sábado, 6 de janeiro de 2018

Relembrando fatos.

Ao contrário de outros, em suas retrospetivas, que chamam a atenção para principais fatos que ocorreram ao longo de 2017, nós preferimos e noutra linha, até por já estarmos em 2018 e muitos fatos importantes já se aproximam, e precisamos atuar para esclarecer tudo o que antecede e pode influir nas vidas de muitos brasileiros, de forma substancial.

O cenário político, econômico, social e jurídico atual, tão conturbado, cheio de incertezas e medos, tanto quanto de mentiras, retrocessos, mudanças ruins, injustiças, perseguições e destruição dos serviços públicos, com desemprego, insegurança, violências, concentração de renda e poder em mãos de poucos privilegiados, na justiça, no governo e na economia, entre políticos, juízes, militares, empresários, ruralistas, especuladores, banqueiros, poderosos da mídia, parcela da "elite" da sociedade, que lucram com o caos criado no país, com ajuda de águias e predadores internacionais, ávidos por uma sociedade submetida.

Logo cabe lembrar, em 2013 e 2014, um plano nefasto foi implementado com mais força, e resultou nos golpes sucessivos que vemos e ainda veremos, onde os prejudicados são o povo e o país, mas também os fundamentos de uma nação forte, justa, democrata e voltada para o bem de seu povo, e sua afirmação entre os povos com altivez. Para isso os que estão no poder, ajudados por traidores e predadores nacionais e estrangeiros, agem.

A imagem fala mais, sobre os "poderosos" atuais -
 imagem obtida no sítio Diário do Centro do Mundo - DCM

Sugerimos ler o que publicamos aqui mesmo em 2014. A queda da presidente Dilma, teve um papel importante na ascensão do projeto rejeitado pelo povo nas urnas, e hoje é conduzido para prejuízo de todos, e pressiona para transformar mais ainda, e para pior, as já precárias condições de vida dos brasileiros, algo que implica em retiradas de direitos, reformas catastróficas, justiça parcial, opressão, imposição da miséria, pilhagens dos recursos e riquezas, desmonte dos serviços e estruturas públicas, e para tirar a possibilidade de reversão de um projeto tão destrutivo, perseguir, julgar sem justiça, política e publicamente com base em farsas, àqueles que podem encarnar e representar as esperanças dos brasileiros, como o Lula, fraudando processos, mesmo eleições para isso.

Esta postagem foi emblemática!


Mas também é bom ver o que foi dito e mais recentes, que acabam ratificando o que falamos em abril de 2014, ou em outros meios e publicações, algumas restritas a um grupo pequeno de pessoas, onde alertamos que as incertezas políticas e partidárias, e de projetos e ideias, seria sensível e maior em 2018, com riscos maiores para todos e para o Brasil, algo dito ainda no final de 2013 e início de 2014, além de outras partes de nossas ações em um proposito universal e pautado em valores maiores.

Vejam também as publicações do fim de 2017!






Na esteira dos fatos para 2018, urge tratar três grandes aspectos interligados, importantes, para não fundamentais,  e necessitam de mobilização e empenho do povo, e desde já, pois deles vão ocorrer muitos outros que podem agravar ou trazer solução para os problemas do Brasil, até pelos personagens centrais.

O primeiro, e desde já deve haver maior pressão popular em prol de um julgamento justo e de um processo mais transparente e sustentado em provas, não em denuncismo sem provas ou achismo de juízes, ou mesmo manobras de alguns até corruptos, que tentam atingir um líder como Lula. O TRF4 como alguns dizem: não pode ser instrumento de políticos e seus interesses para 2018 ou sobre a ampliação de nossas misérias.


O segundo aspecto a tratar desde já é assegurar mais justiça, é fazer valer a Lei, e investigar graves denúncias que podem expor manipulações e crimes, parcialidades e comportamento que podem ter causado graves prejuízos ao povo e ao país, tanto nos episódios que envolvem pessoas ligados ao juiz Sérgio Moro, e o mesmo, como no caso do senador Aécio Neves, acusado de vários crimes e blindado no STF e no Congresso, como também no caso de suposto envolvimento de Temer e desvios no Porto de Santos. Algo que envolve outros políticos e personagens duvidosos.

Ante o silêncio do CNJ e do STF uma CPI vai investigar Moro. - Brasil247 01.09.2017

E na CPI surgiu acusações a serem apuradas! Ao menos deveriam.

Carta Capital:Temer pode se afogar no Porto de Santos. - Brasil247 06.01.2018

Porto de Santos, Temer vai se afogar? - Imagem Brasil247

Temer quer mudar a Constituição para se blindar contra denúncia por crime fiscal - El País 06.01.2018

E por último é mais que urgente barrar manobras de Temer e seus associados no intuito de impor um reforma previdenciária desastrosa para o povo, e para tanto eles não medem ações nocivas, com supostas compras de votos de políticos e aliados, estouro de orçamento, imposição de cortes e políticas recessivas, que agora exige mais recursos públicos para um dreno/ladrão, que prejudica o país e trás margem para tentativas de mudar regras de endividamento do Estado, para usar dinheiro e agradar políticos pro-reformas, mostrando ainda mais o golpe dado em Dilma e no povo, a pretexto de pedaladas e responsabilidade fiscal.

Por tudo isso lute contra mais esse golpe, vá as ruas!


quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Insegurança jurídica e o caos social - Parte II

Continuando a exposição sobre as grandes contradições do judiciário.

Grandes distorções e verdadeira afronta a Constituição, vemos em decisões como no caso em que o STF livra o senador Aécio Neves, com uma manobra que transformar um grupo de corruptos no Congresso em intocáveis, quando transfere a decisão sobre prisão e processos para seus pares, igualmente indiciados ou suspeitos. É compactuação!
Justiça brasileira nivela-se aos tãos comprometidos políticos, repudiados pelo povo.
Parelamente privilégios e impunidades estão mais claras, juízes agindo à margem de leis, acusados de abusos e crimes, como o juiz Moro, acusado de irregularidades por advogados e o espanhol Tacla Duran em depoimentos e anúncios públicos, sem que nada seja feito para apurar as supostas denúncias. Também no caso das denúncias sem provas e condenação baseadas em suposições como atribuídas ao julgamento de Lula da Silva.  
Fatos cada vez mais nítidos e que demonstram supostas parcialidades no judiciário. Onde políticos tucanos e aliados de Temer recebem tratamento diferenciado e se livram de ações, algumas das quais muito bem fundamentadas em provas. A celeridade do TRF4 no caso Lula e as inúmeras manifestações de desembargadores, algumas estranhas, são um sinal que há algo errado, dizem juristas, com possibilidade de injustiças e perseguição.

Os casos geram muitos questionamentos legítimos!
A omissão em necessária investigação de uso de recursos públicos de forma irregular, para proteger o mandato de Temer, denunciada até por militares graduados, como general Mourão, políticos e segmentos sociais, é algo grave. Ainda mais com suspeitas que surgem em relação a conduta da PGR Raquel Dodge e do diretor da PF, após recentes declarações, ou mesmo posições como as do ministério Gilmar Mendes, preocupantes.

Após decisão do STF, Senado deve decidir futuro de Aécio. - Correio Braziliense 12.10

Alerj decide revogar prisão de deputados - Uol 17.11

Para além de tudo isso, a decisão do STF que permitiu um conluio político que protegeu Aécio, fez escola, e no Rio de Janeiro, exemplo de caos e violência, representou uma salvaguarda a criminosos da política condenados no TRF, e expôs o custo de decisões para agradar e proteger políticos corruptos. A coisa escancarou, e mostra a justiça distorcida em curso.

Se a coisa continua assim, justiça desacreditada e violências atingindo o povo, é uma triste e perigosa combinação para o país.

Com novas regras Justiça do Trabalho condena ex-bancária a pagar R$ 67 mil ao Itaú - Brasil247 13.12

Justiça libera propaganda do governo sobre reforma da previdencia - EBC 04.12 

E o que se sucede no âmbito da Justiça do Trabalho, com decisões polêmicas e ruins para muitos. Sinais como os que levam a perceber que a Reforma da Previdência, vai preservar injustiças e privilégios que Temer com a ajuda do judiciário omite do povo enganado.

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Insegurança jurídica e o caos social - Parte I

Não é exagero, há muitas razões para tal afirmação, e não se trata das muitas decisões controversas em tribunais superiores, como STF, TSE, e TRF's e tribunais de primeiras instâncias, onde processos e sentenças se afastam das leis e da Constituição Federal, e causa medo ou revolta, insegurança e injustiças, a exemplo da citada parcialidade da Lava Jato que restringe-se a uma alegada perseguição, como no caso Lula, e no STF com posições e condutas estranhas no mínimo, seja em decisões como a suposta irregularidade na nomeação de Lula a ministro travada no tribunal, e liberada em caso ainda mais grave na discutida gestão Temer, e na blindagem do acudado e atual ministro Moreira Franco, alvo de denúncias consistentes e muito sérias.


Situações tão evidentes e deploráveis, que geram episódios como os recentes embates entre ministros Gilmar Mendes, e ministro Barroso, nas ações tidas por parciais no CNJ, ou em acusações não apuradas que expõem alegadas irregularidades do juiz Moro e pessoas próximos a ele. No conjunto da obra, o que fica é a sensação de que a justiça está a serviço de alguns, e tem pouco respeito pela sociedade e pelos direitos dos mais simples. E se incluirmos os numerosos casos questionáveis, processos que envolvem irregularidades em tribunais de contas e seus membros, ou desvios do sistema jurídico que em muito contribuem para violências e impunidades, que colaboram também para situações caóticas para sociedade, como no Rio de Janeiro, algo impensável e inaceitável.
Mas não é nessa direção que vamos expor a insegurança jurídica que se instala, e tem o poder de a longo prazo trazer ou criar uma situação de desequilíbrio social. Nós nos referimos ao clima de ampliação de conflitos e precarização de sistemas de proteção aos trabalhadores, com violenta e ilegitima retirada de direitos por meio da Reforma Trabalhista proposta por um governo imerso em acusações de corrupção, e aprovada na forma da Lei 13.467/2017, que entra em vigor em 11.11.2017, alterando forte e negativamente muito do que há na CLT - Consolidação das Leis do Trabalho, e nas relações de trabalho, intervindo nos processos e poderes de tribunais do trabalho de forma inconstitucional, como apontam juízes, MPT - Ministério Público do Trabalho, e especialistas/juristas, e que seria fruto de negociatas entre governo, políticos e elites, para impor retrocessos e perdas irreparáveis aos trabalhadores, com apoio e conivência de grupos empresariais nacionais e internacionais, e parte da mídia brasileira, sustentada com verbas públicas, para influenciar a população, exaltando "ganhos sociais" que são duvidosos ou mentirosos, onde o lema é: piorar para em poucos os lucros concentrar.
Os fatos são cada vez mais estarrecedores, com falsos pretextos de regulação do que não tinha previsão legal, de gerar empregos, ainda que sem garantias dignas aos trabalhadores, e de uma pseudo modernização, das relações de trabalho e da justiça, criaram um monstro para agradar patrões e financiadores de corruptos, praticantes de abusos e contumases descumpridores das leis, que costumam ignorar a Constituição, Código Civil, leis fiscais, Código do Consumidor, normas trabalhistas, OIT e a CLT. Com isso se estende o golpe político ao âmbito do direito e da justiça, destruindo de forma ilegal, já que a nova lei fere muitos princípios do direito e cria aberrações que atentam contra doutrinas, práticas e fundamentos conquistados e consolidados a duras penas, de tal forma que vai gerar instabilidades jurídicas e sociais de difícil reparação e superação.

Reforma Trabalhista é inconstitucional segundoa Associação Juizes para a Democracia - RedeBrasilAtual - 11.07

Reforma Trabalhista é inconstitucional e vai gerar guerra jurídica - CUT 12.07

Há uma desastrosa transformação em curso, também no judiciário, onde alguns setores e figuras representativas, abandonam os fundamentos morais e éticos construídos ou vigentes, em favor de um utilitarismo funcional a serviço de segmentos privilegiados do poder político e econômico que comanda as mudanças que degradam as condições sociais ainda mais, e geram desconfiança e descrédito ao judiciário, que se agarra cada vez mais ao poder de coerção que detém, para manter um respeito já distante do direito e da verdade, e todos os valores que constituem a Justiça, não mais visto em alguns juízes.

Imagem - Agência Brasil 

Oposição pede saída do presidente do TST - Brasil247 09.11

Infelizmente vozes ainda que minoritárias na Justiça do Trabalho se prestam a ideologias políticas e partidárias, e a interesses de uns poucos. Nada novo, juízes iníquos, justiça parcial a serviço de poderosos, julgamentos injustos, estão presentes nas sociedades desde os primórdios, e indicam degradação moral de povos e nações, como também relata a Bíblia (enquanto conjunto de textos edificadores da ética e da moral), a exemplo de Lucas 18:1-8  ou dos Salmos 81 e 93 .
É o que fica evidente em documentos muito oportunos como o que foi divulgado pela ANAMATRA - Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho, órgão que representa os juízes do trabalho, e que aponta inúmeras ilegalidades e violações constitucionais, que são parte da nova legislação, e que não deve ser ignorada e poderá ajudar nas decisões a serem proferidas por magistrados a partir do dia 11, por meio de interpretações legais e mais próximas de fundamentos e princípios legais consolidados, e não segundo um texto repleto de vícios e desequilíbrios, como na lei aprovada e "vendida" por "poderosos". Vejam o que diz o documento e outros pareceres ou manifestações.

Reforma Trabalhista é injusta e inconstitucional afirma ANAMATRA

Fica clara a necessidade de enfrentar as ilegalidades da reforma, e ainda que se alegue que o não cumprimento da nova lei por muitos magistrados e membros do judiciário, na verdade se constitui em ato protetivo previsto na legislação e na Constituição Federal, que precisa ser apoiado pela população e entidades e sindicatos, dentre outros expoentes e representantes dos trabalhadores e da sociedade brasileira.

Referendar ações como as da ANAMATRA, OAB, MPT e outros, denunciando a ilegalidade e inconstitucionalidade, e divulgar argumentos e bases que sustentam tais interpretações, estimular e apoiar a criação de um ambiente propício aos julgadores que se dispõem a não se deixar levar por um texto legal viciado como o da 13.467/2017.

E para além disso organizar e por em prática uma luta dos trabalhadores por seus direitos! Incluindo protestos, conscientização da sociedade, articulação de entidades e ações, e uma forte e continuada denúncia dos políticos que votaram pela aprovação da lei.

