terça-feira, 31 de março de 2015

51 anos depois!

Em meio as controvérsias de hoje, onde alguns supostos "patriotas" e inconformados, agem como se nada do que ocorreu em 64 representasse uma ameaça as pessoas, liberdades e a própria identidade brasileira, clamando descaradamente por intervenção militar e por uma virada antidemocrática que levaria o Brasil a um retrocesso.

Nós fazemos questão de lembrar e dizer o quanto foi triste o período pós 64 até a redemocratização. Pessoas e direitos foram reprimidos, e muito mais, instalou-se um regime autoritário que deu ao Brasil títulos indesejáveis, de pobreza, tortura, exclusão social e morte, corrupção e privilégios a uma "elite" que se ergueu ou se manteve durante muito tempo explorando estas facetas sombrias para seu próprio proveito, e hoje saudosa, e incomodada com a maior participação e presença de tradicionalmente marginalizados na vida e tomada de decisões para todos os brasileiros, hipócrita e sorrateiramente tentam levar-nos ao caos e retrocesso social.



Fotos reproduzidas da publicação Triste memória
Corpo Pe. Henrique  Recife - PE

Nestes momentos são muitos os que lembramos, mas dentre estes recordo de um homem de coragem que enfrentou a turbulência destes dias sem perder suas convicções nem ceder ao medo, e que apesar de não ter sido torturado, ao menos diretamente, também representou e teve um significado muito importante para todos, durante e depois do processo ditatorial, refiro-me ao saudoso Dom Helder, voz incansável em defesa da justiça e do povo sofrido.  Um homem que deixa lições maravilhosas, como a de seguir em frente mesmo com uma faca no peito (como o brutal assassinato de Pe. Henrique seu amigo e auxiliar próximo, morto principalmente por esta relação com Dom Helder).

Dom Helder Camara. Foto: Otavio de Souza/DP/D.A Press

Nós estamos aguardando um momento melhor para publicar uma série de informações que traçam uma linha histórica do período que se sucedeu ao fim dos governos militares, e a herança indesejada que deixaram para o país, incluindo a violência, o desgoverno, a subserviência a classes elitizadas e grupos internacionais, corrupção e toda sorte de maniqueísmo político, apadrinhamento, favorecimento, peculato e aparelhamento  governamental.

Por hora basta apenas dizer: O POVO BRASILEIRO NÃO PRECISA DE TAL VIOLÊNCIA, REEDITADA E PRODUZIDA NOS PORÕES, COM APOIO E PARTICIPAÇÃO DE PESSOAS DESONESTAS E ALGUNS GRUPOS DE INTERESSES MESQUINHOS, COMO ALGUNS DOS HISTÓRICOS REPRESENTANTES DE UMA MÍDIA MANIPULADORA E DESLEAL.

Contudo vamos acordar para alguns fatos e situações que depõem contra tudo o que se tenta construir de positivo no Brasil, e claro lembrar que alguns destes que estão hoje participando ativamente das tais mobilizações, são participantes de outros tempos de fatos criminosos, contrários aos interesses da nossa gente e do país, ou que caracterizaram uma associação de classes negativamente construída para dilapidar as riquezas e recursos do país, alguns dos quais são representantes de grupos empresariais e políticos, sociais e econômicos envolvidos na difamação e derrubada de governos legítimos com ingerência de capangas uniformizados.

Agripino Maia e Aécio - Reproduzida do portal RBA
Denúncias de envolvimento de ilustres personagens do PSDB e DEM em esquemas corruptos não são novas, e assim como na época em que governaram ou fizeram parte de partidos outros e governos passados seja no período da ditadura ou imediatamente após, tentam sair novamente ilesos e com a proteção de grupos sociais e políticos conservadores e parte da mídia que apoiou o golpe e seus desmandos, ou os tucanos e seus atos entreguistas.








Infelizmente alguns fatos parecem ter mais conexão com os devaneios de hoje do que se imagina. Envolve também pessoas ligadas a instituições públicas e que deveriam ter mais seriedade e zelo.


sábado, 17 de janeiro de 2015

Liberdade de expressão, uma mentira repetida!

Disse o nazista Joseph Goebbels, "uma mentira repetidas mil vezes torna-se uma verdade"!  Parece que o lema da máquina de propaganda de Hitler, está cada vez mais em uso.

Os episódios que sucedem ao ataque ao jornal francês Charlie Hebdo, que causaram a morte de profissionais da imprensa francesa, parecem reforçar o que há por trás da frase do nazista, e cair como uma luva para um segmento que atende muitos interesses pouco louváveis.

Charlie Hebdo (após atentado nov.2011) - Foto Wikipédia
Antes de explicar o nosso pensamento, queremos deixar claro que repudiamos totalmente toda forma de violência, e não estamos defendendo loucos, terroristas e outros desequilibrados que agem covardemente contra pessoas, suas vidas e todos os valores defensáveis e saudáveis para humanidade.

Dito isto voltamos ao tema principal do nosso texto, a tão aclamada liberdade de expressão, defendida por muitos representantes da mídia em todo o mundo, e que nos últimos dias vem sendo cultuada e apresentada como valor supremo das sociedades desenvolvidas,  E em meio a insanidade de radicais religiosos, desprovidos de qualquer valor, surge as hordas de defensores da total liberdade, alimentando sentimentos e reações que vem bem a calhar aos grupos e segmentos sociais que exploram esta falsa ideia, nos quais se incluem os governos que hipocritamente usam estes argumentos para cometer abusos e atrocidades, como parte de um conjunto de "valores" que os sustentam e permitem manipular economias, sociedades e pessoas a seu bel prazer.


No contexto do Charlie, liberdade de expressão, é o direito de ferir e ofender sentimentos, valores e crenças dos que professam um credo, como os muçulmanos, ou outros religiosos.  Liberdade de expressão é não respeitar os limites da convivência social, do direito a dignidade assegurados a todos os grupos étnicos e religiosos, as pessoas como um todo. É ter o privilégio de não ser cobrado pelos seus atos abusivos e desrespeitosos, com muitos valores morais e religiosos, e outros importantes preceitos construtores das estruturas sociais em todos os níveis e em todas as partes do mundo.

O acontecimento condenável e trágico ocorrido na França trás a evidência não só o radicalismo religiosos, o terror, mas também os sinais das ações das estruturas por trás destes, assim como dos seus adversários ocasionais que sustentam grandes segmentos da mídia, que usam jornais, revistas, tv's como máquinas a serviço de interesses menores, e em momentos como estes tentam fortalecer suas estruturas de controle e manipulação, blindando os meios de que dispõem, através do uso da boa fé, da comoção das pessoas, e por meio do exagero aos supostos direitos que possam representar. Numa tentativa de quebrar definitivamente limites e barreiras que possam impedir-lhes de exercer, um controle massivo, uma ditadura da informação por meio da manipulação e priorização de interesses que não são legítimos e coletivos, como os que vez ou outras tornam-se evidentes em várias partes.  É para fortalecer super estruturas de manipulação de informações em prol de alguns!

Em recente manifestação o presidente Obama, diz que a liberdade de expressão é uma das bases que sustentam o desenvolvimento e as sociedades democráticas, algo que tem sido dito por outros líderes a exemplo da presidenta Dilma, especialmente nos últimos dias. Natural seria se não fosse de alguma forma desprezado outros aspectos também fundamentais a humanidade, como o direito ao respeito a cultura, a dignidade das pessoas, a religiosidade, dentre outros.  O que dissemos volta a ficar claro, o que há de fato em pauta, é o poder que se manifesta e serve a um ou outro projeto ocasionalmente, e que é reforçado e estruturado por intermédio da atuação e ênfase dada pela "grande imprensa" a serviço de si mesma, e dos propósitos de governos, grupos e segmentos.

A mentira que se repete, com afirmações de que a imprensa é livre, e exerce a liberdade de expressão, não é algo novo, não é algo local, regional, nacional, e se manifesta em todas as partes.  Não são poucos os eventos de conhecimento público, onde há manipulação de informação divulgadas e publicadas em meios de comunicação por todo o mundo, onde há formação de cartéis ou grupos de compadres para influenciar em importantes momentos e fatos que afetam as sociedades, sejam políticos, históricos, sociais, econômicos e mesmo religiosos.  Alguns destes até serviram de mote para denunciar o comprometimento dos meios de comunicação, e a necessidade regrar a tal liberdade. Mesmo assim não são incomuns episódios onde mídia e jornalistas cometem abusos absurdos, servindo como pretexto para crimes de racismo, xenofobia, extremismo e muitos outros:



Por trás dos spots midiáticos de Renzi, o programa neoliberal de sempre - Brasil de Fato





No Brasil temos exemplos de danos coletivos e individuais causados pelo mal uso da liberdade de imprensa ou de expressão, e podemos relembrá-los:



Nós destacamos alguns, inclusive relacionados a promiscuidades das relações da imprensa e partidos políticos, ou com grupos econômicos, conglomerados e empresas (que costumam pagar os jornais): 





Distorções existem e muitas sociedades já se deparam com discussões sobre o tema:



Foto reproduzida do Brasil 247

Alguns dos que dizem defensores da liberdade de imprensa, já deram mostras no passado de como é conveniente usar os meios para seus propósitos ou quando não censurar o que interessa de fato a eles, em detrimento da coletividade e das sociedades:

FRANÇA PRENDE HUMORISTA QUE FAZ CRÍTICAS A JUDEUS - Brasil 247 14.01.2015

E para quem se opõem como nós a perpetuação deste engano, desta farsa, pois não poderemos encontrar equilíbrio social e convivência harmoniosa se não houver respeito e regulação dos meios de comunicação, tornando-os mais responsáveis na sua forma de expressão, resta o enfrentamento.


Reproduzida do Portal G1

A opinião manifestada pelo Papa Francisco encontrou resistência entre "baluartes" da liberdade de expressão, alguns deles bem sintonizado com os exemplos de manipulação dos meios midiáticos, nos quais chegam a ser exemplo de atuação tendenciosa inclusive objeto de denuncias e intervenção judicial, como o caso Veja tratado pelo TSE.  Demonstram com suas críticas a manifestação equilibrada do pontífice, um descompromisso com a responsabilidade e total entrega ao casuísmo e ao poder econômico e político patrocinador de seus pensamentos e expressões "livres". 


As questões que envolvem os fatos relacionados ao Charlie, são mais profundas e tem haver também com o papel das chamadas democracias desenvolvidas, que vez por outra financiam grupos armados e terroristas em todo o mundo, em especial na Ásia e na África, muitos dos quais constituídos por extremistas fanáticos, além é claro de todos outros aspectos relacionados a coletividades e liberdades individuais, respeito as sociedades, culturas e religiões também, mas que ao sabor do debate contaminado sobre a liberdade de expressão, favorecem o extremismo de direita, a discriminação e outras males que atingem a Europa e o Ocidente e são corresponsáveis por inúmeras tragédias.


segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Escravidão e violência, o Brasil ainda não acordou!

É triste e trágico perceber que muitas situações violentas e degradantes envolvendo novas formas de escravidão e exploração, vinculadas direta ou indiretamente ao tráfico humano, ocorrem bem perto de nós, e acontecem à margem da nossa sociedade que não acordou para gravidade e intensidade com que se repetem fatos por vezes cruéis e extremamente ruins.

