quinta-feira, 24 de julho de 2014

Pernambuco e o Brasil perdem um grande escritor! Ariano Suassuna partiu!

Conhecido pela sua cultura mas também pelo modo peculiar de transmitir conhecimento, com bom humor e uma grande valorização da cultura nordestina, Ariano Suassuna, fundador do Movimento Armorial e autor de clássicos do teatro e da literatura como o Auto da Compadecida, dentre muitas produções, em que mistura religiosidade, cultura popular nordestina e um humor saudável, para levar à todos um retrato da vida do povo sertanejo típico do Nordeste do Brasil, morreu no Recife aos 87 anos no último dia 23.07.2014 e deixa uma grande lacuna em nosso país.


Perde não apenas a literatura brasileira, mas a sociedade e principalmente o povo nordestino, que teve no autor uma autêntica manifestação de seus valores, não só em suas obras mas até mesmo no seu jeito de viver e se relacionar.


Ariano Suassuna - Reproduzida do Wikipédia

Nós que um dia tivemos contato com seu trabalho, sua paixão manifestada em suas obras e pensamentos, e também em suas ricas e bem concorridas aulas, nos sentimos tristes com sua partida, mas neste instante nos debruçamos em sua trajetória e apresentamos um pouco do seu trabalho como um tributo ao mestre, mais um dos grandes nomes que circularam nos corredores do Ginásio Pernambucano da Faculdade de  Direito do Recife e da Universidade Federal de Pernambuco.

Ariano influenciou muitos artistas - Música Armorial - Radio Cultura Brasil

Arte Armorial Brasileira - BLOG Movimento Armorial

Não há perdas irreparáveis se confiamos em Deus, mas elas ainda assim podem ser doloridas, e para os que tiveram o privilégio de estar perto deste autêntico nordestino, não é diferente. Resta a saudade e o reconhecimento pelo seu trabalho, sem que isto implique em atitudes oportunistas e desrespeitosas por quem faz da dor alheia pouco caso, mas boa é toda manifestação de afeto e solidariedade aos seus familiares com respeito a memória deste homem público.

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Fim da Copa 2014!

Entrevista do presidente da FIFA reproduzida do Yahoo - 15.07.2014 

Após a final impressionante entre Argentina e Alemanha, onde erros de arbitragem e resultados decepcionantes como a derrota do Brasil para Alemanha e posteriormente para Holanda, em jogos nos quais ficou claro o pouco comprometimento da seleção (comissão técnica, dirigentes e jogadores) com o bom futebol brasileiro, e com a camisa que vestiam, ressalvando-se demonstrações isoladas de certo grau de voluntarismo e pouco profissionalismo.  A Copa 2014 no Brasil foi um grande sucesso e mostrou ao mundo o que nosso país pode oferecer, desmascarando os que espalhavam mentiras e criavam situações constrangedoras ao povo brasileiro, seja por interesses políticos mesquinhos, seja por interesses econômicos ou outros de nível muito baixo.

Quanto ao resultado pífio de nossa seleção pouco ainda se pode dizer, mas há coisas ainda nebulosas a se esclarecer como as razões pelas quais o Brasil não tem uma preparação continuada e seria, considerando um projeto de longo prazo para a canarinho, e por que  a CBF continua se mostrando um enigma para muitos, inclusive em alguns de seus projetos recentes, onde claro rola muito dinheiro.


O Brasil mostrou ao mundo que não é o país da desorganização, que tem estrutura e competência para receber bem os visitantes, garantindo bom nível de conforto, mobilidade e segurança, até semelhantes aos de países europeus.  

O Brasil mostrou que tem um povo acolhedor e amável e que uma minoria não iria entornar o caldo, fazendo valer por meio da violência ou intimidação, mentiras e campanhas falaciosas desprovidas de respeito, interesses de quem financia ou patrocina aberrações como a mera sugestão de complôs criminosos entre facções criminosas como PCC e arroaceiros sem causa como, Black Block's ou  Bad Block's. 

Sobre a alegada sociedade entre o Black Bloc e o PCC para estragar a Copa - DCM 01.06.2014

Juntamente com o sucesso da Copa, permanece a estrutura montada para os aeroportos e consideradas como de padrão internacional, ficou como legado além da obras nos estádios todos os demais projetos de infraestrutura dos locais entorno como as melhorias nos metrôs ou vias, e outras obras que tiveram os custos questionados, mas que se mostram adequadas e também contribuem para ganhos que surgem seja com aumento dos lucros no comércio, hotelaria, bares e restaurantes, ou outro setores do turismo e indiretamente ligados como transportes e comunicações.  Algo que por vezes foi subestimado mas que já mostram bons resultados, inclusive com a excelente repercussão entre estrangeiros que mudaram sua percepção em relação ao Brasil como destino turístico e país, e que promete um considerável aumento de fluxo destes ao longo dos próximos anos e com destino ao Brasil, trazendo divisas e levando mais boas impressões do país.

Lucro da Copa das Confederações já cobriu gastos com estádios - GGN 09.04.2014

Otimismo: venda de TVs, bebidas e alimentos cresce na Copa - PortalCBNCampinas 12.05.2014

Copa do Mundo salva produção de televisores e bebidas, diz IBGE - Pr.RicMais 04.06

Estrangeiros trazem dólares extras para a Copa após valorização do real - BrasilEconômico 13.06

Copa do Mundo impulsiona lucros das indústrias de latas, embalagens pet e de reciclagem - Portal da Indústria 24.06

Copa encerra 1ª fase com ganhos incontáveis ao País - Tribuna Hoje 27.06

Produção de cerveja aumenta em 12% durante a Copa do Mundo - Radanews 27.06

Lucro com a Copa ultrapassa R$ 500 mi para micro e pequenas empresas - CNM CUT 10.07

A Copa que o Brasil ganhou - IstoéDinheiro 11.07.2014

Copa aquece venda de latas de alumínio - Diário do Comércio 12,07

Copa deu lucro aos governos e deixou legado para a sociedade - Ponto e Contraponto 14.07.2014

Estimativa é de R$ 30 bi em ganhos com a Copa do Mundo - Tribuna do Norte 15.07

A Fifa cabe uma retratação aos brasileiros, que com seriedade e ação desmantelaram um esquema de vendas de ingressos irregulares, criminoso e de ramificações internacionais, envolvendo inclusive "chefões" de empresas muito próximas a Fifa, que agiam a várias copas e a muitos anos em competições internacionais sem serem de fato incomodados ou neutralizados.


Onde está o envergonhado Ronaldo? Onde está o Estadão e a ameaça terrorista do PCC e Black Block's? E os dirigentes da Fifa que esbanjavam competência e foram responsáveis por falhas de segurança em estádio, falta ou inadequado abastecimento de alimentos em partidas realizadas e organizadas pela Fifa?  O Brasil mostrou-se capaz de não ser palco de uma encenação mal feita e conduzida, superando limites e o pessimismo para fazer um grande evento em seu território!



QUE VENHA O MUNDIAL DE CLUBES NO BRASIL, SERIA UM MERECIDO RECONHECIMENTO QUE CABE A FIFA FAZER, PARA RETRATAR-SE DE SUAS MÁS AÇÕES E DECLARAÇÕES INFELIZES.

Estejamos atentos aos que no Brasil e fora dele trabalham para menosprezar nosso valor e nosso país, divulgando mentiras e contribuindo negativamente para imagem no Brasil dentro e fora do país!

domingo, 6 de julho de 2014

Caruaru, uma grata surpresa!

Mesmo sendo "nativos" de Pernambuco em dias recentes tivemos uma grata surpresa!  Fomos a Caruaru durante os festejos juninos e com satisfação revivemos e vimos mais um pouco de nossas tradições, Caruaru mesmo em dias atuais e também sobre a pressão dos modismos das músicas eletrônicas e coisas assim, nos ofereceu, a todos os visitantes momentos agradáveis e boas retrospectivas, e além disto ótimas oportunidades de ver e estar bem próximo as tradições, ao artesanato, a produções artísticas e muitas outras preciosidades de nossa terra e do Nordeste do Brasil.


       Apresentação de quadrilha - Caruaru 15.06 
Fotos Dilson Melo

Numa cidade cenográfica bem no centro da cidade e próximo ao pátio de eventos, local onde ocorria apresentações de renomados no cenário musical, havia espaços para o forró tradicional, para quadrilhas, barracas de artesanatos e apresentações de bandas de pífanos, repentistas e grupos de bacamarteiros dentre outras atrações, algo que já presenciamos em outros momentos e visitas a Capital do Forró.

Forró em Caruaru - Foto Dilson Melo
Show Forró do Muído -  Foto Dilson Melo
Forró do Muído em Caruaru
Repentistas Caruaru - 30.06 
Bandinha de pífanos - Caruaru
Teatro de bonecos - mamulengo - Foto Dilson Melo 

Surpreendeu-nos duas manifestações maravilhosas uma das quais inesperada para nós, e que revela a riqueza de nossos artistas, tradições e cultura, mesmo estando nós acostumados.

No teatro de bonecos montado junto a cidade cenográfica havia além da apresentação dos mamulengos um rico e interessante museu, se podemos chamar assim, nele estavam retratados o cotidiano do nordestino e sua história em bonecos que se moviam e se tornaram uma linda atração.

Lampião e Maria bonita - articulados
Sanfoneiro - casinha e cangaceiro

Havia inúmeros personagens e momentos retratados em bonecos, que com movimentos bem planejados pareciam ter vida e nos remetiam a nossa infância.

A surpresa maior veio ao entrarmos no local reservado a exposição de artes plásticas, e mesmo não sendo especialista foi possível perceber a riqueza artísticas e a elevada qualidade das obras apresentadas e a venda no local.   Estavam expostos quadros e obras que retratavam a região, o povo, costumes, etc.

Algo que chama a atenção pela beleza e técnica aprimorada dos artistas locais, e uma excelente forma de divulgar um trabalho tão interessante e bonito.  Decidimos expor as fotos como forma de incentivar e divulgar tais ações, mesmo não tendo autorização de todos os expositores para tal.

Exposição de arte em Caruaru - Foto Dilson
Caruaru -30.06.2014 Exposição de arte

Conversamos com o artista plástico Glauber Fábio, que tinha trabalhos expostos no local, e através de um rápido contato foi possível perceber a importância da exposição para os artistas locais, e nós podemos admirar seu trabalho que de fato chamou nossa atenção pela riqueza de expressão das pessoas e situações retratadas, mostrando um perfeito equilíbrio nas linhas e cores que causava impressão forte nas imagens, dado o realismo que assumem as telas expostas.  Como dissemos nós não somos especialistas, mas se artes plásticas propõem-se a causar fortes impressões aos observadores, e em dado momento remetê-los ao contexto do quadro ou obra apresentada, o senhor Glauber conseguiu isto através de seus quadros, que com sua autorização apresentamos a seguir:


Pinturas de Glauber Fabio Caruaru - Foto Dilson Melo



Em reconhecimento ao trabalho e a atenção do artista, estamos divulgando com sua autorização o seu telefone de contato, 81 3721-9080, Glauber Fábio as obras do artista são exclusivas e estão à venda, recomendamos aos que curtem artes plásticas e podem adquirir um exemplar, que contatem o mesmo.

CARUARU teve um São João maravilhoso, e tem muito a oferecer aos visitantes e turistas!

quinta-feira, 5 de junho de 2014

O Brasil e a Copa 2014.

Home page do site do NY Times com entrevista de Dilma sobre o Mundial de Futebol no Brasil

Fazem 64 anos que ocorreu uma copa no Brasil, quantas décadas passaram até que (se Deus nos permitir) assistamos outro evento como este no Brasil.   É muita hipocrisia, complexo de vira-latas e falta de patriotismo tentar colocar o Brasil em posição desconfortável perante todos, independente de interesses políticos ou falta de percepção da amplitude do evento para economia, turismo, emprego e projeção nacional, sem falar de outros aspectos.

Neste período em que se realizaram as copas, alguns países sediaram o evento por 02 (duas) vezes ao menos, Itália e Alemanha são exemplos, não nos consta que qualquer um deles não tenha interesse em sediar outro grande evento internacional, como uma copa do mundo.

Digo isto como brasileiro e torcedor, mas um torcedor que não se chateia quando o time perde, um torcedor que raramente vai a um estádio, mas que reconhece o bem que o futebol e a copa podem trazer ao Brasil.

Entramos para o seleto time dos que podem sediar uma copa por mais de uma vez, não é concessão ou favor, mas mérito do nosso país!

Copa do Mundo FIFA - Wikipédia

Dilma no 'NY Times': a Copa, o Brasil e o capital no século 21 - RBA 05.06.2014

Reprodução de imagem do Google

sábado, 31 de maio de 2014

O que de fato ocorre no Brasil?

O modelo econômico brasileiro de duas décadas atrás privilegiava poucos, e o crescimento do país era limitado, com uma pior distribuição de renda e riquezas de todos os tempos, e mesmo diante de graves crises internacionais o Brasil cresceu mais de 2,5% no último trimestre de 2013, teve um pequeno crescimento no trimestre passado em comparação como último trimestre de 2013, mas foi de 1,9% em relação ao mesmo período de 2013, quando o PIB americano amargou um resultado ruim e encolheu 1,3% (eles são um dos maiores compradores mundiais).

No entanto a imprensa brasileira tende a destacar aspectos negativos e não evidenciar o contexto, mas há raras manifestações e análises menos tendenciosas, dando uma realidade informativa mais equilibrada.





Não obstante a todo este debate, sabemos que a economia internacional dá mostras de pouca recuperação e alguma instabilidade o que afeta fluxos comerciais e economias como um todo, e a conotação política empregada no Brasil torna-se um elemento de desequilíbrio e trás algum mal.

Contudo pode-se constatar as reais condições em que estamos até por contradições publicadas em grandes meios, claro que sem o enfoque político e devidamente ignorado quando a questão partidária e de interesses setoriais são o foco dos meios midiáticos e "economês"!  Como afirmações recentes de alguns apontavam para existências de fortes impeditivos ao crescimento de exportações ou do setor agropecuário no país, atribuindo ao governo atual tais problemas, algo que não se sustenta em números recentes vinculados a associações ou entidades do setor, e reforçados pelos dados oficiais.


Diante de todas as evoluções do cenário econômico e social, medidas nem sempre simpáticas são tomadas, mas o importante são os focos mantidos inclusive na preservação do emprego, um diferencial que faz sentido para classe trabalhadora brasileira.

A elevação das taxas de juros tende a conter a demanda, uma vez que com maior poder aquisitivo todos vão as compras (dinheiro no bolso trás este contratempo) e há um capacidade de oferta insuficiente.

A oferta por sua vez sofre devido a fatores limitantes, gerando inflação por procura excessiva de um bem, o fato da indústria e outros setores não ampliarem a oferta ocorre também por interesses especulativos ou falta de capacitação técnica para produzir mais assim como investimentos dos setores privados. 


Contudo não se pode ignorar riscos e panoramas desfavoráveis, o que acreditamos está sendo feito apesar da disputa eleitoral em curso e da pressão de segmentos sociais que nem sempre se guiam pelos interesses da população.

O Brasil de hoje cresce, e tem uma política de distribuição de renda melhor, a duas décadas sonhava-se com o dia em que o salário mínimo seria de 100 dólares, isto nos governos recentes a muito é passado. Superamos os 300 dólares no mínimo. Mas há saudosistas em matéria de incentivos e especulação alguns estão a frente de empresas que limitam suas produções por falta de investimento e contribuem para elevação de preços e para a inflação, assim como para um menor crescimento do país!

Balança comercial mensal - Desenvolvimento.gov.br

A evolução do saldo da balança comercial brasileira de 1995 até abril de 2014 é um bom exemplo do crescimento da nossa economia, e retrata um pouco dos destaques brasileiros, como ter sido uma das economias que mais cresceram em 2013.  É hora de sobriedade e cautela, pois o Brasil não é uma "barca furada" como muitos tentam rotular.

Após a Copa de 2014 ainda vamos constatar sinais positivos que se associam aos esforços atuais, e deve ser algo que precisamos encarar com mais otimismo num esforço pela nossa recuperação social e econômica, que tem promovidos frutos para o nosso tecido social.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Recife em foco

As imagens que circulam na mídia em todo o país, mostram o Recife e Região Metropolitana mergulhado no caos e exposta a barbarie.


Saqueadores em Abreu e Lima - Foto reprodução obtida no Google
Loja saqueada - Rádio Jornal NE10 UOL

Foto: @nailsondiniz/ Twitter



Algo inusitado e difícil de se prever, claro que não!  A muito assistimos acirramento da ação de grupos improvisados ou que agem ao sabor do momento, em parte pela incapacidade do Governo do Estado de agir preventivamente e antecipar-se aos eventos, em outra medida pela disposição de alguns a se aliarem a meliantes e criminosos em ações lastimáveis e condenáveis.



  Disponível no You Tube

A maior parcela da mídia, inclusive local tem dado uma cobertura bem longe do que corresponde a realidade, e que isenta a responsabilidade e incompetência das autoridades locais, reflexo e resultado da administração Eduardo Campos, que ao longo dos anos fez muito marketing e publicidade sobre a segurança de forma enganosa, assim como de outras áreas, mascarando os fatos com a omissão de dados e estatísticas reais, e com apoio de jornais locais que fazem vistas grossa para proteger o ex-governador que interessa a alguns dos grupos econômicos de Pernambuco.  Em uma completa parcialidade na exposição dos quadros em que se encontram Pernambuco!

Há anos o Governo do Estado reprime e não acena com atendimento de reivindicações de servidores de Pernambuco, inclusive policiais civis, militares e bombeiros, assim como o pessoal da saúde e da educação.

Mantém a segurança pública envolta em uma estrutura de manipulação de informações, desestruturação e abandono, através de ações pirotécnicas esconde o abandono da sociedade.  Temos índices gritantes que apresentam Pernambuco como um dos estados onde mais se mata jovens, mulheres e onde ocorrem inúmeras transgressões da Lei pelos representantes do estado. Aqui mesmo apresentamos estatísticas que apontam a infeliz posição de muitos dos principais municípios e fazem de Pernambuco um destaque ruim.


Não fazem alguns meses a situação tem se agravado com redução de viaturas em delegacias e cidades, e com falta de ação efetiva e eficaz das autoridades policiais, como podemos constatar em algumas reportagens recentes.

Ex-governador Eduardo Campos
Agora estoura uma greve e Pernambuco ver-se mergulhado em crimes e a mercê de uma banda podre da sociedade (em estágio avançado de falência), e as autoridades que ao não obterem a resolução do problema por meio negociado, deveriam já ter nas ruas e muito antecipadamente um esquema alternativo de segurança (inclusive com auxílio do Governo Federal), esperam o caos ser instalado para fazer o por força da Lei seriam obrigados a fazer bem antes dos conflitos e saques vistos em TV e jornais.

Que Governo é este que diante de um impasse nas negociações não tinha um plano alternativo de segurança, para conter elementos nocivos e aproveitadores, e ao mesmo tempo dar segurança a população?


Foto - reprodução do Tribuna Hoje


Não bastasse os contratos de locações de veículos para atender a polícia, sobre os quais a muitas falações e desconfianças, e a total ausência de prioridades públicas.


Os crimes não são surpresa nem algo imprevisível, a ausência do estado fica evidente juntamente com a incompetência das autoridades do Governo de Pernambuco, as mesmas da administração Eduardo Campos.

Um atestado da ineficiência do Governo do Estado, de sua falta de preparo para emergências e situações de contingência, algo previsível e possível de evitar seja pela negociação seria com os grevistas, seja por acionamento de um plano de emergência quando da decretação da greve, algo que não vimos.
É também um sintoma da falência e deterioração do tecido social, pois uma sociedade onde as coisas só "funcionam" se existir um aparelho repressor ativo e ostensivo, já diz a que veio, e mostra sua face nefasta e de total ruptura com os valores essenciais.






Vemos agora os representantes do governo recorrer ao Governo Federal, algo que sem sombra de dúvidas é necessário mas que deveria ser feito bem antes do caos ser instalados, se houvesse preocupação com o povo!

Foto Alana Lima - Rádio Jornal



sexta-feira, 25 de abril de 2014

Simulando 2014!

Mais uma eleição presidencial se aproxima e o jogo político está a pleno vapor desde algum tempo!

A palavra mais adequada de fato é JOGO, por diversas razões por muitos e arriscados lances, até mesmo em desacordo com as regras legais, mas também por existirem ganhadores e perdedores, e infelizmente independente dos personagens e partidos, dos resultados obtidos e de quem sagra-se vencedor, um dos perdedores certos é uma enorme parcela de eleitores que são iludidos e manipulados por esquemas e grupos que interferem nos resultados e nas jogadas, influenciando jogadores e o jogo.

Dentre estes personagens muitas vezes ocultos estão cartéis, empresas e representantes quem nem sempre são legítimos interessados, mas há também todo um segmento social representado por alguns que assemelham-se a uma colônia de parasitas do poder, que não exitam em jogar sujo, usar muito dinheiro e prestígio, manipular massas através de canais e instrumentos de mídia sem muito respeito a verdade ou aos interesses públicos e coletivos.  Infelizmente este é mais uma forma de câncer social presente em nossa realidade, até pior do que a corrupção (não que haja algo bom nesta), mas porque está é só mais um instrumento de tais grupos políticos, econômicos e sociais.

Mas esqueçamos um pouco o que há por trás das jogadas!  Voltemos ao nosso tema e propósito!

-----------------------------------------

Vamos esquecer um pouco o ambiente eleitoral a nível de estados, e centrar nas eleições majoritárias, não que o primeiro não seja importante, mas por ser deveras amplo e necessitar de um espaço maior de argumentação, mas não deixaremos de citar alguns pontos pertinentes e além das questões relativas a necessidade de formação de maiorias para viabilizar qualquer governo.

Presidenta Dilma Rousseff
Lembramos que por se tratar dia uma simulação de horizontes e ambientes, não há necessidade de
correspondência e coerência total com os fatos concretos do meio político. Há sim muita conjectura!

A princípio vamos nos concentrar no ambiente das eleições presidenciais de 2014 e voltado aos três principais candidatos, não numa perspectiva de perfil mas de conjuntura em torno de cada candidatura e de forma rápida e não muito profunda.

A candidata Dilma Rousseff, atual governante e líder nas intenções de votos segundo pesquisas recentes!

A presidenta enfrenta algum desgaste em sua imagem pessoal e de governo, algum com certa fundamentação em decorrência da associação de desempenhos indesejados da economia, amplamente divulgados por setores da mídia sob uma perspectiva exagerada e especulativa, sem considerar a realidade dos acontecimentos mundiais na economia e em variáveis sociais que atingiram muitas nações desenvolvidas e mais estruturadas do que o Brasil, algo que vem ocorrendo nos últimos anos e que só agora atinge mais fortemente nosso país.  O que ocorreu em parte da Europa, como Espanha, Itália, Grécia e até na França, e que levaram tais países a situações preocupantes parece não ter efeito algum sobre o Brasil, ao menos para um segmento político social e da mídia local, que insiste em ver de forma negativamente exagerada nossos índices recentes (2013) e traçam perspectivas sombrias para o futuro, boa parte delas em achismo.

Brasil tem 3º maior crescimento no mundo - Rodrigo Vianna 27.02.2014

Crescimento da economia brasileira em 2013 foi o 3º maior no mundo - JB 27.02.2014

Mas além das questões econômicas que afetam o Brasil, e da omissão da maior parte mídia que insiste em traçar cenários caóticos e tentar influenciar nos resultados eleitorais semeando medo e desilusão entre os desinformados, omitindo informações positivas ou o contexto da economia mundial no qual o Brasil se sobressai. Há também os horizontes domésticos conturbados dentro da aliança com um PMDB fisiológico, para não falar de outros mais, dentro do próprio PT que não se harmoniza apropriadamente em torno de sua candidatura,ao menos no tempo certo, dando margem a perdas de popularidade da candidata e refletindo nos resultados de pesquisas de aprovação, permitindo ainda que adversários explorem tais fraquezas e tentem confundir eleitorado e militantes, estimulando a dissidência (algo que parece ser feito com certa maestria por adversários ligados ao partido do candidato Eduardo Campos, que se sobressaem em relação a outros).
 
Não se pode negar que alguns dos companheiros e dos aliados da presidenta Dilma, são sim responsáveis no mínimo indiretos por quedas nas suas projeções eleitorais recentes, mas ainda possíveis de reversão.

Outro fato amplamente conhecido é a temporada aberta de denuncismo, aliás diga-se de passagem muitas delas sem preocupação com o público ou com o erário, e outras tantas infundadas e/ou criadas em cima de acontecimentos e eventos tirados do seu contexto original e relacionados ao governo, partido ou a própria presidenta de forma muitas vezes forçada, algo que virou rotina para os que usam este instrumento como forma de combater a ideologia política do PT.  Contudo pode-se de fato reconhecer que nem uma administração, partido ou governo é imune a desvios e ou a corruptos (infelizmente), mas a mídia e os interessados tratam de destorcer, amplificar ou inventar relações para prejudicar este ou àquele, ou quando interessa acobertar maus políticos simpáticos a tais grupos, e ainda assim o fazem sobre a bandeira da hipocrisia, e arvorando-se da liberdade de imprensa para criar fatos e notícias infundadas.

Apesar de tudo e do fato de que muito provavelmente já esteja em curso mais uma armação midiática, com a construção de mais escandá-los ou factoides, usando-se de arapongas e de recursos sabe-se lá a origem, para exaustiva e parcialmente ser evidenciado na TV, jornais e revistas, visando sepultar a possibilidade de reeleição de Dilma Rousseff no primeiro turno, esta ainda tem enormes condições reais de concretizar esta possibilidade.  Mesmo considerando que nos meses que se seguem, especialmente durante a copa do mundo, vai explodir uma onda de "protestos" por grupos "sociais" e de classes, muitos deles movidos por interesses diversos e não muito claros, onde de fato cumpriram um papel significativo num objetivo de minimizar e ofuscar resultados positivos do evento e criar um ambiente social desfavorável, nem sempre perseguidos e planejados pelos executores, e sem deméritos àqueles que organizados e efetivamente comprometidos lutam por melhores condições sociais e profissionais que podem vir a se manifestar de forma legitima e apropriada no mesmo período.

Há uma verdade em muitas das avaliações feitas publicamente, a maior dificuldade que Dilma enfrenta está muito mais relacionada a ela, sua aliança e ao seu partido do que na força dos adversários, mas por trás desta há a tentativa de seus opositores (não os candidatos propriamente) mas outras forças, de esconder a sujeira do jogo político e midiático que financiam e implementam, jogando a culpa por possíveis resultados negativos naqueles que eles atacam sorrateiramente, ou de forma dissimulada.

Grande mídia organiza campanha contra candidatura de Dilma - Carta Maior 02.03.2010

Dilma conta com certa vantagem face a penetração de programas sociais que tem elevado o padrão de vida de parte da população brasileira, programas como o Minha Casa Minha Vida, PROUNI, FIES para financiamento da educação superior, Mais Médico, e claro o Bolsa Família, mesmo sobre críticas são sim instrumentos inclusivos e alavancam melhorias sociais.  Há ainda aspectos econômicos muito positivos, relativos a expansão de setores e empresas, mesmo entre as públicas destacam-se a Petrobrás e o Pré-Sal, e o Banco do Brasil, um dos maiores bancos da América Latina, que tem apresentado lucros extraordinários e atuado em vários seguimentos sociais inclusive por orientação do governo.  Aspectos que não recebem o devido destaque e reconhecimento na imprensa, e são objeto de sabotagens eleitoreiras.

Apesar de tais circunstâncias nossas simulações apontam para exito da candidata, o que não significa ter maioria e tranquilidade num segundo governo, e não vamos deixar de avaliar os horizontes adversos e de interesse dos candidatos Aécio Neves e Eduardo Campos, e claro que alguns aspectos do entorno de suas candidaturas.

-----------------------------------------

O presidenciável Aécio Neves do PSDB!

Senador Aécio Neves
Na verdade Aécio representa um espectro mais amplo de políticos, muitos deles ligados a antiga direita brasileira, tais como DEM e até parte do PMDB, sem falar de outros partidos menores.

Apresenta-se como candidato jovem, competente e que representaria uma alternativa política, quando de fato está totalmente comprometido com uma velha fórmula de fazer política e a grupos que já estiveram por muito tempo no poder, onde se constatou significativa rejeição das camadas mais pobres por terem sido relegados ao esquecimento e colocados a margem da sociedade, através de um  grande abismo de renda e de políticas públicas excludentes.

Apesar dos cargos ocupados o atual senador Aécio, não tem grande projeção junto a população e ainda enfrenta problemas de engajamento de parte do PSDB que sempre apoiou, o sempre candidato José Serra que atua em prol das lideranças tucanas paulistas. Aliás trata-se de um grupo político do PSDB que está em foco negativo a décadas, não na maior parcela da mídia partidária e conservadora, mas de alguns meios sérios de comunicação que desde os idos de 90 tentam chamar a atenção da população para esquemas milionários de desvio de recursos públicos, sejam vinculados a bancar a reeleição de Fernando Henrique e a privatizações, e ao ralo do PROER, ou aos esquemas vinculados de caixa 2 tucano,  e ao metrô de São Paulo.

MIRO: OS CRIMES DE FHC QUE O PIG (*) ABAFOU - Conversa Afiada 07.08.2012

Mesmo tendo uma significativa lista de escandá-los vinculados a membros do entorno de sua campanha, estes fatos não devem repercutir significativamente pois são omitidos na chamada "grande imprensa" e são desconhecidos da população, tanto quanto o candidato que custa a emplacar e até ser aceito no próprio partido.

STF desmembra inquérito sobre cartel em licitações do metrô de São Paulo - Zero Hora 05.02.2014

Ninho tucano em polvorosa, será? - Foco Brasil 29.01.2014

Herdeiro direto do legado tucano, o Plano Real que proporcionou estabilização econômica alicerçado em fundamentos que privilegiavam distorções sociais, como o desemprego devido ao arrocho econômico, a privatização de empresas públicas de alto desempenho como a Vale do Rio Doce (vendida a preço baixo e hoje amarga inúmeras dificuldades com abandono de áreas de atuação e transferências de setores para empresas estrangeiras), e o enorme abismo social com uma parcela de excluídos que superava os 30 milhões de brasileiros, foi comodamente esquecido em outras campanhas majoritárias pelos candidatos do PSDB.

Tudo que Aécio desejava certamente seria um segundo turno das eleições, e certamente contará com a ajuda de setores da imprensa, do empresariado e de ruralistas, dentre outros que torcem e as vezes trabalham pelo clima de quanto pior melhor, sendo alguns adeptos dos jogos de denúncias vazias e fabricadas, financiando as maquinações e esquemas de denuncismo para obter resultados eleitorais, políticos e econômicos em detrimento do interesse social.

Talvez por isso há tanta ênfase em atacar a Petrobrás com denúncias nem sempre coerentes, e muito mais do que a possíveis responsáveis por quaisquer desvio que possa ter ocorrido, na mesma postura de que quando são os adversários que são suspeitos, estes são sujos e corruptos todos e sem dúvidas, quando os suspeitos são correligionários como no caso do Metrô de São Paulo, já são todos inocentes e nada ocorreu, como costumam alegar os políticos do PT ao chamarem a atenção sobre os corruptos do PSDB e DEM.

Contudo as chances no segundo turno são menores, mas Aécio já traçou uma aliança estratégica com outro "adversário" o ex-governador Eduardo Campos, caso ocorra um segundo turno. Agora é só torcer pelo pior e pela mídia parcial para alavancar sua campanha, escondendo o que convém omitir do povo.

As fotos falam muito nestes tempos (todas as fotos obtidas no Google Imagem)!



-----------------------------------------

E Eduardo Campos, o que dizer?

O candidato tem saltado de lado a lado em seus conchavos políticos, abandonou uma antiga aliança com o governo petista e não se constrangeu em associar-se a antigos e históricos adversários políticos, verdadeiros desafetos como o senador Jarbas Vasconcelos do PMDB e Mendonça Filho do DEM.

A postura pública dissimulada como as que são vistas à frente do Governo de Pernambuco, que enfatiza "uma nova forma de fazer política", que na essência é a mesma ou até pior do que a praticada pelos adversários, sustentada numa imagem criada as custas de muito marketing e de apropriação de ações de terceiros como se fossem exclusivamente suas, num ambiente extremamente favorável criado pela enxurrada de recursos que as administrações do PT destinaram a Pernambuco.  Verifica-se uma pouca coerência ideológica e política entre as ações do candidato e as linhas que diz seguir e defender, o que tem gerado pouca expressividade no cenário nacional, também pelo seu desconhecimento que caminha próximo a suas ambições.

Eduardo Campos ultrapassou o limite do mau-caratismo - Blog O Terror do Nordeste 02.10.2013

Eduardo Campos é o governador que mais eleva gastos no país - Folha de São Paulo 02.11.2013

Muitos dos resultados alardeados pelo candidato e das propostas políticas, não superam os limites da oratória, e para fazer decolar tentar colar sua imagem a qualquer um ou qualquer coisa que possa projetá-lo, foi assim quando como adesivo aderia a imagem do ex-presidente Lula, e tentando repetir os feitos eleitorais tratou de arranjar um acordo com a senadora Marina Silva, ex-presidenciável, que com isto emprestou sua imagem a setores e práticas políticas que sempre disse combater e ser contrária (uma decepção para muitos de seus eleitores).  O candidato tentou inclusive colar sua imagem ao presidente do STF Joaquim Barbosa.

Contudo pode-se reconhecer suas ações na venda da Celpe e na criação das parcerias público privadas que atuam na Compesa, poço de ineficiência e de críticas pela população não por ser pública, mas por não se preocupar com ações sociais e estar adotando práticas de mercado voltadas a prestação de serviços terceirizados e de péssima qualidade, outra parceria que chama a atenção nem sempre positivamente, é a da administração de unidades hospitalares recém criadas (com recursos federais) e das UPAS (algumas tidas como de interesse político e usadas para nomeação de funcionários sem concursos).

É preciso notar que o discursos, as práticas e entendimentos do candidato do PSB, estão hoje alinhados aos antigos setores de direita, e o afinam bastante com seguimentos do PSDB, criando para os seguimentos antes tidos como "elitistas" e "reacionários" mais uma alternativa política, na prática seguimentos da  mídia e de setores políticos e econômicos "dominantes", entenderam que é possível apoiar conjuntamente os dois candidatos Aécio Neves e Eduardo Campos, numa aposta para fazer decolar as projeções eleitorais e quem sabe forçar um segundo turno nas eleições de 2014.

Em Pernambuco setores importantes da imprensa e do empresariado fecham os olhos as distorções criadas ou amplificadas pela administração de Eduardo Campos, a título de ter outro presidente simpático aos seus interesses locais, e Eduardo se esforça em atender alguns seguimentos.  Eduardo é hábil em manobras e conchavos, e no campo político muitas vezes aposta na união com seguimentos de uma legenda para expor e enfraquecer o grupo, aproveitando para catalisar o espólio.

A realidade que abate Eduardo Campos - NE10 Blog do Jamildo 18.03.2014

O modo socialista de governar: caso de Pernambuco (III) - Congresso em Foco 20.04.2013

É um político centralizador e com ambições que superam os interesses até do partido ou grupo a qual se associa, e isto poderá ser um problema futuro para Marina Silva e seus aliados.  Mas no horizonte atual sua aposta lhe trouxe problemas enormes, deu um passo maior que as pernas e traiu aliados (é que dizem muitos dos seus antigos aliados políticos), isto cria uma situação desfavorável, pois conseguiu unir contra si muitos dos antigos aliados em Pernambuco o que implica num alto risco de perda de controle da administração estadual, e num completo isolamento político do Recife, com perda de prestígio e poder do PSB e de Eduardo Campos.

Não se elegendo, e no cenário menos desejado por ele, elegendo-se Dilma Rousseff, a possibilidade de isolamento é maior pois a sequelas muito fortes com relação ao PT, ou grande parte dele.  Tal fato atrapalharia seu projeto para 2018, uma vez que sem o apoio e os espaços de projeção e financiamento, e sem o controle de Pernambuco, seria muito mais difícil uma nova campanha, restando-lhe afinar ainda mais com os atuais aliados de "direita" e também tentar eleger o máximo de representantes no Congresso.  Ainda assim estaria ameaçada sua liderança no PSB que trata como uma propriedade sua ou de muito poucos. 
Ex-governador Eduardo Campos

A aposta de Eduardo tem um preço muito alto, e não decolou até agora, além das dificuldades de uma campanha majoritária, sua relação passada com o atual governo levanta incógnitas entre muitos eleitores,  isto suscita pouca repercussão de suas propostas e a expectativa de que é apenas discurso vazio de quem fará tudo para se eleger.  Suas perspectivas são cada vez menores e improváveis! Falta-lhe confiança do eleitor e da população em geral!


A verdade por trás da máscara. - Foco Brasil 20.02.2014

-----------------------------------------

Como dissemos toda esta abordagem é uma simulação de cenário, um teste que é feito com base nas informações correntes, e outras de fontes nossas, bem significativas, mas projetando um horizonte que não é necessariamente o que projetam outros que se dispõem a analisar a dinâmica eleitoral de 2014.  São opiniões e análises nossas, que eventualmente podem até encontrar semelhanças com outras opiniões, mas não refletem interesses eleitorais ou políticos de outros ou de instituições e partidos, e sim algo mais próximo a verdade e ao respeito a história.