sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Eduardo Campos o fim de um projeto!

Reflexão


Os homens e as gerações passam, só a Verdade inconteste permanece, Deus, e quem não aprende o significado de viver, amar e a profunda relação que estes mistérios tem com Deus não compreende os desígnios que nos são postos à todo momento, e não escutam, não vêem e não sentem, não entendem e não percebem além do que lhes interessa e limita, até que são surpreendidos trágica ou infelizmente pelo futuro, que nem é tão enigmático ou insondável quanto se pensa!


Sejam "bons" ou sejam "maus", os frutos que são colhidos é quem os revela como são de fato, não agora, não sobre os olhos de hipócritas ou mentirosos, ou sobre circunstâncias ruins ou de "vitória", pois os projetos de Deus incompreensíveis e por vezes inaceitáveis aos homens, são de fato sábios, bons, verdadeiros e duradouros, O FUTURO PERTENCE À DEUS, lembremos disto e já será um passo enorme para superar tudo, viver e dar o devido valor ao que realmente vale! UM DIA ESTAS COISAS SERÃO COMPREENSÍVEIS ASSIM COMO TUDO QUE NOS AFETAM, O SENHOR JESUS E DEUS NOSSO PAI SEJAM SEMPRE LOUVADOS EM QUALQUER MOMENTO E CIRCUNSTÂNCIA!

---------------------------------------------------

Morreu Eduardo Campos

Eduardo Campos -
reproduzida do Google
O candidato a presidência e ex-governador foi vitimado em um trágico acidente de avião quando cumpria agenda em Santos SP, em 13.08.2014, exatamente no dia do aniversário de morte do ser avô o ex-governador Miguel Arraes, respeitado político brasileiro, que graças  a sua trajetória próxima aos populares e humildes em Pernambuco, é lembrado e respeitado nos dias atuais.  Os frutos de Arraes lhe permitiram entrar para a história, o futuro dirá mais sobre o seu falecido neto Eduardo Campos!

Nossos sentimentos e respeito aos familiares e pessoas próximas,  e ao povo pernambucano como um todo!

---------------------------------------------------

Retrospectiva

Para muitos um líder carismático e promissor, um exemplo de político com potencial para brilhar no cenário nacional.   E são estes que tentam elevar a condição do falecido ex-governador a de um mito.

Nós, como muito conhecemos a trajetória política dele e de se avô Miguel Arraes, falecido também em um dia 13.08, um homem que por sua vocação para compreender as necessidades dos mais humildes em especial nordestino, destacou-se em suas lutas e tornou-se exemplo para as gerações seguintes.

Mas a figura de Eduardo, hoje compreensivelmente potencializada, não teve a mesma desenvoltura e carisma de seu avô, e guarda lembranças que muitos hoje se omitem de expor, mas a história suplanta o tempo e os momentos e está também deve ser a leitura dos que comunicam, desta forma entendemos que os frutos ainda serão colhidos no futuro.

Não vamos estender em infinitas fotos e momentos um retrospecto da vida do político pernambucano, apenas mencionar alguns fatos importantes, sem agir com hipocrisia ou desrespeito.


Uma síntese de uma imagem de "bom moço" como alguns costumavam falar, mas como toda imagem é algo que não corresponde totalmente a realidade para outros, pois omite as polêmicas e contrastes, algo que não invalida o homem em si.

Deixando à parte quem editou o citado perfil público na rede e sobre que critério, sabemos que não é difícil para alguém que atue internamente ter acesso a um terminal e expor suas impressões na rede (sejam elas verdadeiras, coerentes ou não), bem como ser totalmente real a possibilidade se usar de redes públicas, e até intranet's e outros sistemas como wifi de órgãos e instituições por meio de acesso violado ou indevido (algo que hackers fazem facilmente).  

Mas como já dissemos isto é algo menor, e que felizmente no caso em questão não trouxe danos consideráveis e evidentes a imagem do falecido ou a outros.  A bem da coerência com tudo, achamos necessários expor outras referências que ajudem a caracterizar este personagem da cena brasileira.

Muitos são os valores e desvalores a quem estão sujeito o homem, e não é justo que nos prendamos a eles indiscriminadamente, nem há bom propósito em transformar pessoas em um produto da admiração ou excreção, há de se respeitar sempre a dignidade do homem, sem mentiras e falsidades, mas com o cuidado de não ser instrumento de injustiças. 

Qualquer retrospectiva que lembre um ou outro aspecto de uma vida, não é justa com o personagem ou com os demais, se não for pautada pela verdade.  Deus ilumine à todos!

Sobre ele o falecido, também foi dito muito mais, e às vezes não era algo positivo ou sincero, mas basta rever alguns e esquecer o indivíduo, mas entender que a figura pública é vista segundo olhos de quem observa num dado instante, e pode não ser um retrato real e fiel de quem se comenta seja bom ou não:




Somos todos responsáveis pelo que a história repercutirá no futuro, e pelo que no presente pode ser feito para que inescrupulosos se apropriem do público e transforme pessoas, fatos e situações, de forma a destorcer a realidade e o ambiente em que se desenvolverão ou se desenvolve os acontecimentos, está foi sempre  a nossa posição e não será diferente, a ponto de nos omitirmos de continuar a propor reflexões como fizemos até aqui, como no momento em que combatemos o necessário numa perspectiva de coerência e compromisso verdadeiro.

Recife em foco - Foco Brasil 15.05.2014

Simulando 2014 - Foco Brasil 25.04.2014

A verdade por trás da máscara. - Foco Brasil 20.02.2014

Contradições de Marina e Eduardo - Foco Brasil 26.10.2013

No dia do meio ambiente! - Foco Brasil 05.06.2013

Fragmentos de uma mesma trajetória, do homem público real e não do que é parte do imaginário ou desejado!


sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Israel e os crimes na Palestina!

É de chocar qualquer ser humano a vergonhosa e triste carnificina perpetrada contra Palestina, não apenas agora, mas especialmente nos últimos 30 dias, que até hoje já matou mais de 1940 pessoas segundo dados divulgados, sendo que entre os palestinos o número supera 1.800 mortes dos quais 430 seriam menores e 243 mulheres.   Além de toda está mortandade há um saldo terrível de feridos que supera a casa dos 10 mil, e algumas centenas de milhares de refugiados em deslocamento, que com medo da investida israelense abandonaram suas casas diante da iminente destruição.

É doentio os argumentos apresentados por líderes israelenses para a matança de mulheres e crianças, que são alvos diários de mísseis e artilharia do Exército de Israel, mesmo que a pretexto de impor perdas a grupos "terroristas" segundo a avaliação do Estado Judeu.


Reproduzida do site Pragmatismo Político de 20.11.2012
Um homem chora a morte de quatro crianças em Gaza, na morgue do hospital Shifa
Ofensiva de Israel já acumula 330 mortos na Faixa de Gaza - Rede Brasilatual 19.07.2014

Ofensiva terrestre na Faixa de Gaza soma mais de 300 mortes - Veja 19.07.2014





Funeral de crianças palestinas mortas por mísseis de Israel
 contra a Faixa de Gaza: força desproporcional
© EFE/EPA/MOHAMMED SABER
Quatro mulheres e um homem de uma mesma família morreram em dois ataques na cidade de Deir al Balah
Foto: Hatem Ali / AP

Famílias palestinas caminham entre casas destuídas
 por mísseis israelenses, na Faixa de Gaza - Finbarr O'Reilly/Reuters

Destruição e mortes de inocentes na Faixa de Gaza, é o principal saldo da incursão criminosa de Israel!

Cenas como as exibidas constantemente nos noticiários internacionais e nacionais, nas últimas semanas são de criar indignação e vergonha aos homens de todo mundo, e também entre nós cristãos, mas se repetem há décadas sem uma resposta adequada dos governos mundiais a ação desproporcional de Israel contra inocentes em sua maioria.

Graças a inércia das organizações internacionais como a ONU, que mesmo denunciando mostra-se impotente e ineficaz para questão, em razão da infundada e desigual proteção e ajuda prestada pelos Estados Unidos e parte da Europa a estruturas governamentais e militares de Israel, em detrimento da sucessão de mortes, destruição, reconstrução e mais destruição da Palestina e seu povo.

Não há como referendar atos violentos praticados pelo Estado Judeu, nem também pelo grupo armado palestino o Hamas, mas a atitude de um governo com ampla e enorme vantagem econômica, militar e de infraestrutura a serviço da guerra, chega a ser covardia e enoja qualquer pessoa sã, e trata-se de um testemunho de incompreensão, maldade, preconceito e violência que não se enquadra nos princípios de fraternidade, humanidade, respeito e tolerância, presentes nas principais representações sociais, humanas e religiosas de caráter universal.

Cabe aos governos manifestar repúdio, a exemplo do que fez nossa presidenta Dilma Roussef, em nome do povo denunciar tais agressões, algo que não se enquadra em nenhum modelo de convivência humana saudável e equilibrada.  Compete também a líderes mundiais e entidades sociais e religiosas igual condenação a violenta e desproporcional a ação de Israel, que atinge indiscriminadamente civis em hospitais, escolas, ruas e em campos de refugiados, além de lares e áreas públicas.



É incompreensível que apesar de toda esta matança e destruição, Israel por meio de seu governo continue a com hipocrisia e mentiras a justificar suas ações destrutivas contra pessoas inocentes, e permaneça a agir escondendo-se em meio a teses, e teorias conspiratórias, assumindo a falsa e triste condição de vítima.

Todos nós conhecemos os horrores praticados contra os judeus em diversos momentos da história do povo de Israel, em especial durante a II Guerra Mundial, mas também não podemos fechar os olhos aos assassinatos e perseguições patrocinadas em nome dos Judeus, em especial os assassinatos em massa  em campos de refugiados na Palestina a décadas passadas.  Toda forma de violência e assassinato é condenável, e não pode servir como argumento para novas formas de perseguição e maldades, mortes e violência contra inocentes.



Não se justifica as fundamentações religiosas e históricas como argumentos para matanças, sejam elas patrocinadas por qualquer um das partes, e muito menos para a defesa de interesses de uma delas por pessoas e personagens, governos e instituições que não vivem ou conhecem de perto a realidade da Ásia.

Neste contexto é repugnante a tentativa de alguns representantes religiosos, sejam Judeus ou neo pentecostais, em dar razões e defender a violenta e desequilibrada ação das forças de Israel na Palestina.

Estranhamente é o que vemos aqui no Brasil, onde alguns pastores e representantes de denominações religiosas de pouca tradição, se manifestam a favor de Israel, numa leitura equivocada não só do momento, mas também dos textos bíblicos, em especial do Evangelho de Jesus Cristo, que se manifestou na história e humana e segundo o projeto divino, como o único e verdadeiro templo, vivo e representativo de Deus, dando-se em sacrifício definitivo, que conduz a salvação por meio da paz, do amor e da verdade, inspirada pelo Espírito Santo.   Esta é a mensagem levada por Jesus, e como esquecer dela e defender qualquer outra posição que não coadune com seu exemplo de vida e suas celebres palavras dirigida no Sermão da Montanha, Mateus 05:01-12.

Mesmo para àqueles que não reconhecem Cristo como salvador, mas reconhecem Deus por criador, há algo incontestável em toda a Palavra, somos todos filhos e criaturas geradas por Deus.  Como então justificar tal matança, ou ver "pastores" distorcer as palavras e os princípios cristãos para ir em socorro do Governo de Israel?    Nós aprendemos que Deus não compactua com a injustiça, a intolerância, e outros desamores, e o próprio Jesus Cristo, foi alvo da cegueira e da hipocrisia, da violência e erros que um dia se manifestou entre os Judeus, e não precisamos de mais sacrifícios e mortes para reviver o que Jesus tentou de uma vez por todas eliminar, mas que infelizmente ainda persistem não só entre os poderosos, mas também entre os atuais "guias religiosos" preocupados com prestígio, opulência e poder, e com o material (como a riqueza) como no tempo em que mataram Jesus.

Líderes evangélicos saem em defesa de Israel e criticam Dilma - BBC 06.08.2014

Guerra entre Israel e Hamas divide líderes evangélicos; Confira opiniões a favor e contra às ações militares israelenses - Portal Gospel

Seja judeu, árabe, palestino, seja oriental ou ocidental, seja cristão, budista, muçulmano ou qualquer que seja a denominação, povo ou nação, estado ou governo, deve ser repudiado todo ato de violência contra inocentes, e não se justifica a omissão ou o silêncio diante de coisas que Deus sempre reprovou em nós.

Mateus 05:01-12

Jesus viu as multidões  subiu à montanha e sentou-se. Os discípulos se aproximaram, e Jesus começou a ensiná-los: "Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céu. Felizes os aflitos porque serão consolados. Felizes os mansos, porque possuirão a terra. Felizes os que tem fome e sede de justiça, porque serão saciados.  Felizes os que são misericordiosos, porque encontraram misericórdia.  Felizes os puros de coração, porque verão a Deus.  Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céu. Felizes vocês, se forem insultados e perseguidos, e se disserem todo o tipo de calúnia contra vocês, por causa de mim. Fiquem alegres e contentes, porque será grande para vocês a recompensa no céu. Do mesmo modo perseguiram os profetas que vieram antes de vocês."

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Pernambuco e o Brasil perdem um grande escritor! Ariano Suassuna partiu!

Conhecido pela sua cultura mas também pelo modo peculiar de transmitir conhecimento, com bom humor e uma grande valorização da cultura nordestina, Ariano Suassuna, fundador do Movimento Armorial e autor de clássicos do teatro e da literatura como o Auto da Compadecida, dentre muitas produções, em que mistura religiosidade, cultura popular nordestina e um humor saudável, para levar à todos um retrato da vida do povo sertanejo típico do Nordeste do Brasil, morreu no Recife aos 87 anos no último dia 23.07.2014 e deixa uma grande lacuna em nosso país.


Perde não apenas a literatura brasileira, mas a sociedade e principalmente o povo nordestino, que teve no autor uma autêntica manifestação de seus valores, não só em suas obras mas até mesmo no seu jeito de viver e se relacionar.


Ariano Suassuna - Reproduzida do Wikipédia

Nós que um dia tivemos contato com seu trabalho, sua paixão manifestada em suas obras e pensamentos, e também em suas ricas e bem concorridas aulas, nos sentimos tristes com sua partida, mas neste instante nos debruçamos em sua trajetória e apresentamos um pouco do seu trabalho como um tributo ao mestre, mais um dos grandes nomes que circularam nos corredores do Ginásio Pernambucano da Faculdade de  Direito do Recife e da Universidade Federal de Pernambuco.

Ariano influenciou muitos artistas - Música Armorial - Radio Cultura Brasil

Arte Armorial Brasileira - BLOG Movimento Armorial

Não há perdas irreparáveis se confiamos em Deus, mas elas ainda assim podem ser doloridas, e para os que tiveram o privilégio de estar perto deste autêntico nordestino, não é diferente. Resta a saudade e o reconhecimento pelo seu trabalho, sem que isto implique em atitudes oportunistas e desrespeitosas por quem faz da dor alheia pouco caso, mas boa é toda manifestação de afeto e solidariedade aos seus familiares com respeito a memória deste homem público.

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Fim da Copa 2014!

Entrevista do presidente da FIFA reproduzida do Yahoo - 15.07.2014 

Após a final impressionante entre Argentina e Alemanha, onde erros de arbitragem e resultados decepcionantes como a derrota do Brasil para Alemanha e posteriormente para Holanda, em jogos nos quais ficou claro o pouco comprometimento da seleção (comissão técnica, dirigentes e jogadores) com o bom futebol brasileiro, e com a camisa que vestiam, ressalvando-se demonstrações isoladas de certo grau de voluntarismo e pouco profissionalismo.  A Copa 2014 no Brasil foi um grande sucesso e mostrou ao mundo o que nosso país pode oferecer, desmascarando os que espalhavam mentiras e criavam situações constrangedoras ao povo brasileiro, seja por interesses políticos mesquinhos, seja por interesses econômicos ou outros de nível muito baixo.

Quanto ao resultado pífio de nossa seleção pouco ainda se pode dizer, mas há coisas ainda nebulosas a se esclarecer como as razões pelas quais o Brasil não tem uma preparação continuada e seria, considerando um projeto de longo prazo para a canarinho, e por que  a CBF continua se mostrando um enigma para muitos, inclusive em alguns de seus projetos recentes, onde claro rola muito dinheiro.


O Brasil mostrou ao mundo que não é o país da desorganização, que tem estrutura e competência para receber bem os visitantes, garantindo bom nível de conforto, mobilidade e segurança, até semelhantes aos de países europeus.  

