terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Onde estará a verdade? Dá para acreditar em Tuma Jr?

A "grande mídia" volta a cena com suas manchetes sensacionalistas e parcialidade visível, algo que faz o leitor, espectador ou navegante ficar atordoado e perplexo sem saber o que há de verdade nas matérias.

Nos referimos especificamente a cobertura dada a denúncias de pouca credibilidade, vindas da publicação de um "folhetim" tido por banco de "verdades" e baú das revelações de Romeu Tuma Jr. Que baseado em suas próprias convicções e "vivências" acusa petistas e figuras ilustres do Governo Lula, com toda sorte de acusações e fatos pouco confiáveis e sem provas concretas.  Os quais abordaremos mais adiante, antes vamos compreender o contexto em que surge o novo espetáculo midiático.  

--------------------------------------------------------------

A dias, já sem material suficiente do mensalão e sujeitos a revezes com as trapalhadas de Joaquim Barbosa, os grandes veículos se tornaram omissos no que diz respeito ao propinoduto tucano, que dá sinais de que haverá muitas figuras "ilustres" do PSDB no centro de uma investigação séria e que aponta para um dos maiores esquemas de fraude contra os cofres públicos, algo que em monta é muito superior ao mensalão.

Eis alguns dos fatos que citamos e que a imprensa conservadora minimiza ou esconde sobre PSDB, e seus políticos em São Paulo, no escândalo que envolve a Alstom e Siemens.

GLOBO ESCONDE PROPINODUTO TUCANO - Barão de Itararé 22.07



Mais do que reportagens que possam ser rotuladas como tendenciosas, há uma forma de jornalismo que representa uma negação a falsa e artificial acomodação da "grande mídia". Com seus recalques e táticas de esvaziar denúncias contra os tucanos.

Não há em nossa página a pretensão de passar uma mensagem parcial, mas enfatizar pontos de vistas opostos ao que já encontram espaços mais do que suficientes nos veículos de imprensa tradicionais, não necessitando de reforço nosso mas da nossa antítese de forma que àqueles que costumam ver tais notícias em tais meios, possam encontrar aqui argumentos e o espaço mínimo para poder avaliar um outra perspectiva que a não a dos citados meios de notícias na "grande mídia". Não negamos nossa repúdio a tal forma de informar, e nos afirmamos como contrários a elas, pondo em evidência suas contradições para os que aqui lêem e se informam, formulem seu próprio julgamento.

O senador Aloysio Nunes é um dos principais líderes do PSDB nacional, cotado para ser vice na chapa do presidenciável Aécio Neves
O senador Aloysio Nunes é um dos principais líderes do PSDB nacional, cotado para ser vice na chapa do presidenciável Aécio Neves - Correio do Brasil

E para reforçar percepção, pomos informações públicas obtidas em fontes de boa qualificação e reputação, quando não recorremos a representantes do grupo midiático que criticamos, mas com uma outra forma de enxergar os fatos relatados. Vejamos algumas:



Detalhe, o lobista também ocupou cargo público e circula entre os grandes senhores do PSDB, e sua fórmula atendeu aos projetos tucanos, é o que se entende na leitura das informações disponíveis nos links, o mesmo lobista e suas "orientações" estão no centro numa das maiores fraudes em licitações e desvios de dinheiro público do país, atribuídas aos tucanos, e ainda há quem minimize estes fatos.

--------------------------------------------------------------

Voltamos ao foco do nosso propósito, jogar luz sobre as afirmações recentes e a batalha da desinformação patrocinada nos representantes da mídia, que Paulo Henrique Amorim costuma chamar de PIG - Partido da Imprensa Golpista.

Muitos desses meios, estão transformando as afirmações pessoais de Tuma Jr em "verdades incontestáveis", e enfatizam coisas como, a afirmação feita pelo mesmo de que Lula colaborou com a ditadura no Dops, Departamento da Ordem Política e Social, antigo orgão de repressão durante a ditadura militar, que em São Paulo teve como um dos seus titulares o falecido Senador Romeu Tuma, pai de Tum Jr.   Contudo este afirma não ter documentos e nem informações de terceiros, sendo ele mesmo testemunha dos "fatos".

:
Rogério Tuma, Romeu Jr e Lula - Brasil 247
Mas se Tuma Jr. disse a verdade em seu livro, seu irmão Rogério Tuma (que não é político carreirista e nem esteve no centro de polêmicas ou denúncias) poderia ser considerado um mentiroso.  Pois este afirmou em 2010, que coube a seu pai Romeu Tuma, a atitude de salvar Lula cujos os instrumentos da ditadura queriam matar. 



“A verdade era que a polícia tinha levado ele para o Dops [Departamento de Ordem Política e Social], o atual presidente Lula, no intuito de terminar com a vida dele”, disse Rogério em entrevista concedida à época (Jornal Opção) 

Mas a final por que Romeu Tuma JR. agi como um franco atirador?  Ou de uma hora para outra tem em mãos "verdades" que merecem crédito?

Será que a polêmica tem fins economicos (patrocinar a venda de seu livro), tirando proveito do momento próximo ao processo eleitoral para lançar uma velha estratégia de tornar mentiras em verdades apenas repetindo-as continuamente, e assim vingar sua saída desonrosa do governo?  Lembremos que Tuma Jr. era acusado e foi publicamente exposto até mesmo pela Veja, que hoje exalta suas "verdades", de ser cúmplice da máfia chinesa e estar envolvido em uma série de irregularidades.



Se não dá para crer em afirmações de pessoas sem credibilidade, o que pretendem os jornalões?  Será que a necessidade de minimizar os estragos do propinoduto e proteger os tucanos é o pano de fundo, é bom ver que alguns tucanos agora passam a ser vítimas segundo os meios de comunicação conservadores e assim também tenta desacredita lideranças petistas e atingir o projeto do PT para 2014.


Romeu Tuma Jr
Outra denúncia muito repercutida, baseia-se numa carta dos ex-diretor da Interpol no Rio de Janeiro, na qual acusa petistas de envolvimento em operações ilegais de grampo contra ministros do STF, a denúncia que está publicada no livro seria de autoria de Edson Oliveira (Edson Antônio de Oliveira).  Mas quem é ele e qual a sua credibilidade? 



Edson Oliveira que é citado por Tuma Jr. é nada mais nada menos, que réu condenado pela Justiça Federal por extorsão em 2010, e preso como foragido em 2012.  Mas além disto ele é alguém muito próximo aos tucanos, aliás ele foi candidato a deputado federal pelo PSDB logo após o furacão PC Farias.



Fica a pergunta, o que é verdade em tudo o que ocorre em meio ao espetáculo de Tuma Jr?


Boa parte das tais denúncias de Tuma Jr. circula sem muita credibilidade à meses ou à anos, como boatos e difamações, mas agora em meio a evidências de que os tucanos de foro privilegiado serão investigados, fabrica-se um show de indignação e denúncias falsas para encobrir o que deveria ser as manchetes.

Será que estamos assistindo mais uma campanha difamatória com interesse eleitoral, que só vai se tornar clara anos após o pleito de 2014, enquanto àqueles que deveriam responder por desvios de várias décadas, como os do propinoduto tucano, continuam rindo de todos nós?  O que você acha?




Nenhum comentário:

Postar um comentário