Pernambuco e Nordeste

Pernambuco e Nordeste é uma ampliação de nossa ação, segmentando o tema para melhor comunicar,  atuando com um perfil e propósito mais aderente aos esforços jornalísticos.


RMR finalmente tem uma notícia positiva  (28.03.2024)

 

A RMR - Região Metropolitana do Recife foi beneficiada com recente decisão do Conselho  Metropolitano de Transporte, que por iniciativa do Governo do Estado, decidiu reduzir os preços da passagem de ônibus na região, acabando com a tarifa do Anel B de R$ 5,60 para R$ 4,10 do Anel A que passou a vigora em toda RMR desde 03 de março.


E o 12 de março em?


Bolo do aniversário de Olinda - J Dilson

Shows na praça e bonecos gigantes

Festa e música em meio a protesto. - J Dilson

Viaturas e fogos

12 de março em Olinda - J Dilson


E o aniversário de Olinda deu o que falar, em plena festa preparada pela prefeitura na Praça do Carmo, com direito a palco com shows de artistas locais, orquestra, e estrelas de Pernambuco e um bolo enorme para degustação dos olindenses, com a presença de autoridades municipais e do prefeito Lupércio, o clima azedou e quase estragou a festa dos políticos.

Justo na hora de cortar o bolo e dos discursos, por volta das 18h, com uma fila de pessoas aguardando para provar um pedaço, o prefeito foi alvo de protestos de um grupo de moradores que revoltados com assaltos e criminalidade na cidade alta, e sentindo-se abandonados pelo governo municipal, exibiam cartazes cobrando ações e com denúncias, adentrando nos arredores do local aos gritos de "fora Lu péssimo", em referência ao prefeito.

Alguns guardas municipais fizeram uma barreira para manter os manifestantes longe das câmeras e de Lupércio, enquanto funcionários de Olinda e correligionários improvisaram um coro "de parabéns pra você", para abafar vaias e protestos.


Protesto no aniversário de Olinda -  J Dilson

Autoridades e moradores na Praça do Carmo

Festa em Olinda é alvo de protestos

Em meio a festa, moradores revoltados.

Fotos do 12 de março em Olinda - J Dilson


Recife se prepara para o Galo da Madrugada  (07.02.2024)

 
 
A RMR - Região Metropolitana do Recife  se  prepara para receber milhares de turistas e visitantes do Brasil e do mundo, para conhecer e aproveitar os festejos e a folia que toma conta de Pernambuco, especialmente de Olinda e Recife no Carnaval. O Carnaval 2024 promete muita animação, a tirar pelo número considerável  de foliões que se fazem presentes nas prévias das últimas semanas, como em Olinda na Praça do Carmo e também no desfile das virgens no domingo que passou.




Fotos dos ensaios em Olinda no final de janeiro - J Dilson - Praça do Carmo

Já Recife está quase pronta para o desfile do clube carnavalesco Galo da Madrugada no sábado, e que costuma arrastar milhões de foliões pelo bairro de São José e Santo Antônio. Hoje quase toda estrutura estava montada e até o início da noite centenas de pessoas aguardavam o galo ser erguido. erguido. A  amanhã é prevista a abertura oficial do Carnaval 2024, mas já há blocos e festa em alguns pontos e no Recife Antigo.


Montagem do Galo - Recife - Dilson Melo



Desfile de blocos no Recife - Dilson Melo



Mas nem tudo é festa, tanto Olinda como Recife sofrem com problemas sérios que podem ofuscar ou atrapalhar o nosso Carnaval. Ambas as cidades estão com transporte coletivo precários, com ônibus servindo mal e com passagens caras, além da aparência de abandono das ruas e áreas urbanas, especialmente no Recife. Além disso a violência  no centro da capital pernambucana, é preocupante e com outra outra condição agravante, uma possível greve da Polícia Civil, que ontem à noite fez novos protestos pelas ruas do Recife, sinalizando uma possível paralisação para próxima sexta, se o governo estadual não atender as demandas da categoria. 



Policiais protestam no Recife - J. Dilson


Esse Carnaval pode trazer surpresas ruins, é bom ter muita cautela e atenção!
 


Av Guararapes -Recife - Dilson Melo

E o galo já reina no Recife!


Resumo do ano, serviços públicos a desejar, violência e transportes caóticos, PE desgovernado. (31.12.23)
 
 
Pernambuco  e a RMR - Região Metropolitana do Recife passaram por maus bocados em 2023, muita violência e assaltos constantes no centro da capital pernambucana, com outras modalidades de crimes se acentuando em várias partes do estado, crimes ligados ao tráfico de entorpecentes e muitos assassinatos foram intensos durante muitos meses do ano,  e demorou a reação do governadora, e só agora nas últimas semanas se vê alguma reação organizada no estado.  Nas ruas do centro há uma guerra em curso com muitos marginais agindo livremente, agredindo pessoas na rua, roubando violentamente, agindo em grupos que em dados momentos travam batalhas entre si, e estão as noites e durante distribuição de alimentos por voluntários, se agrupando e agindo violentamente nestes locais e momentos em meio a população de rua, o que mostra a necessidade de intervenção e organização destas distribuições e dos que lá estão, com monitoramento que não ocorre e seria necessário por parte das autoridades.
 
 
Mas problemas no sistema de saúde e na educação, assim como em outros serviços públicos em Pernambuco, permanecem até hoje e em níveis de muita insatisfação popular, a exemplo dos transporte urbano de passageiros, muito ruim e recordista de reclamação dos usuários, sem respostas adequadas de quem governa.
 
 
Este resumo, bem resumido, reforça denúncias de muitos milhares  de passageiros e usuários doo sistema de transportes urbanos de Pernambuco, especialmente na RMR, onde prevalece o caos com uma das passagens mais caras do país, e um dos piores avaliados pelos usuários, com repetições de erros e abusos de empresas e e empresários que exploram o sistema, sem respeito e causando muitos prejuízos aos pernambucanos:
 
- péssimo serviços com ônibus lotados, desconfortáveis e sem ar, alguns danificados e quebrando com frequência, sobre tudo após alterações nas linhas com redução de veículos e ampliação do intervalo entre os coletivos, algo denunciado pela população e constatado nas  linhas 1992, 1994 que atendem Pau Amarelo e Conjunto Beira Mar, que constatamos e denunciamos aqui e nos canais do Grande Recife em diversos momentos, sem resultados ou alterações esperadas;
 
- não bastassem as reduções de veículos e as longas e indesejadas esperas, os desconfortos e horários irregulares, a presença de marginais e caroneiros que acessam os coletivos de formas irregulares e às vezes com omissões ou permissão de motoristas (em alguns momentos contribuindo para insegurança e ameaças a passageiros dos ônibus), ainda há desrespeitos de motoristas que queimam paradas e não param os veículos quando solicitado pelos passageiros embarcados, ou os usuários a espera nas respectivas paradas, alvo de denúncias muitas vezes ignoradas pelo Grande Recife Consórcio, etc...
 
- também são comuns problemas com os cartões VEM, além da injusta cobrança por trecho no Sistema Temporal, seja pelo trânsito ruim e lento em alguns pontos que levam passageiros que usam cartão a pagar tarifas após o tempo de deslocamento e espera superar o estipulado pelo sistema. Sem falar do custo alto para os usuários que pagam em espécie e por trecho. É comum as dificuldades de abastecer cartões do VEM nos pontos e máquinas em paradas do BRT no centro e na RMR, com máquinas quebradas e constantemente rejeitando cédulas de real novas, gerando constrangimentos aos usuários  prejuízos com situações que forçam usuários a machucar e dobrar cédulas, acelerando depreciações do dinheiro ou impossibilidade de carga do VEM, absurdos ignorados pelos que fazem a gestão do sistema e pelas autoridades.   

Fatos e situações constantes em 2023, infelizmente, mas que precisam de correções urgentes!
 
Ônibus cheio do Janga ao Recife, até na catraca - foto José Dilson


A manhã e a noite de quem usa ônibus na RMR - fotos José Dilson

Ônibus no Recife, um caos - foto José Dilson

Desconforto e tarifas altas - ônibus na RMR - foto José Dilson linha 1992

 

Ratificando a violência reinante e a segurança desgovernada! (27.09.23)
 
 
Pernambuco sofre com a insegurança que se alastra por todas as regiões, também no centro e na RMR - Região Metropolitana do Recife, é o que evidenciam os acontecimentos recentes que ganham destaque. 

Em Igarassu, que durante esta semana celebra os 488 anos de fundação, e os padroeiros da cidade, Santos Cosme e Damião, com desfile, festa e shows, a violência se fez intensa e presente, conforme vídeos que circulam nas redes sociais, alguns enviados a nós e com cenas lastimáveis de agressões generalizadas, onde não se vê ações das autoridades para coibir os fatos.

Durante a apresentação de um show, onde a atração foi a cantora Rafaela Santos, a violência eclodiu, e no vídeo a seguir, é possível ver um jovem caído sendo agredido e arrastado, enquanto outros brigam nos arredores. Não foi possível identificar a vítima ou autor do vídeo que circula nas redes sociais, sem créditos. Dias antes em Cruz de Rebouças,  também em Igarassu, foi notícia o assassinato de um PM do RN, e depois as mortes de dois supostos suspeitos de crimes, como já divulgamos ao tratar da falta de segurança em Pernambuco.








Sem rumo, a segurança do estado desgovernada! (24.09.23)
 
 
Pernambuco tem passado por difíceis situações, o crime parece prevalecer e até contaminar estruturas ou mesmos instituições, não apenas aqui, nós temos visto, mas sob o governo de Raquel Lyra, a insegurança prospera e se amplia a passos largos, e não vemos sinais de liderança e reação adequada e organizada, quando muito temos esforços e tentativas das polícias e seus efetivos sem a condução, apoio e organização necessária, especialmente no que tange as responsabilidades do governo estadual e da governadora, que parece perdida na condução de Pernambuco.



Grupo de infratores observam vítima junto a uma parada de ônibus na avenida Dantas Barreto - Foto do autor 24.08.23

Suspeitos se evadindo após investida próximo a avenida Dantas Barreto - Foto do autor 


Dois elementos nocivos (camiseta azul escuro e outro de cinza) que agem na Dantas Barreto, buscando uma vítima - Foto do autor  21.08


Outra formação criminosa após ação junto ao Santander, e noutra tentativa na Dantas Barreto - Foto 17.08


 
Após praticar um furto, o elemento de camiseta rosa corre, é visto por populares e outros criminosos - Foto autor 16.08


 
 
 
 
 
A intensa ação criminosa e a violência tem mostrado seu impacto diariamente para população, nas ruas, nas praças, nas paradas de ônibus, dentro dos ônibus, nos estabelecimentos comerciais e nas casas, em todas as partes e situações, ao ponto de ser objeto das mídias e telejornais pernambucanos, até diariamente. No últimos dias isso é mais intenso e presente, a exemplo das constantes e violentas ações de grupos de criminosos ao longo da avenida Dantas Barreto, Praça da Independência (Diário), e ruas adjacentes e na avenida Guararapes, com assaltos em plena luz do dia, até com uso de armas e resultando em vítimas como na última sexta 22.09, por volta das 11h, com uma pessoa esfaqueada após uma tentativa de assalto no local, um dia depois de outro incidente onde um suposto bandidos que atuam na região, foi espancado e com graves ferimentos, deixando sangue em quantidade na calçada, supostamente após assaltar "uma pessoa errada".
 
 
 
 
 
Imagem ilustrativa da imagem Assassinatos em Cruz de Rebouças, em Igarassu
Mortes em Cruz de Rebouças - Foto do Portal da Tribuna  Online

 
 
É frequente os acontecimentos violentos, os furtos, agressões a pessoas que transitam e usam os serviços na região, e o medo impera como a certeza de que a polícia não consegue dar segurança ao povo como está atualmente, apesar de reconhecermos o aumento do policiamento em alguns horários e locais, contudo sem a eficácia e eficiência necessária, pela falta de informações de inteligência indispensáveis e melhor planejamento (a população assiste os bandidos se ocultarem e serem acobertados ou avisados, quando a polícia está na área). Enquanto isso arrombamentos, crimes e vítimas se ampliam muito, testemunhando o fracasso do Estado.
 
 
 
 


Aliás, parece realmente que a impressão de que a segurança está sem rumo até o momento, os crimes recentes com grande repercussão, a chacina de Camaragibe, infelizmente com dois policiais mortos, e também as mortes de mulheres e jovens parentes ou não do Alex (suposto responsável pelas mortes dos Policiais), provavelmente mortos por milicianos ou até mesmo "policiais criminosos". Além da chacina em destaque, houve também aumento de mortes suspeitos de crimes  na Região Metropolitana do Recife, e em meio à todo este caos e tantas violências, ao ser perguntada em entrevista no G1 sobre os jovens feridos após a chacina em questão, a chefe da polícia civil do governo Raquel Lyra, fez o que poderia ser no mínimo uma fala infeliz, ou  visto como ilações, e até compreendido como possíveis culpa das citadas vítimas, quando com palavras mal escolhidas, levantou dúvidas sobre o caráter destas, alegando que uma das vítimas (a jovem internada) seria prima da companheira de Alex (assassinada grávida), como se o fato de ser parente do suposto criminoso e assassino de policiais, fosse o suficiente para envolver esta e todos em atos criminosos, ou uma versão negadas por parentes (de que havia uma festa no local dos crimes), de alguma forma justificaria cumplicidades e  as mortes bárbaras.  Um absurdo posto como supostas questões à esclarecer, mas que pode também ensejar uma  forma de desviar-se de perguntas feitas sobre as mortes ocorridas, e sobre a ausência de  identificação de criminosos, ou ações atuais para a prisão dos responsáveis, na medida que são necessárias diante da gravidade dos acontecimentos e possíveis implicações para o Estado e a sensação de insegurança da população.

É inaceitável que policiais sejam mortos durante ação e em exercício de suas atribuições, da mesma forma que não se pode aceitar que "inocentes" sejam assassinados, ou mesmo suspeitos estejam a mercê de "justiceiros", ligados ou não as instituições policiais, também que membros da polícia possam estar extrapolando suas funções e ameaçando testemunhas, atirando contra carros de pessoas desarmadas e durante socorro a vítimas, ou mesmo assassinando pessoas por acharem que estas podem estar relacionadas a um criminoso, versões que também precisam ser esclarecidas. Cabe e a população espera, uma atuação mais justa e correta das autoridades, segundo as leis e as atribuições que todos estes tem, para o bem e segurança de nossa sociedade.
 
 
     


 
 
Pernambuco estagnado! (21.08.23)
 
 
cerca de oito meses que Pernambuco está sob o comando de Raquel Lyra, apesar de tanto tempo desde a posse da governadora nada de bom e concreto veio de sua administração. A máquina governamental está emperrada e as secretarias e órgãos parecem não se entenderem, além de enfrentarem problemas de gestão provocados pelo afastamento determinado pela governadora, de diversos profissionais que ocupavam cargos na saúde e educação dentre outras áreas, tais como administradores, psicólogos (nos serviços sociais e de apoio) e gestores de escolas, causando mais transtornos e precariedade dos serviços prestados a sociedade, diga-se de passagem já tão carente e insuficientemente atendida.
 
 


 

A medida apressada e pouco criteriosa provocou perdas a população, alguns dos afastados atuavam e postos essenciais e até o momento, a carência destes ou os serviços não foram adequadamente supridos, e há mal funcionamento e amadorismo no governo, que também peca por não dialogar com servidores do estado.

 

Dinheiro para professores: Pernambuco tem folha de pagamento extra neste mês de julho; veja quem recebe - JC Ne10 06.07 

 

Pouco tempo passou e professores da rede estadual de ensino entraram  em rota de colisão com Raquel Lyra, e apesar disso a administração procurou resolver o problema de forma impositiva, e com muito fisiologismo e dificuldades em forma maioria no legislativo, aprovou um plano de reajuste parcial e que não contempla uma parcela enorme dos profissionais da educação, que chegaram a ensaiar uma greve frustrada pelo judiciário. A bomba relógio está armada, a falta de diálogo e a manipulação dos pagamentos dos precatórios agravam ainda mais as animosidades entre professores e o governo estadual.

As ações do governo não passam de fumaça, de jogadas de marketing que em nada agradam a população, especialmente no tocante aos serviços de saúde em franca degradação, a segurança pública precária mesmo no centro da capital, a má conservação de estradas estaduais, a falta de emprego e oportunidades, além de serviços ruins no saneamento, e na prestação de serviços de transporte público caro e de qualidade ruim.

 

Greve de ônibus chega ao sexto dia e Justiça vai julgar reivindicações dos trabalhadores; entenda - G1 31.07.2023  

 

Greve dos motoristas deixa o centro do Recife vazio. Av Dantas Barreto (Foto José Dilson)


Recife sem ônibus - parada do BRT junto a Nossa Senhora do Carmo ( Foto José Dilson)


Aliás, não faz muito tempo, assistimos uma greve de motoristas de ônibus por melhores condições de trabalho e reajustes salariais, merecidos pois os mesmos acumulam funções (com as demissões de cobradores), e passam por dificuldades para atenderem os passageiros, entupidos em ônibus cheios e desconfortáveis, sujeitos a tarifas elevadas (uma das maiores do país), para propiciar lucros abusivos dos empresários, diante das omissões da governadora e seus auxiliares que nada fazem para cobrar por melhores serviços, tanto da URBANA quanto do Consórcio Grande Recife, como também nada fizeram durante a paralisação, agindo como se não tivessem responsabilidades com os transportes públicos.

Até quando a paralisia e a estagnação do governo de Raquel Lyra vai continuar, é o que vamos ver em breve, pois aproxima-se mais um ano eleitoral e já surgem movimentos mais fortes de contestação e oposição, entre os servidores como professores e enfermeiros, e na ALEPE com a pressão sobre partidos de oposição como o PT, cobrado a ter uma postura mais firme contra o governo. A população precisa de apoio e de um governo que atue em prol de seus interesses, governo este que tem recebido ajuda e atenção federal, e não pode continuar inerte e disfuncional.   

 

Problemas recorrentes no Grande Recife (09.04.23)
 
Em meio as celebrações da Semana Santa, mais uma vez os pernambucanos que residem em Paulista e em Igarassu, são vítimas de problemas recorrentes e indesejados, que causam desconfortos e muitos outros transtornos, para os quais as ações governamentais e das instituições responsáveis, são insuficientes.

O primeiro sempre provoca graves problemas e tem um impacto maior em períodos de chuvas intensas. Os moradores de áreas do Janga e Pau Amarelo, sofrem bastante com o acúmulo de águas e inundações que atingem várias localidades em Paulista, parte decorrente de falhas do sistema de esgoto sob responsabilidade da Compesa, e outra pelas falhas na drenagem de águas pluviais à cargo da Prefeitura de Paulista. Sobram transtornos históricos e problemas que afetam as condições de vida, saúde, habitação e locomoção, das pessoas que vivem e transitam pela região. Imagens como as vistas abaixo, são muito frequentes e ruins, especialmente na Manepá e na Poeta João Neves no Janga:
 
 
Trecho da PE-001 inundado em Pau Amarelo

 
O segundo diz respeito à problemas que atingem usuários dos transporte coletivo de passageiros em Igarassu e proximidades, mas também os que usam linhas de ônibus com destino ao TI de Igarassu, especialmente àqueles submetidos aos sistema de integração temporal, cada vez mais prejudiciais aos usuários do serviço.

São frequentes os casos de circulação de ônibus lotados, e que em dias de domingos como hoje, se agravam com redução de coletivos e fluxos maiores de pessoas em terminais de integração, à exemplos do Pelópidas em Paulista e no TI da Macaxeira, muitas das quais se dirigindo não só a cidade histórica de Igarassu, mas também para Itapissuma, Itamaracá, Abreu e Lima, Botafogo ou Araçoiaba.  Hoje inclusive o itinerário de algumas linhas que passam pelo Sítio Histórico, foram alteradas sem o devido aviso aos usuários, deixando pessoas esperando em vão em algumas paradas de Igarassu.  Mas não bastando todas as dificuldades e custos altos das passagens, no último dia 25 de março, os ônibus que partem do TI Macaxeira para o TI Igarassu, ou para o TI Pelópidas em Paulista, passaram para o sistema temporal, acarretando custos elevados para usuários que não utilizam o Cartão VEM,  onde alguém que embarque em um ônibus na Avenida Recife com destino a Ilha de Itamaracá, pagará até 3 tarifas de R$ 5,60 para chegar ao destino, totalizando R$ 16,80 em passagens só num sentido, já que pagará o embarque outra vez no ônibus da linha Igarassu TI Macaxeira, e outra vez no ônibus Itamaracá TI Igarassu, um verdadeiro absurdo, diante dos péssimos serviços prestados. E não é só isso, mesmo os usuários do referido Cartão VEM, se enfrentarem um dos frequentes engarrafamentos da RMR - Região Metropolitana do Recife, ou os efeitos das inundações que atrasam deslocamentos, e levarem mais que 2 horas para chegarem ao TI - Terminal de Integração em sistema temporal, também pagarão nova tarifa, numa verdadeira apropriação indevida.   
 
 
Olinda promove Festival da Tapioca (04.12.2022)
 
Um novo evento em Olinda atrai moradores e turistas a Praça do Carmo e ao Alto da Sé, numa grande festividade que promove a gastronomia e a tradição de Pernambuco, o 5º Festival da Tapioca, com uma bela sequência de shows que abrilhantam o evento, com muita música regional, mas acima de tudo a oportunidade de provar iguarias muito saborosas e especiais, tendo por base a tapioca feita ´por tapioqueiras conhecidas e tradicionais da Sé, que competem e divulgam suas especialidades com dezenas de variedades, que serão avaliadas e premiadas no festival, mas que servem principalmente para divulgar o trabalho das olindenses.   


Festival da Tapioca em Olinda (Foto e vídeo por José Dilson)




Pernambuco enfrenta novo surto de Covid19  (02.12)
 
Novo surto de Covid19 faz se ampliar a procura por testagens entre os pernambucanos, que já assistem também uma aumento por atendimento na rede hospitalar do estado, que felizmente ainda dispõem de leitos e serviços a disposição da população, e apesar de preocupar a nova fase da pandemia tem um número muito menor de casos graves e de óbitos em consequência do vírus, graças as campanhas de vacinação. Ainda assim para algumas faixas entre as crianças se faz necessário ampliar o processo de imunização, e há riscos de desabastecimento por falta de aquisições de doses para crianças pelo Governo Federal. Na China ainda há muitos sinais preocupantes e novas determinações de restrições que devemos tomar por lição!


Em Recife parte da estrutura de atendimento e dos locais de testagem ou vacinação foram desativados, a procura pelos serviços aumentaram e o Governo do Estado amplia a cobertura vacinal, com liberação e recomendação de mais uma dose de reforço para idosos com mais de 80 anos.
 
 
Pátio da Fundação de Saúde Amaury de Medeiros em Recife. - Fotos José Dilson

A estrutura de testagem está menor.

Posto de Testagem na Boa Vista - Recife (Fotos José Dilson C. De Melo)

Em novembro a procura por testes aumentou

 
 
Paulista e o Janga em evidência, tragédias se repetem sem providências  (29.10)
 
No último domingo publicamos artigo que denunciava o sofrimento e insegurança dos que residem no Janga no litoral de Paulista, que são vítimas freqüentes de acidentes e muitos dos quais com vítimas fatais como no último domingo. A comunidade e pessoas que visitam as áreas do Janga ficam preocupadas e indignadas, diante dos riscos, desrespeitos as normas e cuidados com o trânsito, e o abandono das autoridades municiais e estaduais, que não atuam para prevenir ou fiscalizar condutas e atitudes violentas e arriscadas que se repetem em vários trechos da avenida Claudio Gueiros, sem providência adequadas e que resultam em acidentes e mortes como denunciamos anteriormente. A indignação da população tem aumentado e gerado protestos nos locais como vimos posteriormente nos dias 24 e 25, mas ainda assim não foram suficientes para que os poderes constituídos tomassem medidas para coibir mais acidentes, dores e sofrimentos.
 
 
 
 
Apesar das denúncias e protestos recentes, o Janga assiste a outra tragédia anunciada e ignorada pelas autoridades!  Um outro acidente grave voltou a acontecer na avenida Claudio Gueiros, um pouco antes do local onde uma senhora morreu no domingo, na ocasião segundo informações, vitimada por uma adolescente sem habilitação e pilotando uma moto. No dia 28, uma outra mulher cai da moto e morre após um acidente, quando é atingida por outro veículo em via pública, ratificando o quanto está arriscado travessias e tráfego no Janga, e as razões para preocupações públicas.  Providencias não tem sido tomadas no tempo e formas adequadas, e mais vítimas ocorreram!
 
 
 
 
Não bastasse a gravidade dos acidentes e as tragédias que ocorrem em decorrência destes, também recentemente no Janga a comunidade e pessoas próximas aos locais dos fatos, entorno do antigo Bompreço do Janga, foram abaladas por outras formas de angústia e sentimentos de dor e perdas, estas por demais delicadas para se abordar com detalhes, mesmo em face de protocolos que tentam evitar estímulos a novas ocorrências. Nos referimos as informações recebidas de populares por ocasião dos incidentes, que segundo estes, também nas proximidades do local do acidente de domingo, junto ao Beira Mar Condomínio Clube, à cerca de uma semana em uma das torres do citado conjunto, outra tragédia aconteceu, um homem morreu ao se atirar da janela do seu apartamento.
 
Qual a razão de divulgarmos está informação e com tão poucos detalhes, ainda relacionados a dados colhidos no local no dia do acidente e hoje? É que em outro local próximo, no conjunto Quinta do Atlântico, poucos metros dos pontos de ocorrência dos  sinistros citados e do antigo Bompreço, junto ao clube dos funcionários da Caixa Econômica Federal - APCEF,. uma nova tentativa de suicídio aconteceu numa caixa d'água do conjunto, na manhã de hoje, e mobilizou moradores e bombeiros até por volta das 14h, com a retirada e atendimento da mulher que tentou tirar a sua própria vida subindo na edificação bastante alta, com intenção de pular. Felizmente graças as ações de moradores e pessoas no local, evitou-se a tragédia e com  o acionamento dos bombeiros, ela foi resgatada sem ferimentos, além de ter sido garantida assistência de urgência e a descida segura dos demais populares que subiram até a construção, pare demover o intento suicida da mulher.
 
 
Segundo informações dadas por moradores, vizinhos e suposta amiga que não quiseram se identificar, a mulher é viúva, perdeu o marido na pandemia e ao que consta por Covid19, desenvolvendo depois disso, um quadro depressivo e com tendência a tirar sua vida, segundo falou a suposta amiga, declarando que ela já havia demonstrado tais intenções.  Graças a Deus hoje foi evitada mais uma tragédia, mas chama nossa atenção o grau de adoecimento e sofrimento que as pessoas vivem, principalmente após a pandemia e acontecimentos desumanos e omissões do Governo Federal (de alguns protagonistas) na condução desta crise, que ao que parece provocou e provocará muitas outras perdas e danos, principalmente se não forem adotadas medidas de saúde pública e procedimentos, para identificar e prevenir desequilíbrios emocionais e outras sequelas da Covid, que possam provocar mais males, dores e mesmo mortes, a pessoas que necessitam de alguma ajuda e assistência social e médica especializada, e para as quais não vemos ações públicas e de governos, especialmente na esfera federal, razão pela qual tratamos também destes fatos como alertas e denúncias urgentes.
 
     
Bombeiros sobem maca e materiais para resgate

Bombeiros no Quinta do Atlântico no Janga - retirando pessoas na caixa d'água

Pessoas que ajudaram evitar suicídio descem com ajuda dos Bombeiros


Preparativos para resgates no Janga após mulher tentar suicídio

Condomínio no  Janga, caixa do Quinta do Atlântico (foto José Dilson)

Início do processo de descida da maca com a mulher (Foto José Dilson)

Imobilizada e segura Bombeiros começam resgatar mulher


Bombeiro desce guiando a maca pendurado em cordas

Bombeiro descendo com mulher na maca

Viaturas do Bombeiro e SAMU sob olhares de populares que observam resgates

Mulher que tentou suicídio é resgatada (Fotos José Dilson).

 

Por mais de 4 horas as ações de resgate e descida em segurança foram feitas pelo Corpo de Bombeiros, um trabalho bem difícil e cuidadoso, mas criteriosamente realizado pelos oficiais e com apoio de 3 viaturas, muita movimentação presença do SAMU e da PM, além de moradores e curiosos, felizmente ninguém se feriu hoje, sábado 29.10.2022. 

 
Problemas recorrentes em Paulista, causam mortes e acidentes terríveis (23.10)
 
A Região Metropolitana do Recife (RMR) sofre com muitos problemas, que frequentemente ocorrem por toda a região, de forma mais ou menos intensa, e geram preocupação, dores e mesmo mortes que poderiam ser evitadas com intervenções adequadas pelos poderes públicos, federais, estaduais e municipais, em boa parte das situações e locais afetados. Nos referimos as tragédias no trânsito causados por excesso de velocidade, falta de fiscalização, e inadequadas intervenções ou total ausência das mesmas.
 
Acidentes com motos e carros se tornaram comuns e até banais (para alguns), quase que diariamente e em pequenos trechos de vias urbanas ou não, cenas que se repetem por todas as vias, partes, ruas e esquinas. O resultado é o caos no trânsito, hospitais sobrecarregados com atendimentos e pessoas com traumas, seguidos de elevados gastos públicos, danos físicos, sociais e econômicos, sofrimentos e dores as famílias diante de acidentes e mortes, muitas destas possíveis de serem evitadas e reduzidas a partir de iniciativas de formação para o trânsito, melhor estruturação e adequadas intervenções públicas, fiscalização e correção de falhas hoje ignoradas.
 
O Janga no Litoral de Paulista PE, em trecho da PE-001 na Avenida Claudio Gueiros Leite, especialmente após o Hospital Nossa Senhora do Ó até as proximidades do Conjunto Residencial Beira Mar, independente do horário e trecho, é um exemplo de ocorrências de graves acidentes, com mais frequência e gravidade envolvendo motos e pedestres, com resultados trágicos e danosos as pessoas e as famílias. Fatos que independem da existência de semáforos ou faixas  de pedestres, pois são comuns descumprimentos e uso inadequados destes recursos, avanços de sinais, desrespeitos a travessias dos pedestres, grandes distâncias entre locais de fluxos de pessoas e veículos em relação aos locais onde as faixas são vistas, há muitas variáveis de riscos e poucas ações efetivas, poucos agentes ou fiscalização de trânsito, agravadas por buracos e vias sem cuidados adequados e má projetadas, algo que gera profundas insatisfações em quem reside no local, além de frequentes manifestações de temor e indignação.
 
É comum ver veículos em alta velocidade, avançando sinais e não respeitando a travessia de pedestres, sobre tudo envolvendo motos e entregadores, que usam buzina em substituição ao freio e cuidados com velocidade adequada, e não rara vezes são eles mesmos vítimas ou responsáveis por acidentes fatais. A noite a coisa é bem séria, e algumas vezes termina em alguém estirado sobre o asfalto, às vezes jovens com toda vida por viver. 
 
Hoje foi mais um dia em um fim de semana tranquilo, onde presenciamos à noite por volta das 20h, outra tragédia no trânsito, e superou nossa cota de "tolerância", com uma jovem que não identificamos sendo vitimada próximo ao restaurante Haru Maki  e ao Shopping Norte Janga na Claudio Gueiros. A jovem que foi atropelada por um veículo (uma moto) que segundo alguns presentes, trafegava em velocidade acentuada e não parou para pedestre, perdeu a vida e ficou sobre o asfalto, e cujas as imagens mais impactantes ou que pudessem provocar mais dores aos seus familiares e amigos, evitamos publicar, mas apresentamos como denúncia uma imagem (foto distante)  que exponha minimamente a vítima ainda no local, e as pessoas que chocadas presenciaram o triste fato.
 
Que Deus conforte seus familiares, e que toque o coração dos responsáveis pela segurança e pelas condições das vias e fiscalizações, para como autoridades competentes (estaduais e municipais), atuarem mais e melhor no lo evitando dentro do possível novas tragédias e dores desnecessárias. Não dá mais para ficar como está! Tomem providências urgentemente!
  

Foto: José Dilson (Atropelamento no Janga 23.10)

Atualizado em 25.10.2022

 

Mês de setembro, problemas estruturais castigam os recifenses e pernambucanos da RMR (16.09)
 
Após mais de 2 meses desde as fortes chuvas que castigaram o Recife e cidades da RMR - Região Metropolitana do Recife, principalmente (mas não exclusivamente, já que Pernambuco foi afetado seriamente), ainda há muitas pessoas e famílias que não receberam auxílio moradia ou auxílio emergencial, prometidos pelos prefeitos e pelo governo estadual, com valores entre R$ 1 mil e R$ 2,5 mil por pessoa cadastrada/imóvel afetados, e mesmo os valores de R$ 200 ou R$ 300 para custeio de alugueis sociais estão atrasados, ou pagos de forma irregular.
 
Mesmo para quem já passou por cadastros e verificações das instituições como Defesa Civil, CRAS ou assistência social, há problemas corriqueiros que afetam os que foram aprovados ao recebimento dos valores, o principal deles se refere a dificuldades de conclusão dos processos junto as instituições bancárias, fase "final" que permite o crédito dos recursos em conta bancária (em geral digital), mesmo que o maior volume de afetados já tenham sidos beneficiados. Um dos problemas para o cadastro bancário e ativação de contas necessárias, tem haver com a baixa escolaridade (muitos analfabetos e excluídos digitais), que não conseguem ter recursos e condições necessárias a realização dos processos  (muitas vezes nem um chip ou celular dispõem), ou não tem informações e autonomia para preencher requisitos colocados pelas instituições e leis, algo não tão simples para muitos.
 
 
Beneficiários do AME em PE, numa agência bancária do Recife. 




 
 
 
Um problema sério que afeta e penaliza ainda mais os que tradicionalmente  já são esquecidos pelo Estado.


Outro problema que prejudica bastante os pernambucanos é o sistema de transporte coletivo urbano na RMR, e que parece ser esquecido pelas autoridades, deixando empresas e consórcios "livres" para desmandos nos serviços prestados, muito mal avaliados pelos usuários, ainda que as ferramentas para questionamentos e reclamações sejam cada vez mais limitadas e indisponíveis aos cidadãos comuns, ignorados e desrespeitados.
 
Não bastassem ônibus velhos, mal conservados, barulhentos e sem ar climatizado, lotados e que não obedecem horários e esquemas de paradas e atendimento das regiões e localidades. Também enfrentamos os males deste sistema concentrado e abusivo, que exploram motoristas e usuários, especialmente de forma mais grave desde a retirada de cobradores (trocadores) de coletivos de muitas das linhas da região, criando mais dificuldades para motoristas que passam a realizar as funções dos cobradores além das suas de condutor, e não raras vezes são submetidos a rotinas mais estressantes e conflituosas, que hoje recaem sobre um serviço mais ruim e insatisfatório.
 
Diante de problemas tão graves a reação dos motoristas e líderes classistas é organizar protestos mais frequentes, com paralisações nos centros e em horários sensíveis, como forma de denunciar as condições absurdas as quais eles e nós estamos submetidos.  Dia 13.09 ocorreram novos protestos e as fotos mostram algo que já mostramos aqui neste canal, com o Recife em suas vias centrais paralisadas por horas e longas filas de coletivos estacionados, com usuários forçados a caminhadas enormes.
 
  
Paralisação na 1º de Março - Recife (José Dilson)

Na Siqueira Campos ônibus bloqueiam passagem


Paralisação na Dantas Barreto - Recife (José Dilson)

Siqueira Campos Recife - Foto José Dilson

 
  
 
Apesar de ocorrer sem aviso prévio a população, os fatos e problemas relacionados não são novos, já foram alvo de outras manifestações e reclamações da categoria, sem resolução aceitável pelos trabalhadores submetidos a duplas funções, nem tratamento adequado pelos patrões e autoridades.
 
 
Um mês muito difícil para os pernambucanos!
 
APAC e Defesa Civil renovam alertas de riscos e chuvas a partir do dia 22.06, o que se estende ao dia 23. Mais um período com chuvas acima de 50mm em Recife e RMR, atingindo locais já castigados neste mês.

Ruas alagadas e engarrafamentos em Recife e Olinda, especialmente nesta noite de 22 de junho, transtornos e muito medo em alguns morros e comunidades ribeirinhas, também são constantes.


Trecho da av Cruz Cabugá esquina com av Norte - J . Dilson

Alagamentos na av Cruz Cabugá junto ao Hospital Naval do Recife - Foto José Dilson


Enquanto isso, nós levamos mais alguns itens há sede da Cúria Metropolitana em Recife, que fica na Avenida Rui Barbosa, e tem recebido e encaminhado doações diversas para várias localidades e comunidades de Pernambuco, onde voluntários e religiosos católicos estão atuando ativamente em prol dos atingidos, com doações de roupas, água, alimentos, colchões, materiais de higiene e limpeza, e outros itens que podemos constatar, seja armazenados ou já colocados em veículos que os levariam aos locais de entrega, bem como o esforço dos que trabalham nesta bela corrente de ajuda ao próximo.
 
 
 
Itens doados na Cúria - Foto José Dilson

Funcionário da Cúria Metropolitana e doações já recebidas


Alimentos, água e itens de higiene e limpeza doados - Foto José Dilson

 
Já o Sindicato dos Bancários de Pernambuco, promoveu hoje, a doação de 500 cestas básicas há famílias de atingidos pelas chuvas dos últimos dias, graças as arrecadações feitas numa ação solidária e como parte da Campanha do Sindicato Solidário, que já propiciou outras doações em momentos recentes.
 

 
Recife e a RMR ainda sofrem!
 
Vésperas dos festejos juninos mas as chuvas prometem muitos transtornos, infelizmente com mais mortes como as que voltaram a ocorrerem há poucos dias.  Pernambuco passa por momentos delicados e de dores!
 




As pessoas atingidas pelas chuvas continuam necessitando de ajuda, e a população de outras regiões e várias partes tem contribuído como podem, ajuda também tem vindo de outras partes do país, com o apoio do Exército Brasileiro (que além de ajudar nos resgates. distribuí e transporta doações)   e também da FAB - Força Aérea Brasileira (no transporte e distribuição), assim como da Marinha do Brasil que tem ajudado autoridades e órgãos de defesa civil.
 
Por isso continuamos com o apelo por doações que podem ser entregues em vários pontos como:

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco - Cidade Universitária - Várzea
Sindicato dos Bancários de Pernambuco fone: 81 3316-4233 -  Manuel Borba 564 - Boa Vista
Santa Cruz Futebol Clube, em sua sede social no Arruda.
 

Caos no Recife ainda não terminou!
 
Praticamente sem tréguas as chuvas atingem RMR - Região Metropolitana do Recife e a capital Recife, muita água e caos nas ruas, pelos alagamentos em pontos de Olinda (Av. José Augusto Moreira em especial próximo a CEF - Caixa Econômica, agência Marcos Freire) e no Janga _ Paulista (como na Poeta João Neves), pontos tradicionais de inundações.  Em Recife além das águas o trânsito estava complicado pela manhã e a noite em várias partes do centro, na Avenida Guararapes, Av. Conde da Boa vista e Av. Cabugá, tornaram-se intransitáveis por horas e a noite ainda mais.

As imagens dão uma ideia das dificuldades de locomoção para população e motoristas, isso por conta de várias intervenções públicas, na rua do Sol pela Compesa (companhia de saneamento estadual), e na Av. Conde da Boa Vista pela Emlurb (limpeza urbana do Recife), que em muito contribuíram para o caos no centro, de forma mais intensa a segunda. Este dia 06 de junho não foi fácil e indica mais uma semana difícil!



Bairro de Santo Antonio engarrafado - Foto José Dilson



Av Guararapes, Recife, parado - Foto José Dilson 

Usuários circulam junto a ECT em 06.06 - J Dilson

Motoristas aguardam fora dos coletivos no centro - J Dilson

Ônibus enfileirados na Av Cabugá - Foto José Dilson

Engarrafamentos e chuvas fazem caos no Recife, Vice-governadoria. J Dilson


 
 
Semana difícil, e a sexta trás  chuvas e apreensão  (03.06 às 19h)
 
 
 
As chuvas de fracas a moderadas de hoje pela manhã, assustou muitos pernambucanos, em mente estavam as lembranças das 128 pessoas que morreram em tragédias decorrentes das chuvas e das omissões e falhas do poder público em suas múltiplas formas, algo inimaginável que atingiu as muitas famílias em várias partes do estado, levando dores e  destruições, provocando desolamento e mais de 9 mil desabrigados, gerando a solidariedade de um contingente enorme de pernambucanos que de tudo fizeram e fazem para ajudar os que sofrem, inclusive ir para as áreas de desastres e fazerem resgates de pessoas e corpos, quando as autoridades nem se faziam presentes.  Infelizmente os riscos e todas as imagens trágicas podem se repetir nos próximos dias, e apesar de atos de heroísmos de alguns, até mesmo de bombeiros e militares, ou membros de outros serviços de resgates, há um evidente sentimento de abandono entre pessoas das populações de morros e ribeirinhas, principalmente, mas também de outras áreas do estado, também desassistidas e sem estruturas.
 
Recife nublado e com rios e cursos d'água extremamente cheios e suas calhas a ponto de transbordarem.  Chuvas até intensas, alagamentos e trânsito lento, se fazem presentes enquanto deslizamentos e riscos aumentam, várias áreas estão em estado de atenção. E a previsão para o sábado é de mais chuvas e até chuvas fortes e mais intensas.  Condições e eventos vistos em outras áreas, como Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista, e em outras localidades os efeitos ainda são sentidos.
 
 
 
É evidente também a falta de estrutura adequada das cidades para o enfrentamento dos problemas, ações insuficientes e descoordenadas ou mal planejadas, e limitações dos serviços públicos de emergência, socorro e prevenção e defesa civil, que às vezes contam apenas com a dedicação e boa vontade de seus profissionais.


Rio Capibaribe junto a rua da Aurora - José Dilson

Trânsito lento e alagamentos  em Santo Amaro - J Dilson


Av. Cruz Cabugá Recife PE - José Dilson



Ruas do Janga em Paulista - José Dilson

Rua Feira Nova no Janga Paulista

Eventos comuns e tristes no Janga - J Dilson

 
Associar apenas as chuvas todo sofrimento causado, é ato reducionista e mentiroso, há relação entre as tragédias e a pobreza extrema que aumenta no Brasil neste desgoverno Bolsonaro, há omissão e falta de política públicas pelos governos federais, estaduais e municipais, além de falta de estrutura para situações de calamidades que os serviços e instituições públicas deveriam estar prontas para enfrentarem.

Ainda há muitos pontos de alagamentos e riscos em Recife e RMR, imóveis estão sem luz elétrica e mesmo prédios com subsolos. poços de elevadores inundados. Ve
jam fotos compartilhadas:


Poço de elevador inundado - foto J Dilson

Ruas inundadas, Recife visto do alto

Pontos de alagamentos






Alagamentos no Recife - imagens compartilhadas



 
 
 
 
 
É justo dizer que os anúncios de assistência a famílias atingidas, aos desabrigados e parentes das vítimas fatais, são acertados e urgentes, necessários para um processo de soerguimento após as tragédias, mas talvez insuficientes e incapazes de prevenir e evitar novos episódios dramáticos em Pernambuco.
 
 
 
 
A solidariedade e ajuda as populações afetadas devem prosseguir e são muito importantes, ajude você também!   Faça como muitas outras pessoas que fazem o possível para ajudar os desabrigados!
 
 
 
 
As chuvas prosseguem e os riscos também  (30.05 às 18h)
 
 
A previsão de chuvas de fracas a moderadas seguem até próxima quinta-feira 02.06, mas está tarde apesar de o sol aparecer timidamente o tempo voltou a fechar, e há pontos de alagamentos e trânsito lento em várias partes da cidade do Recife e em Olinda, como podemos constatar em breve passagem.
 
O presidente Bolsonaro sobrevoou rapidamente a região, e de concreto só frases para a imprensa, uma delas a infeliz informação de que o exército foi o primeiro a atuar, e nós perguntamos onde?  Em Olinda onde a população foi quem resgatou o corpo de  um motoqueiro, ou em Camaragibe e mesmo em Jardim Monte Verde em Jaboatão, onde só depois de muito esforço da população em resgates e ações voluntárias, até que chegassem a Defesa Civil, Bombeiros e polícia, para na sequência limpeza urbana e exército se fazerem presentes, e não em todas as localidades atingidas, onde a demora faz a população agir por conta própria. 
 
Infelizmente nem antes nem depois das tragédias os governantes agem corretamente e a sociedade civil se vira!
 
 
Cúria Metropolitana | Arquidiocese de Olinda e Recife
Cúria Metropolitana de Recife - Foto Google Imagens

 
 
Hoje a tarde levamos as primeiras doações que recolhemos e adquirimos, foi com satisfação que entregamos no palacete da Cúria Metropolitana  na av. Rui Barbosa 409, nas Graças em Recife, fone 81 3271-4270, onde também vimos os esforços de religiosos e voluntários para despachar itens para mais uma localidade ou paróquia onde estão abrigadas ou assistidas pessoas atingidas pelas chuvas em todo o Pernambuco.




Olinda na José Augusto Moreira - Foto J. Dilson

Proximidades da CEF Ag. Marcos Freire Olinda


Viaduto do Shopping Tacaruna sentido Olinda - Foto J. Dilson


Doações recolhidas e entregues na Cúria Metropolitana em Recife, em 30.05.2022, 1º lote


Doações aos atingidos pelas chuvas - Foto J. Dilson


Ainda há locais de deslizamentos, trânsito lento, com quedas de árvores, falta de energia elétrica e água potável,  além de muitos desabrigados sem assistência ou amparados em abrigos improvisados por religiosos e entidades sociais da sociedade civil.  O número de mortos já atingiu 91 vítimas infelizmente, e pode aumentar.
 
 
 
Corrente de solidariedade pelos pernambucanos
  
Uma forte ação solidária está em curso, pernambucanos e outros brasileiros estão mobilizados para ajudar milhares de pessoas atingidas em Pernambuco, com chuvas e muita destruição e mortes, são mais dificuldades que surgem a cada momento, e as autoridades não tem feito o suficiente para atender pessoas que inclusive tinham renda e local para residir e quando não perderam a vida ou um ente querido, podem ter perdido tudo.
 
Hoje dia 30.05, vemos autoridades federais indo ao local apenas para fazer declarações e pouco de efetivo foi feito, mas o povo segue se mobilizando e partilhando o pouco que tem. E instituições sociais estão ajudando pessoas como podem.

Estão recebendo doações para distribuição com os atingidos: 

 
UFPE - Universidade Federal de Pernambuco - Cidade Universitária - Várzea
Sindicato dos Bancários de Pernambuco fone: 81 3316-4233 -  Manuel Borba 564 - Boa Vista
Santa Cruz Futebol Clube, em sua sede social no Arruda.
 
Também estamos nesta corrente, recolhendo doações para encaminhar as entidades que irão distribuir, ou repassando contato direto para quem deseja doar por meio destes, whatsapp 81 98313-7862 (Dilson).  
 
 
Doações em dinheiro por meio da Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Olinda e Recife, podem ser pelo PIX
 
Chave PIX: 29420681000129 (CNPJ) ou Banco do Brasil - Agência: 5740-1 - Conta Corrente: 60.691-0.
 

-----------------------------------------------------------
 
 
Chuvas continuam! As tragédias de acumulam em Pernambuco. 
 
29.05.2022 um domingo triste, e as chuvas e tragédias se repetem, e os governos nada fazem para de fato proteger e poupar os pernambucanos de dias tão difíceis como os que vivemos atualmente.
 
 
 

E a indignação de muitos moradores de áreas de riscos e em outros locais fora destas, só aumentam, com a percepção de que governantes não agem e não pensam no pobre cidadão exposto aos descasos públicos.

Mais vídeos para que vocês possam imaginar, mal saímos de um período mais tenso da pandemia e as pessoas se veem em meio a destruição e mortes, perdas de seus bens e outros vivendo momentos de incertezas sem um local certo para se abrigarem e passar por tanto sofrimento.  As autoridades são lentas em tomar medidas para amenizar tal sofrimento, quando são também omissas em medidas de prevenção e combate aos flagelos.



Em Goiana, em Igarassu, em Recife, seja em trechos urbanos ou rurais, nos centros ou periferias prevalecem as omissões do poder público (em todos os níveis, federais, estaduais e municipais) e muitas imagens difíceis.

Recebemos muitas imagens que vamos partilhar, algumas por whatsapp, de Dilson JR, Iasmyn, e outros que nos enviaram, e servem para dar uma ideia de como estão as localidades pernambucanas, como Macaparana no interior.


Shopping Recife



Goiana na BR 101





Macaparana PE

Imagens de Goiana nas proximidades do acesso a Ponta de Pedras e na BR 101, alagamentos enormes:





Imagens de Igarassu no acesso entre Cruz de Rebouças e Cueiras, prejudicando moradores em seus acessos a casas, sítios e propriedades além do acesso a comunidades afastadas.









Cuidados e atenções redobradas!
 
 




Os vídeos e imagens acima foram compartilhados pelo whatsapp e enviados a nós, são de Recife e outros pontos da RMR atingidos pelas chuvas recentes, e mostram alagamento no centro (Av. Conde da Boa Vista em 28.05 e deslizamento de barreira sobre imóveis). 


 
 

As recentes chuvas que atingem a RMR - Recife (Região Metropolitana de Recife) e outras áreas do Estado de Pernambuco, mostram um quadro de extrema vulnerabilidade e riscos, que não podemos creditar totalmente ao temporal que caiu ou aos aspectos naturais e climáticos.

São cerca de 30 mortes confirmadas, a maior parte na semana que se encerra, especialmente ontem (27.05.2022, com pelo menos 25 vítimas), e estamos apenas no início do período de chuvas, onde já ocorreram precipitações de até 205 mm em Recife o equivalente ao esperado para 20 dias no mesmo período. Ocorreram quedas de barreiras, deslizamentos que atingem imóveis de famílias pobres residentes nas periferias, acidentes com pessoas arrastadas para canais ou córregos por grande volume de água com morte por afogamento, e outras ocorrências comuns a situações de emergências com águas em locais com graves falhas de planejamento e prevenção de sinistros.


Previsões para Pernambuco APAC PE 


Foto do RECIFE ...  Partilhada no WhatsApp

Evitar permanecer em áreas apontadas como de riscos pela Defesa Civil e prefeituras, seguir orientações e cuidados com fios expostos, desocupar casas e imóveis em áreas ribeirinhas e de encostas ou barreiras, afastar-se de árvores e postes de iluminação, estar atento aos avisos da APAC e meteorologia, não jogar lixo em canais e permanecer em locais seguros evitando ruas alagadas e exposições desnecessárias, são cuidados adequados para este e os próximos dias, especialmente com chuvas de até 317 mm como em Itapissuma ou 206mm em Igarassu em 24 horas.

No entanto nós vemos os fatos se repetirem em locais que se tornam tradicionais pontos de alagamentos, deslizamentos e tragédias, e não há até dias atuais medidas adequadas para enfrentamento, com órgãos sobrecarregados, serviços de emergências em pré-colapsos, (Corpo de Bombeiros, IML, hospitais, serviços de limpeza urbana), ou mesmo se "omitindo" a atuarem em uma ou outra urgência, ou quando não, sem adequadas condições para prestar os serviços que precisam a população.

 

Corpo de motociclista desaparecido em canal de Olinda é encontrado - FolhaPE 26.05.2022 

 

Como no caso do motoqueiro arrastado em um córrego em Olinda, não havia mureta ou grade de proteção nas margens e laterais do curso d'água, algo a se pensar, e mesmo a população reclama que o Corpo de Bombeiros não prestou socorro ou adequada assistência, a população foi quem se encarregou das ações de resgate que encontraram a moto e  posteriormente o corpo, um sinal do desespero e de quanto é grave a situação das comunidades pernambucanas,  cada vez mais carente e sem estrutura adequada as situações.

Tais fatos apontam para administrações relapsas ou irresponsavelmente negligentes com o saneamento público, com medidas de prevenções de acidentes, com estruturação dos serviços de saúde e urgências, com a questão da moradia popular em áreas adequadas e com eliminação de moradias de riscos, como infelizmente não tem sido visto em Recife, Olinda, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes e outras localidades. São problemas graves que governos não dão a devida atenção e cuidados, que vereadores e deputados ignoram (a não ser para manter falsos projetos de cunho eleitoreiros), penalizando a população mais carente em várias regiões de Pernambuco, sob a responsabilidade direta ou indireta também do Governo do Estado, algo que já foi denunciado repetidas vezes ao longo dos últimos  anos (inclusive por nós) e são comuns por diversos governos.  Outubro é tempo de eleição, pensem bem nestes fatos antes de votarem, e não acreditem em quem tenta creditar tudo aos eventos naturais, há muitas irresponsabilidades e omissões de políticos e governantes que desprezam vidas de pessoas principalmente, e deveriam ser rejeitados pelos eleitores. 


Telefones úteis

0800 081  3400 DEFESA CIVIL Recife 

153 Defesa Civil de  Paulista PE

99460-9073 Defesa Civil de Igarassu

199 Codecipe - Cia de Defesas Civil de Pernambuco

190 Polícia Militar de Pernambuco

191 Polícia Rodoviária Federal

192 SAMU

193 Corpo de Bombeiros Militar


Permaneçam em locais seguros ou em casa se adequado, evite circularem em áreas inundadas e usem os telefones para acionar as autoridades e serviços de emergências.


Abaixo alagamento no Derby em Recife. As imagens foram enviadas por André. Informações de outros amigos dão relatos de transbordamentos de rios perto do loteamento Agamenom Magalhães em Igarassu, riscos na área vizinha a Poço da Panela e ao longo do Capibaribe, e em Paulista locais de difícil travessia entre Tabajara e Olinda, e antes do cemitério municipal e após o shopping.   




-----------------------------------------------------------


Tudo como antes, ou bem pior   (11-12-2020)
 

A eleição em segundo turno do candidato do PSB João Campos, deu-se em meio a episódios controversos com inúmeras denúncias de crimes eleitorais (alguns desde antes a votação, como divulgamos aqui e estavam presentes nas redes sociais e noticiários), com pouca atuação ou indiferença das autoridades judiciárias (TRE, como afirmam alguns a exemplo da advogada Liana  Cirne, vereadora eleita pelo PT em 15.11). As acusações vão desde uso da máquina pública, a boca de urna com compra de votos nas periferias e zonas eleitorais do Recife, e que precisariam de uma resposta adequada (leiam as publicações anteriores nesta página e nesta sessão), com farto material de exposição, que em se confirmando leva o PSB para o patamar comum a direita fisiológica e habituada a abusos do poder econômico e crimes em abundância.

 

Ataques morais encobriram denúncias contra o PSB na eleição em Recife - RBA 30.11 

Liana Cirne Lins: "se a justiça eleitoral não anular a eleição em Recife, ela pode fechar" - Brasil 247 29.11

Liana Cirne denúncia crimes eleitorais do prefeito eleito João Campos (Imagem Brasil247) 

Recife, a expressão mais aguda da fraude eleitoral de 2020 - Causa Operária 01.12 

 

De toda forma a campanha do PT e Marília Arraes, mostraram força e que são uma ameaça ao império dos socialistas que tem se apoiado em alianças e conchavos até com outros apoiadores do governo Bolsonaro. Ministros bolsonaristas tem feito acenos a Paulo Câmara e a gestão de Geraldo Júlio, seja em eventos públicos juntos e com interesses comuns, bem destacados nas mídias, ou em ações e propostas como ampliação física  da FUNDAJ - Fundação Joaquim Nabuco e centros culturais, entregues a representantes dos Campos.

Protesto de moradores sem-teto bloqueia trecho da Rua do Imperador - G1 11.12 

Pandemia aumenta número de pessoas em situação de rua no Recife - JC NE10 15.11 

Tão logo apurados os votos, com a "vitória" do João, Recife volta a apresentar os problemas sociais e estruturais graves que lhe afetam, partes deles, um legado negativo e triste dos governos do PSB. Populações de rua e abandonados que estão espalhados nas principais vias do centro como na Rua do Imperador, que além de ignorados e desassistidos, agora são alvos de operações de remoção em plena madrugada (as escondidas) e de forma muito pouco respeitosa.  Recife é a capital do nordeste das desigualdades e uma das principais áreas onde o desemprego explode e atinge fortemente sua população, sem ações efetivas da prefeitura e do governo para por fim a esta tragédia social, intensa na administração pessebista.

Ocupação de leitos de tratamento da covid-19 chega a 88% em Pernambuco - TV Jornal 09.12 

No que se refere a pandemia em curso, nós estamos alertando sobre a falta de ações adequadas em Recife e Pernambuco, especialmente em face das eleições, priorizadas pelos governantes locais a  despeito dos maiores riscos que vinham ocorrendo com novas infecções e mortes por Covid19, Pernambuco já superou 195 mil infectados e 9,2 mil mortes, e os números voltaram a crescer nos últimos dias (como alertamos, com o estado flexibilizando tudo), com as autoridades preocupadas com votos para seus candidatos e ganhos maiores dos empresários. Fica evidente que medidas recentes como a ampliação do horário de atendimento no comércio e shoppings, ao invés de evitar concentração e aglomerações de clientes, vão estimular pessoas a irem as ruas e lojas para compras de fim de ano, garantindo mais clientes nas lojas e por mais tempo se expondo a contaminações (quando o adequado seria maior controle sobre fluxo e acessos aos estabelecimentos), assegurando muito lucros aos lojistas e empresários.

 

Queda de galhos sobre carreta Recife - Foto Dilson Melo

 
Av Cruz Cabugá engarrafamento em 09.12 - Foto Dilson Melo

 

Dia 09.12, chuvas leves e contínuas pela manhã, fizeram muitos recordar no centro do Recife os problemas associados, engarrafamentos e problemas com sinais, trânsito lento e caótico com acidentes e quedas de árvores como a que flagramos próximo ao Tacaruna, uma pequena demonstração de situações que a administração municipal não resolveu em 8 anos de Geraldo Júlio, aliás, hoje (11.12) durante a noite a av Agamenon Magalhães estava com sua iluminação às escuras em boa parte de sua extensão em Santo Amaro, mais um problema recorrente na capital pernambucana.

Greve de motoristas e cobradores de ônibus mais perto na Região Metropolitana do Recife - JC NE10 09.12 

Outro problema muito sério tem relação com o transportes coletivos na RMR - Região Metropolitana do Recife, difícil de ser sanado, dada a proximidade dos empresários do setor com os políticos apoiadores dos governos do Recife e Pernambuco, que submetem a população a serviços ruins e insuficientes, com o agravante de mais precarização e desemprego com a determinação de acúmulo de funções pelos motoristas de algumas linhas, que passaram a desempenhar funções antes realizadas por trocadores (cobradores), algo que já deveria ter sido revertido, depois do projeto aprovado na Câmara do Recife por iniciativa do PSOL, que impede o acúmulo de funções.  Situação que tem gerado paralisações e protestos constantes como ocorreu também no último dia 09 e poderia ter ocorrido às vésperas do segundo turno, mas por intervenção do governo do estado num acordo com a categoria e o TRT, que garantia o pleito dos trabalhadores contra os empresários, e agora não tem sido cumprido nem ratificado como foi negociado.

Fim da dupla função de motoristas e volta dos cobradores passam a valer nos ônibus do Recife nesta quarta (9) - JC NE10 08.12

 

Uma difícil quadra      (27-11-2020)
 
 
Num momento delicado para o mundo e para o Brasil, quando fica evidente que a Covid19 está longe de ser controlada de uma forma definitiva e concreta, quando as vacinas ainda são mais esperanças do que certezas, que assegurem por exemplo que possam funcionar satisfatoriamente e por períodos razoáveis, capazes de proteger as pessoas por mais que doze meses,  considerando que em nosso país em 27.11, já superamos mais de 6,23 milhões de infectados e atingimos quase 172 mil mortos (algo muito louco).


Pernambuco também não fica atrás em números trágicos, mais de 179 mil infectados e 9 mil mortos, com uma das mais altas taxas de mortalidade, não à toa, mas por decisões como as recentemente anunciadas, onde os governantes do estado e da capital passam a ignorar riscos e mortes, para manter uma aparente normalidade e suas pretensões eleitorais numa eleição em Recife, bem conturbada, onde o partido dos governantes torce para que medo e contestações populares não impliquem em mais perdas de votos para o candidato João Campos, uma vez que motivos e falhas não faltam, acrescidos da decisão de esperar para tomar ações mais efetivas contra a Covid19, que só devem vir após o 2º turno, infelizmente, numa prova de descompromisso com os pernambucanos.
 





Recife especialmente, enfrenta uma quadra ainda mais difícil, além das mortes e da pandemia, a administração  pública recebe votos de desconfiança da população, com uma avaliação ruim de Geraldo Júlio e Paulo Câmara, pelo desemprego crescente e absurdo, pela desigualdade social estrondosa e apontada pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, e pela sensação de abandono que o recifenses percebe em todos os setores, mas ainda em função de fortes denúncias de mal uso dos recursos públicos em Recife, nas administrações do PSB, como a de Geraldo Júlio associadas ao João Campos como continuador.



Tais situações caóticas estão em Recife, relacionadas as políticas que ignoram o povo mais simples, e para superar tais verdades cruas, duras, a campanha dos que atacam o PT e a candidata Marília, os pessebistas, insiste em táticas rasteiras e até mesmo criminosas (pois denúncias a este respeito, de crimes eleitorais, foram levadas a justiça), seja pela prática de distribuir panfletos ilegais com mentiras e ataques contra Marília Arraes (sorrateiros e nas sombras, segundo aponta a candidata), seja pelas denúncias cheias de imagens, áudios e depoimentos, que dão conta que servidores comissionados e terceirizados estão sendo obrigados a trabalhar na campanha do candidato do PSB, um crime que merece atenção da justiça por envolver recursos públicos e a máquina municipal, com possibilidade de interferir nos resultados das urnas, para além dos danos que provocam nos servidores e na sociedade.  Também vale salientar outros aspectos deste processo, mostrando que a continuidade do mesmo no Recife parece ser a meta do PSB e de seu candidato, que parece ter mais marketing (imagem publicitária) mas pouca atenção efetiva com os problemas do Recife, principalmente com as áreas de morro e periféricas, de fato abandonadas e cujas soluções são reclamadas pelos recifenses.
 
 
Recife: servidores da Prefeitura são obrigados a fazer campanha para João  Campos | Partido dos Trabalhadores
Imagem reproduzida do PT.org.br

 
 
No que se refere a pressão sobre servidores, nós recebemos contatos e denuncias por ocasião de reuniões.
                 
É verdade! Recebemos informações seguras, que muitos foram obrigados a ir a uma reunião de João Campos as 13h no dia 24, na Gigantes do Samba (sede da agremiação carnavalesca do Recife), esta destinada aos terceirizados, onde seriam pressionados a se engajarem na campanha à prefeitura do Recife.

No mesmo dia ocorreu outra reunião com funcionários da PCR, Prefeitura da Cidade do Recife, muitos com medo, ocorreu as 16h no Clube Português, em Recife. Também pressionados para campanha do PSB - Partido Socialista Brasileiro.

Há mais de 10 anos editamos e mantemos sítios de noticias, produzimos conteúdo, verificamos publicações, realizamos investigações e denúncias, inclusive ao MP e outras instituições, colaboramos com correções de informações errôneas divulgadas por vários veículos, e somos associados a ABJ Associação Brasileira de Jornalistas, dispondo de fontes seguras de informações e canais usados por pessoas que nos informam. Essa informação foi alvo de denúncia horas antes das reuniões, e foram confirmadas após ocorridas, com divulgação também feitas por outros veículos de notícias, dada a reação e indignação dos servidores.


O que há por trás da baixaria, do vale tudo da campanha pessebista: 
 
Marília representa a oportunidade de Recife mudar e  permitir a Pernambuco em 2022, ter candidaturas e partidos focados num estado mais justo (a princípio), com a oxigenação política que não interessa aos planos do PSB, permitindo que outros surjam competindo com mais empenho, com a máquina eleitoral que mantém os governos "socialistas", com menos força para manter seu status. Neste contexto, mais denúncias de crimes eleitorais surgem e com abusos do poder econômico, a bola da vez são as caravanas com apoiadores pagos vindos do interior, em ônibus fretados e cheios, para criar a impressão de que Recife aderiu ao João, mas com propósito de uma forte ação de boca de urna, sabe-se lá como será executada e os meios que usarão.

 

Pernambuco: 7.200 mortos!  Está tudo normal?  25.08.2020 
 
No Brasil já passamos de 115 mil mortos e mais de 3,6 milhões de infectados, em Pernambuco os números de mortos superaram os 7,2 mil e ainda assim, algumas vezes as pessoas e as autoridades parecem que deixaram as dores e os riscos para trás, ou sequer consideraram prioritariamente as vidas perdidas, muitas pessoas estão agindo com indiferença. 
 
Ainda não acabou a crise e as pessoas que perdemos não são números!

A pandemia faz vítimas de muitas formas, no Brasil tem uma triste condição de estabilidade entorno de 1 mil mortos por dia. Em Pernambuco o curva de mortos está em queda, mas nem a ciência pode afirmar que os riscos se foram. Já há comprovações de que  reinfecção é possível, sentimos na pele o quanto se propaga um surto do Covid19, o quanto pode ser letal e cruel para os pobres, principalmente, com novos surtos que se formam em alguns países como há sinais e casos de temor, mas ainda sem a devida atenção de todos, como aqui em nosso estado, onde ainda enfrentamos o primeiro surto do vírus.

Engenho Maranguape - Paulista Foto José Dilson


O  vírus Covid19 já é ignorado pela população, e em Pernambuco os governantes estabelecem medidas que eles mesmos não cobram de seus subordinados e das instituições que comandam, pois é mais fácil  cobrar de alguns seguimentos da sociedade, e se furtar a se indispor com outros, especialmente os que financiam os seus projetos e num momento onde a prioridade é eleitoreira, como aparenta ser este.

Fotos de jogo de futebol - Paulista 
Por isso vemos ônibus como focos, pois estão circulando cheios, e não se faz algo de efetivo quanto a isso, ou com as pessoas andando nos coletivos sem máscaras ou cuidados, ou participando de jogos e eventos em grupos sem os cuidados necessários e o governo fazendo vistas grossas enquanto prepara a volta as aulas, com riscos para as crianças e as famílias.

Em Engenho Maranguape (Paulista), desde julho, também em agosto (como em 01 e 09.08)  flagramos coisas do tipo, multidões em jogos irresponsáveis.  As fotos mostram apenas parte do que relatamos.
 
Tais pessoas não se importam se podem ser transmissores de Covid19. O estado, as prefeituras, os políticos fazem publicidades,campanhas, mas não asseguram sequer a possibilidade de testagem das populações, garantindo medidas de controle mais adequadas e sustentadas.  
 
Ainda há situações como as que nós vivemos, por ser vinculado a serviços essenciais e termos contato próximo com pessoas infectada e testada para o vírus, em 20.07, fizemos teste para Covid19 na Policlínica Waldemar de Oliveira, da PCR - Prefeitura da Cidade do Recife, e desde então estamos tentando obter o resultado, em vão, e que aparentemente perderam quando encaminharam para Secretaria de Saúde de Paulista, cidade onde resido e que não tem dado as devidas respostas, e não encontram os exames.   

Muitas pessoas sem máscaras, não só em locais aberto, também em locais fechados como bares e consumindo álcool com muitos envolta, nós temos vistos por todas as partes.

Já no último fim de semana, muitos em ônibus e sem máscaras, sob efeito de bebida ou não. Com a tolerância de motoristas que dão acesso a estes, ou por receio de não ter apoio necessário das autoridades, fazendo assim que mais pessoas estejam se arriscando e proliferando o vírus.


Nas linhas de Igarassu/Dantas Barreto no domingo 23.08 (veículo 1030) por volta das , ou  no ônibus TI  Pelópidas/Pau Amarelo (nº ordem 1531) as 14h e no ônibus Derby/Conjunto Beira Mar na tarde do sábado. As imagens mostram muitos sem respeitar regras sanitárias, e a corresponsabilidade das empresas que nada fazem para que sejam respeitadas as determinações legais do governo do estado. Absurdos como, caronista bêbada (ao que parece), sem máscara e fazendo show, levantando blusa com seios à mostra enquanto dança ao som de um brega no alto-falante do ônibus, sem ouvir apelos para parar, até isso se vê nos coletivos, aqui.


Sem máscara, sem soutien, Conj Beira Mar


Rumo ao TI Pelopidas - Foto José Dilson


Veículo 1531, em 23,08


Imagens obtidas no Terminal de Integração Pelopídas da Silveira - Paulista PE 23.08 e coletivo 1030.
 
O papel da nossa publicação é chamar a atenção para os descuidos para com as medidas sanitárias e para números de infectados muito menores, não é expor os envolvidos, mas em nome da informação mostramos casos concretos que estão sendo ignorados pelas autoridades, como policiais em rondas nos TI - Terminais de Integração como nas fotos vistas, como exemplo de  falhas no cumprimento do decreto estadual.
 
 

O  vírus Covid19, faz enorme estrago no mundo, nos EUA já superam mais de 1,2  mil as mortes diárias e cerca de 300 mil infectados,  revelando todo o egoísmo de quem a princípio ignorou os riscos, hoje Trump declara guerra a aliados e confisca materiais de combate ou proteção contra a Covid19, com compras agressivas ou criminosas, confisco e ações questionáveis. No Brasil também temos problemas, com os bolsonaros atrapalhando ações do Ministério da Saúde e dos governos estaduais, pondo em risco a população  com determinações que rompem o isolamento social, acertadamente orientado por outras autoridades, também prejudica com atrasos em medidas de socorro a população mais carente, criando conflitos com nações amigas, como China (fundamental para o combate ao Covid19, com equipamentos e experiência), com Cuba (e seus médicos reconhecidos em ações humanitárias), ou com a Venezuela (atentando contra o direito a autodeterminação e soberania deste povo).
Pernambuco tem medidas corretas para contenção da propagação do vírus e o colapso do sistema de saúde, que vinham sendo seguidas pela maior parte da população, mas que já sofrem com as interferências de pessoas como o presidente Bolsonaro, alheio as suas responsabilidades com a coletividade, e muitos pernambucanos já contrariam as determinações de isolamento social, vimos isso em nossa pesquisa, com lojas e comércio não autorizados, abrindo e pondo pessoas em risco, circulando o vírus aumentando a contaminação. Onde passamos em Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Igarassu e Goiana, vimos bares, lava jatos, lojinhas, lojas de portas e janelas, armarinhos, etc. Minimizando os riscos artificialmente, mentirosamente, irresponsavelmente, expondo também falhas das autoridades nas ações de controle social, ou de controle de saúde e sanitário, num momento em que sabemos que o Brasil cresce nas estatísticas, que a primeira infecção foi em janeiro (em MG), e Pernambuco já tem 21 mortos por Covid19, com o  Brasil com 455 mortos até o momento e mais de 10 mil infectados, números oficiais, que não dão conta do que não  pode ser testado e diagnosticado, elevando em muito esses números, possivelmente.

Pernambuco precisa por meio de suas autoridades, agir mais adequadamente, manter o isolamento e as pessoas que não precisam circular, isoladas em suas residências, bancos e lotéricas sem aglomerações e com as autoridades ajudando no ordenamento das filas (para serviços realmente essenciais, não os que as pessoas pensam ser sua urgência), ônibus circulando em quantidade adequadas, mas sem superlotações, sem falta de atendimento a quem precisa ir aos serviços essenciais, especialmente atendendo aos trabalhadores de atividades essenciais, o que não é de forma alguma, permitir ambulantes e pedintes nos ônibus como vimos em 01.04 nos veículos da linha Pau Amarelo/Recife, após as 16:00. É preciso agir firmemente contra quem insiste abrir lojas, contrariar normas, gerar riscos adicionais, conduzir a mais infecções e mortes aqui, como se nada ocorresse em nosso estado.

Entendemos as limitações do Estado e das autoridades, assim como dos serviços públicos, sentimos na pele nestes últimos dias, mas é o momento de esforços ainda maiores e ações firmes para garantir as pessoas em casas, bem e devidamente seguras, minimamente assistidas em suas necessidades.

Imagens falam muito, e nós temos muitas a mostrar!



Fotos: José Dilson, pontos de circulação em área norte da RMR-PE em plena crise do Covid19


Transporte Público em Pernambuco, abandono e exploração desmedida - 07.03.2020

O transporte coletivo e público em Pernambuco, como em outras partes do país, passa por momentos de dificuldades e questionamentos sérios, parte por ausência de investimentos e políticas públicas insuficientes, também por problemas de integração e gestão dos diversos subsistemas ou serviços, falta de infraestrutura adequada e moderna, problemas vinculados a forma de concessão e exploração dos vários sistemas existentes, que causam graves repercussões sociais, dificuldades e conflitos.
 
Privatização do metrô segue em andamento, diz ministro em visita ao Recife - FolhaPE 05.03.2020 
Nos últimos dias alguns meios de comunicação enfatizam a elevação do preço das tarifas do Metrô do Recife, explorados pela CBTU - Companhia Brasileira de Trens Urbanos, do governo federal, que impõem sérias limitações ao orçamento e recursos, defasados tanto quanto as tarifas, comprometendo os serviços, exposto por falhas técnicas, acidentes, serviços aquém do esperado pela população (pelos usuários), com paralisações, atrasos e desconforto, bem relatados em algumas reportagens. Lembramos no entanto, que ao longo de sua história o metrô atendeu a população pernambucana com qualidade e bons índices, mesmo de satisfação, abrangendo um grande número de usuários. Também impacta sobre os custos e serviços do metrô, roubos e vandalismo, assim como a falta de iniciativa política do município e do estado, no sentido de reforçar propostas de recuperação e investimentos nos serviços, inclusive não atuando junto a Grande Recife (gestora do transportes públicos na RMR - Região Metropolitana do Recife), para resolver o alegado atraso no repasse ao Metrô do Recife, da parcela arrecadada pelo sistema com o uso do VEM e os Terminais de Integração - TI, que ligam ônibus e metrô.

A questão do metrô, não é a única a ser resolvida no sistema de transporte que parece abandonado pelas autoridades, nas mãos de burocratas e empresários sedentos por lucros ainda maiores e mais acessíveis, envolvem outras modalidades de serviços, inclusive a regulação do UBER, equalização dos conflitos e demandas de taxistas, e principalmente o transporte por ônibus, mudanças em curso, e outro importante sistema de transporte o BRT (conceito de ônibus de trânsito rápido), todos de valor e importância para os pernambucanos, afetando a economia, mobilidade, empregabilidade, qualidade de vida, e muitos outros parâmetros sociais e políticos que influem positiva ou negativamente no dia a dia das pessoas.
No que se refere ao sistema de transporte por ônibus, explorados por diversas empresas por meio de concessões públicas, às vezes na forma de consórcio, há críticas antigas e válidas, sejam relativas aos preços dos serviços (tarifas), incompatíveis com as limitações do sistema ou no atendimento ao público, com desconforto, irregularidades de horários e outros problemas, além de uma gestão desfocada, voltada para uma ampliação de lucros desordenadas, que ficou evidente em discussões na Justiça de Pernambuco e ao suspender o aumento da tarifas em 2019, cuja a elevação não se justificava tão claramente nas planilhas de custos apresentadas pelas empresas concessionárias. E não se resumem a estes os problemas, a política de "imposição" de acesso ao sistema por meio de cartões pré-pagos (VEM), que são ampliadas e aparentemente sem considerar muitos dos interesses dos usuários, ou a substituição de trocadores em empresas como Metropolitana, com serviços de cobrança aos usuários sendo destinados a motoristas (que não estão de acordo em acumular mais serviços, stress, e situações desconfortáveis que ocorrem com frequência), mas que encontra forte resistência, tendo sido motivo para paralisações e protestos desde 2019. Inclui-se nesta lista, problemas com a implantação do serviço de integração temporal, onde a tarifa paga para uso do sistema de integração, teria validade para uso nas duas primeiras horas, numa região com área geográfica extensa, problemas de mobilidade urbana e falta de infraestrutura que provocam lentidão no trânsito  e engarrafamentos terríveis. Some-se a estes fatos, a negligência e falta de fiscalização e atenção da Grande Recife no tocante as reclamações e demandas dos usuários, reforçada pela ineficiência dos órgãos estaduais e municipais.    




Acidente com BRT em estação na Cidade Tabajara, dezembro/2019, por José Dilson

Veículo BRT quebrado no centro de Paulista, 07/2019 foto José Dilson

Acidente envolvendo coletivo junto a Paulista - Foto José Dilson


Estações de BRT da Região Metropolitana do Recife acumulam problemas - G1 04.02.2020

Problemas em estações de BRT geram desconforto e dor de cabeça - TV Jornal 27.05.2019

O conceito de BRT e a sua adoção no Recife, foi feliz, o serviço assim como outras modalidades, tem potencial significativo para melhorar o atendimento do transporte para população. Mas a exemplo dos outros serviços disponíveis, sofre com o abandono, e tentativas de extrapolar na otimização dos ganhos pelas concessionárias, que resultam em superlotação, irregularidades nos horários, falta de manutenção dos ônibus e quebras cotidianas, fila enormes nas integrações nos horários mais sensíveis, desconforto, sujeira e má funcionamento ou ausência de ar-condicionado, e muitos episódios de vandalismo ou violências, mesmo assaltos a passageiros e inseguranças, que diante da omissão das autoridades e da Grande Recife, pioram.


Ônibus com carpete rasgados, sujeira e sem ar, foto José Dilson

Foto de estação BRT no Recife, vidros depredados - José Dilson

Ônibus lotado com porta fechando sobre usuários - José Dilson


Outro grave e mau exemplo, recentemente os responsáveis pela circulação dos BRT's, no trecho explorado entre Igarassu e Paulista, aparentemente preocupados apenas com perdas de recursos, evasão decorrente de acessos irregulares a paradas do BRT, por meio de plataforma de embarque, decidiram coibir a ação de "usuários" desprovido de renda (ou apenas transgressores irresponsáveis), os gestores do sistema cometem sérias irregularidades em nossa percepção. O fato é, para coibir os ilícitos que trazem algum prejuízo financeiro,  os tais gestores, instalaram nas plataformas de acesso, nas portas de embarques, dispositivos, barreiras que podem servir de verdadeiras armadilhas até para quem usa o sistema regularmente, paga pelos serviços, e usa as mesmas portas onde estão chapas de aço dentadas, serrilhadas, como enormes serrotes ou guilhotinas que podem provocar graves ferimentos, em caso de acidentes, quedas ou tropeções, num risco ainda maior para idosos, pessoas com dificuldade de mobilidade, crianças ou qualquer outra pessoa. Uma clara demonstração de pouca preocupação com os usuários, que denunciamos aqui e podem ser vistas nas fotos abaixo, algo que necessita de respostas talvez até do Ministério Público, e poderia ser tratado com mais cuidados, dispensando serrilhas nas chapas, ou se as barreiras são realmente necessárias, revestindo-as com borrachas, em prol da integridade das pessoas.



Plataforma de embarque ao BRT sem chapas serrilhadas, junto a Cidade Tabajara - foto José Dilson

Plataforma de embarque BRT próxima ao TI Pelópidas em Paulista, com chapa serrilhada


O BRT e os transportes coletivos em suas diversas modalidades, são indispensáveis, não podem ser vistos apenas como mera fonte de lucro, podem ser bem melhores, de forma viável e se inserida em boas políticas públicas, que precisam envolver toda sociedade, os municípios e autoridades constituídas, bem como demais envolvidos no processo de planejamento e gestão, assim como o governo do estado.


Detalhes da porta de embarque em estação BRT, Igarassu, por José Dilson


Fotos de Estação BRT em Cruz de Rebouças - Igarassu, por José Dislon



Ajude-nos a continuar publicando temas de relevância!

$$$$$$$$$$$$$$$$$

Doe para essa ação - Vakinha




Recife paralisado, um dia de muitos transtornos - 05.12.2019

Mais um dia de muitos transtornos e dificuldades, vias paralisadas e motoristas e usuários em meio a situações incômodas e de lentidão ou obstrução parcial do tráfego, além de muitos outros aborrecimentos, no mínimo. Mas também, um dia de demonstração de unidade e força, de uma categoria que há muito sofre ataques e com ameaças de demissões e perdas significativas, principalmente com o avanço da tecnologia e dos sistemas de bilhetagem ou pagamento eletrônico, como os cartões do tipo VEM, e os coletivos opcionais, semi-expressos, ou dos BRT's, que dispensam e retiraram postos de trabalho ocupados por trocadores (cobradores de ônibus), gerando insegurança entre muitos pais de família que atuam no sistema de transporte coletivo de passageiros da RMR - Região Metropolitana do Recife. 
As ameaças aos trabalhadores rodoviários não são novas, assim como os problemas que  afetam a população e estão relacionados aos maus  serviços prestados no transporte urbano de passageiros, e causam muitas insatisfações, mesmo relacionadas aos sistemas de pagamentos eletrônicos, como os questionamentos válidos, relativos a prescrição de créditos nos cartões de embarque, alvo de disputa judicial em face de uma indevida apropriação de créditos remanescentes, do interesse do Estado e de empresários dos transportes. Isso para não falar de outros transtornos, como os envolvendo a má qualidade dos serviços, problemas de conservação e conforto da frota, preços das passagens,  muitas outras desvantagens a população, com omissões e descasos de autoridades e gestores dos serviços, para não falar de desinteresses da Grande Recife, administradora dos transportes, nos aspectos que beneficiam os usuários, como afirmam representantes da sociedade, e outros que conhecem os problemas citados.

Rodoviários fazem festa para ‘comemorar’ 2002 assaltos a ônibus - OP9 05.12.2019

Falta de segurança, conforto e agilidade afasta usuário do transporte público - FolhaPE 05.08.2018

Hoje, eram vias paradas e ônibus estacionados em vários trechos das ruas e avenidas do Recife, pessoas caminhando por longas distâncias ou em outros pontos, retidas nos coletivos, aguardando que se movessem em algum momento, transtornos sim, que foram além do que descrevemos, como os atrasos continuados e prolongados por toda manhã, e que atingiram várias linhas que atendem diversas cidades da região.

O protesto dos rodoviários, novamente ameaçados, com interesses mais acentuados de empresários, grupos e consórcios de transportes de passageiros, que querem implantar em novas linhas e coletivos os sistemas de pagamento eletrônico, e demitir mais profissionais, sem garantias de melhorias para a sociedade, e até com mais riscos e inseguranças aos passageiros, indiretamente alvos de bandidos em assaltos a ônibus, e que agora serão o principal alvo dos crimes frequentes ignorados pelas autoridades, que falham ou não dão repostas adequadas, e se preocupam apenas com interesses corporativos. Ainda assim, representa uma ação concreta de uma classe trabalhadora, em defesa de seus direitos, se não é a melhor, ou ainda que haja adesões disfarçadas de paralisação forçada, por medo de retaliações, é a possível, e aponta para as demais categorias e para a sociedade, que ambientes desvantajosos como a condição social e econômica em franca degradação, com perdas de direitos por toda parte e muitos obstáculos a transpor, que é nas ruas e em manifestações reais que se inicia e sustenta uma luta social, ainda que em meio  a conflitos e medos, e riscos outros, e mesmo que o alcance dos protestos sejam limitados, trazem algumas vitórias, como as que percebemos ao ver uma população prejudicada, mas de alguma forma solidária ou compreensiva com os motivos da paralisação dos rodoviários e suas reivindicações,  na tentativa de garantir empregos, como na aparente passividade e tranquilidade apresentada pela maioria dos usuários, e em discretas manifestações de apoio aos que realizavam atos de rua.

Paralisação dos rodoviários em Recife, av. Guararapes


Rua do Sol, com ponte da Conde da Boa Vista - Recife imagens José Dilson

Ônibus parados nesta quinta, rua do Sol, abaixo destaque da fila dupla

Protesto dos rodoviários Recife 05.12.2019 - Foto José Dilson



E para falar da mobilização e capacidade de luta da sociedade, destacamos que a resistência do MST, aliados e apoiadores, destacada na matéria a seguir, surtiu efeito positivo, uma vitória dos campesinos, que asseguraram a suspensão do despejo em Caruaru.


Solidariedade, resistência e muita disposição para luta


Ontem, 14.09.2019, no assentamento Normandia em Caruaru, no Centro de Formação Paulo Freire, o MST, e os assentados da Normandia, juntos com os profissionais da educação e pesquisadores que atuam nas dependências e entorno do Centro, receberam uma grande demonstração de apoio e solidariedade, durante a vigília que se iniciou, e que se pretende levar até a resolução do processo de despejo determinado pela Justiça Federal, de uma forma bastante questionável e criticada por muitas entidades, até mesmo representações do Estado de Pernambuco, que mantém no local atividades de projetos e órgãos públicos, por meio de convênios e serviços, também executados por universidades e outras unidades educacionais.
Para além das ameaças do poder público, de instituições da justiça, o que se viu, foi uma multidão defendendo os trabalhos do Centro de Formação Paulo Freire, os direitos dos assentados do MST, e a dignidade e direitos mais amplos da sociedade, dos movimentos sociais e suas importantes lutas, que o governo Bolsonaro tenta inviabilizar, usando instituições públicas para seus fins ruins, após pesado aparelhamento e uso distorcido, com forte viés ideológico, que faz do povo e seus direitos, inimigos, sem qualquer compromisso social, e sem amparo na verdade e numa justiça imparcial, que merecemos ter.

Homens e mulheres, jovens e adultos de todas as faixas etárias, sindicalistas, pesquisadores, professores e estudantes, artistas, militantes, políticos, trabalhadores rurais e de diversas atividades, seus filhos e familiares, todos juntos pela Normandia, pela continuidade das lutas e das construções, materiais e imateriais, que por meio de muito esforço, ou a custos elevados de muitas vidas, afetadas de muitas formas e intensidades, ocorreram e ocorrem ainda mais. Pelo direito da sociedade de organizar suas ideias, sua cultura, seus direitos, e fazer se realizar concretamente, em grandes obras como as que transformam pessoas e a sociedade, e nos levam a um país mais justo e soberano.

Solidariedade, resistência, mobilização  e novas lutas, em muitas frentes e por muitas razões e objetivos, era o que podíamos constatar na simplicidade e disposição nos rostos e gestos dos anônimos, nas manifestações artísticas e culturais, nas dinâmicas da plenária, nos discurso e atos de pessoas de todas as origens, nas falas de Edilson (do MST), na oração do Frei Aluízio, ou nos discursos como os do Senador Humberto Costa do PT, do dirigente da CUT Fabiano Moura, ou de militantes históricos como Marcelo Santa Cruz.  

O momento também foi de reencontros e confraternizações, de alegria e motivação, num processo rico, formativo, e capaz de reafirmar a unidade de muitos, e muitas forças, ao redor de valores e sonhos que são planejados e construídos por muitas décadas, e que sustentam a disposição dos que se dispõem a militar. Mas é preciso compreender que tamanha resistência, exige alguma estruturação, e em Normandia ajuda e doações para manutenção das atividades, é bem vinda e recebida através da coordenação no local.

Nossa convicção é de uma resistência e efetiva solidariedade, partes de uma luta maior em campos cruciais, como determinação de limites as agressões, ataques e ameaças mesmo a vida e a dignidade humana, ou a natureza e recursos naturais brasileiros, ou que agora recaem sobre educação e suas instituições, sindicatos e trabalhadores, e muitos outros segmentos sociais, de forma aberta e violenta, criminosa até. Um simbolismo enorme tem a vigília, um recado forte e corajoso, uma mostra de que a sociedade (ou parte da parcela mais próxima do povo simples e vitimado pelos poderosos), de que não há como abrir mão de Normandia, e que a defesa é pela democracia, por liberdade, por respeito e tolerância, por direitos básicos e justiça social, pela terra produtiva, pelo trabalho digno, por educação e saúde de qualidade e acessível à todos, por soberania e direito de uso sustentável de nossas riquezas, em prol dos brasileiros, pelo futuro, com a proteção do meio ambiente, e pela vida e sua total integridade.   A defesa do Centro de Formação Paulo Freire uniu e mobilizou todos que lá vão permanecer até a vitória, independente dos rumos do processo, mas também se transforma num símbolo de resistência e luta, algo a ser seguida por muitos movimentos e campos de ações, como vem sendo feito também no acampamento Lula Livre.
 

 Algumas fotos do evento, a vigília em Normandia, que podemos presenciar com satisfação.



Fotos na Normandia -Caruaru, início dos trabalhos - por José Dilson

Fala de Edilson (MST) - explicando o processo - foto José Dilson

Apoios - foto José Dilson

Bancários de Pernambuco na Normandia (Edir, Dilson, Fabiano, Marly) - Foto Clrara




Fotos da recepção aos assentados de outros acampamentos, para vigília - José Dilson

Show musical assentamento Normandia - foto José Dilson

Ato Político no assentamento Normandia do MST - por José Dilson



O centro do Recife em polvorosa      10.07.2019


Em 1 ano, aumenta em quase 2 milhões número de brasileiros em situação de pobreza, diz IBGE - G1 05.12.2018

Av Dantas Barreto na direção da Praça do Diário





Um sinal do agravamento das condições de vida e sociais, podem ser sentido com a ampliação da miséria e a maior incidência de moradores de rua, algo que em Recife, temos visto com maior intensidade, e muito desconforto a sociedade.  

Em Pernambuco, 1,2 milhão de pessoas vivem em extrema pobreza - FolhaPE 06.12.2018 

No centro de SP, lixo, pobreza e falta de ação pública disputam espaço - Folha de São Paulo 26.07.2018 

Sujeira, abandono e pessoas em situações preocupantes como há muito não se via, é cada vez mais claro e presente em nossos centros urbanos, e grandes capitais, como em São Paulo, mas também em nosso  estado e em Recife, com pessoas vivendo sem perspectivas e perambulando pelas ruas, dormindo em marquises, e transformando calçadas e acessos a prédios em dormitórios, "cozinhas" e "banheiros", contribuindo  para situações ainda mais difíceis, e mesmo "ignoradas" pelas instituições e governos, a prejuízo de todas populações e nossas cidades, como dissemos, algo muito real e doloroso em Recife.

Frio é causa provável de ao menos cinco mortes em São Paulo - Estadão 08.07.2019 

Como resultado da crise, na qual há enorme responsabilidade  do Governo Federal, e da administração  Bolsonaro, as estruturas capazes de absorver informais, desempregados (que só aumentam), populações de ruas, idosos e adolescentes em condições de abandono, deficientes, e dependentes, estão muito afetadas e não ajudam a resolver os problemas que desestruturam as cidades, transformando o problema de forma ainda mais grave e aguda.  A situação é tal, que ainda sob efeitos do clima, mortes ocorrem em plena rua.

Saiba o dia da semana e horário com mais assaltos nas ruas do Recife - Ronda JC UOL 09.07.2019 

Pesquisa revela perfil socioeconômico de ambulantes da Conde da Boa Vista - Marco Zero 17.04.2019 
 
No Recife, os sinais são os mesmos, e podemos ver ruas tradicionalmente conhecidas como centros comerciais, como na Rua da Imperatriz, onde cerca de metade dos estabelecimentos estão fechados, e disponíveis para aluguel , mas sem interessados. Nas ruas poucos circulam, muitos camelôs e ambulantes, sujeira, e a violência que se amplia com assaltantes (que agem livremente e descaradamente), também viciados e menores ameaçando  e abordando os que se dispõem a se deslocar pelas ruas cheias de problemas. Para além disso não faltam problemas, com mais pedintes e pobres sem rumo e em todas as esquinas, falhas e dificuldades com meios de transportes e locais de estacionamento, depredações de aparelhos e instalações de utilidade pública, e muitos prédios abandonados com riscos e problemas graves, como em alguns pontos da Av Guararapes ou Dantas Barreto, só para citar alguns.

Ambulantes: abandono e incerteza no Centro - FolhaPE 15.10.2018 

Trabalhador reage a assalto e é esfaqueado no Centro do Recife - JC Online NE10 29.06.2018

Homem é preso em flagrante após assalto no Centro do Recife - TV Jornal NE10 12.06.2018 

Observatório do Recife - Ambulantes 

Centro do Recife (ocupação em marquise) - Foto José Dilson C. de Melo


De fato, Recife está em polvorosa, em muitas partes a ação de marginais em pontos de grande circulação, como paradas de ônibus e BRT's, ou portas de bancos, mesmo nas citadas avenidas, e especialmente na Av. Dantas Barreto desde a Praça do Diário até o Pátio do Carmo, está muito intensa, com agressões, ameaças, roubos e furtos, até de forma violenta e com ameaças a vida, com uso de armas de fogo, arma branca, e intimidações, sem que as câmeras de monitoramento, seguranças e policiais, ponham ordem neste caos.

Caminhar nesta região, é uma aventura, e trás muito risco infelizmente, mesmo a luz do dia, a qualquer hora.

Para piorar esse quadro, para além das problemáticas de cidades como a capital pernambucana, a perspectiva é de ainda mais desemprego e desocupação (pós Reforma Trabalhista), menos investimento público, perda de moradias, menos acesso a educação e assistência a saúde, com a possibilidade de muito mais miséria com a Reforma da Previdência, que aponta para mais abandono e menor renda para os pobres, atingindo em cheio as sociedades, como os recifenses e os pernambucanos, e nos estados do Nordeste.


Centro do Recife, proximidades da Av, Guararapes

Nenhum comentário:

Postar um comentário