O Brasil mostrou que tem um povo acolhedor e amável e que uma minoria não iria entornar o caldo, fazendo valer por meio da violência ou intimidação, mentiras e campanhas falaciosas desprovidas de respeito, interesses de quem financia ou patrocina aberrações como a mera sugestão de complôs criminosos entre facções criminosas como PCC e arroaceiros sem causa como, Black Block's ou  Bad Block's. 

Sobre a alegada sociedade entre o Black Bloc e o PCC para estragar a Copa - DCM 01.06.2014

Juntamente com o sucesso da Copa, permanece a estrutura montada para os aeroportos e consideradas como de padrão internacional, ficou como legado além da obras nos estádios todos os demais projetos de infraestrutura dos locais entorno como as melhorias nos metrôs ou vias, e outras obras que tiveram os custos questionados, mas que se mostram adequadas e também contribuem para ganhos que surgem seja com aumento dos lucros no comércio, hotelaria, bares e restaurantes, ou outro setores do turismo e indiretamente ligados como transportes e comunicações.  Algo que por vezes foi subestimado mas que já mostram bons resultados, inclusive com a excelente repercussão entre estrangeiros que mudaram sua percepção em relação ao Brasil como destino turístico e país, e que promete um considerável aumento de fluxo destes ao longo dos próximos anos e com destino ao Brasil, trazendo divisas e levando mais boas impressões do país.

Lucro da Copa das Confederações já cobriu gastos com estádios - GGN 09.04.2014

Otimismo: venda de TVs, bebidas e alimentos cresce na Copa - PortalCBNCampinas 12.05.2014

Copa do Mundo salva produção de televisores e bebidas, diz IBGE - Pr.RicMais 04.06

Estrangeiros trazem dólares extras para a Copa após valorização do real - BrasilEconômico 13.06

Copa do Mundo impulsiona lucros das indústrias de latas, embalagens pet e de reciclagem - Portal da Indústria 24.06

Copa encerra 1ª fase com ganhos incontáveis ao País - Tribuna Hoje 27.06

Produção de cerveja aumenta em 12% durante a Copa do Mundo - Radanews 27.06

Lucro com a Copa ultrapassa R$ 500 mi para micro e pequenas empresas - CNM CUT 10.07

A Copa que o Brasil ganhou - IstoéDinheiro 11.07.2014

Copa aquece venda de latas de alumínio - Diário do Comércio 12,07

Copa deu lucro aos governos e deixou legado para a sociedade - Ponto e Contraponto 14.07.2014

Estimativa é de R$ 30 bi em ganhos com a Copa do Mundo - Tribuna do Norte 15.07

A Fifa cabe uma retratação aos brasileiros, que com seriedade e ação desmantelaram um esquema de vendas de ingressos irregulares, criminoso e de ramificações internacionais, envolvendo inclusive "chefões" de empresas muito próximas a Fifa, que agiam a várias copas e a muitos anos em competições internacionais sem serem de fato incomodados ou neutralizados.


Onde está o envergonhado Ronaldo? Onde está o Estadão e a ameaça terrorista do PCC e Black Block's? E os dirigentes da Fifa que esbanjavam competência e foram responsáveis por falhas de segurança em estádio, falta ou inadequado abastecimento de alimentos em partidas realizadas e organizadas pela Fifa?  O Brasil mostrou-se capaz de não ser palco de uma encenação mal feita e conduzida, superando limites e o pessimismo para fazer um grande evento em seu território!



QUE VENHA O MUNDIAL DE CLUBES NO BRASIL, SERIA UM MERECIDO RECONHECIMENTO QUE CABE A FIFA FAZER, PARA RETRATAR-SE DE SUAS MÁS AÇÕES E DECLARAÇÕES INFELIZES.

Estejamos atentos aos que no Brasil e fora dele trabalham para menosprezar nosso valor e nosso país, divulgando mentiras e contribuindo negativamente para imagem no Brasil dentro e fora do país!

domingo, 6 de julho de 2014

Caruaru, uma grata surpresa!

Mesmo sendo "nativos" de Pernambuco em dias recentes tivemos uma grata surpresa!  Fomos a Caruaru durante os festejos juninos e com satisfação revivemos e vimos mais um pouco de nossas tradições, Caruaru mesmo em dias atuais e também sobre a pressão dos modismos das músicas eletrônicas e coisas assim, nos ofereceu, a todos os visitantes momentos agradáveis e boas retrospectivas, e além disto ótimas oportunidades de ver e estar bem próximo as tradições, ao artesanato, a produções artísticas e muitas outras preciosidades de nossa terra e do Nordeste do Brasil.


       Apresentação de quadrilha - Caruaru 15.06 
Fotos Dilson Melo

Numa cidade cenográfica bem no centro da cidade e próximo ao pátio de eventos, local onde ocorria apresentações de renomados no cenário musical, havia espaços para o forró tradicional, para quadrilhas, barracas de artesanatos e apresentações de bandas de pífanos, repentistas e grupos de bacamarteiros dentre outras atrações, algo que já presenciamos em outros momentos e visitas a Capital do Forró.

Forró em Caruaru - Foto Dilson Melo
Show Forró do Muído -  Foto Dilson Melo
Forró do Muído em Caruaru
Repentistas Caruaru - 30.06 
Bandinha de pífanos - Caruaru
Teatro de bonecos - mamulengo - Foto Dilson Melo 

Surpreendeu-nos duas manifestações maravilhosas uma das quais inesperada para nós, e que revela a riqueza de nossos artistas, tradições e cultura, mesmo estando nós acostumados.

No teatro de bonecos montado junto a cidade cenográfica havia além da apresentação dos mamulengos um rico e interessante museu, se podemos chamar assim, nele estavam retratados o cotidiano do nordestino e sua história em bonecos que se moviam e se tornaram uma linda atração.

Lampião e Maria bonita - articulados
Sanfoneiro - casinha e cangaceiro

Havia inúmeros personagens e momentos retratados em bonecos, que com movimentos bem planejados pareciam ter vida e nos remetiam a nossa infância.

A surpresa maior veio ao entrarmos no local reservado a exposição de artes plásticas, e mesmo não sendo especialista foi possível perceber a riqueza artísticas e a elevada qualidade das obras apresentadas e a venda no local.   Estavam expostos quadros e obras que retratavam a região, o povo, costumes, etc.

Algo que chama a atenção pela beleza e técnica aprimorada dos artistas locais, e uma excelente forma de divulgar um trabalho tão interessante e bonito.  Decidimos expor as fotos como forma de incentivar e divulgar tais ações, mesmo não tendo autorização de todos os expositores para tal.

Exposição de arte em Caruaru - Foto Dilson
Caruaru -30.06.2014 Exposição de arte

Conversamos com o artista plástico Glauber Fábio, que tinha trabalhos expostos no local, e através de um rápido contato foi possível perceber a importância da exposição para os artistas locais, e nós podemos admirar seu trabalho que de fato chamou nossa atenção pela riqueza de expressão das pessoas e situações retratadas, mostrando um perfeito equilíbrio nas linhas e cores que causava impressão forte nas imagens, dado o realismo que assumem as telas expostas.  Como dissemos nós não somos especialistas, mas se artes plásticas propõem-se a causar fortes impressões aos observadores, e em dado momento remetê-los ao contexto do quadro ou obra apresentada, o senhor Glauber conseguiu isto através de seus quadros, que com sua autorização apresentamos a seguir:


Pinturas de Glauber Fabio Caruaru - Foto Dilson Melo



Em reconhecimento ao trabalho e a atenção do artista, estamos divulgando com sua autorização o seu telefone de contato, 81 3721-9080, Glauber Fábio as obras do artista são exclusivas e estão à venda, recomendamos aos que curtem artes plásticas e podem adquirir um exemplar, que contatem o mesmo.

CARUARU teve um São João maravilhoso, e tem muito a oferecer aos visitantes e turistas!

quinta-feira, 5 de junho de 2014

O Brasil e a Copa 2014.

Home page do site do NY Times com entrevista de Dilma sobre o Mundial de Futebol no Brasil

Fazem 64 anos que ocorreu uma copa no Brasil, quantas décadas passaram até que (se Deus nos permitir) assistamos outro evento como este no Brasil.   É muita hipocrisia, complexo de vira-latas e falta de patriotismo tentar colocar o Brasil em posição desconfortável perante todos, independente de interesses políticos ou falta de percepção da amplitude do evento para economia, turismo, emprego e projeção nacional, sem falar de outros aspectos.

Neste período em que se realizaram as copas, alguns países sediaram o evento por 02 (duas) vezes ao menos, Itália e Alemanha são exemplos, não nos consta que qualquer um deles não tenha interesse em sediar outro grande evento internacional, como uma copa do mundo.

Digo isto como brasileiro e torcedor, mas um torcedor que não se chateia quando o time perde, um torcedor que raramente vai a um estádio, mas que reconhece o bem que o futebol e a copa podem trazer ao Brasil.

Entramos para o seleto time dos que podem sediar uma copa por mais de uma vez, não é concessão ou favor, mas mérito do nosso país!

Copa do Mundo FIFA - Wikipédia

Dilma no 'NY Times': a Copa, o Brasil e o capital no século 21 - RBA 05.06.2014

Reprodução de imagem do Google

sábado, 31 de maio de 2014

O que de fato ocorre no Brasil?

O modelo econômico brasileiro de duas décadas atrás privilegiava poucos, e o crescimento do país era limitado, com uma pior distribuição de renda e riquezas de todos os tempos, e mesmo diante de graves crises internacionais o Brasil cresceu mais de 2,5% no último trimestre de 2013, teve um pequeno crescimento no trimestre passado em comparação como último trimestre de 2013, mas foi de 1,9% em relação ao mesmo período de 2013, quando o PIB americano amargou um resultado ruim e encolheu 1,3% (eles são um dos maiores compradores mundiais).

No entanto a imprensa brasileira tende a destacar aspectos negativos e não evidenciar o contexto, mas há raras manifestações e análises menos tendenciosas, dando uma realidade informativa mais equilibrada.





Não obstante a todo este debate, sabemos que a economia internacional dá mostras de pouca recuperação e alguma instabilidade o que afeta fluxos comerciais e economias como um todo, e a conotação política empregada no Brasil torna-se um elemento de desequilíbrio e trás algum mal.

Contudo pode-se constatar as reais condições em que estamos até por contradições publicadas em grandes meios, claro que sem o enfoque político e devidamente ignorado quando a questão partidária e de interesses setoriais são o foco dos meios midiáticos e "economês"!  Como afirmações recentes de alguns apontavam para existências de fortes impeditivos ao crescimento de exportações ou do setor agropecuário no país, atribuindo ao governo atual tais problemas, algo que não se sustenta em números recentes vinculados a associações ou entidades do setor, e reforçados pelos dados oficiais.


Diante de todas as evoluções do cenário econômico e social, medidas nem sempre simpáticas são tomadas, mas o importante são os focos mantidos inclusive na preservação do emprego, um diferencial que faz sentido para classe trabalhadora brasileira.

A elevação das taxas de juros tende a conter a demanda, uma vez que com maior poder aquisitivo todos vão as compras (dinheiro no bolso trás este contratempo) e há um capacidade de oferta insuficiente.

A oferta por sua vez sofre devido a fatores limitantes, gerando inflação por procura excessiva de um bem, o fato da indústria e outros setores não ampliarem a oferta ocorre também por interesses especulativos ou falta de capacitação técnica para produzir mais assim como investimentos dos setores privados. 


Contudo não se pode ignorar riscos e panoramas desfavoráveis, o que acreditamos está sendo feito apesar da disputa eleitoral em curso e da pressão de segmentos sociais que nem sempre se guiam pelos interesses da população.

O Brasil de hoje cresce, e tem uma política de distribuição de renda melhor, a duas décadas sonhava-se com o dia em que o salário mínimo seria de 100 dólares, isto nos governos recentes a muito é passado. Superamos os 300 dólares no mínimo. Mas há saudosistas em matéria de incentivos e especulação alguns estão a frente de empresas que limitam suas produções por falta de investimento e contribuem para elevação de preços e para a inflação, assim como para um menor crescimento do país!

Balança comercial mensal - Desenvolvimento.gov.br

A evolução do saldo da balança comercial brasileira de 1995 até abril de 2014 é um bom exemplo do crescimento da nossa economia, e retrata um pouco dos destaques brasileiros, como ter sido uma das economias que mais cresceram em 2013.  É hora de sobriedade e cautela, pois o Brasil não é uma "barca furada" como muitos tentam rotular.

Após a Copa de 2014 ainda vamos constatar sinais positivos que se associam aos esforços atuais, e deve ser algo que precisamos encarar com mais otimismo num esforço pela nossa recuperação social e econômica, que tem promovidos frutos para o nosso tecido social.