sábado, 24 de agosto de 2019

Amazônia em chamas


Literalmente, a Amazônia está em chamas, intensa e perigosamente, num governo incendiário e irresponsável. E o mundo já usa esta tragédia para pressionar o Brasil, ainda que historicamente o problema também seja de responsabilidade destes, e causados por pesados interesses econômicos na região.


Por que a Amazônia é vital para o mundo? - DW 23.08.2019


Fotos como as divulgadas nas mídias, estão longe de refletir a realidade do que acontece na floresta
.

Resultado de imagem para amazonia
Imagem - O Povo
Resultado de imagem para amazônia
Imagem obtida no sítio Exame, Abril- Queimadas na Amazônia







  
As chamas que destroem árvores, matam animais e insetos, afetam solos, rios, e lançam ao ar, partículas e gases que contaminam e trazem problemas  a saúde, a ecologia e ao clima.
Geralmente estão associadas as práticas criminosas de "limpeza" de terreno, provocadas por fazendeiros e proprietários de terras, que desejam ocupar áreas ilegalmente as áreas devastadas, para plantio ou criação de pastos e na pecuária, ou para ampliar seus domínios sobre áreas de preservação existentes por força de leis. Em outros casos os incêndios são para grilagem, venda de imóveis, ou ainda decorrentes de fatores climáticos e episódios acidentais (ou naturais), mas que prosperam com a omissão de autoridades e governos, como o atual, do presidente Bolsonaro, alinhados ao agronegócios, a garimpeiros, a madeireiros e especuladores, que se beneficiam da degradação da região, e aumento de suas propriedades.

Juiz dá 72 horas para Bolsonaro explicar ações contra queimadas na Amazônia ... - UOL 24.08.2019

Doria diz que Brasil deve "reconhecer erros" sobre Amazônia - Terra 24.08.2019

Papa pede ajuda de líderes mundiais para salvar a Amazônia - Observatório 3ª Setor 12.09.2019 

O governo já dava sinais de que não teria respeito com as pautas sociais, com as interações com movimentos e instituições como ONGS, com a cultura e a educação, inclusive esquecendo os povos ancestrais, ciência e pesquisa, mas especialmente com o meio ambiente e a ecologia, e que se deixaria guiar por interesses financeiros, de especuladores nacionais e internacionais, exploradores, e depredadores, desde seu início, e mesmo antes de existir.

Incêndios na Amazônia: 118 ONGs assinam manifesto contra Bolsonaro - Carta Capital 22.08.2019

Após acusar ONGs sem provas, Bolsonaro diz que produtores podem ter incendiado Amazônia - Brasil247 22.08.2019

Entre janeiro e agosto, queimadas aumentaram 83% em relação a 2018 - Exame Abril 20.08.2019

E com liberação de agrotóxicos, ignorando os assassinatos no campo e nas florestas, como de lideranças indígenas, fechando os olhos as invasões de garimpeiros e madeireiros sobres matas e terras indígenas, com declarações e propostas de reduzir áreas de proteção e reservas, estimulando conflitos com agricultores, fazendeiros e grileiros, entorno de grandes áreas verdes, e de disputas sobre a terra. O governo mostra sua falta de compromisso com nosso futuro, com nossa florestas e rios, com populações e animais, com a Amazônia, com a segurança, o futuro e a vida de todos os brasileiros.

Em cúpula do G7, Macron quer convencer potências a agirem pela Amazônia - Folha UOL - 24.08.2019 

Os incêndios na Amazônia desatam críticas mundiais ao Governo Bolsonaro - El País 23.08.2019 

Macron e Bolsonaro voltam a trocar acusações por causa da Amazônia - Correio Braziliense 23.08.2019 

Por que Bolsonaro não deveria fazer ‘aposta’ com Macron e Merkel sobre desmatamento na Amazônia - BBC 19.07.2019 
Ganha mais força as críticas internacionais e nacionais, no âmbito externo a falta de ação e de uma política externa responsável, criou  atritos com a Europa, Alemanha, França, Noruega e Irlanda, que tem feito críticas e até propõem boicotes aos produtos brasileiros, que já recebem manifestações de apoio até do Canadá, mostra o quanto estamos sem representação e no caminho errado, com o governo incentivando atritos e fakenews, levando a situação a extremos, como a suspensão de recursos internacionais para conservação da Amazônia, pela Noruega e Alemanha, milhões importantes e conseguidos com anos de esforços e políticas de preservação, nos governos Lula e Dilma, período de forte redução do desmatamento e que desde o golpe de 2016, com Temer e agora, se amplia novamente.

Amazônia: Bolsonaro cria maior crise diplomática do Brasil do século - IstoÉ Dinheiro 23.08.2019 

Madeireiros usam discurso do governo Bolsonaro para intimidar Ibama - Veja 16.08.2019 

Estimulados por Bolsonaro, fazendeiros promovem "dia do fogo" na Amazônia - Brasil de Fato 15.08.2019 

30 anos de desmatamento da Amazônia em mapas e gráficos - Nexo Jornal 15.08.2019 

Governo Bolsonaro tem “relações muito mais próximas com madeireiros”, diz ex-diretor do Inpe - DCM 09.08.2019 

"Sou o capitão motosserra", diz Bolsonaro sobre aumento do desmatamento na Amazônia - Brasil de Fato 06.08.2019 

Para diretor do INPE, críticas de Bolsonaro a dados são inaceitáveis - Exame Abril 02.08.2019 

Bolsonaro apoia Acordo do Clima lá fora e madeireiros ilegais na Amazônia - Expresso Amazônia 22.07.2019 

Bolsonaro desautoriza ação do Ibama contra madeireiras - JC Online 15.04.2019 

Bolsonaro promete rever demarcações e quer explorar Amazônia com EUA  - Valor 08.04.2019 

Muitas decisões de Bolsonaro contribuem para a crise ambiental, a manutenção de um ministro incompetente e suspeito de favorecimentos como os atribuídos a Ricardo Salles, à frente da pasta do meio ambiente, e que nada faz em defesa da Amazônia, além das repreensões públicas e cortes de recursos do IBAMA, responsável pela fiscalização e combate aos crimes ambientais, além da supressão de recursos e meios de combate a incêndios na região, e como a cereja do bolo, as críticas sem cabimento a ONGS e ao INPE, responsável pela divulgação e por pesquisas sobre o avanço do desmatamento e da devastação na Amazônia, com destituição de seu diretor (que  insistiu na responsabilidade e veracidade dos dados e pesquisas do INPE), que mostram o aumento de 278%  no desmatamento (no último ano), um descompromisso do governo e um erro agravado, com decisões  de alinha-se a Trump e aos EUA, e reforçar interesses deste sobre a região, e também dos devastadores das nossas reservas, mesmo sendo brasileiros, que só querem lucros abusivos.

Dados do INPE: 60% da área desmatada na Amazônia foi para a pecuária - Jornal GGN 24.08.2019 

Itamaraty manipula dados da era Lula para fazer parecer que Bolsonaro protege a Amazônia - VioMundo 21.08.2019 

Especial Latifúndio – Concentração de terra na mão de poucos custa caro ao Brasil - Repórter Brasil 11.07.2006

Ganham milhões e milhões com a destruição da região, poucos empresários, fazendeiros e o agronegócio, a um preço enorme, e que leva a completa destruição de nossas florestas, e do meio ambiente e de povos locais (especialmente), mas que os maiores beneficiários são políticos, bancos (como Bradesco, ou antigo HSBC inglês, com operações no Brasil absorvidas pelo Bradesco), investidores (especuladores) e algumas multinacionais (como a alemã Volkswagen, Manah da holandesa Bunge Fertilizantes), sob muitos aspectos, e que avançam seus domínios sobre a Amazônia (como o Grupo CR Almeida, Sul América, seguradora Atlântica Boa Vista, incorporada pelo Bradesco, Supergasbras da holandesa SHV Energy, etc ), e sobre a população mais simples das regiões e do Brasil.

Recomendo uma leitura de Rio Maria - Canto da Terra (do Pe. Ricardo Rezende Figueira).
Precisamos, todos nós, mostrar a nossa indignação e preocupação, contra este desastre planejado e que ocorre, graças ao comportamento desastroso do governo Bolsonaro.

rResultado de imagem para amazônia
Amazônia em chamas, foto JornalGNN















sábado, 17 de agosto de 2019

Dinheiro, poder, religião e mídias, os segredos do Edir


A influência religiosa nas eleições e no jogo do poder, parece ir além de gestos de apoio e pedidos  de votos, e isso se aplica a Edir Macedo, seus meios e empresas como a TV Record, que nas eleições ou nos momentos mais controversos do governo Bolsonaro, tem tido um comportamento digno de críticas por muitas mídias, e se transformou no "principal" veículo de blindagem do governo, e de divulgação de material de interesse deste, segundo alguns, com distorções num prisma bem peculiar nas informações jornalísticas.

Mas não surpreende a ação tendenciosa dos veículos de comunicação do Edir, afinal eles são instrumentos de seus interesses, adquiridos com recursos de uma enorme fortuna pessoal a seu inteiro dispor. Que se amplia, e pode ser maior a medida que aumenta seu prestígio e presença nas estruturas do Estado.

Jan/2013: Fortuna de pastores brasileiros chama a atenção da Forbes - Exame 18.01.2013

Edir Macedo é o pastor mais rico do país com fortuna avaliada em R$ 2 bilhões, diz revista - MS Notícias 14.01.2019

Já em 2013, um dos expoentes entre as seitas evangélicas, e muitas denominações ditas cristãs, o auto proclamado bispo Edir Macedo, da IURD - Igreja Universal do Reino de Deus, segundo uns, uma "máquina de fazer dinheiro", com formas de arrecadações que já foram alvos de denúncias e questionamentos, permitiu ao seu líder obter uma fortuna pessoal, destacada em revistas internacionais e em torno de 950 milhões de dólares (Forbes), que a valores de hoje seria cerca de R$ 4 bilhões de reais.  Com uma estrutura que envolvem redes de rádio e televisão como a TV Record, beneficiada com fartas publicidades do governo Bolsonaro, com uma atuação tida como alinhada ao presidente, seus interesses e necessidades de um meio de comunicação para servir aos seus propósitos, "manipulando" informações e reportagens, de forma supostamente tendenciosa ou panfletaria. Isto sem dúvida, explica um farto meio de obter recursos além dos dízimos dos crentes, e também a obtenção de poder e prestigio, inclusive com seus aliados no braço político da "igreja", nas fileiras do PRB, como dizem.

Oito fatos e polêmicas sobre Edir Macedo... - BOL.UOL 18.02.2018

Curiosidades Sobre A Vida De Edir Macedo E Os Seus Luxos - Desafiomundial 08.04.2019

Claro, o Edir não é o único pastor que engorda sua fortuna, mas seus métodos estão mais sofisticados, para atingir mais o bolso, e um maior número de pessoas, criou instrumentos de auto promoção, como seus filmes pessoais, onde se põem, digamos, numa posição de "maior destaque" que os princípios de uma fé cristã.

Edir Macedo e jornalistas da Record serão interrogados por favorecimento a Bolsonaro - GGN 03.05.2019

Edir Macedo pede que Deus ‘remova’ quem se opõe a Bolsonaro - Veja 21.05.2019

Após ação popular, juiz anula passaporte diplomático para Edir Macedo - Carta Capital 16.04.2019

A bênção de Edir Macedo para Jair Bolsonaro na TV - Adigital IHU 05.10.2018

Em contra posição aos valores que um cristão deveria defender (de humildade, verdade, etc.), na IURD há um misto de recorrência ao simbolismo judaico anterior a Cristo (como cultos com sua versão da "arca da aliança" à moda do Edir, ou aos templos, como a edificação da réplica do Templo de Salomão, com muito luxo e pompa), assim como a verdadeiros shows midiáticos, com pastores "teatrais" e convincentes no jogo de arrecadação. Para além do que representa Jesus Cristo, tornou-se um grande negócio da fé, e não adianta resistência, "vendem" prosperidade e "bênçãos" em garrafas, ou assim.  


Bolsonaro e Edir Macedo - Imagem reproduzida do sítio CTB


Mas diga-se de passagem, o Brasil não está em bons caminhos, com mais riscos e miséria, fome, violência, desemprego, crise na educação, na saúde, descrédito social, e tudo o que põem os cidadãos em grandes dificuldades, mas nada que os milhões do governo não compensem a TV Record, com suas reportagens  em alguns momentos tendenciosas (como afirmam pessoas do meio e espectadores), ao gosto do líder da IURD que tem dado francas demonstrações de apoio, a um presidente acusado de muitos aspectos depreciativos (de envolvimento com milicianos, a racismo, homofobia, etc, etc, etc...). Algo nada abonador, e que joga a tv,  na vala comum das mídias em poder de poucos magnatas deste país, e claro dos interesses financeiros dos poderosos locais.

Não é novo o ambiente de controvérsias e condutas duvidosas que envolvem Edir, e mesmo a IURD, por meio de alguns de seus membros, não há surpresas, e vale lembrar que nem tudo é perseguição como alega a peça cinematográfica do "bispo".











Manchetes escandalosas, que atingem indiretamente a imagem do Edir, também são comuns em se tratando da IURD, e como foi mencionado nem tudo é armação contra a "igreja".








 

quinta-feira, 18 de julho de 2019

Tudo na mesma, impunidade, impunidade...

O título desta matéria poderia se referir as recentes decisões em algumas esferas do judiciário, como STF e TRF4, e instituições públicas responsáveis por áreas afins, seja a PGR ou PF, pois fatos com certa aderência as afirmações no título, são bem presentes em algumas matérias recentes.


Em tempo de Vaza Jato, patrocinada pelos vazamentos do The Intercept, e outros veículos de imprensa, ainda que alguns aleguem as possíveis fragilidades das informações (especialmente quanto aos aspectos legais), não se pode ignorar a confirmação de vários trechos dos materiais divulgados até agora. Algo que já tem sido feito por veículos de alguma credibilidade, como Veja, Correio Braziliense, El País, e Folha UOL.




E a credibilidade do ex-juiz Sergio Moro, dos procuradores da Lava Jato e outros, com destaque para o procurador Deltan Dallagnol, estão em baixa e muito comprometidas, assim como ameaçam alguns, como nos supostos envolvimentos dos ministros do STF, Barroso, Fux e Fachin, já citados em mensagens divulgadas, em circunstâncias nada confortáveis, no mínimo, indicando posicionamentos que podem levar a "parcialidades", e posicionamentos impróprios. Também desconfortável é a posição do desembargador Pedro Gebran do TRF4, supostamente muito próximo ao Deltan, a ponto de supostamente antecipar indevidamente atos relacionados a processos da Lava Jato no TRF4. E mesmo da PF, no episódio do grampo na carceragem de Curitiba, que  no passado gerou atritos internos e exposição ruim da instituição.

Revista Veja trará novas denúncias do conluio entre Moro e procuradores da Lava Jato - Revista Forum 18.07

Vaza Jato: Moro combinou reunião com Deltan e PF para coordenar futuro da operação - Metro1 15.07 

Nas mensagens, supostos atos ilegais e conluio, leis desconsideradas e pactos nada republicanos em várias esferas, com objetivos pessoais, lucro, proteção de alguns personagens, e perseguição a outros como no caso Lula, é o que apontam os jornalistas e meios ligados a Vaza Jato, e a segmentos da sociedade. Algo, que segundo especialistas e juristas, já seria suficiente para sérias investigações sobre a conduta de Moro, Deltan, muitos outros citados, e quanto a validade de delações e condenações de alguns réus na Lava Jato.
Apesar de tudo, o que se vê, são demonstrações duvidosas, o que para muitos são sinais de corporativismo, autoproteção e mesmo de predominância do clima de acirramento e polarização social, que chegou  ao judiciário e conduz a injustiças e impunidade a outros. Sucessivamente alguns órgãos que poderiam investigar desmandos e supostos erros cometidos, parecem estar mais preocupados em proteger acusados de desvios e ilícitos na condução de processos, e em suas atribuições públicas.

Mas como dissemos o título tem outro propósito, dele vamos tratar a seguir.

Queima de arquivo? Pode ser! - Foco Brasil 29.06.2019


Em 29 de junho de 2016, portanto há mais de 3 (três) anos, aqui mesmo em nossa página, denunciamos e abordamos graves fatos que estão relacionados a investigações, também no âmbito da Lava Jato, e suas inúmeras fases e desdobramentos, que apontavam supostos ilícitos envolvendo políticos do PSB de Pernambuco e estruturas de apoio ao projeto do falecido ex-governador do estado, Eduardo Campos, e seus aliados, principalmente para, Geraldo Julio (Prefeito do Recife), Paulo Câmara (hoje governador),  e o atual senador do MDB (antes PSB), Fernando Bezerra Coelho, líder do governo no Senado.

Após trair Dilma e o PSB, Fernando Bezerra agora é líder de Bolsonaro - Brasil de Fato 11.03.2019

Empresa dona de avião de Eduardo Campos era pivô de caixa 2, dizem delatores da OAS - Folha UOL 27.02.2019

STF rejeita denúncia contra senador Fernando Bezerra Coelho na Lava Jato - Folha de São Paulo 11.12.2018

A bem da verdade, excetuando raras ações da justiça, lentas e tidas por pouco eficazes, em nada resultou de concreto para estes políticos citados em algumas das fases da Lava Jato, e hoje exercem seus cargos e suas atribuições de forma despreocupada, ainda que tenhamos que assegurar direitos, estes parecem não ter sido importantes para os procuradores, e não despertaram ações mais incisivas ou fortes, aparentemente.
 
As acusações ao atual senador Fernando Bezerra, são as mais fortes, mas não o suficiente para uma punição, ao menos é o que se pode deduzir, a exemplo dos processos conduzidos contra ilustres "impunes", como os políticos do PSDB, Aécio Neves, José Serra e Fernando Henrique, com inquéritos arquivados, geralmente.  Algo que depõem contra a Operação Lava Jato e o judiciário como um todo.

Polícia conclui que empresário alvo da Operação Turbulência se suicidou - Agência Brasil EBC - 30.08.2016

Resultado de imagem para Empresário Paulo Cezar morto
Imagem reproduzida do sítio da Veja - Abril (empresário Paulo Cesar).

Chefia da Polícia é acusada de 'atrapalhar' perícia no local onde Paulo César Morato foi morto - R7 27.06.2019

Operação Turbulência: empresário foragido é encontrado morto em motel - Veja 22.06.2016


Mas retomamos a abordagem pelo fato de haver muitas dúvidas sobre os personagens do suposto esquema, no caso também da compra do avião, cuja a propriedade chegou a ser atribuída ao falecido governador, e que no meio da confusão e denúncias, houve até morte suspeita de um dos envolvidos (o empresário Paulo Cesar, encontrado em um motel em Olinda,), fato que acompanhamos e divulgamos, junto a outros que ainda são nebulosos, mesmo após as apurações oficiais.   Veja também a matéria abaixo, de 2014.


Um dos supostos envolvidos no caso do avião que caiu Eduardo Campos foi réu em ação no TJPE - Foco Brasil 01.10.2014

Imagem reproduzida do Google Imagens


۝۝۝۝۝۝۝۝۝۝۝۝۝۝۝۝۝۝۝۝۝۝۝۝۝۝۝۝۝۝۝۝۝۝۝


Homenagem a Paulo Henrique Amorim

Um reconhecimento a um homem de valor, um profissional digno

Paulo Henrique Amorim, o PHA do ConversaAfiada, um homem de muitas qualidades, um jornalista digno e capaz de honrar seu compromisso com a sua classe profisional, nossa sociedade e um Brasil, que nós juntos, sonhamos ser mais justo e capaz de acolher e cuidar de todo cidadão, com respeito, atenção, liberdade e sincera preocupação social, num processo de edificação de uma Nação democrática, para qual esse grande homem contribuiu.  Partiu abruptamente no último dia 10, vitimado por um infarto fulminante, e nos deixa num momento delicado de nosso país, onde muitas são as ameaças e as forças que agem para destruir os valores que nortearam as atitudes de PHA, e outros que trabalham por dias melhores para os brasileiros menos favorecidos.

O humor, a inteligência, a força e a capacidade de criar e informar do PHA, farão muita falta aos seus amigos, a nós e ao povo. E os que não permitiram que um dos nossos maiores jornalistas, tivesse dias menos tensos, em sua tarefa diária de informar e defender nosso povo, saibam, sua determinação e lições de vida, não vão perecer com sua partida, e muitos prosseguiram com seus ideais e propósitos.

Com tristeza prestamos uma sincera homenagem a PHA, e nossas condolências a seus familiares, sabendo que é uma grande perda para todos, para nossa luta pela democracia, e para o Brasil. Mas reafirmamos nosso compromisso com todos que como ele, sonham, e nutrem esperanças sinceras pelo bem dos brasileiros, e fazem de sua vida, como o Professor o fez, um instrumento da verdade e pela informação.

Deus acolha nosso PHA!  Jesus esteja com todos que sofrem sua ausência.


Resultado de imagem para PHA
PHA - Google Imagem


quarta-feira, 19 de junho de 2019

O Brasil, não é um país sério!

Diante dos acontecimentos dos últimos anos, não há outra coisa a dizer: não somos uma nação séria!

Para garantir a ascensão de uma direita desprovida de apoio popular, as instituições brasileiras, permeadas por pessoas sem escrúpulos, forjaram uma série de mentiras, armações, e estratégias corrompidas, para jogar nosso povo em condições lastimáveis, culpar os governos progressistas e entidades de ação em defesa da justiça social e do povo humilde.

Especialistas analisam consequências jurídicas das mensagens entre Moro e Dallagnol - RBA 19.06.2019

Tacla Duran revela pagamento a “sócio de Rosângela Moro” para “não ser preso na Lava Jato” - GGN 18.06.2019 

Criaram e manipularam denúncias, livrando os políticos de direita, conservadora e/ou reacionária, extremistas e outros associados sem bandeiras claras, ou sem outra ideologia além da ganância e lucros. Condenando sem provas ou sustentações legais, em farsas e processos injustos e mentirosos, seus desafetos e personagens políticos, representantes legítimos do povo, como Lula, Dilma e outros, para criar um vácuo de representatividade, para mudança de poder, para ser preenchido por personagens controversos de direita, e tão ou mais duvidosos em condutas, e acusados de crimes e ilicitudes mais graves do que as atribuídas a Lula e seus apoiadores, ou os movimentos sociais e segmentos, hoje criminalizados e perseguidos.

Gilmar: não pode combater organizações criminosas tornando-se uma - Brasil247 19.06.2019 
Durante todo o processo de Golpe contra Dilma, os antecedentes, as manobras de Eduardo Cunha e uma corja a seu lado, sua queda e a subida ao poder por Temer e o quadrilhão (como noticiou fartamente a mídia), sem esquecer dos papéis deploráveis de outros à frente de algumas das mais importantes instituições do país, e que tiveram papel muito grave e vergonhoso, principalmente na perseguição a Lula e sua família, e que mesmo após denúncias contra excessos e atos criminosos, atribuídos a membros da justiça, parciais e manipuladores como relatam muitos, a exemplo da Lava Jato, MPF, Moro, e outros, de fora e dentro do sistemas político, do poder e do judiciário, como denunciaram e afirmam o Lula, o Tacla Duran, e mesmo outros como bem disseram alguns membros do STF, Gilmar Mendes (com duras acusações contra os garotos de Curitiba), ou em situações como as dos grampos a Dilma, divulgados por Moro, e condenados pelo falecido ministro Teori, com desculpas esfarrapadas dos envolvidos, e sem maiores consequências, e que até hoje estão impunes, quanto a esta e as demais ilicitudes que se seguiram, como as violações dos direitos dos advogados de Lula.


Todas as denúncias e os atos públicos, conhecidos, duvidosos, ou claramente condenados por juristas e especialistas, que envolvem processos e delações premiadas questionáveis (pelos prêmios e circunstâncias atípicas, no mínimo), o envolvimento em "shows midiáticos" de autoridades e parte das mídias, a proteção e "cumplicidade" com outros políticos como Aécio, FHC, o próprio Temer, até a consumação de ataques contra a democracia e que conduziram Bolsonaro ao poder, como há informações de vários meios de comunicação a este respeito, e que dão contas, que este consórcio político, jurídico, militar e empresarial, com estrutura e apoio inclusive internacional (especialmente dos EUA), impediram a candidatura de Lula, e a sua eleição, assim como de um projeto progressista com Haddad, o PT e as esquerdas, deixando expostos, o povo humilde e segmentos da sociedade, e submetidos a perdas de direitos e a miséria e desemprego, assim como ao desmonte dos serviços públicos, e a entrega de riquezas, a grupos internacionais e bancos, em processos polêmicos.
Os guardiães da Constituição, os homens públicos, tem ignorado sistematicamente, tudo que pode parar ou comprometer o projeto em curso, e que tem causados grande problemas sociais, mas que ainda não provocou reações mais consistentes da sociedade, capaz de uma profunda transformação em breve, mesmo com a descoberta dos financiamentos irregulares desta estrutura política e de poder, que imobiliza e engana muitos com mídias pagas, com fake news, com medo e perseguição, como nas ações milicianas, e que estão mais evidentes e sem nenhum pudor em agir.

Segundo ato por ensino continua capilarizado por cidades do país - El País 31.05.2019

Ainda que parte significativa da sociedade, reaja com campanhas de defesa de seus direitos, com ações e manifestações contra abusos, como contigenciamento de recursos da educação, ou a Reforma Previdenciária, e num passado recente, pela democracia e contra crimes, como o assassinato de Marielle Franco no Rio (um crime político ligado a direita, a milicianos, e supostamente a filhos de Bolsonaro ou ao esquema de laranjas e disputas políticas recentes). Tudo isso, apesar de criar alguma dificuldade para a direita, para os golpistas, e ao governo e políticos no poder central, é limitada, e ainda não foi suficiente para causar uma mudança nos desmandos do país, dando provas de que o Brasil está distante da justiça, da verdade e da paz.

Dallagnol passa vergonha em público e é criticado por má conduta - Brasil247 17.06.2019 
Tantas denúncias de ilícitos e crimes que cercam a presidência, membros do judiciário, e outras instituições, TRF4, STJ, STF, MPF, PGR, também ministros como os que são denunciados, ou mesmo o Sergio Moro, questionado por ter sido "político", ter influído indevidamente no processo eleitoral, e como dizem alguns, beneficiado a campanha de Bolsonaro, e mesmo assim aceitando o Ministério da Justiça, e que neste momento está sob sérias acusações de parcialidade e ingerência sobre a Lava Jato, com o propósito de prejudicar a defesa de Lula, segundo revelações do The Intercept, numa alegada relação "promíscua" com o procurador Deltan Dallagnol, e seus colegas da Lava Jato, no que tem sido rotulado de Vaza Jato, ainda assim, mesmo jogando luz, ou trazendo a verdade sobre fatos já apontados no passado, como suspeitos e ilegais, parece não ser tratado com adequada consideração pelas principais representações de nossas instituições, que se "fingem" de desentendidos, ou se apegam a legalismo técnico e formal, para desacreditar as informações vazadas, para muitos por comodidade ou possível "rabo preso", sem considerar a gravidade e importância das revelações, que mantém vínculos e reforçam percepção de distorções, que ocorreram por meio de membros da Lava Jato, conforme denúncias e fatos questionáveis já levantados antes, e que antes de se tomar postura de invalidar os vazamentos, faz-se necessário apurar e elucidar os eventos de agora, e os apontados há muitos meses, seriamente e imparcialmente, por uma questão moral e ética, para além das provas, denúncias ou mensagens, mesmo que não tenham sido obtidas dentro dos preceitos legais.
Num país sério, tudo que já ocorreu, e agora se repete ou tem sua obscuridade revelada e apontada publicamente, seria suficiente, para anular o processo fraudulento e parcial contra Lula, inclusive já denunciado há muito, e junto a ONU.  O que veio à tona, reforça a tese da defesa de Lula, de LAWFERE, perseguição de Moro da Lava Jato, e de um grande esquema corrompido e antidemocrático, que pois no poder, políticos suspeitos de ilícitos e um esquema que teria Bolsonaro como seu 'símbolo". Decididamente, o Brasil, não é um país sério!   Se fosse ministros, procuradores, estariam afastados e sendo investigados! Outros estariam também sobre suspeição, e nosso sistema político e eleitoral em processo de revisão.

Sérgio Moro depõe na CCJ do Senado
Sergio Moro - Imagem reproduzida do Brasil247

Ao invés de ocorrer correções e censuras públicas, de ocorrer mudanças nas estruturas e nos atos ruins, vemos os possíveis responsáveis surfando em seus esquemas, desacreditando provas e o The Intercpt, um instrumento de mídia respeitado no mundo, ou jornalistas igualmente respeitados, e agora atacados pelos denunciados e seus aliados do poder, instituições e mídias, igualmente suspeitos e envolvidos em ilícitos. Além de tudo isso, vemos uma outra variante igualmente perigosa dos sistema corrompido que está no poder, e que propõem o inimaginável, como o fez o presidente Bolsonaro, com supostas declarações em favor da liberação das armas (inclusive de fuzis e metralhadoras, com valores superiores a R$ 30 mil), para o uso da população, tendo como um dos argumentos, "ser necessário armar a população, para que ela não seja governada por golpistas, ou pessoas que não deseja", algo como instituir um sistema paralelo de referendo dos governos e governantes, não previsto nas nossas leis e na Constituição.

Seja para se prevenir contra um golpe, seja qual for o propósito por trás da cortina de fumaça criada pelo governo a pretexto de armar parte da sociedade, nos parece ser algo impensável e parte de um projeto de permanência no poder, à margem da Lei e com viés tirânico, ilegal e criminoso, pois fica claro que os pobres e a maior parcela da sociedade não teriam acesso a estas (pelos custos, condições miseráveis, etc), e por não terem vocação para bandoleiros, autoritários ou milicianos, personagens que seriam os reais beneficiados, por um processo e situação condenável, como a instituição do bang bang pelo governo.

Dias perigosos e sombrios se aproximam, num país em franca decadência, e muito pouco sério! Triste!

segunda-feira, 10 de junho de 2019

A verdade veio à tona, Dallagnol e Moro, conversas proibidas

Reprodução
Dallagnol e Moro, conversas proibidas -  Imagem reproduzida do Brasil 247

Com tantos episódios de claras injustiças postos a público, especialmente nos últimos anos, até o momento não há indícios de que algo positivo e forte o suficiente para que transformações necessárias ocorram a curto prazo (na vigência do governo Bolsonaro, precisamente), no sistema judiciário e nas instituições que deveriam cuidar das pessoas, do bem estar social e da Justiça.  E que sejam capazes de mudar a "certeza" que uma parcela da sociedade já tem: "de que o nosso judiciário é parcial e suas sentenças pesam contra as camada mais baixas, ou contra os desafetos dos poderosos de plantão, num jogo de poder e manipulação que se sucede em ciclos". Ainda que a dita certeza, não seja sempre sustentada inteiramente em verdades, e sofra distorções também por limitações de parte dos que são submetidos com mais intensidade aos "exageros" da justiça, até como uma forma natural de reação, a um poder que se torna opressor e distante do povo.

Um país de fraudes - Foco BRASIL 22.12.2018 


Para além disso há interesses não apenas corporativos internos as instituições, que se transformam em castas e não aceitam questionamentos, muito menos oriundos de forças populares e camadas "inferiores". Pois há toda uma estrutura de poder formadas por elites que se beneficiam das injustiças, e se organizam em forças reacionárias e conservadoras, em grupos empresariais (de todos segmentos) e financeiros, que usam o poder para fazer pender a "balança da justiça", quando não o fazem com intimidações e certa dose de força, sejam oriundas de membros de corporações que deveriam servir a justiça e o Estado, ou de poderes paralelos que crescem com intensidade assustadora, a sombra das injustiças (como os grupos milicianos).



Estruturas que encontram eco e viés ideológicos em meio a sociedade, bombardeada e contaminada, com mentiras, distorções e verdadeiras campanhas midiáticas (profissionais, digitais ou não) de desinformação, fomento do extremismo e desvirtuamento de valores, ideias de sociedade, e papéis das instituições, etc. E não nos referimos apenas as fakenews da campanha eleitoral (com ataques a democracia e violência), ou os orquestrados atos difamatórios contra o ex-presidente Lula, como forma de destruir resistências e reputação, que impediam sua derrocada, e foram patrocinada por jornais e tv's, e mídias em geral, ou também  nas manipulações que resultaram em manifestações de grupos, que fortaleceram manobras pró golpe contra a presidente Dilma, resultando nas ascensão de Temer e um velho modo de governar, com fisiologismo e esquemas, até a criação de um ambiente propício aos grupos que sustentaram a ascensão de Bolsonaro.


Não é sem propósito que segmentos das mídias nacionais, ignorem a total inadequação do pacto proposto por Bolsonaro, a Câmara (com Rodrigo Maia) e ao STF (com Dias Toffoli), uma ameaça ao papel institucional e a princípio de independência entre poderes, que se tornariam meras estruturas auxiliares.



Diga-se de passagem, que há muito diz-se que o protagonismo político de alguns ministros do STF, já os afastaram dos seu atributos de cuidar dos direitos constitucionais, e balizar nossa democracia com justiça, e com o pacto que se firmaria neste dia 10.06, os desvios de atribuições funcionais ficam mais claros, e levantam suspeitas ainda mais fortes, sobre até onde os ministros da corte, estão se deixando conduzir em suas decisões sobre perspectivas ideológicas e políticas, especificamente quanto a decisões polêmicas, na venda das estatais, ou como nos julgamentos a mercê da opinião de instrumentos midiáticos, no caso da prisão de réus processados, que já tenham decisão condenatória em 2ª instância. Para não falar de muitas outras polêmicas envolvendo o STF, e que são alvos de questionamentos plausíveis por renomados juristas, especialistas, e da própria sociedade.






Hoje, diante de todas as denúncias agora fartamente referendadas com a reportagem do sítio The Intercept, que dão contas de que o atual ministro da justiça Sérgio Moro (e então juiz federal, que julgou e condenou o ex-presidente Lula, alegadamente sem provas), teria conjuntamente com o procurador Deltan Dallagnol antes da apresentação da denúncia contra Lula, no processo do triplex, que posteriormente seria julgada por Moro, combinando aspectos da dita denúncia e detalhes da peça acusatória (forçando artificialmente a um percepção de que o triplex seria fruto de corrupção, e de propriedade do ex-presidente), tornando o processo viciado, onde o julgador é parcial e personagem ativo na elaboração e condução da denúncia, contrariando nossas Leis, e confirmando as diversas afirmações já feitas anteriormente, de que Moro não poderia julgar Lula, por ter interesses direto e agir parcialmente no processo, como vem dizendo a defesa de Lula e outros que levantam suspeitas de ilicitudes também por membros da Lava Jato, além do próprio procurador Deltan, agora no centro dos vazamentos de diálogos com Moro e membros de sua equipe, em posturas muito suspeitas e impróprias para membros do MPF.




Lembremos que nessa odisseia até a condenação e prisão de Lula, há muitos questionamentos válidos, e que são tidos como ataques as garantias e direitos legais de todo cidadão, inconstitucionalidades e ilícitos, que outros juízos, instâncias (como TRF4, STJ, STF) ignoraram ou não apuraram adequadamente, ou mesmo não julgaram segundo os critérios constitucionais. Dentre os quais: alterações ou fraudes em provas e documentos usados no processo; vazamentos seletivos de informações e grampos ilegais com divulgação para fins políticos (no caso de Dilma e Lula); coerção coercitiva ilegal e com fins políticos e midiáticos; intimidação de testemunhas e uso de delações em esquemas milionários; processos sem provas materiais e apenas baseados em declarações de delatores (muito bem premiados, e imunizados de penas); uma suposta relação promíscua entre instrumentos de mídias e membros da Lava Jato; abuso de autoridade e desvios de funções e atribuições, mesmo como juiz não natural do processo; vigilância ilegal de advogados e escritórios e com fins de prejudicar a defesa de réus; e muita outras arbitrariedades, algumas não analisadas por conselhos responsáveis e superiores dos envolvidos, numa aparente omissão e cumplicidade, ou intimidação.




Agora a verdade de que falava Papa Francisco, e o Lawfare que foi denunciado a ONU se torna mais concreto após o vazamento das conversas de Moro e Dallagnol, e há muito por vir, e o que menos importa é como o The Intercept recebeu o material vazado, mas parece que parte do poder estabelecido, dos grupos reacionários, já acionam seus apoiadores na TV e jornais, e outras mídias, para tentar desacreditar as conversas vazadas, não questionando a veracidade, nem desmentindo as relações duvidosas e com muitas suspeitas sobre o super juiz, feito herói artificialmente, para enganar muitos e colaborar com o esquema eleitoral que possibilitou a impugnação de Lula, e a eleição manipulada e repleta de mentiras e robôs de internet e redes sociais, que envolvem agências internacionais e empresas de tecnologia, e parecem ser estas as verdadeiras e "consistentes" bases de apoio do Bolsonaro e seus extremistas.





Dizer que é criminosa a violação de telefones, ou que vazamentos atingem pessoas de forma irresponsável, ou que o conteúdo das  conversas é algo normal e sem razão para alardes, sensacionalismos. É no mínimo ridículo e contraditório, pois hoje recebem uma dose de seu próprio veneno, pois foram os membros da Lava Jato e Moro, ativos usuários de técnicas que hoje condenam, e agora tentam esconder o tamanho do que está sendo visto como, graves desvios de condutas previstos em Lei, e os quais servidores públicos deveriam evitar e não estar relacionados em suas atividades institucionais.  Fingir não haver erros, é dissimulação!




No seu projeto de poder, segundo palavras de Gilmar Mendes, os procuradores de Curitiba (Lava Jato), criaram situações inusitadas e constrangedoras ao judiciário, partindo do princípio de que os fins justificam os meios (ilegalidades para combater o crime), como os fundos oriundos das indenizações por empresas investigadas na operação, ou supostos esquemas de beneficiamento de escritórios de advocacias do Paraná, de amigos ou pessoas de ligadas a Moro, dentre outros problemas apontados por muitos. Não surpreende que agora recaia sobre todos, o peso dos seus desvios e injustiças sistematicamente realizadas.

Chegou a hora de trazer a verdade à tona, e passar o caso Lula e o Brasil a limpo, pondo luz sobre os excessos e erros da Lava Jato!


Verba.jpg
Imagem reproduzida do sítio Conversaafiada

domingo, 19 de maio de 2019

Um desgoverno com muita coisa errada

  

A começar por suas recentes supostas análises sobre as dificuldades de governar, o presidente Bolsonaro está cercado por polêmicas, e uma enorme falta de zelo ao cargo que ocupa e suas atribuições, a considerar as situações impróprias ao governante e representante do Brasil, como o episódio do golden shower no carnaval, em 06 de março passado.


Mas de fato, a suposta carta de desabafo circulada nas redes, na verdade parece ser mais uma estratégia de quem sempre tem apostado em conflitos e na beligerância, e tenta impor uma agenda inaceitável e intragável, dados os problemas e desgoverno vigentes a cerca de 5 meses, onde nada de significativamente positivo surgiu no Brasil pós Bolsonaro, em consequência direta de seus atos de governos, se assim podemos chamar o conjunto de medidas controversas e contraproducentes que foram implementadas (ou  tentaram implementar),  por ele e seus ministros de estado.




BRASIL COMEÇA A MUDAR.jpg
Imagem reproduzida do sítio ConversaAfiada


As suspeitas de que a carta, seria uma jogada populista para tentar desviar o foco, do atoleiro em que se enfia o mandatário e seus assessores e ministros, diante de grandes dificuldades de relacionamento com outras instituições e o Congresso, com ações e declarações pouco amistosas e desrespeitosas, que não facilitam a tramitação de projetos e políticas, que em si já são grandes problemas, e são permeadas por ideologias e posições extremistas, difíceis de aceitar e implantar.  São cada vez mais plausíveis tais suspeitas, e evidentes, demonstram um amadorismo e uma despreparo completo, para atos de governo e efetiva liderança dos brasileiros.




Sem falar que o clamor por apoios cegos, feito pelos palacianos, para um governo que segue sem estratégia para pautas possíveis de execução, e sem planejamento adequado e participativo pela sociedade, não esquecendo das acusações de desvios e ilícitos que já atingem Bolsonora, seus filhos e familiares, ministros e assessores de sua administração, e que mediante toda as necessidades do povo e a crise instalada (que só pioram o quadro para o Brasil), por conta de um governo que não facilita com suas disputas e confusões internas (públicas), como as que envolvem militares e o guru Olavo de Carvalho, e todos os outros distúrbios e confusões fomentada por declarações e gestos violentos oriundos dos membros do governo, como parte de um modo duvidoso de governar, semeando o caos, que resulta neste suposto desgoverno. Certamente resultaram em mais conflitos indesejáveis, e que só serviriam a princípio, para esconder as falhas e suspeitas exibidas nas mídias, e que hoje ameaçam realmente o governo, mesmo com a percepção de pouca confiança e despreparo político e administrativo, para além das denúncias, da estagnação visível na economia, e do agravamento das condições sociais e da crise atual.


Imagem reproduzida do BlogdaCidadania
É preciso perceber e denunciar tal estratégia, que impõem mais problemas ao país, não apenas pela tentativa de desqualificar o Congresso, o STF, e atingir princípios constitucionais negativamente, pela força e com ameaças, mas também por agravar a divisão da sociedade, e mesmo tentar impor como dissemos uma agenda extremista, rejeitada pela maioria da população, e cujo as proposições e resultados estão sendo alvo de protestos como o do último dia 15.05, com mais de 2,2 milhões protestando nas ruas, especialmente contra os cortes na educação e contra a reforma da previdência, em centenas de municípios e em todas as capitais brasileiras, de forma muito intensa, mas menosprezada pelo presidente e seus ministros.





Os erros deste governo estão evidentes, a sociedade já vê a ineficácia de suas ações, a intransigência e doentia postura de dar um viés ideológico a tudo, e tratar de aspectos superficiais e não do que é importante para o povo, além de sua postura pró interesses dos EUA, Israel, etc. e de uns poucos também privilegiados em nosso país, o que gera todo desencanto e legítima reação do povo, dos trabalhadores sem emprego (cada vez mais numerosos), ou dos que se sentem ameaçados com os desmandos do governo, e sabem que, com encenações ele não vai resolver os problemas, nem muito menos, ao apostar no conflito interno e mentiras, assim não vai conseguir as condições de governo, que alega não ter.








E olha que tem muito mais, é só uma canja, a resumida relação de erros e problemas deste governo.