Um mal que atinge o Brasil


Breve em próxima postagem, retomaremos a nossa ação de denúncia contra este mal que destrói vidas e famílias, que afeta drasticamente os serviços de saúde pública e dilapida os cofres do estado, e para o qual há necessidade urgente de enfrentamento por nós e toda sociedade, em 2014 abriremos o ano retomando o tema do consumo exacerbado e descontrolado do álcool.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O crescimento do consumo de álcool no Brasil é um grave mal!

Consumo de bebidas alcoólicas na população adulta Brasileira: características sociodemográficas e tendência - Rev. bras. epidemiol. vol.14 supl.1 São Paulo Sept. 2011


Aumenta consumo de bebidas alcoólicas no Brasil- RAC 16.02.2012


Segundo divulgou a RAC, uma pesquisa do Ministério da Saúde revelou que aumentou de 16,2% para 18,9% o percentual de brasileiros que declararam ter abusado do álcool, entre 2006 e 2009.

Claro que tais dados podem ser apenas um indício e não efetivamente um número preciso, uma vez que pesquisas mais abrangentes dão contas de um consumo ainda maior, inclusive pelo fato de ser precoce e iniciar entre crianças de 10 anos de idade.

A verdade é que o consumo de álcool no Brasil tem aumentado significativamente nos últimos anos!  E tal fato ocorre independente da faixa etária e do sexo das pessoas, e até mesmo do nível social ou região na qual residem, provocando problemas que afetam o sistema de saúde pública, de segurança pública e até mesmo a muito setores da cadeia produtiva nacional.


Isto onera o estado e provoca uma série de outros problemas relacionados com o consumo de álcool, direta ou indiretamente.


Paralelamente ocorre um avanço considerável nos índices de criminalidade e fatos violentos, que podem ser relacionados ao consumo excessivo de álcool ou a ações sobre efeito de bebidas alcoólicas, o que pode ser apurado com base nos resultados de algumas pesquisas.

Há ações promovidas pelos governos estaduais, e até mesmo a nível federal no sentido de coibir o uso de álcool em algumas circunstâncias ou por determinados grupos de pessoas, a exemplos de motoristas através da Lei Seca, ou da proibição da venda de bebidas a menores de 18 anos.


Mesmo assim, de uma forma geral assistimos a uma grande investida das empresas fabricantes de bebida e demais participantes da cadeia de comercialização de bebidas alcoólicas, no sentido de estimular ainda mais o consumo e a liberalização ou tolerância desta prática pela sociedade e pelo Estado.

Tais investidas ocorrem através ampliação das áreas de atendimento pelas empresas, modernização de sistemas de produção e distribuição, e da facilitação do acesso a bebidas alcoólicas com a criação de embalagens e pontos de distribuição sofisticados, a exemplo de máquinas eletrônicas e sistemas de distribuição de bebidas mais eficientes como as máquinas de choppe,  novas latinhas descartáveis, e diversas modalidades e tamanhos de vasilhames, etc.

Estão também associados a ampliação da produção e ao consumo de álcool, as milionárias campanhas publicitárias e as campanhas de mídia sem qualquer comprometimento moral ou ético, e em alguns aspectos até ilegais (quando não atenta para faixa etária do público consumidor exposto a ação de marketing, ouvintes e telespectadores dentre eles), por empresas produtoras, comercializadoras ou de divulgação (agências, jornais, revistas e tv's, etc.).

O marketing usado é agressivo e ressalta sempre os "benefícios" de está num grupo de usuários e consumidores de bebidas alcoólica (turma, mulheres, descontração, sexo, etc.), mascarando os efeitos negativos e viciantes, o que faz do álcool impróprio para muitos e não só para os menores de idade ou pessoas predispostas a doenças causadas pelo álcool.  No entanto a publicidade disfarça tais efeitos e faz parecer normal consumir álcool, como algo natural e sem prejuízos, seja o consumo em qualquer escala ou por qualquer pessoa.



Há neste fato uma omissão dos poderes públicos e da sociedade por permitir e compactuar com tal situação, tão ou até mais grave do que o hábito de fumar, ou ao uso de drogas  ilícitas, e que torna o consumo de álcool até mais nocivo e mortíferos de que muitas formas de doenças e modalidades de crimes.

Isto juntamente com alguns aspectos culturais e pessoais de nossa sociedade, leva a banalização do problema e a uma aceitação de um mal tão sério em nosso cotidiano, como se assim não o fosse.


Faz-se necessário uma maior presença e determinação do Estado, no sentido de criar leis e normas que regulem e disciplinem toda a cadeia de produção, divulgação e comercialização de bebidas alcoólicas, assim como das estruturas de fiscalização e acompanhamento.

O uso de álcool não pode ser encarado como hábito social saudável, deve haver restrições, principalemente quanto aos possíveis usuários (idade, capacidade de tolerância, etc.), locais de consumo (estádios, margens de rodovias, parques, áreas públicas, etc.), horários e circunstâncias (onde há pouco policiamento, pouca fiscalização, dificuldades de assistência médica/profissional adequada, etc.), e também quanto ao execício de atividades sob efeito de álcool (muitas atividades profissionais ligadas a ensino, saúde, segurança, operação de máquinas, manuseio de material químico, combustível, tóxico e armas e explosivos, etc), sem falar quanto ao hábito de conduzir veículos automotores, náuticos, ou aeronáuticos. 

Já está mais que na hora de dar um basta nesta situação absurda que ocorre no Brasil, que caminha para um mal irreparável a sociedade, uma epidemia triste, onerosa e cruel, que tem provocado milhares de mortes anualmente.

É hora de por fim a cenas de horrores como as que vemos nas imagens abaixo que ilustram o problema.

Nos casos documentados a seguir a autoria das imagens é informada, e tivemos o cuidado de ao divulgá-las evitar imagens que apresentem os rostos das vítimas, ou que tenham informações que possam identificar as vítimas e provocar danos aos familiares:
  

Vítmas foram vistas ingerindo bebidas antes do acidente - Portal AG1
Foto do autor, jovem assassinado
 enquanto bebia em um bar
 na RMR PE, 04.2012

Veículo capotou na altura do Setor O. Corpos foram arremessados do carro, indicando de que as cinco passageiras e o motorista não usavam o cinto (Fotos: Gustavo Moreno/CB/D.A Press)
Correioweb 22.01.2012
    

Adolescente alcoolizado assassinou o irmão a golpes de machado - Obtidas em http://espaconoticiascomgilmardantas.blogspot.com



 




      http://200.188.178.148/oimparcial/imagens/OIMP2510201002910.jpg   
                                     Casadogalo.com                              Foto o Imparcial













Mais detalhes em:

Trágico acidente deixa quatro mortos. Imagens fortes - Portal AG1 28.01


Acidente mata seis jovens na BR-070 - CSM Online 22.01

Só para lembrar:

Em muitos outros países do mundo, os efeitos do consumo de álcool já são menores do que no passado, graças a uma ação mais efetiva dos governos e de leis e políticas preocupadas com o bem estar da sociedade.

O excesso de álcool também tem provocado a ruína das relações familiares e levado sofrimento e tristeza para muitas famílias, com ocorrências de tragédias seja pela violência desencadeada, seja pela imposição de situações absurdas de dependência alcoólica e doenças relacionadas, ou ainda pela falência do grupo social sem que isto seja devidamente tratado pelas autoridades e pela sociedade.

Muitas vezes é comum que os membros de uma família se adaptem a situações que normalmente são insustentáveis, e não consigam conviver socialmente bem, dentro ou fora do seu ambiente.  É mais comum do que se imagina os casos semelhantes ao relatado na reportagem abaixo:

Criança pula do 2º andar para fugir de agressão - O Globo 11.06

Precisamos mudar nossa forma de ver este problema, nossos hábitos de consumo e costumes, a começar por cada um de nós!

Alguns dos destaques listados a seguir reforçam nossa argumentações:

Consumo nocivo de álcool: dados epidemiológicos mundiais - CISA 2003

Álcool causa 3,7% das mortes anuais no mundo - Terra 17.05.2007

Como podem certos efeitos da modernização agravar as doenças não transmissíveis em África - World Healt Organization 2011

Álcool na UE - Comissão Européia

Relatórios e Gráficos sobre consumo de Álcool na UE - Comissão Européia 2010

Aumento de mortes por cirrose hepática preocupa autoridades sanitárias da Huíla - Jornal de Angola 09.02.2012

Estatísticas  no Brasil

Álcool e Trânsito - CISA 1999

Epidemiologia do uso de álcool no Brasil - Rev. Bras. Psiquiatr. vol.26 suppl.1 São Paulo May 2004

Álcool está presente em 75% das mortes no trânsito - Diário da Saúde 03.09.2007

G.5 Taxa de prevalência de consumo abusivo de bebidas alcoólicas - IDB Brasil 2010 Datasus

G.6 Taxa de prevalência de indivíduos dirigindo veículos motorizados após consumo abusivo de bebidas alcoólicas - IDB Brasil 2010 Datasus

Acidentes com mortes crescem 29% em SP - Jornal da Tarde 27.02.2012

Morte de jovens cresce 32% em uma década - A Tarde Online 15.03.2012

Legislação

DELITO COMETIDO SOB EFEITO DE ÁLCOOL- JusBrasil

Governo sanciona nova lei sobre consumo de bebidas alcoólicas por menores - Governo de São Paulo 19.10.2011 

Relator propõe medidas contra o consumo abusivo de álcool no País - Agência Câmara de Notícias 20.03

Câmara aprova projeto que endurece a Lei Seca e prevê punição para consumo de outras substâncias - R7 12.04.2012



Materias e Trabalhos Científicos

Efeitos do excesso de álcool no organismo - Mundo Educação 

Alcoolismo: Vício, Delírio e Morte - Saude e Vida Online 

Alcoolismo: doença a ser evitada - Catequese Católica 

Alcoolismo - InfoEscola 

Cirrose hepática - Pathology  

Drogas - Desafio Jovem SP 

Problemas de pele causados pelo consumo de bebidas alcoólicas - Interne Soluções em Saúde 

O álcool como causa associada de mortes por causas externas- Estudo de caso, 2004  por Liamar Aparecida dos Santos*


Propaganda de Bebidas Alcoólicas como Fator de Aumento de Consumo Uma Questão de Saúde Pública e de Responsabilidade Social - Dr. José Mauro Braz de Lima, PhD. 2007

Uso e abuso de álcool na adolescência - Adolescência e Saúde set/2007

Os problemas causados pelo consumo excessivo de álcool - CMI Brasil 26.06.2008

O direito de não fazer prova contra si mesmo e o crime de embriaguez na direção de veículo automotor - Jus Navidandi 07/2010


Saiba como o álcool afeta seu corpo - BBC Brasil 04.10.2011

5 ideias para fazer a lei seca funcionar - Isto É 28.10.2011

Morte do ex-jogador repercute pelo mundo - Carta Capital 04.12.2011

Álcool é a droga que mais mata - Gazeta do Povo 05.02.2012

Infográfico sobre os efeitos do Álcool no organismo - Agência Câmara de Notícias 17.02

Saiba como cada parte do seu corpo sofre com o excesso de álcool - Minhavida 04.03.2011 


Coibir para preservar - JC RS 30.03.2012

Consumo de álcool aumenta o risco de câncer de mama - Medplan 30.03.2012

Minas lidera ranking de mortes por cocaína e álcool - Gazeta de Muriae 02.04.2012

Europeu é o maior beberrão, mas brasileiro não está longe - Humana Saúde 09.04.2012

Estabelecendo três padrões de distinção para o consumo de álcool - Jornal Primeira Hora 14.04.2012

Médicos relatam redução nos atendimentos hospitalares com Lei Seca - STF 14.05.2012



Nenhum comentário:

Postar um comentário