Valores de nossa terra


Nesta página o foco são os valores artísticos e culturais nacionais, pouco reconhecidos, esquecidos ou que não recebem atenção há algum tempo.

04,2016 -------------------------------------------------------------------

Obras de Walter Freitas cujas as imagens estão disponíveis no Facebook de Walter Freitas

Walter Freitas
Telas de Walter Freitas

Walter Freitas, artista plástico residente em Paulista, mostra seu trabalho com muito primor na exposição coletiva organizada em prol do IMIP no MEPE - Museu do Estado de Pernambuco, bastante prestigiada pela sociedade pernambucana em Recife.

Eis algumas obras na XVII Exposição de Artes do IMIP 2016

DN070513006
Imagem NE10 XVII Exposição de Arte do IMIP no MEPE

QUADRO Zé Cláudio ao lado da sua obra intitulada Manhã de sol no Mercado da Boa Vista
QUADRO Zé Cláudio ao lado da sua obra intitulada Manhã de sol no Mercado da Boa Vista

Arte solidária toma conta do Museu - FolhaPE 06.04.2016

Breve mais imagens do evento cuja abertura foi em 07.04.2016 e nós podemos constatar, inclusive com imagem da obra exposta do amigo Walter Freitas.


07.2014 --------------------------------------------------------------------

Mesmo sendo "nativos" de Pernambuco em dias recentes tivemos uma grata surpresa!  Fomos a Caruaru durante os festejos juninos e com satisfação revivemos e vimos mais um pouco de nossas tradições, Caruaru mesmo em dias atuais e também sobre a pressão dos modismos das músicas eletrônicas e coisas assim, nos ofereceu, a todos os visitantes momentos agradáveis e boas retrospectivas, e além disto ótimas oportunidades de ver e estar bem próximo as tradições, ao artesanato, a produções artísticas e muitas outras preciosidades de nossa terra e do Nordeste do Brasil.


       Apresentação de quadrilha - Caruaru 15.06 
Fotos Dilson Melo

Numa cidade cenográfica bem no centro da cidade e próximo ao pátio de eventos, local onde ocorria apresentações de renomados no cenário musical, havia espaços para o forró tradicional, para quadrilhas, barracas de artesanatos e apresentações de bandas de pífanos, repentistas e grupos de bacamarteiros dentre outras atrações, algo que já presenciamos em outros momentos e visitas a Capital do Forró.

Forró em Caruaru - Foto Dilson Melo
Show Forró do Muído -  Foto Dilson Melo
Forró do Muído em Caruaru
Repentistas Caruaru - 30.06 
Bandinha de pífanos - Caruaru
Teatro de bonecos - mamulengo - Foto Dilson Melo 

Surpreendeu-nos duas manifestações maravilhosas uma das quais inesperada para nós, e que revela a riqueza de nossos artistas, tradições e cultura, mesmo estando nós acostumados.

No teatro de bonecos montado junto a cidade cenográfica havia além da apresentação dos mamulengos um rico e interessante museu, se podemos chamar assim, nele estavam retratados o cotidiano do nordestino e sua história em bonecos que se moviam e se tornaram uma linda atração.

Lampião e Maria bonita - articulados
Sanfoneiro - casinha e cangaceiro

Havia inúmeros personagens e momentos retratados em bonecos, que com movimentos bem planejados pareciam ter vida e nos remetiam a nossa infância.

A surpresa maior veio ao entrarmos no local reservado a exposição de artes plásticas, e mesmo não sendo especialista foi possível perceber a riqueza artísticas e a elevada qualidade das obras apresentadas e a venda no local.   Estavam expostos quadros e obras que retratavam a região, o povo, costumes, etc.

Algo que chama a atenção pela beleza e técnica aprimorada dos artistas locais, e uma excelente forma de divulgar um trabalho tão interessante e bonito.  Decidimos expor as fotos como forma de incentivar e divulgar tais ações, mesmo não tendo autorização de todos os expositores para tal.

Exposição de arte em Caruaru - Foto Dilson
Caruaru -30.06.2014 Exposição de arte

Conversamos com o artista plástico Glauber Fábio, que tinha trabalhos expostos no local, e através de um rápido contato foi possível perceber a importância da exposição para os artistas locais, e nós podemos admirar seu trabalho que de fato chamou nossa atenção pela riqueza de expressão das pessoas e situações retratadas, mostrando um perfeito equilíbrio nas linhas e cores que causava impressão forte nas imagens, dado o realismo que assumem as telas expostas.  Como dissemos nós não somos especialistas, mas se artes plásticas propõem-se a causar fortes impressões aos observadores, e em dado momento remetê-los ao contexto do quadro ou obra apresentada, o senhor Glauber conseguiu isto através de seus quadros, que com sua autorização apresentamos a seguir:


Pinturas de Glauber Fabio Caruaru - Foto Dilson Melo



Em reconhecimento ao trabalho e a atenção do artista, estamos divulgando com sua autorização o seu telefone de contato, 81 3721-9080, Glauber Fábio as obras do artista são exclusivas e estão à venda, recomendamos aos que curtem artes plásticas e podem adquirir um exemplar, que contatem o mesmo.

CARUARU teve um São João maravilhoso, e tem muito a oferecer aos visitantes e turistas!

05.2012  --------------------------------------------------------------------

Neste período realizamos uma pesquisa detalhada e conversas com pessoas relacionadas para amparar a divulgação de obras e artistas nesta página, foi algo enriquecedor e gratificante que agora apresentamos:

Queremos abrir um espaço para divulgação e reflexão sobre a obra e trajetória de Raimundo Nonato Rodrigues, um paraense que radicou-se em Pernambuco e cuja carreira como pintor destaca-se pela valorização das raízes e da cultura do norte e nordeste do Brasil.

As obras de Rodrigues, retratam com seu estilo primitivista toda beleza e riqueza da região, de forma simples e bem perceptível a todos.  Elementos do folclore e da cultura nordestina, a religiosidade do povo e outros temas locais, em especial dos valores pernambucanos são muito bem retratados pelo pintor e estão muito presentes em sua obra.

Tendo participado de muitos eventos e sendo objeto de matérias e artigos, de jornais e publicações especializadas (enciclopédia Artes Brasil de Julio Louzada, volume 4, pág. 956), o pintor já teve obras divulgadas inclusive em produção cinematográfica, conforme relata a matéria: Cineasta francês leva maracatu para a tela - Diario de Pernanbuco 01.02.2008.


O artista acumula experiência e uma lista significativa de eventos e exposições no Brasil e no exterior, além do que, suas obras encontram mercado em várias galerias brasileiras e de grandes centros de artes na Europa e em outros países.

Nonato Rodrigues nascido em Belém - PA  a 22.03.1937, ou Rodrigues como assina nas telas que cria, tem uma reprodução de tela de sua autoria depositada e exposta num dos Museus do Vaticano na Itália, uma cópia da obra intitulada como Cristo com São Francisco e cujo original está exposta na Capela Dourada no Recife, à Rua Imperador Pedro II.

Outras obras do artista estão expostas, no Hall da Câmara Federal (tela Libertação Negra),  ou fazem parte de acervo de colecionadores e pessoas ilustres como o ex-senador Jarbas Passarinho, e instituições: como a Agência Avenida Guararapes - PE do Banco do Brasil; e Presidência do Palácio da Justiça de Pernambuco; 3º andar ala Sul do Fórum Joana Bezerra; Faculdade de Direito do Recife; gabinete do Presidente do Tribunal Eleitoral de Pernambuco; Hotel Pousada São Francisco de Assis, Olinda; e em diversos cartórios do Recife.

Alguns eventos nos quais Rodrigues expôs seu talento coletivamente em SP, na Galeria Curiosidades Brasileiras (1981 a 1988); Galeria Bety Barreto (1988, 1990, 1991); Galeria Rubaya (1988 a 1989); Galeria do Hotel Holiday Inn (1989) e no Salão Paulista de Belas Artes (1974 a 1976, sendo premiado com medalha de prata com a tela "Louça de Barro"), e Salão da Câmara de Vereadores de São Paulo (1984 a 1988).

Fez também diversas exposições individuais:

Hall da TV Brasília - 1969  DF;
Galeria Portal - 1975  SP;
Galeria Maria Fulô - 1978  SP;
Galeria República das Artes - 1988  SP;
Galeria J.K. - 1989  SP;
Palace Gentil Braga - 1991 MA;
Caixa Econômica Federal - 1992 PE;
Galeria Lula Cardoso Ayres - 1997 PE;

Trabalhou com diversos leiloeiros conhecidos no Brasil (dentre eles Bety Barreto), e alguns no exterior, como Vicenco Cecin (Nápoles - Itália).

Além de ter exposto no exterior:

Castelo Delwok - Nápoles, Itália (1986);
Casa de Comércio Afro-Brasileiro - Dakar, Senegal (1989);
Museu do Vaticano - Roma Itália (reprodução de tela depositada);

Tem telas comercializadas na Alemanha, Espanha, EUA além dos locais de exposição.

Em reportagem 98, teve enfoque do seu trabalho no JC.
Folclore da Amazônia chega ao estado - JC Online 22.08.1998


Eis uma breve mostra da obra do pintor, que hoje. para manter-se em atividade produz e comercializa com maior freqüência reproduções de obras, ou versões de uma mesma temática (ou tela) com poucas diferenças, e mantém muito pouco da exclusividade do passado, apesar disto suas obras são de muita beleza, maestria e valor cultural:


Farol de Olinda -  Nonato Rodrigues (acervo de  José  Dilson)

Repentistas - Nonato Rodrigues (acervo de  José  Dilson)
Passistas - Nonato Rodrigues (acervo de  José  Dilson)
Cabloco de Lança - Nonato Rodrigues (acervo de  José Dilson)

Cristo com São Francisco - Nonato Rodrigues  (exposto na Capela Dourada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário