quinta-feira, 1 de abril de 2021

É dia de lembrar!

Nosso país parece não ter memória e nem há interesse de alguns em lembrar momentos muito difíceis de nossa história, seja ela muito recente, recente ou de algumas décadas atrás, que tem muito a nos ensinar enquanto povo e nação, e poderia ajudar a sermos mais coerentes, responsáveis, conscientes e fortes.

Há uma necessidade urgente de voltar a abordar momentos muito significativos para os brasileiros, que tudo tem haver com as turbulências políticas, sociais, econômicas e sanitárias, vistas atualmente, num Brasil cheio de contradições e conflitos, ou potenciais conflitos.

Crimes da Ditadura - TV Brasil EBC 26.10.2012

O primeiro momento com total relação com o 31 de março, refere-se a triste página do Golpe de 1964 e o que se sucedeu a ele, inclusive perseguições e divisões na sociedade, ainda que de forma e proporções diferentes, como também hoje na forma de ameaças e riscos a liberdades ou atos concretos contra direitos caros ao povo e aos trabalhadores.

O segundo tem relação com episódios vergonhosos de negação e mortes recentes, relativos a primeira em 2020 e a nova fase da pandemia, com a crise econômica se agravando e a postura de omissão e ataques do governo contra as ações de combate a Covid19, sem uma efetiva intervenção positiva do governo Bolsonaro nos diversos aspectos de socorro e auxílio as populações, sejam com um sério programa de vacinação ou de assistência social e renda, ou com um comportamento mais adequado a gravidade do fato.

Por último e também relacionado aos aspectos da pandemia, precisamos falar sobre a gangorra de medidas que alguns governos estaduais, como o de Pernambuco, promovem com liberações em pleno pico da doença no estado, expondo as populações e causando mortes de muitos com relaxamento de medidas e mais infecções atingindo os mais necessitados, especialmente num período de Páscoa, onde pessoas se aglomeram em estabelecimentos comerciais, como restaurantes e lojas, mesmo em parques, praias e ruas cheias com muitas pessoas não guardando distanciamento e nem usando máscaras de proteção, ignorando o fato de que este mês de março deve bater o recorde de adoecimentos e mortes no Brasil, com indicativos de que estará mais que dobrando os números de junho de 2020.

31 de março de 1964


Assassinato do Pe. Henrique - Recife PE

 

 51 anos depois! Foco Brasil 31.03.2015

Triste memória - Foco BRASIL 23.03.2014 

57 anos se passaram desde a deflagração do golpe militar no Brasil que se estendeu até 1985!  O saldo foram muitas mortes e desaparecidos, muito mais concentração de renda e poder na mão de poucos, além de injustiças e parcialidades como as que assistimos hoje, claro numa proporção diferente, no passado mais intensa e despudorada, ou associadas a torturas.

A Lei da Anistia e o esquecimento dos crimes da ditadura militar - DW 17.08.2018 

AI-5. O mais duro golpe do regime militar | CPDOC 

A Marcha da Família com Deus pela Liberdade - CPDOC FGV 

Antônio Henrique Pereira Neto (padre Henrique) - Memórias da Ditadura 

Vladimir Herzog - Wikipédia 

Mortes como a do Pe. Henrique em Recife (aos 28 anos, em 26/05/1969, vítima de torturas cruéis), assistente e amigo pessoal de Dom Helder Câmara, Arcebispo de Olinda e Recife (fervoroso defensor dos direitos humanos e dos perseguidos pelos militares), crimes atribuídos a forças policiais e ao aparelho de repressão, é um exemplo claro do que estamos falando. Da mesma forma, podemos também atribuir ao assassinato de Marielle Franco (vereadora do Psol) e de seu motorista Anderson, por ex-militares e milicianos (possivelmente associados a motivações políticas e em plena ebulição do cenário pós impeachment e pré-eleitoral no Brasil em 14.03.2018), a efeitos de um "novo" golpe iniciado em 2016. 

Os temores com as ameaças proferidas por Bolsonaro e sua horda de apoiadores constantemente dispostos a atacar instituições e a democracia, ou as tempestades políticas e conflitos decorrentes de atos golpistas patrocinados por segmentos da imprensa, judiciário, militares e empresariado, associados a pastores, banqueiros e interesses internacionais, que culminaram com o impeachment fraudulento da presidente Dilma em 2016 e a sucessiva prisão de Lula, mediante fraudes atribuídas a Lava Jato e a articulação de setores citados, resultando numa eleição induzida de um candidato com perfil de fascista, como atribuídas a Jair Bolsonaro, gerando o caos atual, e justificando o medo a partir das intervenções inclusive com abrupta mudança do comando das Forças Armadas, levantam suspeitas de iniciativas em prol de um novo golpe pelo presidente e seus aliados, num suposto autogolpe, que suscitam as memórias tristes e terríveis de 1964 na grande maioria da população, e para alguns poucos a possibilidade de ter o governo que desejam, cruel e implacável com as minorias, ranço saudosista da falta de conhecimento das barbaridades do regime militar, ou simples comprometimento e apreço aos crimes desencadeados pelo Estado após o golpe militar, por meio de torturas ou atos não devidamente tratados e julgados.

 

General Braga Netto
Gen. Braga Neto - Imagem do Brasil247

Em crise, Exército, Marinha e Aeronáutica esperam novos comandantes - Correio Braziliense 30.03.2021

O ambiente político atual tem muitas semelhanças com os que antecederam o golpe de 1964, e nós queremos evidenciar com auxílio de matérias e reportagens de veículos que estiveram no passado ligados ao golpe, e outros mais independentes. Vejam:

7 crimes que derrubam a tese de que a ditadura só perseguiu “terroristas”...  - Carta Capital 31.03.2019

Golpe de 1964 atingiu mais de 6.000 militares com prisões, demissões e mortes - Folha UOL 24.03.2019

O papel dos EUA no Golpe de 1964 - Super Interessante 18.10.2018 

Brasil: Comissão da Verdade Expõe Atrocidades da Ditadura - HRW 24.12.2014 

Apoio editorial ao golpe de 64 foi um erro - O Globo 13.08.2013

Também,

Tentativa de ampliar poderes de Bolsonaro na pandemia fracassa na Câmara; opositores apontam intenção de 'golpe' - G1 30.03.2021 

Bolsonaro quebra hierarquia para tentar auto-golpe, avaliam partidos e ministros do STF - A Tarde 30.03 

Senadores querem esclarecimentos sobre suposto plano de golpe por parte de Bolsonaro Fonte: Agência Senado 30.03 

Jean Wyllys lembra que assassinato de Marielle ocorreu sob controle de Braga Netto no RJ - Brasil247 30.03.2021 

Na semana de 57 anos do golpe, ‘fake news’ de Bia Kicis volta a ameaçar a democracia - Rede Brasil Atual 29.03.2021 

'Como é fácil impor uma ditadura no Brasil', diz Bolsonaro por duas vezes... - UOL 11.03.2021 

O golpe de 2016: a porta para o desastre, por Dilma Rousseff - Brasil de Fato 17.04.2019 

General Villas Bôas diz que calculou "intervir" caso STF desse HC a Lula - Conjur 11.11.2018

Prisão de Lula realiza sonho dos militares. Saiba por que os quartéis querem ver o PT pelas costas - Congresso em Foco 11.04.2018

Vereadora do PSOL, Marielle Franco é morta a tiros na Região Central do Rio - G1 14.03.2018

 

Governo Bolsonaro e as mais de 300 mil mortes por Covid19

 

Bolsonaro retira a máscara para falar sobre o novo auxílio emergencial, nesta quarta-feira.
Bolsonaro anuncia auxílio emergencial - Reproduzido do El País


Notícias sobre covid-19 e a crise política | Brasil bate novo recorde de mortes, com 3.869 óbitos em 24 horas - El País 31.03.2021

Tempos difíceis os que vivemos quando o Brasil já atingiu mais de 321 mil mortes, com recordes diários e mortes acima de 3 mil por dia, sem que tenhamos vacinas suficientes ou um programa de vacinação sério, e com a falta de disposição do governo federal para salvar vidas e controlar a pandemia, que agravam sobremaneira as nossas dores e sofrimentos. Ao invés de cuidar da urgência destes dias, o presidente Bolsonaro parece ignorar os mortos e os infectados, a falta de oxigênio em muitas cidades e de medicamentos e kits de entubação, ocorre em decorrência da alta demanda pelo insumo, mas pela falta de atenção e ações do governo, recursos indispensáveis aos hospitais  para atendimento dos doentes estão se tornando insuficientes, e o Ministério da Saúde pouco fez ou planejou para evitar, até cancelou compras no ano passado. Há constantes sinais de más intervenções de Bolsonaro e falta de planejamento na saúde, com ministros que se "submetem" a discursos políticos do presidente e não atuam efetivamente contra a pandemia.

Não faz muito tempo denunciamos a aproximação dos números absurdos de 250 mil mortos, agora que caminhamos a passos largos para a terrível marca de 400 mil, e quem sabe até os 500 mil mortos por Covid19, parece-nos que pouco ainda é feito para evitar, basta ver a morosidade de aquisição de imunizantes e conflitos quanto a vacinação da população. Triste! Um país abandonado pelo seu governo. As mortes e o medo empurram a economia para o buraco, principalmente sem perspectiva de controle ou fim breve da pandemia, conjuntamente com uma grave crise de miséria e desemprego, falta de renda e um verdadeiro projeto de nação, com justiça social e respeito a democracia e as instituições.

O atual cenário de saúde e abandono social, é muito parecido com o do início da pandemia em março de 2020, os mesmos erros, omissões e políticas desastrosas, norteiam Bolsonaro e sua sede pelo poder. E o anunciado auxílio emergencial de R$ 150, uma quantia irrisória, mas que custou um enorme sacrifício para professores, profissionais de saúde, policiais e outros servidores, que ficaram 15 anos sem reajustes salariais, é mais um mau exemplo de desgoverno.  Vejamos:

Bolsonaro volta a atacar medidas que seguram a propagação da covid - Valor Globo 25.03.2021 

Bolsonaro ataca governadores na reunião do Alvorada, diz que lockdown é "inaceitável" e insiste com cloroquina - Brasil247 24.03.2021 

Bolsonaro critica governadores que pagam auxílio emergencial Fonte: Economia - iG 12.03.2021 

Chegamos ao fundo do poço? Foco BRASIL 07.03.2021 

Relembre o que Bolsonaro já disse sobre a pandemia, de gripezinha e país de maricas a frescura e mimimi - Folha de S Paulo 05.03.2021

Oposição critica barganha com verba de Saúde e Educação para liberar auxílio - Brasil de Fato 23.02.2021 

Pesquisa revela que Bolsonaro executou uma “estratégia institucional de propagação do coronavírus” - El País 21.01.2021

Bolsonaro tentou sabotar combate ao coronavírus, diz Human Rights Watch - Conjur 13.01.2021

E em 2020, foi assim:

A matemática e a lógica da morte pela Covid19 - Foco BRASIL 15.08.2020 

Bolsonaro é responsável! Foco BRASIL 05.06.2020

Bolsonaro volta a criticar isolamento social: "Não dá para continuar assim" - Correio do Povo 26.05.2020

Bolsonaro volta a atacar e fala em ‘guerra’. Governadores reagem - Rede Brasil Atual 14.05.2020 

Bolsonaro ataca governadores: 'Excesso não vai curar problema, vai agravar'... - UOL 16.04.2020 


  Fonte Wikipédia

 



Por fim, novamente a flexibilização em Pernambuco, em pleno crescimento da pandemia

 

Pernambuco inicia flexibilização de atividades em abril; veja como ficam os serviços no estado - G1 PE 31.03.2021 

Flexibilização neste momento, sem controle da Covid, Por que? Foco BRASIL 20.06.2020 

Não é a primeira vez que criticamos as medidas de flexibilização das restrições em Pernambuco, de forma mais intensa ocorreu durante o processo eleitoral no final de 2020, quando não havia sinais de controle da pandemia e em vésperas de alguns feriados, ampliando  riscos do aumento de caso e nova onda, como agora. Ao que parece o governador Paulo Câmara, apesar de suas declarações, não está sensível ao enorme número de mortos e infectados no estado, mas teria cedido aos interesses do comércio e de empresários que pressionam por suas empresas em detrimento dos mortos e infectados aos montes. No dia de hoje a ocupação de leitos públicos em Pernambuco estava entorno de 96%, e na rede privada era superior a 91%, algo nem um pouco confortável, mas o governador liberou restaurantes, escolas e comércio entre 05 e 25 de abril, o que deve suscitar nova onda de contaminação em breve.

Covid-19: Cresce pressão por mais restrições na Alemanha - DW 

França deve anunciar nesta quinta-feira novas restrições para combater a covid-19 - Valor Globo 18.03.2021

Em países "sérios" não é bem assim, Alemanha está a meses com medidas restritivas mais sérias, e a França evolui para um distanciamento mais grave, em outras nações da Europa já se preparam para uma terceira onda da Covid19, inclusive onde medidas de distanciamento, Lockdown e vacinação, já apontam ou permitiram o controle da doença. 

Primeiro dia de quarentena para conter avanço da Covid-19 tem aglomeração no Metrô do Recife - G1 PE 18.03.2021

No nosso estado, o governo demorou e não atuou efetivamente contra a superlotação  nos transportes públicos, e outra vez se deixa levar por pressões segundo fontes que pedem anonimato, que relatam ultimatos de associações de lojistas e empresários de segmentos do comércio, que supostamente exigiram a abertura e flexibilização de regras para o setor (em novas investidas, para além do que já seria público), sob ameaças de demissões em massa e ações com repercussões que teriam ônus político ao governo do PSB. Algo que se assemelha a outras supostas pressões políticas e do referido setor, às vésperas das eleições de 2020, ou antes da quarentena deste mês. Claro, é algo que precisa de confirmação, mas nossas fontes descrevem duras reuniões com tom de cobrança e ameaças contra o governo, que recentemente voltou a ser pressionado. De qualquer forma os números atuais e os gráficos contrariam a afirmação de Paulo Câmara, que alega redução nos números de infectados e da pressão sobre o sistema hospitalar, parece adotar uma estratégia parecida com a  do presidente Bolsonaro e do governador do Rio, pelo governo temporário de Claudio Castro, que segundo veículos de comunicação, minimizam números e sugerem uma falsa situação de controle ou conforto no sistema de saúde carioca, relativas as pressões da pandemia sobre as estruturas de saúde e atendimento médico, passando uma ideia errada de controle, uma clara inverdade comum aos demais mencionados.

Hoje,

Março tem aumento de 59% no número de internados em UTIs e de 64% de casos graves de Covid em PE - G1 PE 31.03.2021 

Dono da Narciso Enxovais critica decreto após loja fechada - PortalPE 19.03.2021 

Empresários convocam entrevista para pressionar governo pouco antes do anúncio da quarentena - Marco Zero ORG 15.03.2021 

Mesmo com novos leitos, redes pública e privada de Pernambuco estão sob pressão - FolhaPE 01.03.2021 

Antes

Hora da fatura, a Covid19 cobra o preço - Foco BRASIL 12.10.2020

Pernambuco volta a registrar alta no número semanal de novos casos de Covid-19 - G1 PE 20.06.2020 

Alguns dias atrás presenciamos um senhor idoso, circulando em calçada e num estabelecimento comercial em meio a outras pessoas, no Janga junto ao supermercado AIB em Paulista PE, com um saco plástico (tipo embalagem de supermercado) na cabeça e dois furos a altura dos olhos, caminhando com dificuldades e levando consigo suas compras, chamando a atenção de muitos, mas algo inimaginável e que nos surpreendeu, constrangeu a mim e a quem nos acompanhava ao assistir e também o comportamento de alguns (até sem máscaras) que ignoravam aquela cena, a ponto de nem querermos fazer imagem do fato e lamentarmos não termos máscara para oferecer a ele ou como ajudá-lo naquele instante. O fato é que as compras das celebrações iminentes, já provocam movimentações e filas (até a procura de ovos de chocolate) ainda sob o decreto de quarentena no estado, e breve vai se refletir em nova onda de doentes por Covid19 lotando hospitais, desencadeando tudo de ruim que desejamos ser evitado.

domingo, 7 de março de 2021

Chegamos ao fundo do poço?

Será que podemos ter o consolo de pensar que a crise e a pandemia no Brasil, não ficará ainda mais grave?  

 

Governadores isolam Bolsonaro e articulam ações para conter pandemia - Exame 07.03 

 

Fernando Frazão/Agência Brasil; Reprodução
Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil; Reprodução

 

Bolsonaro deseja impedir que prefeitos e governadores comprem vacinas ... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/colunas/josias-de-souza/2021/03/07/bolsonaro-deseja-impedir-que-prefeitos-e-governadores-comprem-vacinas.htm?cmpid=copiaecola

 

Bolsonaro deseja impedir que prefeitos e governadores comprem vacinas ... - Uol colunas Josias de souza 07.03.

Covid-19: Brasil tem 1.555 mortes nas últimas 24h; total ultrapassa 264 mil - Olhar Digital 06.03 

Covid-19: Pernambuco registra pior semana do ano, podendo adotar medidas mais rígidas - Diário de Pernambuco 04.03 

A resposta parece nos indicar que nós brasileiros, ainda viveremos dias muito piores do que estamos vivendo. E esta resposta não veio  de nenhuma pesquisa ou cientista, de médicos e organizações de estudos e tratamento do mal ou combate a infecção como, institutos e laboratórios, hospitais e universidades, ela vem dos atos e omissões do Congresso e dos representantes do povo, que não estão empenhados em levar meios e condições de haver um socorro a população, por meio de uma assistência financeira e recursos aos que necessitam, nem aprovar medidas que se revertam em mais meios de enfrentamento a pandemia em curso, nos hospitais, centros médicos de pesquisas e desenvolvimento de vacinas, já que a aprovação de um auxilio emergencial por senadores e deputados se dá em meio a politicagem, e a limitações que impedem o financiamento e adoção de medidas adequadas pelos estados e municípios, privando a saúde, o SUS - Sistema Único de Saúde, de recursos urgentes.

“Bolsonaro é uma ameaça global”, denuncia manifesto assinado por Chico Buarque, Boff e Zélia Duncan - Revista Fórum 06.03

OAB vai debater gestão da pandemia e possível impeachment de Bolsonaro - Estado de Minas 06.03

STF manda Câmara votar ação que pode afastar Bolsonaro; impeachment pode ganhar força - Revista Fórum 05.03 

Bolsonaro volta a minimizar a pandemia: 'chega de frescura. Vão ficar chorando até quando?' - Diário do Nordeste 04.03 

 

O Congresso, os deputados e senadores, juntamente com o judiciário, representado principalmente pelo STF - Supremo Tribunal Federal, são corresponsáveis pelas mortes e pelo caos sanitário e de saúde, promovido pelo vírus e suas variantes (que surgem continuamente em meio a falta de ações apropriadas), mas em muito agravado pelos desvios de governantes que agem mal e impunemente, especialmente pelo sr. presidente Jair Bolsonaro e seus ministros, com destaque para o ministro Paulo Guedes (da economia) e Eduardo Pazuello (da saúde), que continuamente demonstram desprezo pela população que sofre, e por estes não atuarem para evitar a continuidade deste mal entre os brasileiros, quando eles não fazem ainda mais mal ao país e ao povo, com atos, declarações e propósitos, já ditos por muitos como insanos, genocidas, a exemplo do que ocorre com a falta de um programa de vacinação e de insumos e condições de combate a doença, de forma efetiva e coordenada, manifestando a falta de preocupação com o bem estar e a vida dos brasileiros, como fez o capitão Bolsonaro inúmeras vezes, e mais recentemente a taxar como "mi mi mi" a dor e o sofrimento dos brasileiros, cuja as mortes diárias assombram o mundo, nos isolando como párias e fonte de disseminação dos vírus, com mais de 2,1 mil mortos diariamente (como já ocorreu na última semana), ultrapassando o total de 264 mil mortos por mais de doze meses sem "refresco", e potencial crescimento dada a falta de uma atitude mais incisiva dos entes federais.

Limite de gasto com auxílio emergencial entra na mira na Câmara - Terra 07.03 

Impeachment paralisaria combate à pandemia, diz vice-presidente da Câmara - Congresso em Foco UOL 06.03 

Oposição na Câmara se mobiliza para mudar nova PEC do auxílio emergencial - A Tarde UOL 04.03 

Presidente da Câmara não pode analisar mérito de pedidos de impeachment - Conjur 23.01 

São corresponsáveis por toda dor e sofrimento, o Senado, a Câmara o STF, decorrentes da omissão do Governo Federal, ou de desajustes e ataques as medidas e entidades que se esforçam por combater o mal, pois há evidentes casos e denúncias que merecem medidas urgentes, também relativas a postura de Pazuello e Bolsonaro, sem que sejam seriamente apuradas e tenham consequências como, o afastamento destes "irresponsáveis", mas responsáveis diretos por problemas na linha de frente do combate a pandemia. Denúncias e pedidos de abertura de processos contra Bolsonaro e ministros estão sem definição no STF e no Congresso, neste último com mais gravidade, dado o fato de muitos representantes não se sensibilizarem com as mortes e a tragédia em curso, sucumbindo a trocas de favores e jogo de interesses com verbas públicas, de poder e prestígio conquistados com farsas e "acordos duvidosos", claro, com muitas mentiras.

Bolsonaro manda Pazuello impedir prefeitos e governadores de comprarem vacinas Fonte: Último Segundo - iG 07.03 

Especialistas apontam diminuição na idade dos internados por Covid-19 - CNN Brasil 06.03 

Sob tensão com Bolsonaro, governadores endurecem restrições em meio a alta de casos de Covid-19 - Diário do Nordeste 27.02 

Urge medidas como as sugeridas por autoridades sanitárias, fora do âmbito do governo Bolsonaro, que apontam para uma ação incisiva, Lockdown, medidas coordenadas nacionalmente, seja para disciplinar e fiscalizar ações, seja para implementar e fornecer condições a médicos e hospitais, como a aquisição de vacinas já, em número e segundo um planejamento sério e efetivo, quando a mais de 7 meses o governo enrolando e protelando ou tumultuando o processo, não o faz satisfatoriamente, e caminhamos para 1 ano (no próximo 17.03) de falta de ações concretas e suficientes para reduzir impactos e mortes no Brasil.

Especialistas alertam sobre catástrofe iminente com a escalada da pandemia... - UOL 05.03 

Pasta de Pazuello esquece 16 mil doses de vacinas para indígenas no PA - VEJA Abril 05.03 

Eu não desejo a morte de Bolsonaro, apenas uma longa e sofrida reinfecção - Isto É 05.03 

Avanço da Covid-19 no Brasil alarma o mundo inteiro, dizem cientistas a NYT e Guardian - O Globo 03.03 

O mundo também sofre com a Covid19, mas com raras exceções os líderes e governos mundo à fora, estão atuando e reduzindo muito o potencial de mortes em seus países, e quando não acontece por comportamentos semelhantes ao de Bolsonaro, como Trump nos EUA, as mortes explodem por todo o país. Por isso não basta apenas criticar e condenar as atitudes do Bolsonaro, temos que cobrar demais autoridades e representantes para que o forcem a agir de forma mais equilibrada, ou tomem medidas para anular o negacionismo vigente, e chega de usar questões econômicas e perdas de lucros do capital, como contrapeso na balança, já que mortos não consomem ou produzem, e eles se multiplicam aos milhares, deixando alguns vivos mortos para o futuro. 

Sete pontos explicam por que o Brasil não para de bater recorde de mortes... - UOL 07.03 

 

Vítima de covid-19 é enterrada em cemitério, em Manaus - Reuters
Mortes em Manaus AM - imagem reproduzidas da Reuters


Coronavírus: Por que vacinação sem lockdown pode tornar Brasil 'fábrica' de variantes superpotentes - Estado de Minas 06.03 

Brasil aplicou ao menos uma dose de vacina em 8,1 milhões, aponta consórcio de veículos de imprensa - G1 06.03

Pazuello veio a Santa Catarina de mãos abanando - NSC Total 05.03 

Bolsonaro manipula preços de ações de estatais e CVM se faz de morta - Correio Braziliense Blog do Vicente, 19.02

Além de picanha e cerveja, verba pública pagou bacalhau e uísque para militares - Congresso em Foco UOL 13.02 

Maiores bancos lucram durante a pandemia - Blog da Cidadania 04.02


Lockdown após as 20 horas e finais de semana, reduzir a lotação nos transportes urbanos, reduzir aglomerações em bares, comércios, shoppings, bancos, ruas, e medidas de controle mais restritivas em parques, e para práticas esportivas, acompanhadas de estruturas como mais leitos hospitalares abertos, distribuição de máscaras e álcool e a abrigo aos mais expostos, renda mínima para os que estão na miséria, e sobre tudo vacina para todos, de forma planejada e urgente, em todos os rincões do Brasil, como pedem muitos que corretamente e intensamente atuam contra a Covid19, existem meios e formas de fazer, priorizando neste momento os esforços contra a doença, e não permitindo gastos milionários com picanha e cerveja para militares e outros abusos de muitos dos poderes e instituições, mesmo privadas como os bancos que lucram na pandemia em cima de serviços, ou com especulações  sobre recursos públicos inclusive (também em cima programas de assistência a população), mantendo um mercado de capitais predatório.   O Brasil precisa de ações comprometidas e urgentes, não podemos esperar pelas incertezas de 2022!

Lula supera Bolsonaro em potencial de voto para 2022, mostra pesquisa... - Carta Capital (Carta Expressa) 07.03 

Ministros paraguaios põem cargos à disposição em meio a crise pela pandemia - Exame 07.03 

Após protestos devido à gestão da pandemia, presidente do Paraguai troca ministros da Educação, da Mulher e chefe de gabinete - G1 06.03 

 

No Paraguai onde a situação é grave, mas numa proporção muito menor que a vivida pelos brasileiros ou até bem pouco pelos americanos, uma revolta popular já se manifesta em modos semelhantes as vivida no Chile até meses atrás.  Certamente há muita insatisfação, mas o povo precisa compreender o mal que nos atinge, então agir efetivamente por mudanças, talvez a exemplo do que ocorreu nos EUA, e para tanto não devemos descarta a necessidade de estarmos prontos, pois o ambiente com Bolsonaro é tóxico e perigoso ao povo, e se degrada progressiva e rapidamente, de forma muito dolorosa e violenta .

 

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Não há mais o que dizer, resta a nossa consternação

COVID19

 

Brasil registra 3ª maior média móvel de mortes por Covid da pandemia, com 1.370 anotadas no último dia - G1 23.02 

Ao longo de 11 meses temos destacado o quanto tem sofrido nossa população, e o quanto são omissos muitos políticos, governantes, autoridades e instituições, que com atos impróprios e até criminosos, atuam contra o combate a Covid19, ou simplesmente são omissos, e por isso estamos na iminência de 250 mil mortes no Brasil, e já temos mais de 10 milhões de infectados, com um número de mortes diárias outra vez acima de 1,3 mil pessoas, desta feita numa segunda onda muito mais rápida em infecções, em parte pela proliferação da cepa de Manaus, ainda que já haja alguma vacinação, especialmente com doses da Coronavac, diga-se de passagem, de forma lenta e desorganizada, em grande parte por mais irresponsabilidades do governo Bolsonaro e seu ministro Pazuello.

Vacinação drive-thru contra a covid-19 no Parque da Cidade, em Brasília.
Imagem reproduzida do sítio EBC

 Butantan começa a distribuir 3,9 milhões de vacinas contra covid-19 - Agência Brasil EBC 23.02  

Coronavírus: como a vacina Sputnik V se tornou um instrumento de influência da Rússia na América Latina... - UOL 20.02 

Crise em Manaus: alvo de pedido de inquérito, Pazuello ficará no AM 'o tempo que for necessário', diz ministério - G1 24.01

Persistem a falta de ações contundentes para o combate a Covid19, Manaus vivenciou, e outras regiões estão ameaçadas, com a falta de medicamentos e O² medicinal, que causou e causam mortes de doentes em UTI's e emergências,  num total descaso das autoridades federais, sem uma atuação adequada a situação, o que agravou a crise. Também no Congresso ou no judiciário, em especial no STF, pouco se faz para que evitemos uma tragédia maior, e apesar de diversas vacinas sendo usadas no mundo, instituições como a ANVISA, falham na liberação de alternativas como a oferecida pela vacina SPUTNIK V da Rússia, produzida no Brasil pela União Química, que mesmo em uso noutros países e com informações promissoras, tem sua situação indefinida até o momento, resultando para  o país, menos alternativas de vacinação, quando já sofremos com o processo desorganizado em curso, e ao que nos parece, vai nos conduzir a mais de 300 mil mortes, e a mais 1 ano de perdas sem igual, em todos os aspectos possíveis.

STF forma maioria para autorizar importação de vacinas sem registro na Anvisa - CNN 23.02 

Mundo tem mais de 2 milhões de mortos por Covid-19, afirma universidade - G1 15.01 

No mundo, a guerra por vacinas se acirra, uma vez que o poder econômico leva aos países desenvolvidos, a maior parte das doses produzidas atualmente, e até o presente, cerca de 210 milhões de doses foram aplicadas mundo à fora, sendo que EUA lideram as estatísticas com mais de 64 milhões de pessoas vacinadas, enquanto a China segue em segundo, com cerca de 46 milhões de vacinas aplicadas. Ainda assim, entre os americanos as mortes já superam os 505 mil mortos, boa parte destes em face das omissões do ex-presidente Trump. Outro país que sofre com alto índice mortes, é o Reino Unido, com mais de 121 mil mortos por Covid19. Tragédias que põem o mundo em choque e boa parte das populações consternadas, com mais de 2 milhões de mortos. 


Bolsonaro, o inimigo do povo


Rosa Weber manda Bolsonaro explicar decretos que flexibilizaram compra de armas - G1 23.02

Mais armas, mais segurança: a questionável lógica de Bolsonaro - DW 16.02 

Não apenas pela forma irresponsável como trata a pandemia, os riscos e o avanço das mortes por falta de ações e planejamento, ou por falta de insumos e recursos, são evidentes. Ele age como inimigo, ao apostar em medidas que põem a população ainda mais exposta, as violências e as situações de morte, como  ao propor  a liberação de armas e munições para "cidadãos", com muito menos controles e de uma forma massiva e desastrosa, onde pessoas de poder econômico e meios, vão poder dispor de armas para descarregar seus preconceitos e desejos violentos. Mais que isso, liberando armas de calibres e poder de fogo incomuns, colocando o sistema democrático em grave risco, com pretexto de armar a sociedade para torná-la apta a defender a democracia. Uma loucura só!

 PEC que retoma auxílio emergencial revoga mínimos de gastos em saúde e educação... - UOL 22.02

Triste ver que, em meio a uma grave crise, além de querer ampliar a violência com armas nas mãos de loucos, ele, o presidente, junto com sua equipe e ministros como Paulo Guedes, só liberam recursos para políticos fisiológicos e apoiadores ou projetos de seus interesses, nem sempre republicanos, e falta sensibilidade e ações que possam assistir os mais pobres.  Mesmo diante do agravamento da crise social, econômica e de saúde, não aprovaram um novo auxílio emergencial para socorrer pessoas em situação de miséria (inclusive), e se limitam a propor mais algumas parcelas no valor de R$ 250,00 (no máximo), desde que mutilando e ameaçando os sistemas de financiamento básico da saúde e da educação, já bastante prejudicados por falta de recursos financeiros e pelo momento, numa demonstração de total descompromisso com a sociedade.


Lava Jato, um show de abusos


Deltan Dallagnol - reproduzido do sítio UOL

O show de horrores da Lava Jato parece nunca ter fim ... - UOL 23.02

“Na década de 70, seriam do Doi-Codi, não do MP”, diz ex-presidente da OAB-RJ sobre procuradores da Lava Jato - Revista Forum 23.02 

Maia diz que Bolsonaro é “subproduto” da Lava Jato - Isto É 23.02

As recentes revelações decorrentes das mensagens vazadas e hackeadas, que envolviam protagonistas da força tarefa da Lava Jato, sendo estes procuradores (Dallagnol em destaque), juízes ou o ex-juiz Sérgio Moro, policiais federais e outros membros de instituições judiciárias, ligando-os a muitos esquemas de "investigação", "pré-combinações", e supostas ilicitudes, que apontam até mesmo acertos, para condenação de pessoas em processos tidos por manipulados e sem respeito aos direitos plenos dos réus, também trouxe à tona, manobras para à margem da legislação, dar acesso a entes internacionais, as informações sensíveis ou sigilosas, com acordos não autorizados de partilha de recursos confiscados e que deveriam ser revertidos a União, mas que de uma forma sutil passavam ao controle de membros da Lava Jato, ou a instituições internacionais. Mais grave, são as denuncias de manobras e ilegalidades, que se referem a ocultação de desvios de delegados(as), como os atribuídos a criação, falsificação de depoimentos não prestados a autoridade policial,  mas apresentados em processos ou peças acusatórias, como se fosse resultante da inquirição de um depoente. 

Ofensivas no STF e STJ selam cerco à Lava Jato após novas mensagens reveladas - CNN 22.02 

São muitas ilegalidades, não são apenas excessos ou falhas, pois há propósitos claros de prejudicar réus com base em farsas, e como no caso Lula, para fins de atingir o processo democrático e privar a sociedade de suas alternativas de escolhas e caminhos.  Tentar coagir autoridades, sejam do STF ou STJ, para assim manter seus atos criminosos, tornam os membros da Lava Jato, se de fato forem confirmadas as mensagens reveladas, párias no meio jurídico e criminosos asquerosos, capazes de agir com desfaçatez, e sem vergonha, para atingir objetivos pessoais, usando e desvirtuando os meios jurídicos a seu dispor, algo muito grave e deplorável. São muitas denúncias e supostas ações criminosas que levantam grave suspeição sobre os sistemas jurídicos, sobre as instituições, e que nos levaram (possivelmente) ao atual estado de desorganização social e de crises institucionais, apontados por muitos, inclusive como fruto de manipulações econômicas e midiáticas, que se fizeram íntimas nas atividades da Lava Jato, e todo processos de desestruturação que sofreram setores produtivos e sociais, e o Brasil, no contexto da operação dos "paladinos de Curitiba", hoje vistos como são.

Com prisão do deputado Daniel Silveira, STF enquadrou modus operandi bolsonarista - The Intercept Brasil 21.02 

Em livro, Villas Bôas confirma que pressão sobre o STF contra Lula foi articulada pela cúpula do Exército...  - Carta Capital 10.02 

Não é sem razão, que muitos críticos, jornalistas, juristas, personalidades de diversas áreas, sem vinculação partidárias ou muito menos com a chamada esquerda brasileira, não apenas no Brasil, mas internacionalmente, apontam como graves os fatos relacionados aos desvios da Lava Jato, e associam a estes o enfraquecimento dos fundamentos institucionais e da atuação de diversos segmentos sociais, de forma pífia e a margem da Constituição, onde vemos episódios lamentáveis, quando da prisão de Lula e do julgamento posterior do seu HC pelo STF, hoje sabidamente pressionado e influenciado por um contexto viciado com atos abusivos mesmo originários do alto comando do Exército (com a nota do Gen. Villas Boas), que culminaram ou contribuíram para a eleição de Bolsonaro, e o caos e extremismo como os manifestados por personagens em foco, a exemplo de todo processo que envolve a justa prisão do deputado Daniel Silveira no Rio de Janeiro.

A Lava Jato precisa ser passada a limpo, e uma séria revisão dos atos e consequências sobre pessoas e instituições, é urgente, para levarmos este  país a voltar aos trilhos da legalidade e da democracia, se é que estávamos sobre eles.


domingo, 17 de janeiro de 2021

O país de joelhos diante das mortes por Covid19

 

Pernambuco ultrapassa a marca de 10 mil mortes provocadas pela Covid-19 - G1 17.01 

"Pior do que uma guerra", relata médica de Manaus sobre colapso da saúde - Correio Braziliense 16.01 

2020, o ano das dificuldades - FocoBRASIL 02.01

Hora da fatura, a Covid19 cobra o preço - FocoBRASIL 12.10.2020 

 

Nós avisamos durante todo o trimestre que passou, que a euforia da população e a liberação precoce de muitas atividades econômicas, desconsiderando riscos de um novo pico, de uma segunda onda Covid19, algo que foi protagonizado pelos interesses e pressões do governo Bolsonaro, e nos estados por segmentos sociais e empresariais sobre os governadores, muitos dos quais mais sensíveis a aspectos financeiros e econômicos e a interesses políticos durante as campanhas, resultariam em milhares e milhares de mortes, o que infelizmente ocorreu colocando o Brasil como um país onde a doença está fora de controle, com mais de 210 mil mortes e o país no ranking mundial do flagelo, ocupando 2ª lugar com cerca de 11% (porcento) das mortes no mundo (tendo o país apenas 3% da população mundial).  Estamos em meio a uma  tragédia anunciada e evitável!

Twitter classifica como 'enganosas' postagens do Ministério da Saúde e de deputada sobre Covid-19 - O Globo 16.01 

Em live no pior dia de Manaus, Bolsonaro mente sobre Covid no Brasil - Folha UOL 15.01 

Ofende ao cidadão e a sociedade a postura de governantes, mas a do presidente da república é digna de todas as críticas e censuras, caberia sim a sua responsabilização de Bolsonaro, enquanto todos os recantos do país sofre com a doença, ele menospreza, faz piadas, descarta ações concretas de prevenção, atrapalha pesquisas e a suscitação de vacinas para prevenção e combate ao surto, negou o risco do vírus e desdenhou de vacinas, mas além disso não tomou medidas adequadas e se omitiu de atuar em prol da ciência e da população, gerando conflitos e polêmicas, usando de mentiras e tratamentos fakes (falsos e ineficazes), não agindo como governo. No entanto caminhamos para os 250 mil mortos no Brasil, cabe a todos evitar este grave número.

Foram liberações de bares e festas, aglomerações em praias e locais públicos, mais circulação de pessoas em shoppings e transportes públicos, e a desativação de hospitais e leitos para Covid19, um caldo perigoso que resultou em falta de cuidados básicos e uma onda ainda mais forte do vírus.

São dez meses de mortes e sofrimentos sem ações dignas de um país como o nosso, pelo seu presidente e seu governo, durante todo este tempos condenamos esta omissão, alertamos para a continuidade dos riscos e mudanças e colaboração da sociedade para por fim a esta tragédia, e colocar o Brasil em situação menos ruim que a vivida por todos nós agora. 

Anvisa autoriza por unanimidade uso emergencial das vacinas Coronovac e de Oxford contra a Covid-19 - G1 17.01

Anvisa: enfrentamento da covid-19 passa por mudança de comportamento - EBC Agência Brasil - 17.01

 

Dose da Sinovac sendo aplicada na Turquia
Imagem Reuters - CoronaVac SINOVAC e Butantã

 

Anvisa aprova por unanimidade uso emergencial de duas vacinas no Brasil - BBC 17.01 

 

Temos agora a vacina CoronaVac, produzida conjuntamente através de acordo entre o Governo de São Paulo, Instituto Butantan (SP) e a Sinovac da China, mas esta foi muitas vezes descartada e desdenhada pelo governo do Brasil e por Bolsonaro, e diante do agravamento este governo se indispôs com o laboratório PFIZER que desde o final do ano distribui  vacinas para vários países, e de forma patética fez estardalhaço para obter 2 milhões de doses da vacina da Oxford AstraZeneca - Moderna e FioCruz (do RJ), esta produzida na Índia que não liberou a entrega das doses importadas.  O Brasil carece de vacinas enquanto o mundo já vacina os seus!

Hoje a ANVISA liberou o uso emergencial das vacinas AstraZeneca - FioCruz (não disponível), e a CoronaVac do Butantan que já dispõem de 6 milhões de doses para uso imediato (vindas da China), e em breve terá mais 4,8 milhões que já foram produzidas no Brasil e estão sendo envasadas e preparadas para uso. Esta foi alvo de tantas críticas e cobranças por Bolsonaro e seus apoiadores, mas os especialistas asseguram sua utilidade com eficácia de 50,4% de não infecções, e dentre os que desenvolvem a Covid19, a vacina tem 100% (porcento) proteção eficácia para os casos, e os infectados não evoluíram para casos graves (algo muito desejável), um marco fantástico, diante do colapso de saúde em que estamos inseridos neste momento.   

Mortes por falta de oxigênio em hospitais no AM serão investigadas pelo Ministério Público - G1 17.01

Venezuela envia oxigênio para Manaus - Poder360 16.01

 

Ministério Público apura possíveis evidências de atuação criminosa organizada nos casos de mortes por falta de oxigênio no Amazonas  — Foto: Reprodução
Mortes por Covid19 Manaus AM - imagem obtida no G1


 A  ANVISA no entanto, rejeitou as solicitações de uso da SPUTNIK V, a vacina russa usada neste país e em diversos outros como na vizinha Argentina, algo que preocupa pois não estamos recebendo vacinas e a eficácia desta já foi comprovada em outros países que a usam. E neste caos que estamos o básico não foi feito pelo Ministério da Saúde, não comprou nem fez estoques de seringas para distribuição e vacinação, não fez seu dever de casa e não planejou a logística de apoio a vacinação, e está omisso diante da crise e mortandade especialmente em Manaus - AM, onde dezenas morrem por falta de O² (oxigênio medicamental) sem ter como obter cilindros para atender a rede hospitalar e os doentes com problemas respiratórios ou Covid19.  Neste novo caso de desestruturação do sistemas de saúde (SUS), submetido a demanda absurda de doentes e a falta de ação adequado do Estado.  Até a Venezuela do presidente Maduro, atacada e destratada por Bolsonaro e  alguns de seus auxiliares, manifestou apoio ao sistema de saúde do Amazonas, ofertando cilindros de O².

Manaus enfrenta uma crise sem precedentes, e ao mesmo tempo nos serve de alerta ao que pode acontecer com outras partes do país, quando as medidas de controle são afrouxadas e atividades liberadas (lá no natal o governo foi pressionado por comerciantes e admiradores do Bolsonaro, e liberou o comércio com aglomerações), hoje conta centenas de mortos e a falta de condições atendimento nos hospitais e postos. Os cemitérios estão cheios, e o povo e o país estão de joelhos diante das mortes por Covid19, muitas delas evitáveis se seguirmos orientações sanitárias e se os governos agirem com responsabilidade, ao invés de indicar hidroxicloroquina ou tratamentos não comprovados (que não surtem efeito contra o vírus, inclusive mutações).


Diante de tantas situações absurdas, o pedido de impeachment de Bolsonaro é urgente e mais que razoável!

Os próximos passos da vacinação anti-Covid no Brasil - Terra 17.01

 

Enfermeira Mônica Calazans celebra primeira vacinação contra Covid-19 no Brasil
Enfermeira Mônica Calazans celebra primeira vacinação contra Covid-19 no Brasil
Foto: EPA / Ansa obtida no sítio Terra


A esperança é a vacina!

Ainda que o processo de vacinação seja demorado e longo, e que os sinais de que a doença será endêmica e periódica, já sejam vistos por especialistas, o Brasil pode enfim despertar a esperança com mais intensidade, e assistir hoje a vacinação da primeira pessoa em São Paulo, a enfermeira Mônica Calazans no Hospital das Clínicas, que foi vacinada com a  CoronaVac junto com cerca de 100 (cem) outros profissionais da unidade.

 

Resumo da ópera

Na disputa Bolsonaro x Doria, quem é mais oportunista e boçal, quem levará os créditos pelas vacinas, resposta:

Doria passou a perna no Bozo, fez o que prometeu, vacinou com CoronaVac, a vacina que o governo rejeitava e agora é a única que temos. E em SP, já vacinou as 100 (cem) primeiras pessoas!

Das 6 milhões de doses para vacinação, São Paulo ficaram 1,35 milhões e para o resto do país 4,65 milhões por meio do Ministério da Saúde, que só iniciará vacinação dia 20.

O Butantã vai pedir a liberação de uso de mais 4,8 milhões de doses que estão sendo fabricadas no Brasil. A esperança agora é a vacina CoronaVac.  Ao menos temos uma esperança concreta e aqui pertinho de nós.

 

-----------------------------------------------------------


Outros aspectos da pandemia

 

Ford fechará mais de 160 distribuidores – Rede terá só 120 lojas - NotíciasAutomotivas 17.01

Ford: afinal, por que a montadora decidiu encerrar a produção de veículos no Brasil? - BBC 13.01


Não bastassem as mortes e infecções por Covid19 em alta considerável, nossa economia dá sinais de que vai ainda pior do que estava durante a atual crise, onde destacamos a falta de oportunidades de emprego e um desemprego recorde, com mais de 14 milhões de desempregados, e uma informalidade astronômica com os negócios e comércios bastantes afetados, aumentando a miséria e a desigualdade social no Brasil.

Durante a semana foram divulgadas informações que causaram bastante apreensão entre as pessoas, a FORD, montadora de veículos que atua no Brasil há mais de 100 (cem) anos, decidiu fechas as unidades brasileiras e encerrar produção de veículos em nosso país, isso resulta em milhares de desempregados e um prejuízo a cadeia de produção no setor metalúrgico, com repercussão em empregos e funcionamento de empresas. 

BB: Crise esfria, mas bancários pedem que Congresso barre reestruturação - Correio Brazilense 15.01 

Banco do Brasil vai fechar agências e demitir 5.000 funcionários - Poder360 11.01 

 

Como notícia ruim não vem só, o Banco do Brasil anunciou uma reestruturação a partir deste mês, pretende com ela reduzir o número de agências e postos (361 ao todo) e encolher o quadro funcional em cerca de 5 mil trabalhadores, além do descomissionamento e da consequente redução de salário para outros milhares.  Claro é menos agências e funcionários para atender os clientes e a população, em plena crise do Covid19, quando as filas e as dificuldades de atendimento são notórias, afetando também o atendimento em cidades do interior, onde o atendimento já é precário, e em locais já afetados pelas ações de bandidos e as difíceis condições econômicas e de uso de serviços financeiros, alguns essenciais ao financiamento agrícola.

Nesta esteira a economia dá mais sinais de dificuldades, com muitas outras empresas encerrando atividades desde 2019, como o laboratório Roche e a Mercedes Benz.  O Brasil está sem governo e sem auxílio (até o emergencial acabou), e o povo está exposto a mais sofrimento e dificuldades.