e sociais pedirem a instalação do estado facista e opressor em nosso país, pois em nada devem os políticos, governantes e militares e proeminentes figuras da mídia, do poder ruralista e de alguns setores do empresariado da época, aos corruptos atuais, com o agravante de impor ao povo a força e a violência das instituições, a desigualdade e a marginalização de camadas inteiras da sociedade.

Marcha pela Família em 2014, é no mínimo ridículo e um insulto à todos que foram vítimas da opressão do estado, pelo crime e pela barbárie.



Fotos obtidas no Google Imagens: 








Assassinato do Pe. Henrique - Recife PE


Bomba no Rio Centro





Pau-de-arara, desaparecidos, Herzog assassinado.

segunda-feira, 3 de março de 2014

Russia e Ucrânia, o que ocorre?


O texto a seguir é parte da publicação disponível no blog: Russia não se deixa ameaçar! - Blog do José Dilson 02.03.2014

Não somos partidários de qualquer que seja a forma de violência, mesmo que em dados momentos torna-se difícil fugir as armadilhas, assim ocorre com as pessoas de uma forma em geral, mas também com nações, e nem sempre se faz o que é melhor, mas o que é preciso!

Quem se ilude, e imagina que os que são senhores do "poder" irão abrir mão facilmente deste, e muito menos agir com lealdade e coerência, o que vemos na Ucrânia é isto, um enorme jogo de interesses e manipulação onde pessoas inocentes estão expostas e em meio a tudo o que ocorre, mas é necessário tecer algumas considerações:







A Europa (Polônia, França, Alemanha e Inglaterra, principalmente) associada aos EUA, acreditavam que fomentando uma revolta na Ucrânia acrescendo apoio a pessoas vinculadas a grupos facistas e neo-nazistas inclusive, poderiam ter uma porta aberta para fazer surgir nas fronteiras da Russia e posteriormente dentro da nação russa algo que a fizesse mergulhar em tensões e problemas internos, e que no futuro evoluísse ao desmantelamento do poder russo.






Para isto líderes europeus, americanos e suas representações como OTAN, fecharam os olhos ao verdadeiro interesse do povo ucraniano, fossem eles contrários ou não aos russos ou ao ocidente. não que o o presidente Viktor Yanukovich fosse algo bom, mas era o líder do país constituído a luz das leis ucranianas.




Em meio a homens de bem e pessoas legítimas nos protestos da Ucrânia havia homens armados e propensos ao mal, e os aparelhos de segurança agiram tão mal quanto os que estimularam o banho de sangue em meio as manifestações.  Estão com as mãos sujas de sangue, o ex-presidente os membros de seu governo e as forças de segurança, assim como seus apoiadores, igualmente estão com as mãos sujas de sangue os líderes revoltosos, e os atuais governantes golpistas (sim foi um golpe, não uma revolução pois parte significativa do povo não concorda) que aliados a políticos e membros do antigo governo impuseram uma deposição forçada ao então presidente, contando com os provocadores armados em protesto, radicais, e os principais líderes da Europa.

Lembrem-se também que a Crimeia é um estado autônomo e seu povo de maioria russa, tem o direito de decidir seus rumos, se nos basearmos nas leis ucranianas e nos recentes acontecimentos, estes poderiam por autodeterminação apelar a Russia e se absterem de aderir a revolta, como o fizeram. 






Manifestantes com a bandeira russa em Simferopol
DAVID MDZINARISHVILI/REUTERS

O que imaginavam, que a Russia ou Putin, assistiria uma tentativa de atingir a Russia e seu poder, de camarote e engolindo a farsa da defesa da democracia e da liberdade ocidental? 

Что представлял, что Россия или Путин будет присутствовать попытку достичь Россию и ее власть, кабина и глотания фарс защиты демократии и Западной свободы?

What imagined that Russia or Putin would attend an attempt to reach Russia and its power, cabin and swallowing the farce of the defense of democracy and Western freedom?

Tropas russas atuam na região da Crimeia, na
Ucrânia (Foto: AFP)



Vejamos porque se trata de uma farsa:

- Foi acertado uma acordo entre o antigo presidente da Ucrânia e lideranças rebeldes com o aval europeu, e previa a condução dos fins dos protestos e desmobilização de todas as partes, inclusive das forças de segurança, juntamente com a retomada da Constituição de 2004 com perda de muitos poderes do presidente, da antecipação de eleições democráticas, e do respeito ao desejo popular mas das liberdade e autonomias das diversas etnias;

- Logo em seguida homens da oposição armados e parlamentares tomam o poder, elegem representantes e governo provisório apenas com aval de rebelados da praça, sem respeitarem a Constituição ou o acordo firmado, e sem aval dos milhões de ucranianos e das minorias russas, que por sinal não foram chamadas ao diálogo ou a representar-se no "novo governo";

- Em seguida jogam toda responsabilidade apenas no ex-presidente, e oportunistas políticos tão ou mais corruptos do que ele, passam a ditar leis e montar governo com o apoio dos europeus, americanos e da OTAN, desejosos de ferrarem os russos, na Ucrânia e em sua pátria natal, aceitando marginais empossados na truculência como legítimos representantes;

- Ainda assim um dos primeiros atos, foi mostrar o quanto estavam dispostos a aliar-se aos europeus e prejudicar os ucranianos da Crimeia e áreas do Sul, revogando a língua oficial destes e atacando seus valores culturais, e ninguém do ocidente bateu o pé em defesa destes, ou será que os russos deveriam fazer vistas grossas ao verdadeiro projeto que se pretendia para a Ucrânia.

Todos os ocidentais e revoltosos da Ucrânia ignoraram os interesses dos ucranianos do Leste e do Sul do país, e passaram por cima das leis ucranianas revertendo-as em seu favor ou ignorando-as.

Os russos fazem hoje algo mais "legítimo" (por estar intimamente ligado pelos povos e pela história, diante da desordem instituída com patrocínio ocidental) do que americanos tentaram fazer em Cuba e fizeram no Panamá e no oriente, lembremos do Iraque e como este se encontra hoje, e eles são os mais legítimos defensores das minorias russas na Ucrânia.  E claro são espertos o suficiente e não são covardes, para permitir que as falsas liberdades do ocidente destruam sua nação e seu povo!  





Все Западная Украина и повстанцы игнорировала интересы украинского Востока и Юга страны, и перешел украинским законам реверсивных их в вашу пользу или игнорируя их.



All Western Ukraine and rebels ignored the interests of the Ukrainian East and South of the country, and passed over the Ukrainian laws reversing them in your favor or ignoring them.

----------------------------------------------------

Entendemos como justas qualquer preocupação real com o bem estar social e físico de um povo, são justas as preocupações com os ucranianos, assim como com os russos residentes na Ucrânia, o que percebemos é que criou-se desde muito uma sensação de supremacia entre as grandes potências mundiais, que agem em prol dos seus interesses passando por cima de leis e tratados internacionais.

Hoje os que bradam contra Russia são os mesmos que no passado, extrapolaram as autorizações concedidas no âmbito da ONU, ou agiram sem estas em determinados momentos, semeando dores e sofrimento ou jogando nações em situações catastróficas, lembremos a intervenção francesa no Mali (justificada ou não), os excessos da OTAN na Líbia e sua atitude além da autorização da ONU resultando num país em ruínas, ou as ações turcas e árabes junto com ocidentais na Síria, ou será que só Assad e aliados tem levado a ruína ao país?

E o Iraque quando os EUA agiram sem qualquer autorização e deixaram o país em ruínas e completamente divido, apenas para beneficiar-se econômica e politicamente na Ásia.  No entanto fechando os olhos ao sofrimento dos palestinos.

Aliás, todas as intervenções citadas no texto e as que não foram, como as ocorridas na África e América do Sul, fomentando golpes e quedas de governo, provocando conflitos e muitas mortes desde a década 60, o que dizer sobre isto.  O G7 se comporta como os efetivos donos do mundo, e acham que podem aplicar aos demais sua vontade e interesses, e se a Russia não tem legitimidade diante da situação qual é a legitimidade que membros do G7 tem de fomentar a separação e ruína internamente a Ucrânia, interferindo desde muito em assuntos internos e na condução do país?

Não nos surpreendamos que a pretexto de uma falsa moral e da defesa de um governo (atual liderança) tão ilegitimo quanto o que oprimia a Ucrânia, aliás formado por muitos ex-governantes suspeitos ou envolvidos igualmente em corrupção, que os donos do mundo venham a exercer pressões em países periféricos e ou em desenvolvimento como o Brasil para apoiar suas "medidas" contra os russos, algo que por si só já é ameaçador e uma enorme ingerência, como as que os EUA costumam fomentar em outros vizinhos como Colômbia (esta passiva as pressões americanas) e Venezuela.

Lembremos que principalmente na Europa, os poderosos vão fazer pressões, desde que não prejudique os esforços para saída da crise e não os impeçam de beneficiar-se das commodities da Russia, deixando ações com perdas para os subdesenvolvidos.

A lição à tomar, é não confiar seus destinos e a defesa de seu povo aos interesses internacionais, e sempre ter alguma margem de resposta mesmo se o desafio é enorme, o Brasil cuide de seus interesses e de sua fronteira, especialmente de seu mar e dos recursos naturais, é hora de ter uma política realmente independente e que seja sustentada na sua autodeterminação, estando preparado para defende-la sempre! 

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

A novela, é deprimente!

Ao longo do julgamento da AP 470, ou "Mensalão" assistimos toda sorte de absurdos, alguns dos quais já divulgados aqui, desde acusações sem provas a uso de artifícios e remédios jurídicos inapropriados, segundo opinião de especialistas do Direito, e isto agravado a uma atmosfera de novela global e midiática, com requintes de extremismo e militância política nas esferas do judiciário.

Barbosa e Barroso - Brasil 247

Assistimos a um Joaquim global em ação, sem a compostura que exige a função de ministro do STF maculada em agressões e perseguições a profissionais de imprensa, uso de atribuições e excessos para fazer o que alguns atribuem como impensável como perseguir réus ou na sanha de projetar-se politicamente, ser acusado de pressionar juízes da Vara de Execuções do DF até a substituição de desafetos por parentes de correligionários dos tucanos.  De tudo um pouco, sem falar dos seus bate-bocas, nem sempre respeitáveis com outros colegas ministros, e até o que alguns classificam como tentativas de imposição de sua visão e intimidações, algo relativamente corriqueiro e alertado quanto a possibilidade de ter repercussões físicas como o fez um ex-ministros (creio que Eros Grau) quando se viu ameaçado pelo atual presidente do STF.




Neste turbilhão de explosões emocionais descontroladas e fora do Direito (em alguns momentos), vemos mas um episódio lamentável, e não falamos do fato de ter sido posto em evidência excessos e falhas na AP 470 que culminaram com condenações de réus de forma indevida, como no caso do crime de formação de quadrilha que recentemente foi derrubado pela maioria do STF em 27.02.2014.  Desqualificando o que de forma incansável e segundo muitos por motivação política o Joaquim tentou cravar com auxílio de mídias ligadas a partidos e pensamentos, como os do PSDB!

Falamos de mais uma atitude destemperada em que Joaquim tenta desqualificar o ministro Barroso e seu voto, até de forma diríamos irresponsável e atribuindo-lhe condutas e interesses duvidosos.  Se pondo no direito de fazer alertas sobre manipulações do STF, que acreditamos são infundadas.

Mas não é o ministro Barbosa que exerce pressão no CNJ,  órgão que  preside e que não emplaca as queixas ou ações da sociedade organizada contra abusos e supostos desmandos do próprio presidente do STF, sem falar que paira sobre ele acusações de manipulações no âmbito da AP 470 para poupar pessoas ligadas a seu filho e inclusive o mesmo, ou mesmo possíveis irregularidades nas operações de compra de um apartamento nos EUA e desvio de conduta no uso de apartamento funcional, etc.

Parece que o posicionamento político e os projetos pessoais do ministro ameaçam mais o país e o STF, do que as infundadas acusações de "aparelhamento" do STF pelo governo ou julgamento com outros critérios.  

Lembramos que sempre foi prerrogativa do Presidente da República indicar os ministros do STF, e não vimos neste casos em especial os indicados serem sempre favoráveis aos interesses do Governo, o ministro Fux independente das dúvidas que foram levantadas é uma prova assim como o ministro Dias, que até em dados momentos votou contra os réus do mensalão.

Num passado não muito distante vimos pairar acusações sobre o ministro Gilmar Mendes, inclusive com relação a envolvimentos não muito saudáveis com o bicheiro Carlinhos Cachoeira e com o ex senador Demóstenes a época no DEM.  Em outros momentos as baterias de Joaquim rotulavam o Gilmar de tantos adjetivos ruins, e suspeitas que foram alvo de exposição televisada inúmeras vezes, e sem consequências maiores, o que mostrou o baixo nível a que se chegou no STF em algumas circunstâncias tensas.

Parece-nos que usar de justiça e da legalidade, do direito de voto igualitário como bem lembrou o ministro Barroso, tornou-se perigoso quando contraria as ambições de alguns e as posições do ministro Joaquim.

EM ALGUNS MOMENTOS É UMA LASTIMA O QUE TEM OCORRIDO!  Vimos várias vezes renomados juristas e ex-ministros apontar para "pontos fora da curva" e precedentes ruins no STF, até no comportamento do seu atual presidente!  Mas há alguma verdade nas acusações do ministro Joaquim, é pouco provável como dizem muitos do meio jurídico, e se há, então o que houve com a corte quando composta e monta nos períodos de comando dos tucanos com FHC, em que por várias vezes denunciaram na mídia e em instituições inclusive de justiça, irregularidades quanto as privatizações das teles e da Vale do Rio Doce, sem que os processos encontram-se eco ou espaço na alta corte, e em especial no episódio apontado como a compra de votos para aprovação de mudanças na lei eleitoral e que facilitassem a reeleição de FHC.  Episódios que como em outros momentos ocorreram acusações e denúncias desprezadas pelos órgãos judiciários e pelo STF.




Capa da Folha - Conversa Afiada

Bem, diante de tais acontecimentos vemos que se havia algum perigo de aparelhamento do STF este alerta é no mínimo vencido e superado há décadas.  Mas o que desenrolou-se durante a gestão dos governos do PT não indicam verdade nas afirmações do ministro Barbosa, aliás ele não foi escolha e indicação do Lula?


Creio que o Kakai é que tem boas razões no que afirma sobre o ministro Barbosa!


A "sanha" de JB parece muito maior do que se esperava e Eduardo Campos, se considerarmos o que já publicamos aqui, parece ser a melhor opção de alguém tão descontrolado.




quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

A verdade por trás da máscara.

As vésperas das eleições, vemos muitas movimentações da mídia e de políticos para referendar este ou aquele candidato, interesses e filosofias que fazem o antagonismo político e social de nosso país.

Mas algumas coisas chamam a especial atenção, como o fato que se desenrola entorno do atual governador de Pernambuco Eduardo Campos, que numa jogada política arriscada e pouco coerente com sua trajetória de ações até bem pouco tempo, parece que de uma hora para outra se transformou numa pessoa estranha as práticas e meios do governo Dilma.

Dilma e Eduardo Campos - Brasil247


O PSB de Eduardo esteve e até bem pouco era um dos principais pilares de apoio ao governo petistas, logo é de se admirar as críticas do candidato do PSB a presidência, pois foi um dos partidos que mais se beneficiaram das estratégias de governos do PT e cresceu sustentado em enormes fluxos de recursos federais, em especial para obras em Pernambuco como pode se constatar em algumas reportagens, e isto foi sem dúvida em razão da sua afinidade com as políticas sociais e econômicas dos governos Lula e Dilma.

Ministro da Integração justifica uso de verbas para prevenir enchentes - JN 04.01.2012

PERNAMBUCO TEVE SEMESTRE GORDO EM VERBAS FEDERAIS- Brasil247 02.08.2013

De fato os governos petistas foram muito generosos com Pernambuco, mas a ambição pessoal de Eduardo parece sinalizar que não será a mesma coisa neste semestre, e que os resultados de uma administração que apesar de mídias tendenciosas e alguns grupos aprovarem com exageros, há muitas questões negativas e urgentes que a sociedade pernambucana apontam como de responsabilidades do governo do PSB, mas que por esforço de mídia concentrado que tenta desvincular a imagem do governador dos problemas ou ignorá-los, com apoio de instituições locais, ainda não se refletiu com o verdadeiro impacto na avaliação de Eduardo, mas algo sinaliza para que este quadro mude gradativamente.

Vamos pontuar alguns aspectos, como por exemplo a segurança pública em Pernambuco, que através da mídia e de forma mascara é posta como uma realização vitorioso do governador:

Recentemente manchetes e reportagens deram conta de que em 38 dias do ano, no estado foram assassinadas 30 mulheres em questões relacionadas a violência doméstica, algo que aponta para dois aspectos a ausência de políticas estaduais, temos uma das maiores incidências desta modalidade de crime, e a outra que é evidente em várias áreas falta de estrutura, comum com inúmeras ocorrências que não são atendidas e menosprezadas pelas urgências policiais do estado, nós mesmo já vivenciamos isto, ao denunciar crime em andamento mais de uma vez, não ser adequadamente atendido pela central de operações, e ficarmos expostos a criminosos sem que a viatura policial sequer se deslocasse para no mínimo prestar assistência policial após praticados os delitos ou tentativas.

Crimes contra mulheres seguem sem freio em Pernambuco - DP 06.03.2013

Pernambuco é o terceiro estado onde, para vergonha de todos, mata-se mais mulheres no país! A grande mídia não faz menção a ausência de políticas públicas e ao desgoverno no estado. Parece que não há responsabilidades dos poderes constituídos em relação a segurança pública.

Trinta e oito mulheres mortas em Pernambuco desde o início do ano - Blog Segurança Pública no Agreste 19.02.2014

Não se trata de questões culturais ou números isolados, é má gestão da segurança pública no estado refletida em outros aspectos que podemos pontuar. é obra de Eduardo Campos, que surfou em verbas federais e pouco fez, aliás temos mais exemplos que reforçam isto.

Vejamos a questão prisional durante a gestão do PSB em pernambuco:

Rebelião deixa dois mortos e oito feridos em penitenciária de Itamaracá - G1 13.02.2014

Um dos reeducandos é carregado pelos outros - não há
informações sobre estado de saúde dos 8 feridos
(Foto: Reprodução/TV Globo)
Aníbal Bruno foi primeira unidade visitada pela OAB-PE
(Foto: Liniker Xavier/ OAB-PE)

OAB-PE constata superlotação e higiene precária em presídio do Recife - G1 03.02.2014

Mas é um problema que afeta todo o país as questões carcerárias, de fato, mas para alguns há recursos disponíveis para minimizar o problema, como no caso de Pernambuco, e no entanto com verbas e projetos inacabados a muitos anos o problema fica recorrente, isto é mais um exemplo de má gestão e pirotecnia do político do PSB, Eduardo Campos.

Rebelião deixa três mortos e vários feridos no Aníbal Bruno - JC 14.05.2010

Folha de São Paulo destaca obra do presídio de Itaquitinga, parada há dois anos - Blog do Jamildo 10.01.2014

Foto: Guga Matos/JC Imagem
Estados deixam de construir prisões e devolvem R$ 187 milhões à União - G1 30.01.2014

Parece que segurança não é prioridade em Pernambuco, não como alardeado nas publicidades.

Em 2011, Pernambuco tinha a cidade de Cabo de Santo Agostinho como a décima oitava no ranking nacional de assassinatos de jovens de 2009 a 2011, conforme o Mapa da Violência disponível em:

De que morrem nossos jovens - Observatório da Imprensa 18.07.2012

ou em  Mapa da Violência 

Não são apenas estes dados já divulgamos, em termos de assassinato por armas de fogo, temos a triste posição em que Itapissuma ocupa 13º lugar entre todas as cidades do país, e Itamaracá em 15º e Cabo de Santo Agostinho aparecendo em 23º, com Recife ocupando a 41ª posição ao lado de Floresta na 42ª, há várias outras cidades pernambucanas entre as 100 maiores ocorrências de assassinatos no Brasil, num universo de 5.570 municípios avaliados.   MAIS UMA OBRA DE GOVERNO?

Aqui em mesmo neste canal em outras publicações já chamamos a atenção para estes fatos negativos que mostram pouca atenção do estado e de seu governador com os pernambucanos.

Desde o primeiro governo de Eduardo Campos a RMR conservou a infeliz posição de liderança em homicídios, em 2007 era a 2ª colocada no ranking nacional, conforme Mara da Violência 2010, e em diversos outros itens Pernambuco destaca-se de forma triste!

Associe-se a isto outras questões relevantes de segurança e temos um quadro bem diferente do que é divulgado pela publicidade de governo do PSB!

Parece que ao suceder-se no desgoverno dos administradores anteriores do DEM e PMDB, aliados históricos do PSDB, Eduardo Campos assimilou bem a forma de fazer política destes, ao ponto de não só repetir os erros dos governos passados mas torna-se aliado próximos de quem antes combateu.  Perde o povo pernambucano tendo mais do mesmo!

Para pontuar outros aspectos apresentamos

Eduardo Campos gasta milhões em publicidade, enquanto a verdade é a falta de segurança e estrutura para os policiais trabalhar.   O plano de carreira dos policiais civis não é respeitado, e exemplo do que faz com a saúde e com os professores, oprime a categoria!

Documento da Secretaria de Segurança mostra que estado reduziu viaturas, mesmo sendo parte da frota atendida por um contrato de locação pouco conhecido.

Compartilhado nas redes sociais

Os serviços de policiamento e atendimento a ocorrências estão sendo reduzidos, e nós podemos constatar pois vivemos está situação numa noite de domingo no bairro do Janga - Paulista, ao reagirmos a uma tentativa de assalto conseguimos escapar dos marginais, mas após solicitar apoio policial pelo 190, recebemos advertências através de mensagem eletrônica, esperamos um tempo enorme e fomos muito mal atendidos, enquanto permanecemos sob risco pois os tais marginais ao perceberem que não havia riscos a suas ações, voltaram a ser uma ameaça a nós e graças a Deus fugimos do local, sem que nada fosse feito mesmo havendo informações de populares de que no mesmo local duas horas antes havia ocorrido um roubo de veículo com homens armados ameaçando a vítima, que foi largada do veículo e mesmo a polícia sendo acionada não apareceu no local, e pelo que aconteceu conosco isto deve ter incentivado os tais a agirem mais vezes e sem receios.  Graças a Deus não fomos ferido, mas poderíamos ser mais um nas estatísticas maquiadas.

BREVE CONTINUAMOS!


quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Da impotência as distorções das suas funções essenciais, uma análise sobre a ONU hoje.

Reflexões à cerca da ONU e seus organismos internacionais.

Por ocasião dos conflitos recentes na Ásia e na África, há um forte sentimento de que é evidente e cada vez mais clara a percepção de fraqueza ou impotência da ONU e seus organismos, no âmbito da comunidade internacional, e que em alguns momentos há também uma tendência de tais organismos a submissão aos interesses de potências e grupos de países de status diferenciado (entenda-se como tal, países que apesar de não serem considerados potências militares e/ou econômicas, estão presentes nos círculos do poder internacional).

Há muito que vez por outra, este ou àquele líder ou representante de uma nação, povo ou cultura, terce comentários de cunho acusatório quanto a políticas e ações patrocinadas no âmbito da ONU, ou mesmo sobre a falta de ação de suas instâncias.  Em alguns momentos tais acusações refletem apenas interesses feridos, ou demonstrações desesperados de pessoas que perderam credibilidade ou poder nas esferas mundiais, mas há sim muita denúncia e queixas pertinentes e merecedoras de crédito.

Claro, enquanto organização humana a entidade está sujeita a falhas, mas algumas das "falhas e omissões" não podem ser ignoradas, ou tratadas como parte indesejável mas tolerável diante do contexto maior da entidade.  Na verdade há situações urgentes e contundentes, que apontam para a possibilidade de grande descrédito da ONU e seus organismos, em especial quanto a parcialidade de condução de políticas e ao que se apresenta como uma apropriação da entidade por parte de alguns protagonistas mundiais, algo como ter a instituição ratificando e atuando em prol de seus interesses específicos, em detrimento dos interesses dos povos e conjuntos de nações do planeta.

Vejamos alguns aspectos e acontecimentos que reforçam tal percepção, em dadas circunstâncias não são tão somente questões relativas a política ou soberania dos povos que são questionadas, mas há inúmeras proposições de caráter ideológico, social, cultural, religioso, etc, que são conduzidas na esfera das entidades vinculadas a ONU, de forma parcial ou comprometida:

- No que se refere a políticas de proteção à vida, há contradições profundas entre propostas apresentadas na ONU, defendida por técnicos e minorias organizadas com espaço privilegiados no organismo, que exercem pressão no sentido de promover mudanças em políticas internacionais de proteção à vida, com abertura para ações em prol do aborto e sua legalização, forçando nações e povos, notadamente resistentes e contrários a se enquadrarem por meio de orientações e leis internacionais que tentam implementar.

Conforme evidencia farto material de informação;

Vaticano critica ONU por interferir em ensinamentos morais da Igreja. O Globo 05.02.2014

A ONU promove o aborto no mundo - Canção Nova 08.10.2008

ONU: CDH tenta criar direito de aborto - Midia sem mascara 06.10.2012

Difícil é entender em que contexto o Comitê das Nações Unidas sobre Direitos da Criança, entidade destinada à proteção da criança e do adolescente e por políticas mundiais que visem minimizar as graves agressões a infância, sugere e cobra do Vaticano, que muito mais que um estado membro da ONU é o responsável pelo direcionamento espiritual de milhões em diversas nações (na ordem de bilhões de cristãos), e aqui para nós, não tem a menor obrigação de ceder à políticas abortivas ou de patrocínio de ações que geram insegurança, morte, ou desrespeito ao direito a vida não só de crianças mas também de jovens e adultos.  Justamente um órgão deveria resguardar um dos princípios fundamentais dos direitos humanos e da criança, é hoje uma das vozes associadas a tendências "liberalizantes" que não contemplam a proteção da vida.

Relatório da ONU é distorcido e negativo, diz Dom Tomasi - CancaoNova 05.02.2014

"Dom Tomasi afirma que a posição do Comitê se mostra contraditória às exigências da Convenção Internacional dos direitos das Crianças, no que diz respeito à tutela da vida. Segundo o arcebispo, são pontos inegociáveis em relação ao que a Igreja pensa sobre o direito à vida."

Não é só o Vaticano que tem tal percepção, e declarações como as que afirmam Dom Tomasi (na reportagem publicada na Canção Nova) estão cada vez mais comuns, em relação a todos os temas afeto a entidade, vejamos algumas que tratam da interferência ou completa falta de atenção de organismos ligados a ONU com questões relevantes.

O aborto como estratégia de controle social - Midia sem mascara - 25.03.2013

ONU, governo mundial e Verissimo: todos a serviço do antiamericanismo - Veja 08.09.2013

Documentário acusa 'incompetência e corrupção' na ONU - Veja 01.06.2012

Palestinos cercam carro de secretário-geral da ONU na Faixa de Gaza - Wordpress 02.02.2012

Lula critica falta de ação da ONU no Oriente Médio. O Globo 18.03.2010

Corrupçao: os bastidores da relaçao entre a ONU e o Haiti - Estadão 31.01.2010

ONU rejeita acusações de corrupção no Congo - BBC 24.04.2008

Kofi Annan acusado de corrupção no programa "Petróleo por Alimentos" - JN PT 29.03.2005

Foto: Fabrice Coffrini / AFP

Ativistas criticam ONU por incluir empresas em novo plano - Diario do Grande ABC

Kofi Annan acusado de omissão em massacre - DPNET 05.05.1998



Além de toda questionamento sobre as falhas e falta de efetividade da ONU, há uma clara visão que desde a ascensão de Ban Ki Moon a entidade sofre ainda mais com a falta de autoridade do representante, e a sistemática adesão aos interesses prioritários de grandes potências ocidentais, que não demonstram devido respeito aos termos propostos na Carta das Nações Unidas, em especial no tocante ao respeito a soberania das nações e independência dos povos, agindo à margem dos princípios presentes na Carta, ou submetendo grupos étnicos e muitas regiões do globo a toda sorte de ações degradantes da dignidade humana ou mesmo promovendo mortes e violências inconcebíveis, com total omissão e silêncio dos dirigentes de organismos.

Ban Ki Moon - commons.wikimedia.org 

Maduro acusa Ki-moon de promover a guerra - Jornal de Angola 18.09.2013

Tóquio acusa Ban Ki-moon de não ter compreendido posição do Japão - AFP 27.08.2013

Israel acusa Ban Ki-moon de 'sabotar' esforços contra programa nuclear iraniano - BBC 30.08.2012  

Renúncia de Kofi Annan vira símbolo do fracasso na Síria - Zero Hora 02.08.2012

ONG acusa Ban Ki-moon de ser complacente com desrespeito da China - IG 25.01.2011

Annan acusado de não ter assegurado isenção no programa "Petróleo por Alimentos" - Publico PT 29.03.2005

Não custa muito entender uma grande distorção entre propostas emanadas na ONU e ações efetivas, inclusive com ausência de imparcialidade ideológica, política e de orientação, algo que devemos concordar com as afirmações do representante do Vaticano na ONU, dado os exemplos relatados.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Ninho tucano em polvorosa, será?

Às vésperas do Mensalão Mineiro ir a julgamento, isto se não caducar, não extrapolar prazo para julgamento e ser abortado, ainda não se avançou o suficiente nas investigações do escandá-lo entorno das licitações do Metrô de São Paulo, envolvendo várias administrações do PSDB.

Não bastasse o velho jogo dos partidários de Aécio, FHC e Alkimim, aquela história que vivem a afirmar que:  "isto não é conosco, não existe corrupção no governo do PSDB e que tudo não passa de armação".  Algo que ninguém mais acredita, se é que um dia acreditou-se em tais "desculpas".

Para manter viva está hedionda mentira, mal contada e que esconde um lamaçal de corrupção e propinas no ninho tucano de São Paulo, no mínimo, vejamos um pouco mais:

Diretor da Alstom diz que propina em SP foi de 15% - Folha de São Paulo 22.01.2014

Documento mostra como Alstom distribuiu propina - Folha de S. Paulo 20.01.2014

Para Além do Celebro
Não sei se compreendemos mal, mas parece que o foco das reportagens tenta afastar os políticos graduados do PSDB, concentram a reportagem em aspectos empresariais (onde o foco é a Alstom e secretários de governo representando estatais) mas não há qualquer ligação com os políticos tucanos, no
senado ou no governo do estado, como se o esquema prosperasse sem outros envolvidos, que inclusive já são investigados com autorização do STF.  Diga-se de passagem depois de décadas de manobras e acobertamento que pode envolver até o MP de São Paulo.

Falta colaboração de órgãos de SP, diz Instituto ao deixar apuração de cartel - Folha de S Paulo 16.01.2014

Será que procede, ou que significou anos de manobras para não permitir uma CPI contra o Governo de São Paulo, que pudesse focar nos fatos ocorridos e expor à todos, em busca de justiça?  O PSDB dissimula e age nos bastidores para evitar toda e qualquer apuração de fato sobre o PROPINODUTO TUCANO!

Vamos apenas relembrar o que já enfatizamos, citando outra vez uma matéria da Revista Forum

Envolvidos no propinoduto tucano já foram citados em outros casos de corrupção - Revista Forum

Sugerimos ao leitor fazer uma pesquisa rápida sobre o tema na internet, e não se ater a nossa crítica política, poderá conhecer pérolas de edições e perceber que não dá para ser tão isento diante de tamanha farsa.


Finalizando vejamos o que ocorre nas semanas que antecede o julgamento do Mensalão Mineiro:


MENSALÃO MINEIRO PODE SAIR DA GAVETA - Brasil 247 28.01

Mensalão mineiro avança no Supremo, mas se arrasta em Minas - Último Segundo 25.01

Ação civil do mensalão mineiro está parada há dez anos no STF - Último Segundo 02.12.2013

E os tucanos de forma sínica ainda tentam dizer que não existiu esquema de propinas envolvendo o PSDB.


domingo, 5 de janeiro de 2014

É hora de acordar para salvar uma geração de jovens brasileiros

Vícios que matam muitos - Fat New Word

Voltamos a tratar de algo por demais urgente e muito pouco abordado na grande imprensa e nos meios de comunicação, ao menos sobre a perspectiva de pressionar os governos a ações mais vigorosas e concretas, através de ações e campanhas que inibam os danos que causam aos cofres públicos e a sociedade como um todo, os males decorrentes dos vícios, em especial decorrentes do consumo descontrolado de bebidas e que atingem jovens, adultos e idosos de todas as classes sociais.  Algo que já abordamos há algum tempo, mas que precisa ser atualizado e constantemente retomado.

Para iniciar um pequenos alívio, no último ano o consumo de cerveja caiu 2% no Brasil, mas ao que parece trata-se de uma "transição" com mudanças de estratégia de venda, onde investe-se pesadamente na cerveja em lata, latão, como mecanismo "adequado ao mercado" e ao passo que vai não demora que a venda destas compensem a pequena queda no consumo.

Produção de cerveja no Brasil cai 2,35% no 3º trimestre - UOL 03.10.2013

Ambev explica queda na venda de cervejas no 1º trimestre - Exame 30.04.2013

A verdade é que falta apoio e iniciativa para tomada de posições e ações restritivas adequadas a venda de bebidas alcoólicas, em especial a cerveja, onde as ações de marketing e divulgação pelos fabricantes fazem muitos usuários ter a falsa percepção de que se trata de um produto inofensivo e em alguns casos propício ao lazer e a qualidade de vida, estimulando o consumo e o uso até inadequado por pessoa de todas as idades, sem a preocupação com a saúde e os males sociais oriundo do consumo rotineiro da cerveja.

Tabagismo - NE10UOL


Coisa parecida era comum entre produtores de cigarro, onde na década de 80 e meados de 90, ainda era possível ver propagandas que transferiam uma falsa sensação de bem estar e status social, alguns semelhantes a de bebidas, frisando descontração, "jovialidade", socialização e outras falsos benefícios. Foi então que medidas de apresentação de males e doenças causados pelo hábito de fumar, foram amplamente divulgadas em várias mídias através de campanha públicas, e determinou-se limitações adequadas e fortes ao marketing dos fabricantes, além de instituir a obrigatoriedade de apresentação de imagens reais do que causa o fumo ao nosso organismo, mostrando os problemas relativos ao câncer, a doenças respiratórias,
impotência, lesões a órgãos como pulmão e laringe, etc.

Tipos de Câncer e causas - Oncologistas Associados

Câncer - Prevenção Primária - Oncologistas Associados

Efeitos do Álcool na Saúde e Alcoolismo - Toda Biologia


Imagens como esta, publicadas nas embalagens de cigarros,
mostram o que pode ocorrer com quem fuma e tiveram um
 resultado adequado para inibir o consumo no Brasil. 

Ao longo do tempo esta atitude contribuiu para uma drástica redução no consumo de cigarros no Brasil, e com ela as despesas com saúde pública relacionadas aos males causados pelo cigarro, e principalmente a redução de diversos casos de câncer e menor mortalidade em face do vício do cigarro.  As iniciativas de proteção a saúde pública e coletiva, em especial no tocante as nova gerações de jovens, foram extremamente exitosas e apropriadas, impedindo a continuidade do crescimento de males e até contribuindo para uma importante redução.  Vejam o que dizem recentes pesquisas:

Bebida torna o viciado um incapaz -
 http://vencendo-o-alcoolismo.blogspot.com.br/2012_04_01_archive.html  


Cerca de 26% das mortes por câncer estão relacionadas ao fumo - Jornal de Beltrão 28.08.2013

Brasil deverá registrar cerca de 580 mil casos de câncer em 2014 - Primeira Hora 27.11.2013

Número de fumantes cai 20% no país em seis anos, aponta estudo - Correio Braziliense 11.12.2013

Pesquisa aponta queda na incidência e mortalidade de câncer - Diário Gaúcho 29.12.2012

Impotência, mal causado pelo consumo de
 cigarro divulgado em embalagens como alerta
 aos usuários, também tem causas no consumo de álcool.  

É preciso atuar da mesma forma em relação a bebidas alcoólicas, estabelecendo restrições a venda e consumo em especial por menores de idade (algo que não tem controle) e também a partir de um maior disciplinamento na publicidade pelos fabricantes.  Além disso urge uma campanha e mobilização efetiva, iniciada pelas instituições governamentais no sentido de apresentar os males inerentes ao consumo de bebidas alcoólicas, e não apenas relativas aos problemas sociais de violências e/ou mortes no trânsito, mas também para esclarecer os gastos públicos com saúde em decorrência destes problemas e principalmente sobre os danos a saúde dos consumidores.

Restrição de propaganda de cigarro levou 33% dos brasileiros a deixarem de fumar, diz pesquisa - Agência Brasil 28.05.2013

Ações de prevenção primária e secudária no controle do câncer - INCA

Álcool, gênero e cultura - ABEAD 29.05.2011

Se o resultado de estudos científicos e as imagens dos que são afetados pelo consumo de álcool, fossem divulgadas e trabalhadas com seriedade é certo que ocorreria grande rejeição ao álcool entre seus consumidores, e nós poderíamos evitar muitas dores, imagens como as que constam em teses como as apresentadas a seguir, e que apresentam um caso de Pelagra, doença que atinge, principalmente, alcoolistas crônicos, portadores de doença gastrointestinal e de distúrbios psiquiátricos severos.

http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962011000600021 


Poucas pessoas sabem, que assim como o cigarro o hábito de beber pode desencadear diversos processos cancerígenos, além de várias disfunções renais, males do fígado, doenças cardíacas e etc.  É certo que se preventivamente e a exemplo do que se faz com as embalagens de cigarro, houvesse a divulgação de imagens fortes, haveria uma significativa redução nos males e problemas de saúde, no sistema e todos segmentos atingidos por esta tragédia social, para qual se faz vista grossa e há omissão deliberada de instituições competente.

Lipomatose simétrica benigna epelagra, associadas ao alcoolismo* - Scielo An. Bras. Dermatol. vol.86 no.6 Rio de Janeiro Nov./Dec. 2011

Infelizmente a grande mídia nacional, tem compromissos contratuais e econômicos com fabricantes de cigarros e bebidas, até mesmo informações sobre os problemas inerentes a estes produtos e a estatísticas não são bem trabalhadas nos meios de comunicação, afinal estes fabricantes são detentores de enormes contas de patrocínio, e só não há ainda maior ênfase em razão das restrições legais vigentes, mas sobre algum aspectos legisladores e governos não estão abertos a serem ainda mais incisivo contra tais vícios.

Consumo de álcool entre Jovens - Brasilescola

O consumo abusivo de álcool, em especial de cerveja é um mal que assola o país e afeta a nossa sociedade de forma muito negativa, e ameaça toda uma geração de jovens, que tornam-se viciados e costumam "evoluir" para o consumo de drogas ilícitas.  É HORA DE ACORDARMOS PARA ESTA TRAGÉDIA!

II Levantamento Nacional de Álcool e Drogas mostra o consumo de álcool crescente e desigual pela população brasileira - DSSBR 13.06.2013

Consumo excessivo de álcool cresce 24% entre as mulheres - Folha de São Paulo 10.04.2013

Este mal que começa a atingir os jovens e adolescentes, cada vez mais cedo, e se propaga rapidamente sem controle!

Além disso o que se arrecada com tributos sobre a comercialização e produção de álcool e de cigarros, é insuficiente para cobrir as despesas públicas com saúde e problemas causados pelo consumo de bebida alcoólica e tabaco.

Com produção estável, arrecadação de impostos sobre cerveja sobe quase 50% em três anos - O Globo 25.07.2013  

Brasil gasta R$ 21 bi com tratamento de doenças relacionadas ao tabaco - Estadão 31.05.2012

A construção da vigilância e prevenção das doenças crônicas não transmissíveis no contexto do Sistema Único de Saúde - Scielo/BVS IEC

Danos causados pelo álcool aumenta gastos do SUS e despesas previdenciárias, diz MPF - AntiDrogas

Custos sociais decorrentes do uso indevido de drogas - Uniad,org

Como afirma a notícia em O Globo, a arrecadação com impostos sobre as cervejas em 2012 estava na ordem de R$ 4.06 bilhões de Reais, enquanto nós pesquisamos e verificamos que no período de 2005 o PIB Brasileiro foi entorno R$ de 1,93 trilhões, e os gastos do Governo Federal com problemas relacionados ao álcool, foram de R$ 130 bilhões.  Citamos o estudo publicado na edição eletrônica da Nova Fisio, em Nova Fisio, Revista Digital. Rio de Janeiro, Brasil, Ano 15, nº 88, Set/Out de 2012.

O Brasil gasta aproximadamente 130 bilhões de reais por ano com consequências de problemas relacionados ao álcool, que corresponde a 7,3% do Produto Interno Bruto brasileiro (LARANJEIRA et al., 2005) 

Álcool e saúde pública: uma revisão de literatura - Nova Fisio 2012

PIB de 2005 foi de R$ 1,9 trilhão - IBGE

Infelizmente ao contrário de informações relativas a gastos com o tabagismo, obesidade e outros específicos, os dados gerais de gastos com problemas relativos ao consumo de álcool, não são tão acessíveis e divulgados na mídia, o que torna difícil o levantamento das informações que às vezes são obtidas de forma indireta ou por citações.  Mas fica a pergunta, POR QUE NÃO ADOTAMOS UMA LEGISLAÇÃO MAIS SEVERA, QUEM TEM O PODER DE DECISÃO?

Mais informações em:  Um mal que atinge o Brasil - Foco Brasil