terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Não há mais o que dizer, resta a nossa consternação

COVID19

 

Brasil registra 3ª maior média móvel de mortes por Covid da pandemia, com 1.370 anotadas no último dia - G1 23.02 

Ao longo de 11 meses temos destacado o quanto tem sofrido nossa população, e o quanto são omissos muitos políticos, governantes, autoridades e instituições, que com atos impróprios e até criminosos, atuam contra o combate a Covid19, ou simplesmente são omissos, e por isso estamos na iminência de 250 mil mortes no Brasil, e já temos mais de 10 milhões de infectados, com um número de mortes diárias outra vez acima de 1,3 mil pessoas, desta feita numa segunda onda muito mais rápida em infecções, em parte pela proliferação da cepa de Manaus, ainda que já haja alguma vacinação, especialmente com doses da Coronavac, diga-se de passagem, de forma lenta e desorganizada, em grande parte por mais irresponsabilidades do governo Bolsonaro e seu ministro Pazuello.

Vacinação drive-thru contra a covid-19 no Parque da Cidade, em Brasília.
Imagem reproduzida do sítio EBC

 Butantan começa a distribuir 3,9 milhões de vacinas contra covid-19 - Agência Brasil EBC 23.02  

Coronavírus: como a vacina Sputnik V se tornou um instrumento de influência da Rússia na América Latina... - UOL 20.02 

Crise em Manaus: alvo de pedido de inquérito, Pazuello ficará no AM 'o tempo que for necessário', diz ministério - G1 24.01

Persistem a falta de ações contundentes para o combate a Covid19, Manaus vivenciou, e outras regiões estão ameaçadas, com a falta de medicamentos e O² medicinal, que causou e causam mortes de doentes em UTI's e emergências,  num total descaso das autoridades federais, sem uma atuação adequada a situação, o que agravou a crise. Também no Congresso ou no judiciário, em especial no STF, pouco se faz para que evitemos uma tragédia maior, e apesar de diversas vacinas sendo usadas no mundo, instituições como a ANVISA, falham na liberação de alternativas como a oferecida pela vacina SPUTNIK V da Rússia, produzida no Brasil pela União Química, que mesmo em uso noutros países e com informações promissoras, tem sua situação indefinida até o momento, resultando para  o país, menos alternativas de vacinação, quando já sofremos com o processo desorganizado em curso, e ao que nos parece, vai nos conduzir a mais de 300 mil mortes, e a mais 1 ano de perdas sem igual, em todos os aspectos possíveis.

STF forma maioria para autorizar importação de vacinas sem registro na Anvisa - CNN 23.02 

Mundo tem mais de 2 milhões de mortos por Covid-19, afirma universidade - G1 15.01 

No mundo, a guerra por vacinas se acirra, uma vez que o poder econômico leva aos países desenvolvidos, a maior parte das doses produzidas atualmente, e até o presente, cerca de 210 milhões de doses foram aplicadas mundo à fora, sendo que EUA lideram as estatísticas com mais de 64 milhões de pessoas vacinadas, enquanto a China segue em segundo, com cerca de 46 milhões de vacinas aplicadas. Ainda assim, entre os americanos as mortes já superam os 505 mil mortos, boa parte destes em face das omissões do ex-presidente Trump. Outro país que sofre com alto índice mortes, é o Reino Unido, com mais de 121 mil mortos por Covid19. Tragédias que põem o mundo em choque e boa parte das populações consternadas, com mais de 2 milhões de mortos. 


Bolsonaro, o inimigo do povo


Rosa Weber manda Bolsonaro explicar decretos que flexibilizaram compra de armas - G1 23.02

Mais armas, mais segurança: a questionável lógica de Bolsonaro - DW 16.02 

Não apenas pela forma irresponsável como trata a pandemia, os riscos e o avanço das mortes por falta de ações e planejamento, ou por falta de insumos e recursos, são evidentes. Ele age como inimigo, ao apostar em medidas que põem a população ainda mais exposta, as violências e as situações de morte, como  ao propor  a liberação de armas e munições para "cidadãos", com muito menos controles e de uma forma massiva e desastrosa, onde pessoas de poder econômico e meios, vão poder dispor de armas para descarregar seus preconceitos e desejos violentos. Mais que isso, liberando armas de calibres e poder de fogo incomuns, colocando o sistema democrático em grave risco, com pretexto de armar a sociedade para torná-la apta a defender a democracia. Uma loucura só!

 PEC que retoma auxílio emergencial revoga mínimos de gastos em saúde e educação... - UOL 22.02

Triste ver que, em meio a uma grave crise, além de querer ampliar a violência com armas nas mãos de loucos, ele, o presidente, junto com sua equipe e ministros como Paulo Guedes, só liberam recursos para políticos fisiológicos e apoiadores ou projetos de seus interesses, nem sempre republicanos, e falta sensibilidade e ações que possam assistir os mais pobres.  Mesmo diante do agravamento da crise social, econômica e de saúde, não aprovaram um novo auxílio emergencial para socorrer pessoas em situação de miséria (inclusive), e se limitam a propor mais algumas parcelas no valor de R$ 250,00 (no máximo), desde que mutilando e ameaçando os sistemas de financiamento básico da saúde e da educação, já bastante prejudicados por falta de recursos financeiros e pelo momento, numa demonstração de total descompromisso com a sociedade.


Lava Jato, um show de abusos


Deltan Dallagnol - reproduzido do sítio UOL

O show de horrores da Lava Jato parece nunca ter fim ... - UOL 23.02

“Na década de 70, seriam do Doi-Codi, não do MP”, diz ex-presidente da OAB-RJ sobre procuradores da Lava Jato - Revista Forum 23.02 

Maia diz que Bolsonaro é “subproduto” da Lava Jato - Isto É 23.02

As recentes revelações decorrentes das mensagens vazadas e hackeadas, que envolviam protagonistas da força tarefa da Lava Jato, sendo estes procuradores (Dallagnol em destaque), juízes ou o ex-juiz Sérgio Moro, policiais federais e outros membros de instituições judiciárias, ligando-os a muitos esquemas de "investigação", "pré-combinações", e supostas ilicitudes, que apontam até mesmo acertos, para condenação de pessoas em processos tidos por manipulados e sem respeito aos direitos plenos dos réus, também trouxe à tona, manobras para à margem da legislação, dar acesso a entes internacionais, as informações sensíveis ou sigilosas, com acordos não autorizados de partilha de recursos confiscados e que deveriam ser revertidos a União, mas que de uma forma sutil passavam ao controle de membros da Lava Jato, ou a instituições internacionais. Mais grave, são as denuncias de manobras e ilegalidades, que se referem a ocultação de desvios de delegados(as), como os atribuídos a criação, falsificação de depoimentos não prestados a autoridade policial,  mas apresentados em processos ou peças acusatórias, como se fosse resultante da inquirição de um depoente. 

Ofensivas no STF e STJ selam cerco à Lava Jato após novas mensagens reveladas - CNN 22.02 

São muitas ilegalidades, não são apenas excessos ou falhas, pois há propósitos claros de prejudicar réus com base em farsas, e como no caso Lula, para fins de atingir o processo democrático e privar a sociedade de suas alternativas de escolhas e caminhos.  Tentar coagir autoridades, sejam do STF ou STJ, para assim manter seus atos criminosos, tornam os membros da Lava Jato, se de fato forem confirmadas as mensagens reveladas, párias no meio jurídico e criminosos asquerosos, capazes de agir com desfaçatez, e sem vergonha, para atingir objetivos pessoais, usando e desvirtuando os meios jurídicos a seu dispor, algo muito grave e deplorável. São muitas denúncias e supostas ações criminosas que levantam grave suspeição sobre os sistemas jurídicos, sobre as instituições, e que nos levaram (possivelmente) ao atual estado de desorganização social e de crises institucionais, apontados por muitos, inclusive como fruto de manipulações econômicas e midiáticas, que se fizeram íntimas nas atividades da Lava Jato, e todo processos de desestruturação que sofreram setores produtivos e sociais, e o Brasil, no contexto da operação dos "paladinos de Curitiba", hoje vistos como são.

Com prisão do deputado Daniel Silveira, STF enquadrou modus operandi bolsonarista - The Intercept Brasil 21.02 

Em livro, Villas Bôas confirma que pressão sobre o STF contra Lula foi articulada pela cúpula do Exército...  - Carta Capital 10.02 

Não é sem razão, que muitos críticos, jornalistas, juristas, personalidades de diversas áreas, sem vinculação partidárias ou muito menos com a chamada esquerda brasileira, não apenas no Brasil, mas internacionalmente, apontam como graves os fatos relacionados aos desvios da Lava Jato, e associam a estes o enfraquecimento dos fundamentos institucionais e da atuação de diversos segmentos sociais, de forma pífia e a margem da Constituição, onde vemos episódios lamentáveis, quando da prisão de Lula e do julgamento posterior do seu HC pelo STF, hoje sabidamente pressionado e influenciado por um contexto viciado com atos abusivos mesmo originários do alto comando do Exército (com a nota do Gen. Villas Boas), que culminaram ou contribuíram para a eleição de Bolsonaro, e o caos e extremismo como os manifestados por personagens em foco, a exemplo de todo processo que envolve a justa prisão do deputado Daniel Silveira no Rio de Janeiro.

A Lava Jato precisa ser passada a limpo, e uma séria revisão dos atos e consequências sobre pessoas e instituições, é urgente, para levarmos este  país a voltar aos trilhos da legalidade e da democracia, se é que estávamos sobre eles.


domingo, 17 de janeiro de 2021

O país de joelhos diante das mortes por Covid19

 

Pernambuco ultrapassa a marca de 10 mil mortes provocadas pela Covid-19 - G1 17.01 

"Pior do que uma guerra", relata médica de Manaus sobre colapso da saúde - Correio Braziliense 16.01 

2020, o ano das dificuldades - FocoBRASIL 02.01

Hora da fatura, a Covid19 cobra o preço - FocoBRASIL 12.10.2020 

 

Nós avisamos durante todo o trimestre que passou, que a euforia da população e a liberação precoce de muitas atividades econômicas, desconsiderando riscos de um novo pico, de uma segunda onda Covid19, algo que foi protagonizado pelos interesses e pressões do governo Bolsonaro, e nos estados por segmentos sociais e empresariais sobre os governadores, muitos dos quais mais sensíveis a aspectos financeiros e econômicos e a interesses políticos durante as campanhas, resultariam em milhares e milhares de mortes, o que infelizmente ocorreu colocando o Brasil como um país onde a doença está fora de controle, com mais de 210 mil mortes e o país no ranking mundial do flagelo, ocupando 2ª lugar com cerca de 11% (porcento) das mortes no mundo (tendo o país apenas 3% da população mundial).  Estamos em meio a uma  tragédia anunciada e evitável!

Twitter classifica como 'enganosas' postagens do Ministério da Saúde e de deputada sobre Covid-19 - O Globo 16.01 

Em live no pior dia de Manaus, Bolsonaro mente sobre Covid no Brasil - Folha UOL 15.01 

Ofende ao cidadão e a sociedade a postura de governantes, mas a do presidente da república é digna de todas as críticas e censuras, caberia sim a sua responsabilização de Bolsonaro, enquanto todos os recantos do país sofre com a doença, ele menospreza, faz piadas, descarta ações concretas de prevenção, atrapalha pesquisas e a suscitação de vacinas para prevenção e combate ao surto, negou o risco do vírus e desdenhou de vacinas, mas além disso não tomou medidas adequadas e se omitiu de atuar em prol da ciência e da população, gerando conflitos e polêmicas, usando de mentiras e tratamentos fakes (falsos e ineficazes), não agindo como governo. No entanto caminhamos para os 250 mil mortos no Brasil, cabe a todos evitar este grave número.

Foram liberações de bares e festas, aglomerações em praias e locais públicos, mais circulação de pessoas em shoppings e transportes públicos, e a desativação de hospitais e leitos para Covid19, um caldo perigoso que resultou em falta de cuidados básicos e uma onda ainda mais forte do vírus.

São dez meses de mortes e sofrimentos sem ações dignas de um país como o nosso, pelo seu presidente e seu governo, durante todo este tempos condenamos esta omissão, alertamos para a continuidade dos riscos e mudanças e colaboração da sociedade para por fim a esta tragédia, e colocar o Brasil em situação menos ruim que a vivida por todos nós agora. 

Anvisa autoriza por unanimidade uso emergencial das vacinas Coronovac e de Oxford contra a Covid-19 - G1 17.01

Anvisa: enfrentamento da covid-19 passa por mudança de comportamento - EBC Agência Brasil - 17.01

 

Dose da Sinovac sendo aplicada na Turquia
Imagem Reuters - CoronaVac SINOVAC e Butantã

 

Anvisa aprova por unanimidade uso emergencial de duas vacinas no Brasil - BBC 17.01 

 

Temos agora a vacina CoronaVac, produzida conjuntamente através de acordo entre o Governo de São Paulo, Instituto Butantan (SP) e a Sinovac da China, mas esta foi muitas vezes descartada e desdenhada pelo governo do Brasil e por Bolsonaro, e diante do agravamento este governo se indispôs com o laboratório PFIZER que desde o final do ano distribui  vacinas para vários países, e de forma patética fez estardalhaço para obter 2 milhões de doses da vacina da Oxford AstraZeneca - Moderna e FioCruz (do RJ), esta produzida na Índia que não liberou a entrega das doses importadas.  O Brasil carece de vacinas enquanto o mundo já vacina os seus!

Hoje a ANVISA liberou o uso emergencial das vacinas AstraZeneca - FioCruz (não disponível), e a CoronaVac do Butantan que já dispõem de 6 milhões de doses para uso imediato (vindas da China), e em breve terá mais 4,8 milhões que já foram produzidas no Brasil e estão sendo envasadas e preparadas para uso. Esta foi alvo de tantas críticas e cobranças por Bolsonaro e seus apoiadores, mas os especialistas asseguram sua utilidade com eficácia de 50,4% de não infecções, e dentre os que desenvolvem a Covid19, a vacina tem 100% (porcento) proteção eficácia para os casos, e os infectados não evoluíram para casos graves (algo muito desejável), um marco fantástico, diante do colapso de saúde em que estamos inseridos neste momento.   

Mortes por falta de oxigênio em hospitais no AM serão investigadas pelo Ministério Público - G1 17.01

Venezuela envia oxigênio para Manaus - Poder360 16.01

 

Ministério Público apura possíveis evidências de atuação criminosa organizada nos casos de mortes por falta de oxigênio no Amazonas  — Foto: Reprodução
Mortes por Covid19 Manaus AM - imagem obtida no G1


 A  ANVISA no entanto, rejeitou as solicitações de uso da SPUTNIK V, a vacina russa usada neste país e em diversos outros como na vizinha Argentina, algo que preocupa pois não estamos recebendo vacinas e a eficácia desta já foi comprovada em outros países que a usam. E neste caos que estamos o básico não foi feito pelo Ministério da Saúde, não comprou nem fez estoques de seringas para distribuição e vacinação, não fez seu dever de casa e não planejou a logística de apoio a vacinação, e está omisso diante da crise e mortandade especialmente em Manaus - AM, onde dezenas morrem por falta de O² (oxigênio medicamental) sem ter como obter cilindros para atender a rede hospitalar e os doentes com problemas respiratórios ou Covid19.  Neste novo caso de desestruturação do sistemas de saúde (SUS), submetido a demanda absurda de doentes e a falta de ação adequado do Estado.  Até a Venezuela do presidente Maduro, atacada e destratada por Bolsonaro e  alguns de seus auxiliares, manifestou apoio ao sistema de saúde do Amazonas, ofertando cilindros de O².

Manaus enfrenta uma crise sem precedentes, e ao mesmo tempo nos serve de alerta ao que pode acontecer com outras partes do país, quando as medidas de controle são afrouxadas e atividades liberadas (lá no natal o governo foi pressionado por comerciantes e admiradores do Bolsonaro, e liberou o comércio com aglomerações), hoje conta centenas de mortos e a falta de condições atendimento nos hospitais e postos. Os cemitérios estão cheios, e o povo e o país estão de joelhos diante das mortes por Covid19, muitas delas evitáveis se seguirmos orientações sanitárias e se os governos agirem com responsabilidade, ao invés de indicar hidroxicloroquina ou tratamentos não comprovados (que não surtem efeito contra o vírus, inclusive mutações).


Diante de tantas situações absurdas, o pedido de impeachment de Bolsonaro é urgente e mais que razoável!

Os próximos passos da vacinação anti-Covid no Brasil - Terra 17.01

 

Enfermeira Mônica Calazans celebra primeira vacinação contra Covid-19 no Brasil
Enfermeira Mônica Calazans celebra primeira vacinação contra Covid-19 no Brasil
Foto: EPA / Ansa obtida no sítio Terra


A esperança é a vacina!

Ainda que o processo de vacinação seja demorado e longo, e que os sinais de que a doença será endêmica e periódica, já sejam vistos por especialistas, o Brasil pode enfim despertar a esperança com mais intensidade, e assistir hoje a vacinação da primeira pessoa em São Paulo, a enfermeira Mônica Calazans no Hospital das Clínicas, que foi vacinada com a  CoronaVac junto com cerca de 100 (cem) outros profissionais da unidade.

 

Resumo da ópera

Na disputa Bolsonaro x Doria, quem é mais oportunista e boçal, quem levará os créditos pelas vacinas, resposta:

Doria passou a perna no Bozo, fez o que prometeu, vacinou com CoronaVac, a vacina que o governo rejeitava e agora é a única que temos. E em SP, já vacinou as 100 (cem) primeiras pessoas!

Das 6 milhões de doses para vacinação, São Paulo ficaram 1,35 milhões e para o resto do país 4,65 milhões por meio do Ministério da Saúde, que só iniciará vacinação dia 20.

O Butantã vai pedir a liberação de uso de mais 4,8 milhões de doses que estão sendo fabricadas no Brasil. A esperança agora é a vacina CoronaVac.  Ao menos temos uma esperança concreta e aqui pertinho de nós.

 

-----------------------------------------------------------


Outros aspectos da pandemia

 

Ford fechará mais de 160 distribuidores – Rede terá só 120 lojas - NotíciasAutomotivas 17.01

Ford: afinal, por que a montadora decidiu encerrar a produção de veículos no Brasil? - BBC 13.01


Não bastassem as mortes e infecções por Covid19 em alta considerável, nossa economia dá sinais de que vai ainda pior do que estava durante a atual crise, onde destacamos a falta de oportunidades de emprego e um desemprego recorde, com mais de 14 milhões de desempregados, e uma informalidade astronômica com os negócios e comércios bastantes afetados, aumentando a miséria e a desigualdade social no Brasil.

Durante a semana foram divulgadas informações que causaram bastante apreensão entre as pessoas, a FORD, montadora de veículos que atua no Brasil há mais de 100 (cem) anos, decidiu fechas as unidades brasileiras e encerrar produção de veículos em nosso país, isso resulta em milhares de desempregados e um prejuízo a cadeia de produção no setor metalúrgico, com repercussão em empregos e funcionamento de empresas. 

BB: Crise esfria, mas bancários pedem que Congresso barre reestruturação - Correio Brazilense 15.01 

Banco do Brasil vai fechar agências e demitir 5.000 funcionários - Poder360 11.01 

 

Como notícia ruim não vem só, o Banco do Brasil anunciou uma reestruturação a partir deste mês, pretende com ela reduzir o número de agências e postos (361 ao todo) e encolher o quadro funcional em cerca de 5 mil trabalhadores, além do descomissionamento e da consequente redução de salário para outros milhares.  Claro é menos agências e funcionários para atender os clientes e a população, em plena crise do Covid19, quando as filas e as dificuldades de atendimento são notórias, afetando também o atendimento em cidades do interior, onde o atendimento já é precário, e em locais já afetados pelas ações de bandidos e as difíceis condições econômicas e de uso de serviços financeiros, alguns essenciais ao financiamento agrícola.

Nesta esteira a economia dá mais sinais de dificuldades, com muitas outras empresas encerrando atividades desde 2019, como o laboratório Roche e a Mercedes Benz.  O Brasil está sem governo e sem auxílio (até o emergencial acabou), e o povo está exposto a mais sofrimento e dificuldades. 



sábado, 2 de janeiro de 2021

2020, o ano das dificuldades

São tantos os fatos que de forma dura marcaram 2020, que para muitos é um ano a ser esquecido, e para nós é difícil destacar momentos que simbolizem tantas dificuldades, para servirem também como marco de superações e exemplos úteis ao aprendizado de todos, especialmente para líderes e governantes no exercício dos poderes.

Um mundo dividido em conflitos e disputas

Eventos como as disputas econômicas entre potências e países periféricos também, causaram mais problemas a um mundo imerso em crises, que ampliaram pobreza, desempregos e desigualdades, e o Brasil mal dirigido e conduzido focando uma política de relações internacionais de submissão aos interesses do EUA e do louco do Trump, perdeu espaços importantes no cenário internacional e agravou a crise econômica interna.

 

Imagem reproduzida do Brasil de Fato (créditos Saul Loeb/ AFP)

 

 Economia brasileira tem em 2020 o 3º ano de 'agora vai' - Folha - UOL 01.01.2020

 Catástrofe no comércio global: OMC estima perdas na economia brasileira - Correio Braziliense 09.04

Crise leva 20 mil lojas a fecharem as portas na capital - Agora -- Folha de S. Paulo 21.06

Após isolamento internacional, Bolsonaro é aconselhado a demitir ministros radicais, como Salles e Araújo - EM Estado de Minas 03.07 

Os desequilíbrios da economia mundial e a crise da COVID-19 - IMF 04.08

China e EUA: o que há por trás da maior disputa comercial do mundo? - Brasil de Fato 24.08 

Conflito com Biden pode afetar relações comerciais do Brasil, afirma especialista - A Tarde 12.11 

Crise sem fim: o segundo ano de Bolsonaro - DW 31.12

 

Conflitos não foram poucos, assim como a ameaça de crises ainda maiores com possíveis confrontos militares, o Brasil infelizmente, também se viu em situações polêmicas de riscos e puro desgoverno.

 

 Veja a cronologia do conflito entre EUA e Irã - G1 04.01

Olavismo dita o tom do Brasil na crise entre EUA e Irã e amarra país a destino de Trump - El País 08.01

Dos 10 conflitos mais preocupantes em 2020, três são na África. Saiba por quê: ... - UOL 05.02 

 Maduro acusa Bolsonaro de arrastar Brasil para "conflito armado" - Estadão 14.02

Entenda por que Azerbaijão e Armênia estão em conflito em Nagorno-Karabakh - CNN Brasil 29.09  

 

Soldados do Azerbaijão disparam morteiro
Obtida no sítio da CNN Brasil - Foto: Reprodução - 28.set.2020 / Reuters

Internamente o Brasil assiste um presidente que atua muita para gerar crises, e tem pouco diálogo, até mesmo age de forma muito desrespeitosa com muitos segmentos sociais.

Com Bolsonaro, número de conflitos no campo é o maior dos últimos 10 anos - Brasil de Fato 17.04

Conflito de Bolsonaro com Congresso e STF cria “paralisia decisória” no País, diz cientista político - Sagres Online 01.05

Bolsonaro é o primeiro presidente do Brasil “boca de conflito” - Observatório da Imprensa 17.11 

 

Violência em alta


No Brasil e no mundo vemos a violência se espalhar ainda mais e por todas as partes, mas umas das formas mais contundentes tem suas raízes em manifestações de preconceitos e segregação por questões raciais e sociais, onde as maiores vítimas em geral são negros e nativos (indígenas no Brasil) e as comunidades pobres em periferias de  grandes cidades e nas áreas rurais mais afastadas, onde predominam as desigualdades. Neste contexto destacamos o surgimento nos EUA do Vidas Negras Importam.

Outro aspecto relevante, é a violência dos Estados contra as populações pobres de forma institucional e como sintoma de ausência de políticas inclusivas e de respeito aos cidadãos, algo tão impactante que atingem populações de jovens e adolescentes drasticamente. As populações pobres se destacam também por um alto grau de violência contra mulheres, principalmente no âmbito doméstico.

 

Manifestantes fazem passeata no sábado (6) em direção à Casa Branca em protesto
Imagem obtida na CNN Brasil - Foto: Lucas Jackson/Reuters


Violência contra as mulheres e meninas é pandemia invisível, afirma diretora executiva da ONU Mulheres - ONU Mulheres 07.04

Protestos ‘Vidas Negras Importam’ alcançam nova dimensão nos Estados Unidos - CNN Brasil 07.06

Brasil cai em ranking que mede paz no mundo; pandemia deve agravar violência, diz relatório - G1 10.06 

ONU retoma debates sobre racismo e violência policial no mundo - Agência Brasil 17.06

Campanha lança manifesto 'Vidas Negras Importam' e propõe 10 metas para reduzir impacto do racismo - G1 30.06

Mapa da Violência de Gênero: Mulheres são quase 67% das vítimas de agressão física no Brasil - Gênero Número 13.11 

Manifestantes protestam na frente de supermercado Carrefour onde homem negro foi morto por seguranças em Porto Alegre - G1 20.11

 

Retomando a questão da violência racial, onde a cor da pele é o principal motivo, o Brasil também se destaca.

A morte violenta e absurda dentro das instalações do Carrefour no Rio Grande do Sul, promovida por seguranças desta empresa contra um cliente, um cidadão negro de nome João Alberto, dão a dimensão do problema e do grau de violência contra os negros não só no Brasil, e estão longe de ser um fato isolado, triste.

 


Destruição do meio ambiente, países em chamas

 

Queimadas atingiram regiões em todas as partes do mundo, na Sibéria na Rússia, nos EUA, na Austrália, algo muito triste.  Mas no Brasil ganhou importância ainda maior pois com a omissão do governo federal, e as diversas demonstrações de abandono a política de preservação ambiental atribuídas ao Governo Bolsonaro, ao ministro Salles dentre outros, acabou por favorecer queimadas criminosas e não acidentais (intencionais).

 

O que diferencia os incêndios na Austrália das queimadas na Amazônia? - Brasil de Fato 08.01 

Incêndios florestais pelo mundo são os maiores 'em escala e em emissões de CO2' em 18 anos - BBC 18.09 

Por que o Brasil pega fogo todos os anos?... - UOL - ECOA 13.10 

Amazônia e Pantanal têm recorde de queimadas em outubro - DW 01.11

 

Bombeiros tentam controlar fogo em floresta
Imagem reproduzida do sítio da DW


Folha, que apoiou o golpe, vê "terra arrasada" no meio ambiente - Brasil 247 30.12


Fica clara as intenções negativas do "nosso governo", em declarações como as gravadas em uma reunião ministerial, cujo teor escandalizaram o mundo.

Ministro Celso de Melo do STF, libera o show de absurdos de Bolsonaro e seus ministros - Foco BRASIL 23.05 

 

Brasil, as instituições e a justiça submetendo-se a interesses

 

Quando falamos de instituições sendo submetidas e se submetendo, falamos de órgãos como PF (Polícia Federal), ANVISA, ABIN e outros,  mesmo segmentos do judiciário que se distanciam de seus propósitos institucionais e são usados indevidamente para atender interesses de alguns grupos de poder ou segmentos econômicos sociais elitistas, quando não políticos e governantes a exemplo do presidente Bolsonaro, como sugerem diversas denúncias nas mídias sociais e canais de imprensa.

Uso da PF ou de órgãos como ABIN, para beneficiar interesses da família Bolsonaro, é um dos mais recentes episódios de manipulações institucionais denunciados no Brasil.

Abin produziu relatórios para orientar defesa de Flávio Bolsonaro no caso Queiroz - Conjur 11.12 

Abin & PF: o preocupante e o apavorante - VEJA 12.12 


Na área da saúde por questões ideológicas, negacionismo, omissão e descompromisso com a vida de brasileiros, há indícios de que o governo interfere para dificultar oferta de vacinas, como a Coronavac, produzida no Brasil pelo Instituto Butantã em parceria com a Sinovac da China, numa politização do tema que envolvem Bolsonaro e governador de São Paulo, João Doria.

‘Cartório’ da Anvisa para a telemedicina é escondido do Bolsonaro - Diário do Poder 03.08 

Indicado por Bolsonaro para Anvisa assinou contrato suspeito de irregularidade na Saúde - Carta Capital 26.10 

A vacina, a Anvisa e as ações de Bolsonaro - Brasil de Fato 11.11

Bolsonaro posiciona militares na Anvisa para controlar política de vacinas no Brasil - Money Times 07.12

 

No judiciário desde as polêmicas e questionáveis acusações e condenações do ex-presidente Lula, para supostamente atender políticos e interesses estratégicos de grupos internacionais, como denunciam muitos, e que agora parece cada vez mais clara a utilização parcial e ilegal de instituições e mesmo segmentos do judiciário, pesa uma suposta nova onda de irregularidades para manter Lula privados de seus direitos, mesmo que o suposto esquema já esteja apresentando fortes sinais de declínio.

Punição a Deltan Dallagnol repercute entre senadores Fonte: Agência Senado 08.09

Moro contrariou padrão da Lava Jato ao divulgar grampo de Lula, indicam mensagens - Folha UOL 24.11 

Os documentos da A&M, de que Moro é sócio, atestando que tríplex era da OAS ... - UOL Reinaldo Azevedo 02.12

O juiz Moro já teria mandado prender o empresário Moro - Folha UOL - Reinaldo Azevedo 03.12 

Justiça arquiva sétima denúncia contra Lula por falta de provas - RBA 11.12 

Ministro Gilmar Mendes determina que CNJ apure conduta do juiz Marcelo Bretas - G1 18.12 

Em entrevista à CNN, hacker diz que Lula era o foco de Moro e Dallagnol - Vermelho 24.12 


Presidente Lula - Imagem RBA

 

Juiz descumpre ordem do STF e não dá à defesa de Lula diálogos entre Moro e Dallagnol - Brasil 247 31.12 

 

A miséria que atinge muitos

 

A miséria é uma constante no Brasil de Bolsonaro, de uma forma tão evidente que nos remete a situações de décadas passadas, algo que a sociedade pensava ter superado e nos atinge tão intensamente de novo. Muitas situações nos fazem ter certeza.  Contudo, não é algo que atinge apenas o Brasil, a desigualdade social e  miséria persiste em abater muitos em diversos países.

Fome no Brasil: em 5 anos, cresce em 3 milhões o nº de pessoas em situação de insegurança alimentar grave, diz IBGE - G1 17.09

Como o mesmo Brasil que alimenta 1 bilhão ultrapassou 10 milhões de famintos 'dentro de casa'? BBC 25.09 

Os cálculos que preveem mais 115 milhões de pessoas na miséria no mundo, enquanto fortuna de bilionários cresceu 27% - G1 11.10

Dados de pobreza, miséria e informalidade mostram um país pior do que em 2015 - Brasil de Fato 12.11 


Crianças fotografadas em favela brasileira
Imagem obtida no sítio da BBC - Brasileiros em condições miseráveis


Eleições


Com todas dificuldades das diversas crises, mesmo política e econômica, mas principalmente com a pandemia da Covid19 ceifando milhares (ou milhões) de vidas em todas as partes , tivemos eleições importantes das quais destacamos a eleição na Bolívia (com o retorno das forças de esquerda ao poder, depois de um golpe), as dos EUA, com a vitória de Biden sobre o obscurantismo e o governo do louco Trump (algo que trás boas expectativas para maior parte do mundo), e as do Brasil, que representou uma derrota para Bolsonaro, ainda que o deslocamento do eleitorado que se fez presente no processo, preserve parte significativa dos representantes do conservadorismo e da direita, que arrastaram o Brasil para estes tempos difíceis, por meio de golpes e manipulações, inclusive de instituições e poderes como o judiciário, contra direitos e a Constituição.  No Brasil em diversas regiões, o uso do poder econômico esteve presente em denuncias de fraudes eleitorais, onde ocorreram eleições acaloradas, e mantiveram-se no poder políticos que foram acusados de omissão e descaso com a população, especialmente durante a pandemia.


#ChoraElonMusk: o que o bilionário tem a ver com as eleições na Bolívia? ... - UOL Tilt 19.10

Apuração de 90% dos votos confirma vitória contundente de Arce na Bolívia - Correio do Povo 21.10 

Joe Biden derrota Trump e vence as eleições dos Estados Unidos - NSC Total 03.11

Eleições e os números - Foco BRASIL 17.11

Algo está muito errado! Foco BRASIL 14.11

Os sinais das eleições municipais para 2022 - DW 16.11 

Vitória de Biden no Colégio Eleitoral não tranquiliza os EUA - CONJUR 15.12 

Trump incita apoiadores para último protesto por fraude nas eleições nos EUA - Correio do Povo 28.12 

Presidente da Bolívia cria imposto para as 152 pessoas mais ricas do país - CNN Brasil 29.12 

 

Fila para votação no Complexo do Alemão, no Rio: abstenção recorde
Eleições municipais no Brasil - imagem reproduzida do DW


 O ano da Covid19

 

Um ano muito difícil e com as pessoas atordoadas e amedrontadas, o vírus da Covid19 se propaga pelo mundo adoecendo e matando milhares e milhares causando sofrimentos e misérias, de parte à parte todos precisam de atitudes sérias de seus governantes no combate a doença e no cuidado com a subsistência das pessoas, mas infelizmente não é o que se vê em alguns países (no início da pandemia Inglaterra e Itália, tem governantes que ignoram os riscos e os males, mas são dobrados pela doença), mas nos EUA um presidente como o Trump (um lunático) em muito atrapalhou o combate a doença, com maus exemplos e sua ineficiência em atuar em prol dos americanos, politizando a crise que gerou centenas de milhares de mortes no país.

No Brasil para nossa grande tristeza,  não fomos vítimas apenas do vírus da Covid19, mas também da intolerância e da ignorância, do fanatismo e do fascismo, com Bolsonaro no comando de uma horda que promoveu conflitos, omissões e episódios de violências e intolerâncias que contribuíram para mais de 195 mil mortos (somos o segundo país neste ranking macabro), que deixaram o país desgovernado em meio a pandemia e inspiraram omissões e falhas de outros (ainda hoje desrespeitando as medidas de isolamento e cuidados), a nível de sociedade e de governantes, permitindo sofrimentos diversos e cenas inimagináveis de sepultamentos coletivos, corpos em câmaras frigoríficas na rua (junto a hospitais), corredores e unidades lotadas, miséria e fome em pessoas nas ruas, desempregos e uma enorme crise econômica (em parte evitável).

Hora da fatura, a Covid19 cobra o preço - Foco BRASIL 12.10 

A matemática e a lógica da morte pela Covid19 - Foco BRASIL 15.08

Covid-19: medo de 'repique brutal' após Natal põe mundo em alerta - BBC 08.12 

Mundo ultrapassa 80 milhões de infectados pela covid; leia as últimas notícias - Poder 360 26.12 

Brasil registra mais 1.111 mortes por COVID-19 e se aproxima de 200 mil - EM Estado de Minas 29.12 

EUA atingem recorde de mortes por covid-19 em 1 dia - Poder 360 31.12 

 

 

Evolução da Covid19 no Brasil - Gráfico obtido no Google (01.01.2021)


Biden acusa Trump de render-se diante da covid-19 a poucos dias das eleições - A Tarde UOL 26.10

Coronavírus: 'país de maricas' e outras 8 frases de Bolsonaro sobre pandemia que matou 162 mil pessoas no Brasil - BBC 11.11


A perspectiva de esperança no mundo, graças as vacinas que já começam a ser distribuídas, ainda não é uniforme e nem chega as diversas partes do mundo, por falta de recursos e planos e aquisições, desigualdades, mas por fatores políticos e omissões de governantes que agem até de forma desumana, como no Brasil.

Evolução da Covid19 no mundo - Gráfico obtido no Google (29.12.2020)


Bolsonaro diz que melhor vacina contra a covid-19 'é o vírus' [vídeo] - JB Jornal de Brasil 24.12

Bolsonaro critica imprensa por reproduzir exatamente o que disse sobre vacina - Poder 360 28.12

 

E as perspectivas é de que ainda em janeiro de 2021 estejamos com números bem acima de 200 mil mortos no Brasil, caminhando a passos largos para 220 mil, sem uma ação efetivas para vacinação e controle da doença, com políticos preocupados com manter as coisas funcionando sem assistir o povo, ou parar a Covid.