sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

A novela, é deprimente!

Ao longo do julgamento da AP 470, ou "Mensalão" assistimos toda sorte de absurdos, alguns dos quais já divulgados aqui, desde acusações sem provas a uso de artifícios e remédios jurídicos inapropriados, segundo opinião de especialistas do Direito, e isto agravado a uma atmosfera de novela global e midiática, com requintes de extremismo e militância política nas esferas do judiciário.

Barbosa e Barroso - Brasil 247

Assistimos a um Joaquim global em ação, sem a compostura que exige a função de ministro do STF maculada em agressões e perseguições a profissionais de imprensa, uso de atribuições e excessos para fazer o que alguns atribuem como impensável como perseguir réus ou na sanha de projetar-se politicamente, ser acusado de pressionar juízes da Vara de Execuções do DF até a substituição de desafetos por parentes de correligionários dos tucanos.  De tudo um pouco, sem falar dos seus bate-bocas, nem sempre respeitáveis com outros colegas ministros, e até o que alguns classificam como tentativas de imposição de sua visão e intimidações, algo relativamente corriqueiro e alertado quanto a possibilidade de ter repercussões físicas como o fez um ex-ministros (creio que Eros Grau) quando se viu ameaçado pelo atual presidente do STF.




Neste turbilhão de explosões emocionais descontroladas e fora do Direito (em alguns momentos), vemos mas um episódio lamentável, e não falamos do fato de ter sido posto em evidência excessos e falhas na AP 470 que culminaram com condenações de réus de forma indevida, como no caso do crime de formação de quadrilha que recentemente foi derrubado pela maioria do STF em 27.02.2014.  Desqualificando o que de forma incansável e segundo muitos por motivação política o Joaquim tentou cravar com auxílio de mídias ligadas a partidos e pensamentos, como os do PSDB!

Falamos de mais uma atitude destemperada em que Joaquim tenta desqualificar o ministro Barroso e seu voto, até de forma diríamos irresponsável e atribuindo-lhe condutas e interesses duvidosos.  Se pondo no direito de fazer alertas sobre manipulações do STF, que acreditamos são infundadas.

Mas não é o ministro Barbosa que exerce pressão no CNJ,  órgão que  preside e que não emplaca as queixas ou ações da sociedade organizada contra abusos e supostos desmandos do próprio presidente do STF, sem falar que paira sobre ele acusações de manipulações no âmbito da AP 470 para poupar pessoas ligadas a seu filho e inclusive o mesmo, ou mesmo possíveis irregularidades nas operações de compra de um apartamento nos EUA e desvio de conduta no uso de apartamento funcional, etc.

Parece que o posicionamento político e os projetos pessoais do ministro ameaçam mais o país e o STF, do que as infundadas acusações de "aparelhamento" do STF pelo governo ou julgamento com outros critérios.  

Lembramos que sempre foi prerrogativa do Presidente da República indicar os ministros do STF, e não vimos neste casos em especial os indicados serem sempre favoráveis aos interesses do Governo, o ministro Fux independente das dúvidas que foram levantadas é uma prova assim como o ministro Dias, que até em dados momentos votou contra os réus do mensalão.

Num passado não muito distante vimos pairar acusações sobre o ministro Gilmar Mendes, inclusive com relação a envolvimentos não muito saudáveis com o bicheiro Carlinhos Cachoeira e com o ex senador Demóstenes a época no DEM.  Em outros momentos as baterias de Joaquim rotulavam o Gilmar de tantos adjetivos ruins, e suspeitas que foram alvo de exposição televisada inúmeras vezes, e sem consequências maiores, o que mostrou o baixo nível a que se chegou no STF em algumas circunstâncias tensas.

Parece-nos que usar de justiça e da legalidade, do direito de voto igualitário como bem lembrou o ministro Barroso, tornou-se perigoso quando contraria as ambições de alguns e as posições do ministro Joaquim.

EM ALGUNS MOMENTOS É UMA LASTIMA O QUE TEM OCORRIDO!  Vimos várias vezes renomados juristas e ex-ministros apontar para "pontos fora da curva" e precedentes ruins no STF, até no comportamento do seu atual presidente!  Mas há alguma verdade nas acusações do ministro Joaquim, é pouco provável como dizem muitos do meio jurídico, e se há, então o que houve com a corte quando composta e monta nos períodos de comando dos tucanos com FHC, em que por várias vezes denunciaram na mídia e em instituições inclusive de justiça, irregularidades quanto as privatizações das teles e da Vale do Rio Doce, sem que os processos encontram-se eco ou espaço na alta corte, e em especial no episódio apontado como a compra de votos para aprovação de mudanças na lei eleitoral e que facilitassem a reeleição de FHC.  Episódios que como em outros momentos ocorreram acusações e denúncias desprezadas pelos órgãos judiciários e pelo STF.




Capa da Folha - Conversa Afiada

Bem, diante de tais acontecimentos vemos que se havia algum perigo de aparelhamento do STF este alerta é no mínimo vencido e superado há décadas.  Mas o que desenrolou-se durante a gestão dos governos do PT não indicam verdade nas afirmações do ministro Barbosa, aliás ele não foi escolha e indicação do Lula?


Creio que o Kakai é que tem boas razões no que afirma sobre o ministro Barbosa!


A "sanha" de JB parece muito maior do que se esperava e Eduardo Campos, se considerarmos o que já publicamos aqui, parece ser a melhor opção de alguém tão descontrolado.




quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

A verdade por trás da máscara.

As vésperas das eleições, vemos muitas movimentações da mídia e de políticos para referendar este ou aquele candidato, interesses e filosofias que fazem o antagonismo político e social de nosso país.

Mas algumas coisas chamam a especial atenção, como o fato que se desenrola entorno do atual governador de Pernambuco Eduardo Campos, que numa jogada política arriscada e pouco coerente com sua trajetória de ações até bem pouco tempo, parece que de uma hora para outra se transformou numa pessoa estranha as práticas e meios do governo Dilma.

Dilma e Eduardo Campos - Brasil247


O PSB de Eduardo esteve e até bem pouco era um dos principais pilares de apoio ao governo petistas, logo é de se admirar as críticas do candidato do PSB a presidência, pois foi um dos partidos que mais se beneficiaram das estratégias de governos do PT e cresceu sustentado em enormes fluxos de recursos federais, em especial para obras em Pernambuco como pode se constatar em algumas reportagens, e isto foi sem dúvida em razão da sua afinidade com as políticas sociais e econômicas dos governos Lula e Dilma.

Ministro da Integração justifica uso de verbas para prevenir enchentes - JN 04.01.2012

PERNAMBUCO TEVE SEMESTRE GORDO EM VERBAS FEDERAIS- Brasil247 02.08.2013

De fato os governos petistas foram muito generosos com Pernambuco, mas a ambição pessoal de Eduardo parece sinalizar que não será a mesma coisa neste semestre, e que os resultados de uma administração que apesar de mídias tendenciosas e alguns grupos aprovarem com exageros, há muitas questões negativas e urgentes que a sociedade pernambucana apontam como de responsabilidades do governo do PSB, mas que por esforço de mídia concentrado que tenta desvincular a imagem do governador dos problemas ou ignorá-los, com apoio de instituições locais, ainda não se refletiu com o verdadeiro impacto na avaliação de Eduardo, mas algo sinaliza para que este quadro mude gradativamente.

Vamos pontuar alguns aspectos, como por exemplo a segurança pública em Pernambuco, que através da mídia e de forma mascara é posta como uma realização vitorioso do governador:

Recentemente manchetes e reportagens deram conta de que em 38 dias do ano, no estado foram assassinadas 30 mulheres em questões relacionadas a violência doméstica, algo que aponta para dois aspectos a ausência de políticas estaduais, temos uma das maiores incidências desta modalidade de crime, e a outra que é evidente em várias áreas falta de estrutura, comum com inúmeras ocorrências que não são atendidas e menosprezadas pelas urgências policiais do estado, nós mesmo já vivenciamos isto, ao denunciar crime em andamento mais de uma vez, não ser adequadamente atendido pela central de operações, e ficarmos expostos a criminosos sem que a viatura policial sequer se deslocasse para no mínimo prestar assistência policial após praticados os delitos ou tentativas.

Crimes contra mulheres seguem sem freio em Pernambuco - DP 06.03.2013

Pernambuco é o terceiro estado onde, para vergonha de todos, mata-se mais mulheres no país! A grande mídia não faz menção a ausência de políticas públicas e ao desgoverno no estado. Parece que não há responsabilidades dos poderes constituídos em relação a segurança pública.

Trinta e oito mulheres mortas em Pernambuco desde o início do ano - Blog Segurança Pública no Agreste 19.02.2014

Não se trata de questões culturais ou números isolados, é má gestão da segurança pública no estado refletida em outros aspectos que podemos pontuar. é obra de Eduardo Campos, que surfou em verbas federais e pouco fez, aliás temos mais exemplos que reforçam isto.

Vejamos a questão prisional durante a gestão do PSB em pernambuco:

Rebelião deixa dois mortos e oito feridos em penitenciária de Itamaracá - G1 13.02.2014

Um dos reeducandos é carregado pelos outros - não há
informações sobre estado de saúde dos 8 feridos
(Foto: Reprodução/TV Globo)
Aníbal Bruno foi primeira unidade visitada pela OAB-PE
(Foto: Liniker Xavier/ OAB-PE)

OAB-PE constata superlotação e higiene precária em presídio do Recife - G1 03.02.2014

Mas é um problema que afeta todo o país as questões carcerárias, de fato, mas para alguns há recursos disponíveis para minimizar o problema, como no caso de Pernambuco, e no entanto com verbas e projetos inacabados a muitos anos o problema fica recorrente, isto é mais um exemplo de má gestão e pirotecnia do político do PSB, Eduardo Campos.

Rebelião deixa três mortos e vários feridos no Aníbal Bruno - JC 14.05.2010

Folha de São Paulo destaca obra do presídio de Itaquitinga, parada há dois anos - Blog do Jamildo 10.01.2014

Foto: Guga Matos/JC Imagem
Estados deixam de construir prisões e devolvem R$ 187 milhões à União - G1 30.01.2014

Parece que segurança não é prioridade em Pernambuco, não como alardeado nas publicidades.

Em 2011, Pernambuco tinha a cidade de Cabo de Santo Agostinho como a décima oitava no ranking nacional de assassinatos de jovens de 2009 a 2011, conforme o Mapa da Violência disponível em:

De que morrem nossos jovens - Observatório da Imprensa 18.07.2012

ou em  Mapa da Violência 

Não são apenas estes dados já divulgamos, em termos de assassinato por armas de fogo, temos a triste posição em que Itapissuma ocupa 13º lugar entre todas as cidades do país, e Itamaracá em 15º e Cabo de Santo Agostinho aparecendo em 23º, com Recife ocupando a 41ª posição ao lado de Floresta na 42ª, há várias outras cidades pernambucanas entre as 100 maiores ocorrências de assassinatos no Brasil, num universo de 5.570 municípios avaliados.   MAIS UMA OBRA DE GOVERNO?

Aqui em mesmo neste canal em outras publicações já chamamos a atenção para estes fatos negativos que mostram pouca atenção do estado e de seu governador com os pernambucanos.

Desde o primeiro governo de Eduardo Campos a RMR conservou a infeliz posição de liderança em homicídios, em 2007 era a 2ª colocada no ranking nacional, conforme Mara da Violência 2010, e em diversos outros itens Pernambuco destaca-se de forma triste!

Associe-se a isto outras questões relevantes de segurança e temos um quadro bem diferente do que é divulgado pela publicidade de governo do PSB!

Parece que ao suceder-se no desgoverno dos administradores anteriores do DEM e PMDB, aliados históricos do PSDB, Eduardo Campos assimilou bem a forma de fazer política destes, ao ponto de não só repetir os erros dos governos passados mas torna-se aliado próximos de quem antes combateu.  Perde o povo pernambucano tendo mais do mesmo!

Para pontuar outros aspectos apresentamos

Eduardo Campos gasta milhões em publicidade, enquanto a verdade é a falta de segurança e estrutura para os policiais trabalhar.   O plano de carreira dos policiais civis não é respeitado, e exemplo do que faz com a saúde e com os professores, oprime a categoria!

Documento da Secretaria de Segurança mostra que estado reduziu viaturas, mesmo sendo parte da frota atendida por um contrato de locação pouco conhecido.

Compartilhado nas redes sociais

Os serviços de policiamento e atendimento a ocorrências estão sendo reduzidos, e nós podemos constatar pois vivemos está situação numa noite de domingo no bairro do Janga - Paulista, ao reagirmos a uma tentativa de assalto conseguimos escapar dos marginais, mas após solicitar apoio policial pelo 190, recebemos advertências através de mensagem eletrônica, esperamos um tempo enorme e fomos muito mal atendidos, enquanto permanecemos sob risco pois os tais marginais ao perceberem que não havia riscos a suas ações, voltaram a ser uma ameaça a nós e graças a Deus fugimos do local, sem que nada fosse feito mesmo havendo informações de populares de que no mesmo local duas horas antes havia ocorrido um roubo de veículo com homens armados ameaçando a vítima, que foi largada do veículo e mesmo a polícia sendo acionada não apareceu no local, e pelo que aconteceu conosco isto deve ter incentivado os tais a agirem mais vezes e sem receios.  Graças a Deus não fomos ferido, mas poderíamos ser mais um nas estatísticas maquiadas.

BREVE CONTINUAMOS!


quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Da impotência as distorções das suas funções essenciais, uma análise sobre a ONU hoje.

Reflexões à cerca da ONU e seus organismos internacionais.

Por ocasião dos conflitos recentes na Ásia e na África, há um forte sentimento de que é evidente e cada vez mais clara a percepção de fraqueza ou impotência da ONU e seus organismos, no âmbito da comunidade internacional, e que em alguns momentos há também uma tendência de tais organismos a submissão aos interesses de potências e grupos de países de status diferenciado (entenda-se como tal, países que apesar de não serem considerados potências militares e/ou econômicas, estão presentes nos círculos do poder internacional).

Há muito que vez por outra, este ou àquele líder ou representante de uma nação, povo ou cultura, terce comentários de cunho acusatório quanto a políticas e ações patrocinadas no âmbito da ONU, ou mesmo sobre a falta de ação de suas instâncias.  Em alguns momentos tais acusações refletem apenas interesses feridos, ou demonstrações desesperados de pessoas que perderam credibilidade ou poder nas esferas mundiais, mas há sim muita denúncia e queixas pertinentes e merecedoras de crédito.

Claro, enquanto organização humana a entidade está sujeita a falhas, mas algumas das "falhas e omissões" não podem ser ignoradas, ou tratadas como parte indesejável mas tolerável diante do contexto maior da entidade.  Na verdade há situações urgentes e contundentes, que apontam para a possibilidade de grande descrédito da ONU e seus organismos, em especial quanto a parcialidade de condução de políticas e ao que se apresenta como uma apropriação da entidade por parte de alguns protagonistas mundiais, algo como ter a instituição ratificando e atuando em prol de seus interesses específicos, em detrimento dos interesses dos povos e conjuntos de nações do planeta.

Vejamos alguns aspectos e acontecimentos que reforçam tal percepção, em dadas circunstâncias não são tão somente questões relativas a política ou soberania dos povos que são questionadas, mas há inúmeras proposições de caráter ideológico, social, cultural, religioso, etc, que são conduzidas na esfera das entidades vinculadas a ONU, de forma parcial ou comprometida:

- No que se refere a políticas de proteção à vida, há contradições profundas entre propostas apresentadas na ONU, defendida por técnicos e minorias organizadas com espaço privilegiados no organismo, que exercem pressão no sentido de promover mudanças em políticas internacionais de proteção à vida, com abertura para ações em prol do aborto e sua legalização, forçando nações e povos, notadamente resistentes e contrários a se enquadrarem por meio de orientações e leis internacionais que tentam implementar.

Conforme evidencia farto material de informação;

Vaticano critica ONU por interferir em ensinamentos morais da Igreja. O Globo 05.02.2014

A ONU promove o aborto no mundo - Canção Nova 08.10.2008

ONU: CDH tenta criar direito de aborto - Midia sem mascara 06.10.2012

Difícil é entender em que contexto o Comitê das Nações Unidas sobre Direitos da Criança, entidade destinada à proteção da criança e do adolescente e por políticas mundiais que visem minimizar as graves agressões a infância, sugere e cobra do Vaticano, que muito mais que um estado membro da ONU é o responsável pelo direcionamento espiritual de milhões em diversas nações (na ordem de bilhões de cristãos), e aqui para nós, não tem a menor obrigação de ceder à políticas abortivas ou de patrocínio de ações que geram insegurança, morte, ou desrespeito ao direito a vida não só de crianças mas também de jovens e adultos.  Justamente um órgão deveria resguardar um dos princípios fundamentais dos direitos humanos e da criança, é hoje uma das vozes associadas a tendências "liberalizantes" que não contemplam a proteção da vida.

Relatório da ONU é distorcido e negativo, diz Dom Tomasi - CancaoNova 05.02.2014

"Dom Tomasi afirma que a posição do Comitê se mostra contraditória às exigências da Convenção Internacional dos direitos das Crianças, no que diz respeito à tutela da vida. Segundo o arcebispo, são pontos inegociáveis em relação ao que a Igreja pensa sobre o direito à vida."

Não é só o Vaticano que tem tal percepção, e declarações como as que afirmam Dom Tomasi (na reportagem publicada na Canção Nova) estão cada vez mais comuns, em relação a todos os temas afeto a entidade, vejamos algumas que tratam da interferência ou completa falta de atenção de organismos ligados a ONU com questões relevantes.

O aborto como estratégia de controle social - Midia sem mascara - 25.03.2013

ONU, governo mundial e Verissimo: todos a serviço do antiamericanismo - Veja 08.09.2013

Documentário acusa 'incompetência e corrupção' na ONU - Veja 01.06.2012

Palestinos cercam carro de secretário-geral da ONU na Faixa de Gaza - Wordpress 02.02.2012

Lula critica falta de ação da ONU no Oriente Médio. O Globo 18.03.2010

Corrupçao: os bastidores da relaçao entre a ONU e o Haiti - Estadão 31.01.2010

ONU rejeita acusações de corrupção no Congo - BBC 24.04.2008

Kofi Annan acusado de corrupção no programa "Petróleo por Alimentos" - JN PT 29.03.2005

Foto: Fabrice Coffrini / AFP

Ativistas criticam ONU por incluir empresas em novo plano - Diario do Grande ABC

Kofi Annan acusado de omissão em massacre - DPNET 05.05.1998



Além de toda questionamento sobre as falhas e falta de efetividade da ONU, há uma clara visão que desde a ascensão de Ban Ki Moon a entidade sofre ainda mais com a falta de autoridade do representante, e a sistemática adesão aos interesses prioritários de grandes potências ocidentais, que não demonstram devido respeito aos termos propostos na Carta das Nações Unidas, em especial no tocante ao respeito a soberania das nações e independência dos povos, agindo à margem dos princípios presentes na Carta, ou submetendo grupos étnicos e muitas regiões do globo a toda sorte de ações degradantes da dignidade humana ou mesmo promovendo mortes e violências inconcebíveis, com total omissão e silêncio dos dirigentes de organismos.

Ban Ki Moon - commons.wikimedia.org 

Maduro acusa Ki-moon de promover a guerra - Jornal de Angola 18.09.2013

Tóquio acusa Ban Ki-moon de não ter compreendido posição do Japão - AFP 27.08.2013

Israel acusa Ban Ki-moon de 'sabotar' esforços contra programa nuclear iraniano - BBC 30.08.2012  

Renúncia de Kofi Annan vira símbolo do fracasso na Síria - Zero Hora 02.08.2012

ONG acusa Ban Ki-moon de ser complacente com desrespeito da China - IG 25.01.2011

Annan acusado de não ter assegurado isenção no programa "Petróleo por Alimentos" - Publico PT 29.03.2005

Não custa muito entender uma grande distorção entre propostas emanadas na ONU e ações efetivas, inclusive com ausência de imparcialidade ideológica, política e de orientação, algo que devemos concordar com as afirmações do representante do Vaticano na ONU, dado os exemplos relatados.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Ninho tucano em polvorosa, será?

Às vésperas do Mensalão Mineiro ir a julgamento, isto se não caducar, não extrapolar prazo para julgamento e ser abortado, ainda não se avançou o suficiente nas investigações do escandá-lo entorno das licitações do Metrô de São Paulo, envolvendo várias administrações do PSDB.

Não bastasse o velho jogo dos partidários de Aécio, FHC e Alkimim, aquela história que vivem a afirmar que:  "isto não é conosco, não existe corrupção no governo do PSDB e que tudo não passa de armação".  Algo que ninguém mais acredita, se é que um dia acreditou-se em tais "desculpas".

Para manter viva está hedionda mentira, mal contada e que esconde um lamaçal de corrupção e propinas no ninho tucano de São Paulo, no mínimo, vejamos um pouco mais:

Diretor da Alstom diz que propina em SP foi de 15% - Folha de São Paulo 22.01.2014

Documento mostra como Alstom distribuiu propina - Folha de S. Paulo 20.01.2014

Para Além do Celebro
Não sei se compreendemos mal, mas parece que o foco das reportagens tenta afastar os políticos graduados do PSDB, concentram a reportagem em aspectos empresariais (onde o foco é a Alstom e secretários de governo representando estatais) mas não há qualquer ligação com os políticos tucanos, no
senado ou no governo do estado, como se o esquema prosperasse sem outros envolvidos, que inclusive já são investigados com autorização do STF.  Diga-se de passagem depois de décadas de manobras e acobertamento que pode envolver até o MP de São Paulo.

Falta colaboração de órgãos de SP, diz Instituto ao deixar apuração de cartel - Folha de S Paulo 16.01.2014

Será que procede, ou que significou anos de manobras para não permitir uma CPI contra o Governo de São Paulo, que pudesse focar nos fatos ocorridos e expor à todos, em busca de justiça?  O PSDB dissimula e age nos bastidores para evitar toda e qualquer apuração de fato sobre o PROPINODUTO TUCANO!

Vamos apenas relembrar o que já enfatizamos, citando outra vez uma matéria da Revista Forum

Envolvidos no propinoduto tucano já foram citados em outros casos de corrupção - Revista Forum

Sugerimos ao leitor fazer uma pesquisa rápida sobre o tema na internet, e não se ater a nossa crítica política, poderá conhecer pérolas de edições e perceber que não dá para ser tão isento diante de tamanha farsa.


Finalizando vejamos o que ocorre nas semanas que antecede o julgamento do Mensalão Mineiro:


MENSALÃO MINEIRO PODE SAIR DA GAVETA - Brasil 247 28.01

Mensalão mineiro avança no Supremo, mas se arrasta em Minas - Último Segundo 25.01

Ação civil do mensalão mineiro está parada há dez anos no STF - Último Segundo 02.12.2013

E os tucanos de forma sínica ainda tentam dizer que não existiu esquema de propinas envolvendo o PSDB.


domingo, 5 de janeiro de 2014

É hora de acordar para salvar uma geração de jovens brasileiros

Vícios que matam muitos - Fat New Word

Voltamos a tratar de algo por demais urgente e muito pouco abordado na grande imprensa e nos meios de comunicação, ao menos sobre a perspectiva de pressionar os governos a ações mais vigorosas e concretas, através de ações e campanhas que inibam os danos que causam aos cofres públicos e a sociedade como um todo, os males decorrentes dos vícios, em especial decorrentes do consumo descontrolado de bebidas e que atingem jovens, adultos e idosos de todas as classes sociais.  Algo que já abordamos há algum tempo, mas que precisa ser atualizado e constantemente retomado.

Para iniciar um pequenos alívio, no último ano o consumo de cerveja caiu 2% no Brasil, mas ao que parece trata-se de uma "transição" com mudanças de estratégia de venda, onde investe-se pesadamente na cerveja em lata, latão, como mecanismo "adequado ao mercado" e ao passo que vai não demora que a venda destas compensem a pequena queda no consumo.

Produção de cerveja no Brasil cai 2,35% no 3º trimestre - UOL 03.10.2013

Ambev explica queda na venda de cervejas no 1º trimestre - Exame 30.04.2013

A verdade é que falta apoio e iniciativa para tomada de posições e ações restritivas adequadas a venda de bebidas alcoólicas, em especial a cerveja, onde as ações de marketing e divulgação pelos fabricantes fazem muitos usuários ter a falsa percepção de que se trata de um produto inofensivo e em alguns casos propício ao lazer e a qualidade de vida, estimulando o consumo e o uso até inadequado por pessoa de todas as idades, sem a preocupação com a saúde e os males sociais oriundo do consumo rotineiro da cerveja.

Tabagismo - NE10UOL


Coisa parecida era comum entre produtores de cigarro, onde na década de 80 e meados de 90, ainda era possível ver propagandas que transferiam uma falsa sensação de bem estar e status social, alguns semelhantes a de bebidas, frisando descontração, "jovialidade", socialização e outras falsos benefícios. Foi então que medidas de apresentação de males e doenças causados pelo hábito de fumar, foram amplamente divulgadas em várias mídias através de campanha públicas, e determinou-se limitações adequadas e fortes ao marketing dos fabricantes, além de instituir a obrigatoriedade de apresentação de imagens reais do que causa o fumo ao nosso organismo, mostrando os problemas relativos ao câncer, a doenças respiratórias,
impotência, lesões a órgãos como pulmão e laringe, etc.

Tipos de Câncer e causas - Oncologistas Associados

Câncer - Prevenção Primária - Oncologistas Associados

Efeitos do Álcool na Saúde e Alcoolismo - Toda Biologia


Imagens como esta, publicadas nas embalagens de cigarros,
mostram o que pode ocorrer com quem fuma e tiveram um
 resultado adequado para inibir o consumo no Brasil. 

Ao longo do tempo esta atitude contribuiu para uma drástica redução no consumo de cigarros no Brasil, e com ela as despesas com saúde pública relacionadas aos males causados pelo cigarro, e principalmente a redução de diversos casos de câncer e menor mortalidade em face do vício do cigarro.  As iniciativas de proteção a saúde pública e coletiva, em especial no tocante as nova gerações de jovens, foram extremamente exitosas e apropriadas, impedindo a continuidade do crescimento de males e até contribuindo para uma importante redução.  Vejam o que dizem recentes pesquisas:

Bebida torna o viciado um incapaz -
 http://vencendo-o-alcoolismo.blogspot.com.br/2012_04_01_archive.html  


Cerca de 26% das mortes por câncer estão relacionadas ao fumo - Jornal de Beltrão 28.08.2013

Brasil deverá registrar cerca de 580 mil casos de câncer em 2014 - Primeira Hora 27.11.2013

Número de fumantes cai 20% no país em seis anos, aponta estudo - Correio Braziliense 11.12.2013

Pesquisa aponta queda na incidência e mortalidade de câncer - Diário Gaúcho 29.12.2012

Impotência, mal causado pelo consumo de
 cigarro divulgado em embalagens como alerta
 aos usuários, também tem causas no consumo de álcool.  

É preciso atuar da mesma forma em relação a bebidas alcoólicas, estabelecendo restrições a venda e consumo em especial por menores de idade (algo que não tem controle) e também a partir de um maior disciplinamento na publicidade pelos fabricantes.  Além disso urge uma campanha e mobilização efetiva, iniciada pelas instituições governamentais no sentido de apresentar os males inerentes ao consumo de bebidas alcoólicas, e não apenas relativas aos problemas sociais de violências e/ou mortes no trânsito, mas também para esclarecer os gastos públicos com saúde em decorrência destes problemas e principalmente sobre os danos a saúde dos consumidores.

Restrição de propaganda de cigarro levou 33% dos brasileiros a deixarem de fumar, diz pesquisa - Agência Brasil 28.05.2013

Ações de prevenção primária e secudária no controle do câncer - INCA

Álcool, gênero e cultura - ABEAD 29.05.2011

Se o resultado de estudos científicos e as imagens dos que são afetados pelo consumo de álcool, fossem divulgadas e trabalhadas com seriedade é certo que ocorreria grande rejeição ao álcool entre seus consumidores, e nós poderíamos evitar muitas dores, imagens como as que constam em teses como as apresentadas a seguir, e que apresentam um caso de Pelagra, doença que atinge, principalmente, alcoolistas crônicos, portadores de doença gastrointestinal e de distúrbios psiquiátricos severos.

http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962011000600021 


Poucas pessoas sabem, que assim como o cigarro o hábito de beber pode desencadear diversos processos cancerígenos, além de várias disfunções renais, males do fígado, doenças cardíacas e etc.  É certo que se preventivamente e a exemplo do que se faz com as embalagens de cigarro, houvesse a divulgação de imagens fortes, haveria uma significativa redução nos males e problemas de saúde, no sistema e todos segmentos atingidos por esta tragédia social, para qual se faz vista grossa e há omissão deliberada de instituições competente.

Lipomatose simétrica benigna epelagra, associadas ao alcoolismo* - Scielo An. Bras. Dermatol. vol.86 no.6 Rio de Janeiro Nov./Dec. 2011

Infelizmente a grande mídia nacional, tem compromissos contratuais e econômicos com fabricantes de cigarros e bebidas, até mesmo informações sobre os problemas inerentes a estes produtos e a estatísticas não são bem trabalhadas nos meios de comunicação, afinal estes fabricantes são detentores de enormes contas de patrocínio, e só não há ainda maior ênfase em razão das restrições legais vigentes, mas sobre algum aspectos legisladores e governos não estão abertos a serem ainda mais incisivo contra tais vícios.

Consumo de álcool entre Jovens - Brasilescola

O consumo abusivo de álcool, em especial de cerveja é um mal que assola o país e afeta a nossa sociedade de forma muito negativa, e ameaça toda uma geração de jovens, que tornam-se viciados e costumam "evoluir" para o consumo de drogas ilícitas.  É HORA DE ACORDARMOS PARA ESTA TRAGÉDIA!

II Levantamento Nacional de Álcool e Drogas mostra o consumo de álcool crescente e desigual pela população brasileira - DSSBR 13.06.2013

Consumo excessivo de álcool cresce 24% entre as mulheres - Folha de São Paulo 10.04.2013

Este mal que começa a atingir os jovens e adolescentes, cada vez mais cedo, e se propaga rapidamente sem controle!

Além disso o que se arrecada com tributos sobre a comercialização e produção de álcool e de cigarros, é insuficiente para cobrir as despesas públicas com saúde e problemas causados pelo consumo de bebida alcoólica e tabaco.

Com produção estável, arrecadação de impostos sobre cerveja sobe quase 50% em três anos - O Globo 25.07.2013  

Brasil gasta R$ 21 bi com tratamento de doenças relacionadas ao tabaco - Estadão 31.05.2012

A construção da vigilância e prevenção das doenças crônicas não transmissíveis no contexto do Sistema Único de Saúde - Scielo/BVS IEC

Danos causados pelo álcool aumenta gastos do SUS e despesas previdenciárias, diz MPF - AntiDrogas

Custos sociais decorrentes do uso indevido de drogas - Uniad,org

Como afirma a notícia em O Globo, a arrecadação com impostos sobre as cervejas em 2012 estava na ordem de R$ 4.06 bilhões de Reais, enquanto nós pesquisamos e verificamos que no período de 2005 o PIB Brasileiro foi entorno R$ de 1,93 trilhões, e os gastos do Governo Federal com problemas relacionados ao álcool, foram de R$ 130 bilhões.  Citamos o estudo publicado na edição eletrônica da Nova Fisio, em Nova Fisio, Revista Digital. Rio de Janeiro, Brasil, Ano 15, nº 88, Set/Out de 2012.

O Brasil gasta aproximadamente 130 bilhões de reais por ano com consequências de problemas relacionados ao álcool, que corresponde a 7,3% do Produto Interno Bruto brasileiro (LARANJEIRA et al., 2005) 

Álcool e saúde pública: uma revisão de literatura - Nova Fisio 2012

PIB de 2005 foi de R$ 1,9 trilhão - IBGE

Infelizmente ao contrário de informações relativas a gastos com o tabagismo, obesidade e outros específicos, os dados gerais de gastos com problemas relativos ao consumo de álcool, não são tão acessíveis e divulgados na mídia, o que torna difícil o levantamento das informações que às vezes são obtidas de forma indireta ou por citações.  Mas fica a pergunta, POR QUE NÃO ADOTAMOS UMA LEGISLAÇÃO MAIS SEVERA, QUEM TEM O PODER DE DECISÃO?

Mais informações em:  Um mal que atinge o Brasil - Foco Brasil

sábado, 28 de dezembro de 2013

É tempo de repensar, e entender alguns dos acontecimentos recentes!

Nós estamos próximo a um novo ano, e constantemente vemos nos meios de comunicação uma retrospectiva de fatos, algumas delas bem orientadas e destinadas a um propósito nem sempre bom, de reforçar uma mensagem (subliminar ou pouco clara) que atende aos objetivos políticos e de classes, econômicos ou filosóficos de estruturas bem firmadas, e nem sempre comprometidas com a sociedade.

Mas não é hora de fazermos algo igual, nem de abordarmos aspectos que nos são interessantes, sob uma perspectiva também política, simpática as nossas próprias convicções e pretensões de enfrentar tais seguimentos em busca de uma verdade, que necessariamente seja a nossa, mas coletiva e pacificadora.

Antes porém, é nosso papel fazer um contra ponto em aspectos cotidianamente divulgados e trabalhados, vamos tratar rapidamente de três deles, o primeiro relacionado a atualidade econômica e sua abordagem na imprensa, o segundo a eleições de 2014 e fatos recentes, e o terceiro relativo a abordagens destes temas sob a ótica religiosa, em alguns segmentos.


O que há por trás do pessimismo amplificado por parte da imprensa? ------------------

Sobre o primeiro ponto há algo simples e direto a comentar, diz respeito a onda de pessimismo que parte da imprensa brasileira tenta propagar em meio à sociedade brasileira, através da ênfase a pontos e aspectos negativos da economia brasileira (que como a mundial sofre reflexos das recentes crises internacionais, até de forma menos intensa e tardia que muitas outras nações), que são temporais, mas que afetam sim parte da população num ou outro aspecto.

O que há de negativo não é divulgar fatos em si, mas a atitude de amplificar dando dimensões maiores do que estes tem de fato, distorcendo ou tirando conclusões antecipadas e tendenciosas, que passam a ser tratadas e divulgadas como verdades e fatos concretos (quando não passam de simulações que tem grande probabilidade de não ocorrerem), ignorando ações e políticas de visam minimizar ou eliminar possíveis efeitos sociais de percalços econômicos, feitas e adotadas pelo Governo Dilma.  Numa clara atitude de transformar tais meios de comunicação em instrumentos políticos partidários em prol de um ou outro candidato contrário ao atual governo, mas que ao divulgarem como fatos o que é especulação ou projeto político partidário, causam enorme mal a economia e a sociedade, na tentativa de transformar em verdade o que apenas é simulação e assim influir no resultado eleitoral de 2014, algo que não é novo e depõem contra a "liberdade de imprensa", ao se verificar a ausência de compromisso ético e respeito ao povo brasileiro.

Recentemente vimos algumas das apostas dos "jornalões" dar com os burros n'água, mas chamamos a atenção para que a população possa receber informações críticas e discernir no momento certo e de forma adequada, conforme suas convicções formadas sobre notícias imparciais e conhecimento mais amplo. Lembremos alguns dos episódios a partir de comentários críticos, e outras posições que não a dos barões da imprensa brasileira, que tentam mudar as tendências eleitorais de 2014.

Um dos aspectos que mais são tratados pela imprensa do pessimismo é o alardeado "descontrole dos gastos públicos" que afundaria o país (algo que não tem eco na realidade), pois o Governo Dilma anuncia recorde de superávit fiscal, e mostra folego para manter políticas sociais sem comprometer as bases econômicas, contrariando as previsões pessimistas de economistas liberais e da imprensa golpista (como são rotulados os meios de comunicações que abraçam as bandeiras partidárias dos tucanos e outros, Globo, Folha de São Paulo, Estadão, Veja, e outros).


ÁGUA FRIA NOS PESSIMISTAS: SUPERÁVIT FISCAL É RECORDE - Brasil 247 27.12.2013

Fotos Brasil247

247 ADVERTE: APOSTA NO PESSIMISMO É ELEITORAL - Brasil 247 26.12.2013

Contraponto 12.956 - "Fiesp judicializa a política sob as bênçãos da imprensa e o olhar de Joaquim Barbosa" - ContrapontoPIG 20.12.2013

Entrevista coletiva concedida pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, durante café da manhã com jornalistas-setoristas do Palácio do Planalto - Brasília/DF - Planalto.gov.br 18.12.2013

NASSIF CRITICA PESSIMISMO MILITANTE DA VELHA MÍDIA - Brasil 247 16.12.2013

Brics não veem razão para pessimismo, diz enviado do Brasil ao FMI - ACIL 11.10.2013

Com alta de 1,9%, consumo isola pessimismo da Globo - Gazeta da Cidade Alta 12.09.2013

ITAÚ LIDERA PESSIMISMO E DERRUBA PIB - Brasil247 05.06.2013

Precisamos entender que há um segmento social, elitista, que tenta aproveitar-se de situações e números às vezes desfavoráveis para viabilizar seus próprios projetos, algo que os uni a segmentos da imprensa, e que nós denunciamos em muitas ocasiões, não por tendência política própria mas pela necessidade de contraponto e esclarecimento dos fatos, em benefício da livre informação e da sociedade.

Contrariamente a estes e ao pessimismo, há políticas fiscais e sociais que estão funcionando (se não como desejada, mas significativamente), e trazendo ao jogo da partilha e do desenvolvimento social,  pessoas que antes estavam à margem e excluídos. Seja através de incentivos ao crédito com imposição de outros cenários a grandes instituições financeiras concentradoras de riquezas, que não seja os do juros altos e lucros abusivos, com a destinação social de muitas das atividades dos bancos públicos ou mistos, BB, Caixa Econômica, BNB, que intervém no sistema financeiro fomentando a economia e o crescimento social, através do financiamento a agricultura (inclusive familiar), ao empreendedorismo, e ao crédito com juros acessível, ou mesmo financiando ações do PAC, Minha Casa Minha Vida dentre elas.

Programas e projetos que precisam crescer e atingir maior parcela da população, superando as críticas da imprensa irresponsável e até resistência de setores elitistas e seus representantes, como alguns administradores e funcionários de algumas instituições, inclusive bancárias públicas (que destinam pouca atenção ou negligenciam ações sociais, em prol de lucros, de carreirismo, ou interesses outros).

Eleições 2014, como a mídia e os fatos recentes podem influenciar o eleitor? ------------------

Em pauta a ação dos apologistas do caos econômico e dos que pregam um estado de desgoverno nas contas públicas, como vimos anteriormente, onde cria-se um bloco midiático e de forças, de empresários e empresas que costumam beneficiar-se da concentração de riquezas, e que tentam criar as condições de um palanque eleitoral para 2014, seja apregoando o terror nas mentes dos eleitores mal informados e a partir de distorções da verdade, em todos os aspectos políticos, econômicos e sociais, ou por sistemáticas e constantes afirmações de aspectos negativos, amplificando sua intensidade ou ocorrência de forma terrorista e totalmente parcial.

Na linha do inusitado e do novo, tentam alavancar azarões e terceira vias eleitorais como alternativas ao eleitor, que tentam desencantar de forma intensa e repetida, na prática não há ninguém novo pleiteando atingir a presidência em 2014, e mesmo quem apregoa-se como "mudança" tem compromissos em alguns casos com representantes do conservadorismo e de um estado de exclusão.  Um outro aspecto é que os ares de mudança que tentam impor a população, não apontam de fato para os melhores interesses desta.

Vejamos o que sinaliza e aponta para conclusões como esta:

PERNAMBUCO CENSURADO Sindicato dos jornalistas manifesta preocupação de censura por parte do Governo Eduardo Campos e Poder Judiciário - GGN 19.12.2013

Propinoduto tucano e os R$ 40 bilhões - Blog do Miro 13.12.2013

Envolvidos no propinoduto tucano já foram citados em outros casos de corrupção - Revista Fórum 22.11.2013

Propinoduto tucano: 15 anos de mistério e impunidade - R7 28.10.2013

Em meio a denúncias e jogos políticos ocorre:

Aécio Neves e Eduardo Campos, acordos em discussão 

Conversas de bastidores estariam ocorrendo entre Aécio e Eduardo Campos, para sacramentar apoios mútuos em caso de segundo turno em 2014, é o que sinalizam algumas reportagens publicadas, mas isto evidencia projetos comuns e que destoam dos discursos públicos que alguns destes tem adotado, como os de Marina Silva por exemplo, uma vez que as práticas tucanas e dos próprios pessebistas não apontam para mudanças políticas, se observadas os cenários políticos e administrativos em que estão mergulhadas muitas das administrações à cargo destes.

Eduardo Campos conversa com Aécio e diz que encontro foi casual - UOL Folha de São Paulo 09.12

Eduardo Campos e Aécio Neves podem dividir palanques em até 15 Estados - Ultimo Segundo 29.10.2013

Eduardo Campos e Aécio Neves fecham acordo, diz jornal - Exame 31.08.2013

O povo em sua sabedoria consegue enxergar as ações acima das propostas dos que se auto-intitulam como novos, ou propositores de novas formas de fazer política, percebendo o pragmatismo e o fisiologismo nestes, desmascarando-os, em especial os lobos em pele de cordeiro:

NÃO SE ENGANEM. O ADVERSÁRIO A SER BATIDO POR AÉCIO É EDUARDO CAMPOS. E PARA EDUARDO, É AÉCIO - Brasil 247 25.12.2013

CNT: Aumenta rejeição a Aécio, Marina e Eduardo; taxa de Dilma cai - CNT 07.11.2013

Há quem diga que o jogo dos opositores é para 2018, e que o pretendem é de fato consolidar uma candidatura forte não necessariamente para agora, mas que passa por projeção maior do nome e construir forças capazes de desbancar o PT não em 2014, mas em 2018!


O conservadorismo faz ressurgir rincões religiosos em meio a política e a sociedade? ----------------

Sobre bases que são apregoadas como de defesas de princípios religiosos, assistimos movimentos que não são novos mas que em algumas vezes se apresentam com faces novas, e sobre a bandeira de valores cristãos sérios e louváveis, apoiam-se pessoas pouco sérias ou cujo os compromissos não são verdadeiramente cristãos.

Vimos isto com políticos evangélicos á pouco tempo, que criaram esquemas e máfias, enquanto enganavam a boa fé de cristãos e usavam falsamente de valores como instrumentos eleitorais, algo para o qual queremos chamar a atenção.

Uanderson Fernandes/Agência O Dia/Estadão Conteúdo

Pastor Marcos Pereira é condenado a 15 anos de prisão por estupro no Rio - UOL 12.09.2013

Em alguns momentos vemos religiosos ou representantes, organizando-se e unindo suas forças para dar enfrentamento a ações públicas e que transitam em diferentes esferas, judiciais, legislativas ou de governos, seja em campanhas públicas, denúncias, ações políticas ou civis, ou através de condicionamento de apoio político, formas e instrumentos legítimos e não condenáveis de agir em defesa de seus valores e interesses.

Infelizmente, nem sempre é possível louvar os posicionamentos, inclusive por razões que extrapolam a racionalidade, há ainda entre as diversas manifestações religiosas cristãs, parcelas e segmentos que agem de forma exacerbadamente conservadora (e conservadorismo no contexto religioso não é algo negativo), pois a pretexto de defesa de alguns valores assumem posições que ratificam ações anti-cristãs, pois reforçam grupos e posições políticas e sociais que são forças opressoras ou excludentes, e que interrompem iniciativas que buscam a justiça social, o equilíbrio e a assistências de enormes parcelas da sociedade.  Não enxergam de forma ampla as mudanças em prol da sociedade, e sistematicamente apoiam quem já foi opressor ou defende interesses próprios, mas que de forma hipócrita e falsamente se propõem a fazer ações cristãs (muitas periféricas e superficiais), apenas para obterem apoio de grupos religiosos.  Em 2014 vamos ver mais destas ações, de enganadores e enganados, combatendo projetos bons em razão de falsos cristãos.

Vejamos o que ocorre entre os católicos:

Aspectos não necessariamente relacionados com nossas ponderações, mas que implicam em pontos destas, podem ser vistos nos movimentos que se sucedem no interior da Igreja Católica, muito bem vindos, e que partem da oportuna ascensão do Papa Francisco, que sem ameaçar os valores cristãos, faz reformas em pontos necessários da estrutura milenar e alerta para hipocrisias,  para o distanciamento clerical e das obras, promovendo reformulação de propostas e aproximando a Igreja das iniciativas em prol da humildade e dos humildes, sem manipulações conservadoras contrárias ao bem estar coletivo, e dando um roupagem social mais despojada a Igreja e menos presa a preconceitos na direção de assistir e acolher os fiéis e não das práticas erradas.

Movimentos de que de alguma forma se assemelham a renovação da fé, promovida por São Francisco na Idade Média, e aos valores exortados por Pedro em sua I Carta nos capítulos I e II.

Para compreender melhor e entender o que falamos sugerimos ler os textos a seguir, e fazer um paralelo com algumas exortações nem sempre pertinentes, ainda feitas por alguns sacerdotes e membros da Igreja, que não entendem os ventos renovadores e as mensagens edificantes do Papa Francisco, e se apegam a pontos menores e menos construtivos de hábitos e posições institucionais antigas, e que não foram exemplos da expressão e do amor de Cristo (coisas como as que foram vistas em alguns momentos nos regimes ditatoriais, e em parcela da Igreja).

 Conjuntura da Semana. Papa Francisco. Uma "primavera" na Igreja católica? - IHU

O duro recado que o Papa Francisco passou aos Bispos - LeonardoBOFF.com 20.08.2013

Mudanças na Congregação para os Bispos: a não renovação de Burke e Rigali causa perplexidade. RainhaMaria 17.12.2013

Não há contradição em buscar a essência, em permanecer fiel a ela, e entendemos que este o objetivo do Papa Francisco, com reformas que ocorreram no tempo e compasso adequado,  mas não tão previsíveis sejam para um lado ou para outro da trajetória, mas preservando o primordial.

É preciso perceber no entanto qual é a essência, e a percepção correta não é nova, mas que agora é novamente resgatada e parte da conclusão de que a Igreja é Cristo quando agi e pensa como fez Jesus. E não a partir de sua própria estruturação e interesses como instituição, sem a perspectiva original, essencial, em Jesus.  Como tem declarado Francisco ao exortar os católicos a simplicidade e a viver o amor de Cristo.

Neste sentido a Igreja tem compromissos com toda sociedade e com o verdadeiro estado de bem estar coletivo, e não com esta ou aquela posição partidária, é desta forma que pode ser contextualizado o papel dos cristãos, não omissos nem manipulados, mas atuando sinceramente em prol de seus valores e não de estruturas e propostas de perpetuação de alguma forma de poder, em troca de alguns favores e concessões.


Fechamos esta publicação desejando à todos um 2014 de serenidade e paz, de transformações e crescimento na direção da justiça social, da liberdade, da igualdade que só se consegue pelo exercício da fraternidade, e que nos é possível sobre a ótica de quem reconhece e age tendo a Deus como nosso Pai e criador! 

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Onde estará a verdade? Dá para acreditar em Tuma Jr?

A "grande mídia" volta a cena com suas manchetes sensacionalistas e parcialidade visível, algo que faz o leitor, espectador ou navegante ficar atordoado e perplexo sem saber o que há de verdade nas matérias.

Nos referimos especificamente a cobertura dada a denúncias de pouca credibilidade, vindas da publicação de um "folhetim" tido por banco de "verdades" e baú das revelações de Romeu Tuma Jr. Que baseado em suas próprias convicções e "vivências" acusa petistas e figuras ilustres do Governo Lula, com toda sorte de acusações e fatos pouco confiáveis e sem provas concretas.  Os quais abordaremos mais adiante, antes vamos compreender o contexto em que surge o novo espetáculo midiático.  

--------------------------------------------------------------

A dias, já sem material suficiente do mensalão e sujeitos a revezes com as trapalhadas de Joaquim Barbosa, os grandes veículos se tornaram omissos no que diz respeito ao propinoduto tucano, que dá sinais de que haverá muitas figuras "ilustres" do PSDB no centro de uma investigação séria e que aponta para um dos maiores esquemas de fraude contra os cofres públicos, algo que em monta é muito superior ao mensalão.

Eis alguns dos fatos que citamos e que a imprensa conservadora minimiza ou esconde sobre PSDB, e seus políticos em São Paulo, no escândalo que envolve a Alstom e Siemens.

GLOBO ESCONDE PROPINODUTO TUCANO - Barão de Itararé 22.07



Mais do que reportagens que possam ser rotuladas como tendenciosas, há uma forma de jornalismo que representa uma negação a falsa e artificial acomodação da "grande mídia". Com seus recalques e táticas de esvaziar denúncias contra os tucanos.

Não há em nossa página a pretensão de passar uma mensagem parcial, mas enfatizar pontos de vistas opostos ao que já encontram espaços mais do que suficientes nos veículos de imprensa tradicionais, não necessitando de reforço nosso mas da nossa antítese de forma que àqueles que costumam ver tais notícias em tais meios, possam encontrar aqui argumentos e o espaço mínimo para poder avaliar um outra perspectiva que a não a dos citados meios de notícias na "grande mídia". Não negamos nossa repúdio a tal forma de informar, e nos afirmamos como contrários a elas, pondo em evidência suas contradições para os que aqui lêem e se informam, formulem seu próprio julgamento.

O senador Aloysio Nunes é um dos principais líderes do PSDB nacional, cotado para ser vice na chapa do presidenciável Aécio Neves
O senador Aloysio Nunes é um dos principais líderes do PSDB nacional, cotado para ser vice na chapa do presidenciável Aécio Neves - Correio do Brasil

E para reforçar percepção, pomos informações públicas obtidas em fontes de boa qualificação e reputação, quando não recorremos a representantes do grupo midiático que criticamos, mas com uma outra forma de enxergar os fatos relatados. Vejamos algumas:



Detalhe, o lobista também ocupou cargo público e circula entre os grandes senhores do PSDB, e sua fórmula atendeu aos projetos tucanos, é o que se entende na leitura das informações disponíveis nos links, o mesmo lobista e suas "orientações" estão no centro numa das maiores fraudes em licitações e desvios de dinheiro público do país, atribuídas aos tucanos, e ainda há quem minimize estes fatos.

--------------------------------------------------------------

Voltamos ao foco do nosso propósito, jogar luz sobre as afirmações recentes e a batalha da desinformação patrocinada nos representantes da mídia, que Paulo Henrique Amorim costuma chamar de PIG - Partido da Imprensa Golpista.

Muitos desses meios, estão transformando as afirmações pessoais de Tuma Jr em "verdades incontestáveis", e enfatizam coisas como, a afirmação feita pelo mesmo de que Lula colaborou com a ditadura no Dops, Departamento da Ordem Política e Social, antigo orgão de repressão durante a ditadura militar, que em São Paulo teve como um dos seus titulares o falecido Senador Romeu Tuma, pai de Tum Jr.   Contudo este afirma não ter documentos e nem informações de terceiros, sendo ele mesmo testemunha dos "fatos".

:
Rogério Tuma, Romeu Jr e Lula - Brasil 247
Mas se Tuma Jr. disse a verdade em seu livro, seu irmão Rogério Tuma (que não é político carreirista e nem esteve no centro de polêmicas ou denúncias) poderia ser considerado um mentiroso.  Pois este afirmou em 2010, que coube a seu pai Romeu Tuma, a atitude de salvar Lula cujos os instrumentos da ditadura queriam matar. 



“A verdade era que a polícia tinha levado ele para o Dops [Departamento de Ordem Política e Social], o atual presidente Lula, no intuito de terminar com a vida dele”, disse Rogério em entrevista concedida à época (Jornal Opção) 

Mas a final por que Romeu Tuma JR. agi como um franco atirador?  Ou de uma hora para outra tem em mãos "verdades" que merecem crédito?

Será que a polêmica tem fins economicos (patrocinar a venda de seu livro), tirando proveito do momento próximo ao processo eleitoral para lançar uma velha estratégia de tornar mentiras em verdades apenas repetindo-as continuamente, e assim vingar sua saída desonrosa do governo?  Lembremos que Tuma Jr. era acusado e foi publicamente exposto até mesmo pela Veja, que hoje exalta suas "verdades", de ser cúmplice da máfia chinesa e estar envolvido em uma série de irregularidades.



Se não dá para crer em afirmações de pessoas sem credibilidade, o que pretendem os jornalões?  Será que a necessidade de minimizar os estragos do propinoduto e proteger os tucanos é o pano de fundo, é bom ver que alguns tucanos agora passam a ser vítimas segundo os meios de comunicação conservadores e assim também tenta desacredita lideranças petistas e atingir o projeto do PT para 2014.


Romeu Tuma Jr
Outra denúncia muito repercutida, baseia-se numa carta dos ex-diretor da Interpol no Rio de Janeiro, na qual acusa petistas de envolvimento em operações ilegais de grampo contra ministros do STF, a denúncia que está publicada no livro seria de autoria de Edson Oliveira (Edson Antônio de Oliveira).  Mas quem é ele e qual a sua credibilidade? 



Edson Oliveira que é citado por Tuma Jr. é nada mais nada menos, que réu condenado pela Justiça Federal por extorsão em 2010, e preso como foragido em 2012.  Mas além disto ele é alguém muito próximo aos tucanos, aliás ele foi candidato a deputado federal pelo PSDB logo após o furacão PC Farias.



Fica a pergunta, o que é verdade em tudo o que ocorre em meio ao espetáculo de Tuma Jr?


Boa parte das tais denúncias de Tuma Jr. circula sem muita credibilidade à meses ou à anos, como boatos e difamações, mas agora em meio a evidências de que os tucanos de foro privilegiado serão investigados, fabrica-se um show de indignação e denúncias falsas para encobrir o que deveria ser as manchetes.

Será que estamos assistindo mais uma campanha difamatória com interesse eleitoral, que só vai se tornar clara anos após o pleito de 2014, enquanto àqueles que deveriam responder por desvios de várias décadas, como os do propinoduto tucano, continuam rindo de todos nós?  O que você acha?