terça-feira, 4 de outubro de 2022

A verdade das urnas

Após as muitas ansiedades e temores sobre como ocorreria o pleito no dia 02.10, as urnas e a sociedade brasileira mostram as verdades que todos os eleitores e o restante da população precisam saber, mas que vale também para além de nossas fronteiras e será parte da história do Brasil.

 

Lliberta-te Btasil! Foco BRASIL 30.09  

 

Uma das verdades desmascara a política raivosa de Bolsonaro e sua horda, o povo não sucumbiu ao terror e campanha de medo conduzida há anos pelos bolsonaristas extremistas, em geral a votação transcorreu em clima de paz e relativa tranquilidade, apesar de multidões se fazerem presentes nas eleições e das muitas paixões.

 

Campanha de Bolsonaro promove site com ataques a Lula - Núcleo 15.09 

 

Caiu por terra as versões e fake news que diziam que as urnas não eram confiáveis, e que fraudes eram possíveis na coleta e apuração dos votos, como insistentemente propagaram os Bolsonaros e seus apoiadores. Dia 02 foi mais um exemplo do sucesso de nosso sistema eleitoral e da atuação da Justiça Eleitoral brasileira.

 

Contrariando as pesquisas, Bolsonaro espera ser eleito amanhã com mais de 60% dos votos válidos - ISTO É Seu Dinheiro - 01.10 

“Se eu tiver menos de 60% dos votos, algo de anormal aconteceu no TSE”, diz Bolsonaro - Gazeta do Povo 19.09 

 

Bolsonaro teve a audácia de envergonhar nosso povo diante de embaixadores de vários países, com mentiras de que as urnas e eleições brasileiras seriam vulneráveis a fraudes (algo que a história e a justiça comprova ser falso). Não bastasse, o presidente candidato foi a Londres criar tumulto durante os funerais da Rainha Elisabete, e lá chegou a afirmar o absurdo, que se não fosse eleito em primeiro turno com algo entorno de 60% dos votos, sugerindo que haveria interferência ou fraude sob as vistas e/ou omissão do TSE. Um verdadeiro crime eleitoral e ataque baixo as instituições e a nossa democracia, também posto ao chão pelos votos dos brasileiros e pelas instituições que resistem aos ataques irresponsáveis de Bolsonaro e outros fascistas. Fica claro como Bolsonaro é perigoso e mentiroso, os resultados nas urnas provam isto!

 


 

Eleições gerais brasileiras, 2022 - Google  

Resultados TSE 

 

As urnas mostraram pelos votos, que Bolsonaro não é aceito por cerca de 56% dos eleitores brasileiros (sem considerar abstenções, nulos e brancos), um número significativo e muito importante, algo entorno de 66 milhões de votos (no mínimo) e que nos faz pensar quanto é improvável uma virada de Bolsonro. Se no segundo turno os votos dos candidatos Luiz Inácio (Lula) mais de 57 milhões, juntamente com os dados a Simone Tebet, Ciro Gomes e Soraya (com cerca de 9 milhões de votos), prevalecerem como manifestação de rejeição a Bolsonaro e seu governo, o que tem uma alta probabilidade de ocorrer para grande maioria dos eleitores, a tendência será a confirmação de Lula no dia 30.10, com um resultado recorde outra vez. Lembramos que esta eleição começou muito antes das datas oficiais, e desde o início o percentual de rejeição de Bolsonaro está muito próximo aos representados pelos votos contrários a ele (mais de 56%), o que serve como uma espécie de linha limítrofe que até o momento tira as chances do presidente se reeleger apesar dos recursos dele, mesmo supostamente usando a máquina pública e recursos distribuídos a aliados para influenciar eleitores, como os destinados por meio do "orçamento secreto", por exemplo. Outra verdade importante!

O que representam estes resultados?  Em síntese que, a ampla maioria dos brasileiros desejam mudanças, e o Lula outra vez surge como esperança de transformações boas, diante de um governo desigual e socialmente injusto, que atingiu muito as minorias e mesmo amplas camadas formadas por mulheres e negros e pardos.

 

PF diz ter encontrado caso de corrupção em estatal entregue por Bolsonaro ao centrão - NSC Total 04.10 

 


 

 

Lula apesar dos votos de última hora migrados de outros candidatos para Bolsonaro, em face provavelmente da rejeição ao petista, sagrou-se como grande vencedor no primeiro turno, pois confirmou votos apontados em pesquisas há mais de 1 ano, ampliou a representação do PT na Câmara (para 68 deputados) e no Senado (para oito senadores), elegeu 3 governadores pelo PT (além dos candidatos pelos demais partidos da base de apoio e da federação), e ainda pode eleger outros governadores no segundo turno (disputa na BA em SC, SE, SP), mesmo que Bolsonaro e o PL tenha obtido um número maior de mandatos (o que não é de estranhar uma vez que dispunha de recursos de governos, muito usados por políticos e candidatos, segundo afirmam alguns). Verdades que alguns veículos de mídias não divulgam com a devida ênfase, como a vitória estrondosa de Lula no Nordeste, obtendo mais de 60% dos votos na maioria dos estados.

 

Nordeste dá 1º lugar a Lula; votação de Bolsonaro na região cresce 1,3 mi ... - UOL 03.10 

 

O Nordeste brasileiro e a arrasadora votação de Lula e o PT na região, é um sintoma da fidelidade dos menos favorecidos para com as políticas de inclusão e justiça social e da enorme empatia do ex-presidente com a maioria das populações mais simples, esquecidas e ignoradas pelo governo Bolsonaro, outra verdade que o atual candidato a reeleição e titular no Planalto, não degusta muito bem e é incapaz de entender. Uma das razões do desempenho recorde de Lula e de uma eleição possível eleição no segundo turno, sustentada no amor e respeito dos pobres.  21,6 milhões de votos aproximadamente, foram dados a Lula no Nordeste! Cerca de 13 milhões a mais que Bolsonaro na região.  Parabéns aos nordestinos pelas boas escolhas!

 

Dados do TSE


 

Mais verdades ainda serão extraídas das urnas, após avaliações pertinentes e o processo de apoios e montagens de palanques para o segundo turno, aguardemos um pouco mais e breve faremos novas análises.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário