quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Denuncismo e desespero, a última cartada tucana

A história das últimas eleições majoritárias e das disputas ideológicas travadas no Brasil, especialmente os eventos e momentos protagonizados por tucanos e trabalhadores, contam com uma certa repetividade de fatos, métodos e discursos, mas há muito que a atuação de grupos de apoiadores,  simpatizantes, e outras denominações auxiliares,  em especial em alguns importantes segmentos sociais, extrapolaram as vias da ética, da correção e do respeito as instituições republicanas e sociais, como ocorre em parte da mídia brasileira. 

Mais uma vez é o que vemos ocorrer nas "recentes" denúncias da Veja (enquanto proposições construídas a margem de evidências e conclusões apresentadas pelas instituições republicanas, STF, MP, PF), no que pese até então não haver denúncia constituídas e concluídas contra alguns dos apontados pela revista em sua ultima edição.

Lamentavelmente alguns pensam que podem transformar o Brasil e o povo, em reféns de seus interesses econômicos e políticos, sejam os que cometem desvios por razões diversas, sejam os que atuam como agentes corruptores, ou mesmo os que empunhando uma bandeira de hipocrisia, destorcendo e manipulando fatos e informações segundo seus interesses, e por meio de denúncias as vezes vazias, não apuradas ou formalizadas, repletas de achismos e "versões" que se distanciam dos fatos e das realidades concretas, para promover sensacionalismo as vésperas de eleições e tentar assim influir na opinião e no voto dos eleitores pouco esclarecidos. 

Sistematicamente temos visto veículos jornalísticos brasileiros parciais e tendenciosamente agirem de forma tão deplorável e nociva contra as instituições e interesses do povo brasileiro, como àqueles que praticam corrupção e outros crimes, para perpetuarem seus próprios interesses ou dos segmentos que representam ou pretendem representar.

Não estamos questionando a saudável intervenção jornalística e as responsáveis práticas que contribuem para a elucidação e divulgação dos fatos que possam atingir o povo e a nação, quando pautados pela ética e pela responsabilidade com as notícias e os fatos. Os que agem assim, prestam serviço ao país e merecem nosso apreço, o que não parece ser o caso das recentes manchetes que beiram as práticas de tabloides sensacionalistas e difusores de mentiras e interesses, a exemplo dos que há pouco tempo foram desmascarados em esquemas de espionagem e fabricação de manchetes na Inglaterra, e fazem parte de grande grupo da mídia inglesa.

Aqui no Brasil há adeptos a tais práticas condenáveis e tendenciosas.

Temos visto a Veja por exemplo, omitir-se de dar uma cobertura ampla, responsável e imparcial, aos fatos que envolvem o propinoduto tucano e a cúpula do PSDB em São Paulo, onde funcionavam esquemas de desvios e propinas de décadas por parte de políticos tucanos.

A bem da verdade só recentemente tais denúncias receberam maior atenção, mesmo das autoridades, em meio a evidências de manobras e tentativas de arquivamentos anteriores que envolvem até membros do MP paulista, e que na grande mídia: Globo, Veja, Estadão, Folha, JB, etc, (ao menos na maior parte destes) mal se fala no assunto que já está em fase avançada de investigação.  Um caso com farta documentação e que conta com a delação promovida por uma das empresas, e representantes, diretamente envolvidos no esquema de corrupção que se apura, algo que envolvem contratos no valor de cerca de 40 bilhões de reais.

Tucanos acusados no escanda-lo do Metrô de SP - Reproduzida do Google Imagem


Quase nenhuma menção se percebe nas mídias, nem há capas da Veja como as recentes envolvendo a Petrobrás, mesmo como dissemos,  diante da consistência das acusações contra os tucanos (amparadas em provas e investigações já públicas).

Assim também foi o procedimento de tais veículos na maior parte das denúncias e escândalos ao longo da era FHC, que tinha apoio de alguns e um outro por "engavetador geral" (o representante máximo da PGR à sua época).   Sem falar em outras situações posteriores, mas nenhum pouco recentes, como o Mensalão Mineiro.


Outros momentos de falta de compromisso de alguns veículos de comunicação foram vistos em outros episódios, em períodos eleitorais, e também em momentos de mudanças sociais de interesse da população, ou mesmo apenas quando atingem a dignidade de pessoas por razões diversas, criando situações que beiram aos métodos usados pela direita fascista.

Em alguns momentos a reparações posteriores, mas não a altura dos prejuízos causados, alguns irreversíveis,





Mesmo com as condenações a reparação pública, não ocorrem nas proporções adequadas, quando algumas matérias fantasiosas e caluniosas trazem males e estragos irreparáveis, especialmente em momentos sensíveis, inclusive a processos eleitorais e a candidatos caluniados.

No último final de semana, teve destaque as denúncias da Veja que envolvem a Petrobrás, políticos brasileiros e o ex-diretor afastado pela presidente Dilma, Paulo Roberto Costa, preso e acusado de envolvimento em desvios e corrupção, com esquemas antigos e que envolvem lavagem de dinheiro e doleiro já denunciado em outros processos, e preso pela PF.


A questão do momento, não é se as denúncias são procedentes ou não, elas tem sido objeto de cuidadosa investigação pela PF e pelo MP desde março, com prisões e esclarecimentos de atos delituosos que podem vir a ser alvo de denúncias mais amplas.

O MP e a PF contam com autonomia e isenção, algo que nos governos do PT de fato é diferenciado em relação a períodos anteriores como os da era FHC, que praticamente não ocorriam investigações, e não se devia ao fato de não haver denúncias, mas ao pouco interesse de seguir com as investigações em alguns casos cabendo ao PGR tal solicitação, que simplesmente não ocorriam e víamos as denúncias serem arquivadas sem investigações.  

O que ocorreu no propinoduto tucano, é emblemático como exemplo de investigações por décadas sem fluir.

E práticas que são condenadas pelos tucanos relativamente ao PT, se multiplicam aos montes em seu próprio ninho de políticos.

Aécio Neves é investigado pelo desvio de R$ 4,3 bilhões da área da saúde em Minas Gerais. - Pragmatismo Político 31.05.2013

Azeredo abre mão de mandato para tentar evitar julgamento no STF e não prejudicar Aécio - O Globo 19.02.2014


Aécio Neves, então governador, ao lado do primo e suposto sócio, Quedo - Reproduzida do Correio do Brasil


No cado da Petrobrás é preciso no entanto deixar o processo de investigação fluir como tem sido feito, e permitir que o MP e PF apresentem os resultados das investigações e uma peça acusatória consistente, o que ainda está em processo. E quem for acusado, que responda e apresente sua defesa conforme a Lei, mas o problema é que isto não interessa a alguns, não no tempo necessário, dentre eles o tucano Aécio Neves que amarga alta rejeição na campanha presidencial de 2014, e tende a se favorecer com as práticas de alguns representantes da mídia adeptos ao denuncismo para fins eleitorais e de benefícios a grupos simpáticos a suas convicções ideológicas.

A denúncia em si, não é nova, e nas páginas publicadas na Veja não há uma prova ou fundamentação que tenha sido obtida dos depoimentos já colhidos pelo MP e PF, num processo que corre em segredo de justiça e cujo os dados são submetidos a processos de segurança e confidencialidade, tendo no máximo a citada revista alegado que "pessoas ligadas ao processo" teriam transmitido tais informações (algo como um boato) ao colunista, não se sabe contudo se da forma que foi publicada as informações, estas estão baseadas em fatos contundentes e apurados (que até agora não foram apresentados por meio de denúncia competente), ou se baseiam apenas em especulações.

Mesmo denúncias que se baseiem nas declarações do  investigado. o Paulo Roberto, desesperado e cheio de rancor por ter sido exposto inclusive pelo Governo Dilma, mediante demissão, precisam ainda serem confirmadas por investigação dos órgãos competentes, ou provas contundentes.

A pergunta é se não há nenhuma prova cabal, e a lista apresentada por Veja trazem nomes de pessoas e políticos que ainda não foram ouvidos, ou submetidos a acusação formal, como não pensar que seja mais uma retórica eleitoral ou midiática?   


Os tais podem de fato estar envolvidos, como podem não estar, tal lista pode ter sido objeto de especulações da revistas e outros, não se pode ter certeza que não o foi.   A revista já esteve envolvida em momentos polêmicos, e o processo em questão não trás novidades além da lista que não se sabe de onde e como foi tirada, nem pode ser confirmada por quem de direito ao menos agora, como o MP e a PF.  Lembrando que há informações que a PGR só agirá após a coleta de depoimentos do acusado, e que deve se prolongar por semanas, mas a capa da Veja induz ao linchamento e condenação sem que haja ainda uma denúncia formal contra os possíveis envolvidos.



Algumas coisas já se pode dizer, como: é a falsa a percepção que tentam passar que o acusado e ex-diretor da Petrobrás é fruto dos governos petistas, o mesmo já ocupava cargos relevantes e de confiança na Petrobrás desde 2001 (já na era FHC e do PSDB), quando "possivelmente apadrinhado" por alguns políticos do PMDB e PSDB ganhou força, e ascendeu, independente dos governos do PT.

Há suspeitas que apontam para diversos envolvidos, entre empresas, industriais, lobistas, doleiros, políticos e governantes, e que há sim possibilidade de haver esquemas anteriores as administrações petistas envolvendo pessoas de outros partidos.  Contudo muitas das denúncias são até agora apenas sustentadas nas declarações do delator, que é acusado e poderia ser beneficiado livrando-se de penas até superiores a 30 anos de prisão, e que tem credibilidade duvidosa.

A cautela é a recomendação de muitos jornalistas sérios e independentes, alguns até que já viveram nos corredores das "grandes mídias", e conhecem a falta de profissionalismo e isenção de alguns.

PARA ENTENDER MONTAGEM DA VEJA: - Pagina do Enock 09.09

Além disto, diante de exemplos anteriores da ingerência da mídia em processos de interesse popular, ou na omissão e falta de posições realmente construtivas e de interesse nacional, como podemos nos deixar influenciar as vésperas de uma eleição? Parece mesmo que estão lançando mais um recurso baixo para tentar dar fôlego ao já decaído Aécio e ao PSDB, não importa o que ocorra depois e quem será ferido neste processo.

As manipulações das informações que são publicadas na mídia, muitas vezes implicitamente direcionadas para este fim, redundam em vantagens eleitorais e benefícios políticos a grupos associados aos empresários de comunicação no Brasil, como numa íntima relação de interesses, algo que assistimos para em alguns momentos favorecer políticos do PSDB, DEM e PPS, dentre algumas agremiações.

A questão de fundo no presentes atos midiáticos é maior, e diante de sucessivos problemas e de fato históricos de corrupções de décadas, pergunta-se porque os tucanos e parte importante da mídia e da sociedade, ou mesmo dos aliados do planalto, insistem em recusar as propostas de mudanças na política, como as apresentadas pelo PT e  Dilma para implementar uma reforma política, que permita o fim das campanhas patrocinadas com dinheiro privado, onde empresas aportam milhões para garantir seus interesses e comprar candidatos, votos e consciências.

Depois de falecer, Eduardo Campos “doa” R$ 2,5 milhões a Marina Silva - Revista Forum 09.09.2014

Contradições e sujeiras - Foco Brasil 28.08.2014

Vemos sucessivamente as práticas que fazem grandes grupos, aporta milhões, e se beneficiarem aprovando com o apoio de candidatos comprometidos com seus financiadores o que lhes interessa, independente do que é bom para o país.  Compra-se eleição e se elege apenas quem através dos consórcios e segmentos, recebem milhões e milhões para bancar suas campanhas, não é possível pensar que tais financiadores estejam desinteressados e que os partidos e alguns políticos, mesmo corretos consigam vencer tais lobbys, por isso o Estado se torna um latifúndio loteado onde alguns partidos dominam e se perpetuam.

Na era Itamar, o maior partido era o PMDB, sem ele não se governava e estava este presente nos cargos e ministérios, o mesmo foi na era FHC junto com o DEM e o PSDB, inclusive repetimos, o tal Paulo Roberto foi nomeado neste período, o PT assumiu o governo mas o PMDB dentre outros, continuou sendo o maior partido e exigindo cargos e ministérios, lembremos que todas as vezes que o governo tentava mudar algo que não interessava a políticos deste grupo, a base se rebelava. Estes aspectos precisam ser encarados e tratados sem hipocrisia, para caminharmos rumo a mudanças políticas e no financiamento de campanha.
O PT propõem como alguns o financiamento público de campanhas, algo que seria uma forma de tornar o político mais responsável e longe de corruptores, dando ao povo e aos eleitores forças sobre os candidatos e partidos que escolhe e elege.  Mas os que se beneficiam com o dinheiro dos empresários, banqueiros, especuladores, sonegadores e lobistas, se recusam a tratar do tema, ao ponto de haver uma forte pressão para mudanças por meio de plebiscito, rompendo com os interesses dessa elite.

PSDB, DEM e PPS são contra plebiscito da reforma política - GGN 27.06.2013

Emenda propõe banir financiamento de empresas a campanhas eleitorais - RBA 15.10.2013

Enquanto não vemos candidatos surfando e patinando, em mentiras e propostas que só agradam as elites que os financiam e se perpetuam no poder contra a vontade popular., Marina com seu discurso "certinho" parece que já se rendeu aos princípios que defende Aécio, relegam a uma menor importância o tema, ao que parece não vão destoar na forma de montar uma maioria se qualquer um deles for  eleito.

PT-SP rebate Marina: “Só quem não conhece nada do Brasil diz que a Petrobras está falida” - Terra 10.09.2014

Petrobras valia US$15,4 bilhões em 2003. Hoje vale R$214,6 bilhões. O que a imprensa noticia? - Limpinho e Cheiroso


Petrobras: produção de petróleo cresceu 2,2% em maio - R7 01.07.2014

Aécio e Marina, que conseguiram atrair para suas campanhas grandes grupos empresariais e financeiros (alguns acusados de sonegação fiscal) acusam o PT e a sua forma de gerir a coisa pública (mesmo sem provas), e no ímpeto de atingir seus objetivos levam o nome da Petrobrás a uma exposição em muitos momentos desnecessárias e injustas, com acusações que incitam aos que ouvem, pensar que a empresa não é sólida, sustentável, lucrativa e desvirtuam assim os méritos de sua administração, algo que não se consuma e é contestados pelos números vistos.

Mas no caso de Aécio, não é surpresa pois durante as privatizações conduzidas pelos tucanos do PSDB e por FHC, as empresas públicas brasileiras eram vendidas muito abaixo do preço de mercado, e em circunstâncias que geraram denúncias de favorecimentos e corrupção que foram engavetadas, foi o caso das teles e da Vale do Rio Doce conforme manchetes e publicações algumas das quais disponíveis.

Carta capital denuncia diálogos perigosos no telefone na época das privatizações entre FHC e Mendonça de Barros - Portal Luis Nassif 27.09.2010

Privatização da Vale do Rio Doce: Insânia ou negociata? Carta Maior 23.02.2006

Por a Petrobrás na berlinda poderia contribuir para vender a empresa a preço de banana, e presentear financiadores de campanha, mas antes de tudo ameaça os interesses nacionais.

Santayana: Teles privatizadas promovem colonialismo dissimulado - Viomundo 30.01.2013

No governo FHC corrupção era descaradamente acobertada - BlogdaCidadania 04.12.2012

Venda da Vale: o crime faz dez anos - Infonet 21.08.2007

Diante de tudo não é por acaso que parte da mídia responsável recomenda cautela sobre o tema!  O desespero de Aécio é evidente, e oportunismo de outros parece contaminar a campanha de Marina!


Imagem do Brasil 247

DELAÇÃO DE COSTA LEVA AO JATO CAMPOS-MARINA - Brasil 247 06.09.2014

Gustavo Castañon deixa PSB: Marina, a candidata da mudança, em liquidação - Viomundo 08.09.2014

Com tantas denúncias em apuração como podem jogar pedras?
No entanto nem pelo oportunismo e nem pelo desespero deve se guiar o eleitor, e esta cautela deve ser ampliada a decisão do voto, evitando embarcar em projetos que possam concretizar retrocessos aos benefícios sociais obtidos pelos brasileiros mais pobres, nossa argumentação não propõem o voto alienado, nem defende candidatos, mas se pauta pela manutenção da construção de um país independente e soberano, justo e socialmente voltado para a maior parcela da sociedade e não apenas para as elites como governaram os representantes de alguns dos partidos que estiveram no poder a 15 anos atrás, e que permeiam as campanhas tidas como "moralizantes" ou de uma "nova política".

Breve as cosias serão mais claras!



quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Contradições e sujeiras!

Após a súbita retomada dos sonhos de Marina a presidência, que emergiu logo após a morte do ex-governador Eduardo Campos, e claro no ímpeto da reação e comoção popular a tragédia ocorrida.


Reproduzida do portal do  Estadão 

Surge agora em meio as pesquisas que foram realizadas ainda no calor da tragédia, afinal completam-se 15 dias desde o sinistro, e que apontam uma ascensão da candidata , inúmeras dúvidas não apenas sobre sua competência e propostas, pois não se constrói um governo apenas com um presidente, há os apoiadores, as forças e partidos envolvidos, os setores e a sociedade, e sobretudo parcelas representantes dos interesses em curso e que sustentam a campanha de Marina e do PSB.

Fora as questões ligadas a presenças de banqueiros, sonegadores e especuladores muito próximos ao projeto do PSB e de Marina, e quem são eles, os que são processados ou já foram condenados em alguma instância jurídica como noticiam jornais, e meios de comunicação alguns vinculados a Internet.  Há ainda a presença de pessoas egressas do PSDB e ligadas a Marina e ao PSB, que divulgam e defendem posições típicas dos políticos que circulam entre a tucanada, e que participaram das ações que faziam a economia brasileira amargar desemprego e traziam muito lucro ao capital especulativo aos banqueiros, com juros ao mês na casa dos 25% e um Banco Central menos atento as necessidades de investimento produtivos.


Esquecendo estes aspectos que já se mostram em contradições na campanha de Marina, pois como dizer que se defende o social e a manutenção de programas e investimentos que criaram empregos e transferiram renda para os mais pobres como ocorreu nos governos Lula e Dilma, segundo dados da ONU e de muitos estudos realizados, e atender a demandas financeiras de bancos como Itaú e Safra colaboradores da campanha de Marina com milhões de reais, ou representados por pessoas próximas e assessores como a filha do falecido Olabo do Itaú, "carinhosamente" tratada por NECA!  Há questões mais profundas como as que põem em xeque o discurso ético do PSB e de Marina, agora assolados por uma sujeira que emerge após a queda do Cessna que já chega-se a especular pertencer ao falecido Eduardo, e que é fruto de uma séria coleção de denúncias que apontam para possível caixa 2 e pagamentos já mostrados em público por meio de notícias, oriundos de pessoas próximas aos candidatos e empresas fantasmas e laranjas.

Reproduzida do site Brasil 247 


No entanto o PSB e Marina tentam fazer de contas que não há anormalidades, irregularidades ou crimes, e que até há explicações simples e diretas para os esquemas que surgem a cada dia e depõem contra os partidos envolvidos, os candidatos seus discursos e práticas.  Marina era vice na chapa de Eduardo, mesmo falecido e sob um CNPJ diferente, esta beneficiou-se do uso do jatinho e outro avião que também é investigado e parece fruto de esquemas, com ramificações internacionais e envolvendo bancos e empresas relacionadas ao avião que caiu.  Portanto ela tinha responsabilidade sobre o uso dos aviões, e de como eles foram disponibilizados para uso, assim como da forma de prestação de contas para o TSE, registro na ANAC, e outras questões eleitorais, ou relacionadas a justiça, meios de regulação aeronáuticos e demais órgãos, até mesmos tributários e econômicos.




Esta de dizer que Marina não tem relação, parece mais uma jogada do PSB, e não dá para engolir!  Como serão conduzidas e apuradas tais denúncias é o que interessa, assim como se pronunciará a Justiça Eleitoral, Ministério Público, etc.  Lembrando que não é uma questão apenas moral, legal, nem eleitoral, mas uma séria sequência de acontecimentos que envolvem a sociedade e podem causar sérios danos aos sistemas políticos e jurídicos do país.  Declarar as informações sobre "contratos", "acordos" e envolvidos ao final do processo eleitoral não é uma opção ao contrário do que alega o PSB e a candidata, estes já utilizam os meios, receberam recursos e ajudas e pagavam combustíveis, taxas, despesas, pilotos, etc. além de parcelas e obrigações na compra dos aviões, que ao que parece até o momento são fruto de esquemas e uso de dinheiro incerto, estando inclusive vinculados a acordos e pessoas desconhecidas!

Eduardo e o avião fantasma. Reprodução de imagem do Brasil 247.  




Neste caldo há muitos prejudicados, além dos falecidos e suas famílias, os que tiveram prejuízos materiais na queda e que poderão ficar sem ressarcimentos ou compensações, há os que estão sendo feitos de "laranjas" com seus nomes envolvidos no que desconheciam, em sonegações e esquemas, como o Geovane de Recife, mas também perde a sociedade, os eleitores e as instituições.

Difícil é acreditar que estas são formas novas de fazer política, que fazem a diferença em relação ao que espera e necessita o Brasil!




  

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Eduardo Campos o fim de um projeto!

Reflexão


Os homens e as gerações passam, só a Verdade inconteste permanece, Deus, e quem não aprende o significado de viver, amar e a profunda relação que estes mistérios tem com Deus não compreende os desígnios que nos são postos à todo momento, e não escutam, não vêem e não sentem, não entendem e não percebem além do que lhes interessa e limita, até que são surpreendidos trágica ou infelizmente pelo futuro, que nem é tão enigmático ou insondável quanto se pensa!


Sejam "bons" ou sejam "maus", os frutos que são colhidos é quem os revela como são de fato, não agora, não sobre os olhos de hipócritas ou mentirosos, ou sobre circunstâncias ruins ou de "vitória", pois os projetos de Deus incompreensíveis e por vezes inaceitáveis aos homens, são de fato sábios, bons, verdadeiros e duradouros, O FUTURO PERTENCE À DEUS, lembremos disto e já será um passo enorme para superar tudo, viver e dar o devido valor ao que realmente vale! UM DIA ESTAS COISAS SERÃO COMPREENSÍVEIS ASSIM COMO TUDO QUE NOS AFETAM, O SENHOR JESUS E DEUS NOSSO PAI SEJAM SEMPRE LOUVADOS EM QUALQUER MOMENTO E CIRCUNSTÂNCIA!

---------------------------------------------------

Morreu Eduardo Campos

Eduardo Campos -
reproduzida do Google
O candidato a presidência e ex-governador foi vitimado em um trágico acidente de avião quando cumpria agenda em Santos SP, em 13.08.2014, exatamente no dia do aniversário de morte do ser avô o ex-governador Miguel Arraes, respeitado político brasileiro, que graças  a sua trajetória próxima aos populares e humildes em Pernambuco, é lembrado e respeitado nos dias atuais.  Os frutos de Arraes lhe permitiram entrar para a história, o futuro dirá mais sobre o seu falecido neto Eduardo Campos!

Nossos sentimentos e respeito aos familiares e pessoas próximas,  e ao povo pernambucano como um todo!

---------------------------------------------------

Retrospectiva

Para muitos um líder carismático e promissor, um exemplo de político com potencial para brilhar no cenário nacional.   E são estes que tentam elevar a condição do falecido ex-governador a de um mito.

Nós, como muito conhecemos a trajetória política dele e de se avô Miguel Arraes, falecido também em um dia 13.08, um homem que por sua vocação para compreender as necessidades dos mais humildes em especial nordestino, destacou-se em suas lutas e tornou-se exemplo para as gerações seguintes.

Mas a figura de Eduardo, hoje compreensivelmente potencializada, não teve a mesma desenvoltura e carisma de seu avô, e guarda lembranças que muitos hoje se omitem de expor, mas a história suplanta o tempo e os momentos e está também deve ser a leitura dos que comunicam, desta forma entendemos que os frutos ainda serão colhidos no futuro.

Não vamos estender em infinitas fotos e momentos um retrospecto da vida do político pernambucano, apenas mencionar alguns fatos importantes, sem agir com hipocrisia ou desrespeito.


Uma síntese de uma imagem de "bom moço" como alguns costumavam falar, mas como toda imagem é algo que não corresponde totalmente a realidade para outros, pois omite as polêmicas e contrastes, algo que não invalida o homem em si.

Deixando à parte quem editou o citado perfil público na rede e sobre que critério, sabemos que não é difícil para alguém que atue internamente ter acesso a um terminal e expor suas impressões na rede (sejam elas verdadeiras, coerentes ou não), bem como ser totalmente real a possibilidade se usar de redes públicas, e até intranet's e outros sistemas como wifi de órgãos e instituições por meio de acesso violado ou indevido (algo que hackers fazem facilmente).  

Mas como já dissemos isto é algo menor, e que felizmente no caso em questão não trouxe danos consideráveis e evidentes a imagem do falecido ou a outros.  A bem da coerência com tudo, achamos necessários expor outras referências que ajudem a caracterizar este personagem da cena brasileira.

Muitos são os valores e desvalores a quem estão sujeito o homem, e não é justo que nos prendamos a eles indiscriminadamente, nem há bom propósito em transformar pessoas em um produto da admiração ou excreção, há de se respeitar sempre a dignidade do homem, sem mentiras e falsidades, mas com o cuidado de não ser instrumento de injustiças. 

Qualquer retrospectiva que lembre um ou outro aspecto de uma vida, não é justa com o personagem ou com os demais, se não for pautada pela verdade.  Deus ilumine à todos!

Sobre ele o falecido, também foi dito muito mais, e às vezes não era algo positivo ou sincero, mas basta rever alguns e esquecer o indivíduo, mas entender que a figura pública é vista segundo olhos de quem observa num dado instante, e pode não ser um retrato real e fiel de quem se comenta seja bom ou não:




Somos todos responsáveis pelo que a história repercutirá no futuro, e pelo que no presente pode ser feito para que inescrupulosos se apropriem do público e transforme pessoas, fatos e situações, de forma a destorcer a realidade e o ambiente em que se desenvolverão ou se desenvolve os acontecimentos, está foi sempre  a nossa posição e não será diferente, a ponto de nos omitirmos de continuar a propor reflexões como fizemos até aqui, como no momento em que combatemos o necessário numa perspectiva de coerência e compromisso verdadeiro.

Recife em foco - Foco Brasil 15.05.2014

Simulando 2014 - Foco Brasil 25.04.2014

A verdade por trás da máscara. - Foco Brasil 20.02.2014

Contradições de Marina e Eduardo - Foco Brasil 26.10.2013

No dia do meio ambiente! - Foco Brasil 05.06.2013

Fragmentos de uma mesma trajetória, do homem público real e não do que é parte do imaginário ou desejado!


sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Israel e os crimes na Palestina!

É de chocar qualquer ser humano a vergonhosa e triste carnificina perpetrada contra Palestina, não apenas agora, mas especialmente nos últimos 30 dias, que até hoje já matou mais de 1940 pessoas segundo dados divulgados, sendo que entre os palestinos o número supera 1.800 mortes dos quais 430 seriam menores e 243 mulheres.   Além de toda está mortandade há um saldo terrível de feridos que supera a casa dos 10 mil, e algumas centenas de milhares de refugiados em deslocamento, que com medo da investida israelense abandonaram suas casas diante da iminente destruição.

É doentio os argumentos apresentados por líderes israelenses para a matança de mulheres e crianças, que são alvos diários de mísseis e artilharia do Exército de Israel, mesmo que a pretexto de impor perdas a grupos "terroristas" segundo a avaliação do Estado Judeu.


Reproduzida do site Pragmatismo Político de 20.11.2012
Um homem chora a morte de quatro crianças em Gaza, na morgue do hospital Shifa
Ofensiva de Israel já acumula 330 mortos na Faixa de Gaza - Rede Brasilatual 19.07.2014

Ofensiva terrestre na Faixa de Gaza soma mais de 300 mortes - Veja 19.07.2014





Funeral de crianças palestinas mortas por mísseis de Israel
 contra a Faixa de Gaza: força desproporcional
© EFE/EPA/MOHAMMED SABER
Quatro mulheres e um homem de uma mesma família morreram em dois ataques na cidade de Deir al Balah
Foto: Hatem Ali / AP

Famílias palestinas caminham entre casas destuídas
 por mísseis israelenses, na Faixa de Gaza - Finbarr O'Reilly/Reuters

Destruição e mortes de inocentes na Faixa de Gaza, é o principal saldo da incursão criminosa de Israel!

Cenas como as exibidas constantemente nos noticiários internacionais e nacionais, nas últimas semanas são de criar indignação e vergonha aos homens de todo mundo, e também entre nós cristãos, mas se repetem há décadas sem uma resposta adequada dos governos mundiais a ação desproporcional de Israel contra inocentes em sua maioria.

Graças a inércia das organizações internacionais como a ONU, que mesmo denunciando mostra-se impotente e ineficaz para questão, em razão da infundada e desigual proteção e ajuda prestada pelos Estados Unidos e parte da Europa a estruturas governamentais e militares de Israel, em detrimento da sucessão de mortes, destruição, reconstrução e mais destruição da Palestina e seu povo.

Não há como referendar atos violentos praticados pelo Estado Judeu, nem também pelo grupo armado palestino o Hamas, mas a atitude de um governo com ampla e enorme vantagem econômica, militar e de infraestrutura a serviço da guerra, chega a ser covardia e enoja qualquer pessoa sã, e trata-se de um testemunho de incompreensão, maldade, preconceito e violência que não se enquadra nos princípios de fraternidade, humanidade, respeito e tolerância, presentes nas principais representações sociais, humanas e religiosas de caráter universal.

Cabe aos governos manifestar repúdio, a exemplo do que fez nossa presidenta Dilma Roussef, em nome do povo denunciar tais agressões, algo que não se enquadra em nenhum modelo de convivência humana saudável e equilibrada.  Compete também a líderes mundiais e entidades sociais e religiosas igual condenação a violenta e desproporcional a ação de Israel, que atinge indiscriminadamente civis em hospitais, escolas, ruas e em campos de refugiados, além de lares e áreas públicas.



É incompreensível que apesar de toda esta matança e destruição, Israel por meio de seu governo continue a com hipocrisia e mentiras a justificar suas ações destrutivas contra pessoas inocentes, e permaneça a agir escondendo-se em meio a teses, e teorias conspiratórias, assumindo a falsa e triste condição de vítima.

Todos nós conhecemos os horrores praticados contra os judeus em diversos momentos da história do povo de Israel, em especial durante a II Guerra Mundial, mas também não podemos fechar os olhos aos assassinatos e perseguições patrocinadas em nome dos Judeus, em especial os assassinatos em massa  em campos de refugiados na Palestina a décadas passadas.  Toda forma de violência e assassinato é condenável, e não pode servir como argumento para novas formas de perseguição e maldades, mortes e violência contra inocentes.



Não se justifica as fundamentações religiosas e históricas como argumentos para matanças, sejam elas patrocinadas por qualquer um das partes, e muito menos para a defesa de interesses de uma delas por pessoas e personagens, governos e instituições que não vivem ou conhecem de perto a realidade da Ásia.

Neste contexto é repugnante a tentativa de alguns representantes religiosos, sejam Judeus ou neo pentecostais, em dar razões e defender a violenta e desequilibrada ação das forças de Israel na Palestina.

Estranhamente é o que vemos aqui no Brasil, onde alguns pastores e representantes de denominações religiosas de pouca tradição, se manifestam a favor de Israel, numa leitura equivocada não só do momento, mas também dos textos bíblicos, em especial do Evangelho de Jesus Cristo, que se manifestou na história e humana e segundo o projeto divino, como o único e verdadeiro templo, vivo e representativo de Deus, dando-se em sacrifício definitivo, que conduz a salvação por meio da paz, do amor e da verdade, inspirada pelo Espírito Santo.   Esta é a mensagem levada por Jesus, e como esquecer dela e defender qualquer outra posição que não coadune com seu exemplo de vida e suas celebres palavras dirigida no Sermão da Montanha, Mateus 05:01-12.

Mesmo para àqueles que não reconhecem Cristo como salvador, mas reconhecem Deus por criador, há algo incontestável em toda a Palavra, somos todos filhos e criaturas geradas por Deus.  Como então justificar tal matança, ou ver "pastores" distorcer as palavras e os princípios cristãos para ir em socorro do Governo de Israel?    Nós aprendemos que Deus não compactua com a injustiça, a intolerância, e outros desamores, e o próprio Jesus Cristo, foi alvo da cegueira e da hipocrisia, da violência e erros que um dia se manifestou entre os Judeus, e não precisamos de mais sacrifícios e mortes para reviver o que Jesus tentou de uma vez por todas eliminar, mas que infelizmente ainda persistem não só entre os poderosos, mas também entre os atuais "guias religiosos" preocupados com prestígio, opulência e poder, e com o material (como a riqueza) como no tempo em que mataram Jesus.

Líderes evangélicos saem em defesa de Israel e criticam Dilma - BBC 06.08.2014

Guerra entre Israel e Hamas divide líderes evangélicos; Confira opiniões a favor e contra às ações militares israelenses - Portal Gospel

Seja judeu, árabe, palestino, seja oriental ou ocidental, seja cristão, budista, muçulmano ou qualquer que seja a denominação, povo ou nação, estado ou governo, deve ser repudiado todo ato de violência contra inocentes, e não se justifica a omissão ou o silêncio diante de coisas que Deus sempre reprovou em nós.

Mateus 05:01-12

Jesus viu as multidões  subiu à montanha e sentou-se. Os discípulos se aproximaram, e Jesus começou a ensiná-los: "Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céu. Felizes os aflitos porque serão consolados. Felizes os mansos, porque possuirão a terra. Felizes os que tem fome e sede de justiça, porque serão saciados.  Felizes os que são misericordiosos, porque encontraram misericórdia.  Felizes os puros de coração, porque verão a Deus.  Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céu. Felizes vocês, se forem insultados e perseguidos, e se disserem todo o tipo de calúnia contra vocês, por causa de mim. Fiquem alegres e contentes, porque será grande para vocês a recompensa no céu. Do mesmo modo perseguiram os profetas que vieram antes de vocês."

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Pernambuco e o Brasil perdem um grande escritor! Ariano Suassuna partiu!

Conhecido pela sua cultura mas também pelo modo peculiar de transmitir conhecimento, com bom humor e uma grande valorização da cultura nordestina, Ariano Suassuna, fundador do Movimento Armorial e autor de clássicos do teatro e da literatura como o Auto da Compadecida, dentre muitas produções, em que mistura religiosidade, cultura popular nordestina e um humor saudável, para levar à todos um retrato da vida do povo sertanejo típico do Nordeste do Brasil, morreu no Recife aos 87 anos no último dia 23.07.2014 e deixa uma grande lacuna em nosso país.


Perde não apenas a literatura brasileira, mas a sociedade e principalmente o povo nordestino, que teve no autor uma autêntica manifestação de seus valores, não só em suas obras mas até mesmo no seu jeito de viver e se relacionar.


Ariano Suassuna - Reproduzida do Wikipédia

Nós que um dia tivemos contato com seu trabalho, sua paixão manifestada em suas obras e pensamentos, e também em suas ricas e bem concorridas aulas, nos sentimos tristes com sua partida, mas neste instante nos debruçamos em sua trajetória e apresentamos um pouco do seu trabalho como um tributo ao mestre, mais um dos grandes nomes que circularam nos corredores do Ginásio Pernambucano da Faculdade de  Direito do Recife e da Universidade Federal de Pernambuco.

Ariano influenciou muitos artistas - Música Armorial - Radio Cultura Brasil

Arte Armorial Brasileira - BLOG Movimento Armorial

Não há perdas irreparáveis se confiamos em Deus, mas elas ainda assim podem ser doloridas, e para os que tiveram o privilégio de estar perto deste autêntico nordestino, não é diferente. Resta a saudade e o reconhecimento pelo seu trabalho, sem que isto implique em atitudes oportunistas e desrespeitosas por quem faz da dor alheia pouco caso, mas boa é toda manifestação de afeto e solidariedade aos seus familiares com respeito a memória deste homem público.

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Fim da Copa 2014!

Entrevista do presidente da FIFA reproduzida do Yahoo - 15.07.2014 

Após a final impressionante entre Argentina e Alemanha, onde erros de arbitragem e resultados decepcionantes como a derrota do Brasil para Alemanha e posteriormente para Holanda, em jogos nos quais ficou claro o pouco comprometimento da seleção (comissão técnica, dirigentes e jogadores) com o bom futebol brasileiro, e com a camisa que vestiam, ressalvando-se demonstrações isoladas de certo grau de voluntarismo e pouco profissionalismo.  A Copa 2014 no Brasil foi um grande sucesso e mostrou ao mundo o que nosso país pode oferecer, desmascarando os que espalhavam mentiras e criavam situações constrangedoras ao povo brasileiro, seja por interesses políticos mesquinhos, seja por interesses econômicos ou outros de nível muito baixo.

Quanto ao resultado pífio de nossa seleção pouco ainda se pode dizer, mas há coisas ainda nebulosas a se esclarecer como as razões pelas quais o Brasil não tem uma preparação continuada e seria, considerando um projeto de longo prazo para a canarinho, e por que  a CBF continua se mostrando um enigma para muitos, inclusive em alguns de seus projetos recentes, onde claro rola muito dinheiro.


O Brasil mostrou ao mundo que não é o país da desorganização, que tem estrutura e competência para receber bem os visitantes, garantindo bom nível de conforto, mobilidade e segurança, até semelhantes aos de países europeus.  

O Brasil mostrou que tem um povo acolhedor e amável e que uma minoria não iria entornar o caldo, fazendo valer por meio da violência ou intimidação, mentiras e campanhas falaciosas desprovidas de respeito, interesses de quem financia ou patrocina aberrações como a mera sugestão de complôs criminosos entre facções criminosas como PCC e arroaceiros sem causa como, Black Block's ou  Bad Block's. 

Sobre a alegada sociedade entre o Black Bloc e o PCC para estragar a Copa - DCM 01.06.2014

Juntamente com o sucesso da Copa, permanece a estrutura montada para os aeroportos e consideradas como de padrão internacional, ficou como legado além da obras nos estádios todos os demais projetos de infraestrutura dos locais entorno como as melhorias nos metrôs ou vias, e outras obras que tiveram os custos questionados, mas que se mostram adequadas e também contribuem para ganhos que surgem seja com aumento dos lucros no comércio, hotelaria, bares e restaurantes, ou outro setores do turismo e indiretamente ligados como transportes e comunicações.  Algo que por vezes foi subestimado mas que já mostram bons resultados, inclusive com a excelente repercussão entre estrangeiros que mudaram sua percepção em relação ao Brasil como destino turístico e país, e que promete um considerável aumento de fluxo destes ao longo dos próximos anos e com destino ao Brasil, trazendo divisas e levando mais boas impressões do país.

Lucro da Copa das Confederações já cobriu gastos com estádios - GGN 09.04.2014

Otimismo: venda de TVs, bebidas e alimentos cresce na Copa - PortalCBNCampinas 12.05.2014

Copa do Mundo salva produção de televisores e bebidas, diz IBGE - Pr.RicMais 04.06

Estrangeiros trazem dólares extras para a Copa após valorização do real - BrasilEconômico 13.06

Copa do Mundo impulsiona lucros das indústrias de latas, embalagens pet e de reciclagem - Portal da Indústria 24.06

Copa encerra 1ª fase com ganhos incontáveis ao País - Tribuna Hoje 27.06

Produção de cerveja aumenta em 12% durante a Copa do Mundo - Radanews 27.06

Lucro com a Copa ultrapassa R$ 500 mi para micro e pequenas empresas - CNM CUT 10.07

A Copa que o Brasil ganhou - IstoéDinheiro 11.07.2014

Copa aquece venda de latas de alumínio - Diário do Comércio 12,07

Copa deu lucro aos governos e deixou legado para a sociedade - Ponto e Contraponto 14.07.2014

Estimativa é de R$ 30 bi em ganhos com a Copa do Mundo - Tribuna do Norte 15.07

A Fifa cabe uma retratação aos brasileiros, que com seriedade e ação desmantelaram um esquema de vendas de ingressos irregulares, criminoso e de ramificações internacionais, envolvendo inclusive "chefões" de empresas muito próximas a Fifa, que agiam a várias copas e a muitos anos em competições internacionais sem serem de fato incomodados ou neutralizados.


Onde está o envergonhado Ronaldo? Onde está o Estadão e a ameaça terrorista do PCC e Black Block's? E os dirigentes da Fifa que esbanjavam competência e foram responsáveis por falhas de segurança em estádio, falta ou inadequado abastecimento de alimentos em partidas realizadas e organizadas pela Fifa?  O Brasil mostrou-se capaz de não ser palco de uma encenação mal feita e conduzida, superando limites e o pessimismo para fazer um grande evento em seu território!



QUE VENHA O MUNDIAL DE CLUBES NO BRASIL, SERIA UM MERECIDO RECONHECIMENTO QUE CABE A FIFA FAZER, PARA RETRATAR-SE DE SUAS MÁS AÇÕES E DECLARAÇÕES INFELIZES.

Estejamos atentos aos que no Brasil e fora dele trabalham para menosprezar nosso valor e nosso país, divulgando mentiras e contribuindo negativamente para imagem no Brasil dentro e fora do país!

domingo, 6 de julho de 2014

Caruaru, uma grata surpresa!

Mesmo sendo "nativos" de Pernambuco em dias recentes tivemos uma grata surpresa!  Fomos a Caruaru durante os festejos juninos e com satisfação revivemos e vimos mais um pouco de nossas tradições, Caruaru mesmo em dias atuais e também sobre a pressão dos modismos das músicas eletrônicas e coisas assim, nos ofereceu, a todos os visitantes momentos agradáveis e boas retrospectivas, e além disto ótimas oportunidades de ver e estar bem próximo as tradições, ao artesanato, a produções artísticas e muitas outras preciosidades de nossa terra e do Nordeste do Brasil.


       Apresentação de quadrilha - Caruaru 15.06 
Fotos Dilson Melo

Numa cidade cenográfica bem no centro da cidade e próximo ao pátio de eventos, local onde ocorria apresentações de renomados no cenário musical, havia espaços para o forró tradicional, para quadrilhas, barracas de artesanatos e apresentações de bandas de pífanos, repentistas e grupos de bacamarteiros dentre outras atrações, algo que já presenciamos em outros momentos e visitas a Capital do Forró.

Forró em Caruaru - Foto Dilson Melo
Show Forró do Muído -  Foto Dilson Melo
Forró do Muído em Caruaru
Repentistas Caruaru - 30.06 
Bandinha de pífanos - Caruaru
Teatro de bonecos - mamulengo - Foto Dilson Melo 

Surpreendeu-nos duas manifestações maravilhosas uma das quais inesperada para nós, e que revela a riqueza de nossos artistas, tradições e cultura, mesmo estando nós acostumados.

No teatro de bonecos montado junto a cidade cenográfica havia além da apresentação dos mamulengos um rico e interessante museu, se podemos chamar assim, nele estavam retratados o cotidiano do nordestino e sua história em bonecos que se moviam e se tornaram uma linda atração.

Lampião e Maria bonita - articulados
Sanfoneiro - casinha e cangaceiro

Havia inúmeros personagens e momentos retratados em bonecos, que com movimentos bem planejados pareciam ter vida e nos remetiam a nossa infância.

A surpresa maior veio ao entrarmos no local reservado a exposição de artes plásticas, e mesmo não sendo especialista foi possível perceber a riqueza artísticas e a elevada qualidade das obras apresentadas e a venda no local.   Estavam expostos quadros e obras que retratavam a região, o povo, costumes, etc.

Algo que chama a atenção pela beleza e técnica aprimorada dos artistas locais, e uma excelente forma de divulgar um trabalho tão interessante e bonito.  Decidimos expor as fotos como forma de incentivar e divulgar tais ações, mesmo não tendo autorização de todos os expositores para tal.

Exposição de arte em Caruaru - Foto Dilson
Caruaru -30.06.2014 Exposição de arte

Conversamos com o artista plástico Glauber Fábio, que tinha trabalhos expostos no local, e através de um rápido contato foi possível perceber a importância da exposição para os artistas locais, e nós podemos admirar seu trabalho que de fato chamou nossa atenção pela riqueza de expressão das pessoas e situações retratadas, mostrando um perfeito equilíbrio nas linhas e cores que causava impressão forte nas imagens, dado o realismo que assumem as telas expostas.  Como dissemos nós não somos especialistas, mas se artes plásticas propõem-se a causar fortes impressões aos observadores, e em dado momento remetê-los ao contexto do quadro ou obra apresentada, o senhor Glauber conseguiu isto através de seus quadros, que com sua autorização apresentamos a seguir:


Pinturas de Glauber Fabio Caruaru - Foto Dilson Melo



Em reconhecimento ao trabalho e a atenção do artista, estamos divulgando com sua autorização o seu telefone de contato, 81 3721-9080, Glauber Fábio as obras do artista são exclusivas e estão à venda, recomendamos aos que curtem artes plásticas e podem adquirir um exemplar, que contatem o mesmo.

CARUARU teve um São João maravilhoso, e tem muito a oferecer aos visitantes e turistas!