sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Greve dos bancários!

Completa 15 dias a greve nos bancos em todo o Brasil.

Os bancos até este momento não fizeram nova proposta que possa atender as reivindicações da categoria bancária, ou levar a uma finalização da greve em condições satisfatórias para os bancários.

Bancos brasileiros obtiveram mais uma vez este ano, lucros absurdos e são freqüentemente cobrados pela sociedade, por clientes e funcionários por prestarem um serviço bem a quem dos custos cobrados dos usuários dos serviços.

Foto G1
Além disto são comuns as práticas e métodos pouco saudáveis, do ponto de vista ético e legal, nas quais estão envolvidas muitas das instituições bancárias, e que tem sido alvo de denúncias pelo MP e condenações pela justiça. 


Muitas instituições adotam um discurso de responsabilidade social, mas na prática caminham na direção contrária, da ética, responsabilidade social e atendimento aos preceitos legais.  Conforme denúncias e noticiário farto, para os quais chamamos a atenção de alguns:
Funcionários e suas representações também costumam apresentar graves denúncias contra as ações ilegais de bancos, alguns dos quais ameaçam e adotam posturas institucionais que transformam funcionários em doentes ou submissos a situações impróprias ou ilegais.  Alguns instituições ameaçam com demissões ou descomissionamentos funcionários que se recusam em alguns momentos a adotarem posturas lesivas a clientes, e até mesmo criminosas.

Vejamos mais algumas informações:



MP DENUNCIA DISCRIMINAÇÃO NAS DEMISSÕES DO ITAÚ - Brasil247 06.2012

Não é difícil compreender a insatisfação da categoria, num ambiente onde os maiores bancos lucraram bilhões, e continuam a ignorar as questões urgentes da categoria e da sociedade.  Neste momento, muitos dos bancários que assustados e pressionados não aderiram a greve, trabalham internamente em sua maior parte em vendas de produtos por telefone, ou em atividades massificadas de contratação de serviços sem autorização de clientes, contudo evitam atender aos clientes, numa postura que alinha com a prática de afastar o cliente na direção dos auto-atendimentos e tê-los oportunamente na mira dos produtos a oferecer.

Bancos empurram pobres para correspondentes bancários - FETEC SP 04.10

Greve dos bancários aumenta movimento em lotéricas - G1 04.10

Banco do Brasil supera Itaú e tem maior lucro da história dos bancos - UOL Economia13.08

Lucro do Itaú no 1º semestre é maior que a economia de 33 países - UOL Economia 30.07

Bancos empurram opções de crédito mais caras para clientes - RBA 07.2012

Bancos ‘empurram’ pacotes mais caros - Estado 12.03.2012

A greve é justa e legal, mas é preciso a compreensão da sociedade e dos próprios trabalhadores para dar enfrentamento os desmandos empresariais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário