sábado, 22 de junho de 2013

Algo a temer, nem tudo é como pensamos!


Antes de continuar nossa análise sobre os recentes acontecimentos no Brasil, faremos um breve resumo de acontecimentos de ontem e hoje, e lançamos duas perguntas que cremos, necessitam de uma reflexão.

A primeira pergunta tem haver com alguém que causa receios e muita desconfiança.  Estamos de fatos interessados em saber:

QUAL A RELAÇÃO QUE TEM GEORGE SOROS E AS INSATISFAÇÕES NO BRASIL?

Mas você não sabe quem é GEORGE SOROS?

Bom antes do resumo dos acontecimentos vamos, traçar um breve perfil de SOROS.

-------------------------------------------------

George Soros nasceu na Hungria (Bodapeste, 12.08.1930),  seu nome de registro era Schwartz György, filho de pais judeus. passou a adolescência fugindo dos nazistas.  Aos 17 anos de idade migrou para Inglaterra.

Alguns atribuem o seu êxito em passar pelos postos de controle do exército vermelho, da antiga URSS - União das Repúblicas Socialistas Soviéticas ao fato de ser colaborador da antiga KGB, serviço secreto soviético.

Ganhou destaque no ocidente e tornou-se controverso, fez fortuna de bilhões de dólares com ações agressivas de especulação financeira nos mercados europeus e americano, principalmente.

É conhecido mundialmente como mega-especulador, e tido por alguns como pessoa de pouco escrupulosa.

Adepto de ideias liberais é pivô de ações políticas e de mídia em várias partes do mundo, através de financiamento (filantropia) e difusão de princípios, tidos por muitos como estratégia para potencializar ganhos financeiros com intervenção na economia, no câmbio e nas moedas de vários países, com as quais costuma especular.  Em alguns países é visto como perigoso e indesejável e responsável por grandes perdas financeiras, em bancos e nas finanças públicas.

George Soros segundo o KeyWiki

Não bastasse Soros é o principal financiador de Barack Obama, e responsável por campanhas de mídia onde é comum ter distorção da verdade em prol de seus interesses, ao menos é que afirmam seus críticos.

Na lista de acusações e possíveis envolvimentos do mega-especulador, vão desde investimentos na Colômbia e possíveis relações com o Cartel de Cale (drogas e armas), a lavagem de dinheiro com recursos em paraísos fiscais nas Antilhas Holandesas, a financiamento de campanha de legalização das drogas nos EUA, e ganhos espetaculares com crises políticas militares (Kosovo) e econômicas, quebra de mercados financeiros (Sudeste Asiático em 1997) e prejuízo de instituições, como o Banco da Inglaterra.

Quarta-Feira Negra - Wikipédia

PARA ALGUÉM QUE ESTÁ POR TRÁS DA QUEDA DO BANCO DA INGLATERRA E EM 1997 FOI RESPONSÁVEL PELA CRISE NO SUDESTE ASIÁTICO, NÃO É NECESSÁRIO DIZER MAIS NADA!

1997 - O ano do pânico global - Isto É Dinheiro 21.09.2012

Especulando novamente com o câmbio, George Soros ganha US$ 1 bilhão com iene - UOL 18.02.2013

Sobre ele fala-se:

  George Soros é um criminoso condenado.  em 06.10.2011 onde se ler:

"George Soros, o bilionário gestor de fundos de hedge, perdeu um caso no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos ter sua condenação penal por abuso de informação privilegiada anulada." 

George Soros Metas Síria  10.04.2012 onde é analisada a posição da Open Society Fundation, criada e comanda por Soros, e responsável por intervenções políticas em vários países, desta ação diz o testo:

"Na verdade, Soros, como outros predadores corporativos, não tolera valores democráticos.Ele não é populista. Ele apóia tudo o que cheira dinheiro. Ele está envolvido em agarrar tudo o que puder.
Ele promove a soberania de mercado, desregulamentação, privatização dos serviços públicos; terminando direitos populares, gastos sociais e ação afirmativa, políticas favoráveis ​​de negócios priorização; guerra de classes; controlar a política eleitoral, apoiando mídia canalha cheerleading sua ideologia e guerras avançar sua agenda."

The Hidden Agenda Soros: Drogas, dinheiro, mídia e poder político

Análise feita poCliff Kincaid - 27 de outubro de 2004 onde encontramos trechos como:

"Soros é especializada em enfraquecimento ou colapso das moedas de nações inteiras para seus próprios interesses egoístas. Ele é conhecido como o homem que quebrou o Banco da Inglaterra. Seu poder é tal que as suas declarações por si só pode causar moedas para ir para cima ou para baixo. Outras pessoas sofrem para que ele possa ficar rico. Mas os jornalistas não querem examinar os meios questionáveis ​​pelo qual ele alcançou a sua riqueza porque eles compartilham seu objetivo de eleger Kerry e os democratas. Curiosamente, uma vez que ele fez sua fortuna tornou-se um socialista global, endossando impostos globais sobre o próprio meio que empregou para ficar rico? especulação monetária internacional e manipulação."


"Soros negou categoricamente receber dinheiro de cartéis de drogas ou qualquer outra forma de atividade criminosa. O fato é, no entanto, que pelo menos algumas de suas operações financeiras foram baseadas no mar, em bancos e centros financeiros que são amplamente divulgados para ser considerado propício para a lavagem de dinheiro. O fundo de Soros é baseado nas Antilhas Holandesas, uma federação de auto-governo de cinco ilhas do Caribe. A CIA Factbook descreve a região como "um ponto de transbordo de drogas da América do Sul com destino a Europa e os EUA;. Centro de lavagem de dinheiro"

Soros teria comprado uma participação importante em um dos maiores bancos da Colômbia, num momento em que o Drug Enforcement Administration, em seu estudo, "Reforma Económica colombiano: O Impacto sobre Lavagem de Dinheiro da droga dentro da economia colombiana," foi documentar como os principais chefões do tráfico foram aproveitando a liberalização da economia para colocar a receita de drogas ilícitas em negócios legítimos."

-------------------------------------------------

Voltemos ao tema das manifestações no Brasil, faz bem ler algumas das publicações recentes:

Cenas louváveis de manifestação pública, que apesar de carecer de pauta factível e interlocução, mostra que o brasileiro ainda pode surpreender a política tradicional e os governantes.

Leia a íntegra da nota da CNBB sobre os protestos no país - Folha UOL

Protestos em SP - Correio do Brasil 13.06

Protesto
Manifestação no RJ  - Estadão 19.06




Patriota diz que atos de vandalismo não podem se repetir  - Yahoo 21.06

Após hostilidade a partidos e 'pauta conservadora', MPL anuncia fim de atos - UOL

Discurso de Dilma faz líderes anti-Copa cogitarem pausa em protestos - UOL 22.06

Quando se fala de pauta conservadora, podemos nos referir ao que tratamos na postagem anterior, é um saco de gatos e ninguém consegue extrair uma pauta de reivindicações sustentável até o momento, não se sabe com quem negociar e em que esfera, ao menos por enquanto.

Tem gente pleiteando a redução da maioridade penal, tem gente ligada a monarquia, tem torcida de futebol e  reivindicações de ação diferenciada contra baderneiros em estádios de futebol, tem de tudo um pouco. Tem até pessoas ligadas a militares se propondo a "apoiar a sociedade numa possível mudança abrupta",  golpismo.

Protesto contra Estatuto do Nascituro - Brasil 247
Num outro extremo temos uma crescente violência, que até já pode ser caracterizada em grupos que se concentram em pontos específicos (áreas de representação do poder e lojas) e em momentos específicos (fim dos protestos), para destruir e promover roubos e saques.


Imprensa estimula moralismo que gerou protestos, diz Carvalho - Folha UOl

O que vemos é algo relativamente organizado e premeditado, ou acham que grupos de vândalos profissionais se dirigem para um local de protesto, se agrupam por coincidência, e com rojões, coquetel molotov e martelos, etc. estão apenas para reivindicar?

Assusta a possibilidade de alguém está tentando usar e manipular as massas de insatisfeitos, mas há cheiro de infiltração e más condutas que interessam a poderosos e desonestos, não que os protestos sejam sem causa ou não sejam válidos, não é isto, mas alguém pode ter bastante interesse numa crise e não em soluções dos problemas que afetam o povo.

Porto Alegre - RS destruição em banco - foto G1

Aumento da violência em protestos preocupa prefeito de Porto Alegre - G1 21.06

Governo está preocupado com aumento da violência em protestos, diz Carvalho - Correio Braziliense 21.06

Manifestantes queimam carro da TV Record - 19.06 Garotasgeek.com

Manifestantes fazem quebra-quebra na MacDonalds - 19.06 Terra.com


Manifestantes põem fodo no prédio da Assembléia RJ - lancenet.com.br 
Manifestantes viram carro em protesto RJ - A Gazeta 21.06 
Após protesto, pontos depredados em Vitória somam prejuízos - G1 21.06

Manifestantes invadem complexo cultural e saqueiam concessionária de carros no Rio de Janeiro - Zero 
Hora 21.06

No centro de São Paulo bandidos saquem lojas durante protestos do dia 18.06.2013


Em Brasília na semana que passou foram identificados e presos pessoas que teriam recebido pagamento para organizar queimas de pneu e atos de violência, é preciso ter serenidade e apurar o que há de exageros e crimes por trás das justas manifestações  populares, sem alarmes e sem menosprezar a vontade popular.

Será que a vontade da grande massa de excluídos que gradativamente tem acesso a moradia, alimentação, trabalho e ensino superior, é a mesma dos que estão nas ruas?  Não que não seja possível nem adequado cobrar mais benefícios sociais e respeito com a população, mas alguns detalhes nos chamam a atenção, quanto as reivindicações ( o que exatamente querem para saúde e a educação, e a quem beneficiariam os pleitos, seria um bom começo para por negociações à mesa), e quanto aos que se apropriam delas, vejam algumas propostas em curso:

Foto do Facebook
A pauta das elites não parece ser a do povo, mas claramente são eles que se representam através de alguns que  tentam passar uma mensagem conservadora (como frisou o Movimento Passe Livre) e se fazem presente nas manifestações onde, vemos pessoas de relativo poder aquisitivo antecipando contextos e disputas de classes sociais com fins políticos e eleitorais.

Entendemos como válidas as manifestações que visam melhorias, e não há sinais de que as populações que hoje são beneficiadas pelos programas do governo,  queiram derrubar o governo que olhou para elas e atuou para permitir a inclusão, fica evidente que estes desejam legitimamente tão somente ampliar e acelerar sua própria pauta social. NÃO PASSA POR UM FORA DILMA! ESTA PAUTA É DOS GOLPISTAS!

Nas convocações através do Facebook

Manifestações  Outras - Foto Facebook


-------------------------------------------------

Voltemos as questões levantadas  

QUAL A RELAÇÃO QUE TEM GEORGE SOROS E AS INSATISFAÇÕES NO BRASIL?

Não temos a respostas mas podemos fazer algumas análises a partir de fatos que identificamos.

George Soros é conhecido por especular e se favorecer com as crises criadas ou incentivadas em várias partes do mundo. Ganha bilhões as custas de perdas impostas a instituições, povos e nações, algumas das quais segundo afirmações e denúncias de forma criminosa.

Ele patrocina e é cofundador, através de um dos seus fundos, uma organização internacional que está relacionada a diversas controvérsias, é a AVAAZ.ORG.

AVAAZ - Wikipédia

No Brasil esta organização esteve ligada a várias situações questionáveis, é a idealizadora e fomentadora de uma petição pública pedido o impeachment da Presidente Dilma Roussef, num ato de desrespeito a nossa soberania e ao voto popular.

AVAAZ COLOCA NO AR PETIÇÃO PRÓ-IMPEACHMENT DE DILMA - 247

Aliás não cabe a uma organização americana, com envolvimento de George Soros um dos maiores financiadores e mentores da campanha de Obama, intervir em questões internas no Brasil.

Assim como Soros (néo-liberal convicto) e defensor do capital, seu representante no Brasil, o Pedro, pousa e procura transitar na periferia de partidos de esquerda, mas na verdade as causas defendidas por Soros são conduzidas em ações da AVAAZ, no fim beneficia o mercado e o capital especulativo e agi em favor dos interesses externos.

A AVAAZ tentou reivindicar para si os méritos da campanha pela aprovação do Ficha Limpa, desrespeitando o povo e entidades nacionais organizadoras e incentivadoras, isto quando num ato de oportunismo pegou carona no movimento Ficha Limpa.

AVAAZ: GOLPE OU NÃO?? - Luiz Nassif 19.11.2011

Na Wikipédia encontramos:

"Denúncias e críticas reportadas pelo blogueiro e jornalista Luís Nassif mostram que a organização teria tomado o crédito para si da criação e da implantação da lei da Ficha Limpa24 (pela lei 9709/1998, um abaixo-assinado criado pela Internet, como os da Avaaz, não tem validade para a criação de um projeto de lei de iniciativa popular) e de ter se apossado de outras conquistas e vitórias, além de acusar a entidade de não ter interesse em transmtir a informação, priorizar algumas campanhas em detrimento de outras pela quantidade de assinaturas e não pela importância, causa ou urgência e acusando a entidade de arrogância e egocentrismo e de ser "potencialmente danosa ao ativismo digital"25 . A ativista da EFF, Jillian York, também acusa a organização de arrogância e egocentrismo, além da acusação de agir com falta de transparência26 ."

Pedro Abramovay, o chefão do site Avaaz e um mimo da esquerda, avisa: “O Brasil é nosso!” Veja - 20.06

Petições da Avaaz rendem milhões de dólares. As campanhas são sérias ou é golpe na internet? - Anonymous.Brasil.com

Atualmente a organização divulga uma petição por e-mail, através de bancos, seguradoras, prestadores de serviços a bancos e seguradoras, cujo o propósito é obter apoio, ajuda financeira e visibilidade para uma campanha contrária a PEC 37. O e-mail tem o sugestivo título de "O Brasil é Nosso!", resta saber se com isso se refere a uma relação de pertença do país com a AVAAZ e com George Soros.

BARROSO FEZ PARECER SOBRE A PEC 37; LEIA E SAIBA DO QUE REALMENTE SE TRATA - Brasil247

Preocupa atitudes que parecem ser simpáticas a quem não respeita a vontade das urnas!

AVAAZ continua a esconder abaixo assinado gigante contra DILMA? - Revista da Sociedade Militar

O Brasil é do povo brasileiro, dos manifestantes, que podem e devem ir as ruas pacificamente pelos seus interesses reais e legítimos, e não por campanhas oportunistas de organizações transnacionais.

Independente do mérito de ser contra ou a favor da PEC 37, cabe a nós decidirmos se esta é a bandeira mais urgente e não a interesses estranhos fazê-lo por nós. CUIDADO COM AS INTENSÕES DOS QUE TRABALHAM PARA  GEORGE SOROS!

Especuladores, compram moedas em baixa fomentam crises e dificuldades (ou torcem por elas, quando não subornam autoridades)  para ganhar rios de dinheiro vendendo as moedas em alta. Compram empresas falidas ou deficitárias que após a crise (as vezes artificiais) os tornam ainda mais ricos, sem se preocuparem com desemprego que geram, fome e  miséria, e muito menos com instabilidades políticas.

A quem poderia interessar caso o Brasil entrasse em uma crise política e institucional, e seus reflexos econômicos, incertezas e a imagem de risco para investidores fosse criada, alterando preços de produtos internacionais e mesmo de valor das ações ou da moeda.

COM ESPECULADORES NÃO SE PODE ABRIR A GUARDA!

quinta-feira, 20 de junho de 2013

O Brasil nas ruas?

A princípio é necessário deixar claro alguns pontos, que podem ajudar numa compreensão futura do que ocorre no Brasil nos últimos dias.  É claro que neste momento nada está absolutamente claro, excetuando uma insatisfação manifestada nas atos e eventos que se sucedem.

A maioria dos atos que ocorrem no Brasil envolve questões dispersas, onde não se pode concentrar a atenção em temas e reivindicações claras (ao menos em quanto questionamento ou pauta a discutir), e em alguns casos em meio aos protestos se pode observar questões (reivindicações) que podem até ser antagônicas, ou se inviabilizarem mutuamente.

Isto significa que não há insatisfações plausíveis de serem atendidas, ou que sejam sustentáveis a sua proposição e defesa em uma esfera de discussão, que exige uma organização e representação mínima dos movimentos?  Claro que não, a questão que pomos em discussão, é que sem uma forma mínima de organização, a tendência é haver um resfriamento após o momento atual com possibilidade mínimas de propostas e soluções concretas.

Parte da manifestação se deslocou para a av. Paulista, região central de São Paulo; grupo fechou a avenida / Marcelo Justus
Dilma adia viagem internacional devido a manifestações, diz Planalto - G1 20.06

Dilma Rousseff exalta manifestações e democracia no Brasil LANCENET!

Fica evidente que a questão dos transportes públicos, suas desestruturação, sua qualidade ruim e deficitária, algo que persiste as décadas e com tarifas a preços elevados, de fato foi o estopim das mobilizações.  Mas por incompetência ou habitualidade em acreditar que tais manifestações seriam pouco consistentes (e poderiam ser), não fosse uma resposta desproporcional, violenta e pouco atenta das autoridades públicas (em especial, municipais e estaduais), que alimentou e estimulou uma indignação generalizada.

Vejamos São Paulo, o movimento que conduziu inicialmente as reivindicações, não tinha uma representatividade significativa em termos de abrangência das camadas mais sensíveis aos serviços de transporte público.  Não mostrava pretensão de luta por outras causas a não ser a redução das tarifas de transporte, ou mesmo a total liberação, o que em si representaria uma perda de receita para investimento brutal (no caso da isenção total das passagens) e alguém, a camada mais baixa da sociedade pagaria a conta com o deslocamento de recursos de outras áreas.

A partir da reação das autoridades, muitas cidades e locais fizeram atos inicialmente para solidarizar-se ao movimento mais forte no eixo Rio-São Paulo.  A estes foram acrescidos atos que traziam gradativamente outras insatisfações à tona, mas que não tem se caracterizado em uma proposta ou pauta, mas apenas no extravasamento de expectativas não atendidas, ou não da forma mais abrangente e esperada por alguns.

Lula: "É a sociedade em movimentação em busca de novas conquistas." - Amigos do Presidente Lula 18.06

É bom ficar de olho em questões propostas, e no perfil que começa a ser apresentado dos manifestantes, de acordo com cada cidade e região.  Ainda é cedo para se traçar um diagnóstico preciso, mas já muitos pontos relevantes, e não nos referimos aos grupos punk's, de skatistas, de vândalos, oportunistas e marginais que se utilizam do momento para praticar crimes, furtos, saques e depredações.

Manifestante Pierre Ramon usa grade para quebrar os vidros da prefeitura / Joel Silva Folhpress 

Ele achou que era o dia dele', diz delegado sobre jovem que apedrejou Prefeitura de SP - Folha 19.06


Pessoas saquearam lojas na região central de São Paulo durante confusão / Fabio Braga  Folhapress

O que há de nítido é que apesar de alguns  tentarem capitalizar os movimentos, sejam eles vinculados a grupos políticos, tendências sociais minoritárias que tentam aderir como se a proposta defendida por estes fossem a bandeira defendida pela maioria, NÃO HÁ UMA UNIFORMIDADE DE QUESTÕES PARA UMA PAUTA E UM DIÁLOGO COM ATORES CLAROS E DEFINIDOS EM UMA MESA DE NEGOCIAÇÃO.

Em alguns momentos há uma tentativa da imprensa (ou parte dela) de conduzir os atos, tentando politizar, criar bandeiras e forçar uma interpretação política para as manifestações nas ruas.

Não são recentes as questões pautadas, e claro que são válidas muitas das cobranças apresentadas, mas não é convincente as explicações e as relações criadas e propostas pela mídia:

- O que tem haver a discussão da PEC 37 em tramitação na Câmara, ponto levantado por alguns jornalistas a partir de alguns cartazes em duas ou três capitais, e a greve dos professores de Juazeiro no CE?

- O MPL luta pela redução da tarifa de ônibus, trens e metrô, e não levanta questionamentos políticos e econômicos de ordem mais ampla, para que possa ser sugerido como um levante contra os fundamentos políticos e econômicos do Governo Dilma. É bom salientar que o perfil dos estudantes envolvidos, são de pessoas oriundas de classe média e muitas das quais nem usam o transporte público;

Há inclusive um foco meio oportunista e que não apresenta todas as facetas e aspectos envolvidos, como que pegando carona em uma indignação concreta, mas cuja amplitude ainda não se pode definir e nem a quem atinge, para vender externamente uma imagem negativa, não totalmente ingênua nem despropositada, e que é amplificada em redes sociais e mídias.  Nós não enxergamos um alvo político único e bem dirigido, exceto os relacionados as administrações municipais e em alguns casos envolvidas na questão tarifaria.

É preciso no entanto frisar, que mesmo a mídia televisiva tem sido alvo das insatisfações, e informações dadas por nossos contatos em São Paulo, dão conta de que repórteres de algumas emissoras e jornais tem sido abertamente hostilizados.  Há informações de que alguns que trabalham em grandes tv's escondem logotipos e identificações que possam ser vistas por manifestantes, em razão de hostilidades.

Imprensa é agredida por manifestantes - AIP 19.06.2013

BRASIL Manifestantes queimam carro de jornalismo da Rede Record - Tribuna Hoje 18.06

Carro (geradora) da TV  Record incendiado - Reprodução AIP
Jornalista do "Estado" é agredido por manifestante - ABERT

SP: repórter da TV Bandeirantes é agredida em cobertura de protesto - Terra 18.06.

Insatisfação sempre haverá, e todos nós temos, mas é preciso neste momento filtrar as que por ventura não abrem possibilidade de discussão e amadurecimento de debates em prol de mudanças factíveis.  É preciso canalizar, organizar e propor reivindicações que possam ser direcionadas a interlocutores do Estado;

Acho sinceramente que apesar de bonitas atitudes e uma louvável mobilização, os eventos semelhantes aos occupy wall street, carecem de pauta de reivindicação clara, definida e propositiva, com representantes e interlocutores de alguma representatividade, não vinculados a partidos e estruturas vencidas, que possam forçar a manifestação e criação de mesas de negociações nas esferas necessárias.  Caso contrário temos a possibilidade de ver o movimento se esgotar ou se confrontar mutuamente, com grupos e pessoas tomando posições e atitudes que se anulam mutuamente.  Apesar de tudo as manifestações pacificas merecem aplausos e parabéns por fazer ressurgir o desejo de expressão popular!

Parlamentares dizem não identificar líderes do protesto para dialogar - G1 20.06

É PRECISO CUIDADO E MUITA RESPONSABILIDADE, PARA NÃO DETURPAR ALGO LEGÍTIMO E QUE CREIO QUE AMADURECIDO PODE SER BENÉFICO!

A MANIFESTAÇÃO POPULAR É ALGO NECESSÁRIO E QUE PRECISA SER RESGUARDADA DE INTERESSES POUCOS SAUDÁVEIS, PARA QUE ALGUNS NÃO MANIPULEM A JUSTA AÇÃO POPULAR, EM ESPECIAL QUANDO SE TEM EM VISTA UM PROCESSO ELEITORAL QUE PODE SER SIGNIFICATIVO PARA ESTA SOCIEDADE!

.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Os fins justificam os meios?

Em muitos aspectos os direitos e liberdades assegurados em textos constitucionais, tem sido substancialmente alterados, de forma até indevida ou não prevista em Lei, a pretexto de interpretação  ou entendimento de “intensão” dos legisladores constituintes, a despeito do que há de fato escrito na Constituição e do que seria a real intenção ao se escrever os artigos, que hora recebem interpretações até contrárias ao seu propósito.

Já em outros casos tais “direitos” são estendidos por decisões que acabam gerando conflitos de poderes, ou mesmo intervenções, geralmente do Judiciário sobre o Congresso como que usurpando o poder de legislador dos representantes eleitos pela sociedade, com a finalidade de garantir seus interesses e princípios de sustentação social.

Temos visto isto aqui mesmo no Brasil, pois em algumas decisões a maior parte destas recentes, o STF – Supremo Tribunal Federal, a título de interpretação e alegando defesa de interesses minoritários, ou mesmo um fundamento não explicitado no artigo constitucional, profere pareceres e decisões que jogam por terra, princípio legais que são aceitos pela maioria da sociedade brasileira,  em benefícios de outros que não representam a vontade popular.





Em alguns casos criando leis e princípios jurídicos, como já dissemos sem considerar que tais atribuições cabem ao Legislativo, e que algumas destas estão em discussão no Congresso Nacional, que deveria respeitar a vontade dos eleitores  que os representam.  Baseado em argumentos que na prática não justificam a violação da independência dos poderes, cria-se uma espécie de ditadura do judiciário, que de forma temerosa abala as bases da democracia e da sustentação da sociedade.

Como exemplo voltamos a outro tema polêmico e atual, o casamento gay.



Alguns juízes se dizem perplexo e que o STF criou uma contradição com texto constitucional e com o NCC.

O QUE DIZ A CONSTITUIÇÃO:

Art. 226. A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado.
§ 1º - O casamento é civil e gratuita a celebração.
§ 2º - O casamento religioso tem efeito civil, nos termos da lei.
§ 3º - Para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento. (Regulamento)
§ 4º - Entende-se, também, como entidade familiar a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes.
§ 5º - Os direitos e deveres referentes à sociedade conjugal são exercidos igualmente pelo homem e pela mulher.
§ 6º - O casamento civil pode ser dissolvido pelo divórcio, após prévia separação judicial por mais de um ano nos casos expressos em lei, ou comprovada separação de fato por mais de dois anos.
§ 6º O casamento civil pode ser dissolvido pelo divórcio. (Redação dada Pela Emenda Constitucional nº 66, de 2010)
§ 7º - Fundado nos princípios da dignidade da pessoa humana e da paternidade responsável, o planejamento familiar é livre decisão do casal, competindo ao Estado propiciar recursos educacionais e científicos para o exercício desse direito, vedada qualquer forma coercitiva por parte de instituições oficiais ou privadas. Regulamento
§ 8º - O Estado assegurará a assistência à família na pessoa de cada um dos que a integram, criando mecanismos para coibir a violência no âmbito de suas relações.

O Novo Código Civil (NCC), quando fala do casamento, aponta:

"Art. 1.514. O casamento se realiza no momento em que o homem e a mulher manifestam, perante o juiz, a sua vontade de estabelecer vínculo conjugal, e o juiz os declara casados."
"Art. 1.517. O homem e a mulher com dezesseis anos podem casar..."



Min Barbosa - Fellipe Sampaio/SCO/STF
Chegou-se ao ponto de o próprio judiciário através de alguns dos seus membros ou instâncias, criarem distorções legais conflituosas com a própria Constituição, gerando embaraços jurídicos que  para sua resolução segundo os interesses de seus criadores, carecem de mais abusos.  Um bom exemplo está na recente decisão do CNJ – Conselho Nacional de Justiça ao determinar que os cartórios obedeçam decisão do STF, no tocante a registro de casamento entre pessoas do mesmo sexo, e que até então não era implementado porque cartórios e juízes de primeira instâncias, entenderem que a decisão do STF feria o artigo     da Constituição Federal, e por não haver Emenda Constitucional votada pelo Congresso (fato alertado inclusive no voto dos decanos do STF que foram favoráveis a união homoafetiva, mas para qual necessitaria de Lei oriunda do Legislativo para possibilitar o registro como casamento).




Vemos que representantes do STF, CNJ, entre outros rasgam a Constituição e atuam a margem da Lei, novamente podemos citar tais atitudes em acontecimentos recentes.  Um bom exemplo é a insistência do Ministro Joaquim Barbosa, presidente do STF, em conduzir alterações orçamentárias e uso de recursos pelo CNJ em contrário ao que prever a Lei de Responsabilidade Fiscal, apontado inclusive pelo TCU – Tribunal de Contas da União (órgão máximo de fiscalização de contas) no qual o parecer emitido aponta para necessidade de adequação do CNJ as normas, e novamente a dependência de aprovação orçamentária pelo Congresso.  Infelizmente o Min. Joaquim Barbosa ignora tais princípios e manobra para criar ilegalidades ainda maiores, ferindo as leis brasileiras.

Os fins justificam os meios?  Este parece ser o raciocínio adota na alta corte brasileira, mas como já estamos alertando a tempos, a ameaça que se cria é de inutilizar ou tornar ineficaz a Constituição e as leis que regem nossa sociedade, a pretexto de “avançar” ou atender necessidades emergenciais.

Parece que para alguns sim! Pois até agem a revelia da lei.


A exemplo do que ocorre em alguns países, usa-se a Lei contra a sociedade e seus interesses, e a pretexto de proteção de direitos ou liberdades fere-se os princípios constitucionais, o mesmo que ocorre no EUA (em relação a vigilância de comunicações privadas e pessoais,  e na prisão de pessoas supostamente envolvidas com crimes de terror, usando-se até de meios condenáveis como a tortura), e pondo em risco os verdadeiros pilares da sociedade livre, que é a obediência a Carta Magna e ao ordenamento jurídico, a autonomia e independência dos poderes constituídos e principalmente no que se refere ao respeito ao cidadão e seus direitos fundamentais.   Travestidos de paladinos e justiceiros, juízes, governantes, burocratas e outros, criam uma ameaça a todos, pois não sabemos o que poderão fazer num futuro próximo e quanto mal criaram a pretexto de melhor gerir as instituições públicas e os “interesses” que muitas vezes são contrários ao da sociedade.



Barack Obama - Google imagens





Todos nós precisamos condenar e está alertas a estas atitudes, não aceitando passivamente os abusos cometidos, evitando que tornemos refém de pessoas oportunistas e leis ou ações de ocasião.


quarta-feira, 5 de junho de 2013

No dia do meio ambiente!


Respeito ao meio-ambiente, a fauna e flora, a Mata Atlântica, parece não ser prioridade para alguns políticos.  Pior que isto, até vão ao encontro e se unem aos que destroem e agridem a natureza.

A respeito do que já denunciamos e que ocorre em Jaguarana - Paulista, temos mais informações.

Antes porém vamos relembrar alguns fatos:


 InterJornal do JC em 22.03







Veja mais informações sobre esta denúncia  afeta a 4ª promotoria de Paulista em:


Meio ambiente é vida!


Vale salientar que danos ao meio-ambiente e políticas que não respeitam a natureza, parece que são afetas a   administração do PSB em Pernambuco, onde o próprio líder do partido, o Governador Eduardo Campos que também é pré-candidato a presidência do Brasil, tem seu nome e a sua administração relacionados a atos questionáveis contra áreas ambientais.




Eduardo Campos - Viomundo
Não se trata de um questionamento isolado.



Claro que num país ameaçado por interesses econômicos que não respeitam a natureza, e que culminam com notícias como as que apontam desmatamento e destruição de grandes áreas de Mata Atlântica, preocupa a postura dos socialistas do PSB em Pernambuco.



Foto dos protestos contra o afastamento da promotora Belize, feita por José Dilson.

Protestos no MP Recife - José Dilson



---------------------------------------------------------
Ver também nesta página em postagens anterior, ou em:


terça-feira, 28 de maio de 2013

O outro lado da moeda, a saúde não é para mercenários!

Ao longo dos últimos dias, um debate está bastante em foco, em reportagens e eventos que expõem muitas das deficiências históricas que este país acumula, em especial na saúde e de forma mais aguda, nas periferias e regiões mais afastadas dos grandes centros.

Toda esta polêmica entorno da possível vinda de médicos de outros países, a exemplo de Cuba, serve ao menos para trazer luz sobre problemas sérios, em especial os relativos a falta de médicos e ao corporativismos da classe, e a uma postura desequilibrada e mercenária por parte de muitos profissionais.

Claro há muitos profissionais sérios e que trabalha com amor a profissão e servem a sua vocação e a população com dignidade, mas cada vez mais há uma visão exageradamente materialista nas atividades médicas, e uma enorme fuga destes profissionais de áreas menos nobres e onde o dinheiro não é farto.

Algo que perdura por décadas e a solução parece não vir de forma adequada e com prontidão.  

Muitas pessoas dos interiores e regiões afastadas, ou até mesmo oriundas das periferias, lotam diariamente consultórios e emergências nos grandes centros, é comum prefeituras e mesmo pessoas em grupos organizados por serviços de assistência social e ações filantrópicas, se deslocarem em ônibus, vans e ambulância em busca de atendimento médico, até mesmo os atendimentos básicos e não só os especializados são procurados.  Isto por conta da má distribuição da assistência médica pelo país, e da ausência destes profissionais em regiões afastadas, que tendem a se concentrar em capitais onde há uma demanda enorme pelos serviços e maior remuneração, fugindo do atendimento fora destes centros.

Há claro uma demanda por mais profissionais, mas muitos dos médicos recém formados que cursaram medicina em cursos e instituições concentradas nas capitais, formaram-se por instituições públicas, mas a maior parte permanece nas capitais atuando sobre tudo em hospitais e clínicas privadas.  Desde cedo concentram suas atividades nestes centros e evitam periferias e interiores do país, alguns atuando em diversos hospitais e clínicas simultaneamente, e mesmo quando financiados pelo Estado, não costumam ter uma visão social, cada vez mais rara e menos tratadas nas faculdades, construindo uma postura altamente comercial e até certo ponto mercenária.

Prefeitos pedem que governo contrate médicos estrangeiros - JuntospelasRedes

Falta de médicos em municípios da PB superlota hospitais da capital - CRMPB

Hospital federal tem fila quilométrica para marcar consulta - Veja 03.12.2012

Pessoas esperam na madrugada para conseguir consulta - CGN 11.11.2011

Outro aspecto da deficiência na saúde é a falta de profissionalismo e compromisso de muitos médicos!

Há algo que precisa ser posto na mesa, profissionais não são adequadamente preparados para assumir as suas responsabilidades para com a população, e agem como se a saúde do povo fosse produto mercantil!

O Conselho de Medicina tenta culpar o Governo, mas omiti as perspectivas comerciais cada vez mais amplas nas atividades médicas e que asfixiam uma visão humanística ou que equilibre a postura dos profissionais de medicina.  Tal perspectiva é reforçada com uma ação cartorial e corporativa muito intensa, que às vezes beira as vias da omissão e da cumplicidade.

Vejamos alguns cacos recentes:

Faltam médicos e pacientes esperam até 13h por atendimento em postos - Correio do Estado MS 28.05

Pacientes da rede pública do Rio morrem enquanto médicos vagabundos faltam plantões - Notícia Rio Brasil

Promotoria pede escala de plantões de médicos do Samu - Agora SP 13.03.2013


Médicos "furam" plantões em hospitais do SUS e prefeitura anuncia punição para eles - EM 04.03.2013

Secretário flagra ausência de médicos plantonistas - A Tarde - Bahia 14.01

Jorge Solla constatou que 49% dos profissionais escalados faltaram ao trabalho - Alberto Coutinho/GovBA

Médico do caso Adrielly não comparece a plantões há 5 anos em hospital do Rio - Último Segundo 11.01.2013

'Não me sinto culpado pelo que aconteceu a ela’, diz plantonista sobre morte de Adrielly - O Globo 07.01.2013

Situações como algumas destas relatadas também são comuns nos serviços de atendimento de urgência e emergências, aqui mesmo em Pernambuco no ano passado, outubro a dezembro, ortopedistas lotados em algumas das UPA's da RMR não compareciam a alguns plantões, em Olinda nós verificamos que durante semanas no mês de outubro de 2012 a UPA aos domingos não tinha ortopedista, e os casos que buscavam atendimento eram encaminhados ao Hospital Tri Centenário, diante da falta nem sempre justificada.

Sem falar nos muitos casos de falsos médicos, envolvendo ou não médicos habilitados, bem abaixo das vistas dos conselhos:

Há também uma certa negligência das autoridades públicas e dos Conselhos de Medicina, já que com documentação falsa ou até mesmo o número de matrícula no conselho cedidos ou emprestados (negociados) por médicos habilitados, muitos falsos profissionais atuam e lucram com a morte e a desassistência da população, é só ver reportagens como as seguintes, onde em alguns casos há médicos envolvidos com os fraudadores:

Marcel Carlos Nery se passava por pediatra com o
nome e registro de um médico de São Paulo
(Foto: Carolina Paes/G1)
Falso médico é descoberto em hospital de Mogi, diz polícia - G1 27.04

Alô Amazonas - 05/04/13 - Falso médico é preso no AM - Uol 05.04.2013

Mais uma um falso médico é preso no Amazonas - PortaldoHolanda 05.04.2013

Falso médico de Sorocaba, SP, pode ser indiciado por homicídio culposo - G1 13.12

Santa Casa diz que foi enganada por falso médico - DS 10.12.2012


CAÉM: FALSO MÉDICO ATUOU NO MUNICÍPIO POR TRÊS ANOS, DENUNCIA NOVO PREFEITO - Tribuna Livre

PR: além dos 5 presos, mais uma médica é indiciada por mortes em UTI - Terra 05.03.2013

Mortes no Hospital Evangélico - PR (www.terra.com.br)

Acadêmica de direito acusa médico de tentativa de abuso sexual - Diário da Amapá

Médico acusado de estupro também é investigado por manipulação genética em SP - Zero Hora 18.08.2009

Em situações como estas, nos perguntamos, como uma instituição médica hospitalar e demais "colegas" de medicina se deixam enganar por tanto tempo por alguém que simula ser um médico.  Se a responsabilidade e as más condutas de profissionais de medicina fossem acompanhadas e fiscalizadas (o que na maioria das vezes não ocorre), em hospitais e pelos conselhos, tais situações não ocorreriam com tanta incidência, mas  a omissão e a falta de vontade em acompanhar as atitudes dos profissionais levam a tais ocorrências, o corporativismo contribui para crimes!

Apesar de existir de fato problemas inerentes a falta de estrutura hospitalar no Brasil, em algumas regiões o contrário também ocorre, há estrutura mas simplesmente faltam médicos.

Os conselhos de medicina tem insistido numa posição corporativa, de interesse apenas da categoria em detrimento da população, pois mesmo que a falta de estrutura seja uma realidade em alguns hospitais, ou que em outros esta seja insuficiente a demanda da população e as necessidades dos médicos.  É oportuno salientar que muitas unidades hospitalares estão trabalhando acima de sua capacidade devido a falta de alternativa de saúde em suas regiões e cidades distantes.  A procura por médicos nas unidades dos grandes centros aumentam demasiadamente, e nem sempre a estrutura e os profissionais correspondem a demanda.

Em algumas localidades, em especial no interior, há unidades equipadas e implantadas mas sem profissionais, médicos e de enfermagem, no caso dos médicos faltam até profissionais que não atuam em especialidades onde a oferta de profissionais é menor.

Sem funcionários, hospital que custou R$ 62 milhões segue fechado há 4 meses no Piauí - Uol 21.09.2011

Hospital pediátrico da UFRJ fecha emergência por falta de médicos - Terceira Via 30.04.2013


Importar médicos do exterior, pode ser bom para atender parte da população que não é assistida?

Sobre a proposta de importação de médicos do exterior, é preciso salientar que diversos países, como Inglaterra, EUA, Austrália, já fazem a muitos anos.

Outro aspecto a considerar, é que muitos médicos de diversas nações costumam atuar em organizações internacionais em todo o mundo, a exemplo da Cruz Vermelha Internacional e Médicos Sem Fronteira, suprindo necessidades emergenciais ou atendendo áreas carentes, em programas e na assistência básica, sem restrições ou questionamentos a sua capacitação e habilitação.

O Brasil precisa atender as necessidades da população, em especial nas regiões interioranas, e não há como fazer sem o reforço de profissionais, cuja a formação é praticamente a mesma em todos as nações, e que estejam dispostos a atuar e se fixar em regiões pouco interessantes aos profissionais locais.  Claro respeitando-se alguns critérios básicos, um dos quais as questões de idioma e culturais e as relativas a abrangência da atuação.

Vemos que novamente o Conselho Federal de Medicina e demais entidades afins, tentam garantir uma reserva de mercado, pois diante de tantos problemas e de condutas tão ruins por muitos médicos, caem por terra os argumentos da qualidade dos serviços a ser prestado e do interesse da população.

Quem dispõem de planos de assistência médica/hospitalar, pode testemunhar já se deparou com médicos recém formados e que prescrevem tratamentos e medicações de forma irresponsável, ou mesmo sem qualificação técnica. Não raro nos colocamos em situações, que na rede pública ainda são mais grave, pois são acrescidas da negligência profissional e a erros de profissionais que mesmo experientes, trabalham mal.

Certamente que poderão ocorrer incidentes com médicos de fora, mas o caso é que estes são muito mais comuns aqui, com médicos e profissionais pouco qualificados e que geralmente não são punidos.

Pedro Saraiva: Sobre a vinda dos 6.000 médicos cubanos - Pedro Saraiva 09.05.2013

A questão da vinda dos médicos cubanos para o Brasil - Advivo 08.05.2013

Brasil acumulou deficit de 54 mil médicos na última década - Douradonews 23.05

Diante de um deficit de 54 mil médicos, há ainda uma forte ação corporativa no CFM, Conselho Federal de Medicina, enquanto a prática e contratação de médicos estrangeiros é relativamente comum em vários países da Europa e nos EUA.

Mais de 11% dos médicos inscritos são estrangeiros - Observatório da Imigração 2009

Artigo de Padilha, na Folha, sobre médicos estrangeiros - Luis Nassif 18.05

A vinda de médicos estrangeiros não é sem critérios, ou muito menos sem uma avaliação técnica e de capacidade, mas ao contrário do que defende o CFM, não implica na necessidade de revalidação do diploma.  Médicos cubanos, portugueses, espanhóis, etc, possuem um conhecimento numa área universalizada, não podem ser tratados como profissionais de segunda categoria.

É hora da sociedade brasileira receber assistência médica em todas as regiões e localidades brasileiras, e não ser apenas um benefício para poucos, concentrado em algumas áreas e voltado para aqueles que tem melhor poder aquisitivo ou residem em grandes centros, e mesmo com dificuldades dispõem de uma alternativa de assistência médica.


sexta-feira, 17 de maio de 2013

Postura do CFP é contrária a recuperação de dependentes e viciados!

Deputados defendem Lei 7.663
Há algum tempo uma polêmica envolve o Conselho Federal de Psicologia e grupos religiosos, ou melhor põem estes outra vez em lados opostos!   Trata-se da nova política anti-drogas que tramita no Congresso, e  que prevê internação compulsória, alterações nas formas de tratamento, e também a ajuda financeira pelo Governo Federal a entidades conhecidas  e reconhecidas como Comunidades Terapêuticas, mas que alguns grupos junto com membros do CFP tentam desvirtuar e promover desinformação, numa tentativa de barrar a PL 7.663/2010, e inviabilizar esta ajuda federal. 

Não entrando no mérito das demais questões envolvidas e afetas ao projeto, mas entendendo que não é apropriado disciplinar as políticas anti-droga no mesmo nível e com o mesmo instrumento legal que até então é usado para disciplinar questões inerentes a diversos problemas mentais (dente os quais, a debilidade mental), é justificável a proposição de mudanças e maior comprometimento do Estado com o problema. Não se pode ignorar os milhares de viciados a cometer crimes e a destruir suas vidas e a de outros, nas esquinas praças e ruas, sem se dispor a intervir junto a quem já não consegue sair da dependência total.

Nesse aspecto a questão das Comunidades Terapêuticas, que acolhem 80% dos que estão em busca de tratamento e de sair das drogas, é algo importante e que precisa ser melhor entendido.

Algumas destas entidades terapêuticas são mantidas por religiosos e colaboradores, e que já existem há algumas décadas realizando um trabalho louvável de acolhimento e recuperação de viciados, numa linha espiritual e de restauração da dignidade do indivíduo que tem permitido sucessos onde outras áreas não conseguem avançar.  Hoje são fortemente combatidas por grupos ligados a minorias homossexuais e pelo CFP, desconsiderando os resultados consistente obtidos no acolhimento e no tratamento de viciados, sob a bandeira da preservação da laicidade do Estado, como se dar dignidade ao ser humano, algo que não se consegue por tratamento clínicos (exclusivamente) não fosse papel a ser apoiado, defendido e fomentado pelo Estado.

Deputado defende votação de nova lei antidrogas na próxima semana - Camara Deputados 02.04


Vejamos algumas informações sobre o que ocorre:

O médico Ronaldo Laranjeiras fala sobre nossa política antidrogas. Ele é um dos mais renomados especialistas no assunto, e tem muitos artigos e ações a respeito. É um dos mais ativos e contestadores entre os que denunciam o discado com a saúde e a liberdade absurda que leva o alcoolismo e consumo de drogas entre os jovens do Brasil.  Na reportagem ele afirma que: "Nossa política antidrogas está errada"

Isto É entrevista Ronaldo Laranjeiras - 04.07.2007

Numa outra entrevista o médico defende as comunidades e a adoção de cartão para custeio de tratamento de viciados de crack, dentre outros!

Governo Alckmin quer multiplicar casas privadas contra crack, 'o grande desafio do mundo' - Rede Brasil Atual

Reportagem da Veja em 08.05.2013 com Ronaldo Laranjeiras


Ministro da Justiça defende repasse de dinheiro públicos para entidades:

BRASÍLIA – O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, defendeu em entrevista ao GLOBO o repasse de recursos públicos a comunidades terapêuticas, entidades de cunho religioso que abrigam dependentes de drogas. Segundo o ministro, as comunidades são responsáveis por 80% do atendimento a dependentes e não podem ser ignoradas na rede de atendimento. A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), vinculada ao ministério, tem R$ 130 milhões para financiar essas entidades, a grande maioria ligada à Igreja Católica e a igrejas evangélicas.

Entrevista com ministro Cardozo - DAR


Representantes de comunidades reunem-se com ministra:

Reunião com a Ministra da Casa Civil Gleisi Helena Hoffmann - DAR 16.04


Diante dos fatos e da polêmica, é nítida a falta de coerência dos que representam o CFP na questão, pois as alegações destes não correspondem com os fatos e o trabalho das comunidades.

O fato é que ação cristã junto as casas de acolhimento e as comunidades terapêuticas tem sido um exemplo que deve ser seguido.

Obras cristãs que ajudam milhares de viciados em álcool e drogas a se libertarem do vício, e a recomeçarem suas vidas com dignidade e amor são alvo de críticas de grupos organizados, e que a pretexto de uma liberalidade perversa, preferem que dependentes continuem na sarjeta, ou sejam assistidos apenas por tratamentos clínicos.

A medicina tem seu papel, mas não é capaz de suprir afetividade e as necessidades espirituais que as pessoas demandam, e que as levam a vícios e abandono, basta caminhar nas ruas e ver milhares de dependentes que após tratamento médico voltam ao vício, pelas mesmas razões emocionais que os motivaram inicialmente.

Eis alguns dos exemplos de comunidades e práticas cristãs exitosas, que são discriminados pelos grupos que põem instinto e egoísmo acima da fraternidade.


Comunidade Terapêutica - Programa despertar para a vida

Comunidade Bethânia

Fazenda da Esperança

São apenas alguns exemplos dentre muitos, vinculados ou não a grupos cristãos.

Veja também alguns depoimentos no blog do  programa  PHN com o Dunga - Canção Nova






Vejamos alguns pronunciamentos recentes:

Marisa Lobo critica presidente do CFP por atacar comunidades terapêuticas - Dignow

SECRETÁRIA SOBRE DROGAS FALA SOBRE EDITAL DE COMUNIDADES TERAPÊUTICAS - Crack é possível vencer

Eis o que diz o Secretário Nacional de Política antidroga:

A secretária informou que as ações de capacitação do programa Crack, é possível vencer já formaram cerca de 115 mil pessoas neste ano. “Efetivamente, quem faz a prevenção é quem está lá na ponta, é o professor que trabalha com o aluno, é o líder religioso que atua na comunidade” explicou. Participam dos cursos profissionais de saúde, assistência social, justiça, além de educadores e lideranças comunitárias que trabalham diretamente com usuários e dependentes.

Durante 02 anos o projeto de enfrentamento do crack não caminhou por está ligado ao Ministério da Saúde e ser sabotado por alguns ligados ao Conselho de Psicologia, dizendo inclusive que estávamos ressuscitando manicômios.


O projeto de Lei pretendia disciplinar aspectos da propaganda de bebidas

Contudo por pressão dos deputados comprometidos com a indústria de bebidas, ações de denúncia e divulgação dos males e danos a saúde, até mesmo em rótulos, a exemplo do que ocorre com cigarros foi retirado do texto.

Algumas informações sobre o comércio de bebidas alcoólicas dão uma ideia dos interesses envolvidos.

No Brasil recolhe-se cerca de 5 bilhões com impostos sobre bebidas, além deste só a Ambev maior produtora de bebidas nacional. lucrou 7 bi no ano.


O Governo Federal gasta com saúde algo entorno de 20 bilhões, com doenças e efeitos do álcool (diretos e indiretos). Gastamos 4 vezes mais do que é arrecadado por conta dos males que o álcool causa.





terça-feira, 7 de maio de 2013

Conferindo denúncia


Dia 20.04 nós fomos conferir o resultado da agressão feita pela turma do DUDU (Eduardo) e do Geraldo Julio a uma área de preservação em Paulista.

Esta ação irresponsável foi denunciada a imprensa (e recebeu apenas uma nota de rodapé de um dos informativos do JC, sem mencionar as responsabilidades dos políticos do PSB), mas apesar de formulada denuncia a CPRH desde 17.01.2013 e ao Ministério Público através da denúncia 13.026 de 22.03.2013, nada parece ter sido feito para combater tais atos.

Até o presente é visível e notório os danos causados, até por incentivar queimadas e depósito de lixo hospitalar irregularmente colocado em via pública e as margens da mata.

Eis como estava o local, depois que se passaram mais de 30 dias!

No entanto as providências são inexistentes até o momento, e as autoridades fecham os olhos aos desmandos e as ações de políticos e seus assessores ou colaboradores.  Se não envolve-se o partido do Governador, este ou o Prefeito do Recife, seria tão lentas as ações ou mesmo inexistentes?