sábado, 9 de abril de 2016

Farsas do Impeachment


Cunha: ausência em votação levantará suspeição sobre caráter - Terra 08.04.2016

A não existência de crime de responsabilidade praticado pela presidenta Dilma é cada vez mais notória, e reforça a percepção de golpe em curso, tocado por políticos suspeitos de corrupção, pelo Eduardo Cunha que após as denúncias de corrupção ainda assim permanece à frente da Câmara, associados a tantos outros, inclusive cerca de 40 outros deputados também acusados de corrupção, e que fazem parte da Comissão de Impeachment contra Dilma.   Parece uma reedição dos 40 ladrões, desta feita na Câmara e tramando um golpe de muitas facetas com outros tantos envolvidos!

Relator sugere análise do 1º mandato e inclusão de novas provas pelo Senado - UOL 06.04.2016

Conselho de Ética inferniza Cunha no pré-impeachment - Carta Capital 08.04.2016

Cunha: regimento não impede que comissão do impeachment funcione no fim de semana - EM 07.04.2016

Por que o impeachment anda mais rápido que processo de Cunha? - BBC 26.03.2016

Uma das farsas é esta, uma comissão de suspeitos julgando a destituição de uma presidenta que não tem o crime de responsabilidade caracterizado, e baseia-se em manobras de políticos que tentam chegar ao poder por meio de mentiras e jogadas para lá se protegerem de crimes que são acusados.

Panama Papers revelam elo de ex-advogado de Cunha com rede de offshores - Fernando Rodrigues UOL - 09.04.2016

Panama Papers: como escândalo chega ao Brasil e à América Latina - BBC 05.04.2016

A Rede Globo e os “Panama Papers” – O que só foi divulgado na Holanda - Brasil247 08.04.2016

LISTA DA ODEBRECHT TEM AÉCIO, CUNHA E 200 NOMES - Brasil247 23.03.2016

Imagem Brasil247 sobre denúncias da Lista da Odebrecht
A lista da polêmica: 200 políticos na lista da grana da Odebrecht - O Dia IG 24.03.2016

Políticos citados na Lista da Odebrecht - O Dia IG


Mas apesar da grande explanação da defesa de Dilma, inclusive a do ministro Barbosa, o golpe em sua faceta pelo impeachment, já tinha sua definição pelo seguimento do processo, pois é fundamental escolher Dilma e o PT como bode expiatório e se ocultar, em acordos com golpistas e sonegadores, e outros políticos e figuras que acham que derrubando o Governo ocultaram e vão parar toda e qualquer investigação contra eles, ainda que a bem da verdade, de fato parte da justiça que acusa Lula e o PT, não está nem ai para os crimes de outros como os dos envolvidos na Zelotes, presentes na Lista da Odebrecht ou nas recentes divulgações do Panamá Papers, conforme noticiários .

Nelson Barbosa diz que não houve crime de responsabilidade fiscal para impeachment de Dilma - Zero Hora 07.04.2016

Mesmo assim, na defesa de Dilma ficou evidente que as emendas ao orçamento foram autorizadas pelo Congresso, e que não houve dolo ou crimes em uso de recursos para pagamento de programas sociais, inclusive pelo fato de ter ocorrido cortes de bilhões promovidos pelo Governo Dilma, ajustando ainda mais as contas ao orçamento, apenas a realocação de recursos abaixo do teto estabelecido em Lei.  Vale salientar que até 2014 o TCU entendia que não havia irregularidades, e que só em 2015 fez mudanças em sua avaliação, mas que os gastos orçamentários de 2015 ainda vão ser submetidos a julgamento agora em 2016 (não havendo crime consubstanciado), o que sepulta a tese de crime responsabilidade fiscal. Mas como dissemos as farsas são apenas desculpas pois o motivador para o golpe é o desejo incontrolável de setores retrogrados, junto com mídias manipuladoras, empresários sonegadores e políticos oportunistas e outros corruptos, aliados a burocratas e parte de um judiciário comprometido que querem ascender ao poder, e como já tem sido divulgado ferir de morte programas sociais, direitos trabalhistas conquistados e sepultar adversários.

COLUNISTA DA FOLHA: IMPEACHMENT É MAIS CIVILIZADO QUE ASSASSINATO - Brasil 247 05.04.2016

Pato de Skaf é escoltado pela polícia em Brasília - GGN 09.04.2016

Impeachment não é golpe, mas melhor saída é eleição geral, defende 'The Economist' - G1 08.04.2016

São movimentos falsos e  alimentados por interesses outros, internacionais inclusive, que assim como atingiram países como Egito e tentam a derrubada de governos mundo à fora, como no golpe em Honduras e no Paraguai (aqui destacado em uma das publicações nossas), querem transformar a América do Sul novamente em uma região submissa a seus caprichos, e propagar mudanças que provoquem retrocessos e lhes sirvam aos propósitos opressores econômico, social, político e a sua exploração de bens e recursos, feitas as custas da miséria, fome e morte de inocentes, em geral das camadas menos abastardas das sociedades.  A corrupção presente entre os brasileiros que servem a este propósito, faz com que assumam papeis de protagonistas na defesa dos interesses de capitais internacionais e seus ideais (como os atos recentes do senador Serra, destacados na imprensa), e que também se manifesta até como um pacto anunciado e apregoado pelos caciques do PMDB agora envolvidos em negociatas e "montagem de governo Temer", pelo PSDB, DEM e outros protagonistas sociais, como as mídias (Folha, Globo. Época, Veja, Estadão) que põem interesses do mercado em destaque, acima dos nacionais e da população, e encontram eco em setores do empresariado como a FIESP representada por Skaf, que esperam contar de novo com benefícios concedidos sem contrapartidas e obrigações sociais, como as que exigiam Lula e Dilma, para geração e manutenção de postos de trabalho e renda.

Governo Temer morreu antes mesmo de começar - Brasil247 03.04.2016

PMDB já negocia cargos para compor eventual governo Temer - Ultimo Segundo IG 08.04.2016

Ex-líder de FHC, Lula e Dilma, Jucá já negocia cargos em nome de Temer - Uol 08.04.2016

Eduardo Cunha - Google Imagem

É preciso lembrar que falas como as de Gilmar Mendes do STF, que em outras palavras considerando válido os argumentos para o processo de impeachment, ainda que não haja comprovação do crime cometido por Dilma, e que também seria válida uma possível ascensão, seja de Eduardo Cunha acusado e processado por corrupção, já dá o tom de uma das facetas do golpe, e que vemos ser reforçada por atitudes como as do PGR na figura do Sr. Janot, inclusive tendo sido possivelmente ele quem permitiu os vazamentos dos grampos ilegais contra Dilma (uma vez que personagens da PF, alegam que este tinha conhecimento), o que mostra uma desvirtuação nos instrumentos e instituições, que deveriam zelar pelas leis, e contribuir para um Estado mais justo, e ao invés disso utilizam-se de seu cargo para perseguições e armações que alimentam ações golpistas, algo público nas mídias.


Procurador-geral muda de posição e agora é contra posse de Lula na Casa Civil - El País 08.04.2016

 
                          
ministro Gilmar Mendes  PGR  Janot -  Google Imagem

Aliás, a "súbita" mudança da posição de Janot, segundo argumentam alguns analistas vem bem a calhar e na linha do que já levantou o ministro Gilmar, que poderia ter ocorrido crime penal (falsidade) na iniciativa de Dilma de enviar termo de posse para coletar assinatura de Lula em São Paulo (conforme o planalto, por este talvez não poder ir a Brasília na posse em função de problema inclusive com a saúde da esposa Marisa).  Assim teria-se um pretexto de crime para afastar Dilma e não somente evitar a posse do ex-presidente Lula, que tem ajudado o Governo Dilma a resistir.  Mas que crime há em enviar um documento que não foi assinado pela presidente Dilma, para colher a assinatura de Lula, se ele seria nomeado por ato previsto na Constituição e à cargo de Dilma?

Gilmar Mendes concede habeas corpus ao "maior ficha-suja do país" - JB 08.04.2016

Juristas, ao Portal Vermelho, desmontam parecer de Janot - Vermelho 08.04.2016

Farsas, farsas, ainda não ficou contudo evidente o que fará o STF e o Conselho de Justiça com os magistrados ou membros do judiciário, pelo uso de gravações ilegais, grampos e vazamentos, que tem sido praticados inclusive atribuídos ao juiz Moro que ainda conduz a Lava Jato a seu propósito. Lembrem-se das falas dos ministros ao considerar e validar a decisão do ministro Teori, que determinou que os autos, os grampos e as investigações contra Lula fossem remetidos ao STF.

Marco Aurélio manda Cunha dar seguimento a impeachment de Temer - Conjur 05.04.2016

Partidos indicam nomes para comissão de impeachment de Temer - Terra 07.04.2016

Vice-presidente Michel Temer - Google Imagem
Temer reforça apoio a Sergio Moro - Ultimo Segundo 08.04.2016


Em decisão recente o ministro Marco Aurélio do STF, determinou que Cunha (àquele que manda na Câmara e aparece em noticiários como envolvidos em vários esquemas e que já está sendo processado, mas ainda assim conduz ao PMDB aos aliados do golpe), acata-se o pedido de impeachment contra o vice que é do PMDB, Michel Temer, e que por isto foi alvo de protestos de golpistas, que questionam a decisão, e que Cunha mandou dizer que não ir cumprir a decisão do STF.

Alvo de pedido de impeachment, Temer nega "pedaladas fiscais" e se diz "agredido" - UOL 06.04.2016

Marco Aurélio: Cunha cometerá crime de responsabilidade se não cumprir decisão - Uol 05.04.2016

Até onde consta, é previsto seja para servidores públicos, sejam para empresas privadas que um substituto no execício do cargo tem atribuições e deveres pelos quais responderão, assim como detém em quanto no exercício das funções todas as prerrogativas destas.  Então se supostamente são atribuídos atos a Michel Temer (enquanto presidente) para os quais são previstos crime de responsabilidade, como o foi na farsa do impeachment de Dilma (pedaladas fiscais), por que ele não pode responder? Achamos que mais uma vez o STF deu uma lição aos que querem o golpe a qualquer custo.

Na TV Cultura, Marco Aurélio defende a democracia e Lula, e condena Moro e Temer - RBA 05.04.2016

"Alguma coisa errada está havendo", diz Mello sobre delações na Lava Jato - UOL 04.04.2016

MBL protocola pedido de impeachment de Marco Aurélio por liminar contra Temer - EBC 09.04.2016

LEWANDOWSKI: IMPEACHMENT TERÁ PRIORIDADE NO STF - Brasil247 08.04.2016

Não bastassem os fatos e versões divulgadas e que nos influenciam, inclusive para textos como estes, há mais e mais denúncias que lançam dúvidas sobre instituições, e ameaçam a democracia com ataques a Constituição, inclusive com métodos de intimidação como os que direcionados aos ministros do STF, Teori e Marco Aurélio, por posições legalistas e coerentes com suas funções, num ato de ampliação das facetas facístas do impeachment e do golpe, isolando e intimidando os membros do STF para coagir a permanência numa posição passiva as ilegalidades contra o Governo Dilma, Lula, PT, e acima de tudo contra a Constituição e ao povo brasileiro.

Cadê a lista da Andrade Gutierrez? - Brasil 247 07.04.2016

A delação da Andrade Gutierrez é menos crível do que a fábula do Papai Noel - Revista Forum 07.04.2016

Lula ironiza delação premiada da Andrade Gutierrez - Valor Econômico 09.04.2016

OAB pede ao Supremo que anule escutas de advogados de Lula - G1 08.04.2016

Como a farsa não tem apenas o viés de comprometimento de parte do MPF, PGR, Justiça Federal e PF, dentre outros citados na imprensa brasileira, com seus eternos vazamentos e seletividade no conduzir das investigações, distorcendo leis e poderes, até mesmo recentemente por meio de novo vazamento desta feita da delação da Andrade Gutierrez, aparentemente montada e destinada apenas a servir de arma contra Dilma e o PT (muito suspeita pelo conteúdo, momento e novamente conveniência de vazamento) e mais falso argumento para deputados a favor da farsa do impeachment, que já analisam votarem não pelas alegações do processo mais com base no que vem sido vazado, grampos ilegais e denúncias não apuradas, como forma de justificar o afastamento, sem Dilma responder a processo algum, e mesmo após 2 anos de Lava Jato não haver qualquer prova contra ela.

Impeachment faz água e novo golpe da praça é antecipar eleições presidenciais - Revista Forum 04.04.2016

Dilma ironiza antecipação de eleições: “Convence o Congresso?” - Uol 05.04.2016

Planalto prevê ofensiva de Moro durante votações - Uol 09.04.2016

Por último vem o discurso oportunista de convocar eleições antecipadas para outubro, reduzindo o mandato de Dilma, uns falam até em eleições gerais, um plano B para o caso de o impeachment naufragar.  Mas Dilma foi eleita no regime democrático, e qual a garantia de que resolveríamos algo, se viesse a ocorrer eleições que não são prevista em lei, e ainda com um modelo eleitoral e de financiamento muito deturpado e igualmente corrompido, seria apenas mais uma farsa para chegar ao poder e preservar os envolvidos no golpe.  Estranho é defesas a esta tese como a do Estadão e Marina Silva, para não falar de outros do PMDB e tão envolvidos em denúncias quanto os que estão em foco!

Quem quer impeachment é contra programas sociais, diz Dilma - Terra 08.04.2016

São muitos personagens envolvidos, e alguns deles presentes na memória dos que viveram os tristes dias de 1964 e posteriores, crimes cometidos a pretexto da ordem e da lei, e agora se repetem manobras que ainda não envolvem militares, mas golpeiam de morte a esperança de um país mais justos e respaldados em uma Constituição mais forte e justa, quando vemos mais e mais adesões como a dos conservadores da OAB (sobre protestos de numerosos contingentes de advogados, e cobranças por não fazer maior esforço para proteger o exercício da profissão no caso dos grampos), é mais evidente que o Brasil está rumando para um momento muito difícil, e que os sedentos por poder acham que poderão controlar e superar, mas não percebem que a sociedade não é mas como em 1964.

Não vão parar pela força os que discordam do golpe hoje!

Governo do DF proíbe acampamentos na Esplanada até a votação do impeachment - EBC 09.04.2016

Polícia Federal vai investigar morte de sem-terra no Paraná - EBC 09.04.2016

Sem Terra são assassinados no Paraná - MST 07.04.2016

Presidente do PT em Mogeiro é assassinado a tiros dentro de casa - Jornal da Paraíba 07.04.2016


Violência contra manifestação do MST - fotopública 02.2014


--------------------------------------------------------------

Ajude-nos a divulgar esta página

Nós precisamos de sua ajuda para levar ainda mais longe nossas mensagens!

Colabore com nossa página enviando informações que analisaremos, e publicaremos conforme a coerência com os propósitos e ocasião.  

Teremos prazer em transformar este num canal de informação mais rico e inteligente com sua contribuição, mas precisamos também de ajuda estrutural e financeira para isto. Participe e se acha por bem contate-nos por e-mail.

Quero contribuir para esta página!

Ayúdenos a promover esta página

Necesitamos su ayuda para tomar a promover los mensajes!

Colaborar con nuestra página enviando información para analizar y publicar como la coherencia con el propósito y ocasión.

Estaremos encantados de hacer de este un canal de información más rica y más inteligente con su contribución, pero también necesitamos el apoyo estructural y financiera para ello. Únete y crea conveniente ponerse en contacto con nosotros por correo electrónico.

Quiero contribuir a esta página!

sábado, 26 de março de 2016

É golpe sim!

Como que dotados de uma sabedoria extrema, alguns dos ministros e ex-ministros do STF vem a público por panos mornos numa situação conturbada e que beira o descontrole, se continuar nos rumos atuais.  Acreditam eles que sua palavra, ainda que com todas as ressalvas a gravidade do momento, é suficiente para ocultar ou fazer compreender de outra forma o que já está evidente.

Imagem reproduzida do UOL



Mesmo o mais simplório dos brasileiros já percebeu o que pretendem alguns políticos envolvidos em esquemas de corrupção, que agora se aliam a outros, como nos recentes movimentos entre o PMDB de Temer, Renan e Cunha e o PSDB de Serra, Aécio e FHC.  Eles também maculados nas recentes denúncias que envolvem a famigerada Lista da Odebrecht, mas em outras denúncias inclusive relacionadas a Lava Jato, que infelizmente no caso destes não sai do lugar e não lhes ameaçam. Ficou nítida a tentativa de com a união deste grupo de denunciados (alguns ainda não oficialmente), que uso de cargos políticos na Câmara e no Senado, serviram a dois propósitos, um dos quais abafar a investigação sobre si ou mesma interrompe-las, e o outro chegar ao poder que lhes asseguraria ainda mais proteção por meio da derrubada da presidente Dilma, com alegações forjadas ou que não se sustentam e não seria em outra situação, assim como não o foi para Itamar ou FHC, suficientes para lhes privar do cargo obtido com o voto popular.


Imagem Brasil 247




A estes se unem os oportunistas de sempre, que agora preocupam-se em proteger seus interesses e se conservarem numa zona de conforto, como os que engrossam as fileiras de uma ação pelo impeachment agora apoiadas por membros da OAB, que antes defendia que as mesmas razões apontadas agora não eram suficientes para privar Dilma do mandato.  Nada de novo, junto com juízes e associações, junto com o aparelho policial e a mídia conservadora e golpistas, encabeçadas por Globo, Veja, Época, Folha de São Paulo e Estadão, só para citar e mesmo órgãos empresariais como FIESP, estiveram ao lado do golpe de 1964, e agora novamente.




Mas em que consiste este golpe em curso?  A chamada mídia golpista põem lenha na fogueira e incita facistas de direita que são contra direitos dos trabalhadores, como os adquiridos pelas domésticas, e que em breve acham que vão reverter, com acusações sem prova contra membros do Governo, contra Dilma, Lula e o PT, e levam a uma situação de insatisfação manipulada e amplificada.  Querem assim levar a impressão que é o clamor de toda sociedade, de fato há sim um clamor por mais justiça e menos corrupção, mas igualmente há uma forte resistência de parcelas mais pobres da sociedade a que isto ocorra pela derrubada de Dilma, pois entendem que na verdade é uma atentado contra um Governo que se preocupou com mais igualdade sociais e direitos das minorias, e que de longe seria o verdadeiro e único responsável pelos atos de corrupção que permeiam nossas estruturas há décadas.




Imagem Google Imagem


Na verdade parcelas significativas da sociedade, não só os mais pobres, mas artistas, escritores, juristas, advogados, trabalhadores, defensores das minorias e suas organizações, parte da imprensa, pessoas simples e donas de casas, educadores, e muitos outros, vêem seus direitos e conquistas ameaçados pois não é apenas a destituição de Dilma ou um ataque ao PT e a Lula, mas a leis que recentemente garantiram mais conquistas sociais, e a retomada de agendas e processos que visam atingir a Constituição e leis como a CLT, que dá garantias mínimas aos trabalhadores, por exemplo.

É golpe sim!  E um golpe onde parte da justiça faz vista grossa a desmandos cometidos por promotores, policiais e delegados, juízes e outros membros que não respeitam a Lei em suas ações, privando muitos mas principalmente Dilma e Lula de suas garantias e direitos, quando não indo a atos ainda mais grave de atentado contra a Constituição, diante de um STF e de um Juduciário, que como disse Lula se acovardou.




Ao ferir a Lei em prol de um resultado e ignorando, princípios do direito, da isenção e da parcialidade, criam e alimentam um clima de acirramento de enfrentamento na sociedade, e de coação de parte do judiciário, como os incentivados por periódicos e redes de tv's que alimentam apenas um lado e informam fatos e situações que tornam alguns culpados antes de um julgamento justo.


O golpe é de interesse de políticos mas também de grupos empresariais como os ligados aos Roberto Marinho, a FIESP e Skaf, e muitos outros que se beneficiaram de regimes golpistas para concentrar renda e riquezas, em detrimento da pobreza do povo e do trabalhador, e mesmo em alguns momentos serem poupados de  suas responsabilidades, como nos casos de sonegação fiscal e desvios de recursos e tantos outros como incentivos fiscais a fundo perdido, etc.

Imagem publicada no BlogTVTudo aqui reproduzida





Ao conduzir um processo na Câmara baseado em acusações de pedaladas fiscais para depor Dilma, deputados e aliados midiáticos e de outros segmentos, ignoram que as citadas irregularidades foram em determinado momento autorizadas pelo TCU e mesmo em outros governos jamais foram motivos para deposição de governos como o de FHC, onde a insatisfação popular foi igualmente elevada.


Nas ruas há hordas de loucos que pedem até a volta do regime militar, a quem ameace juízes do STF, e quem apoie os que no STF tratem seus pares com suspeição e com menos capacidade do que um juiz de primeira instância,  Nas ruas há quem ponha fogo em sede de partido ou organizações como a CUT, e se amparem na "justiça" e na hipocrisia de jornais e redes que incentivam tais atos, como forma legítima de chegar ao poder, com a omissão de autoridades ligadas aos grupos golpistas.





De forma atropelada e rápida denunciados por corrupção, e alguém que já é processado como Eduardo Cunha ainda no poder, tentam passar o impeachment goela abaixo de quem não concorda com o que está acontecendo, junto com estes distorcem ou descumprem leis que acabam tirando a legitimidade de seus atos, mas são ignorados pela Justiça e pelo STF, como se fosse algo normal e legítimo apenas para se resguardarem enquanto a nação corre riscos de ter sua Constituição desmoralizada e de sérios conflitos nas ruas.



Nas mídias sociais a reação do povo não é tão diferente das vistas ruas, esta semana em especial, circulam fotos como a que reproduzimos e foi distribuídas e divulgadas em perfis do Facebook, destacando políticos citados na Lista da Odebrecht que veio trazer mais luz aos fatos atuais, em geral entre os que se mostram contrários ao golpe.

Nos desculpem os supremos, mas é golpe sim! Golpe branco! Golpe Frio! Golpe das elites e coniventes, mas é um golpe contra a democracia, instituições, Leis e contra o povo, ainda que não tenha por enquanto envolvimento militar.


Imagem dos citados na Lista da Odebrecht divulgada publicamente no Facebook - Ocupeestelita


quarta-feira, 16 de março de 2016

Brasil, instituições democráticas sob ameaça!

Segundo os noticiários recentes, divulgados amplamente em veículos de mídia brasileiros, há razões mais que suficientes para estarmos preocupados com o cursos dos acontecimentos, onde uma leitura de fatos ocorridos mostram e apontam, segundo advogados e especialistas para afrontas e abusos, que podem indicar crimes cometidos por membros do judiciário e agentes da PF, sob o comando da operação Lava Jato, algo que envolveria supostos excessos e ações ao arrepio da Lei e estão ligados ao juiz Sergio Moro.

Foto reproduzida da matéria do Brasil247


Renan: "Juiz de exceção", Moro não pode querer substituir STF - Vermelho 16.03.2016

Baseadas em informações divulgadas autorizadas pelo juiz Moro, há inúmeras alegações de ilícitos que atentam contra normas legais de funcionamento da justiça, em casos de escutas autorizadas, e que envolvem autoridades com foro privilegiado, como a presidenta Dilma, e juízes do STF, além de ferir direitos e garantias de exercício profissional assegurados aos advogados de réus da Lava Jato, ou investigados como o atual Ministro da Casa Civil, Luiz Inácio.  Segundo as informações a própria divulgação do conteúdo dos citados grampos, já incorrem em mais uma irregularidade. Supostamente movidos por interesses políticos que favorecem os apoiadores da queda do Governo Dilma.
Resta agora aguardar o pronunciamento de autoridades, e do juiz Sérgio Moro sobre o que é alardeado na imprensa, e que tem sido usado por parte da mídia para constranger autoridades e segundo algumas afirmações públicas, que tentam envolver Dilma e Lula numa suposta trama, fomentar mais acirramento ânimos junto a população e agravamento da crise no Brasil, inclusive com pronunciamentos preconceituosos atribuídos ao ex-´presidente FHC, ou de motivar a conclamação de movimentos para se levantarem contra a nomeação de Lula, criando um ambiente forçado, para intimidar autoridades e derrubar a nomeação de Lula, que segundo o Ministro Marco Aurélio do STF, que julgou ações recentes, está amparado nas leis brasileiras.


Sendo verdade os fatos, e diante de tal situação replicamos o que questionam muitos brasileiros, com estas ou outras palavras, e alertamos para a necessidade de evitarmos algo que seja irreparável e descambem para violências e mais afrontas as leis brasileiras:

É hora de cobrarmos os abusos! Grampear autoridades do STF, a presidenta que tem foro privilegiado e ministros do STF,as escutas nestes casos só devem ser as escutas autorizadas pelo STF, as realizadas são evidências de crime por quem as fez, e até advogados tem direito de sigilo e exercício resguardado.

Além disso divulgar informações dos grampos é ilegal! É o que diz a legislação, afirmam juristas!

Conselho de Justiça qual vai ser a punição para o Moro e os agentes, vai haver corporativismo?


STF como vai ficar esta ilegalidade e ataque a mais alta corte?  Ou teria Lula razão em suas palavras?

OAB vai ficar sem resposta esta afronta ao direito de exercício da profissão?  São garantias básicas!

Ministro da Justiça o que a PF vai fazer com os agentes envolvidos?

Exma. Sra. Presidenta o que vai fazer para resguardar seus direitos, e a dignidade do cargo que ocupa? É hora de medidas sérias e punitivas!

Imprensa livre, juristas, intelectuais, trabalhadores, entidades de classe, partidos e instituições republicanas, povo e sociedade, vamos permitir abusos e que rasguem nossas Leis, fazendo o país refém de justiceiros e ilegais?  

Atos impensados ou não de tamanha gravidade, como os atribuídos a condução da Lava Jato, podem representar provocações que levem os brasileiros a situações graves e extremas.  O STF precisa atuar, o Conselho de Justiça tem de agir já!  O Brasil não pode ficar refém de interesses menores de grupos e indivíduos, parcelas saudosistas da sociedade que estão insatisfeitas com as mudanças sociais que vem beneficiando os menos favorecidos, e que são apoiados por instituições estrangeiras reacionárias.  Não é o PT, Dilma ou Lula, ou o seu governo, mas as instituições legais que são vítimas e estão sob ameaça!

Por outro lado a nomeação de Lula para Ministro da Casa Civil trás novo folego ao Governo Dilma!


Foto IG Último Segundo

Esta foi a notícia que desencadeou um processo que culminou com a recuperação da Bovespa com alta de ações como Petr4, Vale3, Bmef3 acima de 10% com a especulação de que Henrique Meireles volta a equipe de governo, ou outros nomes de peso em postos chaves como Ciro Gomes!

É o início da reversão  do quadro de asfixia que a direita conservadora impõem, é o que acreditam muitos, e que a elite reacionária que deseja a desigualdade social, o subemprego, a baixa renda, e o fim dos programas educacionais e de assistência que atendem ao povo carente no Brasil, e por meio de uma ação arbitrária e pautada por ilegalidades, criam ambiente para um golpe contra o Governo Dilma, com manobras como as divulgadas acima, e que esperamos não lograrem êxito.

Num cenário com Lula, o governo volta a dialogar com trabalhadores e o movimento social que terão uma voz forte em seu favor, assim se começaria a desmantelar a tentativa de golpe, com abusos no judiciário e por membros da polícia e da política, com grampos ilegais e tantos outros,  vazamentos e parcialidades nos processos e investigações, imobilização do Governo no Congresso, etc.

Governo já discute uma minirreforma ministerial - Hoje em Dia 16.03.2016

O que se questiona hoje, é o que faram os retrogrados quando não tiverem mas o que fazer, na mídia e no judiciário corporativista e dando sinais de comprometimento, vão recorrer a violência para por fim aos avanços sociais que estão em curso? Preparem-se dizem muitos, pois eles são capazes, e que os trabalhadores e as classes menos favorecidas vão a rua defender a chance de ter uma sociedade mais justa e equilibrada. Apoiando os que agem pelas minorias é o que conclamam, os defensores do Estado de Direito cada vez mais ferido!

1° ministro: Lula não aceitou ser ministro de Dilma, mas o chefe de governo - Revista Forum 16.03.2016

Mas em outro ponto e aspecto, Lula agora poderá contar com um processo que seja capaz de garantir a condução ao menos mais equilibrada e pautada na Lei, é o que espera, com o crivo do STF e o controle dos abusos de quem fere a Lei a pretexto de ser um justiceiro que esconde os mal feitos dos seus apoiadores.  O Governo neste cenário pode assim tentar reorganizar a base e garantir medidas de governabilidade e redução da crise, com uma saída democrática.

Pela legalidade e adequada condução das ações na justiça, é o que defendem juristas e proeminentes que apoiam as ações para que o Brasil possa passar a limpo os erros históricos, repetidos em muitos governos, e pela adequada mudança nas formas de financiamento de campanhas, regulação da mídia e condução da política com mais respeito ao povo, é o que espera parte da população brasileira, pondo fim a ciclos de corrupção de décadas, isto é razão para nós que queremos a verdadeira mudança social.

PT, um dia passará, Dilma e Lula também, mas o que deve permanecer é um Estado com instituições fortes, republicanas e democráticas, que não se constrói com golpes!

Quando se fere a Lei a pretexto de fazer "justiça" cria-se precedentes para o abuso do poder e crimes em nome de um moral que não há!

segunda-feira, 14 de março de 2016

O que representam os protestos de rua.

Com pedidos de prisão sem fundamentação como o que foi visto no MP-SP, e que levam seguimentos da justiça a situações constrangedoras, e ainda no calor das ações da PF e do juiz Moro, discutidas e questionadas por muitos especialistas, ocorrem protestos em todo o Brasil, cuja as repercussões serão sentidas no decorrer dos próximos dias, e a depender de como vai reagir os que apoiam o governo e acreditam numa manipulação e golpe em curso.






O agravamento do quadro político e social compromete por demais o Brasil, muito mais do que o resultado da manifestação voluntária, livre e consciente de sua população, o que está em curso é um perverso embate político, que independem de outros aspectos como o jurídico e legal, mas são também usados para influenciar “mudanças” a margem do processo democrático.

A muito que o que vem ocorrendo deixou de ser uma questão pautada pelo combate a corrupção, ao saneamento público, a moralidade e a boa administração e conduta política e administrativa que deveriam nortear os governos, e descamba para um oportunismo, revanchismo e uma tentativa descabida de se obter o poder, por segmentos de uma antiga elite nacional que pouco se importou com os rumos do país, ou historicamente com o bem-estar das parcelas menos favorecidas do povo brasileiro. Na verdade por trás dos que empunhão bandeiras “patrióticas” estão muitos grupos de corruptos e corruptores,  sonegadores, especuladores, maus políticos e outros, entreguistas prontos para permitir a delapidação do patrimônio e dos recursos nacionais, por nacionais e estrangeiros que sempre se beneficiaram de um modelo desigual e injusto socialmente, que lhes asseguram lucros astronômicos e a propriedade de bens que pertencem a coletividade, sem riscos e quase sem investimentos (como recursos minerais, favorecimentos em licitações, obras e serviços, exploração de atividades petrolíferas, de comunicação e energia, mídias e tv's, tecnologias e venda de combustíveis inclusive, e tantas outras formas e serviços que necessitam a coletividade).

Aécio e Alckmin antes das vais - Reproduzido do cpovo



A bem da verdade há sim insatisfações populares, e questões legitimas indevidamente apropriadas por quem os manipulam, e que vem sendo trabalhadas e potencializadas, com ajuda de grupos de comunicação como os que atribui-se as empresas ligadas ao sistema Globo, e que encontram eco e apoio em classes e categorias corporativas, algumas ligadas a justiça e que tem em suas fileiras militantes com interesses ideológicos ou não, comprometendo como temos dito instituições públicas, a democracia e o país. 



Também importa lembrar que tais ações tem eco numa classe que permeia os protestos, e deseja ver o retrocesso nas medidas de combate a desigualdade, são contra o Lula e o que representa o PT que nas últimas décadas atuou por mais distribuição de renda, justiça social, e inclusão, para esta parte ilegitima dos que vãos as ruas, o que interessa é manter status, a custa de desigualdades sociais, com o fim dos programas de bolsas assistenciais, inclusão e renda, e formação.  Junto com os demais  e muitos reacionários, que desejam retroceder no tempo e mudar o resultado adverso das urnas, está montado palco, onde o povo num futuro breve corre o risco de pagar com retrocessos sociais.  

Infelizmente a população, em sua maioria, deixa-se levar pela condução de A ou B, e por aparências, as vezes num processo de linchamento público desprovido de Justiça e compromisso social, onde as leis sejam respeitadas, assim como as instituições, as pessoas e o bem do país.


No cenário atual vemos um quadro desastroso, que caminha para situações ainda piores, seja atropelando-se direitos e instituições, ou com a perda de uma oportunidade de melhorar os processos e garantir que desvios, crimes e ilegalidades sejam evitadas e combatidas seriamente. Há falta de isenção e parcialidade em alguns que se propõem a proteger instituições e leis, ou pô-las em práticas sinceras e a bem do povo, estamos perdendo uma excelente ocasião para fortalecer o Brasil, e curá-lo de uma praga que macula as estruturas e compromete seu futuro, ao deixar de passar a limpo o que de fato ocorre a muitas décadas no mínimo, e vão muito além do atual governo, do PT de Lula ou Dilma ou qualquer outro.  Ao contrário do que dizem é bom analisar e ver o recado da resistência que apoia o governo, antes de comemorar, até em virtude do que pode se instalar no Brasil na ilegimitade de golpes que não respeitam os processos institucionais.

Mantendo muitos grupos, pessoas, esquemas e partidos, envolvidos em processos corrompidos e obscuros que sangram o país, e mais evidentes desde sua redemocratização,se beneficiam e prevalecem, sem a devida investigação e processos eficazes, justos e isentos, uma vez que numa perseguição insensata busca-se apenas retomar o poder, por meios não democráticos, que mantém os ditos não investigados sempre prontos a assumir as rédeas do governo e continuar seus esquemas  medonhos, inclusive de troca de favores e favorecimento seletivos a parte dos que estimulam a divisão da sociedade brasileira, preservando seus interesses nocivos e um sistema eleitoral e de poder financiado e bancado por somas absurdas, que alimentam e corruptos e a corrupção e também é alimentado por estes.  Algumas das figuras públicas de destaque mesmo na oposição, no PPS, DEM, PSDB e mesmo no PMDB, já foram citados inúmeras vezes agora e no passado, como parte ou beneficiários de tais sistemas e conluios que oprimem e roubam o Brasil e os brasileiros.




Eleições estão próximas e o ambiente político é incerto, mas seja qual for a solução que haja até as municipais e mesmo 2018, é certo que mantendo-se o embate e a condução política e social, sustentada em processo de divisão e acirramento ideológico, o Brasil vai perder e sofrer muito. E corremos riscos de irmos para extremos, onde nenhuma figura ou grupo possa governar e tirar-nos de uma encruzilhada nefasta, de crise econômica, social, política, jurídica e institucional.  Se não houver ações para frear os interesses menores que estão se sobrepondo aos do país e do povo, a divisão social manifestada agora, e o embate de projetos, que não dependem mais do que será de Lula ou Dilma, do PT ou do governo, pois fica claro que não é isto o que é mais importante, temos um risco de passarmos outras tantas décadas em crises e situações destrutivas.

O Comando do Golpe sob os riscos do sucesso próximo, por Sérgio Saraiva - Jornal GGN 14.03.2016



O Brasil não pode ficar refém dos interesses escusos de alguém, ou de grupos, corporações e nações, é hora de parar, e ter responsabilidade histórica e social para o bem do país!

sábado, 5 de março de 2016

Caminhando para uma encruzilhada!

Os acontecimentos recentes no Brasil mostram que caminhamos para uma encruzilhada difícil e perigosa!

Para quem não viu, o vídeo da fala do Lula. Importantíssimo - Tijolaço 04.03.2016



Roberto Amaral analisa a violência contra Lula - O Cafezinho 05.03.2016

A condução coercitiva do ex-presidente Lula é sinal de que há um total descontrole nas instituições, especialmente judiciais brasileiras,  não que Lula esteja acima da Lei e não possa ser investigado, não é isso, mas a forma como está sendo conduzida as investigações e ações de parte do judiciário, mostram fraquezas e radicalismo político, ideológico e institucional que contamina os poderes e instituições, com colaboração para agravamento em setores econômicos e midiáticos que pensam em se preservar ou auferir vantagens forçando o desgoverno do país.


Se o propósito era ouvir Lula, então qual a razão de não intimá-lo previamente e obedecer o que prever as Lei  e a Constituição, inclusive quanto ao previsto e justificativas legais para uma adequada condução ou agendamento do depoimento, e mesmo quanto a ausências justificadas (se fosse o caso)?


Ações de Moro implicam em retrocesso, e não em avanço para a sociedade, afirmou ministro
Ações de Moro implicam em retrocesso, e não em avanço para a sociedade, afirmou ministro -Jornal do Brasil

Mas a exemplos de outros eventos na Lava Jato, a parcialidade e os interesses obscuros vem à tona, não no delírio da militância petista, e nem como forma de vitimização de Lula ou Dilma, mas nos consecutivos e não elucidados ou coibidos vazamentos de supostos documentos ou supostas delações, que sempre tem por destino alimentar reportagens duvidosas e linchamentos da mídia, seja pelos jornalões (como citam alguns) por meio de O Globo, Folha de São Paulo, Estadão, sejam através de revistas cuja as condutas são questionadas (como no caso da venda da matéria de capa no passado) onde se destaca a Isto É ou de outra forma (tida como perseguição) na Veja e Época.  Sem esquecer a estrela maior das delações e reportagens tendenciosas midiáticas, a Rede Globo.



:
Nassif, fala de intocáveis na Lava jato - Reproduzido do Brasil 247

Nem vamos perder muito tempo com o fato de muitos destes citados envolvidos, como no caso da afiliada da Rede Globo que destaca-se na Operação Zelotes, mas sem a devida atenção para apuração dos supostos crimes pelas instituições competentes e amplamente noticiado.

Contudo e é claro faz-se necessário lembrar, que em nada repercute as delações que envolvem FHC, Aécio Neves, e outros como o falecido Sérgio Guerra, ou mineiro Antônio Anastasia, Aloysio Nunes, todos do PSDB, e citados em diversos inquéritos e apurações sem que sejam molestados, e parecem está intocáveis além de blindados por parte da mídia.  O que evidencia e reforça a perspectiva de falta de isenção em algumas esferas e pessoas ligadas ao MPF, PF e Justiça Federal, amplamente defendida pelos que defendem o projeto de sociedade encabeçado pelo Lula e o PT, que beneficiou milhões de brasileiros esquecidos por décadas para não falar de séculos.
Outra vez estão no centro da polêmica, Rede Globo, delatores, o Juiz Sérgio Moro o procurador Fernando Brito e Deltan Dellagnol e outros não muito aparentes.  Mas infelizmente com exageros e suspeições levantadas e para as quais há como dizem, "indícios de ocorrência", que permite a farta divulgação de mensagens e opiniões de jornalistas e juristas que põem em check suas condutas.


Vemos fatos ocorrerem que causam descrédito ao judiciário e ao país, criminalização e julgamento de pessoas e entidades antes de existir um processo legal, e o efetivo julgamento, ou a proteção exacerbada de pessoas que são poupadas sem a devida investigação e imparcialidade, e não somente ligadas ao PSDB mas a outros partidos como o PMDB. Em curso há situações que justificam os discursos de perseguição do Lula e de Estado de Excessão em implantação no país, em sabotagem aos eleitores e à vontade popular ou a governabilidade do Brasil.


Quando direitos fundamentais são violados, estimula-se julgamentos prévios no supostamente ocorrido, ou leva-se a perseguições políticas e partidárias como vingança e forma de fortalecimento de corporativismos na justiça e na polícia, perde o Brasil e traz-se risco de violências desnecessárias e possíveis de serem evitadas.  Num estado de violações o que prolifera não é a justiça, mas os justiceiros e os marginais que se enfrentam e destroem tudo que durante anos tem se construído.

O Brasil já perde muito economicamente com isto, com o desmantelamento dos setores de engenharia, petróleo e energia, construção, etc., mas acima de tudo do tecido econômico social.

Balão de ensaio para medir a reação à prisão de Lula, por J. Carlos de Assis - Jornal GGN 05.03.2016

Acima os aliados da mídia global premiando  o Juiz Sergio Moro -  JornalGGN

O que é triste, é que enquanto não se atribui limites as ações ilegais e não se apura isentamente culpados para punir imparcialmente, ganham setores conservadores e da mídia, especuladores do mercado e outros participantes das elites conservadora e retrogradas, mas especialmente setores e seguimentos internacionais que obscuramente estimulam, financiam e participam das irregularidades supostamente em curso e não investigadas, com parte dos associados trabalhando por estes interesses contrários ao povo brasileiro em sua maioria.





Esperamos que a reação das ruas seja legítima e equilibrada, mas que ajudem a parar os arrogantes!

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

A agenda do retrocesso

O Brasil viveu décadas de imobilismo e retrocesso político, econômico, no desenvolvimento, na saúde, na educação além de social e moral, durante um longo período sobre o comando de partidos e pessoas, algumas das quais ainda em ação e a serviço de interesses internacionais e de uma pequena elite de nacionais.  

Isto foi notório e trágico como atestam muitos que releem nossa história como "nação livre"! 

O atraso brasileiro sempre repercutiu drasticamente nas camadas inferiores da sociedade e elevou em muito o grau de desigualdades sociais, a despeito do favorecimento de grupos seletos que passaram a se aproveitar desta condição de vida desigual.




Permaneceu assim até que os ventos da esperança e da mudança surgissem com a eleição de Lula e sua posse em 2003.  E de fato muita coisa mudou para melhor para os que antes eram esquecidos.


As mudanças contudo não afastaram os que antes tinham comprometimento com interesses como os do EUA e seu projeto para América Latina, dependente e submetida a governantes e estruturas corruptas que beneficiaram as multinacionais e empresários inescrupulosos além de alguns países.



A ameaça oriunda do PT não existe em face dos fatos distorcidos e da corrupção apregoada, pois o passado do Brasil atesta isto, assim como a forte ação corporativista apoiada por alguns setores internacionais para criminalizar o PT e destruir a capacidade de governança do Governo Dilma.  São as possibilidades de mudança e correção de distorções históricas que sempre foram úteis aos que são representantes do conservadorismo (no PSDB, no DEM, PPS, em parte do PMDB e outros) estreitamente ligados a prática do toma-lá-dá-cá de décadas no mínimo.

Associação vê risco ao pré-sal e pede anulação de duas leis fluminenses - EBC 29.02.2016

Por 33 votos a 31, Senado mantém entrega acelerada do pré-sal às multinacionais - RBA 24,02,2016

Feghali: Petrobras é do povo. Não do Cerra - Conversaafiada 24.02.2016

Senador José Serra - MOREIRA MARIZ/AG. SENADO Portal RBA

WikiLeaks: as conversas de Serra com a Chevron sobre o pré-sal - Jornal GGN 13.12.2010

Não é à toa que medidas estão em curso para impor uma agenda de retrocessos, com destruição de empresas públicas, apropriação de recursos como o petróleo,  e esfacelamento de políticas sociais e retomadas de posturas vencidas por um breve período como a destinação de mais recursos para programas sociais e aprovação de garantias individuais e sociais mais justas e igualitárias, a exemplo das que tentam destruir como na precarização da CLT e terceirizações.

A agenda inclui forte ação conservadora no Congresso e imposição de atrasos e retrocessos que criam ambientes políticos semelhantes ao vividos no passado, assegurando a estrutura de poder que tem mantido partidos fisiológicos e caciques como os do PMDB de Cunha e outros.

E não podemos esquecer que a agenda de retrocesso também atingiu as instituições republicanas e que deveriam zelar pela sociedade, aliás algumas delas tem prestado enorme deserviço a nosso povo e nosso país.  Há ameças que hoje atingem as garantias individuais e a justiça, e o MP, a Justiça como um todo e instituições como a PF, TCU e mesmo o STF estão deixando a desejar e sem a resposta adequado, e se falarmos de parcialidades nestes ou em meio a sociedade civil como seguimentos da imprensa altamente comprometida com seus barões, a coisa descamba de vez,

Intelectuais e artistas defendem projeto popular e repudiam perseguição a Lula - JB 27.02.2016
É preciso estarmos vigilantes pois não são apenas reputações e instituições que sofrem as ameaças, mas todo o futuro do nosso país sem as amarras e obrigações que nos colocavam de joelhos diante de nações do mundo. 



sábado, 12 de dezembro de 2015

Surreal o que acontece ao Brasil!

O que está acontecendo no Brasil nos últimos meses é algo surreal!

Não são as denúncias ou evidências de corrupção e crimes contra a sociedade e o país, praticados por pessoas de classes sociais diversas mas em maior parte pelos que são privilegiados durante décadas, no mínimo, em especial por políticos de diversos partidos e correntes de pensamento aliados a grupos empresariais e econômicos,  que assustam ou mais ameaçam o nosso povo verdadeiramente.


A corrupção endêmica e enraizada ao longo dos diversos governos deste país desde 64, excepcionalmente, pela proporção e intensidade que assume é ruim e negativa, mas vem à tona e gera a expectativa de que consigamos refundar e firmar as bases morais das instituições brasileiras. Isto fica mais evidente e contundente graças também as medidas de combate e punição de crimes de colarinho branco que levam mal a nossa sociedade e drenam recursos importantes para o país, algo que teve uma atenção e cuidado especial no Governo Dilma e permite-nos enxergar o que para muitos não era possível nem imaginar.   Este mérito o atual governo tem, criar mecanismos mais efetivos para enfrentar males que são de décadas e décadas de ações criminosas de políticos que ainda manipulam o centro do poder no Brasil, e estão longe de ser apenas os que são vinculados ou atribuídos ao PT.

Cúpula do PSDB reunida - à direita deputado Eduardo Cunha  - Foto GGN do Brasil 247


Mas o cenário surreal está na descarada e cínica ação de poderosos, da mídia como grandes grupos de TV's que sonegam ou distorcem o que acontece neste país para se perpetuarem nas margens do Estado, lucrando com a perda de nosso país junto com outros, como políticos das esferas de relações do presidente da Câmara Eduardo Cunha, que conjuntamente com ele e apesar de claramente denunciados por crimes de corrupções e desvios absurdos, permanecem manipulando o poder e ameaçando instituições e a sociedade até com riscos a instituições, para assegurarem seus privilégios. 



Não podemos esquecer também da ameaça dos oportunistas de uma oposição sem propósitos e propostas de interesse do país, mas que criminosa e deslealmente apostam no fracasso do Brasil para retomarem o poder a qualquer custo, ainda que represente a perda de empregos, o aumento da pobreza, por meio de ações que visam desestabilizar a governabilidade e a economia do país para impor uma derrota ao Governo Dilma e ao PT, derrota que não conseguiram pelo voto e com o apoio do povo, que aliás, em sua grande maioria não participa das ações golpistas perpetradas por estes do PSDB, PPS e DEM, e alguns falsos moralistas do PMDB. Na verdade muitos dos que estão nas supostas fileiras golpistas, foram ou são autores de fraudes e crimes de corrupção que no passado não foram apurados ou punidos adequadamente como mostra nossa história, claro que sempre envoltos a pouca clareza e interesse de serem combatidos, beneficiando tais mal feitores e outros membros de vários segmentos sociais, políticos e econômicos tão corruptos quanto estes, em episódios como a venda das teles e da Vale, Máfia dos Vampiros, Anões do Orçamento, Listas de Furnas, Propinoduto Tucano,  e Banestado, só para citar alguns.




A hipocrisia reinante chega ao ponto de líderes como Aloyzio Nunes do PSDB, o ex-senador Azeredo, José Agripino do DEM, e outros denunciados por corrupção irem para rua pedir impeachment da presidenta Dilma, eleita democraticamente e sem haver qualquer ilícito comprovado ou mesmo julgado que implique em crime de responsabilidade e afronta a Constituição, aproveitando-se como diz segmentos da imprensa relativamente a estes e a Eduardo Cunha, para esconderem seus ilícitos com acusações e ataques a Dilma ao Estado de Direito sem provas e sem se preocupar com a paralisação das estruturas do país que afetaram e muito nosso povo.



Mais hipocrisia é ver o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, participando ativamente dos esquemas que buscam o impeachment da presidenta Dilma, citando a corrupção na Petrobras, onde não há até o momento qualquer evidência de envolvimento da presidenta nos esquemas ou desvios que envolvem também, políticos do PMDB, PSDB, PSB e outros nomes como os do ex-senador Sergio Guerra (PSDB), e do ex-governador Eduardo Campos (PSB) ou do atual senador Fernando Bezerra (PSB).   Isto é mais grave se levarmos em conta que o próprio FHC já declarou e pois no livro que lançou recentemente, e nada fez à respeito permitindo que continuassem a drenar os recursos da empresa,  e sabe-se lá de quais mais.


A insistente campanha para destituir a presidenta e o imobilismo provocado por atos que parecem mais uma tentativa de coação, também encabeçados por parte do PMDB e Eduardo Cunha, faz mal não ao PT ou a Lula e Dilma, mais ao povo brasileiro e isto parece não importar. E não se trata de empurrar par baixo do tapete a sujeira que possa ainda existir, mas ter seriedade e respeitar as instituições e interesses do Brasil, deixando que a justiça seja responsável pela apuração e punição de qualquer desvio e de qualquer um que esteja envolvido. Aliás isto parece não ser a questão, pois os processos e investigações que envolvem nomes que não estão ligados ao PT ou ao Governo Dilma parecem seguir a passos de tartaruga ou não frutificarem por falhas e falta de ação de instituições que deveriam ser isentas, e que desejamos que sejam como PF, MP e outros órgãos ligados ao judiciário.

É triste lembrar, que alguns destes órgãos em medidas recentes tem mostrado descompromisso com a imparcial apuração de fatos danosos e no tratamento das questões, com excessos sendo cometidos e divulgados pela imprensa, assim como é triste perceber uma divisão patrocinada e dirigida para atingir órgãos e a sociedade, com um estado policialesco que às vezes não respeita dignidade das pessoas e as leis, impondo táticas de intimidação e até podemos dizer, violência institucional.



Escandaloso é ver o deputado Cunha patrocinar a aceitação de um processo de impeachment que segundo muitos juristas não tem fundamentação, como retaliação pela aceitação pela Comissão de Ética da Câmara das denuncias de corrupção atribuídas a ele, que também não cansa de interferir nestes processos tentando se livrar da cassação, sem que haja uma ação mais contundente da PGR e do STF para assegurar os ritos legais necessários.  

O Brasil clama e espera por medidas urgentes contra tal atentado perpetrado contra as instituições democráticas e a sociedade brasileira!  Não podemos esperar, e enganam-se os que acreditam que um golpe contra um mandato delegado pelo povo, ficará sem a resposta necessária e possível, mas o que todos anseiam e desejam é que nosso povo e nosso país sigam unidos e fortes, sem atropelos maiores a democracia e sem interferências externas como as que parecem cada vez mais existirem no cenário atual.  

Precisamos passar a limpo este país e excluir dos cargos de poder todos que de fato sejam culpados, após o adequado processo, evitando posturas como as do deputado Eduardo Cunha ou mesmo do senador Delcídio, ou de políticos vinculados ao PSDB, DEM, PMDB ou qualquer outro.




Dilma durante reunião com governadores no Palácio do Planalto (Foto: Roberto Stuckert Filho/Presidência)


São louváveis algumas das ações do STF referentes ao debate em questão, e ainda mais louváveis as manifestações sóbrias e coerentes como as realizadas pela Comissão de Justiça e Paz da CNBB, da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, e de muitos outros representantes políticos e da sociedade.

Nossa economia demonstra uma força surpreendente pois, apesar da paralisia imposta pelas ações e desvios políticos, nossa sociedade luta para não sofrer revezes ainda maiores, e dá sinais claros de resistência, preservando ainda muitos empregos e um parte significativa dos ganhos sociais recentes.

O que precisamos é de paz, ordem e  um esforço sincero pelo país, deixando as questões políticas e disputas para o momento e a forma correta de serem decididas, sem golpismo!