Assim são os eventos vergonhosos, humilhantes e até mesmo fatais, que transcorrem no ciclo de exploração e maldade que sustenta o tráfico de pessoas, e suas criminosas ramificações relacionadas, fortemente radicado em nosso país, e que transformam o Brasil num importante centro de ocorrências  criminosas no cenário internacional.




Foto reproduzida do
Portal da Canção Nova
A cruzada do Papa Francisco contra toda prática de tráfico de pessoas e seus desdobramentos e consequências danosas, é muito louvável e oportuna, não só por fortalecer as estruturas de combate já existentes, mas por fazer as pessoas abrirem seus olhos e tomarem consciência da gravidade dos crimes e danos a pessoa humana, algumas vezes deliberadamente ignorada pelas sociedades.  Como consequência do maior envolvimento e conhecimento deste grave problema da humanidade, aumenta a pressão sobre governos, instituições e autoridades, nem sempre atentas ou descomprometidas nos que se refere ao combate e inibição de tais práticas criminosas.

Nem sempre percebemos a dimensão de tal problema ou nos importamos adequadamente com este. 

Parece em alguns momentos não nos atingir, ou ser um problema menor, dada a pouca atenção até bem pouco dedicada pelos segmentos competentes, dentre os quais o estado, os meios de comunicação e algumas estruturas judiciais, algo que seria circunscrito a uma parcela pequena da sociedade e restrito a áreas específicas de algumas localidades e estruturas sócio-econômicas.

Tráfico humano, a escravidão dos tempos modernos - Reportagem especial DESTRAVE - Canção Nova

Infelizmente não o é, os problemas e crimes que tem conexão com tráfico humano, são complexos, amplos e abrangentes, envolve diversos outros componentes e variáveis por todo o mundo, afetam todas as sociedade e se multiplicam e crescem assustadoramente, levando maldades e sofrimentos a milhões de pessoas por todas as partes.

Tráfico de Pessoas - Min. Justiça

Ministério da Justiça divulga pesquisa sobre tráfico de seres humanos no Brasil - Diário do Nordeste 18.10.2013
No Brasil percebemos muitas das variantes que motivam o tráfico de pessoas, e suas dolorosas manifestações, e afetam a brasileiros que são vítimas de quadrilhas, criminosos e pessoas sem escrúpulos, mas também a estrangeiros convertidos em vítimas de brasileiros envolvidos, ou como mantedores e/ou criadores de organizações criminosas para diversos fins ilícitos.

Imagem obtida no Google Imagens


Podemos destacar entre muitas formas de manifestações, aqui mesmo no Brasil algumas que não estão distantes nem ocultas, e são direta ou indiretamente relacionadas ao tema:

- a exploração de bolivianos, peruanos, e outros latinos em áreas de grande cidades brasileiras como São Paulo, servindo como mão de obra barata ou que atuam em regime equivalente ao de escravidão, em especial em indústrias têxteis que funcionam à margem da lei, e submete os que vem ao Brasil com um sonho, a situações degradantes, desumanas e até violentas;

-  também é comum ver jovens brasileiras sendo traficadas e exploradas sexualmente em garimpos, regiões de fronteiras e até em rodovias e cidades litorâneas (afetas ao turismo sexual), muitas estas ainda menores e/ou vivendo em condições precárias em prostíbulos, submetidas a ameaças e agressões de toda sorte, quando não são assassinadas em meio ao ciclo degradante ao qual são em muitos casos forçadas a permanecer;

- há muitas ocorrências de crimes que também se relacionam ao tráfico humano, que envolvem ou tem ligações com o desaparecimento frequentes de jovens e crianças brasileiras, onde há dados de estimativas que indicam que de cerca de 40 mil desaparecidos anualmente, um número próximo a 6 mil nunca retornaram a seus lares, em muitos casos são traficadas e enviadas a adoção no exterior;

Muito mais podemos citar como exemplos tristes aos quais estão submetidas cada vez mais pessoas, a exemplos das inúmeras que se aventuram a irem ao exterior para trabalhar, com promessas mentirosas e são submetidas a escravidão, a exploração sexual e prostituição, ao tráfico de drogas e ao contrabando, etc. Em muitos casos são pessoas ou empresas de fachada atuando, como intermediário, aliciadores, coiotes, financiadores e outros, mas que são em sua maioria criminosos sem escrúpulos.

É hora de ampliarmos os esforços e juntos com àqueles que já estão denunciando, combatendo e atuando contra este cadeia maligna de destruição e morte, também enfrentarmos o mal que representa o tráfico humano.  Ajudar os que acolhem as vítimas no Brasil, apoiar as iniciativas legais e da sociedade organizada, divulgando informações, conhecendo os problemas e os métodos de aliciamento e exploração dos criminosos, denunciar situações suspeitas, tais como de exploração sexual de menores (que se expõem nas praias, bares, estradas e são abordadas, por turistas, caminhoneiros e outros tantos), buscar informações ou consultar autoridades quando supostos contratadores de mão-de-obra para trabalhos em regiões afastadas e condições sub-humanas agem e abordam pessoas simples, jovens, adolescentes e quem alimenta sonhos de uma vida melhor, prometendo ganhos incomuns, vantagens excessivas, e outros benefícios irreais.

Se olharmos a nossa volta tais coisas são muito próximas, e muito mais comuns do que se imagina, e alimentam as ramificações criminosas, que atuam em tráficos de pessoas, órgãos, exploração sexual, drogas e contrabando, trabalho escravo ou análogo, e na  oferta de crianças para adoção ilegal e mesmo no tráfico de órgãos, etc.

O Brasil enfrenta esta grave chaga e está inserido nas rostas de tráfico, como ponte e intermediário, mas também como país de origem das vítimas, e em alguns cacos desponta há algum tempo como destino de pessoas vítimas do tráfico humano, com vítimas egressas especialmente da América Latina.

Brasil teve 1,7 mil casos de tráfico de pessoas de 2000 a 2013, diz CNMP - EBC 24.04.2014

Cabeleireiro e travesti são presos por tráfico de mulheres no Pará - G1 17.10.2013

Travesti é preso suspeito de tráfico de pessoas em Tatuí - G1 11.09.2013

Precisamo juntos e de forma colaborativa, ajudar a tirar o Brasil e os brasileiros deste triste mapa do crime e violência contra humanidade.  Nós podemos, denuncie os casos suspeitos, divulguem os fatos e estejam atentos a abordagens de aliciadores em redes virtuais e mesmo grupos restritos de pessoas, não encare como normal a destruição da dignidade e a exploração, nas áreas litorâneas, estradas e bairros turísticos onde crianças e adolescentes são expostas como mercadorias, informe as autoridades pelas centrais de denúncias quando tiver conhecimento de qualquer possível crime ou contravenção, às vezes é em nossas vizinhança, num fundo de quintal que está a fábrica clandestina onde pessoas são submetidas a condições de trabalho degradante e semelhante a escravidão.

Denuncie pelo Disque 100 (exploração de menores), Ligue 180 (em dacos de violência a mulheres) ou  pelo 190,  pelo número  0800 7705698  para denuncia exploração infantil, ou ainda pelos sites dos órgãos competentes:


Portal do Ministério Público do Trabalho  para denunciar trabalho escravo.

Unicef - Brasil  denuncia de exploração sexual infantil

Tráfico de Pessoas - Min. Justiça


  

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

A ressaca que não passa....

Após as sucessivas derrotas eleitorais dos tucanos, parece que desta vez decidiram dar vazão a projetos ainda mais oportunistas e pouco louváveis.

Desde o fim das apurações que asseguraram a vitória do PT e de Dilma, mas principalmente das forças sociais de sustentação do atual governo, que tucanos, com seus aliados políticos e desafetos dos trabalhadores, juntamente com setores e segmentos reacionários da sociedade brasileira, muito dos quais ligados aos eventos antidemocráticos que causaram enormes prejuízos a nação num passado não muito distante, e representados dentre outros por influentes personagens do capital financista nacional, veículos e representantes da mídia rotulada como PIG (Partido da Imprensa Golpistas), ruralistas. setores do empresariado, alguns generais de pijama, e outros membros das antigas elites.  Estão outra vez agrupados e bombardeando por todos os lados o processo eleitoral recentemente concluído, também o governo que se reorganiza, e principalmente a sociedade brasileira que garantiu com seu voto a reeleição de Dilma.  Estes inconformados e ressacados,  com seu esforço deplorável tentam emplacar um 3º turno para de alguma forma atrapalharem as ações do governo, a própria governabilidade, e até se habilitarem a aventuras mas nocivas, com um golpismo midiático e político que repercuti sobre as estruturas do poder e a sociedade, e contra a democracia.

Alguns dos capítulos recentemente encenados pelos atores golpistas podem ser vistos em algumas das abordagens que selecionamos para evidenciar, e por meio das opiniões e reações de setores da sociedade brasileira com maior responsabilidade social e política.

Foto reproduzida da página O terror do Nordeste






Foto portal Paulo Moreira Leite

Tons golpistas - Paulo Moreira Leite 05.11

Lamentavelmente as cores partidárias estão presentes em instituições e locais que não deveriam, ao menos da forma que estão sendo vistas as manifestações de desrespeito ao voto da maioria, e mesmo das estruturas da democracia.  Há exageros intencionais com propósitos poucos claros, ao menos no que se refere ao posicionamento parcial e partidários de alguns "notáveis" ou não.

Neste sentido merecem repúdio declarações tendenciosas feitas pelo ministro Gilmar Mendes do STF, aliás um juiz envolvidos em muitas e desagradáveis situações polêmicas.

Lewandowski rebate Gilmar Mendes: STF tem total independência - GGN 06,11

Para Adams, afirmações de Gilmar Mendes são um “supremo equívoco” - Portal Form 12/11/2014

Coisas absurdas como estas, "afirmações amedrontadoras", tornam-se temerosas pelo fato de ter vindo de um magistrado da alta corte, e claro, por serem totalmente desprovidas de amparo na realidade numa clara declaração de cunho político partidária.  Gestos como de Mendes são um desserviço a nação.

Fatos tão desequilibrados ajudam a sustentar uma campanha mentirosa, que integra a chamada mídia golpista, políticos de oposição e setores reacionários, numa tentativa sistemática de provocar um desenrolar pouco saudável no pós eleição, que paralise o governo, ou os torne ainda mais refém de grupos fisiologista, e numa hipótese mais extrema algo que permitam estes inconformados derrotados, patrocinar uma aventura política por meio da desinformação da sociedade e campanhas caluniosas que alimentem ações sectárias e outras maldades.

Nós já nos referimos a alguns destes em publicações anteriores.

Vitória, vitória, vitória! Graças à Deus!



A presidenta Dilma foi reeleita, mas precisa estar muito próxima as forças sociais que a elegeram para barrar os golpistas, por meio de ações concretas de proteção das instituições, quebra de monopólios e privilégios, e através de uma gestão sóbria e pautada por prioridades que assegurem a continuidade dos avanços sociais no Brasil.  Deve ter muito cuidado com o pragmatismo de políticos e auxiliares, e também "aliados", não perdendo o foco das transformações esperadas mesmo as que se encontram em curso há alguns anos.  É preciso no entanto firmeza na condução e enfrentamento dos problemas, não se deixando acoar pelos discursos hipócritas e pelas campanhas golpistas de alguns, sabendo que diferentemente de outros momentos não se trata apenas de reflexos das campanhas derrotadas, como algo temporário, pelo contrário é sintoma de pouco respeito ao processo democrático por parte de tucanos e seus aliados, e um gesto de um opção por postura fascista, pela qual almejam enfraquecer o governo e assim usaram desta estratégia mesquinha e distorcida baseada na hipocrisia, na mentira e no terrorismo político, para atingirem seus intentos.  É algo que deve ser enfrentado durante todo o segundo mandato, sem a ilusão de que os opositores que fazem uso destes artifícios podem ser encarados como mero atores políticos, na verdade já extrapolaram a esfera do legítimo e aceitável, e se lançaram em projetos que beiram a ilegalidade, em especial quando fazem uso de instrumentos e meios (de forma abusiva e criminosa) como os que ficam evidentes em algumas matérias recentes.

Luciano Martins Costa: PSDB combinou com Estadão pedido ao TSE - Viomundo 01.11

Inquérito da PF sobre vazamento ilegal para Veja já tem suspeitos - Blog da Cidadania 13.11

Janio de Freitas: Operação da PF foi feita 24 hs após delegados aparecerem comprometidos com Aécio - Viomundo 16.11

Requião quer a cabeça dos delegados aecistas - Conversaafiada 17.11

São fatos tão graves que já se manifestam de forma perigosa entre pessoas e instituições que deveriam, guardar os princípios da sobriedade, da imparcialidade, da veracidade e isenção de apurações no intuito de assegurar os interesses da sociedade brasileira e resguardar e aplicar  as Leis.

Ao contrário do que se pode alegar sobre a liberdade de expressão, servidor público, sejam eles de que nível for, ou vinculados a administração direta ou não, devem resguardar o sigilo das informações que manuseiam durante o execício de sua atribuição profissional, e nenhum juiz, promotor, delegado ou agente de órgão público pode a pretexto de manifestação privada, revelar informações que comprometam as instituições, processos ou pessoas, ainda mais em investigação em curso, e muito menos usar tais informações para fins pessoais ou políticos partidários.

A respeito da operação Lava jato e das apurações de desvios na Petrobrás, faz-se necessário um a profunda apuração e uma condução com isenção, algo que como já vimos pelas informações presentes em outras publicações, não vem ocorrendo, uma vez que a condução se encontra nas mãos de pessoas que são suscetíveis a influências políticas e demonstraram interesses partidárias vinculados a divulgação indevida de informações, que ainda não foram devidamente apuradas e comprovadas, em atos que podem acarretar prejuízo a investigação e a possíveis processos.  

Concentrada no Paraná, os trabalhos de investigação e tomada de depoimentos tem sido divulgados vez outra de forma criminosa, por vazamentos seletivos que a princípio tentavam atingir a candidata Dilma Roussef e o PT, mas que após a eleição ainda são objeto de manipulação da imprensa e mesmo de políticos e possíveis envolvidos nas apurações, visando distorcer o resultado das apurações e omitir envolvimentos e denúncias que atingem políticos de diversos partidos da oposição, como o próprio PSDB,

Delator afirmou que deu propina para senador tucano esvaziar CPI, diz jornal - G1 17.10

Réu da Lava-Jato diz que doleiro trabalhou para Sérgio Guerra e PSDB - Valor 21,10

TIRO PELA CULATRA. DAS 9 EMPREITEIRAS ALVO DA OPERAÇÃO LAVA JATO, 6 FINANCIARAM AÉCIO - Pocos 10 15.11

Cardozo diz que oposição tenta usar Lava Jato como '3º turno eleitoral' - G1 15.11

A ressaca que não passa, transforma-se em instrumento de revanchismo que alimenta os projetos golpistas, mas que por consequência promoverá um desgaste considerável também nos que abertamente decidiram contrapor-se ao desejo da maioria da população e dos eleitores brasileiros, vale salientar que é um engano enorme acreditar que os votos dados a Aécio Neves sejam o fiador de tais alucinações políticas.   Os 51 milhões de votos que o candidato recebeu precisam ser melhor analisados, mas certamente não referendam atitudes antidemocráticas e patrocinadoras de rupturas e atos preconceituosos ou fascistas como alguns tentam traduzir e praticar.  Destes, milhões querem apenas o que tantos outros milhões que votaram em Dilma querem, um país melhor, mais justo e desenvolvido, livre de amarras como as que existem nos sistemas de corrupção.

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Vitória, vitória, vitória! Graças à Deus!

Passadas as eleições o que resta ao Brasil é comemorar, levantar a cabeça e seguir em frente!

Sob todos os aspectos nós brasileiros somos vitoriosos.  Vitoriosos por através de um processo de sufrágio, mais uma vez escolher nossos destinos e quem deve nos representar, apesar de todas as dificuldades e vícios ainda existentes.

Vitória por não ter prevalecido as mentiras e as falsas jogadas, advinda de setores pouco democráticos e que encontra em seguimentos, especialmente da mídia, um terreno fértil para ações conspiratórias e que não trazem bem a sociedade, em busca de influenciar no processo e nos resultados das eleições e no rumo da nação.

Vitória também porque diante de adversidades e paixões, grande parte dos eleitores estiveram envolvidos ao longo do período de campanha, onde podemos assistir parcelas significativas do povo, manifestando sua opção e dando cor e força as ruas, aos candidatos e suas agremiações.

Especialmente vitoriosos por suas paixões e manifestações pautarem-se no limite que assegura a paz e a possibilidade conciliação da sociedade, artificialmente dividida e induzida a conflitos, mas que com serenidade e seriedade dos que antes eram mútuo oponentes podemos caminhar unidos para o bem do Brasil, da nossa sociedade e do nosso desenvolvimento.

Parabéns ao Brasil, parabéns ao povo, parabéns aos vencidos, parabéns aos eleitos, parabéns ao PT, sua militância e os que construíram o projeto vitorioso, parabéns a Lula, parabéns, parabéns DILMA, e que saiba transforma esta brilhante vitória num instrumento de maior transformação do país! 


------------------------------------------------------------

Mesmo com a vitória apertada, Dilma e o PT conseguem transformá-la num momento de muita importância para o seu projeto e para o povo brasileiro.

As razões estão no fato das muitas dificuldades surgidas no processo, em especial com a tragédia da morte de Eduardo Campos e a ascensão de Marina Silva que assumiu a campanha do PSB, até ser desbancada na disputa com Aécio Neves do PSDB, e claro nos meses que antecederam onde tanto o governo, como a candidata e o partido, foram duramente castigados pela mídia, por vezes pouco atenta a ética, imparcialidade e a verdade na informação, e pelos também opositores que hora estavam no campo político, hora se manifestavam em setores ou grupos, e até mesmo em instituições de forma nem sempre boa e correta, como fruto de corporativismo, preconceito e jogo de interesses muito pouco legítimos e aceitáveis.

A capa de "Veja", publicada de forma antecipada, três dias antes do segundo turno das eleições presidenciais




Torna-se ainda mais importante esta vitória que fez ressurgir, a militância e mesmo bandeiras e ideais que aparentemente o PT  ou sua cúpula haviam esquecidos, ou relegados a uma menor importância, e isto trás de volta uma forte componente social e mobilizadora, que gera uma legitimidade e um capital político capaz de dar maior força ao governo Dilma diante das difíceis batalhas a travar, pela transformação e ampliação das estruturas e processos de inclusão social e justiça, capazes de desenvolver economia, a sociedade, a política e a nação como um todo, 


De sobra há ainda a possibilidade de mobilização continuada dos segmentos que vieram a unir-se a campanha de Dilma, e a fortalecer o PT, no sentido de proteger ou suportar as propostas de interesse do país, contra as manobras fisiológicas de políticos adversários e até aliados, e barrar as ações que surpreendentemente ainda são alimentadas pelos derrotados, no intuito de manter uma disputa eleitoral já concluída com o fim da apuração dos votos, ou que tensiona fortemente parte dos grupos sociais opostos, e que estiveram em disputa ligados a um ou outro candidato, por meio de posturas segregacionistas, com discursos vazios pautado no ódio, preconceito, desinformação e mentiras.




A propósito é bom refletir:

A título de diálogo e para preservar a governabilidade, não cabe mais a Dilma ou ao Brasil, assistir o que costumam fazer a turma do "deixa disso", pois há um cenário claro e inflexível, uma disputa contínua e vital, na sociedade, nas mídias, nas instituições e em todas as partes.  

O diálogo deve está aberto, e ser a primeira disposição, mas diante de atitudes e crimes que lesão à pátria e põem interesses sociais em segundo plano, cabe enfrentamento, firmeza e transparência, cabe a verdade por mais dura e cruel, esta tem o poder de geralmente por as coisas onde devem estar, ou unir quem com ela está, e toda a verdade sobre as tramoias dos tucanos, seu envolvimento nestes (Petrobrás) e em outros esquemas, a participação com políticos e pessoas de outras siglas (PMDB, PSB,  etc.) e mesmo as de petistas devem ser apuradas e apresentadas adequadamente ao povo brasileiro.

Só desta forma, vigilantes e prontos para defender o interesse maior do Brasil, o PT e Dilma, estarão em sintonia com a sociedade e junto com ela poderão dar enfrentamento aos que travam o país, e atentam contra o povo, instituições, liberdades e patrimônios, por meio de quadrilhas e esquemas.  E quando falamos de esquemas, inclui estes atos criminosos e mentirosos como os que são atribuídos a políticos, segmentos das elites e meios como a VEJA. 

Não dá para dobrar-se, omitir-se de novo, amarelar ou pactuar com os que agem como criminosos, sobre pena do governo de perder de fato toda a credibilidade, e condições de continuar um projeto bom para o Brasil.


Por fim cabe agradecer muito a Deus pelo que propiciou e antecipou em muitos momentos!  Como disse o ministro Gilberto Carvalho, a vitória foi de fato um milagre!


Bom final de semana à todos que leem, e aos brasileiros em especial!

sábado, 25 de outubro de 2014

Jogo sujo!

A exemplo de toda véspera de eleição presidencial as mídias controladas por umas poucas famílias, totalmente comprometidas com seus interesses, especialmente econômicos e políticos, dão uma demonstração cabal de pouco compromisso com a democracia e o bem do Brasil.

Tivessem eles, os que comandam alguns veículos de notícias suas opções políticas e partidárias, faz parte da democracia, mas não construíssem seus projetos políticos em mentiras e invenções que procuram enlamear a reputação de candidatos e pessoas, para atingirem seus objetivos, mostrando o quanto lhes falta ética e respeito ao povo brasileiro.

O que mais uma vez protagonizam a Veja e a Globo, demonstra que neste país falta limites claros a atos criminosos e fraudulentos,  que a liberdade de imprensa tornou-se desculpa para fraudes e crimes contra o direito de escolha do povo e as estruturas do Estado livre e democrático.  Mais uma vez esses detratores da verdade, manipuladores da informação, criam factoides e acusam pessoas, sem provas, sem a garantia do contraditório, durante um processo eleitoral montando fraudes com mentiras e distorções de fatos, para reforçarem ou apoiarem grupos políticos tão sujos quantos os que fazem do espeço jornalísticos um depósito de lixo, e não informação, com objetivos torpes e criminosos.

Refletem contudo a falta de instituições mais fortes e atuantes, que coibissem excessos e fizessem uma distinção entre informação, e atos caluniosos e difamatórios, fraudes eleitorais e outros crimes disfarçados de matéria informativa.  Uma das faltas reside na inércia, tolerância ou comprometimento de instituições vinculadas a justiça, juízes, promotores e tribunais eleitorais também.

Eleição após eleição uma revista ou um tele jornal, lança acusações envolvendo candidatos, no dia em que antecede um pleito, apenas para favorecer seus amigos e as elites que financiam a sujeira. E sem a menor fundamentação legal, ou qualquer prova que seja consubstanciadas, baseado apenas nas suas invenções ou informações duvidosas de pessoas duvidosas e origens ainda mais incertas, lançam o veneno, e ainda que depois não se comprovem as alegações os prejuízos já é irreparável!

FELIZMENTE O POVO BRASILEIRO AINDA CONSEGUE SE PROTEGER DESTES CRIMES, E ESPERAMOS QUE SAIBA DISTINGUIR A VERDADE E AS AÇÕES CRIMINOSAS DOS QUE COMPÕEM O PIG - PARTIDO DA IMPRENSA GOLPISTA!

Chega de sujeira e mentiras, seja de um político medíocre que não consegue obter simpatia do povo, seja de ganguesters que comandam as elites, e estão associados a jornais, revistas, e tv's que servem de apoio para seus atos criminosos e anti-democráticos, apenas para sustentarem sus esquemas que ferram o povo e o país. 

Infelizmente ainda há ingênuos ou pessoas que cegas pela manutenção de seus status, são capazes de se deixarem levar por estes e seus projetos de destruição social, e de fomentação das desigualdades.

As maquinações da imprensa golpistas, parcial e manipuladora de informações, agora e antes:



Capas da Veja - Brasil 247







PT recorre ao TSE contra propagandas da Veja - Brasil247


As sucessivas armações da Veja e Globo ocorre porque a justiça se omite, deveria haver multas pesadas, é fraude eleitoral o que tentam fazer!

A omissão e comprometimento das de alguma estruturas de estado, responsáveis pela lei, em outros a uma excessiva lentidão quando o caso em questão não se refere ao PT:



Grupos sociais que não se restringem aos preceitos democráticos e fazem de tudo pelo seu próprios interesses:



Crimes que não são apurados, ou são tolerados em total demonstração de parcialidade:


Reproduzido do Blog da Cidadania




Eleições do primeiro turno em Paulista PE, boca de urna e compra de votos, com omissão das autoridades e diante de populares em via pública no acesso a escola com sessões eleitorais.

Além da abordagem ao eleitor tinha uma esquema envolvendo um carro com uma equipe e supostos pagamentos de votos, como nos foi informado que ocorria em Olinda. Nestas seções por mais de uma vez um carro vinha e a moça de boné do 40, se inclinava e pegava algo com ocupantes e não era santinhos. Tentamos fotografar o que pegava e em algumas circunstâncias repassava para alguém que vinha com outro cabo eleitoral.


Boca de urna do PSB dia 05.10.2014 no Janga  - Paulista PE


Cabo eleitoral vinculado a campanha do PSB, recebe envelopes de pessoas
 caracterizadas  com elementos da campanha do 40 num carro próximo a seções em Paulista

Cabo eleitoral do PSB aborda eleitores na rua e leva até a mulher de bolsa creme
 que faz boca de urna e que pegou algo que estava com outros no carro. 

Mas a confiança dos que lutam por um Brasil melhor com a verdade, não será vencida por maquinações e mentiras de quem não quer o país mais justo e socialmente equilibrado.

A indignação da presidenta!




Manifestações de apoio a candidata Dilma, e contra as ações fraudulentas dos que estão com o PIG se ampliam e será pelo voto do povo que se manifestará, contra as mentiras e quem as produz!





Se o jogo é este, e parte da mídia persiste em tentar por meio de manipulações determinar nossos destinos, então sepultemos a imparcialidade mas não nos deixemos conduzir pelas mentiras e para a mentira:

Pelos prognósticos dos sensatos, daqueles que estão próximo ao povo, claro que pela graça do Pai, uma certeza os mentirosos fracassaram e Dilma continuará as mudanças!

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Dilma vitoriosa no primeiro turno!

Ao contrário do que a mídia aparelhada pelas elites tenta transmitir, a presidente Dilma obteve uma significativa vitória neste primeiro turno das eleições de 2014!





Insistentemente os que costumam defender os tucanos e aliados, muitas vezes omitindo a verdade e os fatos negativos que cercam as hordas da antiga direita brasileira, não apurando nem divulgando o envolvimento de políticos e grupos empresariais envolvidos em escândalos e desvios de toda sorte, tentam passar a população uma imagem favorável aos seus interesses e demonizando os adversários e suas ações.


A mídia independente costumam chamá-los de PIG, partido da imprensa golpista, e de fato estes o são, sem exageros pois em detrimento dos interesses da sociedade se pautam pelos de classe ou algumas poucas, vinculadas as elites brasileiras.

Sobre as mentiras correntes e a eleição, podemos dizer que:

Dilma tem uma vitória muito significativa numa eleição sem precedentes e muito tumultuada! 

Ao contrário do que se previa, Dilma superou os 40% de intenções de votos, e foi em parte responsável por meio de sua campanha, também pela ascensão de seu adversário Aécio, quando ao mostrar as contradições e fraquezas de Marina, desconstruindo a imagem de novo e mostrando sua falta de preparo, alavancou sua própria candidatura mas também empurrou a do decaído Aécio.

Pesquisa coloca Aécio à frente de Marina - DW 05.10.2014

Sensus: uma história de fraudes - O Cafezinho 11.10

Dilma venceu a mídia e os grupos políticos poderosos que se uniram contra ela e o PT!

Durante toda a campanha vários veículos de comunicação destinaram imenso tempo de sua programação para denúncias contra a candidata Dilma e o PT, mesmo sem provas ou estarem fundamentadas em denúncia formal contra ela, continuaram a semear conteúdos negativos sem compromisso com a verdade ou boas práticas jornalísticas, baseadas em informações sem consistência repetiam o que costumam fazer.  Muitos jornais, tv´s e revistas no Brasil tem agido como representantes de partidos políticos, aliados a setores da sociedade de cunho elitistas, onde há muita afinidade com os tucanos como Aécio Neves, e pouca atenção deram aos casos que apontam ilícitos e crimes envolvendo estes.

Estadao aponta manipulação na pesquisa do Instituto Sensus - GGN 04.05.2014

O confronto entre Dilma e Miriam Leitão no Bom Dia Brasil - Pragmatismo Político 22.09

DILMA: "VEJA FAZ FACTÓIDE EM VÉSPERA DE ELEIÇÃO" - Brasil 247 27.09

TSE garante direito de resposta ao PT na revista 'Veja' - G1 25.09


A eleição de Dilma representou uma vitória contra esta estrutura, que já atua à toda no 2º turno!

Azenha e a arquitetura do jn para eleger Aécio - ConversaAfiada 10.10.2014

Manchetometro

Juiz da Petrobras entra na campanha - ConversaAfiada 09.10

Dilma diz que divulgação de áudio de ex-Petrobras é 'estarrecedora' - G1 10.10

Veja fez propaganda pró-Aécio, diz ministro do TSE - Zero Hora 13.10

Apesar de toda extensa campanha na mídia, e também de setores da elide, ligados a empresariado, bancos, justiça e até entidades representativa de alguns profissionais liberais, dentre outros grupos que se engajam em uma campanha com nível cada vez mais baixo e em desrespeito a leis eleitorais, Dilma sagrou-se vencedora no primeiro turno, praticamente nas mesmas regiões onde já venceu em 2010.   O que pesou negativamente em seus resultados foi em especial a abstenção entre as pessoas e nos locais onde antes obteve resultados significativos, em especial em São Paulo.  Mesmo assim a vitória de Dilma e do PT em Minas Gerais foi extremamente importante nas condições em que se deu, onde há uma forte mensagem de rejeição política a Aécio Neves representadas nos votos ao PT.

Soma de votos brancos, nulos e abstenções é a maior desde 98 - Carta maior 06.10

Dilma vence e leva o embate no 2º turno a reedição  da polarização entre pobres x elites!

Cada vez mais fica evidente que dois projetos estão em disputas, o primeiro representado por Dilma, significa a continuidade das lutas por uma sociedade mais justa e que restaure a dignidade dos mais humildes, enquanto Aécio representa o projeto tucano marcado pelos interesses das elites.  Esta visão que para alguns é superada, volta a ser o centro dos debates inclusive pelas manifestações recentes de alguns  dos protagonistas de lado à lado.

NauFraga: não VAI sobrar muito do BB e da Caixa - ConversaAfiada 10.10.2014

Na TV, PT critica FHC e PSDB pede “voto da mudança” - Carta Capital 09.10.2014

Com sua vitória, Dilma tenta levar o embate até a sociedade, na tentativa de despertar um sentimento de reação, e apoio ao projeto de governo do PT pelo eleitor, em especial na camada mais baixa da sociedade e os que ingressaram na classe C mediante as ações inclusivas e de geração de bem estar social, por meio das políticas de universalização do acesso a escolas técnicas e universidades, pelas políticas de geração de emprego e distribuição de renda, pelas políticas habitacionais e de melhorias na saúde, e pelo atendimento as necessidades básicas e alimentares por meio de programas como o bolsa família. Retomando a polarização ente o projeto do PT, em prol do trabalhador e parcelas menos favorecidas da sociedade, e o projeto tucano de Aécio, com a ameaça do retorno das políticas recessivas, que geraram aprofundamento das desigualdades sociais, e um governo voltados para elites a exemplo do que foi o governo FHC do PSDB, ele espera emplacar mais uma vitória garantida pelo receio da enorme parcela da sociedade brasileira que emergiu ou beneficiou-se com os governos do PT, de Lula e da própria Dilma no mandato que se encerra.

Rivais 'destilam ódio' ao opor Sudeste e Nordeste, diz Dilma - G1 09.10

Imagem obtida no bloddilma.com
A reação tucana, contudo já era esperada e armas parecem ser semelhantes a de outros embates, numa ampliação da exploração de denúncias não comprovadas usando as ferramentas de mídia e estratégias de outras campanhas, associadas a manipulações de pesquisas e informações distorcidas, mais a exaustiva divulgação do velho projeto tucano, como se fosse novidade e desvinculado de qualquer contexto negativo que lhe seja associado, tratando ainda eleitores pouco propensos a lhes apoiar, como menos esclarecidos, como pouco inteligentes, ou com rótulos igualmente preconceituosos seja de cunho étnico, de classe ou em decorrência da região onde mora, numa tentativa de desqualificar o voto, o eleitor e o partido ao qual destina seu voto, e assim influenciar ou provocar falsas diferenças entre parcelas do eleitorado com acentuação de aspectos barristas e de defesa de interesses regionais ou de classes.   Aliás um dos que se pronunciaram de forma preconceituosa foi o tucano FHC, como em outros momentos em que governava, e rotulava trabalhadores, pobres ou aposentados com desdenho e certo desprezo.

Imagem reproduzida do G1.com


Dia 26.10 se aproxima e até lá o embate será ainda mais duro, e a convicção do eleitor é o que tentam alterar, mas se este estiver atento a história recente do Brasil, logo perceberá que não há novidade entre os que pregam mudança ou nova política (frase já capturada da campanha derrotada de Marina), e os que são representantes deste projeto já estiveram no governo por muito tempo, deixando um saldo negativo de desemprego, fome e miséria, desigualdades agudas, e entrega do patrimônio público por muito pouco.  Tal cenário talvez seja em si mesmo o motivo mais forte para a reeleição, para outra vitória da presidenta Dilma, mesmo com todas as contradições e dificuldades que precisam ser superadas, mas que tornam-se menores diante de perdas sociais irreparáveis numa administração tucana.