sábado, 12 de fevereiro de 2022

Questões profundas, tempo I


Convidamos o leitor a navegar por quatro textos que tratam de temas que exigem uma boa reflexão, e que compõem momentos diferentes de pensamentos que se interligam entre si, apresentados como tempos, I, II e III e IV.  Onde o Tempo I trata o - Nazismo, fascismo, e o perigo às sociedades; já no Tempo II - Equiparar comunismo e socialismo ao nazismo, é má fé; e na sequência o Tempo III - A destruição da educação como política; e o  Tempo IV - Relações internacionais e geopolítica, e suas influências na sociedade.   

 

TEMPO I   -  Nazismo, fascismo, e o perigo às sociedades


Nazismo e Fascismo - Diferença.com

Nazismo - TodaMatéria

Nazismo: você conhece a política disseminada por Hitler? POLITIZE 09.02.2022 

Monark é desligado de podcast após defesa de partido nazista - Congresso em Foco 08.02.2022 

 

As recentes discussões e confusões sobre liberdade de expressão, direitos de escolhas e ação política, envolvendo manifestações condenáveis de cunho nazifascistas, e reações que apontam riscos e nítidas ameaças à democracia, ao estado de direito, e mesmo à integridade física de pessoas e outros direitos individuais e coletivos dos brasileiros, bem como outras questões levantadas por supostos defensores de uma liberdade absoluta, e são o foco deste primeiro conjunto de reflexões que levamos à todos, e surgem à luz do triste episódio que envolveu o FLOW Podcast, protagonizado pelo influenciador Bruno Aib (o Monark), e em dado momento pelo deputado Kim Kataguiri (DEM SP), numa conversa com a também deputada Tabata Amaral (PSB SP),  que repercutiu bastante negativamente nos últimos dias, dada a gravidade e teor da conversa.

Não é mero erro, defender expressões nazifascistas, é estimular ódio e perseguições, violência e mortes. É crime sim, e não temos que ter tolerância.

 

Campos de concentração nazistas - Wikipédia

Kim Kataguiri se desculpa após fala sobre nazismo em podcast - Último Segundo 11.02.2022 

 


                        Hoje na Segunda Guerra,  A rendição do 6º Exército alemão em Stalingrado

 

Talvez por ser tão impactante os fatos, é que o deputado Kim Kataguiri se apressou a pedir desculpas sobre a sua afirmação de que a Alemanha "errou" ao criminalizar o nazismo e esquecendo o que na prática representa as suas palavras, uma dissociação das ideias nazistas e dos atos que mataram milhões, principalmente entre judeus (não necessariamente em batalhas na 2ª Guerra Mundial, mas em perseguições indiscriminadas e submissão a métodos irracionais de extermínio),  o que pode lhe causar uma justa cassação de mandato (com fortes articulações na Câmara Federal neste intuito).

 

Monark e responsáveis por podcast podem pagar indenização e ser presos por apologia do nazismo, diz MP de SP; Adrilles é investigado - G1 SP 10.02.2022

 

Monark é desligado do Flow Podcast após fala sobre nazismo — Foto: Divulgação
Foto divulgação influenciador Monark -  Reproduzida do portal G1


Justiça dá 48 horas para Flow retirar falas nazistas de redes sociais ... - UOL 10.02.2022

 

Trechos da fala de Monark no podcast são um ultraje a vítimas do nazismo, aos novos alvos de neonazistas e aos cidadãos minimamente conscientes do que representa defender uma forma de ação baseada em ódios. Diz o falastrão:

  • Monark: “Eu acho que o nazista, tinha que ter o partido nazista reconhecido pela lei”. " A questão é, se o cara quiser ser um antijudeu, eu acho que ele tinha o direito de ser.”

 

Resumidamente em vários trechos das conversas no podcast, há muito mais que erros ou equívocos de um polêmico influenciador e um dos seus convidados, com uma defesa aberta de uma postura de total liberdade de expressão, que nas suas afirmações e confusões "filosóficas" incluía clara apologia ao pensamento e atos nazistas, ignorando consequências e riscos de tal conduta, e que em alguns trechos foram reforçadas por intervenções do deputado Kim Kataguiri. Aliás lembremos que durante a ocorrência do nazismo e do fascismo na Europa (na primeira metade do Século XX), especialmente na Alemanha e Itália, o uso das mídias e meios de comunicação existentes, eram comuns para propagarem ideias perigosas aos regimes democráticos e fortalecimento do nazifascismo, com as sociedades levadas a uma série confusões, quanto ao propósito dos defensores de tais ideias, e ao uso inicialmente de meios legais e das estruturas de estado para fins que possibilitassem a ascensão de tiranos e criminosos, que resultou em tragédias e no Holocausto. 

 

 

                                           Vídeo da Fundação Padre Anchieta, Arquivo Especial


                                  Episódio de Hoje na Segunda Guerra Mundial, dia 02 de Abril

 

O Tribunal de Nuremberg - YouTube

 

Organização política e propaganda Nazista no Brasil (1930-1945): O Nazismro tropicalizado - Ana M Dietrich - BibliotecaDigital TSEt

A "Solução Final": Uma Visão Geral - Enciclopédia do Holocausto, Holocaust Museum (USHMM.ORG) 

Holocausto - Pelo menos 1,1 milhão de judeus foram mortos em Auschwitz ... - UOL Educação 

75 anos da derrota do nazismo e do fascismo - Brasil de Fato 12.05.2020 

 

Todas as dores provocadas pelos atos e ideais nazistas ou fascistas, foram decorrentes de mentiras elaboradas, de atos concretos (de extermínio) e  associações de pessoas e grupos sociais (alinhadas a  pensamentos), segmentos que em dados momentos se apresentavam como integrados ao sistema democrático, e com falsas pretensões de liberdades e construção de um estado desenvolvido e forte (sobre bases ruins), dentre outras defesas, disseminadas em meio as significativas  manifestações de ódio, violências, discriminações, e planos de subjugar povos e outros grupos sociais como meio de dominação e poder (que originou a chamada "Solução Final"), mas ainda assim, de enganando ou escondendo parte dos meios trágicos que usariam (mortes em câmaras de gás e outros meios cruéis), mesmo o quanto afetariam negativamente os próprios supostos beneficiários das "transformações" que tais criminosos trariam, não só as suas nações e povos (como na posterior destruição da Alemanha e da Itália, e submissão à tutela internacional), fazendo de seus atos perversos, instrumentos e parte das estruturas políticas, sociais e de governo (dentre muitas contaminadas e usadas ao longo de suas intervenções más), que descambavam para um autoritarismo tirânico, cruel e irracional, negando e destruindo as bases das  suas democracias e de estados que pudessem conduzir a algum bem estar social (nisso, dentre outros aspectos, residem o perigo de um pensamento extremista, não tratado com a cautela e as devidas restrições necessárias, que os impedissem de semear tanta destruição que caracterizaram os atos nazifascistas e seus crimes contra humanidade).

 

Homem exibiu capacete e fez saudação nazista em vídeo Foto: Reprodução
Homem faz saudação nazista e usa capacete militar alemão da 2ª Guerras - Foto Reprodução - O Globo


Neonazismo no Brasil: relembre 12 casos que chocaram o país em 2021 - O Globo 29.12.2021 

Crimes de apologia ao nazismo crescem no Brasil nos últimos dois anos - CNN Brasil 20.10.2021

Como agem os grupos neonazistas do Brasil SUPER Abril 27.03.2018 

Região Sul do Brasil concentra cerca de 100 mil simpatizantes do neonazismo - R7 07.06.2014 

 

Tratar do tema é delicado e ainda mais em textos tão curtos quanto este, é insuficiente e não faz jus a todo mal e sofrimento causado desde então. Mas ainda assim, para além de questões relacionadas a escolhas ou opções políticas, filosóficas, sociológicas, ou de direito de expressão, as ideologias nazistas e fascistas são efetivamente dignas de criminalização e condenação, por atos resultantes e por ainda estarem impregnadas de variáveis desajustantes que aliciam muitos (especialmente jovens brancos), como a perseguição a minorias (que a época atingiam ciganos, homossexuais, etc), com persistente percepção de supremacia racial, como as nutridas na Alemanha dos anos 40 e ligadas a superioridade da raça ariana, com consequentes mortes e atrocidades, como as que foram submetidas aos judeus e ciganos (na Alemanha e em campos de concentrações em vários países), e que ainda hoje em alguma proporção persistem em ações de grupos neonazistas em partes da Europa e das Américas, ou por outras denominações que absorvem e se nutrem também dos ideais neofascistas (como skinheads, por exemplo), e agem ilegalmente como milícias e mesmo  em quadrilhas violentas, que atacam vítimas a esmo em muitas das grandes cidades, inclusive no Brasil. 


Imagem de Bolsonaro em saudação (semelhantes as nazifascistas) - Foro reprodução Poder360


Bolsonaro não é só Bolsonaro; é o fascismo politicamente estruturado, escreve Edson Barbosa...  - Poder360 01.10.2021

Ataques de Bolsonaro à imprensa aumentam 74% em 2021... - Carta Capital 28.07.2021 

Quem é o ministro nazista de Hitler cuja neta posou ao lado de Bolsonaro - Hypeness 26.07.2021 

Entrevista: ‘Bolsonaro é o populista que mais se aproximou do fascismo na história’, diz Federico Finchelstein - The Intercept 07.07.2020 

Conib repudia mensagem do governo que remete a lema nazista - DW 12.05.2020


É preciso lembrar que com a ascensão de Bolsonaro e o surgimento do bolsonarismo, há sinais muito forte de influências fascistas, nazistas, e de modos de pensar típico destes regimes, ou mesmo há situações que em muito se assemelham a forma de comunicar e agir dos contemporâneos de Hitler (ou de Mussolini na Itália) no início das suas organizações e no decorrer do tempo, com as ações de segmentos e personagens políticos e membros do atual governo, seja no discurso de viés absolutista (ditatorial, cruel), ou fortalecendo a formação ou desenvolvimento de estruturas milicianas (ou paramilitares), resultando na apologia a manifestações nazifascistas (até com retomada ou vistas em lembranças de gestos marcantes e em símbolos característicos dos movimentos), bem como na forma de tratar e perseguir ou discriminar, negros, nordestinos, homossexuais e outras minorias, e transformar negativamente as instituições e estruturas de poder e de governo, só para reforçar aspectos intrínsecos permeados por crimes, além de riscos concretos ao modelo de estado vigentes. Tal fenômeno inclusive, é visto em uma menor proporção ou de forma parecida em outros países, com ascensão da extrema direita, e de movimentos e "culturas" baseadas em gestos que chegam a minimizar ou categorizar a importância das pessoas (por sua origem, raça, credo, cor, cultura, opção sexual) sem o devido valor humano e gerando percepções deformadas sobre estas, mas quando descambam para formas mais explicitas e associadas as manifestações nazifascistas, são por muitos locais severamente condenadas e tratadas com rigor das leis, com forte repulsa social em países de maior consciência e formação cidadã.  


PF cita atuação de Bolsonaro e afirma ao STF que milícia digital usa gabinete do ódio e delegada se licencia - Folha de S Paulo 11.02.2022

Brasil: Bolsonaro ameaça pilares da democracia - HRW.org 15.09.2021 

Faz algum sentido comparar bolsonarismo com nazismo, como fez Celso de Mello?  - Gazeta do Povo 12.06.2020

'Cada vez mais humano', 'fedorentos', e 'massa de manobra': as declarações de Bolsonaro sobre os índios - Estadão 24.01.2020 

100 anos do fascismo: 'O perigo atual é que democracia vire repressão com apoio popular', diz historiador - BBC 24.03.2019 

Neonazismo: o rosto do nazismo na atualidade - Politize 05.10.2017 

  

Percebam que no contexto e na forma como ocorreu o fato no podcast, não há como dissociar as expressões do que  pode ser compreendido como apologia ao nazismo, e é falsa ou nada mais que cortina de fumaça ou dissimulação, a polêmica defesa de uma liberdade de expressão encampada por Monark e Kim, totalmente desprovida de responsabilidades, limites, e compromissos ou respeito a direitos maiores (como de escolha e eleições livres de manipulações e fake news), numa concepção ou tom absoluto, que pode e corroerá qualquer estrutura equilibrada e desejável a uma nação melhor.  No contexto usado pode-se entender que por mais absurda, idiota, que seja a concepção e defesa de posição, ela pode existir e ser tolerada (é o que defendem os irresponsáveis), a revelia de estar patrocinando ameaças ou ser uma produtora de mentiras, e mesmo que sua  existência ponha em cheque a própria manutenção do estado de direito, o bem estar das pessoas e a dignidade do cidadão e da sociedade. Isso é algo  no mínimo absurdo, é algo semelhante a alguém aceitar a existência de um câncer sem buscar meios de combater e eliminá-lo, antes que se espalhe e provoque danos maiores e a sua própria morte, apenas por imaginar ou pensar, que por este câncer ter se desenvolvido e existir dentro de seu corpo, lá pode permanecer e evoluir independente do que ao final irá provocar a quem o hospeda, ou pelo câncer é acometido e tomado.

 

Bolsonaro explora a miséria da Venezuela para encobrir a miséria do Brasil... - Leonardo Sakamoto UOL - 26.10.2021 

Bolsonaro não é nazista. Mas o bolsonarismo tem, sim, traços do nazismo - Estado de Minas 30.08.2021 

Como líderes evangélicos usam redes para apoiar ato pró-Bolsonaro - BBC 03.09.2021 

Bolsonaro prejudica mais pobres para se promover eleitoralmente, acusa Humberto Costa Fonte: Agência Senado - 17.09.2020 

A ambígua relação entre Hitler e a Igreja - SUPER Abril - 23.05.2018 

   

Triste é perceber que o nazismo e o fascismo, "nasceram" e se desenvolveram em nações com orientação cristã, que um líder sangrento como Hitler tinha e fazia de  si mesmo, a percepção de uma espécie de escolhido (um instrumento de Deus) e salvador de seu povo, e tanta perversidade e crueldade a que se seguiu a ascensão destes ícones extremistas ao poder, envolveu e contaminou muitas pessoas comuns que nada tinham haver com esses pensamentos distorcidos, e que não só neste segmento, encontrou campo fértil para se estabelecer como instrumento social e de estado, para "mudanças", "ações públicas" que foram apoiadas por "elites" sedentas de poder perdido, em meio a sociedades desgostosas, com sua cultura e história submetida a releituras equivocadas, e pessoas simples atingidas com sérios problemas sociais (fome, desemprego, humilhações e desigualdades crescentes), num ambiente adequado a mentiras e ódios, expostas as manipulações e políticas de desinformação, que serviram como estímulo a ascensão da violência e das perseguições como forma de construção de uma nação, uma ilusão sombria e maquiavélica produzida por inescrupulosos líderes.

 

Estudo acusa alta global do autoritarismo e cita Bolsonaro - DW 10.02.2022 

Brasil tem 14,4 milhões desempregados e taxa de desocupação de 14,1%... - Poder 360 31.08.2021 

O método Bolsonaro: um assalto à democracia em câmera lenta - El País 18.07.2021 

O que é um miliciano e por que a família Bolsonaro é associada a esse termo - O Povo 02.06.2021 

Dez fatos que ligam a família Bolsonaro a milicianos - Congresso em Foco UOL 23.12.2019 

 

Hoje, aqui mesmo no Brasil, vemos um ambiente bem parecido, com um falso líder ou falsos líderes, agindo com posturas muito semelhantes aos fascistas da época da ascensão nazifascismo, defendendo mesmo abertamente ideias condenadas e criminalizadas em decorrência da violência extrema contra humanidade, como se fosse algo banal.  O que Bolsonaro faz no poder assusta e é perigoso, manipula as estruturas de estado para criar uma cópia ou  versão brasileira de um governo extremista aos moldes do nazifascismo, manipula a boa fé de alguns cristãos (com lema ou frases inspiradas nos nazis, e às vezes usando Deus), defende abertamente ideias discriminatórias contra nordestinos, homossexuais, indígenas e outras minorias, falou abertamente em matar adversários (30 mil segundo ele), é simpático e próximos a figuras e grupos milicianos e de extremismo, com ideias paramilitares (inclusive formulou decretos favoráveis a milícias, de tendência armamentista, e a maior violência contra camponeses dentre tantos), defende privilégios e "pequenas elites", ataca instituições republicanas com frequência, além de ter forte viés ao intervencionismo militar e para construção de uma ditadura, baseada em falsas promessas e propagandas anticomunistas e antissocialistas, em desinformação e empobrecimento da cultura e da perda de educação entre a população, na precarização do acesso a economia ativa e ao trabalho formal, seguida do fortalecimento de pequenos grupos sociais e políticos, de milícias simpáticas ao seu governo, e com forte discurso de ódio nos moldes nazifascistas, tudo isso de forma até explicita e que já causam mortes, dor e miséria, como se vê de forma mais acentuada neste momento histórico (em plena pandemia), inclusive decorrente de seu comportamento negacionista reforçado por ministros e auxiliares e alguns segmentos, que de alguma forma também contribuíram para as mortes por COVID-19 e a falta de adequada atuação do Ministério da Saúde e de outras instituições sob o governo Bolsonaro, assim como contribui muito para o surgimento deste ambiente propício ao ressurgimento ou projeção de neonazistas, neofascistas e suas distorções e ideias subsistentes nos porões da sociedade (que se sentem à vontade para sair das sombras), que se materializam em atos de violência urbana contra pessoas e grupos, eventualmente, e cada vez mais intensamente.




terça-feira, 25 de janeiro de 2022

A roda girou, o que mudou?

Em alguns aspectos pouco mudou, noutros a mudança já começou, e promete ser bem intensa e para breve.


ECONOMIA


2022 chegou e na economia nada ainda mudou, tudo caminha como antes, na direção de uma grande crise que desde o último ano já se instalou, sem sinais de alívio para população mais pobre e para classe média, com preços altos, inflação, desemprego absurdo e miséria e fome aos milhares, aos milhões.

E o Guedes e Bolsonaro agindo como se nada estivesse acontecendo, ignorando mortes e dores que trazem.

Firulas e mentiras sobram, mas quem acredite que este país está bem ou melhorou, é difícil encontrar, ao menos entre quem tem o mínimo de inteligência e sensatez.

 

Bolsonaro condena 14 milhões de brasileiros ao desemprego em 2022 | Partido  dos Trabalhadores
Imagem reproduzida do sítio do PT - Partido dos Trabalhadores

 

Afinal, governo vai acabar com seguro-desemprego e multa de 40% do FGTS? FDR - Terra 24.01.2022

Brasil está no mesmo lugar de antes da pandemia, diz Guedes - R7 21.01.2022 

Bolsonaro condena 14 milhões de brasileiros ao desemprego em 2022 - Partido dos Trabalhadores 18.01.2022

Economia do Brasil está “condenada” a crescer, diz Guedes... - Poder360 30.11.2021

 

O legado do governo Bolsonaro para o trabalhador não é nada agradável! Não é uma impressão ou slogan de partidos políticos, mas a constatação em números do enorme desemprego no Brasil. É algo que afeta muito as expectativas econômicas e contamina todo resto das cadeias produtivas e de consumo, com bastante incerteza e pessimismo, dando a impressão que sob o comando deste governo não há bons sinais. 

 

SAÚDE


Rosa Weber envia para análise da PGR pedido de investigação de Bolsonaro e Queiroga por suposto atraso na vacinação infantil - G1 24.01.2022

Queiroga tenta desqualificar vacinação de crianças, mas cita estudo que aprova a imunização - RBA 04.01.2022 

 

queiroga
Queiroga, Ministro da Saúde - reprodução sítio da  RBA


Queiroga mostra a que veio, servir o presidente Bolsonaro e não ao país, isso também fica evidente em recentes declarações e ações, especialmente relacionadas ao atraso na vacinação de crianças e adolescentes contra COVID-19, que volta a ser manchete e destaque pela velocidade com que a variante Omicron se espalha e contamina os brasileiros.

A bem da verdade a falta de uma maior disposição por imunizar mais esta parcela de nossa população, reforça muito do que tem sido dito sobre a negligência criminosa de Bolsonaro e seu governo, algo que já citamos por diversas vezes e em especial quando abordamos as mortes absurdas que se acumulam ainda hoje, ou em textos nos quais relatamos denuncias e apurações que deram origem ao relatório da CPI da Covid-19, que até o presente momento aguarda por ações da PGR e de Aras, ao que nos parece muito distantes de ocorrerem.

 

Casos de subvariante da Ômicron crescem e preocupam OMS - Olhar Digital 25.01.2022

Avanço da ômicron obriga São Paulo a abrir novos leitos para Covid - G1 JN 25.01.2022

 

O número de infectados cresce assustadoramente (outra vez), comprometendo estruturas médicas e serviços de saúde, felizmente atingindo vítimas com menor letalidade, graças as vacinas, mas de qualquer forma de maneira muito grave e preocupante, ao menos para os que tem lucidez e percebem o quanto sofre a sociedade.

Mas a culpa não é só do Bolsonaro e do Queiroga, muitos governadores, prefeitos e outros líderes e homens públicos, e claro empresários e chefes de corporações, contribuíram para essa nova onda da pandemia, pois não faz muito tempo esqueceram do que causa a Covid-19 e liberaram atividades e festas com graves riscos de contaminação e propagação do vírus, não deu outra, um grave aumento nos casos de infecção pela Omicron, agora associada a outras doenças respiratórias e a Influenza, tomando feições de expansão como as vistos em momentos de pico em 2021.

Este é mais um aspecto que pouco mudou, pois as incertezas continuam, exceto quanto a eficiência das vacinas que tem ajudado a reduzir mortes e gravidade dos casos, mas não representa o fim da pandemia.


POLÍTICA


Últimas palavras de Olavo de Carvalho foram de crítica a Bolsonaro - Blog do Noblat - Metrópoles 25.01.2022

Moraes manda Bolsonaro explicar em até dois dias ataques a Lula na TV Brasil...  - Carta Capital 21.01.2022

Amigo de Bolsonaro confirma rachadinha em gabinetes da família - EM 21.01.2022 

 

Se considerarmos os episódios antidemocráticos recentes e dos últimos anos, o cenário deste início de ano aponta para mudanças importantes, e que se firmam ou vemos cada vez mais a cada dia que passa. Dentre as importantes transformações ou tendências, estão o acentuado enfraquecimento de Jair Bolsonaro e sua legião de seguidores, muitas vezes associadas a manifestações tidas como de cunho fascistas.  Essa mudança ajuda e fortalece os pilares da democracia em tempos de eleições (quando o STF tem dado sinais positivos para este fortalecimento), até bem pouco bastante ameaçada, mas ainda sujeita a aventuras golpistas (menos prováveis de lograrem êxitos), contudo capazes de perturbar a ordem e o clima de bom andamento do processo eleitora,l até mesmo a perspectiva e esperança de dias melhores em breve que parte da população ainda nutre.  Atitudes como as do ministro Alexandre de Moraes, conduzindo com firmeza as ações contra fakenews e ameaças ao STF, ainda hoje surtem bons efeitos.

 

Lula lidera a pesquisa eleitoral para a Presidência da República
Lula - reprodução do sítio Poder360

 

PoderData: Lula vai a 42% e empata com a soma dos adversários...  Poder360 20.01.2022 

Chapa Lula-Alckmin não altera chance de voto em petista, diz pesquisa Genial/Quaest - CNN Brasil 12.01.2022 

 

Por outro lado se consolida a possibilidade de Lula ser candidato a presidência pelo PT, numa chapa com o ex-governador tucano Geraldo Alckimin (sem partido), sinalizando a proposta de um governo mais amplo e de unidade, para afastar possibilidades de rejeições de importantes segmentos sociais, sejam ligados ao empresariado, a setores da agricultura e do campo, aos militares e religiosos, e outros com tendências de apoio a políticas de centro direita, fato que se for consumado, representa um avanço político no atual cenário e a possibilidade concreta de Lula se eleger em primeiro turno em outubro deste ano, e posteriormente contar com apoios necessários para seu governo.

 

Procurador pede ao TCU para que BB e Coaf esclareçam honorários de Moro - Conjur 25.01.2022 

CPI do Moro: entenda o cerco que o Centrão quer fazer ao ex-juiz - JOTA 24.01.2022 

 

A eleição, ou possível 3º mandato de Luiz Inácio, é vista por muitos especialistas como fato concreto, assim como creem outros tantos, que o ex-juiz Sérgio Moro deverá ser alvo de fortes investigações e ações judiciais por desmandos e corrupção a ele atribuídas, de foi quando juiz da Lavajato, e já se enxergam movimentos políticos significativos no Congresso em apoio a medidas  graves e até uma CPI contra Moro.  Uma mudança de cenário que vem se firmando nestes últimos dias.


 ATUALIDADES

 

'Que Deus perdoe ele de todas as maldades', diz filha de Olavo após morte ... - UOL 25.01.2022 

Olavo de Carvalho morreu devendo R$ 2,9 milhões para Caetano Veloso - CB 25.01.2022 

 

Morreu ontem o "suposto mentor" de Bolsonaro, e que foi seu ex-aliado de extrema direita, o escritor e auto intitulado filósofo, Olavo de Carvalho, que no início do governo chegou a patrocinar e indicar figuras como as do ex-ministro Weintraub. Olavo residia nos EUA e teve recentemente diagnóstico de infecção por Covid-19, mas não ficou clara a causa da morte deste polêmico personagem da política brasileira.

Conhecido por suas opiniões extremistas e discursos de incentivo a violência e perseguição aos adversários, assim como por ideias claramente conservadoras e fantasiosas, Olavo não deixou boas recordações entre a maior parte dos brasileiros (considerando-se as reações nas mídias sociais), e já não se afinava com o Bolsonaro, mas foi ativo participante em algumas campanhas e ações de fakenews nas ditas mídias sociais, como defensor do uso de armas e ferrenho negacionista, dizia que a Covid-19 era uma invenção midiática para escravizar o cidadão, uma coisa dirigida para aterrorizar as pessoas.   Para muitos não deixará saudades, e sua ausência é uma baixa entres os que propagavam discursos de ódio e preconceito.

 

www.brasil247.com -
Foto: Forças Armadas da Ucrânia (sítio do Brasil247)


Rússia não tolerará que Kiev e países ocidentais encenem provocação em Donbass, diz diplomata - Brasil247 23.01.2022 

E na Europa as recentes tensões entre Rússia e Ucrânia se acentuaram, com muitos receando um súbito agravamento e envolvimento de outras nações ocidentais. É perigoso o jogo de estratégia envolvendo EUA e OTAN, numa tentativa de impor limites ou controlar a Rússia dentro de seu território, a partir de ameaças na fronteira, algo que nitidamente não vem dando certo, e precipitou ou incentivou incursões russas há poucos anos, na Criméia e Donbass, antigos territórios ucranianos, algo que se deu desde que europeus supostamente começaram a interferir nos rumos políticos internos da Ucrânia, dando margem a um governo simpático aos seus interesses, e fora da tradicional zona de influência russa.

Não é de se estranhar que Moscou promova um novo avanço de tropas sobre áreas de fronteira próximas na Ucrânia, e isso é muito provável de acontecer para afastar tropas que possam servir a interesses da OTAN, e demonstrar um controle militar sobre a região.  Resta saber se países da Europa (Inglaterra, França, Polônia e outros) junto com EUA, estão dispostos a encarar uma guerra e envolvimento direto no conflito, algo que  para Alemanha parece não ser viável, ou se ao final, vão bradar muito, mas recuar diante de uma ação determinada das forças russos, que não parecem estar para brincadeiras, e tenham certeza, não estão. As coisas não mudam lá! A tensão no local é histórica e perigosa!

  

sábado, 13 de novembro de 2021

Aventureiros no poder

Aproveitando a pandemia, MP de Bolsonaro reduz ainda mais direitos  trabalhistas
Paulo Guedes, Jair Bolsonaro, Arthur Lira  (Foto: Bancariosrio.org,br)

 

Este talvez fosse o título mais adequado a qualquer reportagem que trate da política no Brasil, principalmente neste momento do atual jogo do poder e das consequências de suas manobras, envolvendo não só a Câmara e o Senado Federal (este último menos responsável pelos projetos aventureiros e mais próximo de seu papel revisionista e dos freios aos descontroles da Câmara e outros poderes como o Executivo, com excessos cada vez maiores), todos participes ou de alguma forma envolvidos em episódios dantescos, repugnantes, ou de graves prejuízos sociais e ao desenvolvimento de condições de superação das muitas crises decorrentes de erros e desastres propositais, na administração e comando do país, onde cada vez mais vemos o STF demandado a correções de rumos, que nem sempre é capaz de realizar ou sinalizar, para que se ajustem os caminhos e atos dos demais envolvidos nos embróglios tupiniquins, por vezes golpistas outras tantas mirabolantes e temerários.

Contudo é por não ser tão simples o cenário político, econômico, social em meio a graves crises financeiras, de emprego, e mais ainda de miséria/fome e falta  de saúde e  boas condições sanitárias, pelo tardio enfrentamento concreto a Covid19 e outros problemas históricos e antigos, também por assumir aspectos graves quando nos referimos ao conjunto de postura deste governozinho de Bolsonaro e seus apoiadores políticos (parlamentares, celebridades, políticos fisiologistas, "religiosos", especuladores, ruralistas, empresários e banqueiros oportunistas, e outros tantos aventureiros fardados, togados ou não, atores do caos para o qual há muito nos encaminhamos), não tão somente com suas desastrosas ações políticas, e supostamente criminosas como aponta o relatório recente da CPI da Covid19 no Senado (a respeito de membros do governo, outros políticos, empresários e servidores, etc),  é que os adjetivos ruins e pejorativos nos faltam, e este título acaba por ser muito brando e inadequado as suas maldosas atitudes políticas e administrativas, com reflexos negativos em todos os seguimentos e grupos sociais.

 

Lula vai à Europa e espera contrapor imagem de isolamento de Bolsonaro no G20 - Correio Braziliense 11.11 

COP-26: a ativista indígena Txai Suruí nos representa; Bolsonaro, não... - Universa UOL coluna Andrea Dip

 

Bancada do PT no Senado fecha apoio à CPI do Orçamento Secreto - Metropoles 11.11 

CPI aprova relatório e pede punição a Bolsonaro e mais 79 por crimes na pandemia - G1 26.10 

 

Senadores dizem ao STF que governo descumpriu ordem para suspender orçamento 'secreto' - G1 12.11 

Por 8 a 2, STF suspende execução das emendas de relator... . Poder 360 10.11 

 

Não é só o valor: veja o que muda do Bolsa Família para o Auxílio Brasil ... - UOL 13.11 

Com fim do auxílio emergencial, famílias vivem incerteza do Auxílio Brasil - Agora 13.11 

Bolsonaro diz que governo não tem como pagar R$ 90 bi de precatórios e avalia que é mais difícil a PEC passar no Senado - G1 13.11 

 

Especialistas sugerem parâmetros e critérios rígidos em busca de transparência no Orçamento da União Fonte: Agência Câmara de Notícias 11.11 

Em vitória do governo e de Lira, Câmara aprova PEC dos Precatórios...  Poder360 09.11 

Lira pede união depois de Paulo Guedes topar furar teto por programa social...  Poder360 22.10 

 

Imunização contra Covid19 gera segurança para 75% de brasileiros - Tribuna de Jundiaí 12.11

 

Fazendo um apanhado dos fatos mais recentes, tais como:

- termos superado em muitos o número de 600 mil mortos por Covid19 (cuja uma nova onda já atinge países na Europa, e no Brasil apesar dos números em queda, mata muitos), e problemas persistem e com denuncias de corrupção na negociação das vacinas pela turma de Bolsonaro, também protagonistas de tantas outras mortes por falta de oxigênio em Manaus e outras partes no Norte, responsáveis pelo abandono do meio ambiente e da Amazônia, algo politicamente orquestrado e apoiado em aventuras e crimes, que expõem o Brasil aos olhos do mundo (e por algumas iniciativas louváveis, pessoais ou  institucionais, de outros importantes atores brasileiros, evitou-se danos ainda maiores ao nosso povo e nossa imagem);

- o fim do programa Bolsa Família, com a criação de uma proposta eleitoreira sem recursos certos e com prazo previsto para um ano apenas, o Auxílio Brasil, que para sair do papel necessita de uma engenharia financeira, que gera calotes aos recebedores de ações judiciais (com a postergação de pagamentos dos precatórios), descumprimento de decisões judiciais a partir dos votos de deputados sedentos por dinheiro para suas aventuras políticas e pessoais, a um projeto que compromete o teto de gastos públicos e beira a irresponsabilidade total;

- a recente decisão do STF, com votos da maioria dos ministros, que aponta flagrantes abusos no chamado "orçamento secreto", ou "emendas do relator", uma farra com dinheiro público aberta a negociações sobre as quais não se tem controle, nem a menor transparência, e serviriam para comprar bases políticas de voto como as do Centrão, onde não faltam denuncia de fisiologistas aventureiros em políticas de toma lá e dá cá, que muito prejuízo tem criado ao povo, para que governos desastrosos como os de Bolsonaro, governem com maiorias compradas, ao que parece como as que Arthur Lira e Ricardo Barros na Câmara tem se esforçado para assegurar, é o que se entende a partir das recentes votações e decisões políticas contestadas na justiça.

 

Dia 15 de novembro próximo, nos parece que enquanto república temos pouco a celebrar,  cada vez mais nos parecemos com uma "república das bananas" em todos os aspectos ruins que o termo representa, de instabilidades e desgoverno especialmente, com aventureiros no poder brincando com o povo, nossas leis, nossos fundamentos e bases sociais, tudo por dinheiro e poder ou prestígio pessoal e sem escrúpulos, comprometendo o nosso futuro como nação, e como nosso povo é visto mundo à fora.

O Brasil tem uma vocação maior, precisa de lideranças e governos, e um conjunto de forças e setores comprometido de fato com o bem da sociedade, com justiça social, rumo a um futuro maior e grandioso sem a política mesquinha e perigosa dos interesses e ações aventureiras e criminosas como as de hoje, presentes em todas as esferas de poder e em muitos segmentos sociais de forma mais ou menos intensa. 

Viva a República Federativa do Brasil! Viva o Brasil!  Viva o povo brasileiro!

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Bolsonaro já era!

Lula: Bolsonaro divide o país e prefere chamar pessoas para o confronto - Correio Brasiliense 06.09 

Sim Bolsonaro já era!  

Não que tenha partido desta para um plano provavelmente inferior, ou  que já tenha deixado oficialmente o cargo de presidente do Brasil, mas depois dos eventos tristes do 07 de setembro, protagonizados por ele, dentre os quais falar inverdades para o gado no curralzinho ampliado, caminha a passos largos para sua saída melancólica e tumultuada num futuro próximo.

 

Presidentes de partidos reagem às ameaças de Bolsonaro
Bolsonaro ataca instituições! Divulgação/Planalto/Marcos Corrêa/PR

 

Presidência 'saindo dos trilhos' e possível 'prelúdio para golpe': o que diz a imprensa internacional sobre atos de 7 de setembro - BBC 07.09 

Atos antidemocráticos: Presidentes de partidos reagem às ameaças de Bolsonaro - Último Segundo 07.09 

Bolsonaro ensaia seu autogolpe faz algum tempo, a cada passo gera mais afastamento e isolamento de setores tidos como de direita e antes mantedores de seu trágico e criminoso governo. Mas sim, ainda há uma estrutura de financiamento e apoio que garante a Bolsonaro criar muitos incidentes e atos contra a nossa democracia,  e ele tira proveito de tais apoios ou "ajudas financeiras" e meios para suas ameaças golpistas, para realizar  ataques a pessoas e as nossas instituições, e principalmente ignorar e afrontar a Constituição Brasileira, cometendo ilegalidades e se associando a grupos declaradamente perigosos, nocivos e investigados como ORCRIM (organizações criminosas) como apontam investigações sob a tutela do STF - Supremo Tribunal Federal, conduzidas e apuradas também pela PGR - Procuradoria Geral da República e PF - Polícia Federal.

Lira pede pacificação e diz que compromisso com urnas eletrônicas é 'inadiável' em 2022 - G1 08.09 

Em reação a Bolsonaro, Pacheco pode devolver MP das redes sociais ao Executivo...  - Carta Capital 08.09 

O presidente usa crises e atos de provocação com ataques as instituições, para atiçar uma minoria da população que o apoia e se sente privilegiada, apesar da destruição causada pelo seu desastroso governo  (também de alguma forma responsável por tantas mortes e misérias), não visualizadas pelo grupo que não se importa com a única certeza que resta as maiorias (e aos cidadãos que mantém a razão) em meio ao teatro de Bolsonaro, indicando que o Brasil caminha  para uma situação grave e muito perigosa, arrastado por um falso governante que insiste em usar o poder que ainda tem, para proteger a si mesmo, seus filhos investigados, e outros "criminosos junto a eles" , utilizando-se do ódio e de conflitos que  podem fazer muito mal ao Brasil.

Bolsonaro discursa como se os apoiadores de atos antidemocráticos fossem o povo brasileiro - G1 Jornal Nacional 07.09 

STF bloqueia contas de suspeitos de financiar atos antidemocráticos - RBA 06.09 

É uma minoria barulhenta e fanática, miliciana, ou corporativista e doutrinada (em alguns casos), alimentada e mantidas por alguns próximos aos círculos de poder, políticos, ruralistas e alguns empresários acostumados as benefícios públicos, também as custas de dinheiro público ou se utilizando de fragilidades sociais para envolver e comprar apoio de alguns necessitados entre o povo. Não podem ser subestimados, podem fazer mal e atacar bases de nossa democracia, mas não são fortes o suficiente para derrotar a grande parcela dos brasileiros que pretendem mudanças para o bem do Brasil, de forma ordeira e responsável dentro do que prevê a Constituição e o conjunto de leis brasileiras.

As fotos de Bolsonaro mostram o seu rebanho, seu gado, omitem a forte resistência de milhares e milhares de brasileiros que foram as ruas para reafirmar seu apoio as instituições e a democracia, faz ele pensar que suas bravatas e falsas afirmações (de que seriam o povo brasileiro e seu sentimento, a apoiá-lo), são suficientes para intimidar instituições e ministros como Alexandre de Moraes, ou os governadores, que em suas atribuições atuam pelo bem da nossa pátria, dentro dos limites e esferas que lhes cabem (ainda que tenhamos críticas), e são na verdade merecedores de respeito e apoio para que superemos esta triste página de nossa história. As fotos de Bolsonaro não lhe permite manobras e ataques que se constituem em verdadeiro crime de responsabilidade, e todos os democratas devem se posicionar contra estes atos de golpismo, em tempo de evitar que uma minoria nos arraste a mais incertezas e de pormos fim aos riscos que representam, quando dão sinais de que estão descontrolados e desejosos de atos de usurpação e violências, que podem sim tentar concretizar, ainda que não sejam vitoriosos ou tenham apoios necessários a esticar esta situação indesejada segundo o que afirma e deseja o cambaleante Bolsonaro. Bolsonaro que dá suas últimas cartadas desesperado e na iminência de ser cobrado pela sociedade e pela justiça, por seus atos e crimes supostamente cometidos.

Fux diz que ninguém fechará o STF e que desprezar decisão judicial é crime de responsabilidade - G1 08.09 

Levado ao STF por Bolsonaro, Kassio critica presidente e presta solidariedade a Alexandre - Metrópoles 08.09 

Ontem uma parcela considerável de brasileiros lutou para manter o nosso país nos eixos e barrou o teatro de Bolsonaro, ainda que a verdadeira maioria estivesse em casa assistindo as cenas deploráveis de bolsonaristas, ou como tradicionalmente o fazem no Sete de Setembro, curtindo a praia. Também é uma fotografia, de que os planos de Bolsonaro não serão vitoriosos e que ele mais uma vez mente ao afirmar que está com o povo, ou que o seu desejo é o desejo que "o povo manifestou". E em seu cercado ampliado nada mais tinha do que o gado que o segue desorientado, a nossa sociedade repudia eles e seus atos de criminosos atentados contra o que construímos como sociedade ao longo dos tempos, especialmente a partir de 1988.

Empresários defendem reação firme do Congresso e do Judiciário a falas golpistas de Bolsonaro - G1 08.09 

Após manifestações Reação a Bolsonaro pode unir esquerda e centro e travar ainda mais indicação de Mendonça   - Gazeta do Povo 08.09 

Doria pede impeachment de Bolsonaro  - Valor - Globo 08.09 

O Brasil após ontem, mostra que mesmo na presidência por enquanto, Bolsonaro já era, e é questão de tempo para reconhecer e viver seus últimos e trágicos momentos, mas até lá já não governa nem tem credibilidade, no máximo incomoda, faz barulho e perturba a paz em vão.

Em Recife milhares foram as ruas no Grito dos Excluídos, e o 07 de setembro tomou cores e tons de povo nas ruas dizendo  Fora Bolsonaro, e em apoio as instituições e ao STF, com pessoas humildes e trabalhadores nas ruas, mostrando força unidade e disposição de lutar pelo Brasil, no momento de forma ordeira e pacífica, por democracia e por direito, também por vacina, emprego e comida, que falta a muitos brasileiros.

Eis algumas fotos desde a concentração no Derby, praça central no Recife, local onde podemos verificar uma bonita demonstração de respeito pela democracia.

Animação e espírito de luta pelo  Brasil

Na rua para derrubar governo, palavra de ordem no 07.09


Fotos do Grito dos Excluídos por José Dilson

Bandeiras do Brasil e do MST num belo colorido

 


sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Conflitos entre poderes. Os sinais são precupantes!

(crédito: EVARISTO SA/ AFP)
Ministro Braga Neto da Defesa e Bolsonaro, reproduzido do CB (crédito: EVARISTO SA/ AFP)



STF e Câmara já temem escalada que leve Bolsonaro a envolver militares na crise - Folha - Mônica Bergamo 06.08

Bolsonaro ameaça agir fora das "quatro linhas da Constituição" - Correio Brazilense 04.08

Luis Felipe Miguel: Bolsonaro já está dando o novo golpe - Brasil247 03.08

Ameaça à democracia brasileira é real, afirmam especialistas - Correio Braziliense 22.07

 

GOLPES EM CURSO!

Literalmente há uma situação preocupante de conflito entre os poderes da República!

Tem sido contínuo o embate promovido´por Bolsonaro e alguns de seus aliados próximos, contra instituições republicanas e demais poderes nacionais. Algo que por vezes beira ao golpismo, contra fundamentos democráticos e nossa Constituição, e noutras com tons e aspectos chulos, baixos e brutais, com ataques também de cunho pessoal na mesma linha e grande intensidade a quem tem atribuições constitucionais e institucionais, justos aos que de alguma forma contrariam interesses pessoais de membros do desgoverno Bolsonaro.

Nas ruas as reações já são visíveis e se intensificam, mas ainda não foram suficientes para pressionar a ala parlamentar que sustenta Bolsonaro, e se concentra a atuar como escudo do presidente ou força contra a sociedade, atuando e aprovando medidas prejudiciais a nação e o povo em plena pandemia, garantindo meios deste governo permanecer omisso e contrário a sociedade, e claro, favoráveis aos próprios parlamentares fisiológicos que votam pelas suas pretensões e não as do Estado, desta forma contribuindo para o conflito de poderes e a instabilidade que cresce e ameaça as eleições e o processo democrático em 2022.

Bolsonaro insiste em ameaça golpista, chama Moraes de ditatorial e diz que 'a hora dele vai chegar' - Folha 05.08

Golpismo: Bolsonaro ameaça usar “antídoto” inconstitucional contra STF - Revista Forum 04.08 

Aliado de Bolsonaro, Malafaia pede uso das Forças Armadas contra o STF e ataca Moraes: "ditador da toga" (vídeo) - Brasil 247 06.08 

Aliás um dos motes do Bolsonaro é o conflito social, é criar dúvidas com mentiras repetidas sobre o sistema eleitoral e o voto, numa suposta ação proposital para criar e ampliar crises e uma possível reação social que "justifiquem ou deem motivos para Estado de Sítio, Estado de Emergência" ou  intervenções abruptas e que garantam a permanência deste trágico governo, ou as escolhas não democráticas que assegurem a impunidade e continuidade criminosa dos que estão à frente da destruição das bases de sustentação democrática do Brasil.

Presidente do STF cancela reunião entre poderes e critica Bolsonaro - Conjur 05.08 

Plenário aprova abertura de inquérito administrativo para apurar denúncias de fraude no sistema eletrônico de votação - TSE Comunicação 02.08 

Fux prepara reação a ameaça de Braga Netto - Isto É Dinheiro 31.07 

Ameaça de Bolsonaro contra eleições gera reação de chefes do Senado e do TSE: retrocesso e crime de responsabilidade - El País 09.07 

 

Protesto contra Bolsonaro neste sábado, na avenida Paulista
Protestos do dia  24.07 contra Bolsonaro - Reproduzida do BBC (Reuters)

 Brasil tem novo dia de protestos contra Bolsonaro - BBC 24.07 

 

Fora Bolsonaro na Av Guararapes Recife em 24.07 (Foto José Dilson)
Av. Conde da Boa Vista tomada por manifestante (Foto José Dilson 24.07)

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas, pessoas em pé, ao ar livre e multidão
Manifestações de 24.07 em Pernambuco (Foto José Dilson)

Pode ser uma imagem de 2 pessoas, pessoas em pé, pessoas andando, multidão e ao ar livre
Recife PE - 24.07 Fora Bolsonaro (Foto José Dilson)
Pode ser uma imagem de ao ar livre
As bandeiras e pensamentos eram muitos, todos pelo Brasil (Foto José Dilson)

.

Atos contra Bolsonaro são registrados em todas capitais - CNN Brasil 24.07

É muito grave! Foco BRASIL 07.05 

 

Em Pernambuco as manifestações tem sido fortes e participativas, o Fora Bolsonaro cresceu ainda mais.

A reação deve existir, não só da chamada esquerda, deve ser forte e intensa, mas sem sucumbir a ataques as bases democráticas, e necessita da adesão popular e de todas instituições públicas e privadas, políticas, religiosas e sociais, econômicas e de comunicação, todas que desejam um Brasil melhor e sem a sombra de autoritários, fascistas, corruptos e criminosos que sequestraram e ameaçam muitas instituições, hoje quase ou já reféns de ameaças e armações, sejam políticas como o Congresso, ou outras como a PGR, PF, e até  muitos segmentos do judiciário, administração pública e das forças armadas, só  para citar algumas. 

CPI vai ingressar no STF contra abertura de inquérito da Polícia Federal Fonte: Agência Senado - Senado Notícias 04.08 

Braga Netto liga para presidente do Senado após acusação de espionagem na CPI - O Globo 03.08

A tentativa de imputar fraudes ao voto eletrônico, sem provas e meios reais de ocorrerem, é algo criminoso e com fins de acirrar ânimos e até tentar legitimar atos golpistas, quem sabe com apoio de congressistas bem pagos pelos esquemas que tem sido mostrado até pela CPI da Covid19, como fonte de recursos ilegais nas mãos de políticos e membros do governo, ou por meio de projetos que inundam cofres de partidos e tiram recursos da sociedade e das ações sociais necessárias. É mais uma armação criminosa com mentiras e omissões sobre como são os processos de votação e apurações, para criar conflitos e descrédito e talvez abrir margens para retrocessos e manipulações mesmo nas sessões, ou outras fraudes como a compra de votos. 

 

Braga Netto não teria apoio em "aventura golpista", avaliam especialistas - CB Correio Brziliense 26.07

Ameaça de Braga Netto sobre eleições causa reação - CNN 23.07 

Declarações como as de Bolsonaro, ou do ministro da defesa Braga Neto, são mais que sinais preocupantes, são crimes contra a ordem pública, contra os poderes e a Constituição, são ensaios golpistas de quem deve e teme ser cobrado após os resultados nas urnas, que tentam alterar e por meio de maiores conflitos tornar favoráveis a si mesmos.

----------------------------------------------

 

E A COVID19?

 

Variante Delta da covid: os sinais que ameaçam fim da pandemia mesmo após vacinação - Correio Braziliense 06.08

Variante Delta está devastando o mundo e levando Sudeste Asiático ao colapso - CNN 05.08 

Casos confirmados da variante Delta no Brasil são ‘ponta do iceberg’, diz Opas - CNN 05.08 

 

A Covid19 já ceifou mais de 560 mil vidas no Brasil, graças principalmente a uma política de abandono da população aos efeitos do vírus, sem medidas adequadas de combate patrocinada a nível de governo federal. 

 

Prorrogada, CPI da Pandemia já ouviu 33 depoimentos e quebrou 62 sigilos Fonte: Agência Senado - Senado Notícias 21.07

 Caiu! Caiu mais um! Foco BRASIL 21.06 

A vacina para o governo Bolsonaro, parece ter sido um meio e pretexto para "lucros" entre alguns e esquemas nocivos a sociedade, é o que se pode aferir do que já foi apurado pela CPI da Covid19, com tantas suspeitas e denuncias de corrupção e ações criminosas na compra ou negociação de vacinas, e nas omissões destes nos processos envolvendo a vacina da Pfizer e da CoronaVac.  No entanto, a medida que avançamos com a vacinação da população os casos de Covid19 com  mortes e ou internações caem significativamente, e a população passa a ter acesso aos serviços e mais atividades, levando a condições de vida mais próxima do que tínhamos como normal antes da pandemia.

Mas, sejam no âmbito federal ou nos demais níveis de governos, sejam estaduais ou municipais, existem muitos desencontros e omissões ou falhas, e a vacinação não está no patamar necessário a uma redução drástica nos casos de Covid19, nossas médias de infecções são muito altas e há mortes próximas a 1 mil pessoas diariamente (882 mortes na data de hoje). Outro aspecto é o risco do avanço da variedade denominada como Delta (ou Indiana), tida por mais contagiosa e com mutações que a diferenciam mais e podem comprometer o processo de vacinação atual, talvez exigindo até uma terceira dose de reforço para alguns. 

Com mais 644 casos de Covid-19 e 42 mortes, Pernambuco totaliza 594.106 infecções e 18.941 óbitos - G1 PE 05.08 

Hoje temos menos de 50% da população vacinada com a primeira dose, e menos de 27% com a imunização completa, nem de longe nossa situação é confortável, e ainda há muitos riscos no horizonte.

Recife anuncia vacinação contra Covid para bancários, funcionários dos Correios e trabalhadores da construção e indústria com 29 anos ou mais - G1 PE 22/07

Bancários pedem vacina contra Covid-19 em vigília que acontecerá nesta quinta - Diário de Pernambuco 30.06

Os governos gastam com publicidades e tentam dar uma ideia de atuação diferente do que a população tem percebido (que evidencia a falta de efetividade e desorganização de muitos órgãos e locais na vacinação), tentando assim levar a sociedade a crer que estamos muito próximo a normalidade, liberando as atividades sem critérios adequados, e gerando novos riscos de infecções em meio ao avanço da Delta.  Pernambuco tem sido um destes estados onde a liberação das atividades trás mais riscos,   O processo de imunização de trabalhadores de serviços essenciais, iniciado tardiamente é um bom exemplo das falhas,  como os trabalhadores dos transportes públicos, dos serviços de correios e logísticas, ou dos bancários, formam um processo a parte, dada a resistência das autoridades em iniciar a vacinação destes que trabalham em contato com centenas ou milhares de pessoas em suas unidades, que são consideradas de alto risco de transmissão, mas foram bastantes negligenciadas pelos governos como em Recife e Pernambuco, mesmo com a mudança por força de leis ou resolução a nível do Ministério da Saúde e do PNI, Programa Nacional de Imunização, que garantiram doses de vacinas para estas categorias de risco.

Vamos ver se as autoridades se reposicionam e agem com mais cautela diante da ameaça da variante Delta, ou o povo continuará refém de interesses políticos, econômicos e pessoais de alguns desastrados "iluminados".


----------------------------------------------

 

Bolsonaro investigado!


Jair Bolsonaro (sem partido)
Divulgação/Palácio do Planalto/Alan Santos/PR   Reproduzida do IG

 

Bolsonaro na mira de sete investigações no STF e no TSE - Último Segundo IG 06.08

Em live, Bolsonaro volta a atacar ministros do STF e o TSE - Terra 06.08

Moraes inclui Bolsonaro em inquérito das fake news por ataques às urnas eletrônicas - G1 04.08

Após o recesso do judiciário e como forma de reação aos recentes ataques de Bolsonaro, com propósitos de acirrar os ânimos sociais e tumultuar as eleições de 2022, talvez como possível antecipação de uma intervenção antidemocrática,  TSE e STF atuam conjuntamente e de forma institucional, no intuito de por fim a tais ataques. Depois de tantas mentiras e bravatas do presidente contra as instituições no Brasil, o que se exige em defesa da sociedade e do nosso futuro, são ações contundentes, e a decisão de incluir Bolsonaro num processo que investiga uso de fake news e ações de grupos organizados com fins criminosos de atacar o STF e outras instituições, é o mínimo que se esperava, mas resta saber se a PF e a PGR vão dar consequência a essa decisão correta e necessária, iniciada no âmbito do TSE e do STF.

Não bastando toda perturbação que promove, Bolsonaro insiste e fala em atuar fora das linhas estipuladas pela nossa Constituição, numa fala cheia de ilícitos e em uma atuação contínua que segundo o Ministro Alexandre de Moaraes, incluem e podem ser avaliadas até como mostra de possíveis crimes relacionados e praticados por Bolsonaro. 

Alexandre de Moraes guarda forte munição contra o clã Bolsonaro - G1 BLOG DO NOBLAT 04.08 

Reações aos abusos do presidente e suas ameaças, tem surgido de muitos segmentos sociais e devem se ampliar, o que todos que defendem a normalidade democrática esperam e se esforçam por acontecer. Bolsonaro precisa compreender seus limites constitucionais e o que anseiam o povo brasileiro, e se preciso deve ser jurídica e criminalmente enquadrado pelos seus atos e ilícitos a ele atribuídos, mas que infelizmente são mantidos impunes por alguns poucos, como os políticos do Centrão (na Câmara Federal) e segmentos militares. Um absurdo!


----------------------------------------------

PRIVATIZAÇÕES uma breve reflexão  


Oposição protesta após liberais e bolsonaristas se unirem para privatizar os Correios...  - Carta Capital 05.08

BB tem lucro líquido ajustado de R$ 5,039 bi no 2º trimestre; alta de 52,2% ... - UOL 04.08

Caixa registra alta de 50,3% em lucro líquido no 1º trimestre de 2021 - Agência Brasil EBC 12.05 


Ainda sobre os efeitos graves da pandemia, e em meio a suspeitas de graves desvios e supostos crimes de corrupção até entre o alto escalão do governo federal, este insiste em vender mentiras de soluções mágicas e resolução de problemas com o descarte do patrimônio público e venda de estatais a preços muito baixos.

Banco do Brasil recentemente anunciou mais um lucro bilionário, a ECT Empresa de Correios e Telégrafos também tem repassado bilhões ao governo, a CEF é outra instituição que além de lucros presta um serviço essencial a sociedade e num momento delicado como o da Covid19.  Mas ainda assim estão na lista de venda, que dadas declarações e modelos propostos parecem mais uma doação do Estado a interesses internacionais e aos principais empresários do setor privado, .

Correios lucram R$ 12 bi em 20 anos e passam 73% à União; vale privatizar? ... - UOL Economia 04.08 

No mundo, serviços bancários, de correios e logística, de energias (especialmente elétricas), estão com participação elevada do poder público, quando não são exclusividades, assim como os serviços públicos de saúde e educação,  de forma estratégica e essencial ao desenvolvimento das sociedades. A saúde por meio do SUS nos mostrou o quanto são indispensáveis (mesmo na Covid19 e com governos problemáticos), os bancos públicos foram instrumento de renda e auxílio aos abandonados pelo governo, os Correios continuou atuando e garantindo a entrega de produtos essenciais  aos negócios pela internet, gerando benefícios que não são assegurados por empresas privadas em todas as partes do Brasil.

Suspenso corte de energia por inadimplência - GOV Notícias 26.03 

Em alguns estados e regiões ou nacionalmente, algumas medidas de salvaguarda das populações foram exigidas, como a suspensão do fornecimento de água e energia (uma vez que empresas privadas cortam com mais frequência tais serviços se não forem pagas as faturas), com a população sendo chamada a permanecer em casa e com poucos recursos financeiros para honrar despesas e dívidas contraídas ou agravadas na pandemia, e quando muito estão na miséria.

Privatizar o que é lucrativo e essencial, pode não ser bom negócio para o país e seu povo! Pode ser lucrativo para poucos, mas pode condenar parcelas importantes da sociedade a uma abandono maior, e não resolver a crise.