sexta-feira, 29 de março de 2024

Uma grande sacada!

As ações recentes do Governo Lula, por meio do Ministério da Fazenda, Ministério do Planejamento e outros, tem sido muito importantes para recuperação econômica do Brasil e de nossa sociedade, superando muitas armadilhas e dificuldades deixadas por Bolsonaro e trágico desgoverno, que levou miséria, desemprego, dor, morte e sofrimento para camadas expressivas da população, especialmente os mais humildes.


Fernando Haddad e Lula, foto site UOL

Programa Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias, até 20 de maio - Governo Federal


O Desenrola Brasil, um exitoso programa de renegociação de dívidas, lançado em outubro de 2023, já beneficiou cerca de 14 milhões de Brasileiros, e acaba de anunciar novo prazo de encerramento que iria até 31 de março próximo, e agora segue até 20 de maio, para quem ganha até 2 salários mínimos, e deve no máximo 20 mil reais. Muitos bancos (além do Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, principais fomentadores de políticas sociais no Sistema Financeiro), e outras instituições aderiram, e isso possibilitou a milhões de brasileiros ter mais tranquilidade e sanar dívidas enormes com descontos, em alguns casos com mais de 90% de desconto, com parcelamentos e condições melhores para os devedores.

Dívidas com concessionárias de energia e água, dívidas com cartões de créditos, empréstimos pessoais, cheque especial e até outros financiamentos, com redução significativas dos juros e até mesmo "perdão" de dívidas de pequenos valores, tem sido massivamente resolvidas com uma preocupação econômica e social. E várias faixas e públicos tem sido beneficiados com a adesão de mais empresas, lojas, etc. e criação de novas linhas de negociações e redução de juros e custos, além de outras facilidades. Estudantes inadimplentes e prejudicados pelas omissos do governo anterior, podem regularizar suas dívidas com o FIES - Fundo de Incentivo a Educação Superior, os micro e pequenos empresários e devedores com rendas acima de 2 salários, todos já contam com alternativas boas e linhas específicas para resolver dívidas acumuladas nos últimos anos, principalmente na era Bolsonaro. 

Uma excelente medida de Lula e seu governo, o Desenrola é uma marca que como o Bolsa Família, agora saneado, revigorado e ampliado em valores de benefícios e na parcela da população beneficiada, representam um grande motor para o crescimento e desenvolvimento econômico e social, que já trazem bons frutos para o Brasil e a nossa população, e ainda tem muito potencial de bons frutos para o crescimento do país, geração de renda, assistência social, melhoria da qualidade de vida, educação, e ganhos de produção e melhoria em diversos setores econômicos.

Já é visível que tanto este programa Desenrola, como a decisão de pressionar o Banco Central e o seu diretor Campos Neto, pela redução da taxa de juros SELIC, foram ações muito oportunas e acertadas para nossa recuperação e para o futuro com investimentos e ré industrialização.


População sob insegurança alimentar grave diminuiu em 8 milhões em 2023, aponta estudo. - Carta Capital 28.03.


Outra medida com potencial de alavancar a economia e o desenvolvimento regional, com reflexos positivos para o povo e o país, é a recente proposta do Ministro Fernando Haddad, para negociar as dívidas dos estados em condições mais adequadas e justas, com redução de juros e com contrapartidas que beneficiam o povo e a educação, especialmente a técnica profissionalizante, indispensável a melhorias de produtividade e da renda junto com o crescimento do país. Dívidas podem virar investimentos estaduais e crescimento econômico e social, diferente de outras antigas intervenções e propostas de redução da atuação dos estados, concentrada em privatizações e redução de incentivos. Esta idéia promete!


Governo propõe vagas de ensino técnico para reduzir dívida de estados - Agência Brasil 26.03

Nenhum comentário:

Postar um comentário