Como os partidos votaram nas principais reformas do governo - NEXO 05.05

Reforma Trabalhista saiba como votaram os senadores no plenário - Carta Capital 12.07

Que os juízes do trabalho valorizem o conjunto de leis e a autonomia construída antes da Reforma Trabalhista, dando esperança e dignidade aos trabalhadores. 

domingo, 22 de outubro de 2017

Vergonha e mais vergonha!

Diante de tudo que temos visto, o que nos resta como brasileiros, minimamente coerentes e honestos: é repudiar o desgoverno que vive o Brasil controlado por corruptos e bandidos de toda sorte, amontoados nas muitas esferas do poder, no Congresso, no Planalto, no STF, no MPF, nas instituições em toda parte e de muitas tristes formas, organizados entorno de seus interesses e lucros nocivos ao povo.

Associados a outros igualmente maus, figuram políticos, administradores, empresários, juízes, promotores, advogados, banqueiros, jornalistas, ruralistas, policiais, militares  e outros criminosos, que dilapidam e se apropriam de nossos recursos, juntamente com outros nacionais, como os barões das mídias, alguns falsos religiosos e elites sujas, assim como especuladores e estrangeiros. Todos atuando deliberadamente contra o povo e o Brasil, revivendo um passado de submissão, subdesenvolvimento, escravidão e medo.

Vergonha e mais vergonha nos causam os rumos que pretendem para o Brasil!

Algo nítido e que já denunciamos aqui, ou em outros meios e oportunidades, e que como já dissemos será mais grave e doloroso. Mas que fica mais claro nos atos de auto proteção dos membros da "QUADRILHA QUE TOMOU CONTA DO PAÍS", como disse o financiador dono da Friboi e outros. Tudo com a ajuda e colaboração de muitos, como se apontam em decisões do judiciário, na Lava Jato ou outras ações segundo parte da mídia ou em posturas e decisões no STF, como recentemente vimos.

Gilmar e Aécio Neves - imagem da Carta Capital 
Relatório da PF diz que Aécio e Gilmar Mendes fizeram 38 ligações por whastapp em dois meses - UOL 21.10

PF: Gilmar falou com Aécio no dia em que deu decisão favorável a ele - Carta Capital - 19.10

Saiba quem são os senadores que salvaram Aécio Neves da perda do mandato - Revista Fórum 17.10

Enquanto no Senado os pares protegiam o mineirinho, após ajudinha de Gilmar e do STF com direito a manobras de Temer, o Brasil se enche de indignação e vergonha.  Alguém já disse que há uma quadrilha no poder, e tudo leva a crer que estava certo, e o que vamos esperar da votação do afastamento de Temer? Pelo que se vê não são apenas os amigos de Aécio na Câmara que protegem o denunciado Temer.

Suposição de que Dodge veio para salvar Temer ganha nova estatura. - Folha de São Paulo 22.10

Renan sugere que Temer e não Geddel é o chefe da quadrilha. Brasil 247 20.10

RENAN, Geddel, e Dodge, "Temer seria o chefe" - foto Brasil 247

Barganhas do diabo - Carta Caputal 20.10

Temer quer garantir seu mandato em troca de trabalho escravo - Carta Capital 19.10

A verdade bem longe do nosso judiciário. Triste para os brasileiros mergulhados em incertezas e violências crescentes, com direitos sendo ignorados ou usurpados, e juízes como partidários, a serviço de interesses escusos e de quadrilhas poderosas e no poder.

Cada vez mais ameaças ao povo e ao país, a justiça no entanto se mostra cega, surda e muda aos anseios dos justos, e repete o que diz e fazem os poderosos acusados de crimes, de forma até conivente com estes. Uma bomba relógio foi ativada para nosso futuro, e ninguém no poder quer mudar esse destino.

Jurista diz que STF se omite diante de novas violações de Temer. - Brasil 247 22.10

Tijolaço: Moro "exige" de hospital registro de visita que não houve. - Brasil 247 21.10

Zanin: Lava Jato inventou nova versão após terceira negativa do hospital. - Brasil247 20.10

DCM: juiz da Operação Mãos Limpas dá lição a Moro. Brasil 247 16.10

Lava jato ataca STF por decisão sobre afastamento de parlamentar - Veja 12.10

NO BRASIL A JUSTIÇA TEM SIDO UMA FARSA PARA SUSTENTAR INJUSTICAS! Ao se ler tais notícias apresentadas,  é o que se conclui!

Deus nos ajude a superar tão tristes momentos!

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

O que está em jogo?

Esta pergunta nos leva a muitas situações e respostas, mas em se tratando de sociedade brasileira e suas relações com o poder, estruturas e principais consequências sociais, nós podemos nos arriscar e resumir em poucas palavras e descrições.


Essencialmente, nas relações e estruturas do poder no Brasil, pouco mudou em séculos de domínio onde se alternam segmentos das elites nacionais, sejam da remota "nobreza" e as famílias tradicionais, aos grupos políticos em dado momento ligados a "elites" em geral empodrecidas de: ruralistas e proprietários de terras, e sua imensa sanha por se apropriar de grandes extensões de terras públicas, sem grande ônus, e a submeter multidões de pobres a um julgo severo em condições de escravidão ou semi-escravidão (ainda que em contratos assalariados e mal pagos, onde sobram misérias e injustiças, como é comum em muitos rincões do país), com enormes dividas sociais e financeiras, em geral não cobradas pelo Estado; ou por grupos representes de uma burguesia corrupta onde se alternam representantes de segmentos empresariais, comerciais e financeiros, onde em comum está a preocupação de usufruir de benefícios públicos, financiamentos e destinação recursos a fundo perdido, impostos diferenciados,  monopólio de setores e capitais, inversão de investimentos favorecendo castas de ricos, e uma parcela média e subserviente de tecnocratas, políticos, militares, juízes e servidores cada vez mais restritos, e comprometidos apenas com seus interesses e a manutenção de sistema político, de governo, poder e representação, totalmente voltado e permeado pelos seus representantes de pouco escrúpulos e consciência social.

Ao longo da história do Brasil essa tem sido a marca dos que estão no poder, representar interesses próprios e de grupos próximos, elites mesquinhas, concentrando riquezas, ampliando desigualdades e injustiças, impondo força e leis parciais, mantendo estruturas corruptas e corrompidas para se perpetuarem no poder, controlar e resistir a possíveis investidas no sentido de uma ampliação dos benefícios aos demais setores da sociedade, e grupos populacionais que concentram desigualdades sociais e populações injustiçadas ou excluídas das riquezas e estruturas de decisões, governo e poder, como vemos hoje.



Tais estruturas que persistem se apoiam e alimentam mutuamente, para preservar o poder em suas mãos e distante do povo (manobrado e enganado muitas vezes), e tem compromissos recíprocos entre os representantes das elites, os meios e estruturas (como mídias, Congresso, judiciário e militares, por exemplo) com os fins planejados e acordados numa espécie de pacto, sob uma falsa democracia, mantida e voltada também para atender interesses externos de grandes potências, sempre presentes e intervindo aqui. 
Assim funcionam por séculos e manipulam instituições e leis a seu favor, e raros são os momentos em que de alguma forma houve uma flexibilidade, ou certa orientação em prol da sociedade, seja com Getúlio Vargas, para atender interesses do sistema imposto na ocasião, ou no efêmero governo João Goulart, altamente combatido pelos ricos, ou agora na recente era petista, com Lula e Dilma, e a maior distribuição de renda e inclusão social vista num governo de raízes populares, e que pretendia uma suposta conciliação de classes no Brasil, afastando os riscos da crescente degradação social e econômica que assistimos novamente, e pode culminar em deterioração plena e numa indesejada convulsão social iminente.

As malas de Geddel com 51 milhões escondidos em apto em Salvador BA - BBC 

Dinheiro de Geddel ser lícito é "hipotese remota" diz juiz - Veja 08.09

STF libera audios que podem anular delação de Joesley - Exame 06.09

É assim que está dividido o poder e o governo do país, no legislativo grandes proprietários de terras tem ou fazem seus grupos de deputados e senadores, votam e pressionam como lhes interessa, também possuem suas bancadas os banqueiros e sindicatos de industriais, ironicamente, são alguns dos supostos representantes do povo, grandes empresários afortunados, como os senadores Eunicio Oliveira e Tarso Jereissati, ou ruralistas como Ronaldo Caiado,  só para citar alguns, essa mesma representação é vista em outras estruturas, temos por exemplo o banqueiro e empresário Henrique Meireles no comando da Fazenda. Para piorar há ainda muitas questões regionais que transformam o Nordeste e o Norte do Brasil em locais esquecidos, e para onde grandes investimentos só seguem se for para alimentar esquemas de políticos e desvios. 
Some-se a tudo a parcialidade da justiça e das demais instituições públicas, e vemos como estamos fadados ao atraso social e a injustiças, que beneficiam ladrões no poder, é só examinar as apurações e denúncias da Lava Jato, ou as que envolvem Temer, Padilha, Jucá, Geddel e seus 51 milhões, Aécio Neves, Serra, Aluísio Nunes, e outros tantos, os ministros do STF, como Gilmar Mendes, e toda farsa que derrubou Dilma Rousseff, e mantém os demais no poder.

Previsão de rombo do governo sobe de 139 bilhões para 159 bilhões este ano - Uol 15.08

Vemos essa estrutura danosa em ação, nas decisões e políticas do governo Temer e seus associados, beneficiando interesses internacionais e entregando recursos e património a estrangeiros, distribuindo verbas públicas com políticos sem vergonhas que usam para beneficiar patrocinadores em segmentos rurais destrutivos e explorador da miséria no  campo, empresários corruptos e seus esquemas de desvios e enriquecimento, banqueiros e especuladores financeiros que drenam nossas reservas financeiras e impõem juros e taxas que imobilizam o trabalhador e geram extrema pobreza. Também no perdão das dividas bilionarias destes parasitas do país, sonegadores de impostos, e da previdência, os bancos, grandes grupos empresariais, empresas de comunicação e tv's, grandes proprietários de terras e donos de grandes fortunas, constituidas sobre a enorme desigualdade até hoje imposta a maioria dos brasileiros.
Não nos esqueçamos do velho hábito de partilhar a dívida e o ônus da farra que fazem com nosso dinheiro, com os pobres e trabalhadores, através de impostos absurdos, da retirada de recursos destinados a assistência aos pobres, a saúde pública, a educação, a moradias populares, a segurança e ao transporte de massa, privatizando serviços e punindo ainda mais os necessitados. Como fazem agora no Brasil, também com a imposição de reformas como as da legislação trabalhista e da previdência, onde impõem pesados fardos a maioria dos trabalhadores e aposentados, mas poupam e fortalecem os benefícios de políticos, magistrados e membros do judiciário, militares e outras poucas castas, com salários, aposentadorias e benefícios generosos.
A questão em jogo e presente no cenário atual, é portanto a manutenção do poder nas mãos de corruptos e estruturas que dele se beneficiam, e extremamente enraizadas nas instituições e governos, como no atual governo Temer, é manter instrumentos e privilégios para poucos usufruírem, sob a proteção das leis e sistemas parciais. É por isso que Temer ainda está no poder, segundo afirmam Funaro, Joesley ou Cunha, seus ex-ministros gozam de imunidades como Moreira Franco, e tem apoio de políticos como Aécio, ou Fernando Bezerra Coelho e Agripino Maia. Também por isso os TRF's, STJ e STF, TSE e TCU, silenciam ou são vistos e acusados de parciais como o MPF e outras instituições, vez outra mencionados em gravações  como no suposto esquema que envolveria o juiz Moro.
Não se trata de combate a corrupção, de limpeza das instituições e desmantelamento de esquemas nocivos em partidos, governos, instituições públicas e privadas, pessoas, entidades, e suas respectivas punições e cobranças, isso está evidente. Usa-se de mentiras e acusações sem provas contra alguns, premeiam outros por mentir ou esconder as verdades, como está claro nas declarações de Delcídio Amaral, desmascarado, direcionam acusações e julgamentos parciais e ilegais, fazem campanhas midiáticas, suprimem direitos, omitem acusações contra grupos criminosos, ou votam contrariando o povo como tem feito o Congresso, com denúncia contra Temer e nas reformas, e assim protegem interesses de alguns que lucram com o país sem rumo, e com abrupta troca de comando que culminou em rombos nas contas públicas e muitos acusados de desvios, esquemas de corrupção no topo do poder, com o golpe.


quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Violência e miséria em toda parte.

Não é letra de música ou retrospectiva de um passado distante, mas uma realidade cada vez mais próxima de nós brasileiros, não importa onde estejamos, somos afetados.
Devemos isso em grande parte, a rápida degradação social e econômica do país, muito impulsionada por um governo cujas ações favorecem a castas, ricos, elites, segmentos privilegiados da economia e poderes, poucos que aliados e misturados a politicos inescrupulosos, bandidos e corruptos, comandam esquemas e governam o Brasil ao lado de outros denunciados, como no governo Temer, com a omissão ou cumplicidade de membros do judiciário e outras esferas institucionais.

Governo apavorado: votação do rombo fiscal mostrará base desconjuntada - Brasil 247 30.08

Especialistas dizem temer impacto social das reformas trabalhista e previdenciária - Senado Notícias 28.08

Com a destruição dos instrumentos de amparo e apoio social criados na era petista, e com a retirada de direitos e garantias dos cidadãos brasileiros, como impostas hoje, com destinação de recursos para lucros especulativos, para banqueiros e especuladores no mercado financeiro, com desvio de verbas para contas no exterior, e manutenção de um sistema político de corrupção e compra de votos e "apoios" no Congresso Nacional, para auto preservação e proteção de acusados de crimes que ainda se sustentam no poder, nós caminhamos para o fundo do poço com um déficit no orçamento de 159 bilhões, e a certeza de mais desemprego, abandono, injustiças, violência e miséria em toda parte.

Com Brasil quebrado Temer se hospeda num dos- hotéis mais caros do mundo - Brasil 247 30.08.2017

E o que vem do governo Temer são mais sinais de aperto e destruição do tecido social, também com o comprometimento do nosso futuro destruindo reservas e patrimônio do povo, com danos sociais, econômicos, e ameaças a soberania e ao meio-ambiente, e a paz. 

Agora querem entregar todas nossas riquezas e potencial aos predadores estrangeiros!

E nosso sistema jurídico e legal, parcial e injusto, colabora com os atos criminosos deles.
-----------------------------------------------------------------------------

Rotinas de medo e violência em Pernambuco

Lula relaciona violência em Pernambuco ao aumento da pobreza - Rádio Jornal 25.07

Em Pernambuco a violência é absurda, e a miséria faz-se presente na capital e em muitos outros pontos, diante de um governo estadual sem iniciativas e paralisado, onde a ação de instituições de proteção social ou segurança, como a PM, são cada vez menos vistas e deficientes, desestruturadas, e no caso da segurança pública, asfixiada pelo crime e pela a violência, a qualquer hora e em qualquer lugar.

Um exemplo, acumulam-se pelas calçadas e marquizes, praças e ruas do Recife, pessoas em situações de miséria e vulnerabilidade, juntos com criminosos e viciados, vivendo em condições horríveis, e no caso dos últimos, cometendo crimes e violências impunimente em locais como a av. Guararapes, Praça do Diário, av. Dantas Barreto e imediações, com arrastões, assaltos e agressões, e ameaças a pessoas em paradas, a ambulantes e a transeuntes com uso de facas e outras armas, e geralmente agindo em grupos, sem serem incomodados por policiais e causando pânico na cidade, já assustada com os recordes de assassinatos e roubos a ônibus, dentre outras violências.

Para exemplificar, dia 28.08 pela manhã as 09:20, um sujeito nitidamente drogado com uma faca enorme nas mãos, ameacava investir contra vendedor de cachorro quente ao lado da agência da CEF na av. Guararapes, depois segue com faca pela rua e beco lateral a rua Nova na direção da Praça do Diário, ameaçando pessoas e pondo muitos para correr a procura de lugar seguro, sem que houvesse um único policial para coibir sua ação.

Há poucas horas, por volta das 18:40 do dia 30, entre os cruzamentos da av. Guararapes com a av. Dantas Barreto, um suposto cidadão, segundo apuramos no momento com taxistas e com ambulantes, teria reagido a investidas de viciados, criminosos e prostitutas da pracinha, e em meio a agressão recebeu vários golpes de faca de alguns num grupo de ao menos cinco elementos, 2 mulheres e 3 homens com cerca de uns 20 anos, e não foi morto por intervenção dos taxistas e da viatura de polícia que chegou no local. 

O estranho foi a ação da PM, abordou a vítima esfaqueada ainda que os ferimentos fossem superficiais, e não fez nada com os agressores apontados, presentes e ainda ameaçando o senhor, com palavras do tipo: "vai morrer", "tua sorte foi os homens", "ou o bagulho é louco e quem manda aqui é nós", sendo que uma das mulheres chamava palavrões e uma grávida escondeu uma das facas usadas para ferir o sujeito. A polícia não fez nada com os tais que gritavam em via pública, e pois o ferido no camburão conduzindo não se sabe para onde deixando alguns indignados com à cena e os fatos que vimos parcialmente. Na foto um dos agressores seria a mulher de bustier após o sujeito de bermuda com camiseta verde, que também estaria com o grupo de agressores da Praça do Diário, mas não era o que estava mais exaltado e gritando ameaças após as agressões.

Agressões e facadas na Dantas Barreto -
Recife 30.08 - foto José Dilson 

Imagens da violência em Recife em via pública, a foto inferior tirada após chegada da PM.

Rapaz de camiseta verde e mulher por
trás dele na parte superior da foto, estavam
com agressores que esfaqueram homem
na Dantas Barreto em Recife.
foto: José Dilson 30.08.3017

domingo, 6 de agosto de 2017

Brasil e Venezuela, o que dizer?

Algo em comum aos dois povos, crises, incertezas, violências, povo em situação difícil, governos acusados de corrupção e crimes, países fora do trilhos e sob fortes interferências internacionais, e ameaças que turvam o futuro dos mais simples.

Assembléia constituinte toma posse na Venezuela - G1 04.08

Presidente Maduro celebrando - Imagem da BBC

Na Venezuela parcela significativa entre os mais simples, ainda se senti representada por Maduro e seus aliados, e há sustentação de poderes e estruturas por importantes segmentos e instituições. E apesar de todos os ataques, lá o governo ainda resiste as manipulações e ameaças de opositores, internos e externos, alinhados num projeto de desestabilização do país, para impor seus interesses e agendas, como no Brasil onde direitos e poderes são retirados da população, e poucos apropriam-se de riquezas e recursos para benefício das elites e transnacionais.

Na Venezuela a perceção do que representavam as interferências eram mais nítidas, e as investidas antigas frustradas a tempo, deixou governo e apoiadores, mobilizados, atentos e aptos a lutar e resistir, enquanto no Brasil vivemos um período de despolitização e apatia, com uma promiscuidade latente entre governos, mesmo progressistas, com políticos, empresários e elites corruptas ou corrompidas, num "pacto" nacional recheado de mentiras, traições, crimes e riscos ao país, disfarçados pelas mídias e seus barões. 

Irremediavelmente os venezuelanos vão entrar num período de mais dificuldades, dores e lutas não vão faltar, sem garantias de reconciliação entre segmentos sociais, ou de vitórias de um projeto soberano e comprometido com o bem estar do povo e com o país. Contudo eles lá já tem acumulado experiências  e lutas por uma Venezuela mais justa, e não dão sinais de que vão permitir que ocorram perdas como no Brasil, onde segundo afirmam as denuncias contra Temer e outros personagens do "nosso" governo, dando contas de uma quadrilha no poder, e um governo de corruptos governando para si e para elites, dilapidando riquezas, aumentando concentração de riquezas e poder nas mãos de poucos, que condenam pobres a situações miseráveis, e ainda comprometem nossa soberania e o futuro de gerações de brasileiros.

Camara vota arquivamento de denuncia contra Temer
 Imagem Campo Grande News

Maia parece lamentar não ter derrubado Temer - Brasil247 06.08

No Brasil do golpe das elites, dos parlamentares corruptos, das instituições corporativas acostumadas a regalias e distorções, onde despontam marajás e intocáveis, como no judiciário em suas diversas instâncias, tornando parte destes muito ricos potentados, que surfam no aumento das injustiças, e no confisco do dinheiro público para seus projetos. Vemos espetáculos deprimentes, como no afastamento da presidente Dilma, nas investigações e julgamentos parciais da Lava Jato, onde a blindagem dos atuais governantes e aliados, é visível, ou em decisões do STF a proteger grupos criminosos como o do mineirinho. Cenas de horrores são comuns como nas votações compradas no Senado e na Câmara, com a finalidade de retirada de direitos do povo, desmonte dos serviços públicos, e para desviar recursos sociais para ricos, transferir riquezas para estrangeiros, e garantir permanência de bandidos e esquemas em plena atividade. Alguém viu a votação da denúncia contra Temer, ou os episódios de negociatas que antecederam o show do dia 02.08.2017?
Temer prepara outros ataques ao povo, entrega o que esperam poucos poderosos daqui e de fora, disfarçadas em atos, em reformas que são cruéis. Teto dos gastos públicos impedem despesas com saúde e educação, moradia e segurança, assistência social e tudo que o povo necessita, mas não impedem que Temer distribua bilhões a políticos acusados ou suspeitos de muitos crimes. Reforma trabalhista regrediu leis ao ponto de tirar a segurança do trabalhador, e permitiu submeter muitos ao trabalho escravo ou degradante. Sem falar de outras tantas onde o povo perde, esses ainda ameaçam o futuro do país, com ataques a previdência e a possibilidade de uma reforma política que consolide o poder nas mãos de ladrões, num parlamentarismo marcado por falsos representantes que se vendem sempre, e usurpam do povo seu poder e seus bens.  Um governo ditado por deputados como os que barraram as denuncias contra Temer, imaginem que futuro ruim podemos ter.

O problema é que entre os que podem organizar uma resistência entre os brasileiros, há muitas divergências e confusão, e mesmo após tantas perdas e ameaças, apostam num novo acesso iminente ao poder, como se os golpistas tivessem dispostos a largar o poder, tranquilamente e correndo o risco de ver desmoronar suas apostas e esquemas, que na surdina e com apoios nefastos, construíram e colocaram em prática, projetando suas atitudes para um longo período de nossa história. Desconhecem o que muitos alertam e alertavam, que está em curso e é composto de muitos episódios como o caos no Rio, e o compotamento do STF e de nossos congressistas e governantes. Leis e regras mudam para acomodar-se aos interesses dos que comandam e integram o projeto nocivo posto em andamento no Brasil.
Irremediavelmente caminhamos para situações parecidas com as da Venezuela, e não faltam sinais no campo, com massacres e injustiças, também contra índios, com o aumento da pobreza e das mazelas sociais, violências como nas ruas daa grandes cidades, São Paulo, ou mesmo no Rio de Janeiro, laboratórios de abandono social e repressão militar do Estado, em locais onde o povo é submetido a violências das instituições públicas e de organizações criminosas que medem forças e disputam entre si.

Temer confessa procuradora vai abafar Lava Jato - Conversa Afiada 05.08

Uma panela de pressão quase chegando ao limite de explodir, e para qual devemos estar prontos para tal, e para o dia seguinte, de forma estruturada e organizada, ainda que seja difícil ou improváveis tais situações. Os freios que retem uma reação do povo, a cautela, o receio de mais perdas individuais, ou a esperança de mudanças boas em breve, cada vez menos tem efeito sobre mais e mais pessoas, e o crescente da temperatura segue em curso, com outros tantos alheios a essas dinâmicas, e sem compreender a extensão e riscos das violências presentes e intensas, que podem arrastar todos.

Chefe do TRF pressiona pela condenação de Lula - Brasil247 06.08

Vai dar merda com Michel diz cunha a Henrique Alves em mensagem - G1 05.08

Brasil e Venezuela tem muito mais em comum do que se pensa, também terão eventos que os farão atores de um mesmo filme relacionado as crises atuais e seus desenrolares. Onde as repressões a estágios sociais, de desenvolvimento e comando populares, são uma imposição inaceitável e indesejadas por grandes segmentos da população, e que de forma organizada ou não vão oferecer muita resistência, com os meios que dispõem.

Indignação e coragem vai mover a todos! Como a do ilustre advogado: