sábado, 17 de agosto de 2019

Dinheiro, poder, religião e mídias, os segredos do Edir


A influência religiosa nas eleições e no jogo do poder, parece ir além de gestos de apoio e pedidos  de votos, e isso se aplica a Edir Macedo, seus meios e empresas como a TV Record, que nas eleições ou nos momentos mais controversos do governo Bolsonaro, tem tido um comportamento digno de críticas por muitas mídias, e se transformou no "principal" veículo de blindagem do governo, e de divulgação de material de interesse deste, segundo alguns, com distorções num prisma bem peculiar nas informações jornalísticas.

Mas não surpreende a ação tendenciosa dos veículos de comunicação do Edir, afinal eles são instrumentos de seus interesses, adquiridos com recursos de uma enorme fortuna pessoal a seu inteiro dispor. Que se amplia, e pode ser maior a medida que aumenta seu prestígio e presença nas estruturas do Estado.

Jan/2013: Fortuna de pastores brasileiros chama a atenção da Forbes - Exame 18.01.2013

Edir Macedo é o pastor mais rico do país com fortuna avaliada em R$ 2 bilhões, diz revista - MS Notícias 14.01.2019

Já em 2013, um dos expoentes entre as seitas evangélicas, e muitas denominações ditas cristãs, o auto proclamado bispo Edir Macedo, da IURD - Igreja Universal do Reino de Deus, segundo uns, uma "máquina de fazer dinheiro", com formas de arrecadações que já foram alvos de denúncias e questionamentos, permitiu ao seu líder obter uma fortuna pessoal, destacada em revistas internacionais e em torno de 950 milhões de dólares (Forbes), que a valores de hoje seria cerca de R$ 4 bilhões de reais.  Com uma estrutura que envolvem redes de rádio e televisão como a TV Record, beneficiada com fartas publicidades do governo Bolsonaro, com uma atuação tida como alinhada ao presidente, seus interesses e necessidades de um meio de comunicação para servir aos seus propósitos, "manipulando" informações e reportagens, de forma supostamente tendenciosa ou panfletaria. Isto sem dúvida, explica um farto meio de obter recursos além dos dízimos dos crentes, e também a obtenção de poder e prestigio, inclusive com seus aliados no braço político da "igreja", nas fileiras do PRB, como dizem.

Oito fatos e polêmicas sobre Edir Macedo... - BOL.UOL 18.02.2018

Curiosidades Sobre A Vida De Edir Macedo E Os Seus Luxos - Desafiomundial 08.04.2019

Claro, o Edir não é o único pastor que engorda sua fortuna, mas seus métodos estão mais sofisticados, para atingir mais o bolso, e um maior número de pessoas, criou instrumentos de auto promoção, como seus filmes pessoais, onde se põem, digamos, numa posição de "maior destaque" que os princípios de uma fé cristã.

Edir Macedo e jornalistas da Record serão interrogados por favorecimento a Bolsonaro - GGN 03.05.2019

Edir Macedo pede que Deus ‘remova’ quem se opõe a Bolsonaro - Veja 21.05.2019

Após ação popular, juiz anula passaporte diplomático para Edir Macedo - Carta Capital 16.04.2019

A bênção de Edir Macedo para Jair Bolsonaro na TV - Adigital IHU 05.10.2018

Em contra posição aos valores que um cristão deveria defender (de humildade, verdade, etc.), na IURD há um misto de recorrência ao simbolismo judaico anterior a Cristo (como cultos com sua versão da "arca da aliança" à moda do Edir, ou aos templos, como a edificação da réplica do Templo de Salomão, com muito luxo e pompa), assim como a verdadeiros shows midiáticos, com pastores "teatrais" e convincentes no jogo de arrecadação. Para além do que representa Jesus Cristo, tornou-se um grande negócio da fé, e não adianta resistência, "vendem" prosperidade e "bênçãos" em garrafas, ou assim.  


Bolsonaro e Edir Macedo - Imagem reproduzida do sítio CTB


Mas diga-se de passagem, o Brasil não está em bons caminhos, com mais riscos e miséria, fome, violência, desemprego, crise na educação, na saúde, descrédito social, e tudo o que põem os cidadãos em grandes dificuldades, mas nada que os milhões do governo não compensem a TV Record, com suas reportagens  em alguns momentos tendenciosas (como afirmam pessoas do meio e espectadores), ao gosto do líder da IURD que tem dado francas demonstrações de apoio, a um presidente acusado de muitos aspectos depreciativos (de envolvimento com milicianos, a racismo, homofobia, etc, etc, etc...). Algo nada abonador, e que joga a tv,  na vala comum das mídias em poder de poucos magnatas deste país, e claro dos interesses financeiros dos poderosos locais.

Não é novo o ambiente de controvérsias e condutas duvidosas que envolvem Edir, e mesmo a IURD, por meio de alguns de seus membros, não há surpresas, e vale lembrar que nem tudo é perseguição como alega a peça cinematográfica do "bispo".











Manchetes escandalosas, que atingem indiretamente a imagem do Edir, também são comuns em se tratando da IURD, e como foi mencionado nem tudo é armação contra a "igreja".








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário